You are on page 1of 1

Um dos requisitos importantes na negociao de Planos de Carreiras, Cargos e Salrios a incluso de mecanismos permanentes de acompanhamento e reviso, possibilitando que

e funcionrios pblicos e seus sindicatos proponham mudanas e adequaes necessrias no decorrer do tempo. Muito mais que estruturar cargos, um PCCS pode significar avanos nas definies sobre qualificao profissional, sistemas de avaliao funcional, salrios e condies de trabalho, entre outros aspectos fundamentais que permitam ao funcionalismo pblico prestar um servio eficiente e eficaz sociedade. As possibilidades de aprendizagens tcnicas e polticas no interior de um plano de carreiras bem estruturado so inmeras. Isto, alm de valorizar o funcionalismo pblico, est em consonncia com o projeto de transformao social defendido pela Central nica dos Trabalhadores, fortalecendo a viso de que o Estado deve estar servio do bem comum, garantindo o acesso e a universalizao de servios de qualidade aos cidados. Neste livro encontramos, alm da anlise de experincias de negociao de PCCS nas trs esferas administrativas, uma agenda primordial para a negociao de Planos de Carreiras, Cargos e Salrios no servio pblico. Assim, alm de propiciar ao pblico em geral informaes e reflexes fundamentais sobre administrao pblica e negociao de planos de carreiras no Brasil, torna-se leitura obrigatria para todos os sindicatos e entidades representativas do funcionalismo pblico brasileiro.

Administrao Pblica no Brasil Planos de Carreira Negociados


Experincias Selecionadas
Administrao Pblica no Brasil - Planos de Carreira Negociados Experincias Selecionadas

As questes relacionadas com a gesto de pessoas ganharam centralidade nas reas administrativas com a premissa de que o diferencial na prestao de servios, pblico ou privado, est nas pessoas que os realizam. Os Planos de Carreiras, Cargos e Salrios PCCS aparecem, para os gestores, como alternativa na disputa por trabalhadores mais competentes e eficientes, e para os trabalhadores como oportunidade de crescimento e de melhoria na remunerao. Segundo as orientaes das consultorias empresariais, os PCCS devem ser vistos a partir de uma nova filosofia, que enfatiza a necessidade de superar a simples deformao de cargos, para propor algo aos funcionrios em termos de carreira. A empresa/administrao deve se preocupar com as expectativas de seu funcionrio com relao ao emprego, tentando concili-las com as exigncias da organizao. Tais orientaes fortalecem o carter individual das discusses sobre carreira e podem implicar numa negociao individual entre funcionrio e empresa, enfraquecendo a mediao da representao sindical e negociaes coletivas. A negociao de planos de carreira traz para o movimento sindical tanto desafios como oportunidades. O primeiro dos desafios conseguir negociar os fundamentos e diretrizes bsicas dos PCCS, de tal forma que o plano garanta mecanismos de promoo, polticas de qualificao e aperfeioamento permanentes, e democratize as relaes de trabalho.

You might also like