You are on page 1of 101

INTRODUO AO FAROESTE Histrias de faroeste no so algo comum na Literatura Brasileira, afinal so histrias de uma outra cultura bem diferente

da nossa. Mas no posso deixar de lembrar como isso sempre foi algo presente na minha vida, de uma forma ou de outra, talvez por ser, de certo modo, algo bem mais popular.

Meu pai lia aqueles livrinhos de faroeste, de bolso, bem baratinhos, de leitura rpida e fcil, que infestavam as bancas a tempos atrs. Eu assistia aos filmes do Giuliano Gemma e Terence Hill ao lado de minha me que parecia gostar tanto quanto eu.

Quando me apaixonei por quadrinhos li, por muito tempo, apenas os superheris, at que descobri, tambm, os quadrinhos italianos de faroeste os fumetti - , como Tex e Zagor. E eu simplesmente os devorava.

Quando fiquei adulto o advento do DVD me fez rever (ou mesmo ver pela primeira vez) alguns clssicos do faroeste que eram difceis de assistir na TV ou mesmo de conseguir no velho VHS.

Assistir Trs Homens em Conflito, Era Uma Vez no Oeste, Rio Bravo, entre outros, me levava no s de volta ao passado, como tambm reacendia essa paixo que eu tinha mesmo que eu nem percebesse pelo Velho Oeste.

E Jerusalem Jones nisso tudo? Bom, Jerusalem Jones nasceu por acaso, e nem mesmo era para ter vivido alm de um nico conto. Mas, ao que parece, ele mais forte do eu pensei.

Quando escrevo no meu blog o Rapadura Aucarada eu sempre o uso como um laboratrio, onde fao minhas experincias de escrita. Algumas do certo, outras no, e algumas at explodem na minha cara. Quando estava, um dia, tentando encontrar uma idia para um conto, pensei que podia escrever um que se passasse no Velho Oeste. Sim, era isso mesmo que eu ia fazer, restava agora, encontrar um nome para o personagem central.

Eu nem mesmo tinha uma histria, mas precisava de um nome. Meu crebro comeou a girar em busca de alguma coisas em suas pastas e sub-pastas. Um nome estalou em minha mente: Jericho Jones. Isso soava bem. Mas eu no

queria algo que corresse o risco de j existir, ento fiz uma busca rpida no Google. Sim, existia, parecia ser o nome de uma banda obscura qualquer. Ento desisti de Jericho Jones.

Continuei a pensar e vi que Israel tinha mais nomes interessantes para cowboys com nomes surreais, e pensei, bem se no posso usar Jeric, vou usar Jerusalm. E, mantendo Jones, resultou no nascimento de Jerusalem Jones.

Assim, escrevi o conto que abre esta coletnea Ouro de Tolo na inteno de que fosse apenas mais um conto, entre tantos que eu escrevia no blog.

Alguns dias depois me peguei pensando que deveria escrever s mais um com o Jerusalm Jones. E assim foi. A aceitao dos leitores do blog estava sendo grande e isso, junto com meu prprio entusiasmo, me deu a certeza de que eu deveria transformar o J.J. (como os leitores comearam a cham-lo) em um personagem fixo.

Mesmo depois de escrever um conto de fico-cientfica, eu acabei por fazer uma ligao da prxima histria do J.J com o conto de FC e estava pronta a confuso.

J.J. pode viajar no tempo, quase um zumbi, luta com bandidos comuns, as vezes um bandido comum (ou no to comum), encontra fantasmas, aliengenas, verses diferentes dele mesmo, as vezes entra em combate com (na realidade geralmente apanha de) cones da literatura, quadrinhos e sabe-se l de onde mais.

Talvez J.J. viva em um Velho Oeste que nunca existiu, ou talvez apenas, ns que no chegamos a conhec-lo. Quem sabe seja apenas um universo paralelo, e eu tenho que agradecer aos universos paralelos. O que eu faria sem eles?

O que sei que as histrias de Jerusalm Jones so para divertir, mesmo que, s vezes elas assustem um pouco (de uma maneira ou de outra). Assim sendo, que cada um que se atreva a ler este eBook, saiba que tudo por aqui inesperado, se proteja das balas e boa leitura! Eudes Honorato, Rio de Janeiro City, 13 de Junho de 2007

EPISDIO 01 OURO DE TOLO

Aqueles eram dias estranhos. No entanto, Jerusalem Jones estava feliz, pois ganhara "honestamente" todo o ouro de Billy "Sem Pescoo". O que ele podia fazer se Billy era to bronco? Achava que jogar cartas era uma diverso como outra qualquer. Jerusalem ficou realmente chateado quando Billy tentou atirar nele. E ficou mais chateado ainda de ter que abrir uma sada de ar na sua cabea. Srio. Chateado mesmo. Afinal eles eram amigos de infncia. Fora Jerusalem quem lhe dera o carinhoso apelido de "Sem Pescoo", que Billy aceitou prontamente, depois de os dois rolarem no cho, numa briga que deve ter durado umas trs horas. Jerusalem admite que levou uma bela surra, mas era tarde demais, Billy continuou "Sem Pescoo".

Jerusalem no era homem de guardar rancores, e no foi por causa disso que jogara cartas de forma ... hmmm... "diferente", com Billy. No. Era porque ele

era desonesto mesmo. Estava em seu sangue. E ao ver Billy com aquela "montanha" de ouro, props logo um joguinho de pquer. Diacho! Ele nem mesmo sabia que Billy tinha se tornado mineiro. Mas, para sua felicidade, ele se tornara sim. E continuava o mesmo bronco que era quando criana.

Billy contava suas aventuras em busca de ouro, as quais ele devia engarrafar e vender como xarope contra insnia. Seu entusiasmo em contar suas histrias ia diminuindo ao passo que ia perdendo mais e mais do ouro que tinha consigo. At que, finalmente, as histrias acabaram junto com o ouro. Foi a que Billy lembrou que tinha uma arma. Pssima idia, Billy. Legtima defesa.

Quando Jerusalem saiu para a rua, com o sol forte batendo em seu rosto, ajeitou o chapu e foi em direo a seu cavalo, para guardar a pequena sacola de ouro. Foi nessa hora que viu as iniciais P.S. bordadas, e no entendeu, e nem fez questo de entender. Mas deveria. Quando ia montar, um homem vestido bem at demais para o estilo decadente de Bether City, passou por ele e entrou no bar de onde acabara de sair. Jerusalem olhou para trs e percebeu que o homem pedia informaes e que o barman apontava para Billy, morto na mesa e para ele, em resposta. Jerusalem suspirou. Pensou em montar e desaparecer, mas sentiu um frio na espinha ao ver que o homem j estava praticamente em frente a ele.

- O senhor est com algo que me pertence, Sr. Jones. - Qual seria sua graa? - Peter Shepherd - disse o homem apoiando a mo sobre o cabo do revlver mais reluzente que Jerusalem j vira em sua vida.

Por alguns segundos ele amaldioou o "Sem Pescoo" em sua mente. Mineiro coisa nenhuma. Apenas um ladrozinho de merda. E ainda inventando histrias enfadonhas sobre sua vida nas minas. Deveria ser escritor, o desgraado. Se bem que seria um fracasso de venda. O que fazer? O que fazer?

O homem tinha um olhar congelante. Como diabos o "Sem Pescoo" conseguiu roubar esse cara? Isso tudo era uma confirmao de que os dias andavam muito estranhos. Como se as coisas estivessem fora do lugar. Jerusalem estendeu a sacola, com todo aquele ouro que ele nunca vira em toda sua vida. Que para alguns gananciosos poderia ser pouco, mas que para Jerusalem poderia significar o fim de uma vida desonesta. Bom, no vamos exagerar.

- Eu ganhei isso num jogo honesto, Sr. - tentou Jerusalem, numa ltima tentativa. - Sim, ganhou - disse o homem, sem mover um msculo da face, mesmo assim Jerusalem sentiu o sarcasmo.

Quando o homem tomou a pequena sacola com ouro, soltou e deixou cair. Em seguida tombou para a frente quase caindo em cima de Jerusalem que se desviou. Uma faca enorme estava cravada em suas costas e ele estrebuchava no cho. Em p atrs dele estava um ndio. Jerusalem lembrava de t-lo visto perambulando pela cidade, e parecia bem inofensivo. Pelo menos at agora.

O ndio estava como se fosse em transe olhando o corpo de Shepherd que dava suas ltimas estrebuchadas. Quando por fim ele parou de se mover, o ndio pegou a sacola do cho, segurou a mo de Jerusalem e entregou-lhe o ouro, dizendo:

- Homem do revlver reluzente estuprou filha de Pssaro Triste. E depois matou. Homem feio ajudou a distrair homem de revlver reluzente, ento ouro seu. Pssaro Triste agra... - mas Pssaro Triste no terminou a frase, pois os homens do xerife no estavam nem a para vinganas pessoais e caram em cima dele, prendendo-o.

Homem feio. Homem feio o cacete! No sou to feio assim. Pensava consigo mesmo Jerusalem.

Quando ia guardar novamente a sacola no seu alforje, Jerusalem percebeu que havia algo errado. As iniciais sumiram. O saco era o mesmo, claro que era. Sem pensar duas vezes, abriu-o, meteu a mo e puxou... pedras. Nada mais que pedras. Num canto do saloon, um velho bbado ria de se mijar, olhando para Jerusalem. Ainda rindo o bbado apontou para trs do saloon, e Jerusalem foi olhar e s viu a poeira dos cavalos do ndio e dos supostos ajudantes do xerife. J iam longe. E o bbado disse:

- Fica felisshh! Eu esshhhcutei que elesshhh iam pegar era voch, massshhh o almofadinha chegou e elessh mudaru o prano. HAHAHAHAHAHAHA! - e, rindo, o bbado se mijou.

Odeio gente desonesta, pensou Jerusalem. E montou em seu cavalo.

EPISDIO 02 O DESERTO TE CHAMA

Jerusalem Jones estava num daqueles dias em que nada dava certo para ele. Nada mesmo. Depois de ter perdido todo aquele ouro para um maldito pelevermelha, o que ele menos queria na vida era ver outro ndio pela frente.

Provavelmente ele atiraria no primeiro que aparecesse, s para tentar fazer passar a raiva que sentia.

E era pensando nisso que Jerusalem cavalgava em direo ao Norte, para Birconal City. A noite j estava avanada e ele no ia querer atravessar o deserto noite. Estava na hora de apear, fazer uma fogueira, comer alguma coisa e dormir. Estava para fazer isso, quando viu um claro mais adiante. E um defeito que Jerusalem Jones detesta em si mesmo, a sua maldita curiosidade. Invariavelmente ela o coloca em alguma espcie de enrascada. Mas ele precisava ver o que era o claro, que estava l a frente. Montou no cavalo, e disparou naquela direo.

Quando se aproximava, logo percebeu que a coisa no era nada agradvel. Logo percebeu que era uma caravana que havia sido atacada. O claro era do fogo que vinha das carroas incendiadas. Naquela escurido da noite o espetculo era algo assustadoramente hipntico. Porm, chegando mais perto, era bvio que a cena era muito mais aterradora: corpos de pessoas espalhados para todo lado. Jerusalem desceu de seu cavalo, passou com cuidado entre uma das carroas que pegava fogo e comeou a andar entre a tragdia. Sua mente gananciosa s pensava em encontrar alguma coisa de valor que tivesse ficado para trs.

Enquanto examinava os corpos, sentindo o calor das chamas que parecia no diminuir nunca, percebeu que as carroas pegando fogo, faziam um crculo perfeito em volta dos corpos. Poderia ser uma manobra para se proteger do ataque, mas alguma coisa no estava certa. Ele s no entendia o que. Foi quando percebeu que as pessoas no cho, todas mortas, tambm estavam dispostas em uma ordem. Aquilo fez um arrepio percorrer todo o seu corpo. Nem mesmo a forma brutal com que foram mortas, algumas at mesmo decapitadas, mas com a cabea ainda junto ao corpo, fez Jerusalem sentir tanto incmodo ou, como ele no queria admitir para si mesmo, medo.

Parece que estava na hora de Jerusalem Jones deixar o local, pois de valor ali, no havia nada. Tambm seria bom cavalgar mais para longe e descansar em outro lugar. Estava pra sair quando o luar fez reluzir algo dourado embaixo do corpo de uma menininha loira, que fora degolada. Ele se abaixou e puxou com fora e era um cordo com um pingente estranho. Uma estrela de cinco pontas, com vrias algumas inscries em uma lngua que, com certeza ele, que era quase analfabeto, no conhecia. No reverso haviam desenhos bizarros, que mesmo minsculos dava para ver que era coisas que pareciam ter sado do inferno. Jerusalem escutou um uivo de lobo bem distante. O que era comum naquelas paradas. Mesmo assim outro arrepio percorreu seu corpo.

Bom, o que importava era que aquele cordo era pesado, e era de ouro. Jerusalem no queria saber como aquelas pessoas foram massacradas. Provavelmente fora algum bando de saqueadores sdicos, j que no havia sinal de tiros. E ndios tambm no foram, pois no havia uma flecha sequer por ali. Se foram lades, estranho terem deixado o cordo para trs. E estranho terem apenas estripado e degolado aquelas pessoas que pareciam no fazer mal a uma mosca.

Jerusalem levantou olhou mais uma vez para a estrela e depois para os corpos espalhados no cho e levou um susto. Chegou mesmo a se engasgar com a prpria saliva. Tossindo ele saiu do meio das carroas em chamas, sentindo o vento da noite ficar mais frio. Olhou ao redor e viu uma elevao. Correu na direo dela e subiu at seu topo. Por sorte, da elevao dava para ver os corpos todos dentro do crculo flamejante. Jerusalem tremia. Os corpos. Ele levantou a estrela e, fechando um olho, sobreps imagem dos corpos. Sim, eles estavam dispostos no mesmo formato da estrela de ouro.

Foi quando Jesrusalem Jones ouviu o grito mais aterrador de toda sua vida. Como se mil demnios gritassem numa nica voz. Como se as portas do

inferno se abrissem. Um grito que rasgava a alma em tiras. Jerusalem se desequilibrou e rolou da elevao, caindo l embaixo, aos ps de algum. Ele viu pequenos ps descalos e brancos como neve. Quando olhou para cima, era a menina da qual ele tirou o cordo de debaixo do corpo. A menina loira. com seu vestidinho branco. No estava mais degolada, nem mesmo suja de sangue. Parecia estar preparada para ser posta na cama. Olhava para Jerusalem cado ao cho, com seus olhinhos de criana e um sorriso incmodo. Ela estendia uma das mos e apontava para a estrela. Ela a queria de volta.

Jerusalem no sabia o que fazer. Sua ganncia superava seu medo. Medo esse que no era pouco. A menina apontou novamente para a estrela na mo dele e fez sinal de que a queria de volta. Seu sorriso desaparecera. Jerusalem hesitava em entregar. Sentado no cho ele comeou a se arrastar para trs, para longe dela, devagar. A menina andava calmamente em sua direo. Seu rosto se transfoformara numa mscara de fria contida. Ela apontou mais uma vez para a estrela e fez sinal com a mo para que ele a devolvesse. Sem perceber, Jerusalem fez que no com a cabea. Nessa hora a menina deu um grito gutural ensurdecedor e pulou na direo de Jerusalm, que segurou a estrela com fora e acertou a cabea da menina com uma das pontas.

Ela caiu e comeou a entrar em convulses violentas, soltando gritos terrveis, tanto que Jerusalem Jones tapou os ouvidos pois parecia que iriam endurdeclo. Quando terminou, o que restou foi um monte de estrume seco, no lugar onde antes havia uma menininha. Jerusalem quase riu daquilo. Estrume seco e fumegante. Ele meteu a mo nele e puxou a estrela de ouro. Quando olhou na direo do massacre, as carroas estavam apagadas, restando muito pouco delas.

Ele nem havia notado, mas o dia estava amanhecendo. Jerusalem sentia algo estranho dentro de si, e acabou fazendo algo que nem ele mesmo acreditou depois que parou pra pensar, mais tarde. Conseguiu o mximo de pedras que

podia, e deu um enterro cristo quelas pessoas. Armou cruzes e fincou em cada um dos montes de pedras. Treze pessoas no total, contando com o estrume que um dia foi a menininha. Sentia como se a estrela esquisita de ouro fosse seu pagamento por aquilo tudo. Quase se sentia honesto.

Ele no sabia o que aconteceu ali, nem fazia questo de saber. Ele queria apenas chegar o mais rpido possvel em Birconal City e se livrar daquele cordo pelo melhor preo que ele pudesse conseguir. De preferncia antes da meia-noite.

INTERLDIO PROTOCOLO BETA 77

Enquanto isso, em algum lugar do futuro...

O dia estava escuro e ainda era o meio da tarde. A chuva cairia em breve. Eu ouvia alguns troves ao longe, e tudo aquilo tornava aquele dia mais sinistro, mais pesado. Eu olhava para o deserto adiante, a perder de vista, e sentia uma angstia na alma, angstia essa que eu no conseguia identificar exatamente a causa, afinal de contas eu sabia tudo que devia fazer. Nada do que acontecera fora por acaso. Tudo foi planejado. At mesmo os erros do projetos no foram surpresas. Todos sabiam o que estava em jogo, e resolveram se arriscar, sabendo que os benefcios poderiam ser infinitos para a humanidade. Nesse

ponto, eu quase solto uma gargalhada. "Benefcios para a humanidade". Todos estavam vidos de enriquecer tanto quanto eu.

Um claro de luz atravessa as nuvens negras, muito longe ainda, e segundos depois, ouo a resposta de um trovo, como se fosse um pressgio das coisas que ainda esto por vir. Eu escuto o som a que me acostumei, nos ltimos dias, vindo do freezer. Tanya. No tive coragem. Depois que as coisas ficaram mais srias entre ns, deixamos de ser apenas um par de colegas, para nos tornamos amigos e amantes. Quando tudo deu errado, eu consegui fazer aquilo para o qual fui treinado caso tudo desse errado, como estava previsto nas projees. Injetei a nica unidade de antdoto em mim mesmo, e matei todos os outros, antes que tudo passasse da linha-limite. Mas no consegui eliminar Tanya. Tanya de quem agora escuto os grunhidos vindos do freezer.

Tomo um gole do caf frio que tenho comigo, e volto a encostar a cabea na vidraa que d para o deserto. Depois que o prazo final para nos comunicarmos chegar ao fim, os militares viro com tudo para c e, provavelmente bombardearo o laboratrio, e s depois faro as perguntas. Eu j devia ter me mandado daqui. Mas eu no consigo deixar Tanya. No consigo. Uma ironia e tanto, j que nosso projeto no estava nem a para os humanos envolvidos, que eram to descartveis quanto se provaram ser. Os cientistas envolvidos no sabiam que eles mesmos eram as cobaias, e que os animais que usamos para testes eram nada menos que um showzinho para distra-los. A droga no fazia o efeito desejado neles. Ela fora desenvolvida para seres humanos. Disso eles sabiam. Que bando de ingnuos. Vou te dizer, foi muito bom estourar a cabea do Paul Bryan, depois daquelas piadinhas infames sobre meu... ah, porra, melhor esquecer isso. Esse assunto est morto e

.....hahaha...HAHAHAHA...AHAHAHAHAHAHA... ai, ai... enterrado. Ou quase.

Sou despertado para a realidade por um grito mais agudo de Tanya, seguido por gorgolejos horrveis. sinal de que ela est se alimentando. Acho que ela j consumiu quase todo "alimento" que deixei no freezer junto com ela. Se tudo aqui fosse ilegal, seria um bom modo de eliminar as provas. Mas tudo aqui foi patrocinado pelo governo e as experincias tinham um objetivo prtico, pelo menos para eles. Eu aceitei porque, alm da fama e fortuna, eles disseram que teria aplicaes humanitrias tambm, e no s militares. No sei se acreditei, ou se apenas quis acreditar que era verdade. Mas, excetuando-se o caso da minha querida amada, l no freezer, tudo valeu a pena. Aprendi coisas que eu no aprenderia em 100 anos, literalmente falando. Mas tudo tem seu preo, aqui no seria diferente. No sou to ingnuo assim.

Eu preciso ir embora. Informar aos militares para que limpem a rea. A chuva comea a cair pesada. As gotas parecem bombas quando atingem o cho. O cheiro de terra molhada atravessa as paredes. Preciso ver Tanya uma ltima vez. Sei que no deve ser uma viso das mais agradveis, mas eu devo isso a tudo pelo que passamos. Devo acabar com seu sofrimento e partir. As tentativas que fiz de reproduzir o antdoto foram em vo. No h salvao para a mulher que amo.

Bom, melhor parar de protelar e fazer a ligao para os militares, acabar com o sofrimento de Tanya e partir desse cemitrio no meio do deserto.

Pego meu celular e teclo um nmero secreto. Algum com uma voz muito impessoal atende, eu digo apenas "Protocolo Beta 77", e ouo um "entendido" do outro lado da linha. Desligo o celular e levo um susto quando vejo que a o laboratrio est escurecendo e no por causa do tempo l fora. O laboratrio est sendo lacrado. Que diabos! Eu no sabia desse procedimento. Malditos! Fui ingnuo em achar que eles deixariam alguma testemunha. Sou to descartvel para eles quanto todos os outros. Que devo fazer? Sentar e morrer?

O laboratrio lacrado completamente. Logo tudo ali vai ser mandado pelos ares. Deve ser questo de minutos at que os bombardeiros cheguem. Engraado, estou tentando lembrar algo importante. Nossa! isso! O freezer! Existe material explosivo dentro do freezer, mantido a baixa temperatura. Foi usado em algumas experincias de outro bloco. Acho que posso usar para escapar. H... a porta do freezer... est aberta?! Desde quando? Diacho, h um temporizador na porta. Estava marcado para abrir automaticamente...

Sinto uma dor imensa na perna direita e tudo escurece.

***

Que... h... que... que sonho estranho. Tanya, querida, voc est a? T escuro aqui e frio, e que cheiro horroroso. Que diacho? Onde estou? No a cama. To congelando! Parece que t no free... droga um interruptor, enfim. Luz. H... Tnya... que, onde estamos? Que h com voc? Porque estamos no freezer? O que voc est comendo? Isso uma perna, Tanya? Oh, meu deus... minh... aaaaaaaaaaaahhhhhhHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!

Ao longe uma bola de fogo se forma no deserto, em meio a tempestade que cai.

EPISDIO 03 A TEMPESTADE

De volta ao presente...

Jerusalem Jones acordou, como se sasse de um poo de areia movedia. Olhou para o lado, na cama, e fez uma careta. Era sempre assim quando ele bebia demais, acabava na cama com uma mulher que poderia muito bem sair no tapa com um urso... e vencer.

Procurou, ento, sair de fininho, mas o barulho do ronco era to alto, que ele nem mesmo precisou de muito esforo. Tremia ao imaginar o que ele teria feito para que ela dormisse com tanta satisfao e com aquele sorriso - onde faltavam vrios dentes - estampado na cara. Jerusalem espantou esses pensamentos da cabea e resolveu ir embora. Estava no bordel que sempre frequentava e, se acabara com aquilo l na cama, devia ser mais uma pea que Betina, a dona do local, lhe pregara. Ela adorava fazer esse tipo de coisa com ele.

Quando desceu as escadas, as poucas garotas que j estavam acordadas ficaram dando risinhos e cochichando entre si. Ele procurou no dar ateno e foi ao bar, pedindo alguma bebida, para curar a ressaca. Betina estava servindo, e apenas sorriu para Jerusalem, como quem dizia que ele mereceu tudo pelo que passou. Depois de beber, mandou pendurar - coisa com que Betina j estava acostumada - e saiu.

Jerusalem tinha alguns negcios em Battle City, e estava querendo apenas resolv-los, pegar a grana e se deitar com a mulher mais gostosa que ele conseguisse, para pode esquecer de vez o episdio desta noite. Montou em seu cavalo e foi em direo ao norte toda velocidade, mesmo com sua cabea explodindo devido ressaca.

Viajaria de dia mesmo, sem paradas e sem esperar que a noite chegasse, pois os ltimos acontecimentos, l no deserto, ainda estavam frescos em sua mente. Rezava - sabe-se l para quem - para que nada de estranho acontecesse desta

vez. Mas, parece que seus pedidos no iam ser atendidos, pois uma tempestade parecia estar se formando, e era das grandes. Ele tinha de se apressar. J bastava a dor de cabea, ficar ensopado seria mais uma coisa para irrit-lo.

Jerusalem Jones cavalgava e sentia que a tempestade que iria desabar a qualquer momento, adquiria um aspecto muito estranho. O cu estava ficando num tom meio avermelhado, e os relmpagos parecia emitir um som estranhssimo, como o de metal sendo raspado por metal. Aquilo estava deixando-o louco. Chegou a pensar se no era coisa de sua imaginao, ou simplesmente da ressaca que ainda no estava curada.

Olhou para trs e a cidade de onde acabara de sair estava com o cu lmpido sobre ela. Aquilo quase o fez cair do cavalo. Jerusalem Jones comeou a pensar se ele no atraa esse tipo de coisa. Sua mente vagueou e comeou a lembrar de quando era garoto e presenciava as coisas mais estranhas, ou simplesmente estava no meio delas. Lembrou de quando sua me saiu correndo para fazer o parto de Patty O'Malley e ele foi junto. Quando chegaram por l, era tarde demais, a criana j havia nascido. Ou melhor, algo havia nascido. Aos ps de Joe O'Malley estava algo que parecia ter sado do prprio inferno, com um ancinho fincado no meio do peito. Ele vomitou tanto nesse dia, que parecia que ia colocar as tripas para fora. Alguns dias depois, Patty e Joe se suicidaram.

Um relmpago mais forte faz com que o cavalo de Jerusalem quase o derrubasse. Assim, ele acha que o melhor a fazer parar por ali e procurar um abrigo. Logo encontrou uma caverna no muito funda , na qual entrou e colocou seu cavalo. A chuva comeou a cair forte logo em seguida. parecia que o mundo estava ganhando outro dilvio. Foi quando Jerusalem escutou um som de exploso. Olhou na direo do som e viu, ao longe, uma bola de fogo se formando no deserto, em meio a tempestade que caa.

Era uma exploso, obviamente, mas uma que Jerusalem nunca tinha visto. A chuva foi diminuindo e a curiosidade de Jerusalem Jones aumentando. Logo ele se ps a cavalgar na direo de onde ele avistou a bola de fogo. Jerusalem se sentia estranhamente vivo. Cavalgava com rapidez e logo pde ver escombros de algo que ele, tinha certeza, nunca vira por aquelas bandas antes. Quando se aproximou mais, viu algo bem estranho. Um homem com roupas estranhas vinha em sua direo, usando algo como bengala, pois lhe faltava uma perna. Alis, ele tinha feito um torniquete bem esquisito nela. Jerusalem vendo o homem naquele estado sabia que no precisava tem-lo, assim pensava ele. Quando este chegou mais perto, comeou a falar como um louco: . - A exploso... o laboratrio... a tempestade! Um vrtex temporal. Criou um vrtex temporal. Em que ano estou... em que ano estou. Voc um cowboy? Estou no Velho Oeste? Em que ano estou? A tempestade criou um vrtex temporal e a exploso me lanou para o passado, junto com tudo mais. Eu consegui escapar dela.... consegui escapar dela... dela...

- Hmmm... ... dela quem, meu camaradinha? - Perguntou Jerusalem, sem ter certeza se queria mesmo saber.

Ento, o homem apontou para adiante e disse:

- Tanya!!!

Jerusalem olhou e viu uma mulher com uma roupa parecida com a do homem, com sangue na boca, parada a alguns metros deles. Dava para ver que ela no era uma mulher comum. Jerusalem lembrou do beb dos O'Malley e seus estmago embrulhou.

Ela olhava para eles dois, e respirava como se estivesse cansada. Parecia estar tomando uma deciso. Ela olhou para longe, na direo da cidade que, na

verdade, no dava mais para ser vista dali de onde estavam, mas ela estava olhando na direo correta. Ela cheirou o ar, soltou uns grunhidos horrendos e, de repente, comeou a correr na direo da cidade.

- O que aquilo e o que ela est fazendo, meu camaradinha? - Perguntou Jerusalem Jones ao estranho.

- E-ela... ela... est com ... cof, cof... ela est com fome!

E, dizendo isso, o estranho desabou na lama. Parecia estar morto por perda de sangue. Jerusalem olhou a coisa correndo na direo da cidade, como ele nunca vira algo correr. Provavelmente corria mais que seu cavalo. A chuva j havia parado por completo. Jerusalem olhou para a perna do estranho, e entendeu como ele a perdeu. E entendeu tambm o que ia acontecer na cidade.

Foi nessa hora que ele sentiu o que devia fazer... e fez. Esporou seu cavalo e saiu galopando a toda, na direo contrria.

EPISDIO 04 MEU NOME JERUSALEM JONES

Jerusalem Jones estava lavando o rosto beira de um rio, e sua mente comeou a vaguear para o passado, quando era um garoto ainda. Lembrou de quando perguntou ao seu pai por que diabos ele escolhera esse nome, Jerusalem. Shamus respirou fundo, sentado mesa, descansando depois de trabalhar

muito na construo de uma nova ferrovia. Ganhava uma misria, mas era o que tinha para sustentar seu filho e sua mulher. Suspirou fundo mais uma vez. Shamus McMurray Jones tinha essa mania. Como isso habitualmente era sempre logo aps a alguma pergunta, Jerusalem suspeitava que ele estava apenas ganhando tempo.

"Meu filho", comeou ele, "quando voc nasceu, foi um verdadeiro milagre na Terra. Sua mE e eu no tnhamos mais esperana de ter filhos, pois a gente vinha tentando h muito tempo, e nada de a gente ter nosso herdeiro, ou mesmo herdeira, eu no era exigente. Ento, uma noite, antes de sua me e eu trep... nos deitarmos pra fazer amor - como j te expliquei antes, aquela histria das abelhinha - eu fiz uma promessa pra Deus. Na minha promessa eu disse que se a gente tivesse um beb, eu daria o nome a ele, da Terra Santa, Jerusalem.

"No dia seguinte, quando eu fui trabalhar, um homem que eu nunca vi na cidade, comeou a me acompanhar. Ele tinha uma roupa bonita, branca, uns revlver reluzente, parecia de prata. Eu no entendia como a roupa dele conseguia ser to branquinha nesse lugar to poeirento. Eu quase perguntei que sabo que ele usava pra deixar a roupa com aquele branco radiante. Ele foi puxando conversa, e do nada, ele disse que a Beth tava prenha. Eu saltei pro lado e agarrei o colarinho dele, perguntando logo o que diabos ele tava querendo dizer com aquilo. Da, ele segurou minha mo e disse para eu ficar calmo, que minhas preces iam ser atendidas e eu ia ganhar um garoto forte e sadio. E seu nome seria Jerusalem. Jerusalem McMurray Jones.

"Quando ele falou aquilo eu quase ca pra trs. O troo devia ser algum tipo de coisa divina, sei l. Um anjo, querubim, ou outra coisa dessas que o padre Caffey falava nas missa. S sei que depois disso eu prestei mais ateno no que ele dizia. Ele disse que meu filho ia ser grande e que eu escolhera bem o seu nome. Que ele ia ser lembrado pelos seus feitos, e os Jones iam se orgulhar de

serem lembrados atravs dele. E depois de dizer isso, ele tirou aquele chapu dele, branco que nem neve, fez um cumprimento, eu senti o sol me ofuscar, e ele sumiu. Nove meses depois voc nasceu."

Jerusalem Jones olhou para o pai, deu uma fungada, e ficou em silncio alguns segundos. Tomou um gole de seu caf que tinha esfriado, enquanto ele escutava a histria que seu pai contara. Shamus olhava para Jerusalem com uma cara engraada e, ento, Jerusalem disse: "Pai, fala srio, poxa!" Shamus deu uma gargalhada, daquelas que s ele sabia dar, bateu na perna, e disse, "t certo, t certo, tu danado de esperto, garoto. Voc meu filho mesmo! Pra dizer a verdade, quando voc nasceu, tua me queria te chamar de Jerome. Eu disse, tudo bem. Ela no podia levantar ainda, pra ir ao cartrio comigo, ento eu te peguei, e fui te registrar. S que no caminho eu parei para te mostrar pros amigos, e conversa vai, conversa vem, eu tomei umas e outras, e cheguei ao cartrio, digamos, em um estado meio interessante", e dizendo isso, gargalhou de novo, e bateu na perna, "ento, eu... como vou dizer isso, eu esqueci o nome que sua me falou. Eu s sabia que comeava com J, mais nada.

"Eu esperei pra ser o ltimo. Deixava todo mundo passar, pra poder lembrar o raio do teu nome, mas no conseguia. O tabelio me chamou, e eu fui, sem saber que nome que eu ia te dar. Eu estava sem saber o que fazer. Pra tentar a sorte, eu perguntei qual era o nome dele, do tabelio. Ele disse que era David. Eu fiz uma cara feia, que acho que ele percebeu. Mas a eu pensei, 'David?! Rei dos Judeus?! Cidade Santa?! Jerusalem! Era esse o nome que A Beth falou. Eu tinha toda certeza do mundo. E, depois de um pequeno arroto, eu disse "Jerusalem McMurray Jones, pode escrever a.

"Quando cheguei em casa, ainda sob efeito da maldita, sua me te pegou do meu colo, colocou no bero com cuidado. Depois, mesmo no estando muito bem, ela jogou quase tudo que tinha na casa em cima de mim. Minha sorte que a gente sempre teve pouca coisa.

"Com o tempo ela me perdoou, mas s te chama de Jerry at hoje, como voc bem sabe. Eu prefiro Jerusalem Jones, acabou ficando bonito, n no, meu filho?"

Jerusalem sorriu, afinal era impossvel levar seu pai a srio. Ele era um homem honesto e trabalhador, que gostava de tomar umas e outras de vez em quando. Nunca fez mal a ningum. Jerusalem enxugou o rosto, e viu o mesmo refletido nas guas que corriam na direo de Terence Falls City, a qual ele dera as costas, depis que viu aquela aberrao indo na direo dela. Aquela... Tanya.

Jerusalem pensava nisto a dois dias. Para desencargo de conscincia ele relatou o caso ao xerife de Battle City que, claro, riu na sua cara. Jerusalem no era muito digno de crdito por aquelas bandas, ainda mais contando uma histria daquelas. Quem iria acreditar em exploses aps tempestades esquisitas, e em uma mulher que comeu a perna de um estranho que saiu do centro da tal exploso. Quem iria acreditar que ela, provavelmente corria mais que um cavalo. Ele sentiu que, pelo menos essa parte, ele devia ter omitido.

Nesses dois dias ele s pensava em Betina e nas garotas do bordel, as nicas pessoas que valiam alguma coisa naquela cidade inteira. Jerusalem podia no ter muita conscincia, mas ele sabia o que era amizade. Mas que fazer? Provavelmente o que tinha de acontecer, j havia acontecido.

Jerusalem lembrou das palavras que o estranho da lorota que seu pai contou, disse: " ele ia ser lembrado pelos seus feitos". Jerusalem sorriu ao lembrar do pai e de como ele era bom com histrias. Sua me que o diga. Mas ele sabia que as palavras que seu pai disse, era um desejo genuno, mesmo que a histria no fosse verdadeira. Mas ele no nascera para ser heri. Jerusalem bufou, meio puto consigo mesmo, montou seu cavalo e disparou em direo a Terence Falls

City. Ele precisava saber como estava Betina e as garotas. Elas eram sacanas, mas pelo menos era no bom sentido.

Sem Jerusalem saber, algum observou sua partida.

EPISDIO 05 SALVAO

Jerusalem Jones estava a caminho de Candace Falls City. Relembrando agora parecia apenas um sonho ruim. Aquele homem estranho com roupas esquisitas, sem uma das pernas, saindo dos escombros de uma construo que nunca estivera naquela rea e, logo em seguida, aquela mulher com aspecto quase demonaco, com olhar faminto, que deixou os dois ali e correu em direo Candace Falls, numa velocidade que Jerusalem nunca vira um ser humano correr. Pelas marcas de dentes que viu no que restou da perna do estranho, ele logo deduziu, aquela louca comia gente.

Jerusalem Jones tinha resolvido deixar aquele assunto para as autoridades de Candace Falls e, provavelmente, a tal de Tanya j deveria estar morta e enterrada a essa altura. Ou talvez no. Jerusalem Jones parecia sentir em suas entranhas que acontecera o pior. Ou vai ver ele estava com problemas intestinais e no sabia. Mas foi com essas dvidas na cabea que ele resolveu voltar cidade e ver se estava tudo bem com Betina e as meninas do bordel.

Desde que partira ele sentia que estava sendo seguido. Resolveu ver quem seria o intrometido. Disparou e se escondeu atrs de uma rocha mais proeminente. Quando viu o sujeito passando, guardou as armas. Era apenas "Traseiro Pelado". Ele sorriu para si mesmo e lembrou como detestava ndios, mas para "Traseiro Pelado" ele abria uma excesso. Era quase um amigo. Lembrava de como ele deu esse apelido ao ndio, assim que o conheceu. Este estava com os fundilhos da cala que vestia rasgados e sem mais nada por baixo. Jerusalem Jones na mesma hora cunhou o apelido que o ndio tanto detestava. Saiu de seu esconderijo e emparelhou com o pele-vermelha:

- Ento era voc, Traseiro Pelado? Quer morrer, desgraado? - J te falei Jones, Bfalo Pequeno! Ser que voc nunca vai esquecer esse maldito apelido? - Jerusalem gostava de ver como Traseiro Pelado falava melhor que muito branco que ele conhecia. - Voc sabe que com carinho....hahahahahahahah! E a, que faz me seguindo? Algum te contratou pra me matar com seus peidos? - Nada. Eu apenas vi voc saindo da cidade e resolvi te seguir. Senti seu esprito pesado, e achei que, talvez, eu pudesse ser de ajuda.

Outra coisa que Bfalo Pequeno tinha de peculiar, achava realmente que era alguma espcie de feiticeiro, e estava sempre vendo "espritos pesados" por toda parte. Quando bebia fazia a dana da chuva, que terminava sempre com ele levando um balde d'gua na cabea. No fundo, o pessoal gostava dele, e era tudo uma brincadeira inofensiva. Fora que s assim ele tomava um banho.

- Voc vai comear com isso de xam, Traseiro? Voc sabe que no acredito nisso e, mesmo se eu acreditasse, no acreditaria que voc pudesse ter competncia pra ser um deles. - Pode rir, Jones, mas sinto que o Grande Esprito me compeliu a seguir seus passos por algum bom motivo. - Dinheiro emprestado?

- Cinco dlares e eu no te perturbo mais. - E os dois caram na gargalhada.

Jerusalem Jones contou tudo o que acontecera e os motivos de estar voltando a Candace Falls. Traseiro Pelado ouvia tudo sem interromper e ao final suspirou tentando dar uma de sbio feiticeiro:

- Meu av, feiticeiro poderoso de nossa tribo, me falou de ter visto algo parecido. Demnios que comiam gente. Disse que os viu atacar, e que escapou por pouco. Sempre que contava a histria, ele repetia o feitio que usou para escapar. Nessas horas ele sempre entrava em transe, como se voltasse quele dia. - Ento voc acredita nisso tudo? - Eu sou ndio, Jones, j vi coisas mais estranhas que isso.

Jerusalem Jones sentiu um calafrio estranho. Nesse momento estava chegando onde encontrou o homem estranho e onde ele cara morto. No estranhou quando viu que no havia mais sinal de nada, nem do homem, nem dos escombros da construo de onde ele sara. Mas, ao passar bem no local onde ele deixou o cadver, pde ver que no era delrio seu, pois no cho uma marca, um contorno negro de um corpo, deixava claro que algum estivera ali. Bfalo Pequeno olhou aquilo e agitou seus amuletos que trazia no pescoo, como que espantando maus espritos.

Passaram o resto do caminho calados. Pareciam no saber muito o que dizer. E foi assim que entraram cidade. At que Bfalo Pequeno quebrou o silncio:

- Cad todo mundo, Jones? - No fao a mnima idia, Trasei... - Bfalo Pequeno.

Parecia que estavam em uma cidade-fantasma. Era o meio da tarde e no havia viva alma em lugar algum. Casas com janelas e portas abertas, o saloon silencioso, e no havia cavalos, nenhum deles. Era um silncio assustador. E havia aquele cheiro que o vento trouxe de repente. Um cheiro de carne podre que fez Jerusalem e Bfalo Pequeno sentirem nuseas:

- Qua diabos isso, Jones? Que cheiro desgraado esse?

Sem saber bem o porque, Jerusalem Jones foi na direo da igreja que ficava logo adiante. O cheiro parecia vir de l. Bfalo Pequeno o seguiu. Quando os dois apearam dos cavalos e iam amarr-los, os animais relicharam, empinaram e se puseram em disparada, para fora da cidade. Os dois ficaram sem entender, mas Jerusalem Jones nem podia culp-los, aquele cheiro estava insuportvel.

A porta da igreja estava semi-aberta. Jones e Bfalo sacaram as armas, e foram empurrando a porta lentamente, atentos para qualquer surpresa. Quando puderam ver o interior do recinto, logo se arrependeram. No altar, sentada em uma cadeira, estava Tanya, como se fosse alguma espcie de lder. espalhados por toda a igreja, vrias pessoas da cidade, todas to monstruosas quanto Tanya. Mas isso no era tudo. O cheiro no vinha deles, mas da carne humana que ocupava toda a igreja. Pedaos de pessoas apodrecendo por todo o canto. Era como uma despensa. E os seguidores de Tanya, assim como ela mesma, eram os que se deleitavam com aquele banquete macabro.

Os dois se seguravam para no vomitar e para no fazer barulho. Mesmo que aquelas coisas s se preocupassem em comer, e parecessem no prestar ateno em mais nada, era melhor no abusar. Jerusalem Jones tentou olhar com mais cuidado e pde divisar em um canto Betina, umas duas garotas do bordel com ela, e mais uns trs moradores da cidade. Provavelmente os ltimos sobreviventes e a ltima refeio daquela horda. Eles tinham de salvar, pelo menos, Betina. Mas como?

Jerusalem Jones puxou Bfalo Pequeno para longe da igreja e disse:

- Acho que essas pessoas a dentro no tem mais salvao, a no ser as que ainda esto, digamos, normais. Devem estar sendo guardadas para serem comidas quando o estoque do que t espalhado pela igreja acabar. Mas eu sei como tir-las da. - Jones, eu acho que no vamos conseguir, voc viu aquilo l? Parece o inferno. Aquelas coisas so muitas e ns somos s dois. - Exato, vamos diminuir a contagem. Sei onde tem dinamite suficiente para acabar com todos eles.

Jerusalem Jones leva Bfalo Pequeno at a delegacia, e l procura as bananas de dinamite que precisa e delineia o plano:

- Eu vou explodir a parede esquerda, onde Betina e as outras pessoas esto. Vou tentar explodir o mais prximo possvel, sem explodi-las junto no processo. Abro um buraco e entro. J voc fica na porta onde estvamos, com essas dez dinamites aqui, amarradas, acende o pavio principal assim que eu for na direo da parede esquerda. Vai dar tempo de eu explodir. Voc s joga depois de contar at cinco aps ouvir a minha exploso. At cinco, entendeu? Isso deve dar tempo para eu entrar e tirar o pessoal, que no esto amarrados mesmo. Parecem estar meio fracos, mas vo conseguir andar. Quando eu sair, suas dinamites vo mandar a igreja e os que estiverem l dentro, pelos ares. Certo?

Bfalo Pequeno acenou que sim, mas com a garganta seca. Foram na direo da igreja e logo saberiam se o plano ia dar certo ou no. Bfalo se postou na porta e Jerusalem correu para a parede esquerda da Igreja. Bfalo Pequeno viu ele sumir e acendeu o pavio principal. Agora era esperar a exploso, contar at cinco e jogar.

Jerusalem Jones tentou lembrar onde vira Betina e os outros e calculou aproximadamente onde ele deveria explodir. Betina era a primeira pelo modo como estavam perfilados, sentados e, aparentemente, cansados. Jerusalem cortou o pavio o mais curto possvel de apenas uma dinamite e acendeu.

Bfalo Pequeno estava preocupado. O fogo j havia passado do pavio principal para os pavios individuais. Sua mo tremia, e comeava a escorregar. Ele trocou a dinamite de mo. Suava muito. Ele estava atrs da porta e era apenas empurr-la e jogar. Se Jones demorasse ele a jogaria de qualquer modo.

Jerusalem Jones colocou a dinamite no cho e se distanciou o suficiente. A exploso foi quase imediata. Abriu um rombo na lateral da igreja. Ele entrou correndo com a fumaa atrapalhando um pouco. L dentro as coisas se alvoroavam confusas, com medo. Ele entrou sem pensar muito nelas, viu Betina encostada parede e os outros logo aps ela. Pareciam no ter se dado conta da exploso.

- VAMOS! VAMOS!!! VENHAM POR AQUI!

Bfalo Pequeno comeou a contar... um...

Jerusalem Jones sabia que a confuso daquelas coisas ia durar pouco e que, j j, Bfalo Pequeno ia mandar todos ali pelos ares. Ningum se mexia, que inferno! Ningum parecia querer ser salvo. Que se danem todos.

dois...

Ele agarrou Betina pelo vestido...

trs...

Notou que Tanya j se refazia da confuso...

quatro...

Arrastou Betina pelo buraco afora e sentiu uma mo agarrar sua camisa por trs...

cinco....

Ele conseguiu empurrar Tanya para dentro e puxar Betina, correndo para longe da Igreja...

BUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!

Pedaos de madeira voaram para todos os lados e, claro, pedaos de pessoas vieram junto. Jerusalem Jones segurou Betina de modo a proteg-la. Viu Bfalo Pequeno correndo em sua direo. Tudo dera certo.

- Betina, Betina! Conseguimos!!!.

Quando olhou Betina, sentiu um vazio estranho em seus olhos. Ela parecia normal, mas seus olhos estavam mortos. De repente Jerusalem Jones notou uma mordida profunda em seu pulso, muito infeccionada, ou ao menos era o que parecia:

- Fome, Jones, t com fome - disse Betina, e avanou no pescoo dele.

Por instinto Jerusalem Jones sacou da arma e atirou vrias vezes em Betina. Mas Betina no morria, e continuava avanando. De longe Bfalo Pequeno gritou:

- NA CABEA! ATIRA NA CABEA!

E foi o que Jerusalem Jones fez. Betina estrebuchou e caiu.

- Como voc sabia disso? - Eu no sabia, s achei que era uma opo mais vivel. - Diacho, detesto quando voc quer aparecer falando difcil.

Jerusalem Jones levou a mo ao pescoo e sentiu que Betina conseguira cravar os dentes, mesmo que no profundamente. Sentiu a rea coar e pensou que precisava de um curativo urgente.

- Ser que todos eles estavam na igreja, Jones? - Peguntou Bfalo Pequeno. - Eu no sei dizer, e nem mesmo vou me dar ao trabalho de procurar. respondeu, olhando na direo da igreja. - Mas, apenas para ter certeza, pega mais um bocado de dinamite e joga nessa porcaria de igreja.

Depois de destroar o que restava da igreja, Jones e Bfalo enterraram Betina:

- Afinal o que aconteceu aqui, Traseiro? - Pelo que voc me contou, aquela tal de Tanya no apenas comia as pessoas, como passava a maldio dela para quem sobrevivia. Pelo que vimos, ela parecia estar formando algum tipo de exrcito, sei l. Acho que sua amiga, Betina, estava pra fazer parte dele, se que voc me entende.

Jerusalem Jones coou o ferimento no pescoo, o qual havia feito um curativo apressado.

- Ela te mordeu, no foi? - Perguntou Bfalo Pequeno. - Mordeu sim. Acho que eu estou com um problema do tamanho de um trem, Traseiro Pelado.

Continua...

EPISDIO 06 ENTREGA ESPECIAL

Jerusalem Jones recapitulava mentalmente como foi parar ali, conduzindo aquela carroa coberta, com um caixo dentro dela. Primeiro ele foi contatado por um velho esquisito que lhe ofereceu uma grana alta para que ele fizesse uma entrega. Quando escutou a quantia que o velho disse, Jerusalem se controlou para no deixar transparecer sua surpresa. Nem mesmo quis saber quem enganou quele velho dizendo que ele fazia entregas. Quando recebeu metade da quantia combinada, Jerusalem pensou consigo mesmo que por tanto entregaria at o garfo do diabo no prprio Inferno.

O velho o levou at um grande galpo, onde havia uma carroa coberta e, dentro dela, um caixo. Jerusalem sabia que por tanto dinheiro, no podia ser algo simples. Transportar um morto at que no era algo to ruim assim. O velho deu-lhe o nome da cidade e o nome da pessoa a quem ele devia entregar o caixo. L entregariam o restante do dinheiro a ele. Tudo parecia bem tranquilo. Tranquilo at demais. Mas, Jerusalem no estava em posio de recusar nada. Suas finanas andavam de mal a pior.

O velho deu-lhe uma ltima recomendao. Se fosse atacado por algum bandoleiro, grupo de bandidos, ndios ou seja l o que fosse que pusesse a entrega do caixo em perigo, Jerusalem deveria empurrar para baixo uma pequena alavanca que ficava no lado direito, na altura de onde estariam os ps do morto. Jerusalem perguntou de que adiantaria isso e o velho disse que selaria o caixo por dentro e ningum conseguiria abri-lo para violar o cadver em seu interior. Jerusalem pensou consigo mesmo que, quando algum quer realmente algo, no h alavanca que o salve. Mas tambm se perguntou quem diabos poderia fazer questo deste cadver.

Foi pensando em tudo isso que Jerusalem Jones estava prestes a obter sua resposta ao ver que cinco homens a cavalo vinha justamente em sua direo. Ele logo comeou a pensar que as coisas nunca eram fceis para ele, nunca. Os homens se aproximaram. Um deles puxou o revlver, apontou para Jerusalem Jones e disse:

- S queremos o caixo, nada mais.

Jerusalem Jones fez que concordava, e comeou a se virar para descer da carroa, j pensando em abaixar a tal alavanca. Porm, para sua surpresa, ele viu que, na verdade, existiam duas alavancas, e o velho desgraado no mostrou isso. Para piorar ele no lembrava qual das duas era para abaixar.

- Vamos logo com isso. Saia da que um dos homens vai assumir a carroa. Voc pode refazer o caminho a p mesmo. No adianta tentar ir ao xerife, no somos conhecidos por essas bandas.

- Jerusalem desistiu de tentar lembrar e apertou qualquer uma das duas. Fez isso e pulou da carroa. Foi a que um pandemnio teve incio. A tampa do caixote pulou uns dois metros, como se tivesse sido cuspida. E, de dentro do caixo, um homem se levantou e passou a disparar com seus dois revlveres

como se fossem duas pequenas metralhadoras. Jerusalem se jogou ao cho, para que no acabasse indo pro Inferno no meio daquele tiroteio. Mas os cinco no tiveram a mnima chance. Os revlveres do defunto eram do capeta. Os tambores giravam loucamente e as balas simplesmente no acabavam. Ele no apenas matou os cinco bandoleiros, mas fez uma verdadeira peneira de seus corpos. O som das balas saindo de suas armas era ensurdecedor. Quando, por fim, o homem viu que no restava mais ningum vivo, travou as armas, olhou para Jerusalem e disse:

- Ameaa dirimida, parceiro!

O homem podia estar tudo, menos morto. Mas a sua voz era... era algo assust... no, no era bem assustadora, era irritante. Parecia o barulho de ao sendo arranhado. Jerusalem levantou devagar e bateu a poeira da roupa. Ao olhar o indviduo mais de perto e com mais ateno, Jerusalem notou duas coisas. Primeiro, a pele do sujeito estava refletindo o sol e segundo... o fulano era Jesse James!!! E ele estava estendendo a mo para que Jerusalem Jones subisse na carroa.

- Qual o seu nome, parceiro? - Perguntou Jesse James naquela voz que fazia os dentes de Jerusalem Jones trincarem. - Jerusalem Jones. - Notvel coincidncia, no. Temos as mesmas iniciais replicadas. - De que diabos ele estava falando? - , sim... temos. - Jerusalm no conseguia tirar os olhos daquela pele estranha. Algo estava muito errado. Ser que ele estava falando com um morto-vivo, ou coisa do tipo? Jerusalem atraa esse tipo de esquisitice.

- Minhas referncias no esto completas, Senhor Jones. O senhor estava me levando para onde eu seria totalmente indexado. Porm, enquanto estava em estado suspenso dentro do recipiente, tive tempo de reformular alguns

conceitos pr-indexados. - Jerusalem olhava-o hipnotizado. - Resolvi eu mesmo adquirir referncias tericas e prticas de acordo com o tempo-energia de que disponho que, pelos meus clculos, devem ser uns 50 anos antes de eu ter de me preocupar com isso novamente. Ainda no desenvolvi todos os padres de elementos sensitivos que prope sentimentos, mas quero que saiba que, mesmo assim, estou agradecido pelo que fez. Um conselho, Senhor Jones, no v a cidade onde pretendia fazer a entrega deste que vos fala, no vo gostar de ver que o senhor perdeu a mercadoria. Fim da transmisso.

- C-como assim mercadoria? E meu dinheiro...?

Sem mais nada dizer, Jesse James, ou o que quer que aquilo fosse, desceu da carroa e partiu em direo ao horizonte, sem cavalo, sem gua, apenas andando. Alis, um andar muito estranho, diga-se de passagem.

Jerusalem lembrou que ainda tinha metade do pagamento, e que j era uma boa grana. No procurou entender muito bem o que aconteceu ali, apenas jogou o que restou do caixo fora e ps a carroa em movimento. Hey!!!

Ao longe um coiote uivou, mas como era de dia ainda isso no fez diferena...

EPISDIO 07 XERIFE WAYNE

"Algo me diz que no devo entrar nessa cidade", pensou Jerusalem Jones ao ver, pendurado na rvore diante dele, o que parecia ser o xerife daquele lugar.

Olhando aquilo, ele calculava o quanto as coisas poderiam estar ruins nesta cidadezinha, se at o xerife acabara enforcado e colocado, bvio, na entrada dela como um sinistro aviso de que ningum que entrasse ali deveria enfrentar a "autoridade" dos bandidos que tomaram conta do lugar.

" meu camarada pendurado, acho que vou acatar seu aviso silencioso e dar meia-volta. Antes, porm, vou levar sua estrela de xerife, como recordao desse nosso infeliz encontro". Jerusalem Jones se aproximou e se ps em p no cavalo, puxando ento a estrela do falecido xerife. Lustrou-a em sua camisa, e resolveu experimentar, para ver como ele ficaria de xerife, coisa que nunca iria acontecer. Quando fixou a estrela em sua camisa, Jerusalem sentiu um vento seco, que ele no soube de onde vinha, uma voz em sua cabea... e apagou.

O xerife Wayne olhou seu corpo balanando tristemente na rvore sua frente. As coisas saram to erradas quanto possvel. Sua vida de xerife era tranquila na pequena Badland City. Apesar do nome, era uma boa cidade, at a chegada de Zedediah Smith e seu bando. Na verdade, apenas um amontoado de foragidos que ele resolvera liderar. Os dias em Badland foram difceis desde ento, e uma verdadeira guerra se travou para que se expulsasse aqueles assassinos. Wayne e seus dois assistentes, mais alguns homens da cidade (e at mesmo Verona, a jovem esposa de Wayne), eram a linha de frente de Badland.

A guerra durou vrios dias e houve baixa dos dois lados. Mas Wayne acreditava na justia, como seu pai lhe ensinara. Acreditou at o momento que se viu pendurado em uma rvore, como se fosse o mais baixo dos criminosos. Tudo porque ele j estava prestes a expulsar Zed Smith e seus dois nicos amigos sobreviventes. Ento algo deu errado, ele s no sabia o que. Mas, Wayne estava de volta uma ltima vez para consertar isso. Sua estrela de xerife era sua autoridade, e ela estava de volta ao seu peito, mesmo que no literalmente.

Wayne entrou na cidade que havia sido feita refm de trs imbecis que mal sabiam falar. Estavam no Saloon, onde mantinham a cidade sob o domnio do medo (Wayne sorriu pensando em como aquela frase final daria um bom ttulo de um livro). Wayne ainda conseguia sorrir, apesar de tudo. Calvalgando o cavalo e o corpo de outra pessoa, Wayne se aproximou do Saloon onde, ele sabia, Verona e outras mulheres da cidade haviam sido obrigadas a servir a Zed e os seus, de todas as formas. Wayne rangeu os dentes, saltou do cavalo e entrou no saloon:

- Posso saber quem voc? - Perguntou Zed? - Meu nome Jerusalem Jones. Algum problema? - Nenhum, a no ser essa estrela no seu peito e suas armas que eu pediria que deixasse com o meu amigo barman - Zed se referia a um de seus capangas sobreviventes que sorria mostrando os dois dentes que restavam-lhe. - Voc o xerife da cidade? - Perguntou Wayne - Pode-se dizer que sim. E voc, pode me dizer onde conseguiu essa estrela? Bem se v que voc no nem nunca foi xerife - Zed falava apontando a arma para Wayne, mesmo depois deste ter entregue as suas. Ele no via Verona por perto. Isso o preocupava. - A estrela... uma lembrana. - Lembrana? Lembrana do que ou de quem? - Perguntou Zed rindo para o outro capanga sentado com ele mesa, tambm armado. - Uma lembrana de quem a lei em Badland City.

Wayne sentiu Zed retesar o corpo, e reconhecer algo na voz de Jerusalem Jones. Bastou esse momento de espanto de Zed, para que Wayne puxasse uma faca da bota de Jerusalem Jones e enfiasse na mo do "barman" que, distrado com a conversa, no recolhera suas armas do balco. Wayne pulou para trs do balco, j pegando as armas. O tiroteio comeou antes mesmo dele aterrisar do outro lado. O "barman" foi atingido sem d nem piedade. Wayne notou que

todo mundo que estava ali contra a vontade aproveitou para se mandar ou se proteger. Eram apenas ele, Zed e o nico capanga restante.

Wayne sabia que eles eram burros o suficiente para estarem atirando sem se protegerem. E, melhor ainda, eles estavam atirando na bancada, e vindo na direo de Wayne acreditando que este no se exporia, por estar em desvantagem numrica. Os dois atiravam frenticamente contra a parte inferior do balco, onde Wayne estava logo atrs, sem se darem conta de que esta fora construda para suportar esse tipo de incoveniente. Estavam to furiosos que no notavam que as balas no vazavam, realmente, a madeira. Acreditavam piamente que do outro lado, Wayne j estava morto, ou no mnimo ferido mortalmente. Quando Wayne, sentiu que as balas acabaram, e que eles estavam sobre o balco, ele fez o impensvel.

- Eu me rendo!!!! - Gritou Wayne - Qu? Esse filho da me est vivo?

Wayne se levantou sob a mira de Zed e seu capanga. Wayne colocou suas armas novamente sobre o balco.

- Creio que essa estrela pertence a vocs? - Disse Wayne, lentamente levando a mo estrela para entregar a Zed. - Que pensa que est fazendo? Eu j estou cansado de voc! - Disse Zed engatilhando.

Wayne arrancou a estrela de seu prprio peito e cravou no peito de Zed, que disparou, no susto, acertando o ombro de Wayne. "Merda, contei errado", pensou Wayne e Jerusalem Jones caiu. Zed olhou para seu parceiro, pegou a arma em cima do balco, apontou para a cabea dele, e atirou. Wayne estava no corpo de Zed agora.

Wayne no corpo de Zed foi ao outro lado do balco. Seu "parceiro" estava cado no cho. A bala s passara de raspo. Wayne no sabia se ele estava desmaiado pelo susto, ou pela sbita sada sua de seu corpo. Mas tudo indicava que ele ficaria bem. S precisava de um curativo. Antes Wayne precisava encontrar Verona e se despedir. Ele precisava fazer isso, mesmo que fosse ali, no corpo de Zed.

Quando se levantou Wayne viu que, no alto da escada, escondida, Verona observava assustada e chorando a todo os acontecimentos. Ele largou as armas, fazendo um gesto de que estava sem mais nenhuma arma e disse:

- V-verona... no se assuste! - Quando disse isso, Verona deu um grito e correu... correu para os braos de Wayne. - Eu sabia... eu sabia...sabia que voc conseguiria, meu amor... - Dizia Verona cheia de paixo! - Ento voc sabe? Voc consegue me ver? - Claro, meu amor! Claro, Zed! - (msica de suspense!) - O qu?! - Graas a Deus voc escapou. Pensei que depois de tudo que passamos para nos livrar do Wayne, voc ia morrer pelas mos desse fracassado. J bastava de eu viver nessa cidadezinha com um xerife caipira, sem perspectiva de uma vida melhor. Quando nos encontramos sem que Wayne soubesse e voc me contou sobre tudo que poderamos ter juntos, eu arrisquei tudo dopando Wayne e entregando el... - Um tiro interrompeu Verona. Um buraco fora aberto ao lado de sua cabea. Os olhos brilhantes, vidrados em Wayne, se apagaram.

Wayne achou engraado que a nica coisa que lhe viesse a cabea, naquele instante, fosse se matar, mesmo j estando morto. Apontou o revlver para sua cabea, para a cabea de Zed e aper... "No. Eu posso fazer melhor", pensou Wayne. Foi at o balco e procurou uma faca bem amolada. A mais amolada que ele pudesse encontrar. Pegou um pano, enrolou e ps na boca. Ele tinha

todo o tempo e privacidade do mundo. As pessoas estavam bem longe do saloon, em suas casas, com medo e esperando aquilo tudo terminar.

Wayne sentou o corpo de Zed, no qual estava dentro, numa cadeira. Abriu a cala de Zed e puxou para fora o bem de Zed mais precioso. A dor, naquele momento, quem sentiria era Wayne. Mas s naquele momento. Colocou a faca bem no talo, fechou os olhos e, com toda a raiva que Wayne sentia, cortou fora!

Wayne quase desmaiou. Ficou zonzo de dor. Mas fez de tudo pra manter-se acordado. Sangrando e segurando a "jia" de Zed, se aproximou da porta e jogou para alguns ces que estavam por perto.

"Lcido. Preciso ficar... lcido e terminar isso". Wayne foi at Jerusalem Jones, arrancou a estrela de seu peito, da camisa de Zed, e a colocou de volta em Jerusalem Jones. Nesta hora, Zed caiu desacordado. Wayne levantou, agora de volta ao corpo de Jerusalem Jones. Por um prazer mrbido, Wayne juntou o corpo morto de Verona ao de Zed, desacordado, como se fossem um lindo casal. Wayne colocou a faca na mo de Verona, e foi embora.

Foi at onde seu corpo estava pendurado, retirou-o e deu a si mesmo um enterro decente. Antes de ir, tirou a estrela do peito e jogou sobre sua cova. Jerusalem Jones bambeou um pouco, mas no caiu. Porm, no conseguiu evitar de vomitar, sem saber o porque. Viu a cova, a estrela sobre ela, e viu rvore sem o corpo. Sentiu um calafrio e resolveu no se fazer muitas perguntas, e apenas ir embora dali sem levar nada.

Quando montou em seu cavalo e estava se preparando para partir, Jerusalem Jones ouviu um grito pavoroso vindo da cidade. O grito de algum que parecia ter pedido a prpria alma ou, quem sabe, mais que isso.

EPISDIO 08 METALINGUAGEM

Tim Harris cavalgava decidido para um menino de 15 anos. Cavalgava com uma meta, Tim Harris iria matar o seu pai, Jerusalem Jones. Tim perdeu seu pai adotivo aos 10 anos, para uma doena incurvel, e sua me aos 13, quando esta sofreu um acidente trabalhando em uma fazenda. Ela ainda teve tempo de contar toda a verdade sobre quem realmente era o seu pai. Jonathan Harris aceitou Martha e seu filho e o criou como se fosse seu prprio. Porm, Martha no podia partir e deixar seu filho sem saber a verdade. Contou-lhe tudo e disse que seu pai verdadeiro a abandonou assim que soube que ela estava grvida. Jerusalem Jones disse que era um esprito livre. Tim pensou consigo mesmo,assim que sua me fechou os olhos, "voc vai virar um esprito, Jerusalem Jones, isso voc vai."

Tim logo fugiu da casa dos parentes distantes que ficaram de cuidar dele, os Parkers. Ele tinha uma misso e ia cumpri-la. Mesmo ainda to jovem, Tim sabia se cuidar e conseguia emprego dos mais variados, trabalhando at mesmo em um pequeno jornal, como entregador. O Sr. Gaiman, dono do jornal, o tinha como um filho e o deixava dormir por ali mesmo. Mas, Tim logo deixou esse lugar seguro para continuar em busca de seu pai. Acabou se juntando a um bando de ciganos que no tinham parada certa. Os ciganos ensinaram muito a Tim, at mesmo que vingana nem sempre implica em morte. Tim provou ser um rapaz de confiana e as artes arcanas dos ciganos foram ensinadas a ele, mesmo que no em sua plenitude. O chefe da tribo, o cigano Alanmohr, lhe

mostrou algo que serviria a Tim, quando este encontrasse seu pai. Pediu que Tim estendesse a mo e colocou sobre ela um pequeno saco de pano. Recitou algumas palavras no ouvido de Tim, fechou os olhos e disse a Tim, em que cidade estava Jerusalem Jones. E saiu de seu transe.

Tim deixava sua breve vida de cigano para trs e cavalgava ao encontro de seu pai, para faz-lo pagar pelo que fez sua me. Tim cavalgou por alguns dias, sempre parando e descansando, e treinando as artes msticas que fariam com que seu pai sofresse algo pior que a prpria morte.

Nesse ponto onde encontramos Jerusalem Jones bebendo no Saloon TopTen, tentando esquecer os azares de sua vida. Fica ali at a noite, se divertindo e quando se dirige para a estalagem Four Reasons, d de cara com um moleque na rua, que o encara.

- Eu perguntei pela cidade e me disseram que voc Jerusalem Jones - diz o moleque com uma certa firmeza na voz, pouco comum para um garoto da sua idade. - Sim, guri, sou eu mesmo.

Ao dizer isso, o garoto pega uma sacola pequena. Jerusalem Jones olha pra ele curioso. O garoto coloca um p brilhante sobre a palma da mo. Jerusalem Jones logo arregala os olhos. Apesar de bem fino, parece ouro, ouro em p.

- Sabe o que isso, moo? - pergunta o garoto aproximando mais de Jerusalem, para este poder ver mais de perto. - Nem fao idia garoto. Deixa ver aqui na minha mo.

Quando Jerusalem se aproxima, Tim Harris sopra o p sobre o rosto de Jerusalem Jones, que diz desconsolado:

- Ah, no! De novo no!

... ... ...

Jerusalem Jones abre os olhos e v... o que Jerusalem v? Um cara sem camisa, com as pernas em cima de uma mesa, e com uma especie de tbua sobre o colo ao qual ele cutuca com os dedos. O cara olha para uma caixa iluminada sua frente. Jerusalem Jones est no mundo real agora. Est no mundo de seu criador, Eudes Honorato. Ele se apia na mquina de lavar roupa, meio zonzo, por causa do p, claro.

- Q-quem voc? Que lugar esse? Cad aquele maldito fedelho? Tem p de sei-l-o-que entupindo meu nariz. Me ajude, cara! - Hmmm... eu sou o cara que criou voc. - Como assim, me criou? - Voc um personagem de vrios contos que escrevo sobre faroeste. Voc no existe de verdade. - Eu estou tendo um pesadelo. Voc um pesadelo meu. Voc que no existe! Disse Jerusalem Jones consternado e sentando no cho, encostado mquina de lavar. Ele coloca seu chapu no cho e me olha sem saber o que dizer. - Tipo, no nada pessoal, sabe. Eu apenas estava sem idia para seu prximo conto. Ento, enquanto eu estava no banheiro, me veio essa idia cabea. Eu resolvi, tipo, homenagear uma histria muito boa que li uma vez em um gib... um livro ilustrado. Se chamava Homem-Animal e o heri (o Homem-Animal) se encontrava com seu criador, Grant Morrison.Chamam a isso de metalinguagem. - Sei, sei, sei... voc t copiando dos outros, eu entendi - disse Jerusalem emburrado. - Ei, agora virou crtico literrio? Se trata de uma homenagem. Essa apenas a principal, mas h outras em toda esse conto. O Tim Harris, seu filho...

- Ah, j que estou aqui, vou fazer seu jogo e fingir que tudo isso aqui verdade: que porra de histria de filho essa?! Eu no me lembro de ter emprenhado ningum. - Certo, voc no lembra ainda, pois eu no escrevi a parte em que voc se recorda de ter transado com Martha Harris. Por falar nisso, como eu estava dizendo, Tim Harris tambm uma homenagem a um personagem de... hmmm... livros ilustrados, mas o Harris uma homenagem a uma amiga. - Nossaaaaa, que histria interessante... - Ser sarcstico no ajuda em nada, Jerusalem. Voc devia dar graas a Deus por existir. Era pra voc ter sido personagem de apenas um conto, mas como seu nome ficou maneiro, eu decidi escrever mais um e mais um, e mais um... - , isso tenho que concordar, meu nome muito bom mesmo. Ah droga, como eu acordo desse sonho maluco? - Ok, voc no uma boa companhia, mas acho que porque eu coloquei muita coisa de mim em voc. Certo, vou te mandar de volta para seu mundo... mas ainda no sei como vou terminar a histria sobre seu filho. Vou decidir na hora. At mais, Jerusalem. - Voc um cara extraordinrio, Eudes... ... ... voc me obrigou a dizer isso, no foi? - ... hmmm... foi... bom, at mais.

... ... ...

- Aaaaahhhhhh - Gritou Jerusalem Jones ao acordar no dia seguinte - O que foi tudo aquilo? - Oi, pai? - Voc ainda est aqui? Quem diabos voc e o que fez comigo? - Nada demais. S um feitio cigano passageiro. Mas me senti vingado ao passar a noite te vendo tremer e gemer como uma garotinha, pai. - Que histria essa de pai? - Martha Harris... ela era minha me.

- Hmmm... quer dizer que... - "Eu sou um esprito livre", te lembra alguma coisa?

Jerusalem Jones ficou sem saber o que dizer. Sim, ele lembrava, mas ele era jovem demais. No podia pagar por algo do passado. No podia ter essa pedra no sapato pro resto de sua vida.

- O que quer? Que eu acabe de te criar? - No, na verdade eu ia te matar. Mas enquanto passei a noite aqui e vi como o feitio te deixou, lembrei do ensinamento do cigano Alanmorh, quando me disse onde voc estava. Ele disse, "Tim, a vingana nunca plena, mata a alma e envenena." Vou voltar para morar com os Parkers, e construir minha vida. Voc no parece ser um cara to ruim, pai. - e dizendo isso, apertou a mo de Jerusalem, montou seu cavalo e se foi.

Jerusalem coou a cabea, sem entender realmente o que aconteceu ali. Olhou em volta, procurando seu chapu. Estava jogado em um canto perto dos cavalos. Pegou-o e viu que na frente havia duas letras grandes escritas, como que bordadas, R e A. Ele no lembrava como aquilo foi parar ali. Achou que devia ser alguma piada do tal Tim Harris.

Bateu a poeira da roupa e sentiu um calafrio ao olhar aquelas letras. Jogou o chapu fora e voltou para o Saloon TopTen, para beber mais algumas.

EPISDIO 09 ENCONTRO COM BLACK GODDARD

Ningum fazia idia da origem de Black Goddard, sabiam apenas que ele apareceu na cidade e, em pouco tempo, se tornou dono de metade dela. Neville City no era mais prspera por causa disso, na verdade, nunca mais fora a mesma depois que Black Goddard apareceu e, de modo estranho, foi tomando conta do lugar. Parecia uma erva daninha, crescendo sempre mais, querendo sempre mais. Sua base de operaes, por assim dizer, era o Salloon Goddard, onde passava os dias sempre conversando com pessoas estranhas, que no eram habitantes do lugarejo. E sempre que essas pessoas sumiam, Goddard se tornava dono de mais um pedao da cidade, fosse um imvel, um negcio, ou mesmo uma vida.

Era evidente para todos que Goddard gostava do poder. O prefeito e o xerife da cidade praticamente respondiam s ordens de Goddard, e muita coisa sinistra que acontecia na cidade era encoberta, ora por um, ora por outro. Porm, Black Goddard, nos ltimos dias, vinha pensando em alar vos mais altos. Onde iria aterrisar s Deus poderia saber.

Enquanto isso, chega na cidade Jerusalem Jones. Veio Neville City apenas para descansar at seguir para Fawcett Town. A cicatriz no seu pescoo coava mais que o normal. Devia ser por causa do calor. Fora isso, os efeitos daquela maldita mordida pareciam realmente ter sido obliterados para sempre. Jerusalem Jones tentou lembrar como diabos aprendera aquela palavra, "obliterado", mas no fazia idia. Seu vocabulrio no era dos melhores. Deve ter sido em algum folhetim que andou lendo.

Black Goddard pensava consigo mesmo que, para levar adiante seu plano mais recente, precisaria de algum ingnuo o bastante para que tal plano desse certo. Na verdade, ingnuo no era bem a palavra, teria que ser algum bem...

- IMBECIL! Olha por onde anda! - gritava um homem enorme em quem Jerusalem Jones esbarrara ao entrar no Saloon - Ei! Desculpa, meu camarada, mas voc bem que podia evitar ficar bem na entrada do saloon, hein?

O homem fulminou Jerusalem com um olhar e preparava-se para dar-lhe um belo soco, quando Black Goddard segurou seu brao e disse-lhe:

- Calma, Smitheson. assim que voc trata os visitantes? - e Smitheson se acalmou, afinal era Black Goddard quem pedia, e no qualquer um. - Bem-vindo, forasteiro. Pode entrar e se sentir a vontade em meu estabelecimento. Sente naquela mesa e j me junto ao senhor.

Jerusalem Jones nada entendeu, mas foi para a mesa indicada. Sentiu uma pontada na cicatriz. Coava de novo. Quem sabe agora parava, j que sara do sol escaldante l de fora. O estranho que parecia ser o dono do saloon chegou com duas canecas de cerveja e depositou-as em cima da mesa. Empurrou uma para Jerusalem Jones...

- Por conta da casa. Ento, o que o traz Neville City? - Minhas pernas - disse Jerusalem Jones e soltou uma gargalhada solitria. - Hmmm... bom, fora o seu bom humor, veio tratar de algum negcio em particular na cidade, senhor...? - Jones, Jerusalem Jones. - Prazer, me chamo Black Goddard.

De repente Jerusalem Jones se engasgou com a cerveja. Comeou a tossir e a rir ao mesmo tempo, num ataque desconcertante. Goddard quase levou um banho de cerveja e, ao mesmo tempo, no entendia o motivo das risadas de Jones. Quando este conseguiu falar, disse:

- Voc no t falando srio. Que diabo de nome esse? - Jerusalem Jones tambm no um nome l muito comum - disse Goddard tentando controlar a antipatia que comeava a sentir pelo forasteiro. - Certo, mas tem bem mais estilo, se me permite dizer. No seu caso, bom, seu pai chegou e disse "pe a Black, meu filho vai se chamar Black"? Ou isso um tipo de nome de guerra? Seja sincero, no se v muitos Blacks por a, pelo menos no da sua cor - disse Jerusalem Jones explodindo em outra gargalhada.

As pessoas no saloon, sem querer, estavam ouvindo a conversa e, sem querer, estavam sendo contagiadas pelas risadas histricas de Jerusalem Jones. Tentavam segurar o riso, mas o estranho ria to descontroladamente de algo to banal quanto um nome, que elas no estavam conseguindo se conter. Sabendo como Black Goddard podia ser cruel s vezes, aquelas pessoas que no estavam conseguindo se segurar, comeavam a pagar sua conta e sair do saloon.

A cicatriz do pescoo de Jones estava coando miseravelmente. Para quem no lembra, a cicatriz foi provocada pela mordida de uma morta-viva, que quando era apenas viva, era amiga de Jerusalem Jones. Infectado e com o risco de se transformar em um morto-vivo, Jerusalem Jones aceitou a ajuda de um feiticeiro ndio e conseguiu escapar da sina de se transformar, ele mesmo, em um morto-vivo. Por que, ento, a cicatriz agora estava coando tanto? E por que ele estava rindo de algo to bobo, quanto o nome daquele cara? Ele no conseguia se conter. E metade do saloon ria junto com ele. Ele precisava parar, estava at mesmo perdendo ar de tanto rir.

Neste momento Black Goddard j havia desistido de usar aquele fracassado para qualquer plano seu. Goddard s pensava em uma coisa: mat-lo. Se controlando para no atirar no desgraado ali mesmo, Goddard gritou:

- Eu o desafio para um duelo!

- M... m... mas...hhihihihihih... hahahah...hhihih... o que dia... haiuaiaiahiehai... eu... eu... fiz...? hauehaue - Jerusalem Jones estava desesperado, no conseguia parar de rir e nem de coar a cicatriz no pescoo. Agora queimava.

Goddard agarrou o tal Jones pela gola da camisa e o levou para fora. Agora todos haviam parado de rir... menos Jerusalem Jones.

C...

como...hauhuahhahaha...

e...

eu...

vou...hahahaha...

conseguir...

ahehauehauheua... ati.. atirar assim?

Goddard no deu a mnima para o apelo de Jones. Contou vinte passos de onde Jones estava e virou de frente para ele. Jerusalem Jones se ps de p com dificuldade. Estava sem ar de tanto rir. Ele no estava entendendo o que havia com ele. A piada j perdera a graa a muito tempo. Goddard designou seu barman como juz do duelo e que ele apontasse o momento de disparar. Goddard s estava fazendo aquilo, porque estava vendo que o idiota no ia parar de rir e ele o mataria ali, dentro da lei, na frente de todos.

O barman disse que ia contar at trs. Jerusalem estava praticamente em convulses por causa da crise de riso. O barman estava no "dois". Jerusalem tentava ao menos colocar a mo sobre a sua arma, e no conseguia. O barman gritou "TRS" e um estampido se ouviu vindo da arma de Black Goodard. Jerusalem Jones girou e caiu.

A multido ficou em silncio. O barman se aproximou de Jerusalem Jones para constatar sua morte. O forasteiro estava cado de costas. No havia sangue. Quando o barman foi vir-lo, notou que havia uma cicatriz em seu pescoo, e essa estava... a cicatriz, ela estava...pulsando?! O pobre barman s sentiu seu corpo ser arremessado pra longe, por um Jerusalem Jones ensandecido. A multido soltou um "ooooh" em conjunto. O forasteiro se ps de p e olhou na direo de Black Goddard, que estava estupefato, at mesmo esquecendo que

estava com uma arma na mo. Quando este lembrou que podia atirar, era tarde demais. Jerusalem Jones deu salto que nenhum homem normal poderia dar. Caiu em cima de Black Goddard, que perdeu sua arma na queda. Goddard gritava todos os palavres do mundo, ordenando que Jerusalem Jones sasse de cima dele, ou que algum atirasse no desgraado. Mas as pessoas estavam ou correndo, ou sem saber o que fazer. Talvez no atirassem com medo de acertar Goddard.

Quando Goddard xingou a me de Jerusalem de nomes que aqui no caberiam, este soltou um rugido gutural e, num movimento rpido, arrancou a orelha esquerda de Black Goddard. Seu grito foi ensurdecedor. Quando ele viu que Jones estava saboreando sua orelha, Goddard entrou em pnico. Ele no estava entendo o que estava acontecendo.

Foi quando Jerusalem sentiu um disparo passar rente sua cabea. Estava chegando ajuda para Goddard. Antes que pudesse ser morto, Jerusalem Jones disparou rumo sada da cidade, e o xerife e seus ajudantes, assim como um Goddard sem orelha, ensanguentado, observaram como ele corria. Uma velocidade inumana.

Goddard levantou-se e sabia que, de agora em diante, tinha um novo objetivo em sua vida: caa e matar Jerusalem Jones. Em seguida desmaiou. ... ... ...

Demorou muito tempo para que Jerusalem Jones acordasse. A nica coisa de que lembrava era de Goddard atirando e o tiro passando rente ao seu brao, e ele caindo. Lembra que a dor no pescoo, por causa da cicatriz era tanta, que desmaiou, ou acha que desmaiou. No lembra de mais nada depois disso. A cicatriz estava quieta, nem mesmo parecia existir. O que teria acontecido? Jerusalem no queria saber. Estava sem seu cavalo e teria de andar bastante at conseguir um. Ele s queria esquecer que conhecera algum chamado Black

Goddard. Levantou, lavou o rosto num crrego prximo. Bateu a poeira da roupa e se ps a andar.

De repente, Jerusalem Jones soltou um arroto, e sentiu um gosto estranhssimo na boca. No lembrava de ter comido nada.

EPISDIO 10 A CIDADE FANTASMA

Ilustrao por qui

H alguns anos atrs...

Fazia tempo que Jerusalem Jones no fazia aquele percurso, mas no tanto tempo a ponto de surgir uma cidade naquele lugar. Ele coou a cabea e tentou entender o que poderia ter acontecido. Seria uma miragem? O sol at que estava bem forte, mas ele se sentia muito bem, e no estava nem com sede. Mas uma cidade inteira. Se fosse uma pequena vila, tudo bem. Jerusalem Jones olhou em volta, e as montanhas pareciam se fechar sobre a cidadezinha recm-aparecidado-nada.

Gantua sabia que no lhe restava mais nada. Depois que sua nave sofreu uma avaria no inter-espao, a nica coisa que pde fazer foi se teleportar para o planeta mais prximo, sabendo que isso no seria, contudo, sua salvao. Mas era melhor do que explodir junto

com a nave. A guerra para Gantua chegara ao fim ali. Viver mais um pouco, em um lugar totalmente estranho, seria apenas uma ltima aventura. Claro, se ela conseguisse respirar na nova atmosfera...

Jerusalem Jones entrou, ressabiado, na cidade. Olhava como as pessoas agiam normalmente. Alguns cumprimentavam-lhe, outros nem mesmo notavam sua presena. Era uma cidade normal, com pessoas normais. Jerusalem Jones desceu de seu cavalo e levou-o at onde o animal pudesse se refrescar, e Jones pensou em fazer o mesmo. O saloon ficava logo sua frente. Ao entrar, aquele aspecto de normalidade que a cidade tinha o incomodou mais ainda. Tentando deixar essa sensao estranha de lado, pediu uma bebida.

Gantua se materializou acima do solo e sofreu uma queda feia, mas que no fez com que sofresse nada mais grave. O lugar onde cara era deserto, rido. O calor seria sufocante, se Gantua no tivesse vindo de um planeta ainda pior. Sem grandes meios de locomoo, Gantua s podia esperar morrer dentro de alguns dias. Ou, quem sabe, talvez Gantua pudesse esperar um pouco mais, antes de morrer, e explorar o territrio onde caiu, quem sabe aprender, e levar consigo um pouco mais de conhecimento.

Jerusalem Jones tomou sua bebida com calma, enquanto olhava ao redor. As pessoas, parecia faltar algo a elas. Elas conversavam entre si, havia toda aquela aura de uma cidade comum, com pessoas de todos os tipos e, no entanto, faltava algo. De repente uma idia louca passou pela cabea de Jerusalem Jones. Sem pensar muito, para no desistir, Jerusalem Jones encheu os pulmes e soltou o palavro mais cabeludo que conhecia to alto que chegou a doer seus prprios ouvidos. Ningum notou. Ningum se abalou.

Gantua j estava h uns dias no planeta e em vez de morrer, se tornava mais forte. Aparentemente a atmosfera do lugar a ajudava. Isso era um imprevisto. Na verdade, Gantua at mesmo se acostumara quele lugar deserto e rido, pois lembrava-lhe um pouco o lugar de onde veio. Uma coisa interessante que ela no vinha sentindo fome. Parecia que a atmosfera lhe provia at mesmo uma certa fonte de nutrientes. Porm,

Gantua tinha que fazer algo para matar o tempo, enquanto no encontrava uma soluo para o que faria nesse planeta. Talvez devesse construir algo, quem sabe.

Jerusalem Jones entendeu ento o que vinha incomodando-lhe, aquelas pessoas eram apenas cascas. Eram vazias. Sem almas. Aquele pensamento deu-lhe arrepios. Seria uma cidade-fantasma? No, no era isso. O problema que ele no sabia o que era. Ele resolveu que sairia dali o mais rpido possvel, pois no estava muito a fim de descobrir. Talvez fosse tudo uma iluso e ao deix-la para trs, tudo acabasse. Quando saiu para a rua, percebeu que, quem quer que fosse o reponsvel pela construo da cidade, soube que ele estava ali, e que ele no era um deles. Jerusalem Jones sacou de seu revlver e apontou para o pequeno grupo de pessoas que avanava para ele, lentamente, com aqueles olhos vazios.

Gantua tinha mais ou menos uma idia do que poderia fazer. Mas no estava certa se seria algo de bom gosto, j que sabia muito pouco sobre o planeta. Estava para tentar algo usando o mnimo que sabia, quando ouviu um estampido, e mais um, e mais um. Gantua correu, subiu em uma elevao e viu que adiante de onde estava, existia um povoado. Gantua porm conseguiu definir alguns padres que conseguiram assust-la. Ela no era a nica de outro mundo a estar ali, seus inimigos, sabe-se l porque, chegaram primeiro. Gantua correu.

Jerusalem Jones estava atirando para todos os lados e correndo. As pessoas caam e se transformavam em p. Ele saltou sobre um cavalo que estava em seu caminho e disparou na direo da cidade, quando percebeu que o cavalo comeou a lev-lo em outra direo. E, por mais burro que pudesse ser, deduziu que se as pessoas eram esquisitas, os animais tambm deviam ser. O animal empinou e derrubou-o. Ia pisote-lo se ele no sai de lado. Jerusalem Jones levantou-se e j estava tomando seu rumo novamente, quando foi agarrado por um dos habitantes da cidade. Segurou-o com uma fora imensa, quase quebrando seu brao. O homem segurou a cabea de Jones e ia comear a torc-la quando de repente caiu e virou p.

Gantua no sabia o que eles poderiam estar tentando montando um smile do que ela deduzia ser um povoado do planeta, mas tinha que ir l saber do que se tratava. Morrer pelas mos deles era o menor dos problemas. Chegou ao povoado em poucos minutos, correndo em velocidade beta. Quando entrou no povoado viu que os habitantes eram apenas cpias-trmicas. Era uma ttica dos inimigos que ela bem conhecia. Fizeram uma cpia-trmica de seu filho, antes de o matarem. Onde estava eles esto? Gantua percebeu agitao de um lado da cidade, correu e viu que uma cpia-trmica tentava matar um habitante do planeta e a impediu.

Jerusalem Jones teve um choque ao ver o que o salvou. Era to aterrador que a nica coisa que ele pensou foi em atirar, mas ele no podia, afinal a coisa o salvara. Mas o que diabos era aquilo? Um troo com uma cauda enorme, uma lngua que parecia querer agarr-lo. A nica coisa que Jerusalem Jones reconhecia era algo parecido com peitos de mulher. Ele estava hipnotizado olhando aquilo.

Gantua esqueceu que sua aparncia devia ser horrenda para aquele habitante, assim como ele era bem feio para ela. Gantua deu meia-volta antes que as coisas piorassem. O habitante estava esttico olhando para ela, com aquela espcie de arma na mo apontada para ela. Gantua no sabia como os inimigos construiram aquele povoado e porque, e pior, no sabia como ia desativar tudo aquilo.

Jerusalem Jones viu aquela coisa se afastar e resolveu que tambm iria tomar o seu rumo, antes que mais algum da cidade-fantasma tentasse mat-lo. Foi quando notou que havia algo entre o p que sobrou do troo que tentou matlo. Abaixou e pegou aquela coisa esquisita. Estava apitando ou algo assim.

Gantua viu o que o habitante pegou e entendeu tudo. Aquilo tudo no foi o inimigo quem fez, e sim as cpias-trmicas. De algum modo uma unidade replicadora cara no planeta e replicara tudo o que captou em kilmetros. Aquilo na mo do habitante era a unidade replicadora, que estava naquela cpia que devia ser a cpia-trmica-matriz. E ia

se auto-destruir. Gantua correu e agarrou a unidade replicadora do habitante. Apontou para frente, sinalizando que ele sasse dal. Gantua ia ficar e ter certeza de que a unidade no iria se auto-replicar antes de se destruir.

Jerusalem Jones entendeu o que a coisa quis dizer e correu o mais rpido que pde. Quando estava quase a uma boa distncia, sentiu a exploso lan-lo para a frente. Ficou um bom tempo cado, at que levantou e olhou para trs, e da cidade no restara nada, nem escombros. Nem mesmo da criatura que o salvou por duas vezes. Um sentimento de gratido estranho o invadiu. Era esquisito sentir-se grato a algo que ele sentiu tanta repulsa. Jerusalem Jones viu seu cavalo correndo adiante, mais assustado que ele, ento correu para alcan-lo. Era hora de ir para casa.

Gantua agora estava em casa.

EPISDIO 11 THE END

Ilustrao por P.C.

Jerusalem Jones morreu ao pr-do-sol. Enforcado em uma rvore com aspecto miservel. Ele sempre soube que morreria assim, enforcado. Estranho isso, saber como iria morrer. E sabia tambm que seria de forma injusta. As coisas sempre eram injustas para Jerusalem Jones, ou pelo menos no eram sempre justas.

Minutos antes de parar de respirar, Jerusalem Jones chegou a concluso de que aquela histria, de que toda a nossa vida passa diante de nossos olhos quando estamos morrendo, era tudo lorota. A nica coisa em que ele conseguia pensar era na maldita mordida que levou no pescoo, e de como aquilo se tornou uma beno e uma maldio em sua vida.

Jerusalem escapou de muitas enrascadas graas aos estranhos poderes que aquela mordida acabou lhe concedendo, mas isso parecia ter um preo: s vezes sentia uma fome irracional, uma fome insana e imoral, por carne que no era, digamos, carne comum, se que vocs me entendem. Afinal, aquela mordida que Jerusalem Jones recebeu era de algum que estava com fome de Jerusalem Jones. E, mesmo tendo sido ajudado para que no virasse uma daquelas coisa, as sequelas foram inevitveis. Mas porque Jerusalem Jones foi morto afinal? E por quem?

Bom, um dia isso tinha que acontecer. Se metendo sempre com quem no devia, Jerusalem Jones ia acabar na ponta de uma corda. O caso foi que Jones estava morando h um tempo em Dobstownville, longe de encrencas. Foi quando recebeu a proposta do xerife de ser seu assistente. Como estava precisando de grana Jerusalem Jones aceitou, avisando que seria temporrio, pois ele no pretendia se estabelecer na cidade. O xerige Moonaghan aceitou de bom grado e, com um tapa efusivo nas costas de Jerusalem Jones, enfiou uma estrela em seu peito, quase perfurando seu corao.

Os dias se seguiram tranquilos. O trabalho de Jones era apenas recolher bbados problemticos, e faz-los passar um dia ou dois na cadeia. Geralmente Jones acabava jogando cartas com eles, dentro da cela, assim que eles "acordavam" da bebedeira. Chegava a ser um trabalho divertido. No acontecia muita coisa em Dobstownville.

Tudo ia muito bem, at que o xerife precisou se ausentar e a coisa toda desandou. Um garoto entrou s pressas e, ofegante, disse que havia problemas na casa do representante da cidade, o sr. Douglas. Como a cidade era muito pequena, no havia prefeito, apenas um representante. O garoto disse que ele estava batendo na mulher, ou algo assim. Jerusalem Jones amaldioou o representante por acabar com seu sossego, e rumou em direo sua casa.

Jones chegou e bateu porta. Esta estava aberta, e havia um silncio sepulcral l dentro. Era aquele silncio que precede coisas ruins, que Jerusalem Jones conhecia to bem. Entrou devagar, e ouviu um som vindo do andar de cima, algo como um gorgolejo, contnuo. Um som de arrepiar os cabelos da nuca. Subiu as escadas e foi ver o que era.

Vinha do que ele imaginava ser o quarto do casal. A porta tambm estava aberta e o tal gorgolejo mais alto e incessante. Sem saber como, Jerusalem Jones teve uma viso exata do que veria, antes mesmo de abrir a porta. E l estava, a mulher de joelhos, com apenas o branco dos olhos mostra, com um vestido branco, todo ensanguentado, uma faca na mo e o corpo do representante Douglas, estirado sua frente e, totalmente estripado. Havia velas e ao redor dele, e a mulher estava ajoelhada dentro de um circulo desenhado no cho.

Quando viu Jerusalem Jones a mulher correu alucinada em sua direo, e o esbofeteou to forte que Jerusalem Jones foi a nocaute na mesma hora. Ao acordar, Jerusalem Jones estava todo amarrado sobre um cavalo e com uma corda amarrada ao pescoo. Estava para ser enforcado.

O xerife comandava a turba que queria o sangue de Jerusalem Jones. O xerife disse Jones que no entendeu os motivos dele - Jerusalem Jones - ter cometido aquele hediondo assassinato duplo. Matar o representante e sua esposa, sem mais nem menos. O xerife disse que Jerusalem Jones seria enforcado imediatamente, pois o povo da cidade estava indignado e, de qualquer forma,

ele seria linchado mesmo. O xerife piscou um olho matreiro para Jerusalem Jones.

Jones comeou a colocar a cabea pra funcionar e lembrar de algumas coisas. Como por exemplo, que havia um boato na cidade de que o xerife e a mulher do representante teriam um caso. Porm, isso nunca era admitido abertamente por ningum. Mas se os dois planejaram matar o representante e jogar a culpa em algum, para depois ficarem juntos, como o xerife falou em duplo assassinato? A mulher tambm morrera. Mas, Jerusalem tinha certeza que no a matara.

Foi quando Jerusalem Jones lembrou de um livro que achou na gaveta do xerife, sobre feitiaria, e coisas como controle da mente atravs de magia negra. Na hora Jerusalem Jones achou apenas que o xerife gostava de livros exticos. Mas se a mulher do representante se matou, porque ento ele faria aquilo tudo? Com que objetivo?

Enquanto se preparavam para enforcar Jerusalem Jones, a multido gritava que o novo representante da cidade seria o heri, que descobriu e prendeu o assassino, xerife Douglas. Ah, ento era por isso. Poder. Algum deu uma palmada no cavalo onde Jerusalem Jones estava, ele disparou e a corda puxou seu pescoo, apertando-o, deixando-o sem ar, at que Jones era s um corpo balanando na rvore. Ele foi enforcado fora da cidade e o deixaram l, sem nem mesmo um enterro decente.

... ...

... o galho quebrou. Jerusalem Jones no sabe quanto tempo ficou ali pendurado. Nem mesmo sabia porque no estava morto. Quer dizer, tinha a ligeira desconfiana que isso teria a ver com sua cicatriz. Jones se sentia bem, pra dizer a verdade. Sendo que apenas um detalhe, que antes lhe incomodava,

agora ele sentia que seria bem til: ele estava com fome. Aquela outra fome, e ele pretendia saci-la na cidade, almoando com o novo representante dela.

EPISDIO 12 OLHE L NO CU!

Jerusalem Jones gostava do deserto, um lugar solitrio e esquisito, assim como ele mesmo. Entre uma cidade e outra, uma aventura e outra, ele dormia pelos desertos, luz de uma fogueira, olhando as estrelas e pensando em sua estranha vida. Pois bem, estava Jerusalem Jones fazendo exatamente isso, quando ele notou que uma das estrelas comeou a aumentar de tamanho de repente. Ele ficou ali, deitado, com as mos atrs da cabea, apoiado a uma pedra, olhando aquilo, paralisado. Era incrvel, mas a estrela estava aumentando cada vez mais. Apenas quando j era tarde demais, ele percebeu que a estrela estava, na verdade, vindo em sua direo.

Jerusalem Jones "acordou" e saiu correndo em direo ao cavalo. Pulou na sela, esporou o bicho e tentou correr o mximo que podia. Mas era tarde. O que quer que fosse aquilo, atingiu o cho perto de Jones, e lanou ele e o cavalo metros a frente. Pedra e poeira caram sobre ele. Tossindo, ele se levantou e viu que o cavalo estava mais ou menos bem, s parecia no querer levantar de onde estava, como se estivesse muito cansado de tudo aquilo que passava ao lado (quer dizer, embaixo) de Jerusalem Jones. Suspirou e deitou a cabea.

Jones bateu a poeira da roupa e olhou na direo da cratera aberta pela tal "estrela". Pequenas chamas rodeavam o local e havia algo dentro dela. Ele se

aproximou cauteloso e viu que era uma coisa ovalada. Parecia quase como uma bala de canho, s que mais enfeitada. Sem saber o que pensar ou fazer sobre aquilo tudo, Jones j estava para pegar seu cavalo e ir embora, quando ouviu um chiado forte e a coisa comeou a abrir uma portinhola na parte de cima. Depois de sair muita fumaa de dentro - uma fumaa estremamente fria - deu para ver que havia dentro... um beb!

Um beb? Jerusalem Jones olhou ao redor, como se esperasse que algum aparecesse para explicar tudo aquilo, mas, claro, isso no ia acontecer. O beb parecia bastante saudvel para quem acabara de sofrer uma queda daquela dimenso. Ele erguia os braos na direo de Jerusalem Jones e fazia aqueles barulhos engraadinhos que bebs costumam fazer. Jones sentiu uma coisa estranha dentro de si, algo que nunca sentira antes, seus olhos comearam a marejar sem ele saber porque. Jones no sabia, mas ele estava sendo sensvel. Pena que no duraria.

Quando j estava at pensando em um nome para o filho das estrelas, que adotaria como seu, recebeu uma espcie de raio vermelho bem no ombro, vindo dos olhos do garoto. Jones deu um grito to alto, mas to alto que o eco durou alguns segundo para dissipar pelo deserto. O moleque assou o seu ombro esquerdo. Queimou como o inferno.

O moleque soltou uma risadinha de beb que soou extremamente diablica. Logo em seguida, ele comeou a... flutuar! O desgraado estava voando! Quando Jones viu os olhos do bastardinho ficarem vermelhos de novo, sacou de sua arma, tentando no pensar que aquilo era uma criana mas, sim, uma cria do Capeta. Quando disparou, Jones achou que tinha errado, pois o trocinho nem se mexeu, apenas disparou outro feixe de calor que por pouco no acerta a cabea de Jones. Atirou de novo, dessa vez descarregando as armas no filho da me. Ento Jones percebeu, ele era prova de balas. O moleque riu de novo, e aquilo fez a espinha de Jones congelar.

Ele comeou a flutuar em direo a Jones, e ele s tinha uma coisa a fazer, correr e muito. Quando deus as costas para o beb, sentiu um rajada forte de vento, em suas costas e foi derrubado. Ele sabia que tinha sido ele, nem precisa ver para saber. Levantou antes que ele pudesse chegar em cima dele, olhou na direo de umas pedras mais a frente, onde poderia se esconder, e ia correr na direo delas, quando sentiu um vento no p da orelha e viu que o moleque j estava l, antes dele. As coisas no iam bem.

O trocinho comeou a voar na direo de Jones e colocou um punho esticado para a frente, enquanto voava. Os panos de bunda que o envolviam eram vermelhos e azuis e estavam enrolados nele, mas quando ele comeou a voar nessa posio, parecia que o corninho tinha uma espcie de capa. Jones pensou em como tudo aquilo era ridculo. Foi quando recebeu um soco no queixo. Ah, o punho estendido era pra isso...

Jerusalem Jones rodopiou e caiu. No desmaiou, mas quase. Mas pouco adiantava estar acordado. Provavelmente era o fim de tudo, para Jerusalem Jones. O garoto estava em cima do peito dele, olhando na direo de sua cabea. Os olhos estavam de um verde vivo e parecia que ele vasculhava algo dentro de Jones. Ele deu aquela risadinha irritante, quando seus olhos voltaram ao normal. Mas no por muito tempo. Comearam a ficar vermelhos de novo. E mirava a cabea de Jones. Ele ia fritar seu crebro e nada podia ser feito quanto a isso. Ou quase nada. Jones viu o cu ficar pontilhado de luzinhas verdes e de repente uma chuva bizarra teve incio. Eram pedras pontiagudas, verdes. Uma delas atravessou as costas do moleque.

O grito que que a criana deu foi macabro. A coisa comeou a meio que a derreter, a pele se desfazendo. Em pouco tempo s restou o esqueleto, em cima de Jerusalem Jones. Que tirou de cima de si, com um pavor e um nojo inesquecveis. A chuva foi rpida e Jones deu graas a Deus de no ter sido

atingido por nenhuma das pedras, mesmo que algumas estivessem bem perto dele. Ele no sentia nada perto delas. Pelo jeito s afetava o bacurinho mesmo. Sabe-se l porqu.

Olhando em direo ao troo de onde o moleque sara, ele viu que uma das pedras maiores atingiu o objeto em cheio, enterrando-o. Melhor assim, ele no estava mais curioso e no queria mais saber de adotar ningum que viesse do cu, nem que fosse Jesus Cristo.

Seu cavalo, na hora da chuva, no foi bobo e se escondeu. Jesusalem Jones foi na direo dele, quando algo pequeno deu uma pancada forte em sua cabea. Ele olhou pro cho e viu um anel verde. Pegou e viu que tinha um desenho de algo que lembrava uma lamparina. Colocou em seu dedo e viu que cabia. Ficou vendo se acontecia algo e nada. Esperou mais um pouco e nada. Sem querer guardar lembranas, tirou e atirou para trs com um palavro.

Sem que Jerusalem Jones visse uma luz verde havia formado um dedo mdio apontando para cima.

INTERVALO TEXTOS REJEITADOS

Ilustrao por qui

De Volta Para O Exterminador do Futuro:

Jerusalem Jones sente o ar do deserto crepitar e um gosto de oznio se instala em sua boca. No que ele saiba como o gosto de oznio, na verdade, ele nem sabe exatamente o que oznio, mas o que acontece. Acordado no meio da noite, de seu sono no deserto, Jones v uma bola de fogo branco se formar quase que sua frente. Depois de todo misancne (no sei como se escreve isso), uma mulher aparece ali no meio do nada e vai em direo a um Jersusalem Jones estupefato:

- Venha comigo Senhor Jones, o futuro depende de sua salvao! - De que diabos a madame t falando? Quem raios voc? - Meu nome Sarah Connor, fui enviada de 1987, onde o mundo dominado pelos nazistas desde 1938. Mas um homem nos deu a esperana, e ele seu filho. Os nazistas esto enviando um rob exterminador para que o senhor no gere um filho, o nosso salvador, Indiana Jones! - Mas pera l... Eu nem mulher tenho! - Senhor Jones, porque acha que fui enviada pelada?!

-------------------------------------------------------

O Ataque dos Tomates Verdes Fritos:

Jerusalem Jones fecha o livro que acabara de comprar e ler. Sentado em sua casinha recm-adquirida de cerca branca, passa os dias a ler romances gua com aucar e fingir que no est chorando, para que seu co de estimao, Murdock, no perca o respeito por ele. Tudo corre tranquilo na vida de um Jerusalem Jones aposentado, que viveu tantas aventuras. Ele escreveria um livro, se sua letra no fosse to horrvel que nem ele mesmo consegue ler os recados que deixa para s.

Jerusalem Jones sabe que, mesmo aposentado, as coisas no costumam ficar tranquilas para ele. Tanto sabe que no se espanta quando vai at sua plantao

de tomates e leva uma mordida que no sabe de onde vem, at ver um tomate quicando sua frente. E mais outro, e mais outro, e mais outro!

Jerusalem Jones sai em desabalada quando d um encontro em uma mulher:

- Venha comigo Senhor Jones, o futuro depende de sua salvao! - Pera... tem coisa errada. Por que voc t pelada?

-----------------------------------------------------

O Dia em Que a Terra Parou... Olhou Para os Dois Lados e Atravessou:

O eclipse estava assombrando a todos na cidade de Deckard Town. Todos olhavam para cima, boquiabertos, enquanto Jerusalem Jones bocejava em uma mesa do Saloon Goldmine. Eclipses.. bah... quem precisava deles. Jerusalem Jones precisava de dinheiro urgentemente. O pouco que tinha no dava nem para pagar mais uma bebida. Foi pensando nisso que Jones sentiu uma sensao estranha. Olhou para frente e viu que tudo estava parado demais. Literalmente. Tudo e todos estavam impassveis, imexveis.

Jones se levantou, saiu do saloon e quando ps os ps para fora, uma mulher o agarrou:

- Venha comigo Senhor Jones, o futuro depende de sua salvao! - Ah, chega disso! - E dizendo isso, empurrou a mulher para longe que cambaleou atnita sem entender nada.

Jones andou mais um pouco e via que as pessoas realmente estavam estticas. Somente ento que sua mente, que trabalhava devagar, entendeu que aquilo era um sinal dos cus. Era para que ele pudesse recolher a grana dos incautos paralisados. Para no ser injusto deixaria os doces das criancinhas intocados. Quando meteu a mo no bolso do primeiro transeunte ouviu um grito em unssono:

- PEGADINHAAAAAAAA!!!!!!

EPISDIO 13 O CAADOR DE RECOMPENSAS

Eu detestava quando isso acontecia. Era um verdadeiro p no saco. De tempos em tempos eu era confundido com algum bandido, p-rapado ou no, que estivesse sendo procurado. E, por mais que eu dissesse que meu nome era Jerusalm Jones, o desgraado do caador de recompensas no acreditava. Assim sendo, era sempre um custo para me livrar deste bando de urubus que caam em cima de mim como abutres.

O pior de tudo que eu nem tinha como provar que eu era eu mesmo. Voc j reparou que ns que vivemos no velho oeste (quer dizer, ele ainda novo, mas quando voc estiver lendo isso, ele ser velho) nunca temos um documento de identificao? Tipo, como a gente sabe que o Buffalo Bill o Buffalo Bill? S por causa daquele cavanhaque brega? Qualquer um pode ter um cavanhaque idiota daqueles. Qualquer um pode dizer que o Bufallo Bill.

O fato que, desta vez, era um maldito de um chins que estava no meu encalo. Eu fugia pelo deserto como o gato foge de gua molhada. No que eu realmente estivesse com medo daquele amarelo, o desgraado nem mesmo tinha armas. Eu corria apenas porqu no queria ter de matar um filho da me e depois ter, realmente, minha cabea posta a prmio. E mais, ter minha cabea posta a prmio e por uma ninharia, o que seria mais vergonhoso.

Assim sendo eu galopava o vento (nossa, se um dia eu for escritor vou colocar essa frase pro texto ficar mais, tipo, cheguei!). L ia eu galopando o vento quando meu cavalo se assustou com alguma coisa (uma cobra eu acho) e me derrubou, saindo em disparada, me deixando sozinho a merc do comedor de peixe cru (pera, japons ou chins que come peixe cru, eu nunca sei).

No demorou muito pro amarelo me alcanar e ele saltou sem nem mesmo pr as mos no cavalo. Por um momento eu achei que o nanico tinha voado da cela. Devia ser o sol que estava me fazendo ver coisas. Se tudo aquilo tivesse um fundo musical, eu teria escutado um assovio melodioso.

Me levantei e encarei o china bem dentro dos olhos. Minha vontade era sacar e encher o boneco de balas. Afinal eu estava bem arranhado por conta da queda, e o suor que caa nos arranhes no me faziam ficar mais feliz. Mas, em vez disso, eu apenas gritei: "EU NO SOU QUEM VOC EST PENSANDO, SEU CHINEZINHO DE MERDA, MEU NOME JERUSALEM JONES!". E, antes que eu me desse conta, senti um p no meu queixo, rodopiei trs vezes e ca no mesmo lugar de onde havia terminado de levantar.

Eu me levantei grogue, olhei para o desgraado parado a minha frente, sorrindo, me olhando com aqueles olhos que eu no tinha certeza se estavam mesmo abertos. Me dei conta de que ele devia ter parte com o demo, j que eu no lembro de ter visto ele se mexer. Ele deu outro sorrizinho e disse:

- Meu nome Pe Bo Lim! Voc no "Zerusarem" Jones! Voc Paul "Macarister", e eu vou levar voc "pureso" e "peg" a "lecompensa"!

- Pera, Paul McCallister? Como algum pode me confundir com aquele troncho do Paul McCallister? O cara uma mistura de Corcunda de Notre Dame com Frankenstein. EU NO SOU TO FEIO ASSIM!!!! V se abre mais esse olho, china desgraado - ser comparado com o Paul McCallister foi demais pra minha beleza. E aquele china tava tentando me matar, assim seria apenas legtima defesa. Saquei as armas e... e nada.

O china deu um pulo no ar. Se existisse cinema nessa poca eu diria que a cena toda ficou em cmera lenta. Eu meio que vi o china flutuar, com aquela roupa rdicula de cowboy que no combinava com ele, ento girar no ar, e da seus ps acertaram meus dois revlveres, jogando-os muito, mas muito longe.

Ele voou! Eu juro que o china voou. Foi coisa de segundos, mas o viadinho voou! Quando ele aterrisou seus ps se enterraram no cho. Ele olhou de volta para mim, com um olhar (pelo menos eu deduzia que fosse um olhar, j que no se via nada, a no ser seus olhos fechados) de "eu sou o maioral". E pra completar, ele disse, todo cheio de confiana:

- Ou vem "poro" bem, ou vem "poro" mal!

Diacho, eu j tinha ouvido historinhas sobre esses chineses, e que eles tinham umas tcnicas de luta conhecidas como Funde Ku, Bung Fu, ou algo assim. O Padre Crowns disse que uma vez, estava em um clube de lutas proibido quando aceitaram um desses amarelos numa luta onde valia tudo. O padre disse que foi um massacre, e que Dwight, o peso-pesado mais assassino de todos os tempos, ficou aleijado. Claro, o padre Crowns sempre bebeu demais e sempre viu coisas demais. Ele jurava que quando esteve pelas bandas de

Roswell viu um "pires voador", assim sendo eu no acreditei em nada do que ele disse. Pelo menos at agora...

Eu no estava nem um pouco a fim de ser preso no lugar do McCallister. Eu at podia deixar ele me levar e ver a cara de idiota que ele ia ficar quando o xerife dissesse que no era eu que estavam procurando. Era isso que eu fazia na maioria das vezes que me confundiam com procurados. Mas agora, agora eu estava puto, e aquele amarelo no ia me levar a lugar nenhum, pois mesmo no sendo eu o bandido, iam rir de minha cara por ser capturado por aquele toco de gente. Eu precisava dar uns pipocos no rabo desse chins e pr ele pra correr.

Olhei na direo das minhas muito distantes armas. Olhei para o chins metidinho e... disparei na direo delas. Eu corri como nunca corri em minha vida. Eu escutei um barulho de tecido ao vento, atrs de mim, e senti uma pancada nas costas. O viadinho me acertou de novo. Eu pensei que ia ter de enfrent-lo e isso no seria muito bom... pra mim. Pra piorar, eu suava tanto que um bando de moscas se juntava em mim, por causa do suor e dos meus arranhes que devia estar uma beleza de podres. Agora eram o chins e as moscas que me irritavam.

Me levantei e fiquei de frente para o chins. Eu no sabia bem o que fazer. Se eu corresse ele me enchia de porrada, se eu ficasse ele me levava preso e o vexame seria maior. Quando eu espantei uma mosca da cara, ele se assustou e ficou em posio de ataque, com as mos em frente ao rosto. Fazia uns barulhos esquisitos, uns gritinhos meio afeminados demais para o meu gosto. Uma mosca quase entrou em meu nariz e eu fiz um gesto mais brusco, o que bastou para que ele me desse um chute na cara. PORRA!!! Esse chins maluco??!!

Meu nariz sangrava. Agora as moscas (de onde vinha tanta mosca?) estavam na minha cara aos montes. Eu dei um grito de raiva e o chins pulou com a perna esticada pra me acertar de novo, foi quando ao tentar afugentar as moscas eu

acertei o p dele e o derrubei no cho. Ele se levantou estupefacto. Na verdade eu tambm estava, s que no tinha tempo pra isso, pois as moscas me perturbavam.

O chins estava furioso por ter sido derrubado, deu um grito e avanou pra mim, comeando a tentar me acertar golpes com as mos, a cada vez que ele tentava, eu o impedia sem querer, enquanto tentava me livrar das moscas que zuniam na minha frente. Era golpe do chins de l, e golpes meus, sem querer, de c. Acabei por me defender de todos os seus golpes. Quando ele tentou me acertar a orelha com um golpe do p, eu tentava pegar uma mosca ali bem na hora e acabei por pegar o tornozelo do china. Sem pensar duas vezes rodopiei o cabra pelo tornozelo e acertei a cabea do disgramado numa pedra que estava ao meu lado.

O chins apagou na hora. Acho que ele no esperava isso, e nem eu. As moscas nessa hora, se dispersaram, foram embora. No entendi muito bem. Zung Fu, n? Olhei para aquele corpo estendido no cho, com mais ou menos metro e meio e pensei que no existia lutador perfeito, e que tudo dependia da sorte... ou das moscas, sei l.

Estava sem saber o que fazer com o chins desacordado, (que, claro, amarrei bem amarrado) quando me lembrei do que o Padre Crowns disse sobre o clube de lutas clandestino. Eu sabia onde tinha um, e se era dinheiro que o amarelo queria, ele ia ganhar, mas ia ter de dividir comigo. Ou isso, ou eu ia coloc-lo para trabalhar em uma pastelaria.

Chamei meu cavalo de volta, joguei o china amarrado no dele, e fui na direo do pr do sol, sabendo que tudo que se precisa para ganhar dinheiro na vida, um chins que lute Fung Su.

Rai r, rai r... suzana, no chores por mim, vou voltar pro Alabama tocando Pe Bo Lim... (argh... podre essa!)

EPISDIO 14 ENCONTRO INSLITO

Eu gosto do deserto, isso um fato. Outro fato no entanto, que no deserto que me acontecem as coisas mais estranhas e inesperadas. Talvez no fundo eu goste de coisas estranhas e inesperadas. Sim, estou tocando nesse ponto porque esses dias aconteceu mais um desses estranhos casos que parecem me perseguir aqui pelo deserto. Talvez o mais estranho de todos.

Eu vinha de Start City e ia na direo de Ending City, atravessando o deserto, e no estava nada contente por ter perdido dinheiro no jogo. Estava chateado por mais de um motivo, j que o dinheiro no era meu e, sim, um pagamento que fui incumbido de fazer aos irmos McNeill. Certo, eu achava que estava com sorte e resolvi usar o dinheiro do resgate do pequeno Bob Laughton, que havia sido sequestrado h 12 dias pelos tais irmos. Convenci o pai do Bob de que eu poderia levar o dinheiro em segurana e resgatar o garoto. incrvel como as pessoas acreditam em qualquer um hoje em dia.

Certo, no me olhem desse jeito. Eu apenas sou fraco quando se trata de jogatina. Perdi toda a grana e ainda tive de empenhar minhas armas. O pobre Bob estava em maus lenis. De certa forma eu tinha inteno de resgat-lo sim, mas ficaria com o dinheiro, mandando os irmos McNeill para o inferno. Como exatamente eu iria fazer isso, no caminho eu ia decidir.

Como nada disso saiu como planejado, fui atravessando o deserto indo para bem longe. Se o pai do Bob me pegasse, no haveria quem me salvasse. Bom, mas como eu ia dizendo, eu passava pelo deserto, nessa travessia que costumo fazer em tantos outros desertos e que j me renderam algumas aventuras bizarras, quando eu vi um caveleiro ao longe se aproximando rpido. No pude deixar de notar que ele carregava algum junto. Algum pequeno. Quando ele ia passar por mim toda velocidade, eu quase ca do cavalo de susto: O DESGRAADO ERA A MINHA CARA!!!

Acho que ele passou to rpido que no me notou. Parecia com bastante pressa. Resolvi ir atrs e quando o alcancei, foi que ele se deu conta da semelhana que havia entre ns e parou. Ficamos meio que estupefactos por um tempo, at que um dos dois resolveu falar, eu, no caso:

- Somos irmos que se perderam ou algo assim? Qual seu nome? - M-meu nome Jerusalem Jones. E o seu?

Eu no podia acreditar, era algum tipo de brincadeira. O que estava acontecendo afinal?

- Quem o garoto com voc, posso saber? - Cara, eu no sei o que est acontecendo aqui, at as nossas vozes so idnticas. O garoto se chama Bob Laughton, eu acabo de resgat-lo e estou levando o garoto e o dinheiro de volta para o pai dele. Espero que os dois consigam reconstruir suas vidas depois desse pequeno constrangimento.

Minha cabea estava doendo demais. Quando ele disse essas coisas que notei que haviam algumas diferenas entre ns dois: ele parecia mais... mais... honesto. J ia comentar sobre isso quando olhamos os dois para um outro cavaleiro que se aproximava e eu, no sei o motivo, sabia que era outro Jerusalem Jones. E no deu outra.

Ele se aproximou de ns dois, tinha um olhar insano, e estava com o mesmo garoto na garupa, s que um pequeno detalhe: o garoto estava morto, esfaqueado. O novo Jerusalem Jones estava coberto de sangue. Ele no parecia ver nenhum problema em estar diante de mais dois parecidos com ele, e disse:

- Reunio de famlia? Hehehehehe? Hein? Reunio, ... hehehehehe. Tenho que entregar essa encomenda ao velho Paul Laughton. Eu disse que resgatava o filho dele... hehehehehe... s no disse como o entregaria! Heheheheheeheh... vocs precisavam ver o que fiz aos irmos McNeill. Pena que no consegui me controlar e deixar o garoto vivo.. heheheheeh.

- Porque diabos voc matou o garoto? - Perguntou meu eu mais honesto. - Porque o Demnio das Sete Chaves ocultas falou comigo enquanto eu cagava em Barrows City. Ele disse que se eu fizesse isso eu salvaria o mundo e ganharia a simpatia dele. Ah, e porque eu estava sem fazer nada.

O meu eu mais honesto ia retirar o revlver do coldre, quando um quarto cavalo vinha se aproximando e, claro, havia algum sobre ele. Mas dessa vez parecia ser uma mulher. Respirei mais aliviado ao constatar isso. Mas isso durou pouco, pois quando a mulher se aproximou, estava vestida como uma pistoleira e... se parecia comigo tambm. Ver meu rosto emoldurado por cabelos compridos e com batom no foi nada animador. Eu me senti tonto. O meu eu psicopata perguntou:

- E a, querida? Voc tambm da famlia? Qual seu nominho? - Disse ele babando. - Meu nome Jerusalena Jones, e o primeiro que rir do meu nome, leva chumbo.

Ela no tinha ningum na garupa. Mas parecia ter participado de algum tipo de luta, pois parecia bem machucada. Por curiosidade, eu perguntei:

- Voc estava tentando resgatar algum? - Roberta Laughton, filha de Paula Laughton. Cheguei tarde demais. Mas consegui dar cabo nos assassinos. Mas o que diabos significa isso tudo, porque todos somos to parecidos e porque diabos esse maluco est com um garoto idntico ao que est vivo na garupa ali do outro?

Foi quando ela disse isso que vi que o garoto que ainda estava vivo olhava para todos ns de boca aberta, como se estivesse vendo fantasmas, e eu nem podia culp-lo. Eu estava querendo apenas continuar meu caminho e deixar aquelas cpias de mim mesmo, para trs. Quando dei sinal de que ia partir, meu eu insano sacou da arma para atirar em mim, quando meu eu honesto se meteu na frente e levou o balao. A garota Jerusalena sacou da arma e atirou no doido, bem no peito, mas no escapou de levar um tiro bem na cabea. Eu fiquei ali, em meio quela carnificina. Todo mundo morto, menos eu e... o garoto.

Vi que os corpos tremeluziram e foram desaparecendo, mas o garoto ficou. Talvez por estar vivo, no sei. Me veio a idia de que eu devia compensar o fato de ter perdido o dinheiro do Paul Laughton, e levar o filho dele de volta. Mesmo que no fosse exatamente o mesmo, afinal o original j deveria estar morto a essa altura.

- Vem, garoto. Vou te levar pra seu pai. - Ele subiu na garupa e partimos de volta para Start City.

Eu no sei o que aconteceu ali, nem fao muita questo de saber. Quando estava de volta para a cidade, um outro cavaleiro passou por mim, achei que ele parecia muito comigo, s que era negro. Eu estava com pressa e no queria mais pensar em cpias alteradas de mim mesmo. Apenas segui em frente.

EPISDIO 15 O NATAL DE JERUSALEM JONES

Ento no havia muito o que festejar. Jerusalem Jones estava bbado como um gamb alcolatra. Queria apenas esquecer que era Natal. No, no que sua infncia tenha sido um desastre, e ele nunca tenha ganho nada. Seu Natal sempre foi o de uma criana normal. Pena que ele nunca foi uma criana normal. Ele detestava o Natal apenas por detestar. Ou era apenas mais um desculpa para se entupir de bebida. Na verdade, acho que era isso mesmo, afinal ele dizia odiar a Pscoa tambm, e enchia a cara pelas mesmas razes... ou falta delas.

Jerusalem Jones nunca acreditou em Papai Noel e, certa vez que seu pai foi cair na besteira de brincar com isso, tentanto subir no telhado da casa, Jerusalem Jones, l com seus 8 anos de idade, pegou o revlver do pai, e comeou a atirar em sua direo, que rolou, deslizou pelo telhado e caiu no cho, passando o Natal todo quebrado. Jerusalem Jones nunca entendeu qual era a da barba branca e da roupa vermelha. Sua me s fazia rir de tudo aquilo.

, Jerusalem Jones apenas detestava isso de esprito natalino. Ele dava graas a Deus de no ter parentes ou mesmo amigos a quem tivesse que dar presentes. Alm de estar sempre duro, provavelmente daria algo que no seria do agrado da pessoal. Foi pensando nisso tudo, meditando na vida ao sabor do lcool

destilado, que Jerusalem Jones viu, quela hora da noite, quatro Papais Noel saindo de um dos bancos da cidade. Cada um com um saco mais cheio do que o outro. Jones sabia, por algum motivo, que os sacos no deviam estar cheios de brinquedos.

A rua estava deserta, pois todos estavam em volta de suas rvores de Natal, e a Gangue do Papai Noel parece ter achado a oportunidade ideal para limpar o banco. E, com aquele disfarce, podiam ser abordados por a e diriam que eram mais um dos tantos Papais Noel que andavam circulando pela cidade.

Jerusalem Jones foi notado por todos eles, que olharam em sua direo, mas vendo o estado alcoolizado dele, no deram a mnima importncia e seguiram em frente. Mas Jones estava sbrio agora, apesar de no parecer. Havia duas coisas que deixavam Jerusalem Jones sbrio por mais bbado que estivesse: cheio de mulher gostosa e cheio de dinheiro. E ele estava sentido o cheiro de muitas notas naquele momento.

Mantendo o aspecto de bbado, Jones seguiu a quadrilha a uma certa distncia. Eles estava indo na direo de uma carruagem, que j tinha um cocheiro espera. Entraram todos os quatro e a carruagem partiu a toda. Jerusalem Jones entrou em desespero. Tinha que segui-los. Enfiou dois dedos embaixo da lngua e tentou assoviar para chamar seu cavalo. No conseguiu. Tentou novamente. S saa baba. Ele ainda tinha efeito do lcool agindo sobre ele. O jeito foi gritar:

- CAD VOC, CAVALO DE UMA PORRA?!

O cavalo apareceu dobrando a esquina e correu em sua direo. Jones pulou na cela do jeito que dava e disparou na direo da carruagem. A noite estava um breu e a lua mal iluminava o caminho. Ele mais escutava a carruagem do que propriamente a via. Seguiu mantendo uma boa distncia at, que depois de um

longo tempo, viu que eles decidiram parar. Com certeza iam dormir, para seguir viagem de dia. Estavam todos eles no meio do deserto.

Jerusalem Jones saltou e tentou pensar no que ia fazer. Uma coisa que ele tinha notado agora, ele no pensou em nenhum plano para enfrentar quatro Papais Noel armados. Ele suspirou, tossiu, e quase morreu com o prprio bafo de cachaa. O que fazer, afinal? Nessas horas que ele queria que algo de estranho acontecesse. Uma daquelas coisas que costumam acontecer com ele quase sempre, sem ele saber o motivo. Ele precisava de ajuda! Ou isso, ou era morrer tentando tomar a grana daquele pessoal.

Jerusalem Jones via a fogueira, que eles acenderam, tremular no meio da escurido. Ele tirou seus revlveres da cartucheira, segurou bem rente ao rosto, se preparando para fazer algo que ele nem sabia mesmo o que era. Morrer, talvez. Foi quando ele comeou a escutar gritos horrendos e barulho de ossos sendo quebrados, despedaados. Ouviu grunhidos e gritos de dor lancinantes. Sua espinha tinha virado uma trilha de gelo em suas costas. Os sons eram horrveis demais. Jones achava que nunca mais conseguiria dormir. Quando, enfim, o rebulio parou, o silncio voltou a reinar sobre o deserto. Mas ir l ver o que era, nem pensar, no com essa escurido.

Jerusalem Jones esperou, esperou e esperou at o dia amanhecer, sem pregar os olhos. Qaundo o sol nasceu, Jones sentia dores horrveis pelo corpo, por no ter conseguido dormir. Foi andando, devagar, at o local onde os bandidos estavam acampados. Quando chegou bem perto, conseguiu entender mais ou menos o que acontecera. Eles no viram, mas levantaram seu acampamento bem no centro de um cemitrio indgena de animais. Ou talvez at soubessem, mas no estavam nem a.

Mesmo assim, Jerusalem Jones no entendia o que podia ter atiado a ira desses espritos para tanto. Havia pedao de Papai Noel para todo lado. Roupa

vermelha, barba branca e pedaos de gente enterrados no cho. Jones olhou ao redor e viu os sacos de dinheiro intactos. Sorriu feliz da vida. Olhou mais em volta, vendo todos os estranhos tmulos de animais mais adiante, que eram marcados por pedras empilhadas. Viu que uma das covas estava remexida, e no acreditou no que viu. Um dos bandidos abriu o que pensou ser apenas um buraco e cagou dentro. Vendo o que restava dos ossos, Jones viu que era o tumulo de co bem grande. Devia ser de algum chefe da aldeia. Que pssima idia esse cara teve.

Jerusalem Jones se apressou em juntar os quatro sacos, quando ouviu um barulho s suas costas. Ah, no. Era o xerife e seus ajudantes:

- Jones! Foi voc mesmo quem fez isso, meu filho?! Eu sempre achei que voc era um vagabundo insolente, mas nunca pensei que fosse dado a herosmos. Vou conseiderar esse massacre - que no fao idia de como cometeu - como legtima defesa, meu filho. Pelo jeito voc sabia que esse dinheiro era para obras de caridade de quatro cidades, doados pelo governador e conhecidos seus, devido ao Natal. Passe as sacolas, filho. Voc fez um bom trabalho.

Jerusalem Jones ficou ali, parado, segurando quatro sacos vermelhos, cheios de dlares, pensando em como ele odiava ser chamado de "filho", por pessoas que no eram seu pai. Ele fungou, pensativo. Estava meio perdido em seus pensamento, at que decidiu entregar as sacolas e disse:

-, xerife, tudo pelas criancinhas. Feliz Natal para o senhor e sua famlia. - Pra voc tambm, meu filho.

E o xerife deu as costas e se foi com seus ajudantes em seu encalo, sem que vissem o dedo que Jerusalem Jones mostrava para eles.

J estava indo embora quando viu um atrs de uma grande pedra. O corpo de um dos bandidos estava destroado atrs dela, um de seus braos estava mais adiante, segurando um mao de notas. O idiota deve ter tentado subornar a assombrao. Que coisa mais imbecil. Jones pegou o mao de notas e viu que tinha uma grana considervel.

Olhou para onde estava a cabea do bandido, ainda com a barba branca (na verdade a barba parecia verdadeira), e disse:

- Obrigado, Papai Noel! Eu adoro o NATAL!

E se mandou para a cidade mais prxima, onde iria comprar alguns presentes para si mesmo!

EPISDIO 16 CRISE NO VELHO OESTE

Jeremiah Bernstein me devia uma grana e eu precisava ir at a casa dele cobrar. Isso implicava em ter de chegar perto dele, e eu detestava isso. Ele era um velho que teimava que era cientista e, em funo de suas muitas invenes "revolucionrias, ele nunca tomava banho enquanto no as terminasse, e como ele estava sempre terminando uma e comeando outra, isso significava no tomar banho nunca. At mesmo eu no conseguia ficar sem banho tanto tempo, mas o maldito Bernie conseguia.

Outro coisa chata era como ele me agarrava e comeava a delirar, contando como inventou o trem a vapor e a caneta-tinteiro e de como essas patentes foram roubadas dele por pessoas inescrupulosas. Tudo bem, fora o cheiro insuportvel, algumas vezes eu dava boas risadas dessas histrias loucas do Bernie, mas hoje no era um dia em que eu estava de bom humor.

Quando me aproximei da casa, e bati na porta, ela se abriu sozinha. Quando eu entrei um cheiro forte de putrefao invadiu meu nariz que eu quase desmaiei. Acho que o Bernie realmente estava precisando de um banho, urgente.

Uma fumaa espessa vinha de outro cmodo da casa, onde eu mesmo nunca estive. Quando fui at l, a viso de tudo me deixou enjoado. No cho, saindo de uma espcie de mquina, algo parecido com uma enorme caldeira, mas com uma porta na frente, estava o Bernie, saindo dela, como quem estivesse se arrastando, o rosto em desespero, olhando diretamente para mim. Mas o pior que no era todo o Bernie, mas apenas metade dele. Algo o rasgou pelo meio, levando seu corpo da cintura para baixo.

Estranhamente sua metade estava bem em cima da linha da entrada daquela mquina estranha. Eu o rodeei, tentando entender o que havia acontecido. A mquina continuava a emitir um som, como se estivesse resfolegando, como um velho trem que se prepara para partir da estao. E estava muito, mas muito quente. Olhei de um lado dela, e um relgio esquisito estava conectado a vrios canos que davam para o centro no alto da estranha mquina. Em vez de dois ponteiros, o relgio tinha uns cinco. Em vez de marcar as horas, ele parecia estar marcando certas datas. Porm, eu no conseguia entender o que era tudo aquilo. Quando me aproximei mais do relgio, senti uma pancada forte na cabea, e apaguei.

... .... ... ...

Xingando a me de todo maldito traioeiro que ataca pelas costas, eu acordei, fui abrindo os olhos e divisando as coisas ao meu redor. Quando consegui ver com clareza, percebi um cara olhando diretamente para mim. Fiquei pasmo ao perceber que ele se parecia muito com o Bernie. Ele nunca havia me dito que tinha um filho. O homem devia ter uns 40 anos. Ser que ele t achando que eu matei o pai dele?

- Voc Jerusalem Jones? Ele me disse que eu devia procur-lo se algo desse errado, e parece que deu. - Disse o suposto filho de Bernie, apontando para o corpo do seu - supunha eu - pai.

- Sim, sou eu. Mas porque me acertou na cabea?

- No fui eu, amigo. Quando eu cheguei aqui voc j estava desmaiado a no cho.

- Hmmmm... certo. Voc filho do Bernie?

- He he he he he!!!!

A risada dele parecia estranha, ao mesmo tempo melanclica e com um certo tom de apavoramento. Ele no parecia querer responder a minha pergunta. Ficou olhando para o corpo de Bernie com um olhar estranho, longnquo. Talvez estivesse tentando sentir alguma coisa por aquele velho que no via h tantos anos e no conseguia. Talvez Bernie o tivesse abandod...

- Eu sou ele. Sou Jeremiah Bernstein, que vai morrer daquela forma ali. Acho que no todo dia que algum v como vai morrer. Sabe, quando esse velho maluco me procurou dizendo que eu devia tomar cuidado com quem eu me associava, para no perder patentes de importantes invenes minha, eu no acreditei, assim como voc no est acreditando agora. No acreditei at que alguns estranhos invadiram minha casa, exatamente nesta mesma hora, e foram na direo do velho, que agarrou uma espcie de caixa com uma pequena alavanca, mas quando ele a acionou... bom... os homens o agarraram pelas pernas, e foi com isso que eles ficaram. Metade do corpo dele.

A caixa com a alavanca acabou ficando na sala, no sumiu com a outra metade do corpo do velho. Os homens ainda estavam tentando entender o que aconteceu quando eu peguei a caixinha, e sem parar para pensar, eu a acionei... e aqui estou. Sa por aquela porta, de dentro daquela mquina, e no fao idia de como vou voltar para minha poca, pois pelo que pude perceber, eu viajei para o futuro. O futuro do meu eu idoso, que constri essa mquina a que parece poder transportar as pessoas atravs do tempo.

Eu fiquei sentado olhando para o homem, para o filho do Bernie, estupefato, de boca aberta, sem conseguir dizer uma palavra. O cara era jovem e j estava to louco quando o pai que jazia morto ali, saindo de dentro daquela coisa que, com certeza, era alguma inveno estpida do Bernie que deu errada. Talvez um novo tipo de mquina para retirar o fedor de meses sem tomar banho.

Eu tentava no rir, no cair na gargalhada, afinal o cara era, evidentemente, um maluco to doido quanto o pai e, sabe-se l o que poderia fazer se eu comeasse a rir de sua histria ridcula. Foi pensando em tudo isso que eu escutei a mquina chiar alto. A porta se fechou com um estrondo, quase jogando o corpo do Bernie do outro lado da sala. Um silvo alto quase ensurdeceu a ns dois e o vapor preencheu a sala. Quando tudo parou, a porta se abriu e de dentro da mquina saiu... saiu... sa... EU... 20 anos mais moo!!!

Meu eu u mais jovem olhou para mim mesmo, sentado ali no cho, deu um sorriso maroto, mas no falou nada. Foi at o cara que eu achava que era o filho do Bernstein, pegou-o pelo brao e enfiou-o dentro da mquina. Meu eu mais jovem mexeu nos ponteiros do relgio estranho, apertou uma alavanca perto do mesmo, e correu para dentro da mquina, se apertando junto com o outro. Antes de fechar a porta, olhou para mim, e disse:

- Cara, os anos no vo ser nada gentis comigo. - E dizendo isso, tocou a aba do chapu num cumprimento e fechou a porta. A mquina chiou e apitou de novo, e um estrondo deu a entender que os dois foram embora.

Quando tudo terminou.... e a fumaa de vapor se dispersou... Bernie no estava mais na sala. O corpo havia sumido. Na verdade, a prpria mquina tambm sumira. A casa estava limpa e no fedia mais. Ouvi passos vindo de outro cmodo, e era, bom, era o Bernie, trazendo um copo d'gua:

- Desculpa ter te acertado, Jones. Pensei que fosse um ladro ou algo assim. No que que voc seja muito honesto - E dizendo isso, soltou uma gargalhada. Era tudo estranho demais, e para piorar, o Bernie estava limpo, sem barba e parecia gente de verdade.

- Aqui est a grana que eu estava te devendo, Jones. - Bernie me pagou integralmente, e isso foi a gota d'gua.

- Bernie, o que diabos aconteceu aqui?!

- No sei, mas acordei hoje com uma sensao de dja vu que no quer ir embora por nada. E mais, com uma estranha sentimento de que estou com uma dvida enorme com voc.

- No, no, tudo bem. Acho que o dia hoje est estranho demais pro meu gosto. - Me levantei e ia saindo, quando vi uma caneta-tinteiro na mesa do Bernie. Ao lado dela estava escrito Bernstein Inc.

Quando sa da casa, pude ver que ela, agora, era bem maior que antes. Com uma baita dor de cabea, montei no meu pangar fui embora, para no voltar a ver o Bernie to cedo.

EPISDIO 17 O HOMEM MASCARADO

At agora no entendi porque diabos estou sendo perseguido por um mascarado, cavalgando um cavalo branco e por um ndio que o acompanha. S podem ser bandidos.

Tudo comeou quando o Sr. MacTargget do Banco de Pennsilville resolveu me confiar uma tarefa meio que secreta: desvio de dinheiro. Sabendo do meu carter, digamos, malavel MacTargget sabia que podia confiar em mim, por uma pequena comisso. Nada que eu j no tivesse feito antes para ele. E nada que fosse realmente crime, no pleno sentido da palavra, j que MacTargget sabia o que estava fazendo. Ou pelo menos eu pensava que sabia. Ento me pus a caminho, levando a grana comigo, para a cidade vizinha, para entregar ao outro scio de MacTargget, que cuidava de toda essa parte. Tudo ia muito bem, at que esses dois se puseram em meu encalo, atirando, sem mais nem menos.

Enquanto isso...

No Banco de Pennsilville o Sr. MacTargget sabendo que est em maus lenis, a ponto de ser descoberto pelos banqueiros para os quais trabalha, resolveu jogar a culpa em cima de algum... esse algum sendo Jerusalm Jones.

- Sim, isso mesmo Sr. Cavaleiro Solitrio, ele acabou de sair com mais uma leva de dinheiro, o qual vem sistematicamente arrancando do banco. As autoridades

locais nada conseguiram fazer para captur-lo, assim sendo resolvi recorrer ao senhor e a seu amigo ndio.

- Fique tranquilo, meu caro senhor, ns capturaremos o meliante.

E foi assim que..

Eles vo acabar me acertando. O jeito revidar. Totalmente sem jeito eu saco a arma e dou dois tiros para trs, sem nem mesmo olhar, pois estou preocupado demais em conseguir manter distncia deles. Depois que atiro, um silncio toma conta de tudo, ficando apenas o galopar do meu pangar. Ser que...?

Quando olho para trs, vejo os dois estatelados no cho. Seus cavalos galopando sem rumo. Eu os acertei de primeira?! Como? Resolvo voltar l s mesmo para ter certeza do que fiz. Quando chego perto, o ndio est morto com um tiro no meio da testa, e o mascarado eu acertei no estmago, no vai viver muito tempo.

- Se deu mal, n? Achou que ia levar a grana fcil. Tudo bem, eu no sou nenhum rei do gatilho, mas parece que a sorte est do meu lado s vezes. Quem so vocs, afinal? - C-c-cavaleiro s-solitrio... e esse ... era o meu parceiro... - Hmmm... mas pera, se ele era seu parceiro, como voc poderia se autointitular Cavaleiro Solitrio? No mximo poderia ser o Cavaleiro do Parceiro Indgena. - T-tonto! - Ok, voc que tem o apelido estranho, e eu que sou tonto? - N-no, imbecil! O... cof... cof... nome dele... era Tonto!! Cof... Cof! Tivemos... muitas aventuras juntos!

- Aventuras... sei. Sabe, em alguns Estados mais radicais isso d at pena de morte. - S-S-SEU LADROZINHO ESTPIDO! DO QUE ...COF... COF... DIABOS VOC EST FALANDO? - Pera!!! Peraeeee.... ladrozinho a me. Quem de ns dois usa mscara aqui? Eu estou de cara limpa e fazendo um trabalho honesto...bem, na verdade, quase honesto, mas d no mesmo. E voc, voc sim tava me perseguindo pra me roubar. - E-e-eu sou um Ranger, s-seu a-animal... cof...cof...! Um Ranger Solit... - Mas e o n... - T-t, t, t... e-esquece a p-porra do ndio, merda! J-j ouviu... cof...cof... cof... ffalar em licena p-potica alguma vez, s-seu desgra...ado! - No sei porque t irritado. Me perseguir atirando, sem se identificar, no uma atitude muito digna de um Ranger. - Cof... Cof... o gerente... do... banco de... P-Pennsilville... disse...cof... q...que... voc...o... cof cof...roubava. - Ohhh, isso, entendi! ... quer que eu limpe esse sangue da sua boca, cara? o mnimo que posso fazer. - Sim, obrigado. E-eu... eu me exal...tei. Ac-acabei fumando um pouco das eervas que Tonto s-sempre t-trs consigo e... assim... elas af-afetaram m-minhas d-decises. - C t falando de cannabis? - E-ERVAS M-M-MEDICINAIS, DROGA! T-t-totalmente legalizad.... cof...cof...

E dizendo isso, o Cavaleiro Solitrio que andava acompanhado, deu seu ltimo suspiro. Gostei da mscara e dos revlveres. Peguei-os para mim, podem se teis. Quando abro o tambor, de um deles, vejo que as balas so de prata. , o cara pode ser azarado, e meio esquisito, mas tinha um certo estilo. Merece at ser enterrado decentemente... mas no por mim, infelizmente. Estou com pressa.

Merda! Meu cavalo sumiu. Por perto s vejo o cavalo branco do mascarado. Reparo nas esporas um nome gravado, Silver. Deve ser o nome do bicho. Assovio para ele, que nem olha pra mim, ento o chamo:

- A... OOOOOOO... SILVEEEEER!!!! - E ele vem.

EPISDIO 18 TERRORES DA NOITE

Jerusalem Jones estava completamente louco. A maldio que adquirira ao ser mordido por uma morta-viva, que alis tinha sido sua melhor amiga, voltara com fora total. Mesmo os feitios de um velho ndio, av de um amigo seu, s serviram para evitar que ele se tornasse um cadver ambulante. Mas a fome, sim, a fome por carne humana o atacava de tempos em tempos... como agora.

Ele entrou na cidade e atacou sorrateiramente os moradores, saciando sua fome. Ele no se lembrava mais exatamente o que fora fazer nesta cidade. Talvez encontrar uma pessoa, no lembrava. A cidade era familiar, algo no fundo de sua memria embotada pela fome. Ele estava a espera de mais uma vtima, escondido entre os becos escuros.

Escutou passos. Uma mulher se aproximava. Quando ela passou por onde ele estava, agarrou-a e a mordeu arrancando um naco de sua face, com uma nica dentada. O choque a impediu at mesmo de gritar. Jerusalem Jones ia continuar sua refeio quando percebeu que conhecia a mulher... oh, no!

- Me?!

Jerusalem Jones acordou de um pulo, suado, tremendo. Um pesadelo horrvel. Fazia muitos anos que no via sua me. Depois que seu pai morreu, ele ganhou um padrasto, e ento decidiu que, estando sua me com algum, era hora dele ganhar o mundo e viver sua prpria vida. Ainda estava tremendo, relembrando o sonho horrvel. O mais estranho era que no sentia nada na maldita cicatriz em seu pescoo. Parecia nem mesmo existir.

Logo ele percebeu que ainda era noite l fora. Estranhou, pois parecia que tinha dormido muito tempo, e que j deveria ser manh. Chegara em Dodgeville apenas para descansar e partir na manh seguinte. E agora estava sem sono. Mesmo que quisesse no conseguiria dormir, depois de um pesadelo desses.

Desceu as escadas da penso e saiu para a rua deserta. Uma brisa incmoda trazia um cheiro esquisito que ele no conseguia definir o que poderia ser.

Acendeu um cigarro e continuou andando, sem rumo. De repente, escutou o barulho de bater de asas e ao olhar para trs, um homem vestido com uma espcie de uma batina preta estava postado exatamente atrs dele. Jerusalem Jones levou um susto, mas no teve tempo suficiente para reagir, quando foi agarrado e o estranho enfiou os dentes em seu pescoo.

Porm, ao engolir o sangue de Jerusalem Jones, o estranho deu um grito horrvel, e e seu corpo comeou a literalmente evaporar, exalando um fedor indescritvel. Logo restava apenas um monte de cinzas no cho, junto ao manto estranho que ele vestia, e um anel com um "D" enorme.

Acostumado com as bizarrices em sua vida, Jerusalem Jones apenas continuou andando. Na verdade, ele achava que tudo no passara de alucinao. Estava pensando nisso quando de uma casa de dois andares, prxima, pulou um

enorme bicho peludo, que ele viu com o canto do olho. S deu tempo de amortecer a queda.

Os dois rolaram pelo cho. O bicho que parecia um cachorro enorme, ou um lobo, sei l, rosnava e babava sobre o rosto de Jones, que tentava manter suas presas longe de sua cara. Em meio a isso tudo, Jones pensava porqu ningum acordava com todo aquele barulho.

O bicho j se preparava para arrancar sua cabea quando alguma coisa o puxou de cima do J.J. Ele quase no acreditou no que via: um homem nu, de uns dois metros e meio de altura, com costuras por todo o corpo, inclusive no rosto, agarrara o bicho, que se debatia.

Jones sacou sua arma (que na verdade era a arma, que tinha balas de prata, do mascarado que ele matara no deserto) e atirou no cachorro gigante. O bicho estrebuchou no cho e... nossa... comeou a diminuir, perder plo, at que se transformou em um homem franzino... que estava bem morto, agora.

O homem costurado olhou para Jones, e o agarrou da mesma forma que fez com o homem-cachorro, comeando a apert-lo, quase quabrando sua espinha. Jones conseguiu colocar o revlver na barriga do dito cujo, e descarregar. Os dois caram.

O que estava acontecendo afinal? O que era tudo aquilo? Porque ningum acordava na cidade, com todo aquele alvoroo?

Jones escuta um grito vindo de uma das casas frente. Um grito humano. Corre para tentar ver quem essa pessoa que parece ser a nica da cidade.

Ao localizar de que casa vem o grito, arromba a porta, corre para o quarto de onde parece vir o som, e encontra um monstro com barbatanas nas costas,

atacando um velho deitado. Era do velho o grito. Jones saca um dos revlveres que ainda est carregado de balas de prata, e atira, matando o bicho.

Jones se aproxima da cama do velho e v que ele segura um livro. Pega e l a capa onde est escrito "Histrias de Terror - Monstros e Pesadelos". Pesadelo, hein, pensa Jerusalem Jones. Ele suspira, olhando para o velho de olhos abertos, vidrados, mas que ao mesmo tempo parece estar dormindo.

L fora um barulho ensurdecedor de passos faz com que Jones pegue o livro e veja onde o velho parou de ler... o captulo "A Legio do Inferno".

Jerusalem Jones coou a barba por fazer, e tentou raciocinar. O barulho l fora aumentava e o cheiro de enxofre dava nsias de vmito. Logo eles estariam ali, e ele no tinha mais balas. Apenas uma, na verdade.

Jones lembrou de seu sonho, com sua me, e de como aquilo pareceu real. O velho, ele estava sonhando. Sonhos bem reais, depois de ter lido aquele livro de terror. Mas porqu s ele estava vendo as coisas que o velho sonhava? .... Oh, isso. Por algum motivo, que ele no fazia a mnima idia de qual era, Jones estava nos sonhos daquele velho.

As coisas j estavam dentro da casa. Jones no teve muito tempo para pensar. Tentou acordar o velho e no conseguiu. Era como se ele estivesse em coma. Sem muito tempo, ele s conseguiu pensar em uma sada. Atirar na cabea do coroa, para ver se conseguia sair daquele sonho. Ser que ele iria morrer na vida real? Alis, ser que Jones ia sobreviver tambm?

Os monstros do Inferno apareceram na porta, e Jones no teve mais o que pensar, encostou o cano na cabea do velho, pediu perdo pelo que ia fazer, e atirou... BLAM!

Jerusalem Jones abriu os olhos... seu corao parecia que ia sair pela boca. Estava acordado, estava vivo. Nem conseguiu acreditar. Outro maldito sonho.

Jurou que no ia mais ler livros de terror. Estava velho demais para essas coisas. J com 74 anos, ele devia saber que seu corao no aguentaria esses pesadelos. Ele s no sabia quem diabos era o cara que, no sonho, atirara em sua cabea sem a mnima piedade. Parecia conhecido, mas o velho J.J. no conseguia lembrar quem poderia ser.

Maldio, pensou Jones, me mijei de novo.

EPISDIO 19 O MONSTRO DE FERRO

O monstro de ferro amassou a delegacia de Village Old Town City. e apenas o xerife Wild Gruppy escapou, sendo que Billy Boas Maneiras estava atrs das grades, portanto... adeus, Billy. Mas o monstro queria mesmo era a mim. Soltando vapor por todos os lados, o bicho de mais de 20 metros gritava:

- "JONESYYYY!!!"

Tudo bem, a culpa foi minha. Tudo comeou com uma piada inocente feita a um oriental, no Armazm do Grabbie. Ele estava l, comprando todo tipo de parafuso e metal que o Grabbie possua, quando eu, depois de ter tomado umas

no Salloon do Arnold Backinsale (que agora no existe mais, v com Deus), puxei conversa:

- E a, china, pra qu tanto parafuso e placas de metal?

- Eu no sou chins, Mr. "Jerusarem Jonesy", sou japons.

-Uau, t ficando famoso, j me conhecem at na China...ops, Japo.

- No. Apenas j me alertaram contra a sua pessoa, Mr. "Jonesy".

- T certo. S queria fazer uma pergunta. Algo que sempre comentam acerca dos homens orientais.

- Diga logo, tenho pressa. No tenho o dia todo livre como certas pessoas.

- Isso foi injusto. Mas tudo bem. Me diga, verdade o que dizem sobre o "negcio" do japons ser muito, mas muito pequeno?

- Negcio, que negcio? Eu no sou comerciante, Mr. "Jonesy".

- Hmmm.. com "negcio", eu quero dizer bralio, bilau, pinto, estrovenga, ou numa linguagem mais coloquial, pnis!

Nessa hora eu vi o japa ficar vermelho como um tomate, ou mais at. Pensei que ele fosse explodir. Ele pareceu estar paralisado, mas logo vi que no, quando ele meteu a mo no bolso e puxou a arma mais minscula que eu j tinha visto em toda minha vida, e apontou para minha cabea. Provavelmente disparava gros de arroz:

- Mr. "Jonesy", no meu pas existe um velho ditado que diz: "No o tamanho que importa, e sim o modo como se usa". - E dito isso, ele disparou.

Plec, plec, plec...

A arma do japa engasgou, e em seguida explodiu em sua mo. Claro, eu no pude manter minha boca fechada, vendo essa ironia do destino:

- , eu acho que os boatos sobre as coisas midas "made in japan" so verdadeiras!

- Mr. "Jonesy", a honra algo muito importante em meu pas. Esteja amanh ao meio-dia em frente ao "Saroon" de Mr. Arnold "Backinsare" para um duelo at a morte.

- No vou faltar. Venha com uma arma maior. Mr...

- Kyosama Tenchigui! - E foi embora levando seus parafusos e placas de metal.

E ele veio, ao meio-dia. Ele chegou de trem. Um trem que estacionou bem em frente ao Saloon, deixando toda a cidade em polvorosa. Claro, afinal, ali no havia trilhos e a estao ficava do outro lado da cidade. Ele ainda possua mais dois vages, ou algo semelhante a isso. Eu no estava entendendo porque o japa estava ali num trem. Bom, eu no estava entendendo at ele dar um sorriso maroto de dentro da cabine e puxar uma alavanca.

Se a coisa j estava esquisita, ficou pior ainda. O trem comeou a se transformar em outra coisa. Com muito rudo e muita fumaa - pois ele parecia funcionar a vapor, como os outros trens comuns - ele comeou a ficar de p! Se transformou em uma espcie de monstro de ferro.

As maioria das pessoas corriam com medo e gritando, mas muitas ainda permaneciam para saber no que aquilo ia dar. O saloon do pobre Arnold foi o primeiro a ser destrudo. A coisa no conseguia andar direito e ao tentar vir em minha direo, esmagava tudo que estava sua frente, ou dos lados.

O bicho era to grande que eu entendi mais ou menos a ironia da coisa toda. O japons estava tentando me esmagar como um inseto. Pra ficar mais excitante, o troo soltava fogo, como um drago. Aquilo devia estar consumindo carvo de uma forma absurda.

O barulho das engrenagens que o faziam andar era ensurdecedor. Eu tentava ficar o mais longe possvel, mas correr s piorava as coisas, pois aquela mquina estava destruindo toda a cidade tentando me capturar.

Eu ficava me perguntando como essa histria ia terminar. Bem que isso poderia ser apenas um sonho e eu acordar, mas acho que isso j havia sido usado demais. Eu precisava me livrar daquilo de alguma forma. No havia outra sada.

Eu consegui montar em um cavalo qualquer e disparar na direo da sada da cidade e ir a toda para o deserto. Imaginei que como aquilo era bem pesado, no conseguiria andar to rpido. Olhei para trs e suspirei aliviado, pois a mquina estava saindo da cidade, vindo na minhha direo. Provavelmente o deserto ia acabar com o japons e suas reservas de carvo. At l eu j estaria long... h... como? Como pode ser? O monstro VOA?! Todo aquele peso? Como pode?

No podia acreditar, mas agora aquilo ia me alcanar em questo de minutos.

Quando o bicho aterrisou, o barulho fez com que meu cavalo se assustasse e me derrubasse. O monstro de ferro levantou um p enorme e j ia me esmagar,

quando eu vi o brilho de uma espcie de estrela bem sobre ele, descendo. Um claro mais forte me cegou completamente, e eu no consegui ver o que estava acontecendo. Corri como pude para longe do que parecia ser uma batalha entre o monstro de ferro e alguma outra coisa que parecia s saber gritar "HUC".

Me escondi em uma pedras, ainda cego. Quando todo aquele barulho de luta ensurdecedor parou, eu s escutei o som de ferro sendo amassado e depois um ltimo "HUC", e senti que algo foi embora.

Me encostei na pedra e esperei um bom tempo, at que minha cegueira provocada pelo claro foi embora. Consegui enxergar e olhei para onde tudo aconteceu. S havia uma gigantesca bola de ferro retorcido e o corpo do japons totalmente nu, jogado para o outro lado.

Fui at l para ver se o idiota ainda estava vivo. Pude constatar que ele estava respirando apesar de estar muito mal.

- O que aconteceu, japa?

- De novo... aquele maldito... Ultr.... cof... - e desmaiou.

Dei um chute no lado do desgraado, isso porque eu no sou de guardar rancor. Coloquei-o sobre o cavalo para entregar ao Xerife. E... hmmm... que tem demais? Conferi os documentos do japons e... , realmente os boatos, pelo menos no caso dele, so bem verdadeiros. Minsculamente verdadeiros.

EPISDIO 20 O POVO DE MASSINA

O sino da igreja comeou a tocar. Era o sinal. Estvamos sendo invadidos. As pessoas de Massina City (nunca entendi o porqu desse nome) estavam vindo

com tudo para cima da gente aqui, em Down River. No dava para acreditar que aquelas pessoas, em sua maioria pacficas estavam armadas e prontas para matar. Eu s acreditei quando ouvi o primeiro estampido e o Carl "leprechaun" Dobney, que estava logo ao meu lado, levou um tiro certeiro na cabea, disparado por uma velha de uns 90 anos. Era hora de revidar.

Tudo teve incio quando o "Louco" chegou cidade. Eu estava morando em Down River j h algum tempo, descansando um pouco das loucuras pelas quais passei. Mas at que estava demorando acontecer algo, pois assim que o Louco chegou, ele correu na minha direo e agarrou minha camisa.

- Amigo, amigo!!! Eu sou amigo!!!! - Certo... amigo. Se voc deitar e rolar eu te jogo um osso. Agora, pode largar a minha camisa. Voc est babando nela. - Eles esto vindo. Tentaram me pegar, mas eu sou mais esperto, entende? Ningum pode entrar na minha cabea. Ningum. - Eu at imagino o motivo - O prximo passo Down River. Ouvi quando eles disseram "conseguimos Massina, o prximo passo Down River".

Eu me senti incomodado com a conversa do Louco, pois eu nem mesmo podia dizer que era bobagem o que ele estava dizendo, pois coisas muito piores j haviam acontecido comigo. Ainda assim eu no fazia idia do que ele estava tentando dizer. Arrastei-o para o saloon para ver se ele se acalmava tomando uma birita. , eu estava mesmo vivendo bons dias. Pagar bebida para algum era contra a minha religio. Mas o Louco tava precisando.

Ele falou por horas do que aconteceu ao povo de Massina City. Mas tudo que ele disse era to desencontrado, to... louco. Ele falava sobre demnios e espritos maus. Falava algo sobre dominao mundial e portas abertas do inferno. No era algo difcil de se acreditar, para algum como eu, mas o cara

era apenas o "louco da vila". Devia ter sido expulso por ter abusado da filha de algum fazendeiro.

Quando me dei conta ele estava to bbado que no falava nada mais com nada. S conseguiu dizer: - Elesh vo invadir Down River amanh. - E desmaiou.

Parecia brincadeira, mas ao meu redor, escutando as histrias do Louco, se formara uma multido.

- Pessoal, isso tudo besteira. O cara deve ter sido expulso da cidade. Se acalmem. - disse eu. - J-jerusalem...o-olha - Era o Vince apontando para o Louco na mesa.

O corpo do pobre coitado comeou a brilhar, sua roupa foi sendo como que queimada e, sem que ningum pudesse acreditar, o Louco bbado desapareceu num claro de luz to forte que quase me cegou. De repente todo mundo comeou a pegar em armas e a avisar toda a cidade sobre a invaso que sofreramos vinda da cidade de Massina.

E aqui estvamos, matando pessoas que conhecamos e alguns matando at mesmo parentes - no que isso fosse problemas para certos conhecidos meus. Eu atirei em um garoto que veio pra cima de mim com duas 38 disparando como louco. Acertei entre os olhos, antes que ele me matasse. Era uma guerra entre duas cidades.

Eu vi o Billy Bob Joe, o aougueiro, acertar um cutelo no meio da testa de um padre, para logo em seguida ter o corao arrancado pelo coroinha que veio logo depois. Adeus, Billy.

Os cavalos dos habitantes de Massina tambm pareciam insanos e eu me ocupava de derrub-los logo que podia. Um deles j tinha conseguido me machucar. Me escondi um pouco para recarregar as armas e quase morri de susto quando vi a porra do Louco bem na minha frente.- Que diabos isso?!

Voc no tinha morrido, ou sei-l-oqu? - Tome. Um tiro s. - E sumiu bem na minha frente.

E dizendo isso ele me deu uma bala de ouro (nossa, eu j podia fazer uma coleo, balas prateadas, douradas).

Um tiro s. Sei. Nem precisa dizer muita coisa. At j imaginava. Eu devia acertar o lder da invaso que, provavelmente, isso iria deter a todos, ou algo parecido. Agora, porqu o diabo do Louco no me disse quem era o lder? Merda! Mesmo sendo fantasma ele ainda o idiota da vila. L vou eu ento

Entrei no meio do tiroteio. Me protegi atrs do Bubby Conwell, que levou um tiro logo em seguida. A coisa tava feia. Como eu ia saber quem era o cabea da coisa toda, antes de ser morto?

Cabea? Que estranho. Isso me lembrou algo. Cabea... cabea. Eu havia visto no meio da multido de Massina, uma mulher com cabelos vermelhos e uma estrela na testa. Ser to bvio assim? No lembro de ter visto mais ningum com sinal. Onde estava ela?

Arrrrkk... acho que ela...arkkh... me achou. Ela agarra meu pescoo com fora, est prestes a quebrar. quando um tiro corta o ar e ela cai ao cho com a cabea com um rombo enorme. Mary Kate, a dona do saloon, a acertou. No mnimo no quer que eu fique sem pagar minha conta.

S que nada parou. Ser que preciso acert-la, mesmo morta, com a bala de ouro? E se no for ela, e eu desperdiar? Tenho de parar esse massacre. Essa foi a nica cidade que no me ps pra fora em menos de 3 horas.

No, no ela. Eu volto para a guerra, e tento ver algo que me chame ateno. Estamos perdendo, tenho de ser rpido, ou morrer tentando. quando olho pro meio da multido invasora e vejo meio que tomando a frente de todos e causando o maior nmero de mortes... ele... o Louco? No penso duas vezes, miro na direo dele, que me olha, e parece sentir que o fim est prximo, eu miro, ele mira - todos miram - na minha direo... eu atiro, eles tambm. Eu caio.

Me joguei no cho. Uma saraivada de balas passa rente a minhas costas e pra. Quando me levanto, a guerra acabou. Os sobreviventes de Massina esto parados, sem saber o que fazem ali. O pessoal de Down River os detm por precauo. Tudo acabou.

Vou na direo do corpo do Louco e vejo que... no, no ele. Apenas se parece com ele, s que mais velho. Imagino que seja seu pai . Abro sua camisa e ele est cheio de estranhas tatuagens, sendo que uma delas, lembra uma espcie de parto sendo feito no Inferno.

Eu descarrego minha munio no homem. No sei exatamente porqu, apenas o fao.

Por um instante sinto uma espcie de paz. Mas apenas por um instante. Melhor eu ajudar com os feridos e enterrar alguns mortos. Ainda vou ficar um bom tempo por aqui.

EPISDIO 21 A INSLITA AVENTURA DE JACK TRIPPLECOLT

Era um daqueles dias em que fico filosfico. Estava no saloon, bebendo umas e outras e acho que tinha lido livrinhos demais nesse dia. Eu adorava as histrias do Jack Triplecolt, e de como o cara s se metia em cada aventura maluca, coisas que eu nem mesmo poderia, ... bom, eu no podia falar muito, mas ainda assim o Triplecolt era s um personagem em um livretos de 10 centavos.

O Bob Calhoun bebia comigo. J estava bbado fazia um bom tempo. Eu conversava com ele, mesmo sabendo que ele no ouvia mais nada. Eu tambm no estava muito bem, pois j tinha bebido bastante, mas estava melhor que ele. Ento eu comecei a falar:

- E, cara, lendo as aventuras do Jack Triplecolt eu parei pra pensar por um instante e me veio cabea: e se ns, aqui, e tudo isso ao nosso redor, for apenas o fruto da imaginao de outra pessoa? E se nada disso aqui existir e se voc, Bob, bbado a, deitado na prpria baba, for apenas o que as palavras de algum em algum lugar, estiver descrevendo? Doido, n? Eu penso nisso porque as histrias do Jack Triplecolt so to reais s vezes. Olha s essa edio que acabei de comprar no velho Gorgie: "Um Tmulo Para Jack". Vou ler pra voc... ei... BOOOOB!!!

- H... me, quero leite e pprica no meu po... h...

- Presta ateno, vou ler pra voc:

"Jack Triplecolt estava entre a vida e a morte depois de salvar a filha do rancheiro. Ele conseguiu fazer com que ela escapasse, colocando-a num cavalo e dando cobertura para que fosse embora. Teve de enfrentar todo o bando, e conseguiu matar a todos, mas no sem sair mortalmente ferido. Jack estava sangrando e agonizando. Sentia que era o fim, o frio tomando conta de seu corpo. O fim, depois de tantas aventuras, e de perigos muito piores que esse que enfrentou. Mas morreria como sempre quis, tendo lutado at o fim.

Jack pensou em apressar a morte colocando o cano da arma na boca. O gosto do metal fez com que ele se lembrasse que mesmo alguns minutos de vida, ainda assim era vida.

Jack sentia que estava morrendo, mas de repente comeou a ter alucinaes, talvez causadas pela perda de sangue.

Viu a si mesmo cavando seu tmulo, sua sepultura num lugar ermo, onde ningum se lembraria dele, nem de seu nome, nem de seus feitos. Via a si mesmo cavar com vigor, sem nem mesmo parar para descansar, e ao olhar para dentro do tmulo, viu o que parecia um abismo sem fim, de uma escurido pastosa e assustadora. Jack nunca sentiu medo na vida, mas estava sentindo medo agora, na morte.

No medo da morte em si, mas daquela alucinao que estava sendo perturbadora demais. Era como se ele estivesse expiando seus pecados, como se tivesse que passar por aquilo para poder morrer em paz. E a escurido do tmulo comeou a criar garras negras e pux-lo com fora para dentro do almvida, que na verdade era o alm-morte.

Jack foi sugado para dentro do tmulo e j estava achando que estaria no inferno quando chegasse ao fundo. Mas no foi bem assim. Quando abriu os

olhos estava entrada de uma cidadezinha que ele nunca vira antes, dessas tranquilas, onde parece que o tempo parou.

Ele entrou na cidade sem saber exatamente o porqu de estar ali, e ao mesmo tempo algo dentro dele parecia o guiar para um lugar especfico."

- Errr... Jerusa, cama... rada... essa histria uma grandess... grandesszi... uma merda. Quem...hic... escreveu isso? - Disse Bob em um momento de lucidez incoveniente.

- Bob, voc no sabe ler. No pode querer dar uma de crtico. Agora deixa eu continuar.

"Logo se via que Jack no era da cidade e as pessoas o notavam. Mesmo sendo amistosas elas viam que havia algo de diferente naquele homem. Como se ele conhecesse muito mais do mundo do que eles. E assim, ele continuava indo para onde parecia que seus ps o levavam, e viu que se tratava do saloon da cidade. Um lugarzinho simples infestado de homens comuns que queriam apenas beber para esquecer da vida simplria que levavam. Mas era ali que estava a resposta para sua busca.

Numa das mesas do canto, um homem estava lendo um livreto em voz alta. Lia para um bbado que estava quase desacordado, com a cabea apoiada na mesa."

- Je-Jerusa... hic... pra de inventar vai...isso... hic... isso no est escrito a....he he he...hic...

Eu tambm comecei a duvidar do que eu estava lendo. Mas a prxima frase fez com que eu levantasse a cabea e olhasse para a entrada do saloon:

"O homem com o livro levantou a cabea e olhou na direo de Jack."

Fiquei confuso, no conseguia entender nada. Queria continuar lendo, mas o Jack Triplecolt estava na minha frente. Eu estava paralisado, sem saber o que fazer. No era apenas coincidncia. O homem parado na porta olhando pra mim era como os livretos anteriores o descreviam. Eu no sabia o que fazer, o que dizer. O que estava acontecendo afinal? Com muito esforo eu voltei minha ateno para o livro para tentar ler o que ia acontecer em seguida.

"Quando Jack estava para perguntar algo ao estranho homem com o livro ele voltou a ler o livro e ele... acordou."

Olhei para a porta e Triplecolt no estava mais l. Voltei a ler.

"Jack estava em uma cama. A filha do rancheiro cuidava dele. Ela disse-lhe tudo que aconteceu. Como seu pai voltou com ajuda, levando um mdico, e contou de como conseguiram salv-lo da morte certa. Disse tambm que Jack ficou desacordado por trs dias, e que ela ficou ali lendo para ele todo esse tempo.

- Nossa, Sr. Triplecolt. Eu fiquei aqui lendo mesmo sem saber se ouvia, pois esperava que se recuperasse logo.

- Posso ver o ttulo desse livro, senhorita?

- Claro.

- As Aventuras de Doc Fletchwood. Certo.

Jack respirou aliviado, pois lembrava que na sua alucinao achava que tinha visto seu nome na capa do livro do estranho no saloon. Despreocupadamente ele folheou o livro e foi ler a ltima pgina, a ltima frase:

'Doc, no se desespere. Somo apenas o fruto da imaginao de outra pessoa.'

Jack no entendeu a frase, apenas sorriu para a moa, entregou-lhe o livro, se recostou o voltou a dormir, e nos seus sonhos no haviam mais tmulos."

Jerusalem Jones sentiu-se estranho ao terminar de ler o livro. Detestava coisas que no conseguia entender. Saiu do saloon, jogou o livro no cho e ps fogo. Olhou em volta, como se tentasse enxergar algo que estava invisvel a seus olhos. Olhou para cima, suspirou, e decidiu que agora s ia ler o jornal e olhe l.

FIM DO VOLUME I

Para novas histrias de Jerusalm Jones acesse: http://www.rapaduradoeudes.blogspot.com/

You might also like