You are on page 1of 8

Captulo

MORFOLOGIA DE LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS


Renato Serena Fontaneli, Henrique Pereira dos Santos e Augusto Carlos Baier As leguminosas constituem uma famlia da classe das Dicotiledneas, muito rica em espcies teis ao homem. Abrigam plantas de pequeno porte, arbustos e rvores com folhas compostas. Entre as plantas de pequeno porte esto alfafa (Medicago sativa L.), cornicho (Lotus corniculatus L.), ervilha (Pisum sativum L.), ervilhaca (Vicia sativa L.), soja {Glycine max (L.) Merril.} e trevos (Trifolium spp.), alm de outras espcies. As flores podem ser hermafroditas, pentmeras (na maioria), tetrmeras ou trmeras, com clice persistente e corola caduca. O fruto um legume. O embrio tem dois cotildones, por ocasio da germinao. A morfologia da germinao da semente de leguminosas detalhada na Figura 9.1, usando-se soja e ervilhaca como exemplos. Esse tipo de germinao denominado epgea (SCHULTZ, 1968). O primeiro rgo que aparece nesse caso a raiz primria. A raiz primria procura penetrar e se fixar no

297

solo. Conseguido isso, a zona da raiz mais prxima semente comea a crescer. Essa regio denominada hipoctilo, que, ao se prolongar, empurra a semente para cima da superfcie do solo. O hipoctilo a parte compreendida entre a raiz ramificada e os cotildones; da primeira ramificao, para baixo, comea a raiz propriamente dita. Os cotildones, ao se livrarem da casca e ficarem expostos a luz, tomam colorao verde. Os cotildones, ou folhas germinais, funcionam como rgos de reserva e, quando verdes, constituem folhas provisrias. Ao mesmo tempo, comea a se desenvolver o boto do caule, junto aos cotildones. Nessa regio originam-se as folhas propriamente ditas. A poro compreendida entre os cotildones e a primeira folha denomina-se epictilo, e da primeira folha para cima, caule. Quando a planta torna-se maior, os cotildones caem, deixando somente pequenas cicatrizes.

298

ILPF - Integrao Lavoura-Pecuria-Floresta

Figura 9.1 Morfologia de germinao e emergncia de leguminosas


Fonte: Mullen, 1996.

299

Os sistemas de razes das leguminosas resulta do desenvolvimento da raiz primria do embrio e de suas ramificaes eventuais (Figura 9.2). Normalmente, esse eixo principal mais comprido e grosso do que qualquer das ramificaes (SCHULTZ, 1968). A raiz principal, denominada axial ou pivotante, apresenta extraordinrio desenvolvimento e sustenta a planta durante toda a vida desta. As razes adventcias, em geral, faltam ou se desenvolvem escassa e tardiamente, havendo, contudo, uma srie de espcies herbceas rasteiras nas quais o desenvolvimento normal, como no trevo branco (Figura 9.3). Mesmo em tais casos, geralmente, o sistema embrionrio segue funcionando e pode ser mais robusto que o das razes adventcias. Em trevo vermelho, surgem razes adventcias na base dos talos. Em touceiras velhas, observa-se a raiz pivotante acompanhada ou substituda por vrias razes adventcias perpendiculares.
TREVO VERMELHO TREVO VESICULOSO 60 ALFAFA

Inflorescncia

Estatura(cm)

30 TREVO BRANCO

10

Estolho

Raz Pivotante

Figura 9.2 Morfologia de algumas leguminosas forrageiras.


Fonte: Santos et al. (2002).

300

ILPF - Integrao Lavoura-Pecuria-Floresta

Caule

Fololo Folha

Caule o rgo que mais influi no aspecto vegetativo da planta. Nas leguminosas, esse rgo pode apresentar formas variadas. Caules areos das leguminosas podem ser herbceos ou lenhosos, cilndricos ou angulosos, porm nunca suculentos. O primeiro caule, que se forma da plmula da semente (Figura 9.3), ereto e de simetria variada. A disposio das folhas sobre o caule geralmente alternada, havendo tambm casos de folhas opostas. As leguminosas apresentam vrios tipos de caules areos por exemplo, estolonferos (trevo branco - Figura 9.3), escandentes (ervilhaca) e ereto (alfafa e trevo vermelho). As folhas de leguminosas (Figura 9.3) so compostas das seguintes partes: estpula, pecolo, rquis, pecilulo e lmina composta de fololos. As estpulas soldadas so frequentes e aparecem unidas ao pecolo por trecho mais ou menos longo, como, por exemplo, em trevos e em alfafa. As estpulas nectarferas so providas de glndulas, como, por exemplo, no cornicho. O pecolo a parte que une a lmina ao caule e geralmente bem desenvolvido em leguminosas, como alis na maioria das dicotiledneas. Por sua forma alongada, assemelha-se a um caule. O rquis a parte do eixo mediano da folha, que sustenta os fololos. bem desenvolvido nas folhas penadas e bipenadas; falta nas folhas simples e nas digitadas.

301

Fololo - pode variar em tamanho, forma e nmero por folha Gavinhas

Folhas pequenas, bordas serrilhadas Pecilulo Estpula pode variar em comprimento Muitos fololos por folha

Pecolo - pode variar em comprimento

Folhas de legumes so normalmente compostas (divididas em dois ou mais fololos por folha) e tm nervuras em rede. Podem ser digitadas (todos os fololos unidos no mesmo ponto do pe-colo) ou compostas pinadas (fololos ligados em diferentes pontos no pecolo). A lmina de uma folha composta o conjunto de fololos.

Pecolo

Estreita, terminada Proeminente em formato de flecha

Pilosa, brcteas em forma de cabelo

Figura 9.3 Constituio de folhas de leguminosas.


Fonte: Mullen, 1996.

302

ILPF - Integrao Lavoura-Pecuria-Floresta

A lmina foliar sempre composta, salvo que, por reduo, apaream lminas simples, fceis de interpretar, como as unifolioladas. Predominam as folhas penadas (como, por exemplo, na alfafa) e as bipenadas. Os fololos esto dispostos nitidamente articulados sobre o rquis e do uma aparncia peculiar folhagem das leguminosas. Em geral, quanto maior o nmero de fololos, menor o tamanho e viceversa. As configuraes da lmina podem ser: 1) Folhas penadas - so aquelas em que os fololos esto dispostos em dupla, em fileiras ao longo do rquis. Geralmente formam pares de insero oposta ou se alternam sem constituir pares. A lmina pode ser ainda paripenada ou imparipenada, se apresentar na extremidade um nico fololo, em posio mediana (como, por exemplo, em alfafa), ou ento um par de fololos, no meio dos quais encontra-se a extremidade do rquis, reduzida ou transformada em gavinha (como, por exemplo, em ervilhaca); 2) Folhas trifolioladas - so uma variante comum, em que a folha tem trs fololos; caracterizam os trevos. Os pecolos so os rgos que ligam os fololos ao rquis primrio ou secundrio, tratando-se de folhas penadas ou bipenadas. Os fololos so quase sempre largos e nitidamente bifaciais; a face superior costuma ser de verde mais intenso, menos pubescente e com nervuras menos salientes que a face inferior. Em ervilhaca, por exemplo, os fololos da extremidade das folhas so transformados em gavinhas.

303

Referncias Bibliogrficas MULLEN, R. E. Crop science: principles and practice. 3. ed. Edina: Burgess Publishing, 1996. 352 p. SCHULTZ, A. R. Estudo prtico da botnica geral. 3. ed. Porto Alegre. Globo, 1968. 230 p.

304

ILPF - Integrao Lavoura-Pecuria-Floresta

You might also like