You are on page 1of 6

IBECC- INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAO , CULTURA E CINCIAS.

Curso: ADMINISTRAO DE EMPRESAS TGA (Teoria Geral da Administrao) Docente: Ana Cristina Balthazar anapsicanalista@hotmail.com 8869-1406

GESTO DE EMPRESAS A partir da dcada de 1990 o ambiente de negcios se tornou mais complexo. Fenmenos econmicos e sociais de alcance mundial esto reestruturando o ambiente empresarial .A globalizao da economia, alavancada pela tecnologia da informao e da comunicao, uma realidade inescapvel. As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organizao do trabalho, tm colocado os mtodos tradicionais de gesto das empresas no banco dos rus. A evoluo das organizaes em termos de modelos estruturais e tecnolgicos, tendo as mudanas e o conhecimento como novos paradigmas, tm exigido uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais voltados para uma realidade diferenciada e emergente. Alm disso, temos plena convico de que o grande desafio desta ltima dcada vem sendo a capacidade e a competncia diria que as organizaes enfrentam para se adaptarem e levarem a todos os seus nveis hierrquicos e funcionais, da alta gerncia ao piso de fbrica, a incorporao de novos modelos, mtodos, tcnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessrios a mudanas, inovaes e sobrevivncia sadia e competitiva no mercado. No ambiente de negcios, praticamente em qualquer lugar do mundo, as pessoas esto sentindo o reflexo dessas transformaes. Seja pelas mudanas introduzidas internamente pela re-engenharia, como a descentralizao, o empowerment ou a terceirizao, seja pelas transformaes no cenrio externo, como o declnio de antigas empresas multinacionais e o surgimento de novos competidores, o administrador de empresas enfrenta desafios totalmente novos. Essa realidade tem sido amplificada por inovaes tecnolgicas, transformaes nas bases da concorrncia, surgimento de novos modelos de gesto e mudanas significativas no perfil dos clientes e nas suas relaes com as empresas fornecedoras de produtos e servios. Este enfoque tem gerado reflexos diretos sobre a gesto das empresas. necessrio desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanas na gesto empresarial so um imperativo e no uma simples opo. O que a gesto hoje? Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Consequentemente o gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condies totalmente diferentes das de antes. O dia-a-dia de um gestor envolve atualmente diferentes entradas em uma realidade complexa:

. Interdisciplinaridade - os processos de negcio envolvem equipe de diferentes reas, perfis profissionais e linguagens; . Complexidade - as situaes carregam cada vez um nmero maior de variveis; . Exiguidade - o processo decisrio est cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ao/reao so cada vez mais exguos; . Multiculturalidade - o gestor est exposto a situaes de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo, e, por conseguinte com outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros, terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive do estrangeiro; . Inovao - tanto as formas de gesto, quanto a tecnologia da informao e da comunicao, esto a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaas; . Competitividade - o ambiente de mercado cada vez mais competitivo, no s em relao aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos. Nesse ambiente, a diferena entre sucesso e fracasso, entre lucro e falncia, entre o bom e o mau desempenho est no melhor uso dos recursos disponveis para atingir os objetivos focados. Gerir a aplicao dos recursos crucial, sejam recursos materiais, financeiros, de informao, humanos, de comunicao ou tecnolgicos. A nfase na gesto vem da necessidade de aperfeioar continuamente os processos de negcio, pelo aprendizado e inovao permanentes. Novos mtodos de gesto, novas ferramentas de apoio, novos sistemas de informao, tudo isso representa o esforo por aperfeioar a gesto.

1- A gesto estratgica como ferramenta de alavancar novos mercados A utilizao do modelo de gesto estratgica leva a empresa a realizar um diagnstico situacional, destacando oportunidades e ameaas, bem como foras e fraquezas, a fim de cruzar estas realidades e descobrir suas inter-relaes. A partir desse processo de .autocrtica organizacional. a empresa encontrar plenas condies de direcionar seu foco para o estabelecimento de viso de futuro, misso organizacional, desafios estratgicos e estratgias gerais que nortearo os rumos do negcio para o curto, mdio e longo prazos. Em sntese, o modelo de gesto estratgica atua no sentido de levar a empresa a se adequar realidade de mercado, descobrir oportunidades e projetar um futuro. Dessa forma, os processos e os investimentos sero realizados de maneira mais organizada, racional e profissional, contribuindo para reduo do grau de incerteza e para o alcance de melhores resultados.

2 -Um novo caminho: gesto participativa A Gesto Participativa o modelo de gesto que mais se adapta ao novo homem da sociedade do conhecimento, indivduo este que tem como caracterstica marcante o inconformismo diante de respostas vagas e atitudes sem sentido. Nesta sociedade, os indivduos

exercem sua cidadania, assumem responsabilidades, opinam sobre decises que afetam sua vida, pressionam tambm as organizaes para alterarem suas estruturas rgidas que tradicionalmente silenciam os trabalhadores. As organizaes ainda esto adotando uma forma de gerenciamento pertencente a um contexto scio cultural que privilegia o autoritarismo e a rigidez comportamental e que, evidentemente, se distancia cada vez mais dos valores culturais dominantes neste final e reincio de sculo. Muito embora estas organizaes possam estar obtendo resultados via adoo de modelos gerenciais obsoletos, o simples bom senso e a prpria lgica parecem indicar que o futuro pertence s empresas que souberem adequar-se a esses novos tempos. Vivemos um mundo onde os governos no podem mais controlar o que as pessoas fazem, nem onde, nem como, pois no podem mais v-las nem cont- las. Um mundo onde os mtodos antigos de controle no funcionam mais. Isto , as antigas fontes de autoridade no tm mais poder ou influncia. A Gesto Participativa necessita de um modelo cultural extremamente democrtico e aberto, onde impere a confiana em todos os nveis. Um conjunto de valores baseados em princpios com os quais todos concordam. Ela vista com um ensaio natural dos indivduos neste final e reincio de sculo, onde a democratizao instala-se nas famlias, nas escolas e onde a difuso de informaes e a velocidade das mudanas desestruturam as bases sociais estabelecidas, a consideradas as organizaes totalitrias. Assim, a Gesto Participativa pode funcionar to bem em nossa poca histrica como as organizaes mecanicistas funcionavam a cem anos atrs, gerando resultados satisfatrios. A mudana ocorrida na sociedade do incio do sculo XX at o momento atual, graas principalmente aos avanos tecnolgicos e cientficos, ampliaram as reas do conhecimento, tornado o homem moderno mais informado e exigente. Este processo teve como principal consequncia o deslocamento do poder que antes era concentrado, tanto na sociedade como nas organizaes, e hoje instvel e dinmico, movendo-se por todas as camadas, adquirindo novas formas de acordo com a situao.

3- Gesto holstica: um passo alm dos sistemas O gerenciamento holstico resgata a ideia de entrelaamento, de interligao, de todas as partes do meio ambiente em um sistema, para que a abordagem do meio ambiente possa incluir todas as variveis, histricas, polticas, econmicas, socioculturais etc., necessrias para se compreender e administrar adequadamente a relao e melhorar a sorte da humanidade. O pensamento de organizao precisa compreender a relao auto-eco-organizadora, isto , a relao hologramtica entre as partes e o todo, compreender o princpio de recursividade; a ideia de entrelaamento, de integrao, totalidade e neste contexto que se deve falar em gerenciamento holstico, pois a partir da viso holstica da administrao que as empresas tradicionais incorporam preocupaes com a administrao ecolgica.

Processo de implantao da Administrao Holstica


Diagnstico da empresa: avaliao do RH, TI, Fornecedores, Marca, Imagem, Clima e Cultura. Entender como esto relacionados entre si e dentro da organizao. Anlise do meio externo: perceber a situao - poltica - social - econmica cultural tecnolgica e concorrncia e suas relao com a empresa. Identificao do ncleo da empresa: Mapear os pontos fortes e competncias primordiais para o negcio. Estabelecimento da misso Reconhecimento dos valores da empresa: Identificar o que ela entende como relevante e que define sua maneira de ser. Definio das polticas da empresa

4- Gesto empreendedora: proposta de uma parceria saudvel Transformar desafios em oportunidades no uma misso simples no universo empresarial. Um negcio com projeo depende de um empreendedor de sucesso, a pessoa que, como ns, transforma ideias e empresas em grandes realizaes com projeo no mercado. O empreendedor, primeiramente, deve ser, no mundo real, aquela pessoa que busca a soluo para os problemas, que transforma sonhos em realidade, decide por si e pela empresa a melhor estratgia de penetrao e posicionamento no mercado, determina o produto e o pblico-alvo e arregaa as mangas para alcanar os objetivos e metas traados. Disciplina, busca do aperfeioamento contnuo, muita leitura e atualizao sobre o mercado e tendncias, vontade de trabalhar alm do habitual, dedicao, paixo, comunicao com as pessoas e empresas, viso holstica, criatividade, vontade de vencer, persistncia para aprender cada vez mais e no hesitar nos erros que sero fatores que tornaro seu empreendimento mais slido e facilitaro a prosperidade de seu trabalho.

Como melhorar a Gesto? No ambiente de negcios atual, alguns fatores so fundamentais: inovao, qualidade, agilidade e ateno ao cliente, esto, com certeza entre os principais. Na Administrao estamos na era da nfase no talento dos indivduos e na sinergia do trabalho em equipe. preciso dar elementos s pessoas em posio de responsabilidade pela gesto, para que elas possam atingir seus objetivos organizacionais. Esses elementos abrangem, fundamentalmente: Estratgia e transformao organizacional - trabalhando a capacidade de viso prospectiva e sistmica, atravs de um pensamento total da organizao; Arquitetura organizacional e orientao a processos revendo sempre as estruturas mais adequadas como meio para a excelncia nos processos de negcio;

Aprendizado organizacional - desenvolvendo as habilidades necessrias para o aprendizado coletivo permanente; Processo de deciso - repensando os fatores envolvidos na tomada de deciso e os estilos gerenciais; Qualidade e marketing - atentando para as expectativas e a percepo dos clientes, internos e externos, quanto aos produtos e servios oferecidos; Gesto de projetos - otimizando a utilizao dos recursos e do tempo; Controle oramentrio - entendendo e acompanhando o valor financeiro agregado em cada operao para os resultados da organizao; Cultura organizacional - tomando conscincia e repensando os valores e prticas adquiridas e/ou inerentes s pessoas que trabalham na organizao; Stress e qualidade de vida - revendo o papel do indivduo e seu espao de realizao atravs do trabalho, buscando a harmonia de objetivos entre a pessoa, a equipe e a organizao.

Empowerment , ou delegao de autoridade, uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegao de poderes de deciso, autonomia e participao dos funcionrios na administrao das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organizao avaliando o estgio evolutivo em que se encontram as reas de gesto, as configuraes organizacionais, as estratgias competitivas, a gesto de recursos humanos e a qualidade.

You might also like