You are on page 1of 2

ORIGEM DA SACHERTORTE

Escrito por Confeitaria Christina Seg, 11 de Julho de 2011 13:53

Sacher torte - receita austraca

De incio desconcertado com a notcia, ele logo ordenou que fsse chamado o auxiliar do chef, este um menino de 16 anos totalmente inexperiente e disse ele: "Receberei hoje convidados da mais alta importncia e quero que voc crie uma sobremesa excepcional, que faa os seus paladares requintados desejarem mais.

4 ovos, separar e bater as claras em neve 1 lata de creme de leite 1 copo de chocolate granulado 1/2 copo de leo 1 copo de acar cristal 1 copo de (amndoas ou nozes ou avel ou castanha do par, moida) 1 copo de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em p Colocar na batedeira as 4 gemas, o creme de leite, o chocolate granulado, o leo, o aucar, amendoas ou nozes ou castanha, bater tudo por uns 5 minutos, colocar o trigo e o fermento, bater mais um pouco e colocar por ltimo as claras em neve. Untar uma forma de abrir e assar em fogo fraco e com a porta do forno um pouquinho aberta (colocar uma tampa de panela). Assar mais ou menos em 55 minutos. Cobertura: 200 gramas de chocolate meio amargo 100 gramas de margarina um pouco de rum Derreter o chocolate, juntar a margrina e o rum. Com o auxilio de uma espatula. Levar a geladeira por uns 10 minutos para secar. Se quiser pode possar sobre a torta antes da cobertura, uma leve camada de gelia de damasco, assim, a cobertura de chocolate desliza melhor.

O menino Franz Sacher no se fez de assustado e aproveitou a oportunidade para executar a sua criao. Foi cozinha procurar os ingredientes que estavam sua disposio. Misturou a manteiga, o aar, a farinha e ovos batidos com chocolate amargo e levou tudo ao forno. Depois de assado, pegou do pote de gelia de damasco e recheou sua torta, para no final cobrir tudo com cobertura de chocolate meio amargo. O que foi que este menino aprontou? A leve torta de chocolate com damasco, no somente recebeu elogios dos convidados de Metternich, como tambm sua fama se espalhou para fora dos muros do castelo. Nos anos seguintes, foi levado para trabalhar na corte do prncipe Esterhazy, primeiramente em Pressburgo e depois em Budapeste. Quando o j experiente confeiteiro resolveu dar seus primeiros passos na abertura de seu prprio negcio, uma delicatesse de vinhos, ele ofereceu ao pblico a sua receita com grande estilo. Ganhou fama e logo as famosas cafeterias vienenses passaram a oferecer a iguaria, mas nunca igual original. A receita original permanecia em suas mos. Perguntado como ele a fazia, Franz Sacher somente respondia: ah, somente alguns ingredientes como farinha, acar, ovos e chocolate que misturo. Seu filho mais velho Edward segue os passos de seu pai e conclui seu aprimoramento na Confeitaria Hofzuckerbcker Demel. L ele d o acabamento do que conhecemos hoje como a Sacher Torte, e a receita permanece no estabelecimento. A Torta Sacher era oferecida a principio na confeitaria Demel. Posteriormente, Edward Sacher sai do Demel e funda seu prprio negcio em 1876, o famoso Hotel Sacher. O Hotel Sacher passa a distribuir a famosa receita tambm. Comea ento uma disputa judicial entre a Confeitaria Demel e o Hotel Sacher pelo uso do nome Sacher Torte Original. Chega-se a um acordo extrajudicial, onde foi reservado ao Hotel Sacher o ttulo de Original e Confeitaria Demel um selo triangular com a inscrio Eduard Sacher-Torte. De acordo com o livro Ssses aus dem Sacher, menciona que, a receita original, que tanto fez sucesso na corte austraca, permanece ainda hoje guardada no cofre do prprio Hotel Sacher, onde somente poucos tem acesso.

A torta Sacher foi batizada em homenagem ao criador da receita, o hoteleiro Franz Sacher.Este porm , no comeou a sua carreira como hoteleiro e sim, como ajudante de cozinha.Contando na poca com 16 anos, trabalhava na cozinha do Princpe Metternich. Certo dia no ano de 1832, Metternich aguardava importantes convidados. Tarde muito tarde, chegou-se aos seus ouvidos que o chef patissier estava ausente por motivo de doena.

Industria de alimentos No incio do sculo XIX, com uma sociedade cada vez mais urbana, uma evidente mudana se consolidava, gerando uma transformao na sociedade praticamente agrria (onde a fora motriz era o homem), em uma sociedade na qual a mquina passava a substituir o trabalho manual. O desenvolvimento inicial passou dos programas de vilas e comunidades, para unidades em maiores escalas. Como o mundo estava passando por um grande avano tecnolgico e cientfico, acabou alavancando o surgimento de alternativas e tcnicas para aumentar a conservao dos alimentos. O cientista Nicolas Appert (1749-1841) foi o primeiro a conservar alimentos em latas hemerticamente fechadas aps seu cozimento e buscou levar isto escala industrial. Appert acreditava que a conservao se dava apenas porque os recipientes isolavam os produtos do ar, que seria a nica fonte de contaminao. Outra importante descoberta aconteceu no ano de 1862 por Lois Pasteur, a tcnica que leva seu nome a pasteurizao, veio em contrapartida das ideias de Appert e contribuiu com um significativo avano nos estudos microbiolgicos dos alimentos. Aps experincias realizadas em processos de fermentao das indstrias vincolas da Frana, Pauster descobriu que a acidificao do vinho que vinha prejudicando esse segmento era casada pela presena de microorganismos presentes na prpria bebida. Ao mesmo passo, pode-se verificar que esses microorganismos eram eliminados quando submetidos a uma alta temperatura durante um determinado perodo.

You might also like