You are on page 1of 56

Mdulo: Easy Financing Documentao: Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Verso: P10 e P11

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 2

Viso Geral da Documentao


O Easy Financing (SigaEFF) tem como objetivo controlar os contratos de financiamento de comercio exterior. Devido vinculao de invoices e a particularidades quanto s taxas de juros desses contratos, o controle de emprstimos do mdulo Financeiro Microsiga (SigaFIN) no pode controlar esses tipos de financiamento por si s.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 3

Sumrio

Captulo 1 Parte Tcnica...........................................................................Erro! Indicador no definido. APLICAO DE UPDATE ........................................................................................................................ 5

Captulo 2 Parte Funcional ........................................................................................................... 11 TABELAS ......................................................................................................................................... 12 COTAO DE MOEDAS ................................................................................................................ 12 TIPOS DE FINANCIAMENTO.......................................................................................................... 12

CADASTROS .................................................................................................................................... 14 EVENTOS CONTBEIS ................................................................................................................. 14 LINHAS DE CRDITO................................................................................................................... 15

FINIMP FINANCIAMENTO DE IMPORTAO ................................................................................. 17 MANUTENO DO CONTRATO ...................................................................................................... 18 LIQUIDAO DE INVOICES .......................................................................................................... 22 GERAO DE PARCELAS DE PAGAMENTO ...................................................................................... 23 LIQUIDAO DE PARCELAS ......................................................................................................... 27

CONTRATO DE FINANCIAMENTO PR-PAGAMENTO/SECURITIZAO ............................................. 28 MANUTENO DE CONTRATO....................................................................................................... 29 LIQUIDAO DE INVOICES .......................................................................................................... 33 LIQUIDAO DE PARCELAS DE JUROS .......................................................................................... 36

CONTRATO DE FINANCIAMENTO ACC/ACE ...................................................................................... 38 MANUTENO DE CONTRATO....................................................................................................... 38 MOEDAS .................................................................................................................................... 43 CALENDRIO CONTBIL .............................................................................................................. 44 MOEDAS CONTBEIS .................................................................................................................. 45 MOEDA X CALENDRIO ............................................................................................................... 45 LANAMENTO PADRO ................................................................................................................ 46 APROPRIAO DE APLICAES E EMPRESTIMOS ........................................................................... 50 LIQUIDAO DE INVOICES .......................................................................................................... 51 FLUXO DE CAIXA ........................................................................................................................ 54

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 4

Captulo 1 Parte Tcnica


Aplicao do Update

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 5

APLICAO DE UPDATE
1. No TOTVS Smart Client, campo Programa Inicial, digite U_UAVEFFFIN.

2. Clique no boto OK para continuar. Ao confirmar, ser apresentada uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo:

3. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo ser a preparao dos arquivos. O Sistema apresenta uma mensagem explicativa ao usurio:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 6

4. Em seguida, o Sistema apresenta a tela de Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 7

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 8

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 9

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 10

5. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. 6. Clique em OK para finalizar. O Sistema exibe a tela de finalizao:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 11

Captulo 2 Parte Funcional


Tabelas Cadastros FINIMP PR PAGAMENTO ACC/ACE

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 12

TABELAS
As tabelas apresentam as informaes bsicas para iniciar as movimentaes do mdulo. O correto preenchimento das tabelas fundamental para execuo das rotinas do sistema. Rotinas Abordadas: Cotao de Moedas; Tipos de Financiamento.

COTAO DE MOEDAS
Esta tabela de fundamental importncia para a correta apurao da variao cambial. O sistema sempre ir procurar pela taxa mais atualizada, caso no encontre a do dia. conveniente a incluso diria das taxas comerciais das moedas que a sua empresa utiliza nas exportaes. Exemplo - Como cadastrar Cotaes de Moedas: 1. No mdulo Financiamento, selecione o menu Atualizaes + Tabelas + Cotao das Moedas. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir:

Cotao de Moedas Figura 01

3. Clique no boto OK para confirmar.

TIPOS DE FINANCIAMENTO
O cadastro de Tipos de Financiamento feito de acordo com seu processo (Exportao/Importao), e disponibiliza a atribuio de encargos especficos para cada tipo cadastrado. Estes encargos podem ser gerados nos Contratos de Financiamento. Antes de iniciar a manuteno nessa rotina, verifique a rotina Eventos Contbeis. Exemplo Como cadastrar um tipo de financiamento: 1. Selecione o menu Atualizaes + Tabelas + Tip. Financiamento. 2. Selecione o financiamento FINIMP.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 13

Tipo de Financiamento Figura 01

3. Inclua mais um encargo para o Tipo de Financiamento 05 FINIMP, conforme orientao a seguir: Evento 302 Ev. Associado 700 Ev. Base 700 Tipo Evento Percentual Valor/Perc. 15,00 Perc. Reaj. No Liquida Aut. No Leva p/ Contrato Sim

4. Em seguida, confira os dados e clique no boto OK para gravar. 5. Selecione o Tipo de Financiamento Pr-Pagamento e clique na opo Alterar:

Tipo de Financiamento Figura 02

6. Clique no boto OK. 7. Selecione o Tipo de Financiamento ACC e clique na opo Alterar:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 14

Tipo de Financiamento Figura 03

8. Clique na opo OK.

CADASTROS
Neste captulo abordaremos os cadastros do mdulo de financiamento de exportao, que so apresentados de forma hierrquica porque alguns cadastros precisam de informaes de tabelas que devem estar previamente preenchidas no sistema, desta forma, interessante que a montagem seja feita na seqncia de utilizao dos dados. Rotinas Abordadas: Eventos Contbeis; Linhas de Crdito.

EVENTOS CONTBEIS
Neste cadastro devemos inserir Eventos (contas) Contbeis controlados pelo mdulo, definindo principalmente, as contas de dbito e crdito de cada evento. Exemplo - Como incluir eventos contbeis: 1. Selecione o menu Atualizaes + Tabelas + Eventos Contbeis. 2. Clique na opo "Incluir" e inclua sete eventos conforme a tabela abaixo:

Tipo Mdulo FIIM05 FIIM05 FIIM05 FIIM05 FIIM05

Ident. Campo 302 351 352 401 451

Descrio ENC PARCELA ENC LIQ 01 ENC VINC 02 ENC JUROS ENC CONT

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 15

FIEX03 FIEX01

401 402

DESPESAS DESPESAS

Eventos Contbeis Figura 01

3. Informe o restante dos eventos e clique sobre o boto Ok para gravar.

LINHAS DE CRDITO
O registro das Linhas de Crdito de Instituies Financiadoras disponibiliza recursos para os Contratos de Financiamento de Importao. Exemplo Como incluir uma Linha de Crdito: 1. Selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Linha de Crdito. 2. Clique na opo Incluir e na pasta Cadastrais, informe os seguintes dados:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 16

Linhas de crdito Figura 01

3. Na pasta Financeiro, informe os seguintes dados:

Linhas de crdito Figura 02

4. Clique no boto Incluir para inserir dois encargos para a linha de crdito LC 01, informe os seguintes dados:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 17

Linhas de crdito Figura 03

5. Clique no boto OK. Insira mais um evento na linha de crdito.

Linhas de crdito Figura 04

6. Clique no boto OK para gravar.

FINIMP FINANCIAMENTO DE IMPORTAO


O Financiamento de Importao consiste em uma operao na qual o cliente importar um bem ou produto, sendo que tem obrigao de pagar vista ou pagar parte vista e expectativa de receber o bem ou produto no futuro. O banco antecipa em moeda estrangeira e efetua o pagamento ao exportador no exterior. Pr Requisitos: No ambiente Easy Import Control, inclua um embarque e uma invoice. No se esquecendo de preencher a data de embarque na rotina de embarque, pois no possvel vincular uma invoice cujo processo no tenha a data de embarque. Rotinas Abordadas: Manuteno no Contrato FINIMP; Vinculao de invoices pela manuteno de contratos; Liquidao de parcelas do principal;

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 18

Liquidao das parcelas de juros;

MANUTENO DO CONTRATO
Exemplo Como incluir uma manuteno de Contrato FINIMP: 1. Selecione o menu Atualizaes + Importao + Manut. Contrato. 2. Clique na opo Inclui e na pasta Cadastrais informe os seguintes dados:

Manuteno de Contrato Figura 01

3. Na pasta Parcelas de Pagamento, informe os seguintes dados:

Manuteno de Contrato Figura 02

4. Na pasta Encargos, possvel cadastrar encargos especficos para cada Cadastro de Financiamento:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 19 Manuteno de Contrato Figura 03

Note que os encargos inseridos na rotina Tipo de Financiamento aparecem no Contrato. 5. Selecione o boto Vinculao e clique na opo OK:

Manuteno de Contrato Figura 04

D um duplo clique sobre o processo desejado, aparecer seguinte tela:

6. Clique no boto OK para gravar a vinculao.

Manuteno de Contrato Figura 05

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 20

Manuteno de Contrato Figura 06

Verifique que ao confirmar a vinculao, so gerados os eventos de Vinculao de Invoice e tambm um evento de encargos. 7. Clique no boto OK para confirmar a manuteno de contrato. 8. Selecione o processo confirmado e clique na opo Visualizar.

Manuteno de Contrato Figura 07

Na parte inferior do contrato, note que no campo Tit. Financ., informado o nmero do ttulo gerado no mdulo Financeiro. 9. No mdulo Financeiro, acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

Contas a Pagar Figura 01

10.No mdulo Financiamento, acesse o menu Atualizaes + Importao + Manut. Contrato.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 21

11. Selecione o processo e clique na opo Alterar:

Manuteno de Contrato Figura 08

Selecione o encargo, clique no boto Liquidar e informe os dados:

Manuteno de Contrato Figura 09

12.Clique no boto OK. E confirme o contrato. 13.Para verificar se o ttulo gerado foi baixado, no mdulo Financeiro, acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

Contas a Pagar Figura 02

14.Clique na opo Sair.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 22

LIQUIDAO DE INVOICES
Exemplo Como realizar a liquidao de Invoices: 1. No mdulo Easy Import Control, selecione o menu Atualizaes + Importao + Cmbio. 2. Posicione no processo desejado e clique na opo Alterar.

Cmbio Figura 01

3. Clique no boto

- Liquidao.

Cmbio Figura 02

4. Clique no boto OK para confirmar a liquidao. 5. Em seguida clique no boto OK para gravar o cmbio.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 23

GERAO DE PARCELAS DE PAGAMENTO


Para dar origem s parcelas do financiamento e aos juros necessrio informar quantas parcelas possui o contrato, qual a periodicidade em que elas sero pagas. Exemplo Como realizar a gerao de parcelas de pagamento: 1. No mdulo Financiamento, selecione o menu Atualizao + Importao + Manut. Contrato. 2. Posicione no contrato desejado e clique na opo Alterar.

Manuteno de Contrato Figura 10

Aps a liquidao da invoice no mdulo de importao, so gerados novos eventos na manuteno de contrato. 3. Clique na pasta Parcelas de Pag. e informe os seguinte dados:

Manuteno de Contrato Figura 11

4. Na barra de ferramentas, pressione o boto Perodos do Contrato e clique em Incluir:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 24

Manuteno de Contrato Figura 12

5. Clique duas vezes no boto OK. 6. Na pasta Cadastrais, preencha o campo Data de Inicio de Juros, automaticamente ser exibida a tela:

Manuteno de Contrato Figura 13

7. Clique na opo Sim. Automaticamente sero geradas as parcelas.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 25

Manuteno de Contrato Figura 14

8. Clique no boto OK para salvar o contrato. Aparecer a tela abaixo:

Manuteno de Contrato Figura 15

9. Clique na opo Sim. Aparecer outra tela:

Manuteno de Contrato Figura 16

10. Clique na opo Sim.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 26

11. Selecione novamente o processo e clique na opo Visualizar.

Manuteno de Contrato Figura 17

Na parte inferior do contrato, note que no campo Tit. Financ., informado o nmero do ttulo gerado no mdulo Financeiro. 12. No mdulo Financeiro, acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

13. Clique na opo Sair.

Contas a Pagar Figura 03

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 27

LIQUIDAO DE PARCELAS
1. No mdulo Financiamento, acesse o menu Atualizaes + Importao + Manut. Contrato. 2. Selecione o processo e clique na opo Alterar. 3. Selecione na primeira parcela do principal (evento 700 parcela 01) e clique no boto Liquidao.

Manuteno de Contrato Figura 18

4. Clique no boto OK para gravar a liquidao. 5. Selecione a primeira parcela de juros com evento 710 e clique no boto Liquidao.

Manuteno de Contrato Figura 19

6. Clique no boto OK para gravar a liquidao. 7. Clique no boto OK para gravar o contrato. necessrio verificar no Financeiro se os ttulos referentes s parcelas liquidadas foram baixados.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 28

8. No mdulo Financeiro, acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

Contas a Pagar Figura 04

9. Clique na opo Sair.

CONTRATO DE FINANCIAMENTO PR PAGAMENTO/SECURITIZAO


O Pr-Pagamento consiste em uma operao na qual o banco ou o importador fornece recursos ao exportador antes do embarque das mercadorias. O exportador pode liquidar o contrato de forma parcelada e com datas e taxas de juros pr-definidas. Pr Requisitos: Ter um pedido e embarque de exportao cadastrado no mdulo de exportao, com a data de embarque preenchida. Rotinas Abordadas: Manuteno no Contrato Pr-Pagamento; Vinculao de Invoices pela Manuteno de Contratos; Liquidao de Invoices;

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 29

Liquidao de Parcelas de Juros e Principal.

MANUTENO DE CONTRATO
Exemplo Como realizar um Pr-Pagamento: 1. Selecione o menu Atualizaes + Exportao + Manut.Contrato. 2. Clique na opo Incluir na pasta Cadastrais informe os dados:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 01

3. Na pasta Parcelas de Pag., no campo Parc. Pgt informe = SIM. Assim os campos ficaro habilitados para preenchimento:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 02

4.

Na barra de ferramentas, pressione o boto Perodos do Contrato e clique em Incluir:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 30

Manuteno Pr-Pagamento Figura 03

5. Clique em OK. Na pasta Cadastrais, preencha o campo Data de Inicio de Juros, automaticamente so exibidas as parcelas:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 04

Ao preencher a data de inicio de juros, gerada a movimentao bancria, no mdulo Financeiro: 6. Acesse a rotina: Atualizaes + Movimento Bancrio + Movimento Bancrio.

Movimento Bancrio Figura 01

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 31

7. De volta no mdulo Financiamento, na barra de ferramentas, clique no boto Vincular Invoices e observe o filtro especifico para cada tipo de vinculao:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 05

8. Clique no boto OK. D um duplo clique na invoice para realizar a vinculao, conforme abaixo:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 06

9. Clique no boto OK. Observe que na tela de vinculao as informaes sobre a parcela de pagamento:

Manuteno Pr-Pagamento Figura 07

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 32

10. Clique no boto OK. O saldo a vincular de cada parcela de pagamento pode ser verificado no browse de eventos, na coluna Saldo a Vinc..

Manuteno Pr-Pagamento Figura 08

11. Clique no boto Ok para gravar a manuteno. Aparecer a tela para recalcular o vencimento das parcelas, clique na opo SIM. Em seguida clique novamente na opo SIM. 12. Selecione o processo confirmado e clique na opo Visualizar.

Manuteno Pr-Pagamento Figura 09

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 33

Na parte inferior do contrato, note que no campo Tit. Financ., informado o nmero do ttulo gerado no mdulo Financeiro. 13. No mdulo Financeiro, acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

Contas a Pagar Figura 01

14. Clique na opo Sair.

LIQUIDAO DE INVOICES
1. No mdulo Easy Export Control, selecione o menu Atualizaes + Exportao + Cmbio. 2. Posicione no processo desejado e clique na opo Alterar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 34

Cmbio Figura 01

3. Selecione a primeira parcela e clique no boto

- Liquidao.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 35

Cmbio Figura 02

4. Clique no boto OK para confirmar a liquidao. Caso seja necessrio libere as outras invoices. 5. Em seguida clique no boto OK para gravar o cmbio. Verifique se no mdulo de Financeiro, o evento 700 foi baixado, conforme abaixo:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 36

Contas a Pagar Figura 02

LIQUIDAO DE PARCELAS DE JUROS


1. No mdulo Financiamento, acesse o menu Atualizaes + Importao + Manut. Contrato. 2. Selecione o processo e clique na opo Alterar.

Manuteno Pr-Pagamento Figura 10

3. Selecione a primeira parcela de juros e clique no boto Liquidar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 37

Manuteno Pr-Pagamento Figura 11

4. Clique no boto OK. Repita o processo para liquidar a primeira parcela principal. Verifique no mdulo Financeiro, se o ttulo referente a essa parcela de juros e principal foram baixados.

Contas a Pagar Figura 03

5. Clique na opo Sair.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 38

CONTRATO DE FINANCIAMENTO ACC/ACE


O Financiamento ACC/ACE Adiantamento sobre Contrato de Cmbio consiste em uma operao na qual o banco antecipa em Reais o equivalente quantia de moeda estrangeira estipulada na garantia de compra feita pelo cliente ao exportador. Pr- Requisitos: Cadastrar um pedido e embarque de exportao com a data de embarque preenchida. Rotinas Abordadas: Manuteno no Contrato ACC/ACE; Vinculao de Invoices; Cadastro de Moedas (Financeiro); Cadastro de Calendrio Contbil (Contabilidade Gerencial); Cadastro Moedas Contbeis (Contabilidade Gerencial); Cadastro Moeda x Calendrio (Contabilidade Gerencial); Cadastro Lanamento Padro (Contabilidade Gerencial); Apropriao de Operao Financeira (Financeiro); Liquidao de Invoices; Fluxo de Caixa.

MANUTENO DE CONTRATO
Exemplo Como realizar a manuteno de Contrato: 1. No mdulo Easy Financing (SigaEFF), selecione o menu Atualizaes + Exportao + Manut. Contrato. 2. Clique na opo Inclui e na pasta Cadastrais informe os seguintes dados:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 39

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 01

necessrio definir os Perodos do Contrato, ou seja: os tipos, as datas e as taxas de juros a que o contrato est sujeito. 3. Clique no boto Perodos do Contrato em seguida clique no boto Incluir e inclua um perodo conforme orientaes a seguir:

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 02

4. Clique sobre o boto OK para confirmar. O sistema gerar o evento 100, que representa o valor financiado pelo banco ao exportador. Este evento foi gerado ao preencher o valor do contrato e ter seu valor em Reais atualizados assim que for preenchido o campo da data de Inicio de Juros .

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 40

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 03

5. Na pasta Cadastrais, preencha o campo Dt. Ini.Juros com a mesma data do campo Dt. Contrato, conforme abaixo:

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 04

6. Automaticamente gerado um novo evento. Em seguida confirme o contrato. Ao preencher a data de inicio de juros, gerada a movimentao bancria, no mdulo Financeiro: 7. Acesse a rotina: Atualizaes + Movimento Bancrio + Movimento Bancrio.

Movimento Bancrio Figura 01

8. De volta no mdulo Easy Financing (SigaEFF), selecione o processo desejado e clique na opo Visualizar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 41

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 05

Na parte inferior do contrato, note que no campo Tit. Financ., informado o nmero do ttulo gerado no mdulo Financeiro. 9. No mdulo Financeiro (SigaFIN), acesse o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar:

Contas a Pagar Figura 01

10. Clique na opo Sair. 11. No mdulo Easy Financing (SigaEFF), acesse o menu Atualizaes + Importao + Manut. Contrato. 12. Selecione o processo e clique na opo Alterar. 13. Na barra de ferramentas, clique no boto Vincular Invoices e observe o filtro especifico para cada tipo de vinculao:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 42

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 06

14. Clique no boto Ok. D um duplo clique sobre o processo desejado, aparecer seguinte tela:

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 07

15. Clique no boto OK para gravar a vinculao.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 43

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 08

Ao confirmar a vinculao de invoices, automaticamente foram geradas as parcelas. 16. Clique na opo OK para confirmar o contrato.

MOEDAS
Esta rotina permite o cadastro das taxas de moedas. A manuteno das taxas deve ser efetuada diariamente, inclusive aos finais de semana, pois todos os clculos em outras moedas dependem do preenchimento destas taxas. Exemplo Como informar a moeda: 1. No mdulo Financeiro (SigaFIN), selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Moedas. 2. Selecione a moeda do dia de hoje e clique na opo Alterar:

Moedas Figura 01

3. Clique no boto OK. Em seguida clique na opo Incluir para informar a taxa da data do fim do ms.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 44

Moedas Figura 02

4. Clique no boto OK para confirmar.

CALENDRIO CONTBIL
O calendrio contbil define o Exerccio social no qual a empresa est efetuando toda a sua movimentao contbil. permitido o cadastramento de at 999 calendrios, onde cada um desses calendrios pode ser vinculado a uma ou at mesmo vrias moedas. Um calendrio poder ter at 99 Perodos contbeis que podero ser configurados livremente. Exemplo Como cadastrar o Calendrio: 1. No mdulo Contbil (SigaCTB), selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Calendrio Contab. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir:

Calendrio Contbil Figura 01

3. Clique no boto OK.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 45

MOEDAS CONTBEIS
O ambiente Contabilidade Gerencial possui seu prprio cadastro de moedas, diferindo do cadastro de moedas dos demais ambientes. O sistema gera seus lanamentos contbeis inicialmente na moeda 1 que, no Brasil, representada pelo real, no entanto, todo e qualquer lanamento poder ser convertido para outra moeda (dlar, euro, etc.). Esse recurso muito til para empresas que fazem o acompanhamento de seus balanos e resultados em moeda estrangeira e para aquelas que os enviam ao exterior. Exemplo Como cadastrar uma Moeda Contbil: 1. Selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Moedas Contbeis. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir:

Moedas Contbeis Figura 01

3. Clique no boto OK para confirmar.

MOEDA X CALENDRIO
Empresas multinacionais necessitam, muitas vezes, apresentar seus resultados utilizando um calendrio diferente do utilizado pelo pas em que est situada (exerccios sociais diferentes entre as moedas). O ambiente Contabilidade Gerencial permite que diferentes calendrios possam ser utilizados com diferentes moedas. Dessa forma, os encerramentos em moeda "dlar" (por exemplo), podero seguir um calendrio diferente da moeda "real". Exemplo Como cadastrar uma Moeda x Calendrio: 1. Selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Moeda x Calendrio. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 46

Moeda x Calendrio Figura 01

3. Clique no boto OK para confirmar.

LANAMENTO PADRO
Este cadastro o elo de ligao entre os diversos ambientes Protheus e o ambiente Contabilidade Gerencial. Toda a integrao contbil ser feita a partir dos dados e regras aqui cadastrados. As regras contbeis so fundamentais para a correta integrao contbil, portanto antes de iniciar o cadastramento necessrio definir como cada processo, gerador de lanamentos contbeis, dever ser integrado. Uma vez estabelecidas as regras de contabilizao, os processos sero automaticamente contabilizados sem a necessidade de interveno do usurio.

Exemplo Como manipular o Lanamento Padro: 1. Selecione o menu Atualizaes + Cadastros + Lanamento Padro.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 47

Lanamento Padro Figura 01

2. Na opo Financeiro selecione a opo Aplicaes e Emprstimos em seguida a opo Apropriao/Resgate. 3. Selecionada a opo Apropriao/Resgate clique no boto Incluir. 4. Na pasta Cadastro informe os seguintes dados:

Lanamento Padro Figura 02

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 48

5. Na pasta Entidades informe os seguintes dados:

Lanamento Padro Figura 03

6. Na pasta Valores informe os seguintes dados:

Lanamento Padro Figura 04

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 49

7. Na pasta Histrico informe os seguintes dados:

Lanamento Padro Figura 05

8. Clique na opo Confirmar. Em seguida ser gerado um sub -item Contabilizao do Contrato ACC no item Apropriao/ Resgate. Conforme abaixo:

Lanamento Padro Figura 06

9. Clique na opo Confirmar para gravar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 50

APROPRIAO DE APLICAES E EMPRESTIMOS


Esta rotina realiza a apropriao das operaes financeiras de aplicaes e emprstimos, de acordo com os parmetros adotados pelo usurio. Exemplo Como realizar a Apropriao: 1. No mdulo Financeiro (SigaFIN), selecione o menu Miscelnea + Contbil + Aprop. Apl/Emp. Fin.

Apropriao Figura 01

2. Clique na opo Parmetros e informe a data do fim do ms.

Apropriao Figura 02

3. Clique na opo OK. E novamente na opo OK. Automaticam ente a Apropriao ser feita.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 51

LIQUIDAO DE INVOICES
Exemplo Como realizar a liquidao de invoices: 1. No mdulo Easy Export Control (SigaEEC), selecione o menu Atualizaes + Financeiro + Cmbio. 2. Selecione o processo desejado e clique na op o Alterar.

Cmbio Figura 01

Selecione a invoice e clique no boto Liquidar. E informe os seguintes dados:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 52

Cmbio Figura 02

3. Clique na opo Ok. E novamente na opo OK para gravar o cmbio. Aps a liquidao do cmbio, automaticamente ser gerado novos eventos (630 e 640) no mdulo Financiamento. 4. No mdulo Easy Financing (SigaEFF), selecione o menu Atualizaes + Exportao + Manut. Contrato. 5. Selecione o processo desejado e clique na opo Alterar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 53

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 09

No evento 630 e 640 siga com a seta para o lado e veja o nmero do ttulo gerado no mdulo Financeiro.

Manuteno de Contrato ACC/ACE Figura 10

6. No mdulo Financeiro (SigaFIN), selecione o menu Atualizaes + Contas a Pagar + Contas a Pagar.

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 54

Contas a Pagar Figura 02

7. Clique na opo Sair.

FLUXO DE CAIXA
O Protheus rene todas as transaes a realizar nas carteiras de Contas a Pagar e a Receber, e as exibe na forma de consulta, especificamente, na forma de um Fluxo de Caixa. Fluxo de Caixa pode ser definido como a demonstrao visual de receitas e despesas em um perodo de tempo, sendo que, atravs de sua anlise, possvel otimizar decises de captao e aplicao de recursos financeiros em uma empresa. Exemplo Como verificar o Fluxo de Caixa: 1. No mdulo Financeiro (SigaFIN), selecione o menu Consultas + Movimento Bancrio + Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa Figura 01

2. Selecione a opo Processa Analtico e clique na opo OK. Ser exibida a tela abaixo:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 55

Fluxo de Caixa Figura 02

3. Selecione a data do dia de hoje e clique duas vezes, aparecer tela abaixo:

Fluxo de Caixa Figura 03

4. Na pasta Emprstimos aparecer os dados do seu processo.

Fluxo de Caixa Figura 04

5. Clique no boto Visualizar, ser exibida a tela de visualizao do seu processo:

Documentao Integrao SigaEFF x SigaFIN x SigaCTB Pag. 56

Fluxo de Caixa Figura 05

6. Clique na opo OK duas vezes para sair do Fluxo de Caixa.

You might also like