You are on page 1of 4

Resumo HGP Turma E 6 ano teste de Maio

queda da monarquia e a 1. Repblica

Nas ltimas dcadas do sculo XIX, o descontentamento da populao crescia. Crise econmica: Para pagar as obras pblicas, o governo contraa dvidas, aumentava os impostos e o custo de vida subia. Crise social: Os pobres estavam mais pobres e os ricos mais ricos. Crise poltica: A monarquia estava desacreditada, o rei era acusado de governar mal e s se interessar por viagens caadas e outras atividades. Os governos liberais no conseguiram resolver os problemas do reino. O Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimato Na Europa, crescia o interesse pelos territrios em frica, fonte de matrias-primas para a indstria: algodo, caf, ouro, diamantes. Por causa disso os portugueses fizeram viagens de explorao no interior africano, entre Angola e Moambique. Os pases mais industrializados (Gr-Bretanha, Frana, Alemanha) procuravam tambm assegurar a posse de vrios territrios em frica. Em 1884-1885, esses pases reuniram-se na Conferncia de Berlim e decidiram que os territrios africanos seriam dos pases que os ocupavam efetivamente, e no dos que os haviam descoberto. Portugal reage apresentando o Mapa Cor-de-Rosa, no qual exigia para si os territrios entre Angola e Moambique. Em 1890, a Inglaterra (que nunca aceitou o Mapa Cor-de-Rosa) apresenta ao rei D. Carlos I um Ultimato: ou os portugueses desocupavam os territrios entre Angola e Moambique ou o governo ingls declarava guerra a Portugal. Para grande descontentamento da populao, o governo portugus aceitou este Ultimato. O Regicdio Neste clima de descontentamento contra a monarquia, as ideias republicanas foram ganhando adeptos: defendem um presidente eleito frente do governo, e no um rei. Forma-se o Partido Republicano. Em 31 de Janeiro de 1891 d-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia. A guarda real pe fim a esta revolta, mas a revolta serve para demostrar o descontentamento da populao pela monarquia. No dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, ocorre o regicdio: so mortos num atentado o rei D. Carlos I e o prncipe herdeiro, D. Lus Filipe.

Sobe ao trono D. Manuel II que viria a ser o ltimo rei em Portugal. (s governar 2 anos, de 1908 a 1910. A Revolta do 5 de Outubro de 1910 A revoluo republicana comeou em Lisboa na madrugada de 4 de Outubro de 1910 e partiu de pequenos grupos de conspiradores a que a populao aderiu. Na manh de 5 de Outubro de 1910, dirigentes do Partido Republicano, na varanda do edifcio da Cmara Municipal de Lisboa, proclamaram a implantao da Repblica em Portugal. Neste dia terminou a monarquia em Portugal. A 1. Repblica Logo aps a revoluo do 5 de Outubro, foi criado um governo provisrio, presidido pelo Dr. Tefilo Braga. A famlia real embarcou no iate Amlia e seguiram para o exlio em Inglaterra. A monarquia em Portugal durou oito sculos. Adoptou-se a bandeira vermelha e verde e o hino passou a ser "A Portuguesa" lera de Lopes de Mendona e msica de Alfred Keill e a nova moeda o escudo. Em 28 de 1911, realizaram-se eleies para a Assembleia Constituinte que tinha como misso elaborar uma nova Constituio. A Constituio Republicana ficou conhecida como a Constituio de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano. Esta constituio defendia a igualdade social, pr fim aos privilgios de nascimento e ttulos de nobreza, estabelecia o direito liberdade, a igualdade de clto religioso, instituiu o casamento civil e o divrcio e defendia o direito greve. O poder ficou repartido da seguinte forma: - O Parlamento rgo mais importante, fazia as leis e elegia ou demitia o Presidente da Repblica. Os deputados para o Parlamento eram eleitos por cidados com mas de 21 anos que soubessem ler e escrever e fossem chefes de famlia. As mulheres ficavam assim quase todas excludas. - O Presidente da Repblica, que nomeava os ministros para o governo.

O Presidente da Repblica e o Governo tinham como funo executar as leis e eram eleitos por 4 anos. O poder judicial cabia aos tribunais.

O 1 Presidente da Repblica eleito foi Dr. Manuel da Arriaga. As reformas na Educao: Em 1910, 76% da populao portuguesa era analfabeta. Portugal precisava de trabalhadores mais instrudos e capazes de acompanhar a evoluo das tcnicas.

Os governos republicanos vo tomar medidas para melhorar a instruo dos portugueses: criaram o ensino infantil para crianas dos 4 aos 7 anos; tornaram o ensino primrio obrigatrio e gratuito para as crianas entre os 7 e os 10 anos; criaram novas escolas do ensino primrio e tcnico (escolas agrcolas, comerciais e industriais); fundaram "escolas normais" destinadas a formar professores primrios; criaram Institutos Superiores de ensino tcnico; criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a de Coimbra;

As crianas trabalhavam desde muito cedo e no havia leis que proibissem o trabalho infantil. Em 1920 ainda 70/ da populao era analfabeta. MEDIDAS PARA PROTEGER OS TRABALHADORES Os trabalhadores, nomeadamente os operrios, tinham condies de vida muito difceis: salrios baixos, horrio de trabalho com muitas horas dirias, ms condies de higiene e segurana no trabalho. Os republicanos defendiam o direito ao trabalho e justia social. Por isso vo tomar medidas para defender os trabalhadores: em 1910 foi decretado o direito greve; em 1911 estabeleceu-se a obrigatoriedade de um dia de descanso semanal; em 1911 foi publicado o primeiro regulamento das 8 horas de trabalho dirio; em 1913 foi publicada uma lei sobre acidentes de trabalho, responsabilizando os patres; em 1919 foi estabelecido em todo o pas o horrio de 8 horas dirias; em 1919, passou-se a exigir o seguro social obrigatrio para situaes de doena, invalidez, velhice e sobrevivncia.

Em 1914, os sindicatos uniram-se e surgiu a Unio Operria Nacional, mais tarde (1919) Confederao Geral do Trabalho.

A mobilizao dos trabalhadores para as greves era grande; algumas estendiam-se a todo o pas - greves gerais.

Estes movimentos grevistas conseguiram alguns aumentos de salrios e melhoria das condies de vida mas os preos estavam sempre a subir e os salrios estavam assim sempre baixos. 1 Guerra mundial Conflito entre 1914 a 1918, provocado pela luta do domnio dos territrios em Africa por alguns pases europeus. Portugal entra no conflito em 1916 porque aliado de Inglaterra. A guerra termina com a derrota da Alemanha. As consequncias dessa guerra para Portugal foram a morte de milhares de soldados, a falta de alimentos o aumento dos preos e o desemprego agravados pelos gastos com a guerra.

A instabilidade poltica, Durante a primeira Repblica de 1910 a 1926, os governos sucediam-se uns aos outros sem cumprirem o empo dos mandatos. Isso provocava grande instabilidade politica e no dava tempo para por em prtica as medidas politicas. Em 16 anos Portugal teve 8 presidente da Repblica e 45 governos.

Consequncias da instabilidade poltica e social , da 1 guerra mundial e da crise econmica: Devido a estes problemas a 1 Repblica chegou ao fim atravs de um golpe militar a 28 de Maio de 1926.

You might also like