You are on page 1of 3

Em funo da dificuldade de definir o que um ser vivo, os cientistas estudam algumas caractersticas que possibilitem a distino entre um ser

r vivo (fator bitico) e um corpo inanimado (fator abitico). A seguir so colocadas algumas dessas caractersticas.

Composio Qumica
Nos corpos inanimados ela simples (apenas substncias inorgnicas que so molculas pequenas e relativamente simples), j nos seres vivos, ela mais complexa, pois alm de apresentar substncias inorgnicas, os seres vivos apresentam, tambm, substncias orgnicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono o elemento principal). Ento nos seres vivos tm: a) Substncias Orgnicas protenas, carboidratos, lipdios, cidos nuclicos e vitaminas. b) Substncias Inorgnicas gua e sais minerais.

Organizao Celular
Com exceo dos vrus os demais seres vivos so constitudos por clula (s). Essas apresentam constituio e organizao diversificadas, como se observa a seguir:

Considerando-se o nmero de clulas:


a) unicelular organismo constitudo por uma unica clula. Exemplos: bactrias, cianobactrias, protozorios, algumas algas e alguns fungos. b) pluricelular organismo constitudo por vrias clulas. Exemplos: algumas algas, alguns fungos, todos os vegetais (considerando-se que as classificaes atuais colocam todas as algas eucariontes no Reino Protista) e todos os animais.

Considerando-se a organizao nuclear:


a) Procarionte no apresenta a carioteca ou membrana nuclear. Exemplos: bactrias e cianobactrias. b) Eucarionte apresentam a carioteca e, portanto, o material gentico organizado. Exemplos: Protozorios, algas protistas, fungos, vegetais e animais.

Nveis de organizao
Para os organismos pluricelulares, observa-se nveis de organizao superiores clula. Veja:

Clulas so as unidades morfofisiolgicas dos seres vivos, elas se renem para compor os tecidos. Tecido trata-se de um conjunto de clulas, semelhantes ou no, que se renem para desempenhar determinadas funes. rgos so estruturas formadas pela reunio de tecidos. Sistemas so formados pelos rgos que se reunem para desempenhar determinadas funes.

Organismo composto por vrios sistemas que se interagem harmonicamente. Populao formada pelos indivduos de uma espcie que vivem em uma mesma regio e em uma determinada poca. Comunidade o conjunto de espcies que vi-vem em um determinado local e em uma deter-minada poca. Ecossistema o conjunto das comunidades de uma regio interagindo com o ambiente (so os fatores biticos mais os fatores abiticos). Biosfera ou ecosfera trata-se do conjunto de todos os ecossistemas do planeta

Ento os nveis bsicos de organizao dos seres vivos so: Clula - tecido - rgo - sistema - organismo - populao - comunidade ecossistema - biosfera

Metabolismo
Conjunto das reaes qumicas que ocorrem no organismo. Pode ser de dois tipos bsicos: a) Catabolismo reaes que provocam a quebra de substncias. Exemplos: respirao aerbica, fermentao, digesto etc. b) Anabolismo reaes que provocam a sntese (produo) de substncias. Exemplos: fotossntese, quimiossntese, fotorreduo etc. c) Homeostase - conjunto de fenmenos que garantem o equilbrio do organismo. Exemplo: o suor controlando a temperatura.

Reproduo
Trata-se do processo pelo qual os seres vivos produzem descendentes para perpetuar a espcie. Pode ser: a) Sexuada: ocorre com a presena de gameta ou havendo troca de material gentico.

aspectos positivos aumenta a variabilidade gentica; aspectos negativos o consumo de energia elevado;

b) Assexuada: ocorre na ausncia de gametas e no envolve trocas de material gentico.


aspectos positivos o consumo de energia baixo; aspectos negativos a produo de clones por esse processo pode ser desastrosa para a adaptao das espcies s modifica-es do ambiente.

Reaes aos Estmulos


So diversas as formas de um ser vivo responder a um estmulo, por exemplos: correr, andar, paralisar, tremer etc., porm depende sempre da participao de um dos dois fenmenos a seguir:

a) Sensibilidade envolve a participao do sistema nervoso; os organismos que apresentam podem responder de forma diferente ao mesmo tipo de estmulo. Exemplo: quando o estmulo um beijo, ele pode ser rejeitado (no caso de um estranho, feio e de odor desagradvel!!!) ou aceito (no caso de um parente, um namorado ou namorada, isso se o odor for agradvel, ento tome banho de vez em quando!!!). b) Irritabilidade no tem a participao do sistema nervoso; so respostas atribudas, sempre, da mesma forma.Exemplo: o fechamento da folha da planta, popularmente conhecida como malcia ou dormideira, ao ser tocada.

Evoluo
a capacidade que os seres vivos apresentam para sofrer transformaes que lhes Possibilitem adaptar-se as modificaes do ambiente. So necessrios vrios fenmenos para que ela acontea, porm destacam-se dois: a) Mutao trata-se de modificao no material gentico, na sequncia de bases nitrogenadas. b) Seleo Natural o papel que a natureza desempenha selecionando os organismos mais aptos em detrimento dos menos aptos.

Crescimento
Pode ocorrer nos corpos inanimados (rochas, cristais etc.) por deposio de novas molculas (de fora para dentro), j nos seres vivos ocorre por intuscepo (por fenmenos que ocorrem dentro do corpo do indivduo de dentro para fora), atravs de dois processos: a) aumento do volume celular ocorre nos unicelulares e nos pluricelulares. b) aumento do nmero de clulas ocorre somente nos pluricelulares.

You might also like