You are on page 1of 3

Sistemas de Administrao de Likert Atravs de pesquisas Likert chegou concluso que a organizao de baixa eficincia tendem a ser chefiado

o por supervisores voltados para o trabalho, com base em padres cientficos, ou seja, divide as tarefas, escolhe as pessoas mais capacitadas e aumenta o ritmo de trabalho para aumentar a produo. Likert prope que organizaes com melhor desempenho possuem supervisores que focalizam sua ateno em aspectos humanos dos problemas de seus subordinados e procuram manter uma boa equipe de trabalho. necessrio que o supervisor saiba lidar com seus subordinados tendo em conta seus valores, expectativas e aspiraes, pois em um ambiente onde os trabalhadores so pressionados, ocorrem altos ndices de desperdcio, os empregados no param no emprego, entra em conflito com maior freqncia e tem altos ndices de reclamaes. Likert atravs de experincias enunciou vrios mtodos e medidas para avaliar variveis administrativos com embasamento em pesquisas, que possam afetar o andamento de uma organizao, entre elas: Lealdade dos empregados com a organizao Nvel de motivao entre os empregados Quanto a metas grupais e individuais facilitam o cumprimento do objetivo da organizao Eficcia do processo de comunicao

Aplicando essas medidas pode-se saber o ambiente, e o estado de satisfao em que os empregados esto trabalhando, se est melhorando ou no e o que deve ser feito. Likert elabora quatro modelos de sistema com base em variveis em que as empresas podem se encontrar sendo que o ltimo proposto como o ideal para o bom funcionamento da organizao j que foi constatados que h maior produtividade e motivao por parte do empregados. Sistema 1 Autoritrio- Ambiente de desconfiana aos subordinados, castigos, recompensas ocasionais, pouca comunicao, decises centralizadas no topo da organizao. Sistema 2 Arbitrrio- Decises pouco descentralizadas, pouca confiana, castigos potenciais, pouca comunicao. Sistema 3 Consultivo- Aumento da confiana, mas no completa recompensa, envolvimento das pessoas e interao. Sistema 4 Participativo- Ambiente de completa confiana aos subordinados se sentem livres, para agir, as idias tem uso construtivo, envolvimento grupal, as pessoas se sentem responsveis. Como se trata de sistemas, para a organizao passar de um sistema para outro deve haver uma transio que deve ser feita mantendo a integridade do sistema e das suas partes para que assim trabalhe com eficincia.

OS QUATRO SISTEMAS DE LIKERT LIKERT seguiu como um critrio um modelo comparativo para entender os diferentes mtodos de administrao das organizaes humanas, ao qual chamou de sistemas de administrao. Para ele no existe um modelo ideal. Tem dependncia das condies internas e externas da empresa, isto quer dizer que a ao administrativa nunca igual em todas as empresas e por isso no existe poltica vlida para todas as situaes e ocasies possveis. Discriminam-se os seguintes sistemas administrativos em: SISTEMA 1, Autoritrio-Coercitivo (ou Autoritrio Explorador); SISTEMA 2, Autoritrio-Benevolente (ou Autoritrio Paternalista); SISTEMA 3, Consultivo; e SISTEMA 4, Participativo (ou Participao por Grupos). O Autoritrio-Coercitivo autocrtico e forte, centralizador, coercitivo, arbitrrio e que exerce o controle rgido de tudo o que ocorre dentro da empresa. um sistema duro e fechado. Encontra-se em organizaes que utilizam mo de obra intensiva e adotam tecnologia rudimentar. Onde o pessoal empregado tem baixa qualificao profissional e baixo grau de escolaridade. Ex: construo civil e construo industrial. O Autoritrio-Benevolente autoritrio, porm menos duro e fechado que o sistema 1. uma variao do autoritrio-coercitivo, porm mais transigente e menos rgido. encontrado em empresas industriais que utilizam tecnologia mais aperfeioada e mo de obra mais especifica, mas mantendo ainda alguma forma de coao para no perder o controle sobre as pessoas. O Consultivo tende mais para o sistema participativo, do que o autoritrio. Representa um relativo enternecimento da arbitrariedade organizacional. empregado em empresas de servios, como bancos e financeiras ou em empresas industriais com tecnologia avanadas e com poltica de pessoal mais aberta. O Participativo livremente democrtico e participativo. o mais aberto de todos os sistemas. Suas principais caractersticas so: O Processo Decisorial, o Sistema de Comunicao, o Relacionamento Interpessoal, e o Sistema de recompensas e de punies. Pouco encontrado. utilizado em organizaes que utilizam tecnologia sofisticada e onde o pessoal exclusivo e desenvolvido. Como agncias de propaganda, organizaes de consultoria em engenharia, administrao, auditorias e organizaes no governamentais. No Processo Decisorial a cpula empresarial estabelece as polticas e diretrizes, deixando as decises e aes a cargo dos vrios nveis hierrquicos mais baixos da organizao. O consenso entre as pessoas passa a ser o conceito mais importante dentro de tal mtodo. Apenas nos momentos de emergncia que os escales mais altos assumem decisivamente tal processo.

No Sistema de Comunicao tal efeito de comunicar-se funciona em todos os sentidos (vertical, horizontal e lateral). A empresa faz volumosos investimentos em modos informacionais, pois so indispensveis para sua flexibilidade, eficincia e eficcia. A informao o recurso mais importante, devendo ser compartilhada por todos que dela necessitam para obter a sinergia necessria. No Relacionamento interpessoal a nfase colocada no trabalho em equipe. As relaes interpessoais fundamentam-se na confiana mtua, e no em esquemas formais (cargos, organogramas...). Tal sistema estimula a participao e o envolvimento grupal. As pessoas precisam sentir-se responsveis pelo que decidem e pelo que fazem em todos os nveis organizacionais. O Sistema de recompensas e de punies tem forte destaque especial nas recompensas, essencialmente nas simblicas e sociais, embora no sejam descuidadas as salariais e materiais. Raramente ocorrem punies, quando ocorrem so definidas e decididas pelos grupos envolvidos.

You might also like