You are on page 1of 2

PDF Page Organizer - Foxit Software

Mensageiros Qumicos

Os potenciais de aco so transmitidos ao longo dos axnios at regies especializadas, designadas sinapses, onde os axnios contactam com as dendrites de outros neurnios. As sinapses so constitudas por um terminal pr-sinptico separado, por uma pequena fenda, da componente ps-sinptica que se localiza numa espinha dendrtica. Normalmente, as correntes elctricas responsveis pela propagao do potencial de aco ao longo do axnio no conseguem atravessar o espao entre as componentes pr-sinptica e ps-sinptica. A transmisso do sinal, atravs deste espao, realizada por mensageiros qumicos chamados neurotransmissores.

Algumas destas clulas possuem micro-aspiradores, sempre prontos a remover os neurotransmissores - os transportadores. O papel destes transportadores o de remover eficientemente o transmissor da fenda sinptica. Assim, o mensageiro qumico retirado da fenda sinptica antes da chegada do prximo potencial de aco. Neste processo nada perdido de seguida as clulas da glia alteram o transmissor e devolvem-no aos neurnios para ser de novo acumulado em vesculas sinpticas do terminal nervoso, que so armazenadas at utilizao futura. Os neurotransmissores no so removidos da sinapse s atravs do trabalho de limpeza das clulas da glia. Por vezes, estes so bombeados de volta ao interior do terminal nervoso. Noutros casos, os neurotransmissores so degradados por outras molculas existentes na fenda sinptica.

Transmissores qumicos, acumulados em sacos esfricos, so libertados para as junes sinpticas

Mensageiros que abrem canais inicos


A interaco entre os neurotransmissores e os receptores ocorre por um processo do tipo chave e fechadura. A ligao do transmissor (a chave) com os receptores (a fechadura) causa geralmente a abertura de um canal inico; estes receptores designam-se receptores ionotrpicos (consultar figura). Se o canal inico permite a entrada de ies positivos (Na+ ou Ca2+) o influxo de corrente positiva leva a excitao. Isto produz uma oscilao no potencial de membrana designado potencial ps-sinptico excitatrio (EPSP). Normalmente, um neurnio recebe um elevado nmero de sinapses e, em qualquer momento, algumas esto activas e outras inactivas. Quando o somatrio destes EPSPs atinge o limiar de disparo de um impulso, gera-se um novo potencial de aco que se propaga ao longo do axnio do neurnio, como foi descrito no captulo anterior.

Armazenamento e libertao
Os neurotransmissores so armazenados nos terminais dos axnios, em pequenos sacos esfricos designados vesculas sinpticas. Existem vesculas de armazenamento e outras vesculas prximas da membrana prontas a libertar os neurotransmissores. A chegada de um potencial de aco induz a abertura de canais inicos que permitem a entrada de clcio (Ca2+). Esta aco leva activao de enzimas que actuam num conjunto de protenas pr-sinpticas com nomes exticos tais como snare, tagmin e brevin nomes realmente bons como exemplo desta aventura cientfica. Os neurocientistas s recentemente descobriram que estas protenas pr-sinpticas so muito dinmicas, modificando umas protenas e ligando-se a outras. Estes processos induzem a fuso das vesculas sinpticas com a membrana, abrindo o seu interior para o espao sinptico e, assim, libertam os mensageiros qumicos para fora do terminal nervoso. Os mensageiros libertados difundem num pequeno espao de 20 nanmetros, que se chama fenda sinptica. As vesculas sinpticas voltam sua forma quando as membranas so de novo reintroduzidas no interior do terminal nervoso. Depois de novamente formadas, as vesculas sinpticas so carregadas com neurotransmissor de modo a serem posteriormente usadas na neurotransmisso, num ciclo contnuo de reciclagem. Assim que o mensageiro atinge a estrutura ps-sinptica, um processo que ocorre muito rapidamente menos do que um milissegundo interage com estruturas moleculares especializadas, designadas receptores, na membrana do neurnio seguinte. As clulas da glia esto sempre de guarda fenda sinptica.

Receptor Transmissor (ligando) Extracelular Membrana plasmtica Intracelular Transmissor Proteina G Receptor

Efector

Segundo Mensageiro

Receptores ionotrpicos (esquerda) tm um canal atravs do qual passam ies (como o Na+ e K+). O canal constitudo por cinco subunidades organizadas em crculo. Os receptores metabotrpicos (direita) no possuem canais, mas esto ligados a protenas G no lado interior da membrana celular que responsvel por passar a mensagem ao interior da clula.

PDF Page Organizer - Foxit Software


O principal neurotransmissor excitatrio no crebro o glutamato. Para que haja um controlo eficiente da actividade nervosa indispensvel que a actividade excitatria de alguns neurnios seja acompanhada pela supresso da actividade noutros neurnios. Esta aco depende da inibio. Nas sinapses inibitrias, a activao de receptores leva abertura de canais inicos que permitem o influxo de ies carregados negativamente e consequente alterao do potencial de membrana, designado potencial ps-sinptico inibitrio (IPSP) (consultar a Figura). Este efeito contraria as aces da despolarizao, e assim torna mais difcil a gerao de um potencial de aco no corpo celular do neurnio. Existem dois neurotransmissores inibitrios principais o GABA e a glicina. A transmisso sinptica um processo bastante rpido: o tempo dispendido desde a chegada de um potencial de aco sinapse at gerao de um EPSP no neurnio seguinte muito curto - 1/1000 de um segundo. Diferentes neurnios tm que sincronizar a libertao de glutamato em neurnios alvo, aproveitando a pequena oportunidade em que os EPSPs se podem converter num novo impulso. De igual modo, a inibio tem que operar dentro do mesmo intervalo de tempo, para exercer uma aco inibitria eficiente. receptores ionotrpicos, mas induz a rpida formao de segundos mensageiros, e desencadeia uma sequncia de acontecimentos bioqumicos (consultar a Figura). A maquinaria metablica do neurnio inicia o trabalho e rapidamente desligada. Os efeitos da neuromodulao incluem modificaes em canais inicos, receptores, transportadores e at na expresso de genes. Estas modificaes ocorrem mais lentamente e so mais duradouras do que as modificaes desencadeadas pelos transmissores excitatrios e inibitrios e, alm disso, as modificaes produzidas tm impacto em locais distantes da sinapse. Apesar de no iniciarem potenciais de aco, os receptores metabotrpicos tm efeitos profundos no trfego do impulso atravs de redes neuronais.

Identificando os mensageiros
Entre os diversos mensageiros que actuam em receptores associados a protenas G encontram-se a acetilcolina, dopamina e noradrenalina. Os neurnios que libertam estes neurotransmissores exercem diversos efeitos nas clulas alvo, e tm, alm disso, uma organizao anatmica admirvel, j que, sendo em pequeno nmero, os seus axnios distribuem-se largamente por todo o crebro (consultar a Figura). Existem somente cerca de 1600 neurnios noradrenrgicos no crebro humano, mas enviam axnios para todas as partes do crebro e da medula espinhal. Estes transmissores com propriedades neuromoduladoras no enviam informao sensorial fina, mas ajustam o funcionamento de conjuntos neuronais optimizando a sua actividade e funo. A noradrenalina libertada em resposta a modificaes no meio e em resposta a stress, e ajuda o indivduo a organizar respostas complexas a estes desafios. A resposta do organismo ao stress envolve, por vezes, conjuntos diversos de redes neuronais. A dopamina est associada a diversas condies interpretadas de modo gratificante para o organismo (consultar captulo 4). Em contraste, a acetilcolina desempenha um papel duplo, actuando em receptores ionotrpicos e metabotrpicos. A acetilcolina foi o primeiro neurotransmissor a ser descoberto. Usa mecanismos inicos na sinalizao da juno de neurnios motores com fibras de msculo estriado. No entanto, tambm pode funcionar como neuromodulador: isto acontece, por exemplo, quando nos concentramos em algo afinando a actividade de neurnios no crebro de modo a concentrar toda a energia na informao relevante.

O potencial sinptico excitatrio (EPSP) uma mudana no potencial de membrana de -70 mV at um valor prximo de 0 mV. Um potencial sinptico inibitrio (IPSP) resulta em efeito oposto.

Mensageiros moduladores
A procura de novos neurotransmissores excitatrios e inibitrios revelou a existncia de um grande nmero de outros agentes qumicos libertados pelos neurnios. Muitos destes agentes influenciam mecanismos neuronais atravs da sua interaco com protenas localizadas nas membranas dos neurnios - receptores metabotrpicos. Estes receptores no possuem canais inicos, no esto exclusivamente localizados na regio da sinapse e, ainda de modo mais distinto, no geram potenciais de aco. Estes receptores so vistos hoje em dia como receptores envolvidos na regulao ou modulao dos diversos processos intracelulares. Assim, a aco desencadeada pelos receptores metabotrpicos designada neuromodulao. Os receptores metabotrpicos so normalmente encontrados em complexos de protenas que ligam funcionalmente o exterior com o interior da clula e, uma vez activados, afectam o metabolismo celular atravs de enzimas. Quando um receptor metabotrpico reconhece e liga um neurotransmissor provoca a activao colectiva de enzimas associadas membrana, incluindo molculas de sinalizao como as protenas G. A ligao de um transmissor a um local de reconhecimento do tipo metabotrpico pode ser comparada aco iniciada por uma chave de ignio do automvel. No abre a porta a ies, na membrana, tal como fazem os

As clulas com noradrenalina esto localizadas no locus coeruleus (LC). Os axnios destas clulas distribuem-se atravs do mesencfalo, hipotlamo (Hipot), cerebelo (C) e crtex cerebral.

Um excelente local de internet sobre a sinapse em: http://synapses.mcg.edu/index.asp

You might also like