You are on page 1of 3

ILMO. SR.

DELEGADO REGIONAL DO TRABALHO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

AUTO DE INFRAO N

, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n, localizada na ACE, por seus advogados abaixo assinados, com endereo profissional sito vem mui respeitosamente presena de V. Sa. para apresentar sua defesa ao auto de infrao em epgrafe, discordando de sua autuao e ao final requerer seja acolhida a presente defesa.
DOS FATOS

Em fiscalizao surpresa, iniciada no dia 11/03/2013, o Auditor Fiscal do Trabalho, autuou a empresa por deixar de disponibilizar local apropriado para vestirio ou deixar de dotar o vestirio de armrios individuais ou deixara de observar a separao de sexos do vestirio. O que motivou a sua autuao foi que no foram encontrados as documentaes comprobatrias para a elaborao do citado programa. O Sr. Auditor Fiscal do Trabalho, se amparou no Art. 157, inciso I, da CLT, c/c item 24.2.1, da NR24, com redao da Portaria n. 3.214/1978. Por ser uma empresa relativamente nova fundada em 07/12/2010, comeou suas atividades com atividade ecnomica em Lanchonetes, casas de ch, de sucos e similares, optando pelo simples at o final do ano de 2012, onde continua como Empresa de Pequeno Porte EPP.
DO MRITO

At o final do ano de 2012 a empresa era Optante pelo Regime Tributrio do SIMPLES NACIONAL, de acordo com a LC 123/2006 e continua HOJE como EMPRESA DE PEQUENO PORTE-EPP, de acordo o inciso II, do art. 3 da Lei Complementar n 123/2006 (Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas) e do inciso II do Art. 2 da Res. 004/2007 do Comit Gestor do Simples Nacional.

A Lei Complementar 123/2006, que garante tratamento diferenciado s microempresas e empresas de pequeno porte - EPP, trouxe em seu texto a figura da Fiscalizao Orientadora, que j , a princpio, a funo do Agente Fiscal, que deve ser um orientador do empregador com o propsito de instruir o responsvel no cumprimento das Leis Trabalhistas, observados no Art 55:
Art. 55. A fiscalizao, no que se refere aos aspectos trabalhista, metrolgico, sanitrio, ambiental e de segurana, das microempresas e empresas de pequeno porte dever ter natureza prioritariamente orientadora, quando a atividade ou situao, por sua natureza, comportar grau de risco compatvel com esse procedimento.(grifo nosso)

Ora, o caput do Art 55 acima confirma o previlgia das micro e pequenas empresas, quanto a fiscalizao, que dever ter natureza prioritariamente orientadora. O Pargrafo 1 do Art 55 da LC 123/2006 traz a tona mais um benefcio das micro e pequenas empresas, atinentes fiscalizao do trabalho: o obrigatrio cumprimento do critrio da dupla visita:
1 Ser observado o critrio de dupla visita para lavratura de autos de infrao, salvo quando for constatada infrao por falta de registro de empregado ou anotao da Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS, ou, ainda, na ocorrncia de reincidncia, fraude, resistncia ou embarao fiscalizao.

O critrio da dupla visita consiste na realizao de duas visitas ao estabelecimento do empregador: a primeira, para inspecionar o local de trabalho e instruir o empregador sobre o que este deve fazer para sanar eventual irregularidade, fazendo as determinaes respectivas; a segunda, para verificar se o empregador seguiu as instrues e, se for o caso, lavrar autos de infrao para tantas quantas forem as irregularidades no sanadas. Eventual auto de infrao lavrado sem observncia da dupla visita nulo de pleno direito. O critrio da dupla visita est na CLT, em seu art. 627, como demonstramos a seguir:
Art. 627. A fim de promover a instruo dos responsveis no cumprimento das leis de proteo do trabalho, a fiscalizao dever observar o critrio de dupla visita nos seguintes casos: a) quando ocorrer promulgao ou expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais, sendo que, com relao a esses atos, ser feita apenas a instruo dos responsveis; b) em se realizando a primeira inspeo dos estabelecimentos ou dos locais de trabalho, recentemente inaugurados ou empreendidos.

O art. 628 da CLT complementa o critrio estabelecido no art. 627, medida que veda a lavratura de auto de infrao nas hipteses em que o fiscal deva promover a segunda visita:
Art. 628. Salvo o disposto nos arts. 627 e 627-A, a toda verificao em que o agente da inspeo concluir pela existncia de violao de preceito legal deve corresponder, sob pena de responsabilidade administrativa, a lavratura de auto de infrao..(grifo nosso)

O art. 6, 3, da Lei n. 7.855/89 tambm nos trs outro critrio para a dupla visita, conforme pode ser observado a seguir:
Art. 6 ..... 3 Ser observado o critrio de dupla visita nas empresas com at dez empregados, salvo quando for constatada infrao por falta de registro de empregado, anotao de sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social e na ocorrncia de fraude, resistncia ou embarao fiscalizao.

Dentro do contexto legal apresentado, o critrio da dupla visita aplica-se nos seguintes casos, desde que no se trate de infrao respeitante falta de registro, falta de anotao da CTPS, fraude, resistncia ou embarao fiscalizao: a) nos casos de legislao nova, no importando o porte da empresa, pois o art. 627 da CLT no distingue; b) na primeira inspeo de locais de trabalho recentemente inaugurados, tambm no importando o porte da empresa, pelas razes expostas na letra anterior; c) sempre quando o empregador tiver at 10 (dez) empregados, conforme dispe o art. 6, 3, da Lei n. 7.855/89; d) sempre quando o empregador for microempresa ou empresa de pequeno porte, conforme o art. 55 da LC 123/2006 A empresa enquadra-se em dois dos critrios de dupla visita para fiscalizao orientadora: os itens b, e, d, por ser empresa de pequeno porte, de acordo com a lei. Em nenhum momento houve infrao referente falta de registro, falta de anotao da CTPS, fraude, resistncia ou embarao fiscalizao, mas apenas uma fatdica coincidncia pela ausncia temporria do livro de registro para atualizao. Todas as funcionrias esto devidamente registradas e suas CTPS anotadas, como determina a lei.
DO PEDIDO

Por todas as razes acima expostas, at por ser a primeira vez que ocorre tal autuao requer a plena desconsiderao do respectivo auto de infrao, isentando-a de qualquer multa ou outra penalidade, tornado o Auto INSUBSISTENTE e de APENAS ORIENTAO. Requer finalmente a procedncia desta defesa, nos termos acima ponderados. Nestes termos, Pede deferimento.

You might also like