You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DIEGO APARECIDO CAFOLA DISCENTE DO CURSO DE TURISMO- 5 SEMESTRE

PROJETO REGISTRO E DOCUMENTAO

AQUIDAUANA-MS 2013

Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanas extraordinrias. Provrbio Africano

Introduo Este presenta projeto tenta estreitar a relao e o conhecimento da existncia de potenciais tursticos na regio de Aquidauana-Ms, mas especificamente a Associao Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos, com a populao local da cidade, onde conhecida popularmente pelos cidados do Municpio de Aquidauana como Furna dos Baianos. O presente trabalho uma proposta de projeto para o estgio na Fundao de Turismo de Aquidauana-ms, idealizado pelo acadmico Diego Aparecido Cafola, cursando Turismo na Universidade Federal de Mato Grosso do sul 5 Semestre para o registro dos potenciais tursticos da regio da Comunidade, atravs de fotografias e filmagem.

Objetivos Documentar atravs de imagem e vdeo a Comunidade. Valorizao de lugar e da cultural local. Promover o conhecimento da regio para os alunos das escolas da cidade de Aquidauana-Ms, atravs dos registros captados.

Justificativa H um interesse, por parte do responsvel pela Comunidade Furna dos Baianos, e por parte do Acadmico, de registar o local onde vivem e sua histria, pois a quantidade de idosos est diminuindo e suas histrias juntos e os jovens esto procurando melhores condies de vida e migrando para a cidade. Atravs deste projeto pretende-se, alm de registrar, divulgar o local para as jovens. Uma valorizao regional e fomento para promoo do local. Obtendo outra perspectiva da regio, do que basicamente sobreviverem de agriculta familiar como diz o site da Secretaria do Estado de Trabalho de Assistncia Social de Mato Grosso do Sul: A comunidade quilombola Furnas dos Baianos est localizada no
distrito de Piraputanga, h 35 km da cidade de Aquidauana, com um nmero de 22 famlias que sobrevivem basicamente da agricultura familiar com a plantao de milho, feijo e mandioca. Possui uma organizao social denominada Associao Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos.

A regio recebe uma atividade regular de um projeto


Projeto de Extenso da UFMS componente do Programa de Pesquisa Casa da Cincia. Realizamos trilhas interpretativas interdisciplinares em reas de significativo acervo Patrimonial e Ambiental na Serra de Maracaj em Aquidauana-Ms.

(http://anarcopedagogicoatemporais.blogspot.com.br/)

A regio visitada pelo adolescente de escolas da cidade de Aquidauana e de outras cidades vizinhas, para conhecer a regio e participarem das trilhas atravs do projeto ANARCO e o pouco que os adolescentes experienciam do local eles adoram, digo isso, pois, j participei de algumas dessas atividades com os adolescentes, eles adquirem conhecimento fora da sala de aula, tornando atraente, pois saem do habitual. Outra atividade existente na regio o RAPEL, realizado por um dos moradores da Comunidade. Uma maneira de dialogar com a populao local, principalmente os jovens para conhecer a regio, que muitos no sabem da existncia do que existe na regio onde moram.

Metodologia Sero realizadas visitas a comunidade, entrevistas com os moradores locais, pesquisa na biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sobre a Comunidade, (Monografias TCCs). Captao de imagem e vdeo atravs de Cmera Fotogrfica das formaes naturais, antigas representaes artsticas, histrias dos moradores, fotografias antigas e do local onde residem.

Consideraes finais Este projeto ajudar na obteno de dados dos possveis potencias tursticos para posteriormente serem analisado pelos rgos Municipal Fundao de Turismo e de Cultura para uma melhor fundamentao do lugar e um planejamento adequado para a regio, que possui uma caracterstica natural com cavernas, figuras rupestres, trilhas, cachoeira, rapel, entre outros. A populao que reside possui caracterstica mais simples, e sem conhecimento

especfico para o turismo, mas com uma forte vontade de desenvolver algo voltado para o turismo, necessitando assim, de ajuda do rgo pblico para o fomento e possvel treinamento ou capacitao bsica para atender uma possvel demanda.

Referncias

Site: http://www.setas.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=99&id_comp=373&id_reg=174834 &voltar=home&site_reg=99&id_comp_orig=373. visitado em 02/05/13 as 02hs57min. Site: http://anarcopedagogicoatemporais.blogspot.com.br/. Visitado em 03.05.2013s 15hs19min.

You might also like