You are on page 1of 9

2012 2013

Avaliao do Desempenho do Pessoal Docente

2012/2013

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova 21.03.2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

1.

MBITO

Dando cumprimento ao disposto no decreto regulamentar n 26/2012, de 21 de fevereiro, apresentado o regime geral da avaliao do desempenho, adotado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, que se aplica aos docentes integrados na carreira e aos docentes em regime de contrato a termo. A sntese agora apresentada no dispensa a leitura integral dos diplomas legais que regem a avaliao do desempenho docente, bem como outra legislao complementar, notas informativas e demais esclarecimentos entretanto publicados pelo Ministrio da Educao e Cincia.

2.

DIMENSES E PARMETROS DE AVALIAO

A avaliao incide sobre as seguintes dimenses do desempenho do pessoal docente: a) Cientfica e pedaggica; b) Participao na escola e relao com a comunidade; c) Formao contnua e desenvolvimento profissional.1 Estas dimenses de anlise tomam como referncias os objetivos e metas fixadas no projeto educativo do agrupamento, bem como os parmetros a seguir enunciados e aprovados em conselho pedaggico2.

Dimenso 1: Cientfica e pedaggica Com uma ponderao de 60% na classificao final, esta dimenso operacionaliza o eixo central da profisso docente. A planificao implica orientao estratgica da ao, a coerncia e a articulao das aes planeadas, a sua adequao diversidade dos alunos, tendo em conta as suas caractersticas, necessidades e contextos. No estando prevista, na avaliao interna, a observao de aulas, no tida em conta a operacionalizao na conduo e realizao das atividades de ensino. No entanto, releva para a avaliao desta dimenso a regulao resultante da anlise das atividades de ensino realizadas e a sua reorientao no sentido de melhorar o ensino e os seus resultados. A avaliao desta dimenso envolve a apreciao de dois parmetros fundamentais: preparao e organizao das atividades letivas; processo de avaliao das aprendizagens dos alunos.

Dimenso 2: Participao na escola e relao com a comunidade educativa Com uma ponderao de 20% na classificao final, para esta dimenso relevam as vertentes da ao docente relativas concretizao da misso da escola e a sua organizao, assim como relao da escola com a comunidade. O docente, como profissional, integra a organizao da escola e por isso corresponsvel pela sua orientao educativa e curricular e pela visibilidade do servio pblico que presta sociedade, tendo em conta o trabalho colaborativo com os

1 2

artigo 4, Decreto Regulamentar n 26/2012, de 21 de fevereiro. De acordo com o artigo 6 do Decreto Regulamentar n26/2012, de 21 de fevereiro. -2-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

colegas e a atuao relativamente comunidade educativa, em particular no que toca os pais e encarregados de educao. A anlise desta dimenso baseada nos seguintes parmetros: contributo para a realizao dos objetivos e metas do Projeto Educativo (entende-se que este parmetro abrange, de forma implcita, todos os projetos e atividades que foram dando corpo aos objetivos do Projeto Educativo); participao nas estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica e nos rgos de administrao e gesto.

Dimenso 3: Formao contnua e desenvolvimento profissional Com uma ponderao de 20% na classificao final, esta dimenso evidencia o reconhecimento de que o exerccio da docncia legitimado pela posse de um conhecimento cientfico, pedaggico, didtico e tecnolgico especfico, autonomamente reconstrudo por todos os que exercem a profisso. Entende-se por conhecimento profissional o conjunto articulado de elementos necessrios ao desempenho da ao, perspetivando a sua adequao aos diferentes contextos e necessidades dos alunos. Releva, como parmetro para esta dimenso, a formao contnua realizada durante o presente ano letivo ou outro tipo de formao que, de forma equivalente, seja objeto de reconhecimento pelo Conselho Cientfico para a Formao Contnua de Professores. Relevam, ainda, todas as formaes realizadas no creditadas que visam a atualizao nos domnios atrs citados ou que respondem a necessidades ou solicitaes do agrupamento.

3.

DOCUMENTOS DO PROCEDIMENTO DE AVALIAO Projeto docente (opcional) Relatrio de autoavaliao (Anexo 1); Ficha de registo e avaliao do desempenho (Anexo 2).

3.1. Regras a observar na elaborao do projeto docente

De natureza sinttica, prospetiva e opcional, o projeto docente o documento onde o professor descreve a forma como se prope contribuir para o alcance das metas e objetivos referenciados no projeto educativo, referncias a ter em conta, para efeitos avaliativos, no caso da sua no apresentao. O documento, com um mximo de duas pginas, escrito com letra Arial de tamanho 11 e espaamento 1,5, elaborado anualmente em funo do servio que lhe for distribudo.

3.2. Regras a observar na elaborao do relatrio de autoavaliao O relatrio de auto avaliao tem por objetivo envolver o avaliado numa reflexo crtica sobre a atividade docente desenvolvida e incide sobre os seguintes elementos: a) A prtica letiva, onde deve ser descrito o modo como foi dado cumprimento ao servio letivo distribudo;
-3-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

b) As atividades promovidas, nelas incluindo as realizadas no mbito da componente no letiva e no mbito do plano anual de atividades; c) A anlise dos resultados obtidos, quer pelo exerccio de funes ou cargos especficos, quer pela execuo dos projetos de concretizao e desenvolvimento do currculo; d) O contributo para os objetivos e metas fixados no Projeto Educativo do Agrupamento; e) A formao realizada e o seu contributo para a melhoria da ao educativa, com identificao, sempre que possvel, do tema da formao, data, durao, classificao, nmero de crditos conferidos e entidade formadora.

Esta reflexo crtica, relativa a cada um dos elementos anteriores, deve caracterizar o trabalho desenvolvido luz dos perfis de desempenho adiante descritos.

O relatrio de autoavaliao realizado anualmente e circunscreve-se ao perodo temporal em que o docente se encontrou no exerccio efetivo das suas funes ou, no caso de docente contratado, ao perodo do contrato, e reporta se ao trabalho efetuado nesse perodo. Redigido de forma clara, sucinta e objetiva (escrito com letra Arial de tamanho 11 e espaamento 1,5), deve ter um mximo de trs pginas, no lhe podendo ser anexados documentos,

3.3. Regras a observar no preenchimento da ficha de registo e avaliao do desempenho

Tal como o avaliado, o avaliador deve procurar, de forma precisa e fundamentada, integrar cada dimenso e parmetro de avaliao do desempenho docente num dos perfis de desempenho, pontuando-o em conformidade.

4.

PERFIS DE DESEMPENHO

Os perfis de desempenho propostos constituem uma orientao e um referencial comum a adotar no sentido de objetivar a apreciao do desempenho. Visam descrever comportamentos passveis de serem documentados, de acordo com uma escala que determina o seu grau de concretizao, caracterizando, deste modo, o objeto de avaliao. Meno qualitativa Excelente Perfil de desempenho Acresce identificao das caratersticas inerentes ao desempenho Muito Bom, o reconhecimento de uma ao tida como referente e influente, quer na comunidade escolar, quer na profisso. Neste patamar de desempenho, para alm da satisfao dos requisitos essenciais, so percetveis nveis elevados de iniciativa, colaborao e investimento. Este perfil caracterizado pela consecuo de um desempenho correspondente, sem limitaes, ao essencial dos parmetros avaliados. Neste perfil integram-se os desempenhos com limitaes no essencial dos parmetros avaliados. Neste perfil integram-se os desempenhos com limitaes graves na concretizao dos parmetros avaliados.
-4-

Pontuao 9 a 10

Muito Bom Bom Regular Insuficiente

a 8,9

6,5 a 7,9 5 a 6,4 1 a 4,9

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

5.

CALENDARIZAO DO PROCEDIMENTO AVALIATIVO Prazo limite


3

Procedimento Entrega de requerimento para avaliao do desempenho de docentes contratados Entrega do requerimento para observao de aulas Entrega do formulrio recenseador dos avaliadores externos Entrega do pedido de escusa do avaliador externo Entrega do projeto docente Apresentao do relatrio de autoavaliao (contratados e docentes de carreira) Preenchimento das fichas de avaliao do desempenho pelos avaliadores Realizao das reunies de harmonizao das propostas apresentadas pelos avaliadores internos Comunicao escrita da avaliao final

31 de dezembro 31 de dezembro 31 de dezembro 31 de dezembro 30 de abril 28 de junho 5 de julho 9 de julho 10 de julho

A entrega de toda a documentao faz-se nos servios administrativos do agrupamento mediante registo de data de entrada e recibo respetivo e arquivada no processo individual do docente, para posterior consulta. Sempre que um prazo seja atingido em feriado ou fim de semana, diferido para o dia til imediatamente a seguir. Os atos de reclamao e recurso regem-se pelo disposto nos artigos 24 e 25 do decreto regulamentar n26/2012, de 21 de fevereiro.

6.

DISPOSIES TRANSITRIAS

Atentos os esclarecimentos entretanto publicados pelo Ministrio da Educao e Cincia (Nota Informativa de 3/12/2012 e Questes Emergentes ()), bem como a listagem publicada pelos Servios Administrativos relativa ao posicionamento dos docentes nos escales e ao tempo de permanncia neles, faz-se lembrar que: 6.1. O docente que completar o tempo de servio de permanncia no escalo de 1 de janeiro de 2014 at 31 de agosto de 2014 dever concluir a avaliao de desempenho at ao final do ano escolar de 2012/2013 (); 6.2. O docente que completar o tempo de servio de permanncia no escalo aps 1 de setembro de 2014 e at 31 de agosto de 2015, dever concluir a avaliao de desempenho at ao final do ano escolar de 2013/2014(); 6.3. Reunidas, legalmente, as condies para a progresso na carreira, e uma vez completada a avaliao, esta reportar-se- data em que o docente reuniu o requisito de tempo de servio para o efeito, com efeito retroativo a essa data, se a tal houver lugar; 6.4. A circunstncia do docente contratado no ter frequentado com sucesso aes de formao contnua de professores no o impede de ser avaliado. Neste contexto, a classificao da avaliao dever ser atribuda considerando somente as ponderaes previstas nas alneas a) e b) do n. 2 do artigo 21. do Decreto Regulamentar n. 26/2012, de 21 de fevereiro, devendo o seu somatrio corresponder proporcionalmente a 100% da classificao final; 6.5.
3

Os docentes atualmente posicionados no 8. escalo da carreira docente no podem usufruir do procedimento

No caso de contratao por perodo inferior a um ano, este requerimento deve ser apresentado assim que o docente reunir os requisitos referidos no ponto 5 do artigo 5 do decreto regulamentar n 26/2012, de 21 de fevereiro. -5-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

especial de avaliao do desempenho regulado no artigo 27. do Decreto Regulamentar n. 26/2012, de 21 de fevereiro, porquanto no dispem ainda de classificao obtida nos termos deste diploma.

Retificado em reunio ordinria da Seco de Avaliao do Desempenho Docente realizada a 21 de maro de 2013. A presidente da SADD: ________________________________________
(Anabela Rodrigues de Lemos)

-6-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

Anexo 1 Modelo do relatrio de autoavaliao

Identificao do Avaliado Escola: Nome: Perodo em avaliao: ____ / ____ / _______ a Cdigo: Grupo de recrutamento: ____ / ____ / _______

Prtica letiva

Atividades promovidas

Anlise dos resultados obtidos

Contributo para os objetivos e metas fixados no Projeto Educativo do agrupamento

Formao realizada e o seu contributo para a melhoria da ao educativa

O Avaliado: ___________________________________________________________________________ Recebido nos Servios Administrativos do Agrupamento: Data. ____ / ____ / ______ Assinatura: _____________________________________

-7-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

Anexo 2 - FICHA DE REGISTO E AVALIAO DOS DOCENTES


Quadro A Identificao do Avaliado Escola: Nome: Perodo em avaliao: ____ / ____ / _______ a Grupo de recrutamento: ____ / ____ / _______ Cdigo: NIF:

Quadro B Identificao do Avaliador Nome: Condio de avaliador: Avaliador interno Grupo de recrutamento: Coordenador de departamento NIF:

QUADRO C: Avaliao DIMENSO 1 CIENTFICA E PEDAGGICA 1.1. 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.2. 1.2.1 1.2.2 1.2.3 Preparao e organizao das atividades letivas Planificao de acordo com as finalidades e aprendizagens previstas no currculo/orientaes curriculares Integrao coerente de propostas de atividades, meios e recursos Conceo de estratgias adequadas aos diferentes alunos e contextos Planificao integrada e coerente dos vrios tipos de avaliao Processo de avaliao das aprendizagens dos alunos Desenvolvimento de atividades de avaliao para efeitos de diagnstico Desenvolvimento de atividades de avaliao para regulao do processo de ensino-aprendizagem Reorientao da planificao e do desenvolvimento do ensino de acordo com a anlise realizada Subtotal 1 DIMENSO 2 PARTICIPAO NA ESCOLA E RELAO COM A COMUNIDADE EDUCATIVA 2.1 2.1.1 2.1.2 2.2 2.2.1 2.2.2 Contributo para a realizao dos objetivos e metas do Projeto Educativo Participao na conceo, desenvolvimento e avaliao dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola (PE, PAA, RI) Envolvimento em projetos e atividades que visam desenvolver a relao da escola com a comunidade Participao nas estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica Contribuio para a eficcia dos rgos e estruturas em que participa: Departamento Curricular, Conselhos de Diretores de Turma, Conselhos de Turma ou Equipas Pedaggicas e outras estruturas da escola Desempenho dos cargos ou funes que lhe foram atribudos Subtotal 2 DIMENSO 3 FORMAO CONTNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 3.1. 3.1.1 Formao contnua e desenvolvimento profissional Classificao obtida em formao contnua creditada realizada, ou equivalente, reconhecida pelo CCFCP Subtotal 3 Classificao final proposta Pontuao Pontuao Pontuao Pontuao Pontuao

O Avaliador: ___________________________________________________________________________

Data. ____ / ____ / ______

-8-

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONDEIXA-A-NOVA


Escola-Sede: Escola Secundria Fernando Namora Cdigo: 161342 Direo Regional de Educao do Centro

Avaliao Final do Desempenho Classificao: __________________________ Meno qualitativa: __________________________

Fundamentao da avaliao: _________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ Aprovao pela SADD em: ____ / ____ / ______ Assinaturas: ______________________________________________ _______________________________________________________

____________________________________ _______________________________________ ____________________________________

Comunicao da Avaliao Final do Desempenho Tomei conhecimento. Data: ____ / ____ / ______ Assinatura do Avaliado: _________________________________________________________________

-9-

You might also like