You are on page 1of 29

O Estado de Gois tem 246 municpios com populao de 5.620.

000 habitantes, a economia baseada no agronegcio, mais tem plos industriais nas cidades de Anpolis, Catalo, Rio Verde e Goinia. Teve como capital Vila Boa (1739), atual cidade de Gois e Goinia capital do estado desde 1933. Gois Os portugueses s chegaram regio do estado de Gois aps quase um sculo do descobrimento do Brasil. As primeiras ocupaes deveram-se a expedies de aventureiros bandeirantes provenientes de So Paulo, destacando-se Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangera, que seguia em busca de ouro, tendo encontrado as primeiras jazidas no final do sculo XVII. Conta a lenda que diante da negativa dos ndios de informar-lhe sobre o lugar de onde retiravam as peas de ouro com que se adornavam, Bartolomeu Bueno da Silva despejou aguardente num prato e a queimou, dizendo aos indgenas que o mesmo faria com a gua de todos os rios e nascentes da regio, caso no lhe fossem mostradas as minas. Apavorados, os ndios o levaram imediatamente s jazidas, chamando-o Anhangera, que significa feiticeiro no idioma nativo. Gois Em 1726, foi fundado, pelo prprio Bartolomeu Bueno, o primeiro vilarejo da regio, denominado Arraial da Barra. Desde ento, os povoados passaram a se multiplicar e a explorao do ouro atingiu seu auge na segunda metade do sculo XVIII. A colonizao de Gois deveu-se tambm migrao de pecuaristas que partiram de So Paulo no sculo XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a regio onde hoje se encontra o estado de Gois, antes pertencente ao estado de So Paulo, foi separado e elevado categoria de provncia. A partir de 1860, a lavoura e a pecuria tornaram-se as atividades principais da regio, ao mesmo tempo em que a atividade de minerao do ouro entrou em decadncia devido ao esgotamento das minas. A navegao a vapor e a abertura de estradas, no final do sculo XIX, possibilitaram o escoamento dos produtos cultivados no estado, permitindo o desenvolvimento da regio. No sculo XX, a construo da nova capital, Goinia, deu grande impulso economia do Estado, que deu sinais de novo surto de desenvolvimento com a criao de Braslia, a nova capital do Brasil, em 1960. Em 1988, o norte do estado foi desmembrado, dando origem ao estado do Tocantins.

Gois A Histria de Gois Os Bandeirantes As Entradas (expedies de carter oficial e militar) foram organizadas primeiro com o objetivo de conhecer a terra e submeter os ndios, e depois para procurar riquezas minerais. As Bandeiras (de iniciativa particular) foram um movimento basicamente paulista, iniciado no sculo XVII e direcionavam suas atividades para a busca de ouro e para a caa de mo-de-obra indgena. No percurso pelo interior, quando os mantimentos comeavam a diminuir, os bandeirantes paravam e montavam um acampamento. Ali faziam plantaes para repor as provises. Esses acampamentos davam origem a pequenos arraiais, que depois se tornavam municpios. As Entradas e Bandeiras contriburam, de forma decisiva, para a expanso territorial brasileira e ocupao do interior do pas. Por outro lado, elas foram responsveis pelo apresamento e assassinato de milhares de ndios. As Bandeiras Descobridoras e o Povoamento de Gois De So Paulo saiam as bandeiras que, buscando ndios, cada vez mais escassos, chegavam com freqncia at ao extremo norte de Gois, regio do Estreito (hoje norte do Tocantins). A primeira bandeira, que partindo de So Paulo, possivelmente chegou at os sertes de Gois no leste do Tocantins, foi a de Antnio Macedo e Domingos Lus Grau (1590-1593). Depois seguiram-se a de Domingos Rodrigues (15961600), que desceu at a confluncia do Tocantins com o Araguaia; a de Afonso Sardinha (1598-?); a de Belchior Carneiro (1607-1609), que passou ainda mais para o norte; a de Martins Rodrigues (1608-1613); a de Andr Fernandes (1613-1615); a de Pedroso de Alvarenga (1615-1618); a de Francisco Lopes Buenavides (1665-1666); a de Lus Castanho de Almeida e a expedio familiar de Antnio Paes (1671); a de Sebastio Paes de Barros (1673). Outro tipo de expedies eram as descidas dos jesutas do Par. Os jesutas tinham criado na Amaznia um sistema bem estruturado de aldeias de aculturao indgena. Buscando ndios para estas aldeias, os jesutas organizaram diversas expedies fluviais, que subindo o Tocantins chegaram a Gois. Mas nem bandeirantes nem jesutas vinham para fixar-se em Gois. O descobridor de Gois foi Anhangera. Isto no significa que ele fosse o primeiro a chegar a Gois, mas sim que ele foi o primeiro em vir a Gois com inteno de se fixar aqui (1690-1718). A primeira regio ocupada foi a regio do rio Vermelho. Fundou-se o arraial de SantAna, que depois seria chamado Vila Boa, e mais tarde, Cidade de Gois, normalmente, onde havia ouro e gua emergia-se um pequeno povoado.

A populao de Gois A primeira informao sobre a populao de Gois so os dados da capitao de 1736, havia mais de 10.000 escravos adultos. O total da populao? Menos de 20.000, pois os escravos deviam constituir mais da metade da populao. Entre 1750 e 1804, parece que a decadncia da minerao se traduziu numa diminuio da populao. No se importavam mais escravos para suprir as mortes, bastantes brancos e livres emigravam para outros territrios. O censo de 1804 deu 50.000 habitantes para Gois. Uma diminuio de quase 20%. No censo de 1940, s quatro cidades passavam dos 7 mil habitantes: Goinia, 15 mil, Anpolis, 9.500, Gois, 8 mil e Ipameri, 7 mil. A sociedade mestia Ao mesmo tempo que diminua o nmero de escravos, aumentava, como lgico, o nmero de pretos livres ou forros. Na capitao de 1745, os negros forros, que pagaram capitao, foram 120, e o nmero de escravos chegava quase a 11.000. No recenseamento de 1804, os negros livres eram em nmero de 7.936, 28% do total de pretos. Maior era, ainda, a progresso dos mulatos. A ausncia de mulheres brancas nas minas foi a determinante de uma mestiagem, em grande escala, entre branco e preto, at ento desconhecida no Brasil. Depois de algum tempo, havia mulatos em todos os nveis da sociedade: no exrcito, no sacerdcio, entre os grandes proprietrios. Mas nem o negro livre, nem o mulato eram socialmente bem aceitos. Escravos, negros e mulatos apareciam muitas vezes equipados nas expresses correntes e mesmo nos documentos oficiais, como formando a ral da sociedade. Classes Dirigentes Os brancos foram sempre uma minoria, mas com a decadncia da minerao, esta minoria foi-se tornando cada vez mais exgua. Ao acentuarse a decadncia, muitas famlias brancas migraram para outras regies. Em 1804, os brancos constituam pouco menos de 14% da populao. Os dias de apogeu da minerao foram breves. Ento, ser rico, mineiro poderoso era possuir 250 escravos ou mais. No faltaram mineiros que em Gois possuam este nmero de escravos. Com a decadncia, tornaram-se raros os que tinham 12 escravos. Mesmo entre os brancos a pobreza era geral, mas ser branco continuava sendo uma honra e um privilgio, contam os historiadores. Os ndios Ao tempo da descoberta, eram numerosas as tribos de ndios em Gois, cobrindo todo o seu territrio. Podemos citar entre as mais importantes:

Caiap, Xavante, Goi, Crix, Aras, Xerente, Caraj, Acroa... Durante a poca da minerao as relaes entre ndios e mineiros foram exclusivamente guerreiras e de mtuo extermnio. Os Governadores Desde os primeiros dias da colnia, at a chegada da Corte ao Rio de Janeiro, no h, provavelmente, queixa mais unnime que a levantada contra a prepotncia dos governadores. Neste perodo, gozavam de um poder praticamente ilimitado. Entretanto, longe de ser ilimitado, estava submetido a toda classe de limitaes. No nomeavam nem escolhiam seus colaboradores, nem podiam destitui-los; no podiam criar novos ofcios nem prescindir dos existentes; deviam prestar contas e esperar aprovao at dos menores gastos. Todas essas dificuldades levavam alguns governadores a agirem por conta prpria. Entretanto, em quase sua totalidade, os governadores de Gois podem ser tidos como homens eminentes, assim foram Conde dos Arcos (1749-54), D. Jos de Almeida Vasconcelos (1772-78), Francisco de Assis Mascarenhas (1804-8), Francisco Delgado (1808-19). A independncia do Brasil e seus reflexos em Gois Aps a volta de D. Joo VI para Portugal, o Brasil viveu um perodo de profunda crise poltica, pois suas conquistas econmicas e administrativas estavam sendo ameaadas pelas Cortes Portuguesas. Em Gois a populao rural permaneceu alheia a essas crises. Mas, elementos ligados administrao, ao exrcito, ao clero e a algumas famlias ricas e poderosas, insatisfeitos com a administrao, fizeram germinar no rinco goiano o reflexo das crises nacionais. A atuao dos capites generais, s vezes prepotentes e arbitrrios, fez nascer na capitania ogerisa pelos administradores. Os empregados pblicos eram os mais descontentes: a receita no saldava as despesas e os seus vencimentos estavam sempre em atraso. Encontravam-se tambm entre estes elementos, o clero. Constituio das Juntas Governativas O governador Sampaio, que inicialmente se colocou contra a idia de criao de uma junta Governativa, foi obrigado pelas presses de grupos polticos locais a ordenar Cmara a eleio de uma junta Governativa, em cumprimento ao decreto de 18 de abril de 1820. Sampaio trabalhou para ser eleito presidente da junta, o que de fato conseguiu: grupos polticos locais, insatisfeitos com a sua administrao, conseguiram sua renncia e culminando com sua retirada da Provncia. Elegeu-se nova junta Governativa. Seus integrantes: lvaro Jos Xavier Presidente, Jos Rodrigues Jardim e os membros, Joaquim Alves de Oliveira, Joo Jos do Couto Guimares e Raimundo Nonato Hyacinto, Pe. Luiz Gonzaga de Camargo Fleury e Incio Soares de Bulhes.

A Proclamao da Independncia Processada a Independncia do Brasil - 1822, esta no trouxe transformaes, quer sociais, quer econmicas para Gois. O primeiro Presidente de Gois, nomeado por D. Pedro I, foi o Dr. Caetano Maria Lopes Gama, que assumiu o cargo em setembro de 1824. O segundo Presidente foi o portugus Miguel Lino de Moraes (1827-1831). Com a abdicao de D. Pedro I, rebentou em Gois um movimento de carter nitidamente nacionalista. Os lderes deste movimento foram o Bispo cego, D. Fernando Ferreira, Pe. Lus Bartolomeu Mrquez e Coronel Felipe Antnio Cardoso. Recebendo adeso e apoio das tropas, o movimento de 13 de agosto de 1831 alcanou seu objetivo, que era depor todos os portugueses que ocupavam cargos pblicos em Gois. A conseqncia deste movimento de rebeldia foi a nomeao de trs goianos para a presidncia de Gois: Jos Rodrigues Jardim, (1831-1837), Pe. Luiz Gonzaga de Camargo Fleury (1837-1839) e Jos de Assis Mascarenhas (1839-1845). Em Gois os presidentes exerciam grande influncia na vida poltica. Eram eles de livre escolha do poder central, sem vnculos familiais terra, descontentando os polticos locais. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, grupos locais manifestaram-se contra a administrao e responsabilizaram os Presidentes Estrangeiros pelo grande atraso de Gois e passaram a lutar pelo nascimento de uma conscincia poltica. Aps esta tomada de conscincia, verificou-se relativa mudana no panorama poltico de Gois. Representantes prprios foram enviados Cmara Alta: Andr Augusto de Pdua Fleury, Jos Leopoldo de Bulhes Jasmim, Cnego Incio Xavier da Silva e outros. A conseqncia de tais movimentos foi a fortificao de grupos polticos locais, lanando as bases das futuras oligarquias goianas. A vida poltica de Gois na ltima dcada do Imprio foi muito agitada, em decorrncia das crises nacionais e dos choques de interesses dos grupos locais. Panorama Cultural Pode-se afirmar que a educao em Gois no sculo XIX foi inexistente. A cultura era prpria do clero e inexpressiva. Praticamente no existiam escolas, considerando o nmero de seus habitantes: 50.574. O ensino secundrio passou a dar os seus primeiros passos com a criao do Liceu de Gois em 1846. No entanto, este estabelecimento no atendia aos jovens do interior da Provncia. Aqueles de maiores posses iam para Minas concluir seus estudos, os outros, grande maioria, ficaram como tinham nascidos, analfabetos, quando muito aprendiam as primeiras letras. So Paulo era a cidade eleita para os estudos superiores, uma vez que o

curso jurdico era, na maioria das vezes, o preferido. Em 1882, foi criada a primeira Escola Normal de Gois. Geografia, economia, histria de Goias A caa ao ndio, a busca de riquezas minerais e a catequese foram, no final do sculo XVI, responsveis pela penetrao do centro-oeste brasileiro, por meio de duas correntes humanas de certa forma antagnicas: os bandeirantes, vindos do sul, ambicionavam escravos, ouro e pedras preciosas; os jesutas, vindos do norte, procuravam conquistar os ndios para a f catlica e defend-los da sanha dos desbravadores. A histria de Gois repete essas linhas de fora originais, como se observa pelo permanente desejo de crescimento econmico e modernizao, a par da profunda religiosidade de seu povo. Principal estado da regio Centro-Oeste, com uma superfcie de 340.165,9km2, Gois limita-se ao norte com o estado de Tocantins; a leste com a Bahia e Minas Gerais; ao sul com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais; e a oeste com Mato Grosso. A capital Goinia. Em seu territrio encontra-se encravado o Distrito Federal. Geologia e relevo. A maior parte do territrio goiano se caracteriza pelo relevo suave das chapadas e chapades, entre 300 e 900m de altitude. Consiste de grandes superfcies aplainadas, talhadas em rochas cristalinas e sedimentares. Cinco unidades compem o quadro morfolgico goiano: (1) o alto planalto cristalino; (2) o planalto cristalino do rio Araguaia-Tocantins; (3) o planalto sedimentar do So Francisco; (4) o planalto sedimentar do Paran; e (5) a plancie aluvial do mdio Araguaia. O alto planalto cristalino situa-se na poro leste de Gois. Com mais de mil metros de altitude em alguns pontos, forma o divisor de guas entre as bacias do Paranaba e do Tocantins. a mais elevada unidade de relevo de toda a regio Centro-Oeste. O planalto cristalino do Araguaia-Tocantins ocupa o norte do estado. Tem altitudes mais reduzidas, em geral de 300 a 600m. O planalto sedimentar do So Francisco, representada pela serra Geral de Gois (no passado dito "Espigo Mestre"), vasto chapado arentico, caracteriza a regio nordeste do estado, na regio limtrofe com a Bahia. O planalto sedimentar do Paran, extremo sudoeste do estado, constitudo por camadas sedimentares e baslticas ligeiramente inclinadas, de que resulta um relevo de grandes planuras escalonadas. A plancie aluvial do mdio Araguaia, na regio limtrofe de Gois e Mato Grosso, tem o carter de ampla plancie de inundao, sujeita a deposio peridica de aluvies. Clima. Dois tipos climticos caracterizam o estado de Gois: o tropical, com veres chuvosos e invernos secos; e o tropical de altitude. O primeiro domina a

maior parte do estado. As temperaturas mdias anuais variam entre 23o C, ao norte, e 20o C, ao sul. Os totais pluviomtricos oscilam entre 1.800mm, a oeste, e 1.500mm, a leste, com forte contraste entre os meses de inverno, secos, e os de vero, chuvosos. O clima tropical de altitude aparece apenas na regio do alto planalto cristalino (rea de Anpolis, Goinia e Distrito Federal), onde, por efeito da maior altitude, se registram temperaturas em geral mais baixas, embora o regime pluvial conserve a mesma oposio entre as estaes chuvosa de vero e seca de inverno. Hidrografia. A rede hidrogrfica divide-se em duas bacias: uma delas formada pelos rios que drenam para o rio Paran; a outra, pelos que escoam para o Tocantins ou para seu afluente, o Araguaia. O divisor de guas entre as duas bacias passa pelo centro do estado e o atravessa de leste a oeste. O limite oriental de Gois segue o divisor de guas entre as bacias dos rios Tocantins e So Francisco e o divisor de guas entre as bacias do Tocantins e do Paranaba. Todos os rios apresentam regime tropical, com cheias no semestre de vero, estao chuvosa. Flora e fauna. A maior parte do territrio de Gois recoberta por vegetao caracterstica do cerrado. As matas, embora pouco desenvolvidas espacialmente, tm grande importncia econmica para o estado, de vez que constituem as reas preferidas para a agricultura, em virtude da maior fertilidade do solo, em comparao com os solos do cerrado. A principal mancha florestal do estado se encontra no centro-norte, na regio chamada do Mato Grosso de Gois, situada a oeste de Anpolis e Goinia. Essa rea florestal de grande relevncia econmica porque apresenta solos frteis, derivados de rochas efusivas. Entre as espcies vegetais predominantes esto o jatob, a palmeira guariroba, que fornece um palmito amargo muito apreciado no estado, o leo vermelho, ou copaba, o jacarand e a canela. Outras manchas florestais ocorrem nos vales dos rios Paranaba, ao sul; Tocantins, a leste; e Araguaia, a oeste. Boa parte dessas matas, especialmente no vale do rio Araguaia, assume uma forma de transio entre o cerrado e a floresta denominada cerrado. Ocorrem a espcies arbreas freqentes na rea do Mato Grosso de Gois e outras, como o angico, a aroeira e a sucupira-vermelha. Nas reas dominadas pelo cerrado ocorrem as espcies tpicas: lixeira, lobeira, pau-terra, pequi, pau-de-colher-de-vaqueiro, pau-de-santo, barbatimo, quineira-branca e mangabeira. A fauna de Gois tem diversas espcies ameaadas de extino, quer pela ao predatria dos caadores, quer pelas queimadas e pelo envenenamento do solo com agrotxicos. Esto entre elas o lobo-guar, o cachorro-do-matovinagre, o tamandu-bandeira, o veado-campeiro, o tatu-canastra, a ariranha e o cervo.

Outras espcies so a paca, a anta, o tatu-peludo, o tatu-galinha, o tamandu-mirim, a lontra, o cachorro-do-mato, a raposa-do-campo, a capivara, a ona, a suuarana, a ona-pintada, o bugio, a jaguatirica e diversos tipos de serpentes, como a sucuri e a jibia. Tambm entre as aves h espcies em extino, como o tucano-rei, o urubu-rei e a arara-canind. H ainda vrias espcies de tucanos e araras, alm de perdizes, emas, codornas, patos-selvagens, pombas-de-bando, pombas-trocazes, jas, mutuns e siriemas. Populao A regio Centro-Oeste caracteriza-se pela baixa concentrao demogrfica. No entanto, a partir da implantao de Braslia e da descoberta dos cerrados como nova fronteira econmica, em etapas diferentes, dirigiram-se para Gois grandes fluxos de migrantes, sobretudo das cidades muito populosas ou das regies mais pobres do pas, em busca de ocupao ou de novas opes de vida. A ocupao de mo-de-obra na montagem da infra-estrutura do estado -rodovias e hidreltricas -- e na instalao de novas indstrias permitiu que essa ocupao se desse de maneira mais organizada, sem formar os bolses de misria e de populaes marginais tpicos das grandes capitais brasileiras. Com o desmembramento que deu origem ao estado de Tocantins, em 1988, a populao de Gois reduziu-se, mas manteve suas taxas de crescimento e de densidade demogrfica. Verifica-se maior concentrao populacional na regio central do estado, a oeste do Distrito Federal. A palavra Gois, originada do tupi, que designa a noo de "pessoas iguais, da mesma raa, parentes", bem se aplica solidariedade e ao esprito comunitrio do povo goiano, comprovados pelas obras sociais abundantes em praticamente todas as cidades do estado, destinadas a socorrer a populao carente. Economia Agricultura e pecuria. O setor agropecurio tem sido tradicionalmente a base da economia goiana. Nas trs ltimas dcadas do sculo XX, Gois foi uma das regies de fronteira agrcola mais expressivas do pas. Em muitas culturas, como soja, milho, arroz, feijo, tornou-se, naquele perodo, um dos maiores produtores do pas. A principal rea agrcola e pastoril do estado a regio do Mato Grosso de Gois, onde se pratica uma agricultura diversificada, com arroz, milho, soja, feijo, algodo e mandioca. Apesar de possuir o segundo rebanho do pas, Gois observa uma tradio de baixa produtividade, tanto em nvel de fertilidade quanto de idade de abate dos animais, idade de primeira pario e produo leiteira. A bovinocultura de corte representa um segmento de importncia fundamental para a economia do estado, tanto como fonte de divisas, pelos

excedentes exportveis, quanto pelo expressivo contingente de mo-de-obra ocupado nessa atividade. Nos pastos plantados em antigos terrenos florestais (invernadas) engordam-se bovinos, criados nas reas de cerrado, e mantmse um rebanho de gado leiteiro. O vale do Paranaba a segunda regio econmica de Gois e maior produtora de arroz e abacaxi. Cultivam-se tambm milho, soja, feijo e mandioca. grande o rebanho de leite e corte. A soja o principal produto agrcola do estado. Introduzida em 1980, a cultura foi aperfeioada pela obteno de sementes adaptadas ao cerrado e aplicao de calcrio e outros elementos para combater a acidez do solo. Com o lanamento de novas variedades de gros mais resistentes armazenagem e s pragas, registrou-se forte aumento de produtividade. A cultura do milho geralmente associada criao de sunos e ao plantio de feijo. A cana-de-acar e a mandioca tm carter de lavouras de subsistncia e servem ao fabrico de farinha, aguardente e rapadura. O extrativismo vegetal inclui babau, casca de angico, pequi e explorao de madeira, principalmente mogno. Energia e minerao. A produo e distribuio de energia eltrica no estado est a cargo das Centrais Eltricas de Gois (Celg). As principais usinas hidreltricas do estado so Cachoeira Dourada, So Domingos, ambas da Celg, Serra da Mesa e Corumb I, ambas de Furnas. Parte da energia produzida por Furnas supere o Distrito Federal e a regio Sudeste. No subsolo de todo o estado existem importantes jazidas de calcrio, j medidas e em condies de abastecer todos os municpios goianos, seja qual for o ritmo de crescimento do mercado de corretivos do solo. H ainda jazidas considerveis de ardsia, amianto, nquel, cobre, pirocloro, rutilo e argila, alm de quantidades menores de mangans, dolomita, estanho, talco e cromita. Encontram-se ainda ouro, cristal-de-rocha, pedras preciosas (esmeraldas) e pedras semipreciosas. O estado possui excelente infra-estrutura para extrao de minerais no ferrosos, principalmente ouro, gemas, fosfato e calcrio, alm de minrios estratgicos, como titnio e terras raras. Indstria. Para tirar partido de sua vocao agrcola e de seus recursos minerais, a indstria goiana concentrou suas atividades inicialmente em bens de consumo no durveis e, a partir da dcada de 1970, nos bens intermedirios e na indstria extrativa. Em meados da dcada de 1990, o desenvolvimento industrial goiano era ainda incipiente, vulnervel aos constantes impactos negativos da conjuntura econmica nacional. Tal fragilidade reduzia significativamente o dinamismo do setor secundrio, incapaz de beneficiar-se devidamente das vantagens

proporcionadas pela agropecuria e pelas imensas reservas minerais. Observava-se, porm, uma tendncia diversificao, principalmente em setores da siderurgia. Aumentaram consideravelmente os setores da indstria extrativa e da produo de minerais no-metlicos, bens de capital e bens de consumo durveis. Um dos principais ramos industriais do estado, que, no entanto, no acompanhou a tendncia ascendente dos outros setores nas trs ltimas dcadas do sculo XX, foi o da produo de alimentos -- fabricao de laticnios, beneficiamento de produtos agrcolas e abate de animais -concentrado nas cidades de Goinia, Anpolis e Itumbiara. Setores novos dinamizaram-se nesse mesmo perodo, como as indstrias metalrgica, qumica, txtil, de bebidas, de vesturio, de madeira, editorial e grfica. Um elemento coadjuvante de grande importncia ao crescimento econmico foi a implantao dos distritos industriais, nos municpios de Anpolis, Itumbiara, Catalo, So Simo, Aparecida de Goinia, Mineiros, Luzinia, Ipameri, Goianira, Posse, Porangatu, Ipor e Santo Antnio do Descoberto. Transporte e comunicaes. Na dcada de 1970, em consonncia com as diretrizes federais, o estado de Gois iniciou a implantao dos primeiros corredores de exportao, conceito que definiu rotas de transporte destinadas a ligar as reas produtivas a algum porto, com prioridade para os excedentes agrcolas. Posteriormente, essas diretrizes foram aplicadas ao abastecimento, visando a articular os sistemas de armazenagem e escoamento de uma determinada rea geogrfica, de forma a adequar os fluxos das fontes de produo at os centros de consumo ou terminais de embarque, com destino ao mercado externo ou a outras regies do pas. No estado de Gois estabeleceu-se uma rede rodoviria capaz de dar sustentao ao transporte das regies produtoras de gros e minerais para os pontos de captao de cargas ferrovirias de Goinia, Anpolis, Braslia, Pires do Rio e Catalo. Tal como ocorreu no restante do pas, o transporte ferrovirio e fluvial em Gois foi relegado a segundo plano, devido opo pelo transporte rodovirio. Na rea de influncia do corredor de exportao goiano, os principais troncos utilizados para atingir os pontos de transbordo ferrovirio, sobretudo para a soja e o farelo, so: a BR-153, principal eixo de escoamento do norte de Gois e de Tocantins, interligado ao ponto de transbordo rodoferrovirio de Anpolis; a GO-060, que liga Aragaras a Goinia, numa distncia de 388km; a BR-020, que liga o nordeste de Gois regio oeste da Bahia e a Braslia, onde est instalado outro ponto de transbordo; a BR-060, que liga Santa Rita do Araguaia/Rio Verde a Goinia; a BR-452, que liga Rio Verde a Itumbiara, importante centro produtor e beneficiador de gros, e segue at Uberlndia MG, onde est instalada uma rede de armazenagem de grande capacidade; e a BR-364-365, que liga Jata a Uberlndia e atravessa a cidade de So Simo, outra opo para o escoamento da produo do

sudoeste goiano. Os jornais de maior circulao so O Popular, a Tribuna de Gois, o Dirio Oficial do Estado e o Dirio do Municpio, em Goinia. Em Anpolis, circulam A Imprensa e Tribuna de Anpolis; na antiga capital, Gois, circula o Cidade de Gois. H vrias emissoras de rdio em AM e FM. A principal emissora de televiso a TV Anhangera, pertencente Organizao Jaime Cmara. Histria Quase um sculo aps o descobrimento do Brasil, os colonizadores portugueses trilharam pela primeira vez as terras de Gois. Ficaram famosas, entre outras, as expedies de Domingos Rodrigues (1596), Belchior Dias Carneiro (1607), Antnio Pedroso de Alvarenga (1615) e Manuel Campos Bicudo (1673), alm da mais famosa, a de Bartolomeu Bueno da Silva, com seu filho de igual nome, ento com apenas 12 anos de idade. Bueno encontrou em pleno serto a bandeira de Manuel Campos Bicudo, que conduzia presos ndios da nao dos aras, cuja rea parecera ao bandeirante extraordinariamente rica em minas de ouro. De acordo com as indicaes de Bicudo, para ali seguiu Bartolomeu Bueno, que aprisionou os silvcolas restantes e colheu muitas pepitas de ouro. Parece datar dessa poca o episdio segundo o qual Bueno pedira aos ndios que lhe mostrassem o lugar de onde retiravam o ouro empregado em seus adornos. Diante da negativa, o bandeirante despejou aguardente num recipiente e queimou-a, dizendo aos selvagens que o mesmo faria com a gua de todos os rios e nascentes, matando-os de sede, se no lhe fosse mostrada a mina. Apavorados, os ndios levaram-no jazida e passaram a cham-lo de Anhangera, que significa "diabo velho", nome com que Bueno e seu filho passaram histria. Depois disso, graas ao sucesso da expedio do Anhangera e de novas iniciativas dos reis portugueses para a descoberta das riquezas do subsolo brasileiro, foram muitas as bandeiras que cortaram, em todas as direes, as paragens goianas, algumas delas provenientes do Maranho. O objetivo das bandeiras era unicamente o descobrimento e a cata do ouro e outros metais preciosos, pois na poca um breve papal condenara a escravizao do ndio, talvez por influncia das inmeras expedies religiosas que penetraram o solo goiano, a comear pela do frei Cristvo de Lisboa, que fundou uma misso religiosa na rea do Tocantins (1625). As entradas e bandeiras culminaram com a expedio de Bartolomeu Bueno da Silva, o segundo Anhangera, que em 1720, juntamente com seus cunhados Joo Leite Ortiz e Domingos Rodrigues do Prado, requereu a Joo V licena para penetrar os altos sertes e avanar pelos centros da Amrica, em busca de minas de ouro, prata e pedras preciosas. Pedia em troca a munificncia real das passagens dos rios que encontrassem. No ano seguinte, o capito-general de So Paulo, D. Rodrigo Csar de Meneses, mandou chamar Bueno e estabeleceu com ele o ajuste de uma bandeira para localizao e explorao da mina de ouro descoberta por seu

pai. Em pouco tempo, Bueno arregimentou uma poderosa bandeira, que partiu de So Paulo em 3 de setembro de 1722, tomou o rumo do rio Grande e caminhou, sem encontrar tropeos, at o rio Paranaba. Feita a travessia, desviou-se para o nordeste, pelo espigo do rio So Marcos, e foi atingir a lagoa Mestre dArmas, poucos quilmetros acima do local onde hoje se ergue Braslia. Em seguida, rompeu o divisor das guas, foi ter s margens do rio Maranho, ponto onde se cindiu a bandeira: parte dos seus integrantes desceu pelo grande rio, enquanto Bartolomeu Bueno e seus seguidores caminharam para o sudoeste, procura da regio dos goiases. Em 21 de outubro de 1723, aps mais de trs anos nos chapades, serras e matas, quando o governo paulista j cogitava de mandar uma expedio em seu socorro, Bueno regressou e foi exibir a D. Rodrigo amostras de ouro de vrias minas descobertas. Febre do ouro. A notcia da faanha do Anhangera levou milhares de brasileiros a enveredarem serto adentro. Imediatamente, o capito-general de So Paulo comunicou o fato a D. Joo V, que respondeu com carta rgia de 29 de abril de 1726, na qual deferia todos os pedidos formulados pelos descobridores. Como decorrncia, D. Rodrigo Csar de Meneses passou a Bueno e a seu cunhado Joo Leite Ortiz a carta de sesmaria de 2 de julho de 1726, dandolhes o direito das passagens de vrios rios existentes no itinerrio feito, bem como seis lguas de terras de testada margem dos mesmos rios. Munido de tais privilgios, Bueno retornou em seguida a Gois e parou num stio prximo serra Dourada, onde encontrou diversas minas e fundou o primeiro povoado em terras goianas, com o nome de Barra, hoje Buenolndia. Achadas depois, a pouca distncia, minas mais copiosas, para l se transportaram os moradores de Barra e fundaram, em 26 de julho de 1727, o arraial de SantAna, que mais tarde (1739) tomaria o nome de Vila Boa, corruptela de Vila Bueno, ncleo da cidade de Gois, sede do governo da capitania. Em 1728 Bartolomeu Bueno assumiu as funes de superintendente-geral das minas de Gois, cabendo-lhe a administrao da justia civil, criminal e militar. Ficava assim constituda a primeira organizao polticoadministrativa das terras at ento habitadas pelos selvagens. medida que se iam descobrindo outras regies aurferas, novos povoados se erguiam: Meia Ponte (hoje Pirenpolis), Ouro Fino, Santa Rita de Anta, Santa Cruz, Crixs, So Jos, gua Quente e Traras. No final de 1733, em virtude de intrigas polticas entre o governo de So Paulo e o reino, Bueno foi destitudo de suas funes e substitudo por Gregrio Dias da Silva. A chegada do novo superintendente a Gois coincidiu com o descobrimento de importantes jazidas, mas a implantao do imposto por capitao em vez dos antigos quintos deu motivo a graves motins e revoltas, sobretudo nas minas do Norte.

Domnio paulista. Durante meio sculo (1730-1782) houve um s caminho para Gois, o das bandeiras paulistas. Estabeleceu-se, em 1736, comunicao regular de Vila Boa com o litoral sul, atravs de Paracatu e So Joo del Rei, em Minas Gerais, at o Rio de Janeiro. A explorao das minas foi entregue aos paulistas, que dominaram a regio e se estabeleceram no alto do Tocantins, predominando no mdio Tocantins os contingentes humanos oriundos do norte. A interrupo da navegao acarretou o truncamento das relaes entre o centro e o norte e a decadncia de grande parte das povoaes surgidas na zona dos afluentes do Tocantins. A sociedade que se estruturou nas minas caracterizou-se pelo relaxamento dos costumes e pela violncia. Fugitivos por dvidas ou por passado criminal ali se refugiaram. Eram raros os casamentos, e predominavam, ao longo do perodo colonial, as ligaes livres. O grande nmero de escravos, calculado entre 13.000 e 14.000 no ano de 1736, e a falta de mulheres brancas, conduziram natural miscigenao com as negras. Assim, no final do sculo XVIII, os brancos representavam a minoria no contexto populacional (7.200 num total de cinqenta mil habitantes), enquanto os mulatos constituam 31% e os escravos, 41%. A populao mameluca era inexpressiva, em conseqncia das restries legais ao amancebamento entre brancos e indgenas, e porque o dio e ressentimento gerados pela resistncia do nativo escravizao impediram a miscigenao. Capitania de Gois. S em 9 de maio de 1748, D. Joo V desmembrou do governo de So Paulo o territrio goiano e instituiu a capitania, para a qual nomeou, como governador, D. Marcos de Noronha, ex-governador de Pernambuco e futuro conde dos Arcos. Por esse tempo j se esgotavam as jazidas de ouro, que, se antes era encontrado quase superfcie, agora recuava para o subsolo e para as correntes fluviais, tornando-se de captao difcil. Decaa, dessa forma, a atividade mineira, que durante vinte anos dera lucros fabulosos coroa portuguesa. Com o objetivo de disciplinar a minerao e evitar o esgotamento das jazidas, D. Marcos instituiu novo sistema de arrecadao, restringiu as despesas e construiu as casas de fundio das vilas de Gois e So Flix. Em 1754 sucedeu-lhe na administrao Jos Xavier Botelho Tvora, conde de So Miguel, e em seguida Joo Manuel de Melo, que governou de 1759 at 1770 e deu os primeiros passos para a franquia da navegao dos rios Araguaia e Tocantins, como meio de ligar ao resto do Brasil a capitania de Gois. Em 1772 assumiu o governo Jos de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho, baro de Mossmedes e visconde da Lapa, o primeiro a se preocupar menos com o problema da minerao e atentar mais para a administrao da capitania. Estimulou a transferncia de trabalhadores para as atividades agrcolas, a catequese dos ndios e a instruo pblica, e edificou no

Araguaia o presdio So Pedro do Sul. Sua linha administrativa foi seguida por Lus da Cunha Meneses, que lhe sucedeu em 1778, em cujo governo foi aberta a navegao daquele grande rio da bacia Amaznica. Gois LOCALIZAO: Gois, estado brasileiro, fica no leste da regio Centro-Oeste O nome do estado origina-se da denominao da tribo indgena guais, que por corruptela se tornou Gois. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivduo igual, gente semelhante, da mesma raa. DIVISAS: Norte = Tocantins; Sudeste = Minas Gerais e Mato Grosso do Sul; Leste = Bahia e Minas Gerais; Oeste = Mato Grosso; Sudoeste = Mato Grosso do Sul REA (km): 341.289,5 RELEVO: planalto, chapadas e serras na maior parte, depresso ao norte Gois integra o planalto Central, sendo constitudo por terras planas cuja altitude varia entre 200 e 800 metros RIOS PRINCIPAIS: Paranaba, Apor, Araguaia, So Marcos, Corumb, Claro, Paran, Maranho VEGETAO: cerrado com faixas de floresta tropical Salvo pequena rea onde domina a floresta tropical, conhecida como Mato Grosso de Gois, a maior parte do territrio do estado de Gois apresenta o tipo de vegetao escassa do cerrado, com rvores e arbustos de galhos tortuosos, cascas grossas, folhas cobertas por plos e razes muito profundas CLIMA: tropical MUNICPIOS (nmero): 242 (1996) CIDADES MAIS POPULOSAS: Goinia, Anpolis, Luzinia, Aparecida de Goinia HORA LOCAL (em relao a Braslia): a mesma HABITANTE: goiano POPULAO: 5.003.228 (2000) DENSIDADE: 14,65 habitantes p/ km2 ANALFABETISMO: 10,08% (2000) MORTALIDADE INFANTIL: 25,8 por mil CAPITAL: Goinia, fundada em: 24/10/1933 HABITANTE DA CAPITAL: goianiense

A composio da economia do estado de Gois baseia-se na produo agrcola e na pecuria, no comrcio e nas indstrias de minerao, alimentcia, de confeco, mobilirio, metalrgica e madeireira. Na agricultura destaca-se a produo de arroz, caf, algodo herbceo, feijo, milho, soja, sorgo, trigo, cana-de-acar e tomate. A criao pecuria inclui 18,6 milhes de bovinos, 1,9 milho de sunos, 49,5 mil bubalinos, alm de eqinos, asininos, ovinos e aves. O estado de Gois produz tambm gua mineral, amianto, calcrio, fosfato, nquel, ouro, esmeralda, cianita, mangans, nibio e vermiculita. A histria de Gois tem como ponto de partida o final do sculo XVII, com a descoberta das suas primeiras minas de ouro, e incio do sculo XVIII. Esta poca, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de So Paulo em 1727, foi marcada pela colonizao de algumas regies. O Contato com os ndios nativos e o negros foi fator decisivo na formao da cultura do Estado, deixando como legado principal cidades histricas como Corumb, Pirenpolis e Gois, antiga Vila Boa e posteriormente capital de Gois. O incio dos povoados coincide com o Ciclo de Ouro, minrio amplamente explorado nessa poca. Eles prosperaram e hoje so cidades que apresentam, por meio de seu patrimnio, a histria de Gois. As Bandeiras Gois era conhecido e percorrido pelas bandeiras j no primeiro sculo da colonizao do Brasil. Mas seu povoamento s ocorreu em virtude do descobrimento das minas de ouro (sculo XIII). Esta povoao, como todo povoamento aurfero, foi irregular e instvel. As primeiras bandeiras eram de carter oficial e destinadas a explorar o interior em busca de riquezas minerais, e outras empresas comerciais de particulares organizadas para captura de ndios. Costumava-se dizer que o Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foi o descobridor de Gois. Mas isso no significa que ele foi o primeiro a chegar no estado, e sim, o primeiro a ter inteno de se fixar aqui. A bandeira saiu de So Paulo em 3 de julho de 1722. O caminho j no era to difcil como nos primeiros tempos. No dia 25 de outubro de 1425, aps trs anos, os bandeirantes voltaram triunfantes a So Paulo, divulgando que haviam descoberto cinco crregos aurferos, minas to ricas como as de Cuiab, com timo clima e fcil comunicao. Povoamento de Gois Poucos meses aps a volta da Bandeira, organizou-se em So Paulo uma nova expedio para explorar os veios aurferos. Bartolomeu, agora superintendente das minas, e Joo Leite da Silva Ortiz, como guarda-mor. A primeira regio ocupada foi a do Rio Vermelho. Fundou-se l o arraial de Sant'ana, que depois seria chamado de Vila Boa, e mais tarde de Cidade de

Gois. Esta foi durante 200 anos a capital do territrio. Nas proximidades de Sant'ana, surgiram numerosos arraiais s margens dos crregos e rios, como centros de garimpo: Barras, Ferreiro, Anta, Ouro Fino, Santa Rita, etc. Ao divulgar-se a riqueza das minas recm - descobertas, surgiram gente de toda parte do pas. poca do Ouro em Gois A poca de Ouro em Gois foi intensa e breve. Aps 50 anos, verificou-se a decadncia rpida e completa da minerao. Por outro lado, s se explorou o ouro de aluvio, isto , das margens dos rios, e a tcnica empregada era rudimentar. A sociedade Goiana da poca de Ouro Gois pertenceu at 1749 capitania de So Paulo. A partir desta data, tornou-se capitania independente. No aspecto social a distino fundamental foi entre livres e escravos, sendo estes em menor nmero do que aqueles no incio da colonizao das minas. A populao, contudo, continuou composta por negros e mulatos na sua maioria. Transio da Sociedade Mineradora para Sociedade Pastoril Ao se evidenciar a decadncia do ouro, vrias medidas administrativas foram tomadas por parte de governo, sem alcanar no entanto resultado satisfatrio. A economia do ouro, sinnimo de lucro fcil, no encontrou, de imediato, um produto que a substitusse em nvel de vantagem econmica. A decadncia do ouro afetou a sociedade goiana, sobretudo na forma de ruralizao e regresso a uma economia de subsistncia. A independncia de Gois Assim como no Brasil, o processo de independncia de Gois se deu gradativamente. A formao de juntas administrativas, que representam um dos primeiro passos nesse sentido, deram oportunidade s disputas pelo poder entre os grupos locais. Especialmente sensvel em Gois, reao do Norte que, se julgando injustiado pela falta de assistncia governamental, proclamou sua separao do Sul. Gois e a Mudana de Capital A partir de 1940, Gois cresce rapidamente: a construo de Goinia, o desbravamento do Mato Grosso goiano, a campanha nacional de "marcha para o oeste", que culmina na dcada de 50 com a construo de Braslia, imprimem um ritmo acelerado ao progresso de Gois. A populao se multiplicava; as vias de comunicao promovem a integrao

de todo pas e dentro do mesmo Estado; assiste-se a uma impressionante exploso urbana, com o desenvolvimento concomitante de todos os tipos de servios (a educao especialmente). Na dcada de 80, o estado apresenta um processo dinmico de desenvolvimento. grande exportador de produo agropecuria, Gois vem se destacando pelo rpido processo de industrializao. Hoje, ele est totalmente inserido no processo de globalizao da economia mundial, aprofundando e diversificando, a cada dia, suas relaes comerciais com os grandes centros comerciais. Em 1748 foi criada a capitania de Gois, desmembrada da de So Paulo, que, em 1824, tornou-se provncia. Ao mesmo tempo em que as minas comeavam a se esgotar, a lavoura e a pecuria se transformaram nas principais atividades econmicas, a partir de 1860. A colonizao de Gois deveu-se tambm migrao de pecuaristas que partiram de So Paulo no sculo XVI, em busca de melhores terras para o gado. Dessa origem ainda hoje deriva a vocao do estado para a produo pecuria. A abertura de estradas e a navegao, no sculo 19, facilitaram o escoamento dos produtos, enquanto a construo das novas capitais -Goinia (1935) e Braslia (1956) -- favoreceu a economia. Em 1988, o norte de Gois foi desmembrado, formando o Estado de Tocantins. Existem atualmente quatro reas indgenas no estado de Gois, trs das quais j se encontram demarcadas pela Fundao Nacional do ndio - FUNAI, rgo do governo federal responsvel pela questo indgena no pas. A populao indgena do estado no ultrapassa 120 habitantes e ocupa rea de 39.781 hectares, abrangendo os municpios de Aruan, Cavalcante, Minau, Colinas do Sul, Nova Amrica e Rubiataba. Turismo em Gois Com uma moderna infra-estrutura de apoio ao turismo e pessoal treinado para receber os visitantes, o Estado de Gois conta com ampla rede de hotis, restaurantes, pousadas tradicionais e reas de camping, distribuda pelas principais regies tursticas. As opes contemplam desde os que gostam de aventura at os que querem apenas contemplar a natureza com conforto e comodidade. Goinia Capital do Estado Com cerca de 30% de sua rea coberta pelo verde, Goinia, a capital do Estado de Gois, possui bosques, ruas arborizadas e parques ecolgicos que garantem a qualidade de vida de seus habitantes. Entre eles est o Bosque dos Buritis, Parque Vaca Brava e Parque Flamboyant, entre outros. Em Goinia as opes de lazer e turismo esto por toda parte. Cinemas,

restaurantes, shoppings, boates, e bares bem localizados, com o requinte das grandes metrpoles do pas. No Bosque dos Buritis fica o Monumento Paz Mundial, obra do artista plstico goiano Siron Franco. Nele, terra de mais de 50 pases est misturada em uma ampulheta de sete metros de altura, base de concreto e vidro. Outras obras de Franco, bem como de outros artistas brasileiros, esto expostas no Museu de Arte de Goinia, construdo dentro do bosque. Em Goinia tambm fica o Jardim Botnico Chico Mendes, onde o canto dos pssaros, o lago e a reserva biolgica com rvores frutferas, orqudeas e bromlias so atraes. Caminho da Biosfera Gois possui duas reservas da Biosfera, por reconhecimento da Unesco. O Parque Nacional das Emas, em Chapado do Cu, Regio Sudoeste, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. A outra est no Nordeste do Estado e compreende 26 municpios. A regio compreende a Chapada dos Veadeiros (Parque Nacional), o Parque Estadual de Terra Ronca e o Parque Municipal de Itiquira, no municpio de Formosa. O Salto do Itiquira, com 168 m de queda livre, um dos mais belos do Brasil. O complexo de Terra Ronca e Mamba formam um dos maiores stios espeleolgicos da Amrica do Sul. So mais de cem grutas, mundialmente conhecidas. H, tambm, stios arqueolgicos e a comunidade dos Calunga, negros remanescentes de quilombos. nessa regio que esto os locais mais apropriados aos esportes radicais, como rapel, trekking, voo livre, canoagem, parapente, balonismo, explorao de cavernas, escaladas, rafting, cross country e outros. Caminho do Ouro Cidades como a antiga Vila Boa (cidade de Gois), Pirenpolis, Corumb, Jaragu e tantas outras guardam um patrimnio histrico e cultural de rara beleza. A cidade de Gois reconhecida como Patrimnio da Humanidade, por reconhecimento da Unesco.

Capital do Estado at a dcada de 1930, a cidade apresenta um rico patrimnio arquitetnico, do perodo colonial, restaurado e bem conservado. Desde 1999, realiza anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vdeo Ambiental (Fica). Acontece tambm, um festival anual de teatro. Pirenpolis tambm pode ser visitada o ano todo, conhecida por suas belezas naturais e arquitetura colonial, est a pouco mais de 100km de Goinia. Repleta de visitantes nos finais de semana a cidade dispe de muitos hotis, pousadas e restaurantes. Todas as cidades do Caminho do Ouro so de fcil acesso, por rodovias

asfaltadas. Em todas elas o turismo histrico e o ecoturismo se juntam. Percorrer esses caminhos uma verdadeira volta ao passado, pelo cenrio, pela culinria e pelas paisagens do Cerrado. o caso do Parque Estadual dos Pireneus e o de Serra Dourada. Caminho das guas Nesse roteiro esto as guas quentes de Caldas Novas e Rio Quente. Um resort e um grande nmero de hotis e pousadas de excelente qualidade aproveitam esse fenmeno natural, com gua corrente ou retirada de poos. A temperatura da gua varia de 30 a 57 graus centgrados, o ano inteiro. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente constituem um fenmeno do turismo nacional, com mais de quinze mil leitos oferecidos. o terceiro parque hoteleiro e o maior complexo hidrotermal do Pas. Mais ao Sul do Estado, uma srie de barragens de usinas hidroeltricas criaram espelhos dgua para esportes nuticos e lazer. Destaca-se Cachoeira Dourada, distante 288km de Goinia. Com o privilgio de possuir clubes termais de gua salgada, uma raridade nacional, o municpio tem atrado milhares de turistas de todo o pas. As guas quentes e salgadas de Cachoeira Dourada, provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram superfcie, trazem em dissoluo sais minerais (sulfato de sdio, bicarbonato, alcalina, cloreto, flor, gases) que possuem diversas propriedades teraputicas. Outras belezas naturais so Lagoa Santa, com suas guas medicinais, e o Lago Azul de So Simo, Trs Ranchos Distante 288 km de Goinia a cidade conta com potencial turstico incomparvel. Trs Ranchos conta com uma diversificada rea de lazer, onde os turistas se divertem com a prtica do jet-ski, lanchas e barcos de pesca. So Miguel do Araguaia Distante 483km de Goinia o municpio est localizado no noroeste do Estado. O Rio Araguaia divide Gois e o Estado do Mato Grosso com aproximadamente 80okm de extenso. Nesse percurso a natureza proporciona aos turistas dezenas e mais dezenas de praias, com as mais diversas variedades de aves e peixes. O distrito de Luiz Alves, um balnerio construdo s margens do Rio Araguaia, distante 45km da sede do municpio, conta com uma excelente infraestrutura, conta com bares, lanchonetes, pousadas e hotis. O local o portal de entrada para a maior ilha fluvial do mundo: Ilha do Bananal. Trindade Considerada a capital catlica do Estado, Trindade teve a sua origem por volta de 1840, denominada de Barro Preto. Segundo historiadores, naquela poca, foi encontrada em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria, uma pequena imagem de barro, em formato de medalha,

representando a Virgem Maria e a Santssima Trindade. A medalha foi colocada em uma pequena capela. Em 1886, Constantino mandou construir uma nova capela, utilizando esmolas oferecidas Santssima Trindade. Anos depois, pediu ao escultor Veiga Valle, da cidade de Pirenpolis, que esculpisse a imagem da Santa na medalha. Com a f crescente do povo e o nmero cada vez maior de romeiros que vinham de todos os lugares para uma festividade de f, foi necessrio construir o grande Santurio do Divino Pai Eterno no alto da montanha. O local pode ser visto por todas as pessoas que se aproximam da cidade. Gois Turismo em Gois Turismo ecolgico Cachoeira, em Pirenpolis, Gois. No turismo ecolgico destaca-se as reas de cerrado, as inmeras cachoeiras e grutas existentes no estado, como tambm formaes rochosas. As regies do cerrado so regies ricas em biodiversidade e por isso criaram dois parques para proteger este bioma o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas. Sendo o Ip-amarelo smbolo do estado. Por ser uma regio da antiga Gois possui inmeras grutas e cachoeiras, que predominam em todo o Norte Goiano, sendo que a cidade de So Domingos possui mais de 1000 grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas. As cidades de Formosa, Corumb de Gois, Alto Paraso e Pirenpolis. Vale do Rio Preto, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Em Cachoeira Dourada, ocorre um fenmeno estranho um lago com guas quentes e salgadas. Cristalina que possui extrao de cristal de rocha Em poca de vero os goianos vo sempre ao Rio Araguaia que chega a receber cerca de 150.000 turistas na temporada sendo acidade com maior nmero deles Aruan As guas termais encantam os turistas principalmente de Goinia regio Sudeste e de Braslia que vo para Caldas Novas / Rio Quente hoje consideradas uma das cidades tursticas mais visitadas do Brasil por abrigar grandes hotis de classe superior e o maior park hidrotermal do mundo, pessoas do todo Brasil vo para regio das aguas termais para fugir do stress, e curtir as gua quentes, como por exemplo o maior rio de aguas termais do mundo situado na cidade de Rio Quente 27 Km de Caldas Novas. A pratica de mergulho que ocorre nos lagos, sendo Lago de Serra da Mesa,

em Niquelndia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre, a Lagoa Santa no municpio de mesmo nome, o Lago Azul em Trs Ranchos. As formaes rochosas predominam em Ivolndia onde a pessoa encontra com a Cidade de Pedra e na cidade de Parana conta com formaes rochosas. Em Vila Propcio com grutas que possuem estalaquitites em formao. Na cidade de Hidrolndia, prxima a Goinia h a maior concentrao de jabuticabeiras, que atrai at turistas de outros pases, sendo os mais presentes os americanos e canadenses. Um dos smbolos oficiais do Estado de Gois, a bandeira foi instituda pela Lei n.o. 650 de 30 de julho de 1919 e criada pelo distinto e ilustre goiano Joaquim Bonifcio de Siqueira. A bandeira composta por oito listras horizontais alternadas nas cores verde e amarelo, onde o verde representa as matas e o amarelo as riquezas, assim como na bandeira nacional. No canto superior esquerdo contm um retngulo azul com cinco estrelas brancas que simbolizam o Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro do Sul, a bela constelao que deu ao Brasil seus primitivos nomes - Vera Cruz e Santa cruz - no podia deixar de figurar no pavilho goiano, pois em nossas lindas noites vmo-lo cintilante e fulgente, esplendor no cu de azul anil. assim que ele se ostenta orgulhoso no quadrilongo azul, smbolo da beleza de nosso cu. O Braso Gois Considerado o corao do Brasil, o braso do Estado de Gois tem o mesmo formato e significncia. A paisagem superior do escudo representa o territrio onde hoje se localiza a capital federal - Braslia, e os bovinos a principal produo do estado. Assim como os animais, os ramos de caf e fumo, e as hastes de arroz e cana-de-acar que aparecem no escudo, representam as importantes produes do Estado de Gois. O Campo amarelo com o losango vermelho, representam toda a riqueza mineral de Gois. Ao lado, no canto azul do escudo, v-se o cometa Biella que representa o Rio Araguaia no ponto de seu curso em que, abrindo os dois braos, forma a Ilha do Bananal. J os anis de cor amarela que circundam o corao em sentido vertical e outros da mesma cor com um intermedirio escuro no sentido horizontal representam as principais bacias do estado (Tocantins-Araguaia) e os doze principais rios do estado que correm para o sul (So Marcos, Verssimo, Corumb, Meia Ponte, dos Bois, Claro, Verdinho, Corrente, Apor, Sucuri, Verde e Pardo). Na parte inferior do escudo, o prato onde partem as labaredas, significa a descoberta de Gois, onde Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a ''sanha guerreira'' do gentio Goi.

Gois Hino de Gois Santurio da Serra Dourada Natureza dormindo no cio Anhangera, malcia e magia, Bota fogo nas guas do rio. Vermelho, de ouro assustado, Foge o ndio na sua canoa. Anhangera bateia o tempo: ?Levanta, arraial Vila Boa! Estribilho: Terra Querida Fruto da vida, Recanto da Paz. Cantemos aos cus, Regncia de Deus, Louvor, louvor a Gois! (repetem-se os trs ltimos versos) A cortina se abre nos olhos, Outro tempo agora nos traz. Goinia, sonho e esperana, Braslia pulsando em Gois! O cerrado, os campos e as matas, A indstria, gado, cereais. Nossos jovens tecendo o futuro, Poesia maior de Gois! Terra Querida Fruto da vida,

Recanto da Paz. Cantemos aos cus, Regncia de Deus, Louvor, louvor a Gois! (repetem-se os trs ltimos versos) A colheita nas mos operrias, Benze a terra, minrios e mais: ?O Araguaia dentro dos olhos, eu me perco de amor por Gois! Terra Querida Fruto da vida, Recanto da Paz. Cantemos aos cus, Regncia de Deus, Louvor, louvor a Gois! Dados sobre o Estado de Gois De acordo com dados do IBGE referentes ao ano de 2010, Gois tem cerca de 6 milhes de habitantes, em seus 246 municpios, Na agropecuria, Gois tem a 8 maior participao no total do VA (Valor Adicionado) nacional, com 5,6%, sendo destaque na produo agrcola de algodo (3 colocao), cana de acar, milho, soja e produo de gros (4 colocao). O Estado continua sendo o maior produtor nacional de sorgo. Na pecuria, Gois est bem posicionado em diversas atividades: 4 lugar em rebanho e abate de bovino, 5 no rebanho e abate de sunos, 6 em rebanho avcola e 4 na produo de leite. No setor industrial, Gois o 10 estado com maior participao no total do VA nacional, com 2,4% na indstria em geral, 11 na indstria extrativa mineral (0,8% de participao), 9 na indstria de transformao (2,1% de participao) e 8 na construo civil (participao de 3,2%). Em 2009, o Estado foi o nico com crescimento positivo (0,22%) na produo fsica industrial, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual, do IBGE. Segundo o Sindicato Nacional da Indstria de Cimento, Gois o 8 no consumo de cimento e conforme a UNICA - Unio da Agroindstria Canavieira de So Paulo, o 6 maior produtor de acar e o 4 maior produtor de lcool. Na balana comercial, Gois apresentou em 2009 aumento maior nas

importaes do que nas exportaes. Gois est na 11 posio entre os estados exportadores, subindo 2 posies de 2000/2009 e variando 563,46%, em termos nominais. Nas importaes, o Estado ocupa a 10 posio, subindo 4 colocaes de 2000/2009 e variando 662,16%, em termos nominais. Com este crescimento maior nas importaes, o Estado caiu da 8 para 9 posio de 2000 para 2009 no saldo da balana comercial. Gois tem a 8 maior participao no VA do setor de produo e distribuio de eletricidade e gs, gua, esgoto e limpeza urbana, com 4,2% de participao. O Estado possui a 5 maior capacidade instalada de energia no pas, ou seja, 9.702.269 kw, segundo dados da Aneel, atrs apenas de So Paulo, Minas Gerais, Paran e Bahia. Apesar de ser o estado com o 9 maior PIB no pas, os indicadores sociais esto aqum dos indicadores de alguns estados mais pobres. No ndice de analfabetismo, Gois ocupa a 11 posio com referncia ao analfabetismo de pessoas com mais de 10 anos e a 12 com referncia s pessoas com mais de 15 anos, atrs de estados como o Amap, Roraima, Esprito Santo e Amazonas, que possuem um PIB menor. Em relao mdia de anos de estudo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o Estado tambm se mantm na 11 posio. Embora tenha subido duas posies no ndice de Gini de 2000 para o ano de 2009, Gois est apenas na 13 colocao no ranking nacional, atrs, por exemplo, do Amazonas, Amap, Mato Grosso, Rondnia, Par, Mato Grosso do Sul e Roraima, estados menos ricos. Com relao taxa de mortalidade infantil, Gois caiu uma posio de 2000 para 2009 e est na 9 colocao. A esperana de vida ao nascer e o ndice de desenvolvimento humano tambm mantm o Estado na 9 posio nacionalmente. Segundo a Pesquisa de Oramentos Familiares 2008 (POF/IBGE), a populao goiana est comendo menos arroz e feijo - a mistura tpica nacional, balanceada e rica em nutrientes - e consumindo mais carne, refrigerantes, cerveja, pes e alimentos industrializados, com altos teores de sal, gordura e acar. Gois, conforme o estudo, o 4 estado do pas em que a populao consome mais cereais, entre os quais arroz e milho, atrs apenas do Piau, Maranho e Tocantins. Apesar disso, a quantidade anual de arroz servido nos domiclios a cada um dos goianos caiu de 41,1 quilos, em 2002, para 25,6, em 2008. J o quantitativo de carnes consumido individualmente pela populao goiana passou, no mesmo perodo, de 21,9 quilos para 24,5 quilos. Os doces e confeitarias avanaram de 1,6 quilo para 2 quilos. Todos esses nmeros demonstram que o Gois possui resultados positivos em diversos aspectos econmicos mas ainda precisa evoluir bastante nos aspectos sociais e, apesar de j haver investimentos no setor, so necessrias polticas pblicas ainda mais eficientes para o melhor saneamento da rea. Atravs destes itens analisados e de diversos outros que estaro relacionados nas tabelas, o usurio pode constatar quais as reas em que Gois apresentou crescimento ou no no cenrio nacional. Gois, um Estado cidado

O governo de Gois ampliou o conceito de cidadania ao estabelecer um desafio: permitir a incorporao de novos direitos aos j existentes e integrar um nmero cada vez maior de indivduos ao gozo dos direitos reconhecidos. Para chegar a esse nvel de entendimento e de prtica poltica, o governo goiano reconhece que cidadania no dada, ela construda e conquistada a partir da capacidade de organizao, participao e interveno social. Assim, Gois investe na democratizao da informao, na desburocratizao dos servios pblicos e no acesso a bens de consumo atravs de uma rede de proteo social gestada para atender s famlias carentes em todos os pontos do Estado. Alicerce das principais aes do governo de Gois, a cidadania uma bandeira que se alia forma de gesto moderna e eficiente dos recursos pblicos, calada no planejamento e em aes firmes e voltadas ao desenvolvimento regional. Uma economia em franco crescimento Gois A economia goiana mantm ndice de crescimento acima da mdia nacional. Os resultados so fruto de um trabalho planejado e que contempla a vinda de grandes parques industriais. Segundo o IBGE, Gois se posiciona como o Estado que mais expandiu sua produo industrial. Essa expanso no acontece por acaso. No fruto de mera coincidncia. Tem como base a implantao de uma cultura e de aes que privilegiam o crescimento econmico como base da melhoria de qualidade de vida dos cidados goianos. Gois deixou, nos ltimos anos, de ser um Estado produtor de matria-prima e assumiu uma postura de independncia econmica e financeira, passando a agregar valores ao que produzido. A vinda de grandes empresas, como a Perdigo, o atestado de que o Estado est no caminho certo no seu processo de industrializao e de gerao de novas fontes que assegurem crescimento. Gois BANDEIRA DE GOIS SIGNIFICADO DAS CORES E HISTORIA DA BANDEIRA Histria da bandeira A bandeira de Gois foi criada por Joaquim Bonifcio de Siqueira e estabelecida por lei para simbolizar a terra de todos os goianos. Significado das cores A bandeira de Gois possui as cores verde e amarelo, representando as

matas e o ouro, respectivamente. O retngulo azul representa o cu, onde est estampado o cruzeiro do sul. Apresenta a forma retangular, com oito listras horizontais alternadas: quatro listras mpares verdes, e quatro listras pares amarelas. No canto superior esquerdo apresenta um retngulo azul, com cinco estrelas brancas (simbolizando o Cruzeiro do Sul), sendo uma estrela em cada canto, e a menor no centro. Gois BANDEIRA DE GOIS As cores,Verde, Amarelo, Azul e Branco pertence a Bandeira de Gois A cozinha tpica de Goinia recebe forte influncia da cozinha mineira e baiana. Frutos tpicos do Cerrado so bastante utilizados na culinria goiana. A culinria local guarda influncias coloniais. O caf da manh reproduz o cenrio do perodo colonial portugus. Mais recentemente, em algumas comunidades foram introduzidos produtos com castanhas tpicas do cerrado brasileiro como os pes a base de baru, jatob. Frutas tpicas como o caju, mangaba, genipapo, manga e jaca so utilizadas para confeco de doces e sucos. Alguns dos pratos tpicos da culinria local: Arroz com pequi, arroz com guariroba, empado goiano, pamonha, galinhada, peixe na telha, carne com quiabo, broas, biscoitos fritos, po de queijo, biscoito de queijo, bolo de arroz, cuscuz. Gois Gois uma das 27 unidades federativas do Brasil. Est situado a leste da Regio Centro-Oeste, tem como limites os estados do Tocantins a norte, Mato Grosso a oeste, Mato Grosso do Sul sudoeste, Minas Gerais a leste e a sul (limite descontnuo) e com o Distrito Federal a leste, ocupa uma rea de 341.289,5 km. Sua capital a cidade de Goinia e seu atual governador Alcides Rodrigues. Com quase 6 milhes de habitantes o estado mais populoso do CentroOeste, tambm o estado mais central do Brasil sendo considerado o "corao geogrfico". Em 2004 era o dcimo estado mais rico do pas, logo frente do Amazonas e superado pelo Distrito Federal. No IDH est na stima colocao, frente do Mato Grosso do Sul e atrs do Paran. Geografia Relevo

Apresenta um relevo com grande variao, h terrenos cristalinos sedimentares antigos e reas de planaltos bastante trabalhadas pela eroso, que se alternam com chapadas, apresentando caractersticas fsicas de contrastes marcantes. As maiores altitudes localizam-se a leste e ao sul, onde se encontram a Chapada dos Veadeiros, com elevaes acima de 1.200 metros, a Serra dos Cristais onde se encontra a cidade de Cristalina que a cidade de maior altitude do Centro-Oeste do Brasil em relao ao nvel do mar, com altitudes em torno de 1.250 metros e a Serra dos Pireneus, que atinge 1.395 metros de altitude, e as mais baixas localizam, especialmente, no oeste do estado. Clima O clima tropical semi-mido e possui duas estaes bem definidas: a chuvosa, que vai de de outubro a abril, e a seca que vai de maio a setembro. A mdia trmica de 23, mdia que aumenta nas regies oeste e norte, e diminui na sudoeste, sul e leste. As temperaturas mais altas so registradas entre setembro e outubro onde as mximas podem chegar a at 39C, e as mais baixas so registradas do fim de maio a julho onde as mnimas, dependendo da regio podem chegar at 4C. Vegetao Com exceo da regio conhecida como "Mato Grosso de Gois" onde domina uma pequena rea de floresta tropical, o territrio goiano apresenta a tpica vegetao do Cerrado com arbustos altos e rvores de galhos retorcidos e de folha e casca grossa e razes muito profundas, para que durante a estao seca possam buscar gua no lenol fretico.Cidades como Goinia, Anaplis e outras cidades do Sul do estado de Gois, possuem estreitas faixas de floresta Atlntica, faixas que por maioria das vezes cobre margens de rios e grandes serras. Hidrografia Gois banhado por trs bacias hidrogrficas: a Bacia do rio Paran, a Bacia Araguaia-Tocantins e a Bacia do So Francisco. Os principais rios so: Paranaba, Apor, Araguaia, So Marcos, Corumb, Claro, Paran e Maranho. Mesorregies, microregies e municpios O estado de Gois divido estatisticamente em cinco mesorregies, dezoito microrregies e 246 municpios segundo o IBGE. Transportes Rodovias Gois possui uma extensa malha viria que est entre as maiores do pas, conta com 3.400 quilmetros de rodovias federais, 18.610 quilmetros de rodovias estaduais e 64.690 quilmetros de rodovias municipais perfazendo

um total de 86.700 quilmetros de rodovias, das quais somente 7.822 quilmetros so pavimentados. As principais rodovias so a BR-153(Belm-Braslia) que vai de Itumbiara, na divisa com MG, at Porangatu, na divisa com o TO, a BR-040 que liga BrasliaDF Belo Horizonte-MG e ao Rio de Janeiro-RJ, passando por diversos municpios goianos como Cristalina-GO, Luzinia-GO, Valparaso de Gois-GO todos localizados na Regio do Entorno de Braslia, a BR-050 que liga So Paulo-SP cidade de Cristalina-GO, a BR-060 que liga Goinia a Braslia e a Campo Grande,GO-020 que interliga atravs de uma faixa de seu trecho a a capital Goinia cidade de Caldas Novas,GO-060 mais conhecida como rodovia dos romeiros que interliga por uma parte do seu trecho Goinia cidade de Trindade, conhecida como rodovia dos romeiros devido Festa do Divino Pai Eterno, que acontece todos os anos em Trindade, festa que rene mais de 1.500.000 visitantes( Fonte ADFIPE)a maioria dos romeiros vo a p pra Trindade atravs da pista desenvolvida para eles no acostamento da rodovia GO 060, que tambm interlida Goinia a cidade de Gois antiga Capital do Estado de Gois,existem alm dessas j citadas outras inemras rodovias em Gois de suma importncia. O Estado de Gois conta com uma malha rodoviria estadual conhecida como ( GO )bem sinalizada e conservada, a tecnologia da sinalizao utlizada na malha viria goiana proxma ou similar da utlizada por rodovias de 1 mundo. Ferrovias Atualmente o transporte ferrovirio pouco utilizado em Gois, o Estado possui um trecho de linha frrea que interliga parte de Minas Gerais ao Sudeste de Gois e um outro trecho que interliga o Sudeste Goiano Capital Goinia passando por Senador Canedo(GO), cidade na qual possui grande distribuidoras petrolferas e Abatedouros de grande porte junto a margem dessa ferrovia. Mas este quadro pode mudar j que o Governo Federal comeou as obras da Ferrovia Norte-Sul com grande parte j pronta em Gois dispontando do recm criado Porto Seco de Anpolis em direo ao Tocantins lado norte e lado sul indo em direo a Minas Gerais,a Ferrovia Norte Sul est bem infraestruturada na regio norte do pas devido aos investimentos crescentes do Governo Federal, uma previso que seje finalizada antes do fim do mandato do atual presidente do Brasil. Hidrovias H apenas uma hidrovia no rio Paranaba e o principal porto dela o de So Simo que faz parte da Hidrovia Paran-Tiet Economia A economia se baseia no comrcio, na indstria (de minerao, alimentcia, farmacutica, de vesturio, mobiliria, metalrgica, madeireira), na pecuria (principalmente bovinos e bubalinos) e na agricultura (soja, arroz, algodo,

cana-de-acar). Populao De acordo com o IBGE em julho de 2006 Gois tinha 5.635.890 Habitantes, sendo o mais populoso do Centro-Oeste O acentuado crescimento demogrfico no estado comeou aps a construo de Goinia em 1933 e aumentou ainda mais aps a construao de Braslia. Atualmente a taxa de crescimento estadual maior que nacional. Demografia A densidade demogrfica do estado era de 16,52hab/km em 2005. As regies mais populosa so: Regio Metropolitana de Goinia com pouco mais de 2 milhes de habitantes e a leste ou Regio do Entorno de Braslia com 1,1 Milhes.

You might also like