You are on page 1of 6

FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA DE JUIZ DE FORA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Automao Industrial

PROJETO INTERDISCIPLINAR HORIZONTAL (IH) Condies:


O trabalho ser desenvolvido em grupos de 5 alunos. Dever ser entregue ao professor Marcus no dia 03/12/2012.

Descrio do Trabalho

8 x 4 x 26mm

Pea 2 *medidas em milmetros

1/6
Trabalho desenho Mecnico

O eixo abaixo acima trabalha na transmisso de movimento de um equipamento pesado e possui alguns elementos de mquinas que trabalham em conjunto desta forma:

ENGRENAGEM HELICOIDAL

ROLAMENTO ROLAMENTO UMA FIXO DE DE UMA CARREIRA

FIXO

DE DE

CARREIRA

ESFERAS (N6905)

ESFERAS (N6905)

Conforme o esquema de montagem mostrado, considerar para o dimensionamento do eixo os seguintes critrios: No dimetro de 30mm (chavetado) ser montado uma engrenagem helicoidal e este dimetro deve ser usinado com tolerncia de folga (eixo-cubo) para montagem, o rasgo de chaveta usado para montagem da engrenagem tambm dever ser usinado com tolerancia (de acordo com normalizao - consta no livro adotado pela disciplina de desenho - FRANCESCO, Provenza. Projetista de mquinas. So Paulo: F. Provenza, 1960). Nos 24mm sero montados rolamentos rolamento fixo de uma carreira de esferas (n6905) que requer tolerncia de montagem com interferncia leve (considerar recomendao de fabricante para determinao de rolamento, sabendo que a carga rotativa ser no anel interno (grau de carga normal). Trata-se de um eixo de ao carbono SAE1045 usado em equipamento pesado e deve ser resistente ao esforo de impacto mas tambm dever ser altamente resistente ao desgaste superficial, portanto dever ser usinado e posteriormente submetido um tratamento superficial (ser submetido ao processo trmico de cementao, seguido de tempera).

2/6
Trabalho desenho Mecnico

Questes a serem resolvidas por disciplina: Desenho Tcnico: Desenhe em uma vista o eixo e faa o desenho das sees que forem necessrias fora da vista. Usar folha na posio horizontal e escala 1:1. Cotar. Metrologia: Determinar as tolerncias necessrias, e us-las nas referidas cotas dos desenhos (utilizar como referencias os anexos do trabalho) - considerar para ajuste, furo com tolerncia H7. Cincias dos Materiais: Abordar sobre o tipo de tratamento superficial - cementao seguido de tmpera - adotado no eixo (descrio, aplicao, tipos de processos), concluir se este ser o melhor tratamento perante as informaes repassadas sobre o eixo e sua aplicao real.

3/6
Trabalho desenho Mecnico

Tabelas de Apoio:

Tabela - catalogo NSK (FONTE: www.nsk.com.br)

4/6
Trabalho desenho Mecnico

Tabela - Ajustes recomendados

5/6
Trabalho desenho Mecnico

Tabela de Tolerncia para usinagem - chavetas (FONTE: FRANCESCO, Provenza)

6/6
Trabalho desenho Mecnico

You might also like