You are on page 1of 65

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Propriedade Associao Portuguesa de Fisioterapeutas Rua Joo Villarett, 285 A Urbanizao Terplana 2785-679 So Domingos de Rana Portugal Tel: (+351) 214 524 156 Fax: (+351) 214 528 922 E-mail: apfisio@apfisio.pt Web: http://www.apfisio.pt NIF: 501790411

Direco Director: Marco Jardim Director Adjunto: Ral Oliveira Sub-Director: Jos Esteves

Objectivo A Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto uma publicao oficial do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto da Associao Portuguesa de Fisioterapeutas. Esta revista pretende divulgar um conjunto de informaes indispensveis para a prtica clnica e desenvolvimento profissional contnuo dos fisioterapeutas que actuam na rea do desporto, bem como, temas de reas relacionadas. Pretende-se abranger temticas relevantes sobre a preveno, diagnstico e tratamento de leses resultantes da prtica desportiva. Contempla estudos experimentais, quasi-experimentais, descritivos/observacionais (levantamentos epidemiolgicos, estudos de caso, descrio de experincias), revises sistemticas de literatura, meta-anlises e artigos de opinio sobre a prtica da fisioterapia no desporto, bem como em reas relacionadas. Os artigos a publicar so submetidos a anlise criteriosa pelo Conselho Editorial da revista. Esta publicao dirige-se a todos os fisioterapeutas, bem como a outros profissionais da rea da Sade e do Desporto. Submisso de Trabalhos Para submisso de trabalhos por favor consulte http://www.apfisio.pt/gifd_revista Atravs deste endereo poder ter acesso a todas as informaes e procedimentos necessrios para submeter o seu trabalho a publicao. Para enviar o seu trabalho utilize o seguinte endereo electrnico: revista_gifd@apfisio.pt. Para informaes adicionais contacte o Editor Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto gifd@apfisio.pt Subscrio A Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto uma publicao de distribuio livre para todos os scios da Associao Portuguesa de Fisioterapeutas. Periodicidade Semestral (Janeiro e Julho) Projecto Grfico e Contedos Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto Publicidade Para anunciar na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto dever entrar em contacto com: Decoder Tecnologias Criativas em Merketing e Publicidade, Lda. Tel. 214 358 596 Fax: 214 358 598. ISSN 1646-6586 Registo I.C.S n 125207 Copyrigtht Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto 2007. Todos os direitos reservados.Esta publicao e todo o seu contedo esto protegidos pelos direitos do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto. Tiragem 3000 Exemplares Contactos Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto E-mail: revista_gifd@apfisio.pt Sede de Redaco Associao Portuguesa de Fisioterapeutas Tipografia Sogapal, S.A. Telf:214 347 100 Fax: 214 347 155

Editor Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto da Associao Portuguesa de Fisioterapeutas. Alexandra Amorim, Joo Ribeiro, Lus Ribeiro, Marco Jardim, Marc Reis, Ricardo Pinto e Telmo Firmino. Servios Administrativos Ricardo Pinto e Ruben Miranda Conselho Editorial Antnio Cartucho Hospital da CUF Descobertas Antnio Carvalhais Figueiredo Clnica CUF St Maria de Belm Fernando Pereira Faculdade de Motricidade Humana Henrique Relvas Escola Superior de Sade da Cruz Vermelha Jacob Friscknetch Federao Portuguesa de Judo Jan Cabri Faculdade de Motricidade Humana Joo Paulo Sousa Faculdade de Motricidade Humana Jos Esteves Escola Superior de Sade do Alcoito Maria Antnio Castro Escola Superior de Sade de Coimbra Paulo Carvalho Escola Superior de Sade do Porto Paulo Amado Hospital de St M da Feira Orlando Fernandes Faculdade de Motricidade Humana Ral Oliveira Faculdade de Motricidade Humana Ricardo Matias Escola Superior de Sade de Setbal Rui Torres Escola Superior de Sade do Vale do Sousa Rui Soles Gonalves Escola Superior de Sade de Coimbra Susana Veloso Universidade Lusfona Themudo Barata Faculdade de Motricidade Humana

NDICE

EDITORIAL Os Desafios da Especializao


Lopes, A.

ESTUDOS ORIGINAIS Influncia da Posio Angular da Anca na Actividade Electromiogrfica e no Peak Torque durante a Contraco Isomtrica do Quadricpite.
Alberto, M; Carvalho, P.

Importncia da Interveno do Fisioterapeuta no Tempo de Paragem Aps Entorse do Tornozelo Um Estudo em Basquetebolistas da Liga Profissional Portuguesa.
Castro, M.A.; Janeira, M.A.; Madail, J.; Fernandes, O.

13

Contributo para a Adaptao e Validao do Instrumento de Medida, Foot And Ankle Outcome Score (FAOS), para a realidade Portuguesa.
Domingues, F; Esteves, J; Pascoalinho, J.

23

REVISO DE LITERATURA Disfunes da Cervical - Whiplash associado prtica de Rguebi.


Campos, D; Atalaia, T.

35

O Efeito da Varivel Tempo de Estiramento Esttico na Flexibilidade Muscular: Uma reviso sistemtica da literatura.
Coelho, L.

43

REVISO DE LIVROS Shoulder Rehabilitation: Non-Operative Treatment


Oliveira, R.

57

Tendinopathy in Athletes
Oliveira, R.

58

Associao Portuguesa de Fisioterapeutas


1960 - 2008 48 anos de afirmao profissional

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

EDITORIAL

Os Desafios da Especializao
Antnio Lopes1
Vice-Presidente da Associao Portuguesa de Fisioterapeutas e da World Confederation for Physical Therapy - Regio Europeia
1

O desenvolvimento das profisses e do respectivo corpo de saberes conduz ao que vulgarmente se chama de especializao.

atribuio, quanto mais no seja para poder avaliar todos aqueles que sendo autodidactas ou tendo tido percursos formativos menos convencionais, pretendem ser reconhecidos como especialistas.

assim que podemos considerar especialista algum que demonstra um conjunto de conhecimentos e competncias prticas (skills) dentro de uma determinada rea de interveno, a um nvel superior e/ou mais avanado do que o que seria de esperar num recm qualificado, que inicia o seu exerccio profissional nessa mesma rea. Os trajectos para atingir o estatuto de especialista so diversos, mais ou menos formais, mais ou menos exigentes, mas no essencial incluem duas dimenses que importa compreender. Em primeiro lugar a especializao um processo, vivenciado por algum, que o leva a atingir determinadas competncias. Em segundo lugar, o estatuto de especialista -lhe atribudo por uma entidade que comprovou que ele tinha as competncias exigidas, e que mantm um exerccio profissional nessa rea, dentro dos padres exigveis.

Quais so ento os atributos de um especialista? Numa reunio internacional de fisioterapeutas realizada no Estoril em 1998, traaram-se um conjunto de ideias que viriam em 1999 a constituir a designada Descrio de Viena sobre os atributos essenciais de um especialista em Fisioterapia, no plano Europeu. De acordo com essa descrio, que no traduzo para no atraioar o contedo original, um especialista algum que:

- Demonstrates advanced knowledge and skills within specified areas of practice. - Demonstrates evidence-based practice through the process of clinical reasoning and decision-making, allowing knowledge to be applied to complex and different situation. - Demonstrates an educational role, for example as a mentor. - Participates in research.

No que respeita ao processo de especializao importar manter em aberto o maior nmero de vias possvel, embora seja facilitadora a existncia de propostas estruturadas oferecidas por entidades de formao credveis, em particular as escolas de ensino superior autorizadas a atribuir graduaes acadmicas mais elevadas. Mas mais do que saber quem ajuda a formar, importa compreender que competncias se tornam necessrias adquirir. Tambm porque, em ltima instncia, qualquer que seja a entidade com poderes para atribuir o estatuto de especialista, seja ela de natureza pbica ou privada, ir ser necessrio estabelecer os critrios para essa

- Generates new knowledge and skills. - Disseminates knowledge and skills. - Demonstrates leadership. - Demonstrates a critical understanding of the context in which practice occurs, for example: social, cultural, political, inter-professional collaboration.

Como se pode ver pelos atributos acima descritos, ser especialista, e sobretudo manter o estatuto de especialista, muito mais do que apenas trabalhar na rea de especializao e saber mais do que os outros. H muitas obrigaes inerentes ao estatuto de especialista.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Ainda no temos formalmente especializaes em Fisioterapia no nosso pas, mas para l caminhamos. Todos os contributos sero importantes mas haver que respeitar uma linha condutora dentro do que so as recomendaes internacionais. Nesse sentido de salientar o esforo de todos quantos tm levado por diante as actividades dos Grupos de Interesse da Associao Portuguesa de Fisioterapeutas (APF), nomeadamente pela sua actividade de permanente referncia por padres internacionais, sendo igualmente justo referir o papel das Escolas, sobretudo no mbito das ps-graduaes e mestrados, com particular relevo para as iniciativas que tm sido realizadas em articulao com a APF. Os Fisioterapeutas Portugueses esto preparados para enfrentar os desafios colocados pela especializao, haver que conjugar esforos e consolidar o trajecto. Sado particularmente o GIFD por esta iniciativa concreta

que permitir a todos os interessados em desenvolverem os seus atributos de especialistas, enquanto investigadores, produtores de novos conhecimentos, educadores e lderes profissionais, para darem o seu contributo concreto para uma melhor prestao de cuidados a todos quantos requerem o apoio da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas.

Notas: 1 Para conhecer a posio da Confederao Mundial de Fisioterapia - WCPT sobre o processo de especializao, recomenda-se a consulta da pgina - http:/ /www.wcpt.org/policies/position/index.php)

2 Para analisar a evoluo dos estudos sobre a especializao em Fisioterapia desenvolvidos no mbito da Regio Europeia da WCPT, recomenda-se a consulta da pgina - http://physio-europe.org/public/File/ Recommendation%20on%20Specialisation.pdf

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

ARTIGO ORIGINAL

Influncia da Posio Angular da Anca na Actividade Electromiogrfica e no Peak Torque Durante a Contraco Isomtrica do Quadricpite
Mrcio Alberto1, Paulo Carvalho2
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Sade do Porto Instituto Politcnico do Porto. Prtica Privada1 Correspondncia para: marcio.d.alberto@gmail.com Fisioterapeuta. Mestre em Cincias da Fisioterapia. Professor Assistente na Escola Superior de Sade do Porto
2

Resumo Introduo: A avaliao e fortalecimento muscular na posio ptima de uma articulao torna-se importante para conseguir contraces mximas. Objectivo: Verificar se a posio angular da anca influencia o peak torque e a actividade electromiogrfica do quadricpite. Relevncia: A reviso da literatura mostrou que a posio ptima do joelho situa-se entre os 60 e 70 de flexo, no entanto, existe pouca evidncia sobre a posio ptima da anca. Metodologia: Quinze indivduos saudveis fizeram parte da amostra. Cada indivduo realizou trs contraces isomtricas mximas do quadricpite em cinco posies da coxa (180, 140, 110, 100, 90) com o joelho a 60 de flexo. Foram realizadas contraces de 5 segundos e tempo de repouso com a mesma durao. O tempo de repouso entre as posies da anca foi de um minuto. Foi utilizado um dinammetro isocintico para avaliao do peak torque e um electromigrafo para avaliao da actividade electromiogrfica. Resultados: Verificaram-se alteraes estatisticamente significativas no peak torque isomtrico e na actividade electromiogrfica do quadricpite na alterao da posio angular da anca. Discusso: Os resultados deste estudo esto de acordo com a literatura mais recente nesta rea. Concluses: Verificou-se que o peak torque do quadricpite influenciado pela posio da anca. No que diz respeito actividade electromiogrfica, apenas se verificaram diferenas no vasto lateral. Palavras-chave: Peak torque , electromiografia, anca, quadricpite, relao comprimento/tenso

Abstract Introduction: Muscle evaluation and strengthening in the ideal joint position is important to produce maximal contractions. Objectives: Verify if hip angular position influences quadriceps peak torque and muscle electrical activity. Relevance: Research shows that ideal knee position is located between 60 and 70 of flexion, but there is lack of evidence about the ideal hip position. Methods: Fifteen healthy subjects participated in this study. Each subject performed three maximal isometric contractions of the quadriceps in five different hip positions (180, 140, 110, 100, 90) with the knee flexed at 60. Each contraction was held for five seconds with a five second pause between each one. Between each hip position there was a one minute rest. We used an isokinetic dynamometer for evaluation of peak torque and an electromyograph to evaluate muscle electrical activity. Results: We verified statistical significance for quadriceps isometric peak torque and muscle electrical activity when hip angular position was changed. Discussion: The results of this study are sustained by recent literature. Conclusions: It was verified that quadriceps isometric peak torque is influenced by hip position. Quadriceps muscle electrical activity was influenced only in the vastus lateralis. Key words: Peak torque, electromyography, hip, quadriceps, length/tension relationship

Introduo

H uma relao directa entre a tenso desenvolvida por um msculo e o seu comprimento (Norkin & Levangie,

A fora muscular influenciada por uma variedade de factores como o nmero de fibras estimuladas a contrair, a frequncia de estimulao, a espessura de cada fibra muscular e o comprimento inicial das fibras musculares quando estas se encontram em repouso (Fox, 2002). Uma das caractersticas mais importantes do msculoesqueltico a sua relao comprimento/tenso. H uma

1992. H um comprimento muscular dito ptimo para o msculo produzir a sua fora mxima. Este normalmente situa-se no seu estado de repouso ou com um comprimento ligeiramente superior. Qualquer variao do comprimento ideal ir fazer com que o msculo produza menos tenso. Ao longo dos anos, vrios autores tm procurado

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

descobrir qual a amplitude articular ideal da anca e joelho para a maior gerao de fora extensora do joelho com base na posio angular ptima (Becker & Awiszus, 2001; Bohannon, Gajdosik & LeVeau, 1986; Brown & Weir, 2001; Currier, 1977; Hasler, Denoth, Stacoff & Herzog, 1994; Kubo, Tsunoda & Kanchisa, 2004; Lieb & Perry, 1971; Newman, Jones & Newham, 2003; Perumal, Wexler, Ding & Binder-Macleod, 2002; Pincivero, Salfetnikov, Campy & Coelho, 2004; Worrell, Karst, Adamczyk & Moore, 2001). Vrios estudos indicam que a posio ptima do joelho para maior gerao de fora entre os 60 e 70 de flexo (Becker & Awiszus, 2001; Brown & Weir, 2001; Newman et al, 2003; Perumal et al, 2002; Pincivero et al, 2004;) mas os estudos realizados para indicar qual a amplitude ideal da anca so contraditrios (Hasler et al, 1994; Bohannon et al, 1986; Worrell et al, 2001). Este estudo relevante para a fisioterapia no desporto uma vez que a avaliao e o fortalecimento muscular esto intimamente ligados ao desporto e se torna importante saber qual a amplitude ideal da anca para podermos realizar uma avaliao correcta e um fortalecimento eficaz. Mtodos Tipo de Estudo - Estudo do tipo quasi-experimental.
Altura Idade P eso

Tabela 1 Caracterizao da amostra


Desvio Padro

Mdia

Mximo

Mnimo

21,33 64,67 1,70

1,397 14,21 0,113

25 102 2,05

19 51 1,60

idades compreendidas entre os 19 e 25 anos. Seriam excludos do estudo todos os indivduos que apresentassem histria de patologia neuromusculoesqueltica, de patologia cardiovascular, de patologia pulmonar ou presena de dor no membro em estudo.

Instrumentos - Dinammetro Isocintico Biodex Medical System 3pro (Biodex Medical Systems, Inc., Shirley, NY, EUA) - Electromigrafo Biopac MP100 e software de apoio ao electromigrafo de superfcie Acqknowledge verso 3.8.1. (Biopac Systems Inc. Goleta, CA, USA) para recolha e tratamento do sinal electromiogrfico;

Procedimentos a) O membro em estudo foi sempre o membro

inferior esquerdo. Objectivo do Estudo - Verificar se a posio angular da anca influencia o peak torque e a actividade electromiogrfica durante a contraco isomtrica do quadricpite. b) Foi realizada a pesquisa do local correcto para o

posicionamento dos elctrodos em cada poro muscular, seguida de uma limpeza de pele (retirar pelos, lixar e limpar com lcool) nessa zona para reduzir a impedncia e recolher um sinal mais limpo. Foram utilizados elctrodos

Amostra A populao deste estudo foram alunos de vrias escolas tendo sido a populao alvo constituda por jovens estudantes universitrios entre os 18 e os 25 anos no praticantes de actividade fsica regular. A amostra em estudo foi seleccionada por convenincia e foi constituda por quinze indivduos da populao alvo, cujas caractersticas (idade, peso, altura) podem ser verificadas na tabela I. A amostra foi constituda por estudantes de ambos os sexos (5 do sexo masculino e 10 do sexo feminino) com

de AgCl de formato circular com dimetro de 10mm. A distncia interelectrodos foi de 20mm; c) De seguida cada indivduo realizou um

aquecimento de cinco minutos no ciclo-ergmetro para pr-activar as fibras musculares e prepar-las para o esforo; d) Foram colocados os elctrodos fixando-os com

tape segundo Pincivero et al, (2001) e Rainoldi, Melchiorri & Caruso, (2004): um elctrodo bipolar em cada poro muscular do quadricpite em estudo paralelamente s fibras musculares e um elctrodo monopolar (elctrodo

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

terra) no plo superior da rtula. O indivduo repousou cinco minutos antes do incio da recolha do sinal para minimizar a impedncia da pele; e) Seguidamente foram definidos os parmetros do

Torque no tempo foi feito atravs de um led numa cmara de filmar, o qual nos permitiu saber o incio e fim de cada contraco de ambas as variveis na mesma base temporal. k) Para anlise do torque foi utilizado o peak torque

protocolo do Biodex System 3. Foi programado em modo de realizao de teste para contraco isomtrica do quadricpite a 60 de flexo com um tempo de contraco de cinco segundos e tempo de repouso de cinco segundos durante trs contraces isomtricas do quadricpite esquerdo. Este protocolo foi repetido para cada posio angular da anca; f) Cada elemento da amostra foi posicionado na

obtido na melhor das 3 contraces realizadas em cada uma das posies da anca. O torque foi dado automaticamente pelo software do dinammetro isocintico; l) Para o tratamento do sinal electromiogrfico

foram utilizados os dados da melhor contraco das 3 repeties. Foram apenas analisados os 3 segundos intermdios da contraco muscular porque o primeiro e ltimo segundo so respectivamente o tempo necessrio para o estiramento e relaxamento do componente elstico em srie. A filtragem digital foi realizada segundo Rainoldi et al, (2004) utilizando um filtro de baixas frequncias de 10 Hz e um filtro de altas-frequncias de 450 Hz. Depois foi efectuada a rectificao da curva, ou seja, todos os valores foram tornados absolutos. A suavizao foi feita atravs da funo smoothing Moving Average 10 amostras. Foi efectuado a normalizao em amplitude relativamente ao mximo do sinal EMG de cada sujeito da amostra. Seguidamente foi realizada a integrao do sinal e posteriormente retirado o valor do integral de cada uma das pores musculares da melhor contraco. Este foi o valor utilizado na anlise estatstica.

cadeira do dinammetro isocintico com a anca a 180 de extenso. O eixo de rotao do brao de alavanca da cadeira coincidiu com o centro de rotao do joelho, tomando como referncia o cndilo externo do joelho; g) Os indivduos foram estabilizados com uma

banda sobre a cintura plvica, duas no trax cruzadas entre si, uma fixada no tero distal da coxa esquerda e outra no tero distal da perna cerca de 3 cm acima do malolo interno; h) Antes de iniciar a medio da fora mxima

isomtrica, foi pedido ao indivduo em teste que colocasse os seus braos cruzados sobre o trax, e durante a medio foi dado feedback verbal e visual atravs do monitor do dinammetro isocintico de modo a incentivar o elemento da amostra a realizar a sua fora mxima. O feedback verbal foi dado sempre pelo mesmo indivduo; i) Em cada indivduo foram medidos o peak torque

Anlise dos dados O tratamento dos dados foi realizado no programa estatstico Statistical Package for the Social Sciences (verso 13.0 para Windows, SPSS, Inc., Chicago, IL), e o nvel de significncia considerado foi de 5%. Inicialmente foram calculadas as medidas de tendncia central e de disperso (mdias, desvios padro, limites mximos e mnimos) para os valores de peak torque e integral obtidos. Dado o tamanho amostral de 15 indivduos, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para verificao da normalidade das distribuies dos valores do torque e do integral. Uma vez que os resultados demonstraram que no estvamos perante uma distribuio normal, foi utilizado o teste no paramtrico de Friedman, para verificar se

e a actividade electromiogrfica do quadricpite em cinco posies da anca (180, 140, 110, 100, 90). A frequncia de aquisio de electromiografia foi 2000 Hz. A ordem pela qual foi medida a fora do quadricpite em cada uma das posies da anca foi preestabelecida. Assim os indivduos iniciaram o estudo com a anca a 180 (deitado) e progrediram at posio de sentado, ou seja, com a anca a 90. A posio angular da anca foi controlada utilizando um gonimetro universal. O tempo de repouso entre cada posio da anca foi de um minuto; j) Durante o teste foi registado simultaneamente o

sinal electromiogrfico das diferentes pores musculares no computador e o peak torque do quadricpite

nodinammetro isocintico. A sincronizao do sinal EMG/

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Grfico 1: Valores mdios em Newton.metro (N.m) do torque do quadricpite nos diferentes ngulos da anca (90, 100, 110, 140, 180).

existiam diferenas significativas do torque do quadricpite e da actividade electromiogrfica entre as diferentes posies da anca. Dado que este evidenciou diferenas significativas procedeu-se comparao das mdias atravs do teste de Wilcoxon. Resultados Como se pode verificar no Grfico I, a mdia dos valores de peak torque a 90 e 180 foi muito inferior mdia obtida nas posies de 100, 110 e 140. Como se pode verificar no Grfico II, a mdia do integral no teve variaes significativas em cada poro muscular nas diferentes posies.

Atravs do teste de Shapiro-Wilk constatou-se que os valores do peak torque e do integral no seguiram uma distribuio normal. Posteriormente, aplicado o teste de Friedman, verificouse que existiam diferenas significativas (p=0,000<0,05) do torque e da actividade electromiogrfica em cada uma das cinco posies testadas. Foi realizado ento o teste de Wilcoxon. possvel constatar, atravs da anlise dos valores de prova (Tabela II) que existem diferenas significativas entre os valores do peak torque obtidos com a anca a 100 e 90 (p=0,003), 110 e 90 (p=0,02), 100 e 180 (p=0,002), 110 e 180 (p=0,011) e 140 e 180 (p=0,001).

Grfico 2: Valores mdios em milivolts (mV.s) da actividade do vasto interno, recto femural e vasto externo nos diferentes ngulos da anca (90, 100, 110, 140, 180).

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Tabela 2: Nveis de significncia do teste de Wilcoxon para o torque (T) medido nas diferentes posies da anca.

T 100 - T 90 Valor de Prova (p) 0,003

T110 - T90 0,020

T 140 - T 90 0,221

T 180 - T 90 0,427

T110 - T100 0,615

T 140 - T 100 Valor de Prova (p)

T 180 - T 100

T140 - T110

T180 - T110

T 180 - T 140

0,173

0,002

0,147

0,011

0,001

No existem diferenas significativas entre as posies de 100 e 110 (p=0,615), 100 e 140 (p=0,173), 110 e 140 (p=0,147), 90 e 180 (p=0,427) e 140 e 90 (p=0,221). Aplicado o teste, pode-se verificar atravs dos valores de prova (tabela III) que no existem diferenas significativas entre a actividade electromiogrfica tanto para o recto femural como para o vasto interno nas cinco posies da anca. No que diz respeito ao vasto externo verificou-se existirem diferenas significativas entre a actividade electromiogrfica registada aos 180 e 110 (p=0,041). Discusso Existem alguns factores limitantes neste estudo e assim torna-se relevante referi-los.

A validade interna poder estar limitada pelo facto de no ter sido usado a melhor forma de sincronizao do sinal EMG/Torque por impossibilidade de adquirir o material adequado. A validade externa poder estar limitada pelo facto de a amostra ser de convenincia e constituda por um nmero reduzido de indivduos. Assim, no podemos generalizar os resultados do estudo populao alvo. Neste estudo foi possvel verificar que a anca a 100 ou a 110 contribuiu para um aumento do torque do quadricpite em relao s posies de 90, 140 e 180 sendo que o torque mximo foi encontrado aos 100. Isto est de acordo com Pavol & Grabiner (2000), que apenas verificaram a variao da fora muscular do quadricpite em duas amplitudes da anca (110 e 180), sendo esta significativamente superior aos 110.

Tabela 3: Nveis de significncia para o teste de Wilcoxon para a actividade muscular (i ) do vasto lateral (VL), recto femural (RF) e vasto medial (VM) medido nas cinco posies da coxo-femural.
T 100 - T 90 VL Valor de Prova (p) RF VM 1,000 0,609 0,776 T110 - T90 0,427 0,691 0,910 T 140 - T 90 0,885 0,609 0,650 T140 - T110 0,156 0,609 0,256 T 180 - T 90 0,383 0,776 0,394 T180 - T110 0,041 0,650 0,100 T110 - T100 0,496 0,776 0,460 T 180 - T 140 0,112 0,691 0,191

T 140 - T 100 T 180 - T 100 VL Valor de Prova (p) RF VM 0,733 0,427 0,776 0,156 0,773 0,383

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Os resultados do presente estudo esto tembm de acordo com Rochette, Hunter, Place & Lepers (2003), que verificaram um torque do quadricpite significativamente superior na posio de sentado quando comparado com a posio de deitado. Os resultados deste estudo esto em parte de acordo com Currier (1977). Este autor afirma que os torques nas posies da anca entre 110 e 130 so significativamente superiores s restantes no havendo grandes diferenas entre si. Est em desacordo porque refere que a posio de 100 da anca apresenta fora do quadricpite menor e que no suficiente para tirar partido da relao comprimento/tenso muscular do recto femural. Por outro lado, este estudo est em desacordo com os resultados de Bohannon et al, (1986), que compararam o torque do quadricpite na posio de sentado e na posio de semi-reclinado e referiram no haver diferenas significativas entre as duas posies. No que diz respeito actividade electromiogrfica das pores musculares do quadricpite nas diferentes posies da anca verificou-se que tanto o recto anterior (actividade mxima aos 100) como o vasto interno (actividade mxima aos 140) no variaram

Possivelmente esta dever ser a amplitude em que os sarcmeros se encontram num comprimento mais eficaz para a produo de fora. Assim, ser possvel tirar maior proveito do fortalecimento muscular, fundamental em fisioterapia no desporto para promover o retorno do atleta mais rapidamente possvel prtica desportiva. Concluses A posio angular da anca influencia o valor do peak torque produzido pela contraco isomtrica mxima voluntria do quadricpite. No entanto, no influencia a actividade electromiogrfica com excepo do vasto externo com a anca a 180, apresentando menor actividade quando comparado com a posio a 110. Os resultados deste estudo so relevantes para a fisioterapia no desporto no que diz respeito avaliao da fora e na fase inicial do fortalecimento e reabilitao de um determinado atleta visto terem sido realizadas contraces isomtricas. Uma vez que o msculo entra em fadiga mais tarde quando trabalhado no comprimento ideal (Fitch & McComas, 1985) achamos pertinente a realizao deste estudo. Seria interessante realizar este mesmo estudo em atletas realizando contraces concntricas ou excntricas pois numa fase mais avanada da reabilitao so utilizados principalmente estes tipos de contraco muscular. Bibliografia
Becker R, Awiszus F. Physiological alterations of maximal voluntary quadriceps activation by changes of knee joint angle. Muscle and Nerve 2001; 24(5): 667-672; Bohannon R, Gajdosik R, LeVeau B. Isokinetic knee flexions and extension torque in the upright sitting and semireclined sitting positions. Physical Therapy 1986; 66(7): 1083-1086. Brown L, Weir J. Accurate assessment of muscular strength and power. Journal of Exercise Physiology online 2001 Aug; 4(3): 121; Currier D. Positioning for knee strengthening exercises. Physical Therapy 1977; 57(2): 148-152.Fitch S, McComas A. Influence of human muscle length on fatigue. Journal of Physiology 1985; 362: 205-213. Fox S. Human Physiology. 7th ed. New York: McGraw-Hill; 2002. Hasler E, Denoth J, Stacoff A, Herzog W. Influence of hip and knee joint angles on excitation of knee extensor muscles. Electromiographic Clinical Neurophysiology 1994; 34(6): 335-361.

significativamente entre as diversas posies da anca enquanto que o vasto externo (actividade electromiogrfica mxima aos 110) variou significativamente apenas entre as posies de 110 e 180. Isto est em parte de acordo com os resultados de Hasler et al, (1994), que verificaram que a actividade electromiogrfica do recto femural no variou significativamente ao longo das diferentes posies da anca (90, 112, 135, 157, 180). No entanto, a actividade electromiogrfica do vasto externo aumentou significativamente nas posies de 90 e 180 e a do vasto interno registou valores significativamente superiores aos 90 da anca, contrariando os valores do presente estudo. Contudo, tendo como base os estudos realizados e os dados obtidos no presente estudo, a posio da anca entre os 100 e os 110 seria til quer num momento de avaliao muscular, sendo possvel obter de facto a fora mxima do quadricpite, quer num plano de fortalecimento, pois nesta posio o indivduo capaz de gerar maior tenso muscular e entra em fadiga mais tarde (Fitch & McComas, 1985).

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

10

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Kubo K, Tsunoda N, Kanehisa H, Fukunaga, T. Activation of agonist and antagonist muscles at different joint angles during maximal isometric efforts. European Journal of Applied Physiology 2004; 91(2-3):349-352. Lieb F, Perry J. Quadriceps Function An electromygraphic study under isometric conditions. The Journal of Bone and Joint Surgery 1971; 53(4): 749-758. Newman S, Jones G, Newham D. Quadriceps voluntary activation at different joint angles measured by two stimulation techniques. European Journal of Applied Physiology 2003; 89(5):496499. Norkin CC, Levangie PK. Joint Structure & Function. 2nd edition. Philadelphia: F.A. Company; 1992. Pavol M, Grabiner M. Knee strength variability between individuals across ranges of motion and hip angles. Medicine and Science in Sports and Exercise 2000; 32(5); 985-992. Perumal R, Wexler A, Ding J, Binder-Macleod S. Modeling the length dependence of isometric force in human quadriceps muscles. Journal of Biomechanics 2002; 35(7): 919-930. Pincivero D, Salfetnikov Y, Campy R, Coelho A. Angle and gender specific quadriceps femoris muscle recruitment and knee extensor torque. Journal of Biomechanics 2004; 37(11): 1689-1697.

Rainoldi A, Melchiorri G, Caruso I. A method for positioning electrodes during surface EMG recordings in lower limbs. Journal of Neuroscience Methods 2004; 134(1): 37-43. Rochette L, Hunter K, Place N, Lepers R. Activation varies among the knee extensor muscles during a submaximal fatiguing contration in the seated and supine postures. Journal of Applied Physiology 2003; 95(4): 1515-1522. Worrell T, Karst G, Adamczyk D, et al. Influence of joint position on electromyographic and torque generation during maximal voluntary isometric contractions of thehamstrings and gluteus maximus muscles. Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy 2001; 31(12): 730-740.

Artigo recebido a: 03 de Maro de 2007 Artigo revisto a: 26 de Outubro de 2007 Aceite para publicao a: 14 de Novembro de 2007

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

11

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

12

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

ARTIGO ORIGINAL

Importncia da Interveno do Fisioterapeuta no Tempo de Paragem aps Entorse do Tornozelo. Um Estudo em Basquetebolistas da Liga Profissional Portuguesa
Maria Antnio Castro1 , Manuel Antnio Janeira2 , Joo Madail3 , Orlando Fernandes4
Fisioterapeuta. Mestre em Cincias do Desporto - Actividade Fsica Adaptada. Escola Superior de Tecnologia da Sade de Coimbra Instituto Politcnico de Coimbra1 - Correspondncia para: macastro@netcabo.pt Doutor em Cincias do Desporto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto 2 Fisioterapeuta. Escola Superior de Tecnologia da Sade de Coimbra Instituto Politcnico de Coimbra3 Licenciado em Educao Fsica. Mestre em Treino de Alto Rendimento. Faculdade de Desporto da Universidade de vora4

Resumo Introduo: No basquetebol, a leso por entorse do tornozelo , altamente limitante para o atleta e obriga a bastante tempo de paragem. Relevncia: Um dos aspectos relevantes da interveno do fisioterapeuta remete para a necessidade da reduo do tempo de paragem dos atletas, face s leses ocorridas na prtica desportiva. Objectivos: Os objectivos do presente estudo efectuado em basquetebolistas da Liga Profissional Portuguesa durante duas pocas consecutivas foram: (i)Avaliar o tempo de paragem dos atletas aps entorse do tornozelo em funo da gravidade da leso; (ii)Comparar a gravidade da entorse do tornozelo e os tempos de paragem aps leso em basquetebolistas pertencentes a equipas que dispem do apoio permanente de fisioterapeuta e em equipas que no dispem deste apoio. Metodologia: A amostra de atletas que sofreram entorse (n=81) foi dividida em dois grupos: um pertencente a equipas com fisioterapeuta (CFn=44) e outro sem fisioterapeuta (SFn=37). Resultados: As comparaes entre grupos (CF vs. SF) evidenciaram diferenas estatisticamente significativas relativamente aos tempos de paragem, para a totalidade da amostra (CF3.74.04dias vs. SF12.5724.28dias; p=0.040), bem como por gravidade de entorse, ligeiro (CF1.461.91dias vs. SF3.22.24dias; p=0.006) e grave (CF7.833.43dias vs. SF41.1241.13dias; p=0.011). Discusso e Concluses: A entorse do tornozelo afecta cerca de 50% dos atletas em estudo e o tempo de paragem que provoca aumenta proporcionalmente maior gravidade da leso. Os resultados mostram inequivocamente a importncia da interveno do fisioterapeuta na reduo do tempo de paragem dos atletas aps entorse, quer do ponto de vista da apreciao global, quer da apreciao da gravidade da leso. Palavras Chave: entorse do tornozelo, basquetebol, fisioterapeuta, tempo de paragem

Abstract Introduction: In basketball, an ankle sprain is a very common injury that keeps athletes out of practice for a long time. Relevance: Among other things, the existence of sports physiotherapists in a team is justified by the need of reducing the time lost after an injury. Objectives: The aim of this study on Portuguese championship professional basketball players is to: (i) evaluate athletes lost time after an ankle sprain according to the severity of their injury; (ii) compare the time lost after an ankle sprain in teams with or without physiotherapists and according to the injurys severity. Methods: The sample of athletes with an ankle sprain (n=81) was divided into two groups: one of those which had a physiotherapist on their team (CF-n=44) and another one without physiotherapist (SF-n=37). Results: Comparing the groups (CF vs. SF) showed significant statistical differences in the time lost after an ankle sprain (CF-3.74.04 days vs. SF12.5724.28 days; p=0.040). When analysed by severity both mild (CF-1.461.91 days vs. SF-3.22.24 days; p=0.006) and severe ankle sprains (CF-7.833.43 days vs. SF-41.1241.13 days; p=0.011) showed significant statistical differences in the time lost. Discussion & Conclusions: During our study, half of all basketball players suffered an ankle sprain, although the number of ankle sprains tended to diminish as the injurys severity increased. It has become evident that the time lost by athletes after an ankle sprain in teams working with physiotherapists is largely smaller than in teams without physiotherapists. This was observed when ankle sprains were analysed in general and when they were divided into the existing severity grades. Key-words: ankle sprain, basketball, physiotherapist, time lost

Introduo

tcnico de equipas de alta competio hoje uma realidadee o basquetebol tem de tal sido um exemplo

A importncia dos fisioterapeutas no seio do corpo

pioneiro. Nesta modalidade em

Portugal, cerca de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

13

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

60% das equipas que participam na Liga Profissional de Clubes incluem na sua equipa tcnica um ou mais fisioterapeutas com funes permanentes junto do corpo de atletas. De igual modo, outras equipas de diferentes divises nacionais mantm ligaes privilegiadas com fisioterapeutas ou com gabinetes privados servidos por estes profissionais e que disponibilizam servios de fisioterapia. Tambm as seleces nacionais, masculinas e femininas, de diferentes escales competitivos recorrem aos servios profissionais dos fisioterapeutas, que incluem um acompanhamento sistemtico a treinos e jogos durante os perodos de concentrao das equipas para a preparao das competies. Esta interveno, mais ou menos sistemtica, reflecte a preocupao de todos os agentes envolvidos no fomento do basquetebol em conseguirem potencializar ao mximo o rendimento dos seus jogadores e das suas equipas atravs de cuidados particulares no campo da preveno e da recuperao das leses. As leses msculo-esquelticas mais frequentes em basquetebolistas so as que afectam as extremidades dos membros inferiores e incluem contuses, roturas ligamentares e musculares, inflamaes msculotendinosas, fracturas e luxaes (Baumhauer, Alosa, Renstrom, Trevino & Beynnon,1995; Butcher, et al.,1996). A ocorrncia destes tipos de leses tem a ver com as particularidades especficas do jogo de basquetebol, ou seja com os locais onde o jogo decorre, com os materiais com que se lida e com os prprios constrangimentos do jogo. De facto, o basquetebol um jogo que privilegia a fora explosiva, praticado num espao fsico muito reduzido e desenvolvendo-se em movimentos que requerem bruscas mudanas de velocidade e de direco, rotaes sbitas e inmeros saltos, o que, necessariamente, implica variadssimas situaes de contacto fsico no sancionadas pelas regras. Nesta modalidade desportiva, a leso por entorse do tornozelo no s a mais frequente e a que obriga a mais tempo de paragem, como tambm uma das mais limitantes para o atleta. Um dos aspectos mais relevantes da interveno profissional do fisioterapeuta tem a ver com a necessidade da reduo do tempo de paragem dos atletas, face s leses que estes desenvolvem durante a prtica desportiva. Todavia, a pertinncia deste assunto no est ainda devidamente esclarecida

literatura nacional. De facto, desconhecem-se quais os benefcios efectivos que o acompanhamento em permanncia dos fisioterapeutas acarretam nas equipas onde intervm. Neste contexto, foram dois os objectivos do nosso estudo: (i) Avaliar o tempo de paragem dos atletas aps entorse do tornozelo em funo da gravidade da leso; (ii) Comparar a gravidade da entorse do tornozelo e os tempos de paragem aps leso em basquetebolistas pertencentes a equipas que dispem do apoio permanente de fisioterapeuta e em equipas que no dispem deste apoio.

Metodologia

A populao foi constituda pelos basquetebolistas pertencentes totalidade das equipas da Liga Profissional Portuguesa que disputaram os campeonatos em duas pocas consecutivas. Destes, incluram-se no estudo exclusivamente aqueles que sofreram entorses do tornozelo ao longo das pocas desportivas. A amostra constituda por 81 jogadores seniores de basquetebol foi dividida em dois subgrupos. Um, que inclua os atletas pertencentes a equipas cujo corpo tcnico dispunha dos servios de um fisioterapeuta (CF- n=44); o outro, que inclua os atletas pertencentes a equipas cujo corpo tcnico no dispunha deste apoio (SF- n=37). Foram considerados critrios de incluso na amostra, fazer efectivamente parte do conjunto de jogadores habitualmente convocados para os jogos das suas equipas e terem sofrido pelo menos uma entorse do tornozelo durante as duas pocas em anlise, na sequncia da prtica desportiva, independentemente do facto de a leso ter ocorrido durante os treinos ou na competio. Os valores mdios de idade, peso e altura dos indivduos em estudo so de 24.9 3.72 anos, 90.5511.7 kg e 193.7 9.25 cm, respectivamente. A recolha de informao foi efectuada com recurso a um questionrio auto- administrado que indagava acerca (i) da idade, peso e altura dos atletas; (ii) do volume de treino; (iii) da posio especfica em campo e do uso de proteces articulares; (iv) da ocorrncia de entorse do tornozelo, gravidade e tempo de paragem motivado por essa leso e (v) se pertenciam ou no a equipas que

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

14

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

dispunham do acompanhamento permanente de fisioterapeuta. A informao acerca da existncia de acompanhamento permanente de fisioterapeuta foi

(SF), constatamos que a progresso em nmero inversamente proporcional gravidade no ocorre (Quadro 1). Verificamos que nas equipas sem este profissional de sade ocorre maior nmero de entorses (60%) e ocorrem mais entorses de maior gravidade. Com efeito, nas equipas sem fisioterapeuta predomina a ocorrncia de entorses do tornozelo graves, ultrapassando largamente o nmero de entorses ligeiras e moderadas. Este aspecto toma especial relevncia tanto ao nvel da sade do atleta como da harmonia da prpria equipa que deixa de poder contar com os seus elementos lesionados. evidente tambm a relao entre a gravidade da leso e o tempo de paragem dos atletas ou seja, a entorses Quadro 2 Mdias e desvios-padro dos tempos de paragem dos atletas avaliados por grau de entorse.
Grau entorse Grau I n 39 TP (dias) 2.137.1

cruzada com a informao fornecida pelos clubes e pelos registos da Federao Portuguesa de Basquetebol. Foram considerados indicadores em estudo, o tempo de paragem do atleta, expresso em nmero de dias que o mesmo esteve impedido de treinar e/ou jogar por motivo de entorse do complexo articular do tornozelo, a gravidade da entorse do tornozelo e o acompanhamento da equipa ser realizado ou no por fisioterapeuta. Foram consideradas as entorses de gravidade ligeira (GI), moderada (GII) e grave (GIII). Para as comparaes entre grupos recorremos ao teste de Mann-Whitney e para as comparaes inter-grupo por graus de entorse, recorremos ao teste de Kruskal-Wallis , ambos para medidas independentes. O nvel de significncia foi estabelecido em 5%.

Resultados
Grau II 28 6.046.7

Na anlise dos resultados obtidos sobressai o elevado nmero de atletas que sofreram entorses do tornozelo (49.7%) o que ilustra bem, a relevncia deste tipo de traumatismo para os basquetebolistas estudados. Quando avaliada em funo do volume de treino a incidncia de entorse apresenta o valor de 0,76 por 1000 horas de treino, mostrando claramente a importncia da entorse do tornozelo na prtica do basquetebol. As entorses de tornozelo que predominaram nos basquetebolistas lesionados (n=81) foram as que se enquadram como mais graves seguidas das mais ligeiras. Quando analisadas separadamente, em funo dos grupos com fisioterapeuta (CF) e sem este profissional menos graves corresponde um tempo de paragem menor, enquanto as entorses mais graves corresponde um tempo de paragem mais dilatado (Quadro 2). Do ponto de vista do tempo de paragem, as leses de gravidade ligeira implicam menor tempo de paragem que as de gravidade moderada e estas menor tempo de paragem que as graves, independentemente dos grupos em estudo, com e sem fisioterapeuta. Independentemente do grau da leso, evidente o menor tempo de paragem dos atletas pertencentes a equipas com
Grave (n) 6 (5.5%) 37 (33.6%)

Quadro 1 Entorses do tornozelo sofridas pela amostra

Gravidade entorse Li gei ro ( Moderado (n) Grave (n)

C om Fisioterapeuta n(% ) 24 (21.8%) 14 (12.7%) 6 (5.5%)

Sem Fisioterapeuta n (% ) 15 (13.6%) 14 (12.7%) 37 (33.6%)

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

15

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

fisioterapeutas relativamente ao outro grupo de atletas em estudo. As comparaes entre grupos, com fisioterapeuta (CF) versus sem fisioterapeuta (SF) evidenciaram diferenas estatisticamente significativas relativamente aos tempos de paragem, para a totalidade da amostra (CF-3.74.04 dias vs. SF-12.5724.28 dias). A relevncia estatstica avaliada pelo teste de Mann-Whitney (Z=-2.05, p=0.040) expressa uma diferena de aproximadamente 8 dias para a recuperao dos atletas pertencentes aos dois grupos em confronto. Para alm destes resultados, refirase a elevada variabilidade do tempo de paragem dos atletas que no tiveram apoio de fisioterapeutas, expressa pelo valor do desvio padro de 24.28 dias. Esta mesma tendncia verificada quando se avaliam os tempos de paragem induzidos pela gravidade de entorse do tornozelo nos dois grupos de atletas pertencentes a equipas com e sem apoio permanente de fisioterapeutas como se ilustra no grfico seguinte.

De um modo muito especfico, o contributo substancial do fisioterapeuta no seio das equipas parece evidente se atendermos, fundamentalmente, diferena numrica entre os tempos de paragem por entorses graves no seio dos dois grupos em anlise (cerca de 33 dias). As comparaes entre grupos (CF vs. SF), relativamente aos tempos de paragem por grau de entorse, evidenciaram diferenas estatisticamente significativas para a gravidade ligeira (CF- 1.461.91 dias vs. SF-3.22.24 dias; Z=-2.72 dias, p=0.006) e grave (CF- 7.833.43 dias vs. SF41.1241.13 dias; Z=-2.53, p=0.011). Relativamente s entorses moderadas, os grupos expressaram semelhana estatstica (CF- 5.794.61 dias vs. SF- 6.298.43 dias; Z=-0.79, p=0.431). Discusso Incidncia e gravidade da entorse do tornozelo Os resultados revelam que cerca de 49% da amostra sofreu, durante as pocas desportivas em anlise, pelo

excepo do tempo de paragem provocado por entorses de gravidade moderada (Z=-0.79, p=0.431), os valores dos tempos de paragem decorrentes de entorses de gravidade ligeira e grave revelam diferenas estatisticamente significativas do grupo dos atletas com apoio de fisioterapeuta relativamente aos que no o possuem (ligeiro: Z=-2.72, p=0.006; Grave: Z=-2.53, p=0.012).

menos uma entorse do tornozelo. Este valor corresponde a uma frequncia de entorse por mil horas de 0,76 para a generalidade dos basquetebolistas portugueses participantes no estudo. A partir da avaliao efectuada parece inegvel, a dimenso que a entorse do complexo articular do tornozelo tem nos atletas em estudo (jogadores de basquetebol profissionais da Liga Portuguesa de Clubes - LCB). A importncia destes valores afigura-se

Grfico 1 Tempo de paragem por gravidade de entrose do tronozelo

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

16

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Quadro 3 Estudos sobre incidncia de entorses do tornozelo em basquetebol

Autor Smi th & Rei schl, 1986a Marti n, Yesali s, Foster & Albri ght,1987a Pfei fer, Gast & Pforri nger, 1992 Leanderson, Nemeth & Eri ksson, 1993 Powell,1996 Hi ckey, Fri cker & McD onald,1997) Hosea, C arey & Harrer, 2000 McKay, Goldi e, Payne, Oakes & Watson, 2001 Beynnon, Vacek, Murphy, Alosa & Paller, 2005

N vel C ompetitivo L i ce a l Jni or clube 2 di vi so L i ce a l Seleco Femi ni na Li ceal / Uni versi trio Recreati vo Li ceal / Uni versi tri o

n 84 347 473 96 6500 49 11780 360 901*

Incidncia de entorses do tornoz elo 70% 32% 24,6% 92% (5,5/1000horas) 38% 12,1% 9% 3.85/1000 parti ci paes 0.68 /1000 di as exposi o

Presente estudo
*basquetebol e outras modali dades

Profi ssi onal (Portugal)

163

49,7% (0,76/1000h)

como um indicador relevante no planeamento da preveno das leses em basquetebol. Nesta questo a literatura parece ter consenso j que nos diversos estudos em basquetebol a entorse surge como o tipo de leso mais frequente (Fong, Hong, Chan, Yung & Chan,2007; Gomez, DeLee & Farney,1996; Harmer,2005; Messina, Farney & DeLee,1999; NATA,1998; NCAA,2004a; NCAA,2004b).Todavia, verificamos alguma disparidade de valores na literatura acerca da incidncia da entorse do tornozelo, que estar certamente relacionada com vrios aspectos dos quais salientamos o facto de se usarem diferentes formas de anlise, apresentando o valor de incidncia por nmero de exposies do atleta modalidade, por nmero de dias de prtica desportiva, por horas ou minutos de participao desportiva. Para alm disso, os estudos reportam-se a diversos nveis competitivos e, so efectuados com diferentes tempos de durao. De facto, alguns destes autores estudaram jogadores dos liceus americanos (Powell,1996; Smith & Reischl,1986a) enquanto outros centraram a sua ateno em populaes de atletas profissionais (Leanderson, Nemeth & Eriksson,1993). Por outro lado, alguns estudos

avaliam a incidncia da entorse durante uma poca desportiva (Powell,1996; Smith & Reischl,1986a) e outrosdurante o curto perodo de tempo inerente a uma competio (Martin, Yesalis, Foster & Albright,1987a). Um segundo momento de interpretao destes resultados prende-se tambm com o grau de preveno a que os jogadores estaro sujeitos.A literatura tem vindo a esclarecer o facto de os vrios tipos de proteco para a articulao do tornozelo (Bahr & Bahr,1997; Beynnon, Murphy & Alosa,2002; Handoll, Rowe, Quinn & de Bie,2001; Osborne & Rizzo,2003; Parkkari, Kujala & Kannus,2001; Quinn, Parker, de Bie, Rowe & Handoll,2000; Rosenbaum, et al.,2005; Thacker, et al.,1999; Verhagen, van Mechelen & de Vente,2000) constiturem verdadeiras proteces na ocorrncia de entorse, especialmente da sua reincidncia ou ainda da ocorrncia de entorses de maior gravidade. Por essa razo, alguns pases obrigam mesmo os atletas a utilizar, no jogo e no treino, proteces do tornozelo. De facto no presente estudo a relao entre a ocorrncia de entorse e o uso de material de proteco revelou-se muito significativa sendo a ocorrncia desta leso muito mais

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

17

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

baixa em atletas que usam proteco. Para alm dos aspectos anteriormente referidos, verificamos no estudo realizado que nas equipas com apoio permanente de fisioterapeutas, se verificam menos entorses do tornozelo e que quando esta leso ocorre ela com mais frequncia de gravidade ligeira e moderada. A relevncia deste aspecto prende-se com a possibilidade de nas equipas, os fisioterapeutas introduzirem medidas preventivas de ordem diversa e promoverem essa interveno de cariz preventivo junto de treinadores e atletas. Desde a utilizao de meios externos de proteco como sejam as ortteses e as ligaduras funcionais, at implementao de programas de treino proprioceptivo (Thacker, et al.,1999), as equipas com apoio permanente de fisioterapeuta beneficiaram da reduo do nmero de entorses ocorridas. De referir ainda ser a maior facilidade no retorno prtica desportiva por parte dos atletas cuja equipa dispe de um fisioterapeuta para adequar a carga de treino condio clnica do atleta (Wolfe, Uhl, Mattacola & Mccluskey,2001 )

de paragem mais dilatados, independentemente da modalidade desportiva em causa e com referncia exclusiva a esta situao traumtica e no globalidade das leses (Voleibol: ligeira<7, moderada [8,21] e grave>21; Futebol: ligeira <7, moderada [8,21] e Grau III>21; Hquei: ligeira <7 moderada >7)(NATA,1998). Do mesmo modo, os nossos resultados confirmam os tempos diferenciados de paragem dos atletas face diferente gravidade de entorse. Grosso modo, e em referncia globalidade da amostra, as entorses de gravidade ligeira provocaram, em mdia, tempos de paragem de 2 dias, as moderadas tempos de paragem mdios entre 4 e 12 dias, enquanto as entorses graves provocaram tempos de paragem mdios superiores a 26 dias. Relativamente a este assunto, a literatura referente ao jogo do basquetebol, confirma os resultados do nosso estudo (Starkey, 2000). De facto, Smith & Reischl (1986b) ao estudarem as entorses do tornozelo em basquetebolistas americanos, referem tempos de paragem, por grau de entorse, semelhantes aos identificados no presente estudo. Resultados afins foram encontrados por Bahr, Karlsen,

Tempo de Paragem aps leso Os nveis de sucesso desportivo so largamente condicionados pela forma ajustada como o treinador toma decises em campos determinantes do processo de orientao desportiva, dos quais, os cuidados clnicos e a preveno das leses, so aspectos fundamentais (Janeira,1998). Nesta abrangncia, os tempos de paragem, aps leses de diferentes gravidades, constituem-se como uma das preocupaes mais importantes de treinadores e atletas. Os custos das leses e, consequentemente, a ausncia dos atletas na competio obrigam o treinador a equacionar a importncia deste efeito aditivo (leso + tempo de paragem), com repercusses no rendimento competitivo das equipas (Amorim, Morais, Oliveira & Mamede,1989; Comas,1991; Knight,1985; Stone & Steingard,1993) e, muitas vezes, na integridade psicolgica do

Lian & Ovrebo (1994), num estudo acerca da incidncia deste tipo de leso em jogadores de voleibol. Importa clarificar que tempos de paragem e tempos de recuperao so questes substancialmente diferentes. Por tempo de paragem, entende-se o perodo em que o atleta est ausente da prtica desportiva devido a uma qualquer leso, independentemente das estruturas anatmicas lesadas, estarem completamente

recuperadas. Como se sabe, o retorno prtica desportiva acontece, muitas vezes, sem que a recuperao anatomofisiologica esteja completa. Ou seja, no caso especfico da entorse do tornozelo, a noo de retorno prtica no sinnimo de recuperao completa das estruturas anatmicas envolvidas. Por tempo de recuperao entende-se o perodo que decorre desde o momento da leso at ao restabelecimento total das estruturas anatmicas lesadas. nesta dupla dimenso que a interveno dos fisioterapeutas tem sido apontada como decisiva, no mbito da preparao desportiva (Arajo,1986; Oliveira,1990). Para Garrick, Schelkun. & Heinz (1997), o tempo de paragem por entorse do tornozelo situa-se entre 3 dias e 6 semanas, valores

atleta(Smith,1996). Na literatura revista (Baumhauer, Alosa, Renstrom, Trevino & Beynnon,1995; Ellison,1995; Loosli, Requa, Garrick & Hanley,1992; Watson & Ozanne-Smith,2000) foi possvel perceber que a maior gravidade da entorse requer tempos

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

18

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

coincidentes com o actual estudo. Pese embora esta igualdade nos tempos de paragem aps leso, a questo que se coloca tem a ver com a importncia que a presena do fisioterapeuta na equipa desportiva poder ter na modificao desses mesmos tempos de paragem, aps leso dos atletas. Os resultados do presente estudo sustentam, claramente, a importncia do fisioterapeuta na diminuio dos tempos de paragem dos atletas com entorses do tornozelo e, tambm, na diminuio dos tempos de paragem por gravidade da leso. Dos 81 indivduos constituintes da nossa amostra, 44 pertenciam a equipas com apoio permanente de fisioterapeutas e 37 a equipas sem este tipo de apoio. Ainda assim, foi possvel verificar a diminuio significativa dos tempos de paragem, aps leso, nos atletas apoiados por fisioterapeutas, relativamente aos que no possuam este apoio (3.704,0 dias vs 12.5724.3 dias). Assim, os resultados deste estudo parecem sugerir que a interveno do fisioterapeuta diminui em cerca de trs vezes o tempo de paragem dos atletas, aps leso. Por outro lado, centrando a apreciao em torno da gravidade da entorse, a comparao entre o tempo de paragem nos dois grupos em estudo (com fisioterapeuta e sem fisioterapeuta) vai ao encontro dos resultados anteriormente expressos. Os tempos de paragem dos atletas com apoio dos fisioterapeutas so, efectivamente, sempre menores em todos os nveis de gravidade de entorse e com relevncia estatstica para os tempos de paragem aps entorses de gravidade ligeira (p=0.006) e grave (p=0.012). As diferenas, atrs mencionadas, podero esclarecer o papel decisivo do apoio permanente do fisioterapeuta aos atletas de basquetebol. A abrangncia deste apoio poder manifestar-se segundo trs nveis. Um, relacionado com a preveno da leso, feita de um modo sistemtico, por exemplo atravs do aconselhamento de ortteses, que possam diminuir a incidncia da entorse, e atravs da participao activa no treino, trabalhando no sentido de melhor apetrechar fisicamente os jogadores, para que a entorse do tornozelo possa ser evitada, nomeadamente atravs do treino proprioceptivo. A outra, relacionada com a especificidade do tratamento, domnio evidente da interveno qualificada do fisioterapeuta. Por ltimo, a integrao progressiva do atleta no treino, adequando de

forma particular o movimento efectuado pelo atleta s capacidades da estrutura em recuperao, s possvel, tambm, com a presena deste profissional. Corroborando estas posies, Powell (1996) verificou num perodo de 10 anos que a presena do fisioterapeuta nas equipas desportivas conduziu a uma reduo elevada da gravidade das leses ocorridas durante os treinos e as competies. Segundo este autor, leses com tempos de paragem superiores a sete dias, foram reduzidas em cerca de 31% pela interveno permanente do fisioterapeuta junto dos atletas pertencentes a diferentes modalidades desportivas. Tambm Foster, Yesalis, Ferguson & Albright (1989) verificaram a diminuio do tempo de recuperao aps leso em 70% dos atletas acompanhados por fisioterapeutas. Reforando a ideia da importncia do fisioterapeuta junto das equipas desportivas, Martin, Yesalis, Foster & Albright (1987b) referem que, da totalidade das leses ocorridas no Torneio Olmpico de Basquetebol (Jnior), 75,9% foram tratadas pelo fisioterapeuta, facto que evidencia o papel determinante desempenhado por estes profissionais de sade na recuperao dos atletas e favorece a perspectiva da sua interveno em primeira instncia. Os autores (Martin, Yesalis, Foster & Albright,1987b) questionam mesmo a importncia do apoio mdico de forma permanente em torneios desta natureza e sugerem, em alternativa, o apoio permanente do fisioterapeuta. A justificao desta sugesto tem a ver com o facto de somente uma pequena parte dos atletas (4%) ter necessitado de cuidados mdicos, em oposio com o elevado nmero de atletas (75,9%) que necessitaram de cuidados fisioteraputicos.

Concluses

Da globalidade dos resultados por ns avaliados numa populao de basquetebolistas, decorre um conjunto de constataes fundamentais, relativamente incidncia da entorse do tornozelo, sua gravidade e aos tempos de paragem que esta leso provoca nos jogadores. Afigurase relevante na populao de basquetebolistas estudados, a forte incidncia da entorse do tornozelo. De facto, cerca de 50% dos atletas em estudo sofreram, pelo menos, um

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

19

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

traumatismo desta natureza durante as duas pocas competitivas avaliadas. Por outro lado, os resultados revelaram de uma forma substantiva, que a importncia da interveno do fisioterapeuta na reduo do tempo de paragem dos atletas aps entorse do tornozelo manifesta, quer do ponto de vista da apreciao global, quer do ponto de vista da apreciao da gravidade da leso. O que aqui se pretende sublinhar que, de facto, e a partir exclusivamente dos resultados do estudo efectuado, as equipas parecem ter vantagem em dispor dos servios de um fisioterapeuta em permanncia, visto parecer ser possvel que os seus cuidados, promovam uma alterao nas consequncias das leses. Na generalidade das entorses ocorridas, as equipas com apoio permanente de fisioterapeutas viram os seus atletas ser privados da prtica de basquetebol, durante 4 dias ao passo que nas equipas sem este apoio os atletas estiveram ausentes 13 dias. Deste modo torna-se evidente a importncia da incluso de um fisioterapeuta na equipa tcnica dos clubes. No domnio da preparao desportiva, a interveno do fisioterapeuta mostra-se indispensvel na formulao, em conjunto com o treinador e toda a equipa, de um plano de preveno e de recuperao das leses do atleta. Acreditamos que os resultados do presente estudo podero constituir-se como um conjunto de referncias que, de facto, expressem bem a qualidade da interveno do fisioterapeuta e das vantagens que a sua presena permanente representa para os atletas e para as equipas.

J Sports Med (1995); 23(5): 564-70. Beynnon, B. D., Murphy, D. F. and Alosa, D. M. -Predictive Factors for Lateral Ankle Sprains: A Literature Review. J Athl Train (2002); 37(4): 376-380. Beynnon, B. D., Vacek, P. M., Murphy, D., Alosa, D. and Paller, D. -First-time inversion ankle ligament trauma: the effects of sex, level of competition, and sport on the incidence of injury. Am J Sports Med (2005); 33(10): 1485-91. Butcher, J. D., Zukowski, C. W., Brannen, S. J., Fieseler, C., OConnor, F. G., Farrish, S. and Lillegard, W. A. -Patient profile, referral sources, and consultant utilization in a primary care sports medicine clinic. J Fam Pract (1996); 43(6): 556-60. Fong, D. T., Hong, Y., Chan, L. K., Yung, P. S. and Chan, K. M. A systematic review on ankle injury and ankle sprain in sports. Sports Med (2007); 37(1): 73-94. Foster, D. T., Yesalis, C. E., Ferguson, K. J. and Albright, J. P. Quality assessment of athletic trainers. Am J Sports Med (1989); 17(2): 258-62. Garrick, J. G., Schelkun. and Heinz, P. -Managing Ankle Sprains: Keys to Preserving Motion and Strength. The physician and sportsmedicine. (1997); 25(3). Gomez, E., DeLee, J. C. and Farney, W. C. -Incidence of injury in Texas girls high school basketball. Am J Sports Med (1996); 24(5): 684-7. Handoll, H. H., Rowe, B. H., Quinn, K. M. and de Bie, R. Interventions for preventing ankle ligament injuries (Cochrane Review). Cochrane Database Syst Rev (2001); 3. Harmer, P. A. -Basketball injuries. Med Sport Sci (2005); 49: 3161. Hickey, G. J., Fricker, P. A. and McDonald, W. A. -Injuries of young elite female basketball players over a six-year period. Clin J Sport Med (1997); 7(4): 252-6. Hosea, T. M., Carey, C. C. and Harrer, M. F. -The gender issue: epidemiology of ankle injuries in athletes who participate in basketball. Clin Orthop Relat Res (2000); (372): 45-9. Knight, K. L. -Guidelines for rehabilitation of sports injuries. Clin Sports Med (1985); 4(3): 405-16. Leanderson, J., Nemeth, G. and Eriksson, E. -Ankle injuries in basketball players. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc (1993); 1(3-4): 200-2. Loosli, A. R., Requa, R. K., Garrick, J. G. and Hanley, E. -Injuries to pitchers in womens collegiate fast-pitch softball. Am J Sports Med (1992); 20(1): 35-7. Martin, R. K., Yesalis, C. E., Foster, D. and Albright, J. P. -Sports injuries at the 1985 Junior Olympics. An epidemiologic analysis. Am J Sports Med (1987a); 15(6): 603-8. Martin, R. K., Yesalis, C. E., Foster, D. and Albright, J. P. -Sports injuries at the 1985 Junior Olympics. An epidemiologic analysis. Am J Sports Med (1987b); 15(6): 603-8. McKay, G. D., Goldie, P. A., Payne, W. R., Oakes, B. W. and Watson, L. F. -A prospective study of injuries in basketball: a total profile and comparison by gender and standard of competition. J Sci Med Sport (2001); 4(2): 196-211. Messina, D. F., Farney, W. C. and DeLee, J. C. -The incidence of injury in Texas high school basketball. A prospective study among

Bibliografia

Amorim, J., Morais, N., Oliveira, R. and Mamede, R. -Leses dos tecidos moles. Perspectiva para treinadores. Treino Desportivo (1989); 11. Arajo, P. -Contributo para a interveno do fisioterapeuta no desporto. Art no publicado (1986). Bahr, R. and Bahr, I. A. -Incidence of acute volleyball injuries: a prospective cohort study of injury mechanisms and risk factors. Scand J Med Sci Sports (1997); 7(3): 166-71. Bahr, R., Karlsen, R., Lian, O. and Ovrebo, R. V. -Incidence and mechanisms of acute ankle inversion injuries in volleyball. A retrospective cohort study. Am J Sports Med (1994); 22(5): 595600. Baumhauer, J. F., Alosa, D. M., Renstrom, A. F., Trevino, S. and Beynnon, B. -A prospective study of ankle injury risk factors. Am

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

20

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

male and female athletes. Am J Sports Med (1999); 27(3): 294-9. Oliveira, R. -Fisioterapia no Desporto - que modelo de interveno?. Fisioterapia (1990); 1. Osborne, M. D. and Rizzo, T. D., Jr. -Prevention and treatment of ankle sprain in athletes. Sports Med (2003); 33(15): 1145-50. Parkkari, J., Kujala, U. M. and Kannus, P. -Is it possible to prevent sports injuries? Review of controlled clinical trials and recommendations for future work. Sports Med (2001); 31(14): 98595. Pfeifer, J. P., Gast, W. and Pforringer, W. -[Traumatology and athletic injuries in basketball]. Sportverletz Sportschaden (1992); 6(3): 91-100. Powell, J. -High School Basketball Players Risk Injury This Season. Journal of Athletic Training (1996); 11. Quinn, K., Parker, P., de Bie, R., Rowe, B. and Handoll, H. Interventions for preventing ankle ligament injuries. Cochrane Database Syst Rev (2000); 2. Rosenbaum, D., Kamps, N., Bosch, K., Thorwesten, L., Volker, K. and Eils, E. -The influence of external ankle braces on subjective and objective parameters of performance in a sportsrelated agility course. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc (2005). Smith, A. M. -Psychological impact of injuries in athletes. Sports Med (1996); 22(6): 391-405. Smith, R. W. and Reischl, S. F. -Treatment of ankle sprains in young athletes. Am J Sports Med (1986a); 14(6): 465-71.

Smith, R. W. and Reischl, S. F. -Treatment of ankle sprains in young athletes. Am J Sports Med (1986b); 14(6): 465-71. Starkey, C. -Injuries and Illnesses in the National Basketball Association: A 10-Year Perspective. J Athl Train (2000); 35(2): 161-167. Stone, W. J. and Steingard, P. M. -Year-round conditioning for basketball. Clin Sports Med (1993); 12(2): 173-91. Thacker, S. B., Stroup, D. F., Branche, C. M., Gilchrist, J., Goodman, R. A. and Weitman, E. A. -The prevention of ankle sprains in sports. A systematic review of the literature. Am J Sports Med (1999); 27(6): 753-60. Verhagen, E. A., van Mechelen, W. and de Vente, W. -The effect of preventive measures on the incidence of ankle sprains. Clin J Sport Med (2000); 10(4): 291-6. Watson, W. L. and Ozanne-Smith, J. -Injury surveillance in Victoria, Australia: developing comprehensive injury incidence estimates. Accid Anal Prev (2000); 32(2): 277-86. Wolfe, M. W., Uhl, T. L., Mattacola, C. G. and Mccluskey, L. Management of Ankle Sprains. Am Fam Phy (2001 ); 63 (1): 93104.

Artigo recebido a: 23 de Maio de 2007 Artigo revisto a: 21 de Agosto de 2007 Aceite para publicao a: 26 de Outubro de 2007

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

21

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

PUB

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

22

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

ARTIGO ORIGINAL

Contributo para a Adaptao e Validao do Instrumento de Medida, Foot And Ankle Outcome Score (FAOS), para a Realidade Portuguesa
Felipe Domingues1, Jos Esteves2 , Jos Pascoalinho Pereira3
Fisioterapeuta.Centro de Sade de Sacavm1 Correspondncia para: filipe_afonso_d@hotmail.com Fisioterapeuta. Professor Adjunto da Escola Superior de Sade do Alcoito. Prtica Privada Fisioterapeuta. Professor Coordenador da Escola Superior de Sade do Alcoito
3 2

Resumo Introduo: Sendo as leses do complexo articular p e tbio-trsica das mais comuns na sociedade, torna-se necessria a existncia de um instrumento de medida adaptado e validado que permita avaliar a funcionalidade do p e tbio-trsica. Objectivo: Contribuir para a validao e adaptao cultural e lingustica de um instrumento de medida, a escala de avaliao da funcionalidade da articulao tbio-trsica e p Foot and Ankle Outcome Score (FAOS) desenvolvida por Roos EM, Brandsson S, Karlsson J. (2001). Relevncia: Permitir a utilizao deste instrumento de medida validado e adaptado populao/realidade Portuguesa. Metodologia: Numa primeira fase procedeu-se traduo por intermdio de 2 tradutores bilingues, seguido da retroverso por intermdio de 2 tradutores bilingues e posterior aprovao da autora original Ewa Roos da verso consenso Inglesa obtida. Na 2 fase realizou-se a adaptao cultural atravs da verificao das caractersticas mtricas validade de contedo pelo painel de peritos, e da fiabilidade intra-observador por teste-reteste atravs do intra class correlation (ICC) e da consistncia interna atravs do Alpha de Cronbach ( ) numa amostra de 35 utentes. Resultados: Cada sub-escala (sintomas; dor; funcionalidade, vida diria; funcionalidade, desporto e actividades de lazer; qualidade de vida), obteve bons indicadores de fiabilidade intra-observador (ICC = 0,876, 0,828, 0,909, 0,894 e 0,936) e bons indicadores de consistncia interna ( = 0,821, 0,909, 0,956, 0,896 e 0,893). Concluso: A verso final portuguesa da FAOS na amostra utilizada possui bons ndices de validade de contedo, de fiabilidade intra-observador e de consistncia interna. Palavras-chave: Avaliao em fisioterapia; adaptao cultural de instrumentos; FAOS; tbio-trsica e p; funcionalidade.

Abstract Introduction: As the foot and ankle complex injuries are one of the most common injuries in society, it becomes necessary to have a suitable and validated instrument of measure that allows the evaluation of the foot and ankle functionality. Objective: To give one contribution to cultural and linguistic validation and adaptation of a measure instrument, the evaluation scale of the foot and ankle functionality Foot and Ankle Outcome Score (FAOS) developed by Roos EM, Brandsson S, and Karlsson J. (2001) Relevance: To allow the use of this measurement instrument adapted and validated to the Portuguese population\reality. Methods: At the 1st phase, the translation was preceded by 2 bilingual translators, followed by the back translation preceded by 2 others Bilingual translators and later on it was gotten the approval form the original author Ewa Roos of the gotten English consensus version. At the 2nd phase was made a cultural adaptation through the verification of the metric characteristics, the content validity, the reliability intra-observer for test-retest by intraclass correlation (ICC) and the internal consistency through the Cronbach Alpha (). Results: Each sub-scale (symptoms; pain; functionality, daily life; functionality, sport and activities of leisure; quality of life) had good scores for reliability intra-observer (ICC = 0,876, 0,828, 0,909, 0,894 and 0,936) and good scores for internal consistency ( = 0,821, 0,909, 0,956, 0,896 and 0,893). Conclusion: The Portuguese ending version of the FAOS in the used sample, possess good content validity, reliability intra-observer and internal consistency. Key words: physiotherapy evaluation; instruments cultural adaptation; FAOS, foot and ankle; functionality.

Introduo

Raspa 2003). Robbins & Waked (1998) afirmam que, apesar de as leses da tbio-trsica ocorrerem

As fracturas e luxaes do p e tbio-trsica esto entre as leses mais frequentes do sistema msculo-esqueltico (Henning, 1998; Lynch 2002; Relvas 1990; Sanderlin &

frequentemente durante a locomoo normal, elas so provavelmente mais comuns no desporto. Segundo Rego, Reis e Oliveira (2007), em Portugal, na poca de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

23

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

2005/2006, as leses em ginastas de competio afectaram maioritariamente o membro inferior, sendo a seguir ao joelho, o p, dedos e tornozelo as regies anatmicas mais lesionadas. Nyska & Mann (2002) referem que as leses laterais da tbio-trsica ocorrem predominantemente nas populaes jovens e masculina e as leses do mdio-p ocorrem predominantemente na populao mais idosa e feminina. Estes autores referem que 45% das leses ocorrem em actividades desportivas, 20% durante jogos e 16% em trabalho. Daqui se depreende a existncia de uma enorme quantidade de utentes a requerer diariamente a interveno dos Fisioterapeutas para a resoluo de problemas relacionados com o p e tbio-trsica. Assim sendo, torna-se necessrio a existncia de um instrumento de medida devidamente creditado para a avaliao da funcionalidade do p e tbio-trsica. Os instrumentos de medida, devem de possuir certas caractersticas mtricas no sentido de garantirem uma boa qualidade da medida para que estas nos permitam formular concluses vlidas. Assim sendo, de acordo com a literatura consultada, Rothstein (1985), Sim e Arnell (1993), Cole, Finch, Gowland, Mayo (1994), Ferreira e Marques (1998), Fitzpatrick et al (1998), Finch et al (2002), as principais caractersticas mtricas so a fiabilidade, validade e a sensibilidade. Apesar de existirem alguns critrios de seleco de instrumentos de medida de diferentes autores, a confuso parece ser considervel quando se pretende seleccionar um instrumento de medida que avalie a funcionalidade da tbio-trsica e p. Exemplo disso o trabalho de Schuh & Hausel (2000), que alertam para o facto de que, a publicao de vrios e diferentes tipos de artigos sobre leses da tbio-trsica em que os resultados eram avaliados com instrumentos de medida diferentes, torna difcil ou mesmo impossvel a comparao entre essas publicaes. Existem actualmente vrios instrumentos de medida publicados para medir a funcionalidade do p e tbio-trsica. No entanto, Akseki, Pinar, Bozkurt & Yaldiz, (2002), aps a comparao de 4 instrumentos de medida usados em leses da tbio-trsica, concluem que uma pessoa com leso da tbio-trsica pode apresentar uma

pontuao elevada num sistema e ao mesmo tempo pode apresentar uma pontuao baixa noutro sistema de avaliao. Deste modo, salienta-se a importncia e necessidade da existncia de um instrumento de medida que, contendo os principais elementos mtricos, seja tambm reconhecido e utilizado a um nvel internacional de modo a se obterem resultados similares em condies similares permitindo assim a comparao entre vrios estudos de diferentes origens. Em 2001, Ewa Roos, em conjunto com os seus colaboradores, publicou um artigo no qual apresenta o instrumento de medida Foot and Ankle Outcome Score (FAOS) . O contedo da FAOS baseia-se na Escala Avaliativa da Osteoartrite (Knee injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS)) e foi desenvolvida para medir a opinio dos pacientes sobre uma variedade de problemas ligados funcionalidade do p e tbio-trsica. Este estudo apresenta valores bastante elevados nas vrias caractersticas mtricas estudadas. Na validade de contedo, os pacientes no sugeriram questes adicionais a acrescentar, todos os items foram considerados como sendo pelo menos de alguma importncia por mais de 67 % dos pacientes. Na validade de construo, segundo a autora, obteve-se uma j esperada moderada correlao (rs=0.58 a 0.67) quando se comparam as 5 sub-escalas da FAOS com a escala Karlsson score. Na fiabilidade, para cada sub-escala, (sintomas; dor; funcionalidade, vida diria; funcionalidade, desporto e actividades de lazer; qualidade de vida) foram obtidos os seguintes resultados: na consistncia interna o Alpha de Cronbach foi = 0,88, 0,94, 0,97, 0,94 e 0,92; na fiabilidade intra-observador, o coeficiente de correlao de Spearman foi 0.89, 0.96, 0.85, 0.92 e 0.92 e o coeficiente intra class correlation foi ICC = 0,86, 0,78, 0,70, 0,85 e 0,92 para cada sub-escala respectivamente. A FAOS de auto-preenchimento pelo paciente e consiste em 42 questes distribudas em cinco sub-escalas: Dor, Outros Sintomas, Funcionalidade na vida diria, Funcionalidade no desporto e lazer, e Qualidade de Vida relacionada com o p e tbio-trsica. So apresentadas opes estandardizadas de resposta e cada questo tem uma pontuao de 0 a 4. calculada uma pontuao

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

24

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

normalizada (100 indicando ausncia de sintomas e 0 indicando sintomas extremos) para cada sub-escala. No final obtm-se um score total atravs do somatrio das pontuaes de cada sub-escala. A FAOS apresenta como mais-valias o facto de ser uma escala de avaliao simples, de aplicao relativamente rpida (cerca de 10 minutos) e eficaz sem necessidade de 1 observador, os dados so de fcil anlise estatstica e interpretao, contando para isso o apoio dado pela disponibilizao on-line, no site www.koos.nu, de uma folha de clculo no programa EXCEL, com as devidas frmulas de clculo j introduzidas, ou ento, atravs da ficha de pontuao manual da FAOS disponvel no guia de utilizao da FAOS (para obter a verso traduzida do guia de utilizao da FAOS, dever contactar via e-mail para filipe_afonso_d@hotmail.com) A nvel internacional, esta uma escala que utilizada em diferentes estudos de investigao por diferentes autores tais como: Foot orthoses for the treatment of plantar fasciitis de Roos, Engstrom, Soderberg (2006) ou Twenty-six-year results after Brostrom procedure for chronic lateral ankle instability de Bell, Mologne, Sitler, Cox (2006). O presente estudo tem como objectivo geral contribuir para a validao e adaptao do instrumento de medida Foot and Ankle Outcome Score (FAOS) para a realidade portuguesa atravs do processo de traduo e verificao das caractersticas mtricas validade de contedo, a fiabilidade intra-observador e a consistncia interna.

mnimo 4 anos de experincia na rea, com vrias comunicaes livres realizadas e, alguns com trabalhos publicados em revistas cientficas. A segunda amostra constituiu a amostra de utentes e foi obtida por convenincia sendo formada por 35 sujeitos, 24 utentes do sexo feminino e 11 utentes do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 80 anos. Foram includos todos os sujeitos, que saibam ler e escrever, que apresentem uma e qualquer patologia msculo-esqueltica na tbio-trsica e/ou p e que se traduza numa diminuio da funcionalidade desse sujeito. Foram excludos do estudo os sujeitos que foram no colaborantes, possuam alteraes cognitivas ou que apresentaram outros problemas associados que impediam a avaliao de qualquer dos itens constituintes da escala FAOS, ou preenchimento indevido da FAOS. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um questionrio, especialmente elaborado para verificar a validade de contedo, e a prpria FAOS verso portuguesa, para verificar a fiabilidade intra-observador e a consistncia interna. Os dados qualitativos obtidos junto ao painel de peritos, foram tratados atravs da tcnica de anlise de contedo. Os dados quantitativos, recolhidos atravs da FAOS, foram tratados atravs da estatstica descritiva utilizando o programa SPSS 14,0. Foi utilizado o coeficiente de correlao intra class (ICC) para anlise dos dados obtidos da aplicao do instrumento em momentos diferentes por cada utente fiabilidade intra-observador. A consistncia interna foi verificada atravs do coeficiente de Alpha

Metodologia

Cronbach ().

Este estudo do tipo metodolgico, compreende uma 1 fase na qual se procedeu traduo da FAOS e uma 2 fase na qual se verificaram as caractersticas mtricas validade de contedo, a fiabilidade intra-observador e a consistncia interna. Estes procedimentos s foram realizados aps a autorizao da autora, da escala original. Foram seleccionadas duas amostras. A primeira, que foi seleccionada por convenincia e qualidade, constituiu o painel de peritos, sendo formada por oito fisioterapeutas e um mdico, todos eles experts na rea das condies msculo-esquelticas. Estes elementos possuem no

PROCEDIMENTOS NA 1 FASE Traduo

O processo de traduo e adaptao da escala FAOS baseou-se nas linhas orientadoras apresentadas por Beaton, Bombardier, Guillemin, & Ferraz (2002), para o processo de adaptao intercultural de instrumentos de medida. Com base nestas linhas realizaram-se cinco passos distintos:

Passo I Traduo inicial Foram realizadas duas tradues independentes da FAOS

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

25

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

(T1 e T2) a partir da verso Inglesa para a lngua Portuguesa. As duas tradues independentes foram realizadas por tradutores bilingues que tm como lngua me a lngua Portuguesa. O tradutor T1 profissional de sade e conhecedor do tipo de conceitos do questionrio. O tradutor T2 no est ligado rea da sade, de modo a reflectir uma linguagem utilizada pela populao comum.

uma escala ordinal de zero a cinco , com a respectiva justificao e sugesto. Cada questionrio, no incio, continha duas folhas de rosto onde figurava a identificao do autor deste estudo, o objectivo do estudo e as instrues de preenchimento do respectivo questionrio. No final de cada um destes instrumentos figurava uma folha com trs questes que solicitavam uma apreciao global e pessoal sobre a FAOS. Desta anlise resultaram algumas sugestes e alteraes da verso consenso

Passo II Sintetizao das duas tradues Uma terceira pessoa imparcial serviu de mediador na discusso das diferenas de traduo obtendo-se numa traduo de consenso (T12).

Portuguesa que conduziram verso final Portuguesa da FAOS (Anexo 1). Para verificao da fiabilidade intra-observador e consistncia interna, aplicou-se a verso final Portuguesa da FAOS na amostra de utentes em estudo. A cada utente

Passo III Retroverso Trabalhando a partir da verso T 12, o questionrio foi novamente traduzido para a lngua Inglesa atravs de duas retroverses independentes do instrumento (RV1 e RV2) por tradutores bilingues que tm como lngua me a lngua Inglesa.

foi explicado o objectivo deste estudo e o mtodo como este estava a ser levado a cabo. Cada utente preencheu duas vezes o questionrio, com um dia de intervalo. O procedimento do tratamento estatstico relativo ao estudo da fiabilidade intra-observador e da consistncia interna, foi realizado a partir dos resultados obtidos, os quais foram introduzidos numa base de dados, numa folha

Passo IV Sintetizao das duas retroverses Cruzaram-se as duas retroverses entre si e elaborou-se uma terceira verso verso consenso inglesa. Comparou-se a verso inglesa original com a verso consenso Inglesa obtida, para verificar se havia diferenas de significado entre elas.

em Excel, disponibilizada pela autora original no site www.koos.nu , e de seguida, transportados e analisados com o programa informtico SPSS 14,0.

Resultados e discusso

No que respeita validade de contedo, atravs da anlise Passo V Aprovao da autora original Foi enviada uma cpia da verso consenso Inglesa obtida ao autor original da escala para que fosse aprovada a verso obtida. A autora Ewa Roos aprovou e deu a sua permisso para continuar o estudo obtendo-se assim a verso portuguesa a apresentar ao painel de peritos. das cotaes atribudas pelos peritos existiu um acordo total em 16 das questes mantendo-se o seu contedo. Em 7 questes apesar de terem sido realizadas algumas sugestes de alterao, manteve-se a verso original portuguesa por se aproximar mais da verso original em ingls e manter todo o contedo de cada questo e por possurem uma boa facilidade de compreenso por parte PROCEDIMENTOS NA 2 FASE Verificao das caractersticas mtricas validade de contedo, a fiabilidade intra-observador e consistncia interna. dos utentes. Em 19 questes foram aceites as sugestes propostas devido ao facto de algumas das questes estarem confusas na forma como estavam elaboradas. Foram assim introduzidas alteraes que iam no sentido O painel de peritos analisou a validade de contedo da verso portuguesa do instrumento atravs de um questionrio. Este instrumento de recolha de dados requeria que cada item da FAOS fosse cotado segundo de clarificar a redaco, corrigir a semntica, especificar melhor determinadas actividades solicitadas, utilizar a mesma terminologia e o mesmo modo de construo frsica ao longo de todo o questionrio. As sugestes

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

26

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

aceites encontram-se mais correctas em termos de linguagem corrente mantendo todo o contedo da questo e apresentando uma melhor facilidade de compreenso por parte dos utentes e por se aproximar mais da verso original. Nas trs questes que solicitavam uma apreciao global e pessoal sobre a FAOS, 89% do painel concorda na generalidade com as questes da FAOS, sendo baixa a percentagem de peritos que retiraria ou acrescentaria alguma questo. Ao chegar a um consenso final relativo ao contedo de cada pergunta da verso portuguesa da FAOS, foi concludo pelos autores do estudo que, o nvel de consenso atingido foi elevado, pois, 81% das questes obteve uma concordncia total, sem sugesto de alteraes, de pelo menos 2/3 do painel. Em 19% das questes foram introduzidas algumas das alteraes introduzidas pelo painel de peritos. Como tal, considerase que o questionrio na nossa amostra apresenta validade de contedo. Na anlise da fiabilidade intra-observador por teste-reteste, verifica-se que cada sub-escala (sintomas; dor; funcionalidade, vida diria; funcionalidade, desporto e actividades de lazer; qualidade de vida), obteve como valor do ICC 0,876, 0,828, 0,909, 0,894 e 0,936 para uma significncia de 0,000. Pestana & Gageiro (2000), afirmam que considerado como bom indicador de consistncia um ICC com valor superior a 0,8. Assim sendo, os valores obtidos representam um valor elevado e, segundo estes autores so considerados como um bom indicador positivo de fiabilidade intra-observador. Estes resultados vo ao encontro dos valores obtidos pelo autor original da verso original da FAOS que obteve como resultados 0,86, 0,78, 0,70, 0,85 e 0,92 para cada sub-escala respectivamente. Na anlise da consistncia interna, verifica-se que cada sub-escala (sintomas; dor; funcionalidade, vida diria; funcionalidade, desporto e actividades de lazer; qualidade de vida), obteve como valor do Alpha de Cronbach = 0,821, 0,909, 0,956, 0,896 e 0,893. Fortin (2000), afirma que o coeficiente de Alpha de Cronbach () varia de 0,00 a 1,00 e que, o valor mais elevado denota uma maior consistncia interna. Com base no anteriormente exposto, constata-se que todas as sub-escalas possuem um bom indicador de consistncia interna, obtendo valores

similares aos valores obtidos pelo autor

original da

verso original da FAOS que obteve como resultados 0,88, 0,94, 0,97, 0,94 e 0,92 para cada sub-escala respectivamente.

Concluses

Conclui-se que a verso final Portuguesa da FAOS, na amostra em estudo, possui validade de contedo, fiabilidade intra-observador e consistncia interna, podendo por isso ser utilizada na prtica clnica, pelo que se considera importante a sua utilizao no sentido de melhorar a interveno da fisioterapia no desporto, ou outras reas, promovendo a qualidade da interveno. Este estudo apresenta como principal limitao validade externa, o facto de no se poder garantir a representatividade da amostra face populao portuguesa, devido ao reduzido nmero de sujeitos da amostra, devido ao facto de a amostra ter sido obtida/ seleccionada por convenincia e por ter sido obtida numa zona limitada do Pas, Lisboa. Tambm o facto de no se ter realizado um pr-teste com o objectivo verificar se o questionrio era de fcil compreenso para o utente, uma vez que se trata de um instrumento de auto preenchimento, representa outra limitao, esta relativa validade interna, no presente estudo. Pretendeu-se dar um primeiro contributo no processo de traduo e adaptao da FAOS, pelo que se sugere a realizao de estudos futuros com amostras mais representativas e que visem outras caractersticas mtricas que no foram agora contempladas, tais como: a validade de construo, validade critrios, sensibilidade e aceitabilidade pelos utentes, assim como algumas sugestes pertinentes, que se inserem no mbito da modificao da escala, levantadas pelo painel de peritos na analise da validade de contedo. Por ltimo, considera-se importante a validao de outros instrumentos de medida da funcionalidade da tbio-trsica e p, de forma a que os profissionais de sade tenham acesso a um leque mais alargado de instrumentos.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

27

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Bibliografia
Akseki, D; Pinar, H; Bozkurt, M & Yaldiz, K - Comparison of four evaluation systems used for ankle injuries. Acta Orthop Traumatol Turc (2002); 36 Suppl 1:87-91. Beaton, D; Bombardier, C; Guillemin, F & Ferraz, MS Recommendations for the Cross-Cultural Adaptation of Health Status Measures. American Academy of Orthopaedic Surgeons: Institute for Work & Health (2002). Disponvel em: http://www.dash.iwh.on.ca/assets/images/pdfs/ xculture2002.pdf, 20/06/06 s 17.30h. Cole, B., Finch, E., Gowland, C., Mayo, N. (1994). Physical Rehabilitation Outcome Measures (2ed). Toronto: Canadian Physiotherapy Association. Ferreira, P. L., Marques, F. B. (1998). Avaliao Psicomtrica e Adaptao Cultural e Linguistica de Instrumentos de Medio em Sade.: Princpios Metodolgicos Gerais. Coimbra: Universidade de Coimbra; centro de Estudos e investigao em sade; faculdade de economia Finch, E., Brooks, D., Stratford, P. W., Mayo, M. (2002). Physical Rehabilitation Outcome Measures A Guide to Enhanced Clinical Decisions (2ed). Toronto: Canadian Physiotherapy Association. Fitzpatrick, R., Davey, C., Buxton, M.J., Jones, D.R. (1998). Evaluating patient-based outcomes measures for use in clinical trials. Health Technology Assessment, 2 (14), 1-86. Disponvel em: http://www.ncchta.org/fullmono/mon214.pdf 1503-06 10:00 Fortin, M - O processo de investigao: da concepo realizao. 2 edio. Loures: Lusocincia; 2000. Henning, E - Fracturas do tornozelo e do p. In: Hebert, S & Xavier, R - Ortopedia e traumatologia: princpios e prtica .2 edio. Porto Alegre: ArtMed; 1998. Lynch, S.A. - Assessment of the Injured Ankle in the Athlete. Journal of Athletic Trainning (2002); 37 (4): 406-412. Nyska, M & Mann, G - The unstable ankle. Champaign: Human Kinetics; 2002. Pestana, MH & Gageiro, JN - Anlise de dados para cincias sociais: a complementaridade do SPSS. 2 edio. Lisboa: Edies Slabo; 2000. Rego, F., Reis, M. e Oliveira, R. Leses em Ginastas Portugueses de Competio das Modalidades de Trampolins, Ginstica Acrobtica, Ginstica Artstica e Ginstica Rtmica na poca2005/2006. Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto (2007); 1 (2): 25-31.

Relvas, H - Entorses da tbio-trsica- Mecanismos etiolgicos e avaliao. Fisioterapia (1990); 01 (03): 9-15. Robbins, S & Waked, E - Factors associated with ankle injuries Preventive measures. Sports Medicine (1998); 25 (1): 63-72. Roos, E.M., Brandsson, S., Karlsson, J. Validation of the Foot and Ankle Outcome Score for Ankle Ligament Reconstruction. Foot Ankle International (2001); 22 (10): 788-793. Rothstein, J.M., (1985). Measurement in physical therapy. New York : Churchill Livingstone. Sanderlin, BW & RASPA, RF - Common Stress Fractures. American Family Physician (2003); 68 (8): 1527-1532. Disponvel em: http://www.aafp.org/afp/20031015/1527.html, 13/ 07/06 s 11.30h Schuh, A & Hausel, M - Difficulties in evaluating follow-up outcome in calcaneus fracture managed with plate osteosynthesis. Is there a reliable score?. Unfallchirurg (2000); 103 (4): 295-300. Sim, J., Arnell, P. (1993). Measurement Validity in Physical Therapy Research. Physical Therapy, 73 (2), 102-109.

A verso integral deste estudo est disponvel na biblioteca da Escola Superior de Sade do Alcoito:

Domingues, F.; Pascoalinho, J. ; Esteves, J. (2006) Contributo para a adaptao e validao do instrumento de medida, Foot and Ankle Outcome Score (FAOS), para a realidade portuguesa. Monografia final do curso de licenciatura em Fisioterapia. Alcoito: Escola Superior de Sade do Alcoito. Cota M24 FT A06.

Artigo recebido a:13 de Outubro de 2007 Artigo revisto a: 01 de Novembro de 2007 Aceite para publicao a: 10 de Novembro de 2007

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

28

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

FAOS FOOT&ANKLE SURVEY IAPT INQURITO AO P & TORNOZELO Data de hoje : ____ / _____ / ______ Data de nascimento : ____ / _____ / _____

Nome : _______________________________________________________________

INSTRUES: Este inqurito solicita-lhe a opinio sobre o seu p/tornozelo. Esta informao ajudar-nos- a acompanhar a forma como se sente em relao ao seu p/tornozelo, bem como a sua aptido para realizar as actividades do dia-adia. Responda a cada questo assinalando com uma cruz o quadrado apropriado. Dever inscrever apenas uma cruz para cada questo. Se tiver dvidas quanto forma de responder a alguma questo, d por favor a melhor resposta que conseguir.

Sintomas Estas questes referem-se aos sintomas que experienciou no seu p/tornozelo na ltima semana.

S1. Tem inchaos no seu p/tornozelo? Nunca Raramente

Por vezes

Frequentemente

Sempre

S2. Sente ranger ou ouve estalar, ou qualquer outro tipo de rudo, quando movimenta o seu p/tornozelo? Nunca Raramente Por vezes Frequentemente Sempre

S3. O seu p/tornozelo prende ou bloqueia quando se move? Nunca Raramente Por vezes

Frequentemente

Sempre

S4. Consegue endireitar completamente o seu p/tornozelo? Sempre Frequentemente Por vezes

Raramente

Nunca

S5. Consegue flectir completamente o seu p/tornozelo? Sempre Frequentemente Por vezes

Raramente

Nunca

Rigidez As questes seguintes dizem respeito ao grau de rigidez que sentiu no seu p/tornozelo na ltima semana. Por rigidez entende-se a sensao de restrio ou de lentido aquando da movimentao das articulaes.

S6. Qual a gravidade da rigidez no seu p/tornozelo de manh logo aps acordar? Nenhuma ligeira Moderada Grave Extrema

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

29

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Esta questo refere-se aos sintomas que experienciou no seu p/tornozelo na ltima semana.

S7. Qual a gravidade da rigidez no seu p/tornozelo aps estar sentado, deitado ou aps ter repousado no final do dia? Nenhuma ligeira Moderada Grave Extrema

Dor P1. Com que frequncia sente dor no seu p/tornozelo? Nunca Mensalmente Semanalmente

Diariamente

Sempre

Qual a intensidade de dor que sentiu no seu p/tornozelo na ltima semana, durante as seguintes actividades?

P2. Torcer ou rodar sobre o p/tornozelo Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P3. Esticar completamente o p/tornozelo Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P4. Dobrar completamente o p/tornozelo Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P5. Caminhar numa superfcie plana Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P6. Subir ou descer escadas Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P7. noite quando est deitado na cama Nenhuma ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P8. Sentado ou deitado Nenhuma

ligeira

Moderada

Grave

Extrema

P9. Na posio de p Nenhuma

ligeira

Moderada

Grave

Extrema

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

30

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Funcionalidade, vida diria As questes seguintes dizem respeito sua funo fsica. Por isto queremos dizer a sua capacidade para se deslocar e para cuidar de si prprio. Para cada uma das seguintes actividades, indique por favor o grau de dificuldade que sentiu na ltima semana devido ao seu p/tornozelo.

A1. Descer escadas Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A2. Subir escadas Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A3. Erguer-se aps ter estado sentado Nenhum ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A4. Estar de p Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A5. Baixar-se at ao cho / apanhar um objecto Nenhum ligeira Moderado

Grave

Extremo

A6. Caminhar numa superfcie plana Nenhum ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A7. Entrar/sair do carro Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A8. Ir s compras Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A9. Calar pegas/meias Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A10. Erguer-se da cama Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A11. Tirar pegas/meias Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

Para cada uma das seguintes actividades, indique por favor o grau de dificuldade que sentiu na ltima semana devido ao seu p/tornozelo.

A12. Estar deitado na cama (virar-se, mantendo a posio dos joelhos) Nenhum ligeira Moderado Grave

Extremo

A13. Entrar/sair do banho Nenhum ligeira

Moderado

Grave

Extremo

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

31

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

A14. Sentar-se Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A15. Sentar-se/erguer-se da sanita Nenhum ligeira

Moderado

Grave

Extremo

A16. Tarefas domsticas que impliquem esforo (mover caixas pesadas, esfregar o cho, etc.) Nenhum ligeira Moderado Grave Extremo

A17. Tarefas domsticas leves (cozinhar, limpar o p, etc.) Nenhum ligeira Moderado

Grave

Extremo

Funcionalidade, desporto e actividades de lazer As questes seguintes dizem respeito sua funo fsica quando desenvolve uma actividade mais exigente em termos de esforo. As questes devem ser respondidas considerando o grau de dificuldade que sentiu na ltima semana devido ao seu p/tornozelo. SP1. Agachar-se Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

SP2. Correr Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

SP3. Saltar Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

SP4. Torcer/rodar sobre o p/tornozelo lesado Nenhum ligeira Moderado

Grave

Extremo

A questo deve ser respondida considerando o grau de dificuldade que sentiu na ltima semana devido ao seu p/ tornozelo. SP5. Ajoelhar-se Nenhum

ligeira

Moderado

Grave

Extremo

Qualidade de vida Q1. Com que frequncia se apercebe do seu problema no p/tornozelo? Nunca Mensalmente Semanalmente Diariamente

Sempre

Q2. Modificou o seu estilo de vida de forma a evitar actividades potencialmente prejudiciais ao seu p/tornozelo? Nada Ligeiramente Moderadamente Muito Totalmente

Q3. At que ponto est preocupado com a falta de confiana no seu p/ tornozelo? Nada Ligeiramente Moderadamente Muito Extremamente

Q4. Em geral, qual o grau de dificuldade que sente no seu p/tornozelo? Nenhum ligeira Moderado Grave

Extremo

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

32

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

PUB

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

33

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

34

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

REVISO DE LITERATURA

Whiplash Associado Prtica de Rguebi.


Diogo Campos1, Tiago Atalaia2
Fisioterapeuta. Escola Superior de Sade da Cruz Vermelha Portuguesa. Equipa Snior de Rguebi do Grupo Desportivo de Direito1 Correspondncia para: dcampos@esscvp.eu Fisioterapeuta. Escola Superior de Sade da Cruz Vermelha Portuguesa
2

Resumo Introduo: Como outras modalidades desportivas, o rguebi reveste-se de um ambiente tpico de uma modalidade colectiva, cujo objectivo o de lutar pela vitria, possvel atravs de um jogo de 80 minutos entre duas equipas. O seu carcter intensamente fsico, torna o atleta mais vulnervel ocorrncia de leses. A maior incidncia de leses associa-se ao atributo tcnico da placagem, que pode produzir um mecanismo de whiplash. Este mecanismo uma das formas possveis de originar leses da coluna cervical ou incapacidades associadas. Objectivo e Relevncia: O objectivo do trabalho perceber atravs de uma anlise de literatura, quais as actuais posies sobre esta temtica, quais os conceitos e definies actuais e qual a associao entre whiplash e rguebi. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, ISI Web of Science e ISI Web of Knowledge tendo sido seleccionadas 23 referncias pela sua relao directa quer leso em si, quer pela sua associao ao ambiente da modalidade rguebi. Resultados: Atravs de uma reviso de literatura, podemos verificar que importante uma viso bio-psico-social por parte do fisioterapeuta e restante equipa de sade, de forma a poderem ser identificados os factores de risco e indicadores de prognstico que permitem o desenvolvimento de estratgias de preveno ou interveno a este nvel, onde quer a sua definio bem como as implicaes a nvel do indivduo e atleta ainda no so consensuais. Discusso: O whiplash frequente no rguebi estando os atletas sujeitos a mltiplos mecanismos deste tipo ao longo da poca desportiva. Contudo existe uma baixa incidncia de leses associadas. Como tal, proposta uma avaliao que d particular importncia identificao de factores de risco, nomeadamente a existncia de sintomatologia prvia na coluna cervical, IMC <23, pescoo longo, atitude psicolgica negativa, factores psico-sociais externos, fadiga e a preparao e antecipao do impacto. Concluso: O ambiente desportivo e a forte atitude psicolgica associada modalidade podem ser a chave da baixa incidncia de leses por este mecanismo a nvel do rguebi. Uma normalizao da avaliao torna-se ento a chave de uma estratgia mais efectiva na preveno e abordagem s leses por mecanismo de whiplash. Palavras chave: Whiplash, Rguebi, Fisioterapia, Bio-psico-social, Leso Cervical, Coluna Cervical.

Abstract Introduction: As other sport activities, rugby is a collective sports performed in a typical sport environment were the goal is to achieve winning by the mean of an 80 minute game between two teams. Its an extreme physical intensity sport were the athlete is vulnerable to injury. The higher incidence of injury is associated to tackling, which can produce a whiplash mechanism. This mechanism is one of the possible ways that can lead to injuries of the cervical spine or associated disabilities. Objectives and Relevance: The goal of this paper is to understand which are the actual standings about this issue, its concepts and definitions and what kind of association between whiplash and rugby. Methods: We perform a search for references in PubMed, ISI Web of Knowledge and ISI Web of Science databases, finding 23 references that we selected because of its relation with whiplash and its association with rugby. Results: By means of a literature review, we could state the importance of a bio-psycho-social approach to this issue by the physical therapist and other elements of health professionals team, in order to identify risk factors and prognostic indicators that could help define a well supported and adequate prevention and intervention, in a field were whiplash definitions and its implications to the subject or athlete is still not consensual. Discussion: Whiplash is frequent in rugby. During rugby season the athletes suffer multiple mechanisms of this type. However the incidence of associated injuries is low. In this paper is suggests an evaluation that highlights the identification of risk factors, as the existence of previous symptomatic injury of the cervical column, BMI <23, long neck, negative psychological attitude, external psychosocial factors, fatigue and the preparation and anticipation of the impact. Conclusion: The sport environment associated to a strong psychological attitude of the rugby player could be the key aspect of the reported low incidence of whiplash-associated disabilities in rugby. A consensus on whiplash definition and assessment normalization could conduct to a more effective and adequate intervention in this condition. Key words: Whiplash, Rugby, Physiotherapy, Bio-psycho-social, cervical injury, cervical spine.

Introduo

ambiente rico em leses e condies clnicas de importncia acadmica e cientfica. O rguebi no

O ambiente desportivo sempre foi e sempre ser um

excepo.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

35

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

O rguebi um desporto com uma grande componente fsica, envolve muito contacto corporal e considerado uma forma de exerccio intenso (Gabbett, 2002; Sherrard, Lenne, Cassel, Stokes & Ozanne-Smith, 2002; Mashiko, Umeda, Nakaji & Sugawara, 2004). A sua prtica abrange desde os escales de formao a juniores e destes at aos jogadores seniores podendo estes ser amadores, semi-profissionais e profissionais, dando a cada um destes escales, e respectiva idade associada, diferentes necessidades fsicas e psicolgicas o que se reflecte na propenso para a leso (Gabbett, 2002; Hoskins, Pollard, Hough & Tully, 2006). Aos jogadores requerido uma combinao de velocidade, resistncia, fora e agilidade, de forma a torn-los capazes de dar resposta s exigncias do jogo em si mas tambm para conseguirem suportar o impacto da coliso em velocidade, e consequente lista de leses que da possam advir (Sherrard et al , 2002; Sye, Sullivan & McCrory, 2006). No rguebi actual, o atleta sujeito a uma elevada presso fsica e a um nmero de impactos com cargas a serem absorvidas em particular pela coluna cervical e lombar, alm dos membros inferiores (Hoskins et al, 2006; Castinell, Adam & Prat, 2007), com o impacto consequente a nvel da sua performance fsica (Gabbett, 2004).

O Rguebi

Como outras modalidades desportivas, o rguebi revestese de um ambiente tpico de uma modalidade colectiva, cujo objectivo o de lutar pela vitria, possvel atravs de um jogo de 80 minutos entre duas equipas. O seu carcter intensamente fsico, torna-o mais vulnervel ocorrncia de leses, como apontam os estudos de Sherrard et al (2002) onde, a modalidade rguebi contribui para a maior incidncia de leses em todos os desportos praticados na Austrlia, sendo que na Nova Zelndia constitui a maior forma de utilizao de subsdio de compensao por leso desportiva. Estas leses encontram-se associadas em maior incidncia placagem (Sherrard, et al, 2002; Gabbett, 2003; Mashiko et al, 2004; Best, McIntosh, Savage, 2005; Brooks, Fuller, Kemp, Reddin, 2005), gesto tcnico atravs do qual um jogador de rguebi impede a progresso no terreno do jogador adversrio. Sendo um gesto tcnico que na maioria das vezes aplicado em alta velocidade e potncia a um corpo em deslocamento, que constitui o corpo do oponente, esta coliso ou impacto pode conduzir a vrias leses que podem ir desde leso a nvel do membro superior (particularmente no complexo articular do ombro e punho), do membro inferior (mais incidncia no joelho e tibio-trsica) e outras regies (usualmente

O objectivo do trabalho perceber quais as actuais posies sobre esta temtica, quais os conceitos e definies actuais e qual a associao entre whiplash e rguebi, atravs de uma pesquisa e anlise aos termos whiplash, leso cervical e rguebi, nas bases de dados PubMed, ISI Web of Science, ISI Web of Knowledge,. Em nosso entender, necessrio proceder a uma breve descrio do ambiente relacionado com o rguebi, definir o conceito de whiplash, analisar a associao desta condio com o gesto desportivo, quais as incidncias, mecanismos de leso e factores de risco e indicadores de prognstico. Por fim esperamos proceder elaborao de pontos de vista, fruto da nossa pesquisa, que possam de alguma forma contribuir para a compreenso da temtica, perceber que estratgias de preveno podem ser adoptadas e elaborar linhas pesquisa futuras.

cabea, coluna cervical e tronco) (Sherrard et al 2002; Gabbett, 2003; Best, McIntosh e Savage, 2005; Brooks et al, 2005). Num estudo realizado por Browne (2006) num hospital de referncia para leses vertebrais peditricas australiano, onde durante 3 anos se registaram todas as ocorrncias de leses cervicais, o autor verificou que de 1745 episdios de leses da coluna cervical em crianas com menos de 15 anos, 1610 eram oriundos de acidentes de viao e atropelamentos, e os restantes 139 casos oriundos da prtica de desporto, sendo que 125 estavam relacionados com a prtica de rguebi. Por outro lado, a intensidade fsica desta modalidade desportiva leva a que a atitude psicolgica dos atletas seja de entrega total, aceitao do impacto associado modalidade e a capacidade de sofrimento e determinao essenciais vitria. Assim, levantam-se algumas questes

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

36

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

inerentes ao ambiente que podem levar a que o atleta minimize a sua leso ou os sintomas que possa estar a sentir, facto que deve levar a um maior cuidado por parte do fisioterapeuta e restante equipa de sade.

velocidade do impacto, maior seria este mecanismo dinmico e, dessa forma, maiores as consequncias a nvel cervical. Esta deduo seria igualmente aplicada aos acidentes de viao. No entanto, estudos recentes verificam que acidentes de viao de baixa velocidade

Whiplash

constituem a principal causa de whiplash (Quinlan, Annest, Myers, Ryan & Hill, 2004; Giannoudis, Mehta & Tsiridis,

Apesar de ainda no existir consenso quanto melhor definio de whiplash (Livingston, 2000), a que mais referenciada pelos artigos sobre esta temtica a da Quebec Task Force. Este grupo de trabalho foi criado para desenvolver uma definio de whiplash bem como guidelines para a abordagem s desordens associadas a esta condio clnica. A definio desenvolvida a seguinte:

2007), ou seja, impactos mais compatveis com aqueles que ocorrem no decorrer de um jogo ou treino de rguebi. Ento porque razo o whiplash no constitui a maior incidncia de leso nesta modalidade? Para nos ajudar a responder a esta questo necessitamos de entender quais so as incapacidades associadas ao mecanismo de whiplash.

Incapacidades associadas ao mecanismo de whiplash Whiplash um mecanismo de acelerao desacelerao de transferncia de energia para o pescoo. Pode resultar de uma coliso na retaguarda ou lateral de veculos motorizados, mas tambm pode ocorrer durante um mergulho ou de outros incidentes. O impacto pode resultar em leses sseas ou de tecidos moles (leso de whiplash), que por sua vez pode levar a uma variedade de manifestaes clnicas (Spitzer et al, 1995). Como vimos anteriormente, whiplash um mecanismo dinmico, no uma leso. Atravs deste mecanismo dinmico poderemos desenvolver disfunes e incapacidades em consequncia do stress aplicado s estruturas cervicais. Segundo a American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), os sintomas associados s leses por whiplash incluem dor e rigidez no pescoo, cefaleias, dor localizada De facto a palavra whiplash descreve um movimento dinmico, mas devido a esta analogia em relao ao movimento que ocorre a nvel do pescoo durante os acidentes de viao, tambm se viria a tornar num termo que designa uma leso do pescoo (Krafft, Kullgren, Lie & Tingvall, 2005). Apesar da origem do termo, este mecanismo lesivo pode decorrer de outras actividades, tais como o mergulho, rguebi; futebol americano, ski ou at numa aterragem dum avio (Spitzer et al, 1995; Montazem, 2006; Lark & McCarthy, 2007). Analisando o gesto desportivo de placagem, a brusca alterao da velocidade provocada pela coliso entre os dois atletas, provoca um mecanismo dinmico com consequente transmisso da energia cintica do impacto coluna cervical, ou seja, conduzindo a uma situao de whiplash. Assim sendo, seria de esperar que quanto maior a no ombro ou entre as omoplatas, dor lombar, dor ou dormncia no brao e/ou mo, tonturas, zumbidos, viso turva, dificuldade de concentrao ou de memria, irritabilidade, disturbios do sono e fadiga (AAOS, 2000). Estas alteraes podem no se manifestar de imediato mas sim ao longo das primeiras 48 horas, por vezes no se consegue estabelecer uma correlao directa entre a sintomatologia e os achados imagiolgicos (Quinlan et al, 2004; Giannoudis, Mehta & Tsiridis, 2007). Deste modo, sendo uma situao em que por vezes a componente psico-social supera a biolgica, crucial que a avaliao se centre numa viso bio-psico-social (Ferrari & Russel, 1999; Hendriks, Scholten-Peeters, van der Windt, Neeleman-van der Steen, Oostendrop & Verhagen, 2005; Holm, Carroll, Cassidy, Skillgate & Ahlbom, 2007). A forma como o indivduo reage ao mecanismo de whiplash preponderante para a sua capacidade de recuperao

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

37

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

e ocorrncia de sintomatologia. Vrios autores tm-se debruado sobre este tema, com o intuito de identificar os factores de risco e respectivos indicadores de prognstico.

fazendo registos com terminologias o mais consensuais possvel em relao especificidade da situao clnica e da modalidade desportiva, de forma a conseguir seleccionar informao pertinente que auxilie o

Factores de risco e indicadores de prognstico

fisioterapeuta a identificar os factores de risco, medi-los e, dessa forma, contribuir para uma abordagem mais

Na nossa pesquisa, a predisposio para a ocorrncia de incapacidades provocadas pelo mecanismo de whiplash encontra-se mais associada a indivduos do sexo feminino, com a severidade da leso a aumentar e capacidade de recuperao a diminuir com o avano da idade (Hartling, Pickett & Briston, 2002). Por outro lado, indivduos com uma atitude psicolgica mais forte e mais positiva esto menos predispostos ao aparecimento de sintomatologia do que aqueles com atitudes mais frgeis ou depressivas (Holm et al, 2007; Jones & Elklit, 2007). Tambm no que diz respeito constituio e morfologia corporal, indivduos com um ndice de massa corporal (IMC) baixo ou que tm um pescoo mais longo, possuem maiores probabilidades de desenvolverem leses pelo mecanismo de whiplash (Veronesi, 2005). Um atleta de rguebi, por possuir uma atitude psicolgica forte, inerente prtica e vivncia da modalidade, associado ao facto de possuir uma aptido fsico elevada, contribui para a diminuio da probabilidade de leso associada a whiplash , reduzindo igualmente os indicadores de mau prognstico. A estes factores podemos ainda associar que normalmente o atleta possui um IMC adequado, com um bom suporte muscular associado (Sherrard et al, 2002). Outro factor que tem vindo a ser estudado, relaciona-se com a antecipao do embate, isto , um indivduo que no se encontre preparado para o mecanismo de whiplash ou o impacto que o origina, aumenta a probabilidade de ocorrncia de sintomas (Giannoudis, Mehta & Tsiridis, 2007). Fazendo uma analogia para a vertente desportiva, a forma como o atleta encara e se prepara para o impacto, habitualmente correlacionados com o nvel de concentrao, contribui para a reduo da incidncia dos sintomas habitualmente provenientes deste mesmo mecanismo. Estes contedos devero ser includos na avaliao,

sustentada e estruturada (Fuller et al, 2007).

Discusso

O mecanismo de whiplash frequente no ambiente do rguebi. Dado o facto de se constituir uma modalidade de elevado ndice fsico e onde o contacto frequente, tornase importante a definio de estratgias de avaliao que identifiquem factores de risco para a ocorrncia de leses associadas ao mecanismo. Por outro lado, a existncia de sintomatologia prvia na coluna cervical, deve alertar o fisioterapeuta para uma abordagem que vise o aumento da preparao e antecipao do contacto. Para tal, dever ser realizado um trabalho consensual com a equipe tcnica para um correcto desenvolvimento das capacidades fsicas. Neste trabalho de equipa, o fisioterapeuta tem a obrigao de informar os demais elementos da equipa tcnica sobre os factores de risco, para que no momento da tomada de deciso estes sejam tidos em considerao. Seguindo esta linha de pensamento, e tendo por base a literatura consultada, enumeramos alguns factores de risco que devero ser debatidos com toda a equipe tcnica: IMC abaixo de 23: Dada a maior predisposio destes indivduos para algumas leses, dever ser efectuado um treino especfico de fora e resistncia muscular (Sherrard et al , 2002; Veronesi, 2005); Pescoo Longo: Tal como em outras alteraes morfolgicas, dever ser dada uma ateno particular a estes atletas, incidindo num programa de estabilizao dinmica cervical (incluindo trabalho de fora e resistncia) e automatizao da antecipao ao impacto (Incluindo trabalho de reeducao do gesto) (Veronesi, 2005); Atitude psicolgica: Identificar atletas com uma atitude mais negativa, de forma a poder dar

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

38

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

reforos positivos (Holm et al, 2007; Jones & Elklit, 2007); Factores psico-sociais externos: Identificar eventuais problemas pessoais que possam estar a afectar o atleta, influenciando negativamente a sua atitude psicolgica (Holm et al, 2007; Jones & Elklit, 2007); Fadiga: Deve ser tido em considerao que alguns estudos epidemiolgicos referem uma maior incidncia de leses desportivas durante a segunda parte do jogo, associando este facto fadiga (Gabbett, 2002; Best, McIntosh & Savage, 2005; Brooks et al, 2005). Como tal, e sempre que possvel, o tempo de exposio do atleta prtica desportiva, e consequentes possveis leses, dever ser reduzido. Nomeadamente em atletas com grande nvel de participao desportiva (como por exemplo os atletas que para alm da actividade desportiva no clube que representam, fazem parte da seleco nacional); Preparao e antecipao do impacto: A introduo do impacto dever ser progressiva e contnua ao longo da poca desportiva, existindo um cuidado particular para a avaliao do gesto desportivo (de placar e de ser placado), corrigindo eventuais erros que recrudesam os factores de risco (Sherrard et al, 2002) Vrias adaptaes s regras de jogo foram j efectuadas de modo a prevenir a ocorrncia de mecanismos de whiplash , nomeadamente a punio com expulso temporria a todas as placagens altas. Muitas vezes fcil pensar-se que num desporto onde permitido tanto contacto fsico, facilmente as regras podem ser esquecidas dando origem a leses. Analisando a literatura, podemos verificar que apenas 6% das leses ocorrem derivadas de uma tcnica que v contra as leis de jogo (na gria denominada por falta), o que um nmero bastante baixo principalmente se tivermos em considerao dados de outros desportos, como o futebol em que cerca de 44% das leses surgem de uma falta (Brooks et al, 2005). O fisioterapeuta que trabalhe no rguebi deve ter em ateno que todos os seus atletas vo ser sujeitos a

mltiplos mecanismos de whiplash ao longo da poca desportiva. Dessa forma, ele deve antecipar este facto atravs de uma avaliao continuada, que

preferencialmente deve comear antes da prpria poca desportiva, identificando potenciais factores de risco, permitindo o seu controlo e monitorizao de forma a minimizar as possveis incapacidades que da possam surgir. Tal s exequvel atravs de uma interaco biopsico-social com os atletas.

Concluso

O ambiente desportivo e a forte atitude psicolgica associada modalidade podem ser a chave da baixa incidncia de leses por este mecanismo a nvel do rguebi. Uma normalizao da avaliao torna-se ento a chave de uma estratgia mais efectiva na preveno e abordagem s leses por mecanismo de whiplash.

Bibliografia AAOS. (2000). Whiplash. Estados Unidos da Amrica: American Academy of Orthopaedic Surgeons. Disponvel online: http:// orthoinfo.aaos.org/fact/thr_report.cfm?Thread_ID=232 Best, J. P., McIntosh, A. S., & Savage, T. N. (2005). Rugby World Cup 2003 injury surveillance project. Br J Sports Med, 39(11), 812-817. Brooks, J. H., Fuller, C. W., & Kemp, S. P. (2005). 018 The Incidence, Severity and Nature of Cervical Injuries in Professional Rugby Union [Abstract]. Br J Sports Med, 39(6), 377. Brooks, J. H., Fuller, C. W., Kemp, S. P., & Reddin, D. B. (2005). Epidemiology of injuries in English professional rugby union: part 1 match injuries. Br J Sports Med, 39(10), 757-766. Browne, G. J. (2006). Cervical spinal injury in childrens community rugby football. Br J Sports Med, 40(1), 68-71. Castinel, B. H., Adam, P., & Prat, C. (2007). A stress fracture of the lumbar spine in a professional rugby player. Br J Sports Med, 41(5), 337-338. Ferrari, R., & Russell, A. S. (1999). Whiplash: heading for a higher ground. Spine, 24(1), 97-98. Fuller, C. W., Molloy, M. G., Bagate, C., Bahr, R., Brooks, J. H., Donson, H., et al. (2007). Consensus statement on injury definitions and data collection procedures for studies of injuries in rugby union. Clin J Sport Med, 17(3), 177-181. Gabbett, T. J. (2002). Physiological characteristics of junior and senior rugby league players. Br J Sports Med, 36(5), 334-339. Gabbett, T. J. (2003). Incidence of injury in semi-professional rugby league players. Br J Sports Med, 37(1), 36-43; discussion 43-34.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

39

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Gabbett, T. J. (2004). Influence of injuries on team playing performance in Rugby League. J Sci Med Sport, 7(3), 340-346. Giannoudis, P. V., Mehta, S. S., & Tsiridis, E. (2007). Incidence and outcome of whiplash injury after multiple trauma. Spine, 32(7), 776-781. Hendriks, E. J., Scholten-Peeters, G. G., van der Windt, D. A., Neeleman-van der Steen, C. W., Oostendorp, R. A., & Verhagen, A. P. (2005). Prognostic factors for poor recovery in acute whiplash patients. Pain, 114(3), 408-416. Holm, L. W., Carroll, L. J., Cassidy, J. D., Skillgate, E., & Ahlbom, A. (2007). Widespread pain following whiplashassociateddisorders: incidence, course, and risk factors. J Rheumatol, 34(1), 193-200. Jones, A., & Elklit, A. (2007). The association between gender, coping style and whiplash related symptoms in sufferers of whiplash associated disorder. Scand J Psychol, 48(1), 75-80. Krafft, M., Kullgren, A., Lie, A., & Tingvall, C. (2005). Assessment of Whiplash Protection in Rear Impacts. Sucia: Swedish Road Administration.Disponvel online: www.vv.se/filer/24498/ Folksam%20SRA%20whiplash%202005.pdf Livingston, M. (2000). Whiplash injury: why are we achieving so little? J R Soc Med, 93(10), 526-529. Mashiko, T., Umeda, T., Nakaji, S., & Sugawara, K. (2004). Position related analysis of the appearance of and relationship between post-match physical and mental fatigue in universityrugby football players. Br J Sports Med, 38(5), 617-621.

Quinlan, K. P., Annest, J. L., Myers, B., Ryan, G., & Hill, H. (2004). Neck strains and sprains among motor vehicle occupants-United States, 2000. Accid Anal Prev, 36(1), 21-27. Sherrard, J., Lenne, M., Cassell, E., Stokes, M., & Ozanne-Smith, J. (2002). Strategic Direction and Advice for Increasing Safe Participation in Physical Activity in the Australian Defence Fore: A Report for the Defence Health Service. Victoria - Australia: Monash University.Disponvel online: www.monash.edu.au/muarc/ reports/other/defence.pdf Spitzer, W. O., Skovron, M. L., Salmi, L. R., Cassidy, J. D., Duranceau, J., Suissa, S., et al. (1995). Scientific monograph of the Quebec Task Force on Whiplash-Associated Disorders: redefining whiplash and its management. Spine, 20(8 Suppl), 1S-73S. Sye, G., Sullivan, S. J., & McCrory, P. (2006). High school rugby players understanding of concussion and return to play guidelines. Br J Sports Med, 40(12), 1003-1005. Veronesi, J. (2005). After the crash: treating whiplash. Rn, 68(9), 40-44; qiuz 45.

Artigo recebido a: 8 de Outubro de 2007 Artigo revisto a: 10 de Novembro de 2007 Aceite para publicao:

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

40

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

41

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

42

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

REVISO DE LITERATURA

O Efeito da Varivel Tempo de Estiramento Esttico na Flexibilidade Muscular: uma reviso sistemtica da literatura.
Lus Coelho1
Fisioterapeuta. Consultrio e Clnica de Reabilitao, Lda1 Correspondncia para: coelholewis@hotmail.com

Resumo Introduo: A flexibilidade muscular pode ser caracterizada por diferentes variveis. Dentro dessas, o tempo de estiramento tem sido sujeito a um nmero limitado de estudos. Objectivos: Este estudo teve como principal objectivo a realizao de uma reviso bibliogrfica sistemtica centrada na varivel temporal de durao do estiramento esttico e seu efeito na flexibilidade muscular. Relevncia: O conhecimento da varivel tempo de estiramento pode ser considerado como de especial relevncia para o trabalho de alongamento realizado pelos fisioterapeutas no contexto clnico e pelos desportistas e treinadores no contexto desportivo, com vista optimizao dos resultados. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de artigos acerca da temtica, referente aos ltimos 15 anos de publicao (Fontes: Google, Medline, Medscape, PEDro, PhysioBase e Pubmed), assim como uma consequente anlise comparada dos artigos e discusso. Resultados: Verificou-se que tempos de estiramento de 30 segundos de durao parecem corresponder aos mais vantajosos no sentido do aumento das amplitudes de movimento activo. No parece verificar-se eficcia significativa na realizao de estiramentos analticos com um tempo de durao superior a 30 segundos, exceptuando as populaes com uma idade igual ou superior a 65 anos. Discusso: Tempos de estiramento com um tempo superior a 30 segundos parecem no ser vantajosos no aumento da amplitude de movimento pelo facto de esse tempo ser suficiente para a produo da mxima deformao plstica dos tecidos moles. Populaes mais envelhecidas necessitam de tempos de alongamento maiores devido natureza mais rgida dos tecidos. Apresentam-se, no artigo, diferentes recomendaes e linhas de orientao para a realizao de estudos futuros dentro da linha de investigao vigente. Concluses: O tempo de estiramento esttico considerado ideal parece corresponder a 30 segundos de durao, aumentando para um minuto para as populaes mais idosas. Palavras-Chave: Estiramento esttico, Tempo de estiramento, Flexibilidade, Amplitude de Movimento.

Abstract Introduction: Muscular flexibility is defined by different variables. Inside them, the time of static stretch has been reduced to a limited number of studies. Objectives: The purpose of this study was to undertake a systematic bibliographic review centred in the temporal variable of the static stretch duration and its effects on the muscular flexibility. Relevance: Knowledge about the time of static stretch variable may be considered as relevant for the stretching work done by physical therapists in the clinical context and by sportsmen and trainers in the sport context, with the results optimisation purpose. Methodology: It was realized a research about the theme, including the last 15 years of publication (from Google, Medline, Medscape, PEDro, PhysioBase e Pubmed), and a consequent comparative analysis of the articles and discussion was done. Results: It was verified that stretching times of 30 seconds of duration may correspond to the most advantages times if we want to gain range of motion. It seems that there is no relevant evidence that it is effective to do analytical stretch with a duration over 30 seconds, excepting people aged 65 years or older. Discussion: Times of stretching superior to 30 seconds may be disadvantage to gain range of motion, because that time seems to be sufficient to produce maximal tecidular deformation. Older populations need bigger times of stretching because of its rigid tecidular nature. Different recommendations and orientation lines for the realization of future studies inside the present line of investigation are presented in the article. Conclusions: Time of static stretch considered ideal seems to be 30 seconds duration, and it becomes one minute in the older persons. Key Words: Static stretching, Time of stretch, Flexibility, Range of motion.

Introduo

necessrio possuir uma amplitude de movimento sem restries e sem dor. Para que esta seja normal

De modo a ser possvel desempenhar a maioria das tarefas quotidianas funcionais, assim como actividades ocupacionais e recreativas, necessrio possuir uma

fundamental haver mobilidade e flexibilidade dos tecidos moles que circundam a articulao, ou seja, msculos, tecido conectivo e pele, e mobilidade articular.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

43

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Conceptualmente, a flexibilidade muscular tem sido definida em termos da amplitude de movimento disponvel por parte de uma articulao, amplitude essa dependente em grande parte da extensibilidade dos msculos. Podemos atender flexibilidade como a habilidade para mover uma articulao ou articulaes atravs de uma amplitude de movimento livre de dor e sem restries, dependente da extensibilidade dos msculos, que permite que estes cruzem uma articulao para relaxar, alongar e conter uma fora de alongamento (Kisner & Colby, 1998, p. 142, cap. 5). Um estiramento constitui um termo geral descritivo de qualquer manobra teraputica elaborada para aumentar o comprimento de estruturas de tecidos moles e, desse modo, aumentar a amplitude de movimento. Os estiramentos tendem a ser realizados frequentemente nos contextos clnico e desportivo, com todas as vantagens que os mesmos apresentam para a mobilidade e a preveno de leses e contraturas. Segundo Kisner & Colby (1998), existem trs mtodos bsicos de alongamento: alongamento passivo aplicado manual ou mecanicamente, inibio activa e auto-alongamento. A literatura internacional tem tratado do tema referindo-se ao estiramento esttico, nomeadamente aquele que realizado mantendo sempre a mesma amplitude de movimento ( este o tipo de alongamento que permite e facilita a realizao de estudos sobre flexibilidade). Os principais mtodos de estiramento esttico incluem o estiramento passivo manual (o tpico alongamento, realizado pelo terapeuta no contexto clnico ou pelo treinador no contexto desportivo), o estiramento passivo mecnico prolongado (realizado aplicando uma fora externa de baixa intensidade atravs do posicionamento do paciente com traco, pesos ou sistemas mecnicos), o estiramento mecnico cclico (mediante a utilizao de dispositivos mecnicos electrnicos) e o estiramento activo ou auto-alongamento (Kisner & Colby, 1998). A flexibilidade est dependente de diversas propriedades mecnicas e neurofisiolgicas do tecido contrctil e do tecido no contrctil. As propriedades neurofisiolgicas do tecido contrctil esto dependentes do funcionamento do fuso neuromuscular, do rgo tendinoso de Golgi e

das fibras neuronais associadas, estruturas envolvidas num complexo processo de inervao recproca (Kisner & Colby, 1998). As propriedades mecnicas do tecido muscular dependem dos sarcmeros e respectivas pontes transversas de actina e miosina. Quando um msculo alongado passivamente, o alongamento inicial ocorre no componente elstico em srie e a tenso aumenta agudamente. Aps certo ponto, ocorre um comprometimento mecnico das pontes transversas medida que os filamentos se separam com o deslizamento e ocorre um alongamento brusco nos sarcmeros (Flitney & Hirst, 1978). Se um msculo imobilizado na posio alongada por um perodo prolongado de tempo, o nmero de sarcmeros em srie aumenta, dando origem a uma forma mais permanente de alongamento muscular. O msculo ir ajustar o seu comprimento com o tempo de modo a manter a maior sobreposio funcional entre actina e miosina (Tardieu, Tabary, Tabary & Tardieu, 1982). As caractersticas mecnicas do tecido mole no contrctil esto dependentes das foras de sobrecarga e distenso tecidular, sendo que a curva sobrecarga distenso concebe o comportamento dos tecidos perante uma fora de deformao. Quando sobrecarregadas, inicialmente as fibras de colagneo alongam-se. Com sobrecarga adicional, ocorre deformao recupervel na amplitude elstica. Assim que o limite elstico alcanado, ocorre falha sequencial das fibras de colagneo e no tecido na amplitude plstica, resultando em libertao de calor (histeresis) e um novo comprimento quando a sobrecarga libertada (Threlkeld, 1992; Tillman & Cxummings, 1992). O comportamento visco-elstico dos tecidos moles durante um alongamento compe-se de uma deformao ou creep, o qual pode ser expresso por uma equao (Etnyre & Abraham, 1986): ndice de deformao = Fora aplicada / Coeficiente de elasticidade x Tempo A deformao muscular ser maior em msculos mais retrados (com menor Coeficiente de elasticidade) e depende proporcionalmente da Fora aplicada e do factor Tempo. Estes ltimos factores parecem concorrer de igual maneira para a deformao muscular aquando de um alongamento. Porm, tal s acontece segundo a perspectiva mecnica. Segundo a perspectiva

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

44

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

neurofisiolgica, a deformao das fibras musculares do fuso neuromuscular (fibras cuja contraco depende da velocidade de estiramento) est dependente mais do tempo do que da fora aplicada (Zachazewski, 1989, 1990). Neste contexto, possvel entender a importncia da realizao de estudos e revises da literatura acerca do tempo de durao de um estiramento muscular. Alis, a presente reviso constitui uma sistematizao dos resultados e concluses de estudos experimentais relativos respectiva temtica, sendo que o principal objectivo desta reviso consiste em analisar comparativamente as diversas investigaes que estudaram o efeito da varivel tempo de estiramento esttico na amplitude de movimento. Tais estudos possuem relevncia para a interveno do terapeuta e do professor de educao fsica, visto que o conhecimento do tempo de estiramento necessrio obteno de um mximo de prestao fsica dos utentes com o mximo de resultados. Em especial, o conhecimento vigente possui uma mxima relevncia para a interveno do fisioterapeuta na prtica desportiva, interveno essa que inclui a realizao sobrepujada de alongamentos. Metodologia Foi efectuada uma pesquisa na Internet, nas seguintes bases de dados: Google, Medline, Medscape, PEDro, PhysioBase e Pubmed, com enfoque unicamente nos ltimos 15 anos de publicao. Uma pesquisa inicial averiguou a inexistncia de artigos sobre o tpico em anlise em portugus. Da terem sido seleccionadas bases de dados com palavras-chave em ingls. A preferncia pelos ltimos 15 anos de publicao deve-se necessidade de incluir artigos fundamentais publicados neste perodo, ao mesmo tempo que se prima pela actualizao das publicaes. As seguintes palavras-chave fizeram parte da pesquisa: stretch, stretching , static stretching , flexibility, creep, muscular deformation, range of motion, time e duration. Foram includos somente estudos experimentais (de qualquer tipo), independentemente da populao em estudo. Os estudos seleccionados teriam de ter qualquer uma das palavras-chave principais referidas no ttulo ou

nas palavras-chave, excluindo todos aqueles que inclussem nos seus mtodos o controlo da durao do estiramento mas no tivessem como objectivo principal o seu estudo. Significa isto que foram seleccionados somente os estudos que possussem a varivel tempo de estiramento como varivel independente que se fez variar. Outros estudos incluem este parmetro; porm, o seu objectivo no corresponde utilizao desse parmetro como varivel manipulvel. Estes estudos no entram dentro dos objectivos especficos desta reviso bibliogrfica. Para alm disso, foram seleccionados somente os estudos em que o estiramento estudado correspondesse ao estiramento esttico , excluindo tcnicas como o hold-relax , o contract-relax , o alongamento balstico ou o estiramento com mobilizao passiva contnua. Aps a pesquisa, foi realizada uma anlise detalhada da bibliografia obtida, incluindo a realizao de fichas de leitura. A informao foi sistematizada num quadro inclusivo dos aspectos metodolgicos mais importantes (Quadro 1): amostra/ participantes, mtodos, resultados e concluses (os estudos esto ordenados por datas de publicao). Efectumos uma anlise global e parcial dos estudos que aparecem na Anlise dos Resultados e na Discusso. Resultados Foram encontrados somente cinco estudos relativos aos ltimos 15 anos, em que a varivel tempo de estiramento foi manipulada de modo a medir os diferentes efeitos na amplitude articular (varivel dependente). O seguinte quadro operacionaliza os estudos, apresentando os principais aspectos metodolgicos e procedimentais dos mesmos. Aps o quadro, efectuada uma discusso, a qual permite colocar alguns aspectos das investigaes em evidncia.

Discusso

Aps terem sido resumidos os principais aspectos relativos a cada um dos estudos em vigncia, procuramos agora analisar os procedimentos metodolgicos e os resultados. O primeiro estudo atendido, o estudo de Bandy e Irion (1994) apresenta-se bem definido em termos

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

45

Autor(es)/Ano
Gr up o m us c ula r te s ta d o : s q ui o ti b i a i s .M e d i o d a a mp li tud e d e a lo ng a me nto muscula r, a tra v s d e um g o ni me tro : re a li za d a a nte s d o s e s ti ra me nto s e 6 semanas aps os estiramentos. Medio da amplitude passi va de flexo/extenso do joelho, reali zada com participante em decbito dorsal e com anca flectida a 9,54, 9 0 . 4 g r u p o s : 3 g r u p o s r e a l i za r a m e s t i r a m e n t o s e s t t i c o s ( a ut o - a l o ng a m e nt o ) 5 d i a s p o r s e m a na , 60 seg.) - pr-teste: 50,07 39,21 9,59, ganho: 10,86; Grupo de controlo (n=1 5 ) - p r -te s te : 4 5 ,4 7 45,20 6,68, ganho: 0,27. 7 ,2 9 , p s - te s te : 4,92, ps-teste: durante, respectivamente, 15, 30 e 60 segundos. O 4 g rup o (c o ntro lo ) n o fo i s uje i to a e s ti ra me nto s . Os esti ramentos foram reali zados com o parti ci pante de p, colocando o membro inferior esquerdo em extenso numa superfcie elevada frente at ao ponto em que o sujeito comeava a sentir o alongamento muscular (a coluna manteve-se numa posio neutra). A partir deste ponto manteve-se a posi o e medi u-se o tempo de estiramento. O participante manteve-se numa posio fixa, sem apoio do terapeuta. ganho: 12,50; Grupo 3 (n=14, esti ramento de teste: 51,64 9,74, ps-teste: 39,14 Grupo 2 (n=14, estiramento de 30 seg.) - pr6 ,0 9 , p s - te s te : 4 6 ,3 6 7 ,9 2 , g a nho : 3 ,7 8 ; e s ti ra m e nto d e 1 5 s e g .) - p r - te s te : 5 0 ,1 4 que os estiramentos de tempos inferiores. No h diferenas entre o estiramento de 30 segundo e o esti ramento de 60 segundos. A reali zao de e s ti ra me nto s d e te mp o p ro lo ng a d o (ma i s d e 3 0 segundos) deve ser questionada e g a nho s d e a m p l i t ud e : G r up o 1 ( n= 1 4 , Mdias de amplitudes entre o pr e o ps-teste O estiramento de 30 segundos demonstrou ser mais efectivo no aumento da amplitude de movimento do

Sujeitos

Mtodos

Resultados

Discusso e Concluses

Bandy e Irion (1994)

N=57 (40 homens e 17 mulheres), com

Physical Therapy,

idades compreendidas entre os 21 e os

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I


Grup o mus c ula r te s ta d o : s q ui o ti b i a i s . Me d i o d a amplitude articular, atravs de um gonimetro: realizada a nt e s d o s e s t i r a m e nt o s e 6 s e m a na s a p s o s estiramentos. Medio da amplitude de flexo/extenso passiva do joelho direito, realizada com participante em decbito dorsal e com anca a 90 de flexo. 5 g rup o s : Grup o 1 re a li zo u tr s e s ti ra me nto s d e 1 m i n u t o c a d a ( 1 0 s e g u n d o s d e i n t e r va l o e n t r e o s estiramentos). Grupo 2 realizou 3 estiramentos de 30 seg. cada (10 seg. de intervalo). Grupo 3 realizou um estiramento de 1 min. Grupo 4 realizou um estiramento d e 3 0 s e g . G r up o 5 o g r up o d e c o nt r o l o . O s esti ramentos foram reali zados com o parti ci pante de p, colocando o membro inferior esquerdo em extenso Diferenas mdias (e significncia) entre o prte s te e o p s -te s te : Grup o 1 (1 0 ,5 0 g ra us a mai s; df=17, t=6,79, p<0.01), Grupo 2 (10,05 graus; df=18, t=6,70, p<0.01), Grupo 3 (10,45 graus, df=17, t=6,43, p<0.01), Grupo 4 (11,50 graus, df=17, t=7,23, p<0.01) e Grupo 5 (00,60 g r a us , d f= 1 9 , t= 1 , 3 9 , p > 0 . 0 1 ) . N o s e re g i sta ra m d i fe re na s si g ni fi ca ti va s e ntre o s g r up o s e xp e r i m e nt a i s ( F = 1 , 5 1 ; d f = 4 , 8 8 , p>0.05). Registaram-se diferenas significativas entre os g r up o s e xp e r i m e nt a i s e o g r up o c o nt r o l o (F=3,99, df=4,88, p<0.05). O e s t i r a m e nt o c o m 3 0 s e g und o s d e d ur a o apresenta-se como o mais efectivo. No h vantagens na realizao de estiramentos com mais de 30 segundos de durao, assim como no va nt a j o s a a p a s s a g e m d a f r e q u nc i a d e estiramento de 1 para 3 vezes por dia. 3 ,3 5

74(3):238-9

37 anos, com limitao da amplitude de

flexi bi li dade muscular dos squi oti bi ai s

(i.e. com pelo menos 30 graus de dfice

de flexi bi li dade; medi da da ampli tude

arti cular do joelho com anca a 90 de

fle x o ). 4 g rup o s: 3 g rup o s

experimentais e um grupo de controlo.

Bandy et al (1998)

N=93 (61 homens e 32 mulheres), com

P h y s i c a l T h e r a p y,

idades compreendidas entre os 21 e os

77(10):1090-6.

39 anos, com limitaes da amplitude

dos msculos squiotibiais (pelo menos

30 graus de encurtamento muscular).

5 g r up o s : G r up o 1 ( 1 2 ho m e ns , 6

mulhe re s ; i d a d e m d i a : 2 4 ,4 4

anos, limites: 21-31 anos). Grupo 2 (12

ho m e ns , 7 m ul he r e s ; i d a d e m d i a :

27,32 5,60 anos, limites: 21-31 anos).

Grupo 3 (12 homens, 6 mulheres; idade

mdia: 27,33 7,60 anos, limites: 21-39

anos). Grupo 4 (12 homens, 6 mulheres;

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

idade mdia: 24,78 2,37 anos, limites:

46

2 2 -2 9 a no s ). Grup o 5 (1 3 ho me ns , 7 4 ,7 9 coluna manteve-se numa posio neutra). A partir deste ponto manteve-se a posi o e medi u-se o tempo de esti ramento. O parti ci pante manteve-se numa posi o fixa, sem apoio do terapeuta. sujei to comeava a senti r o alongamento muscular (a

numa superfcie elevada frente at ao ponto em que o

mulhe re s ; i d a d e m d i a : 2 7 ,2 0

anos, limites: 22-36 anos) o grupo de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I


Grupo muscular testado: squiotibiais 3 grupos: 2 grupos realizaram estiramentos estticos e antes e depois da experincia. M e l ho r i a s s i g ni f i c a t i va s na a m p l i t ud e d e movimento activa e passiva (p<0.05) em ambos o s g r up o s e xp e r i m e nt a i s . M e l ho r i a s na a m p li tud e d e m o vi m e nto no s g r up o s e xp e r i m e nt a i s r e l a t i va m e nt e a o g r up o d e controlo (p<0.05). No se verificaram diferenas entre o grupo de "5 segundos" e o grupo de "15 s e g und o s " p a r a a a m p l i t ud e p a s s i va d e movimento. Porm, no respeitante amplitude acti va, o grupo de " 15 segundos" apresentou maiores valores de amplitude relativamente ao grupo de "5 segundos" (p<0.05). activos 3 vezes por semana, por um perodo total de 5 semanas, mantendo o estiramento por um tempo de 5 e 15 segundos, respectivamente. O grupo de controlo no realizou estiramentos. O tempo de estiramento foi controlado. O grupo de "5 segundos" realizou cada estiramento 9 vezes e o grupo de " 15 segundos" reali zou cada esti ramento 3 vezes (total de 45 seg. para cada grupo). Os esti ramentos foram realizados com o participante de p, colocando o membro inferior esquerdo em extenso numa superfcie elevada at ao ponto em que o sujeito comeava a sentir o alongamento muscular (a coluna manteve-se numa posio neutra). Me d i o d a a mp li tud e a rti c ula r p a s s i va e a c ti va d o jo e lho e s q ue r d o , a nt e s e d e p o i s d e r e a li za d o s o s estiramentos. Grupo muscular testado: squiotibiais. 4 grupos: Grupo 1 o grupo de controlo. Os grupos experimentais (2 a 4) realizaram estiramentos 5 vezes por semana, durante 6 semanas, com uma durao de 15, 30 e 60 segundos (cada) respectivamente. O s g r u p o s e xp e r i m e n t a i s e f e c t u a r a m , p o r d i a , 4 estiramentos (com variao na durao temporal), com um p e r o d o d e r e p o us o d e 1 0 s e g und o s e nt r e o s e s t i r a m e n t o s . O s e s t i r a m e n t o s f o r a m r e a l i za d o s passivamente com o apoio do terapeuta. O participante O e s t i r a m e nt o d e 6 0 s e g und o s p r o d uzi u melhores resultados do que o esti ramento de outras duraes (estiramento de 60 seg.: 2,4 de ganho de amplitude por semana; estiramento de 30 seg.: ganho de 1,3 por semana; estiramento de 15 seg.: ganho de 0,6 por semana). O s r e s ul t a d o s d o e s t i r a m e nt o d e 6 0 s e g . p e r s i s t i r a m d ur a nt e m a i s t e m p o d o q ue o s resultados dos estiramentos de tempos Tempos mais longos de estiramento resultam em ma i o re s g a nho s d e a mp li tud e d e mo vi me nto , sobretudo em sujeitos com mais idade. Nos i ndi vduos mai s i dosos, as caractersti cas dos tecidos moles podem explicar os ganhos de amplitude com tempos de estiramento de 60 seg., c a ra c te rs ti c a s n o p re s e nte s no re la ti vo a o s estudos respeitantes a populaes mais jovens. O grupo de controlo no apresentou alteraes A manuteno do estiramento por um tempo de 1 5 s e g und o s , e m o p o s i o a um te mp o d e 5 s e g und o s , r e s ul t a e m m a i o r e s g a nho s d e amplitude activa de movimento. N o e nt a nt o , um m a i o r t e m p o d e e s t i r a m e nt o poder no significar uma melhoria da amplitude articular passiva.

controlo.

Ro b e rts e W i ls o n

N=24, alunos uni versi tri os, membros

(1999) British

de um clube desportivo (19 rapazes e 5

J o ur na l o f Sp o r t s

raparigas), com uma mdia de idades

M e d i c i n e ,

de 20,5 1,35 anos. 3 grupos: 2 grupos

33(4):259-63

experimentais e um de controlo.

Feland et al (2001)

N= 6 2 ( i d a d e m d i a : 8 4 , 7

5 ,6 a no s ,

P hys i c a l T he r a p y,

limites: 65-97 anos) com encurtamento

81(5):1110-7

m us c ula r d o s m s c ulo s s q ui o ti b i a i s

(limitao de pelo menos 20).

4 grupos: Grupo 1 (n=13, idade mdia:

85,1 6,4 anos, limites: 70-97); Grupo 2

(n=1 7 , i d a d e m d i a : 8 5 ,5

4 ,5 a no s ,

li mi te s : 8 0 -9 3 a no s ); Grup o 3 (n=1 5 ,

idade mdia: 85,2 6,5 anos, limites: 65-

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

92 anos); Grupo 4 (n=17, idade

47

mdia: 83,2 da cabea, o membro de no teste estendido no colcho amplitude a mais 4 semanas aps o tratamento do que no pr-teste, comparativamente aos 0,7 e 0,8 dos grupos 2 e 3, respectivamente). e o membro a testar a ser esti rado pelo i nvesti gador mediante a realizao do straight-leg-raising test. Medi o da ampli tude passi va de movi mento com o participante em decbito dorsal e anca a 90 de flexo, mediante a utilizao de um gonimetro. Grupos musculares testados: bilateralmente, flexores e extensores da anca, adutores da anca, extensores do joelho e flexores plantares. F o ra m o b ti d a s 5 me d i e s b i la te ra i s d e a mp li tud e s a r t i c u l a r e s p a s s i va s ( f l e x o e e xt e n s o d a a n c a , abduo da anca, flexo do joelho e flexo dorsal da t b i o - t r s i c a ) , m e d i a nt e a ut i l i za o d e um M yr i n flexometer e de um gonimetro (para medir a abduo da anca). Reali zaram as medi es 2 i nvesti gadores, antes e depois de cada protocolo de treino. Os parti ci pantes reali zaram todos 4 protocolos. C ada protocolo tem um tempo total de estiramento(s) de 60 s e g . O p r i m e i r o p r o t o c o lo c o m p r e e nd e um s e s t i r a m e nt o d e 6 0 s e g . O s e g und o p r o t o c o lo compreende 2 esti ramentos de 30 segundos cada. O tercei ro protocolo compreende 4 esti ramentos de 15 s e g und o s c a d a . O q ua rto p ro to c o lo c o mp re e nd e 1 2 estiramentos de 5 segundos cada. O primeiro protocolo se rvi u d e co ntro lo p a ra o s o utro s. To d o s o s suje i to s re a li za ra m a to ta li d a d e d o s p ro to co lo s, numa o rd e m aleatri a, com pelo menos uma semana de i ntervalo entre cada protocolo, e com um espao de 48 horas sem realizao de actividade desportiva. Nos protocolos de estiramentos de 60 seg. no s e re g i s ta ra m q ua i s q ue r p ro g re s s o s relativamente aos protocolos de estiramentos de 3 0 se g und o s. Na fle x o d a a nca , a a mp li tud e mdia aumentou 8,3 aps a realizao de 1x60 seg., 9,4 aps 2x30 seg., 8,4 aps 4x15 seg. e 10,2 aps 12x5 seg. Na extenso da anca: 6,8 aps 1x60 seg., 6,3 aps 2x30 seg., 5,9 aps 4x15 seg. e 6,6 aps 12x5 seg. Na abduo da anca: 2,7 aps 1x60 seg., 5,5 aps 2x30 seg., 3,6 aps 4x15 seg. e 4,9 aps 12x5 seg. Na flexo do joelho: 3,8 aps 1x60 seg., 4,7 aps 2x30 seg., 4,0 aps 4x15 seg. e 3,3 aps 12x5 seg. Na flexo dorsal: 1,8 aps 1x60 seg., 2,8 aps 2x30 seg., 2,9 aps 4x15 seg. e 4,6 aps 12x5 seg. com estiramentos de menor durao. seg. de durao, mai or do que nos protocolos o c o rre u no p ro to c o lo d o s e s ti ra me nto s d e 3 0 O a ume nto ma i s s i g ni fi c a ti vo d a s a mp li tud e s todas as amplitudes de movimento. movimento foi obtido aps cada protocolo para U m i nc r e m e nt o d e t o d a s a s a m p l i t ud e s d e Os maiores ganhos de amplitude obtiveram-se com os estiramentos de 30 seg. e de 5 seg. Os ganhos de amplitude com os estiramentos de 5 s e g . d e ve r - s e - o a o g r a nd e nm e r o d e e s ti ra me nto s re a li za d o s . N o ho uve va nta g e ns si gni fi cati vas na reali zao de esti ramentos com mais de 30 seg.

4,6 anos, limites: 68-90

estava em decbito dorsal, com uma almofada debaixo

i nf e r i o r e s ( o g r up o 4 a i nd a p o s s ua 5 , 4 d e

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I


1 ,3

anos).

Loannis et al (2005)

13 parti ci pantes, jogadores de futebol

P hys i c a l Tr a i ni ng ,

c o m uma i d a d e m d i a d e 1 4 ,3

S ept 2005

anos.

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

48

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

metodolgicos, sendo que destrinou trs grupos bem definidos em termos dos tempos de estiramento: um grupo com 15 segundos de estiramento, outro grupo com 30 segundos de estiramento e outro com 60 segundos de estiramento. Os resultados levam a concluir que o estiramento de 30 segundos mais efectivo que o de 15 segundos e to eficaz quanto o de 60 segundos para melhorar a flexibilidade. Veremos que este no o nico estudo com este tipo de concluses. O estudo de Bandy et al (1998) incluiu o maior nmero de participantes jovens entre as investigaes apresentadas. Constitui um estudo de metodologia slida, sendo que controlou a varivel independente atravs de quatro grupos experimentais e um de controlo. Os participantes foram sujeitos a estiramentos estticos, com controlo do tempo e mtodo de estiramento (necessrio ao evitamento de compensaes articulares). Como esperado, foram encontradas diferenas entre os grupos experimentais e o grupo de controlo. Por outro lado, no foram verificadas diferenas significativas entre os diversos grupos experimentais, tendo-se concludo que um estiramento de 60 segundos no necessariamente mais eficaz no aumento das amplitudes de movimento do que um estiramento de 30 segundos. Aqui encontra-se uma semelhana com os estudos de Bandy e Irion (1994) e de Loannis et al (2005), os quais chegam a concluses similares. O estudo de Bandy et al (1998) tem uma importante limitao: no incluiu um grupo com um tempo de estiramento de menos de 30 segundos, como fizeram nos outros estudos. Teria sido importante faz-lo, pois ainda no est suficientemente explanada a efectividade da realizao de estiramentos com tempos de 10 ou de 20 segundos relativamente a 30 segundos de durao. Por outro lado, Roberts e Wilson (1999) cometeram o erro oposto, pois incluram dois grupos experimentais, um a realizar estiramentos de cinco segundos e outro a realizar estiramentos de 15 segundos, tendo inquinado a utilizao de grupos com maior tempo de estiramento. Obviamente que tal incluso grupal obrigaria ao aumento do tamanho da amostra, que, nesta reviso da literatura, a segunda mais pequena (n=24), comprometendo a validade externa

do estudo. Aparte estas limitaes, este o estudo que investiga os mais pequenos tempos de estiramento. Em termos de resultados, concluiu-se haver um maior ganho de amplitude de movimento para os estiramentos de 15 segundos do que para os estiramentos de cinco segundos; mas apenas no relativo amplitude activa de movimento. As diferenas no foram significativas no respeitante amplitude passiva de movimento. Tal facto contradiz os resultados do estudo de Bandy e Irion (1994), de Feland et al (2001) e de Loannis et al (2005), investigaes em que foram realizados os testes de medio da amplitude passiva. Parece podermos afirmar que teria sido importante realizar as medies das amplitudes activas de movimento nos outros estudos em anlise. Poderia ter sido obtido um conjunto de novas informaes, pois essa amplitude no est dependente da realizao de uma presso adicional por parte de um investigador, inclusivo da sua subjectividade (restando a questo da subjectividade da medio). Por outro lado, a medio da amplitude passiva de movimento apresenta-se como mais efectiva no sentido em que tal valor de amplitude est dependente unicamente da flexibilidade do grupo muscular a testar, excluindo o factor fora dos msculos antagonistas ao grupo muscular em teste; para alm disso, consegue-se obter o mximo de deformao muscular em alongamento, algo que no poderia suceder sem o auxlio de uma fora exterior ao sujeito. J no respeitante forma como os estiramentos foram realizados, nos trs estudos at agora analisados, estes corresponderam a estiramentos na posio de p, sem auxlio do investigador. Este auxlio corresponderia a um factor de subjectividade acrescida, limitando, de alguma forma, o estudo e o conjunto dos seus resultados. Ora precisamente esta a grande limitao do estudo de Feland et al (2001). O estiramento efectuado correspondeu ao straight-leg-raising test realizado, como se sabe, por um agente externo que impe uma certa fora adicional no estiramento. Tal procedimento poder ter-se devido ao facto de a populao em estudo possuir esta populao a realizao de estiramentos autnomos,

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

49

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

os quais requerem um maior esforo. No sabemos se o facto de terem sido realizados estiramentos passivos responsvel pelos resultados obtidos, os quais contrariam aquilo que Bandy e Irion (1994) e Bandy et al (1998) referiram relativamente ao estiramento com 60 segundos de durao. Feland et al (2001) concluram que o estiramento de 60 segundos mais eficaz na melhoria da flexibilidade do que os estiramentos de tempos inferiores. Para alm do tipo de estiramento realizado, tambm a populao estudada diferente. Os autores estudaram indivduos com 65 anos de idade ou mais anos. A explicao possvel poder residir sobretudo nas idades estudadas. Visto que a elasticidade muscular nos idosos menor (ex. Feland et al, 2001), poder ser necessrio um maior tempo de estiramento para que determinada deformao necessria ao alongamento total de um msculo possa surgir. Assim sendo, registar-se-iam diferenas maiores em tempos mais alargados. O estudo de Loannis et al (2005) apresenta-se aqui como especialmente relevante, pois foram efectuados pelos investigadores estiramentos passivos aos participantes, semelhana do que aconteceu no estudo anterior, mas os participantes eram adolescentes. Ora, tendo em conta que se concluiu no existirem vantagens na realizao de estiramentos com um tempo superior a 30 segundos, e tendo em conta que foram realizados estiramentos passivos, fortalece-se aqui a hiptese de que a razo pela qual os estiramentos de 60 segundos levam a resultados relevantes no estudo de Feland et al (2001) est na idade avana dos participantes. O estudo de Loannis et al (2005) possui uma metodologia diferente dos outros quatro estudos analisados. Os participantes no foram divididos em diversos grupos. Realizaram na sua totalidade os diversos tipos de estiramentos com pelo menos uma semana de intervalo entre os protocolos. um tipo de desenho de srie temporal, comum nos estudos quasi-experimentais, apesar de que, neste caso, o estudo, pelo facto de possuir aleatorizao e um protocolo que serve de grupo de controlo, preenche os critrios dos desenhos

O estudo prima pela originalidade metodolgica e por ter includo o mais abrangente conjunto de tipos de estiramento e o maior nmero de grupos musculares testados. Por outro lado, possui uma amostra muito reduzida (a mais pequena da reviso, n=13) e compreende uma populao desportiva. A diferena metodolgica torna o estudo dificilmente comparvel com os outros que foram analisados. As caractersticas da amostra dificultam a generalizao dos resultados obtidos com o estudo. Passemos agora a uma anlise ou discusso aprofundada dos resultados obtidos. A literatura acerca da temtica da flexibilidade pouco abundante. Muitos foram os estudos realizados acerca da influncia dos exerccios de flexibilidade na preveno de leses, assim como muitas so as investigaes que permitiram manipular as diferentes variveis relativas a diferentes mtodos de treino de flexibilidade ou diferentes posies de estiramento (msculos encurtados vs. msculos estendidos) de modo a se comparar os mesmos na sua eficcia no aumento da amplitude de movimento. Contudo, se tivermos em conta a varivel tempo de estiramento como factor a manipular nos estudos, , no mnimo, surpreendente o reduzido nmero de estudos publicados em lngua inglesa (ou mesmo noutras lnguas) que tm sido realizados com o referido objectivo. As razes para tal podero variar entre a considerao, por parte dos investigadores, da irrelevncia do tipo de estudo aludido, at consciencializao da dificuldade que tal tipo de estudo pode acarretar. A dificuldade que aqui apontamos constitui-se na possibilidade de a realizao de estiramentos durante um maior perodo de tempo poder constituir um factor de sobrecarga e fadiga para os participantes dos estudos, levando a que sujeitos pertencentes aos grupos de maiores tempos de estiramento possam, eventualmente, reagir com certa contrariedade. Por outro lado, sublinhando agora a questo da irrelevncia do tipo de estudo realizado, possvel que os investigadores se sintam mais motivados para a realizao de investigaes em que as variveis independentes possam revelar uma diferena mais significativa entresi. Eventualmente, para muitos autores, o tipo de

experimentais.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

50

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

estiramento realizado importa mais no aumento da flexibilidade do que o tempo dedicado ao estiramento; esquecendo a importncia da varivel temporal, que o mesmo ser dizer que podero subestimar a tendncia teortica dos diversos dados cientficos de base neurofisiolgica e biomecnica, que o de afirmarem que necessrio um perodo mnimo de tempo para que o estiramento possua determinado efeito. Em concordncia com o que anteriormente ficou dito, no podemos deixar de sublinhar o quanto poder ser inditoso realizar uma reviso bibliogrfica com um nmero to parco de estudos. De modo a se compensar tal limitao quantitativa, procurou-se analisar os quatro estudos presentes com um rigor qualitativo mnimo. Desta anlise tentamos tirar algumas concluses. Porm, tendo em conta a j referida escassez numrica dos estudos da natureza vigente, tentamos sobretudo retirar desta reviso um conjunto de linhas de orientao para a realizao de estudos futuros. Todos os estudos, exceptuando Loannis et al (2005), investigaram a flexibilidade dos msculos squiotibiais, o que se deve ao facto de ser este o grupo muscular com maior tendncia para o encurtamento muscular (Bertherat, 1976; Busquet, 1998; Souchard, 2004) e um dos que mais facilmente pode ser testado no respeitante amplitude de movimento. Todos os estudos incluem na amostra maior nmero de homens do que de mulheres, o que se relaciona com os critrios impostos de um mnimo de limitao articular do joelho, associados ao facto de que os homens so, em mdia, menos flexveis do que as mulheres, tal como estudos recentes to bem tm mostrado (Youdas et al, 2005). Alis, em nenhum dos estudos houve diviso dos resultados da varivel dependente pelos diferentes sexos, ficando sem se saber se o comportamento dos resultados tem exactamente a mesma expresso em ambos os sexos. Todos os estudos incluram critrios de incluso na amostra, assim como critrios precisos de medio do tempo de estiramento. Em todos os estudos, a amplitude de movimento foi mensurada mediante a utilizao de um gonimetro, incluindo mtodos de avaliao da fiabilidade como o desenho teste-reteste. Apenas em Loannis et al (2005) foi

utilizado outro instrumento para alm do gonimetro, na medio da maioria das amplitudes de movimento. Em todos os estudos, os estiramentos efectuados no foram precedidos de aquecimento ou exerccio prvio. Este um aspecto de importncia cabal, pois tal como estudos (clssicos e recentes) tm demonstrado, a amplitude de movimento aquando da realizao de um estiramento poder ser mais elevada se o treino de flexibilidade for precedido de aquecimento directo (Henricson, 1985; Lehman et al, 1970; Lespargot, Robert & Khouri, 2000; Zachazewski, 1989, 1990) ou na forma de exerccio (Anderson, 2005; Gillette, 1991; Johansson et al, 1999; Smith, 1994). Seria difcil objectivar os resultados obtidos se diferentes sujeitos tivessem realizado alguma forma de aquecimento, pois tarefa complexa operacionalizar os efeitos desse mesmo aquecimento em diferentes indivduos. Os primeiros trs estudos analisados (Bandy & Irion, 1994; Bandy et al, 1998; Roberts & Wilson, 1999) foram muito semelhantes entre si em termos das idades dos participantes e do tipo de estiramento realizado, diferindo cabalmente do quarto (Feland et al, 2001) no respeitante a esses factores. Este ltimo incluiu uma populao mais velha. Loannis et al (2005) incluram, por outro lado, a mais jovem e activa das populaes, tendo em comum com o estudo de Feland et al (2001) somente o facto de tambm ter utilizado estiramentos passivos no tratamento experimental. Em termos dos resultados alcanados, no seu conjunto, os diversos estudos permitiram concluir que a varivel tempo de estiramento significativa no respeitante ao ganho de flexibilidade. Os estudos de Bandy e Irion (1994), de Roberts e Wilson (1999) e de Feland et al (2001) permitem concluir que tempos de estiramento mais elevados resultam num maior ganho de flexibilidade. Os estudos de Bandy e Irion (1994), de Bandy et al (1998) e de Loannis et al (2005) levam a concluir que 30 segundos correspondem ao tempo ptimo de realizao de um estiramento. Todos estes estudos concluem que um tempo maior de estiramento (para alm de 30 segundos) no mais vantajoso no ganho de flexibilidade. Por outro lado, o estudo de Feland et al (2001) no corrobora estes resultados, tendo demonstrado que o tempo de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

51

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

estiramento de 60 segundos levava a ganhos de flexibilidade superiores aos obtidos com estiramentos com uma durao de 30 segundos. Como explicar estas divergncias? Uma anlise cuidadosa e reflectida dos estudos, de outra literatura encontrada, e at da experincia clnica partilhada por terapeutas e professores de educao fsica, poder ajudar a esclarecer a questo dos tempos necessrios aos estiramentos. Nos diversos estudos, duas variveis foram

Da se explica que um estiramento de 15 segundos seja mais efectivo que um estiramento de cinco segundos (Roberts & Wilson, 1999) ou que um estiramento de 30 segundos seja mais eficaz que um estiramento de tempo inferior (Bandy & Irion, 1994; Feland et al, 2001). Por outro lado, como se explica que a partir de 30 segundos no parea existir qualquer vantagem em termos do aumento da flexibilidade, como referido por Bandy e Irion (1994), Bandy et al (1998) e Loannis et al (2005)? A explicao parece residir no facto de 30 segundos constituir o tempo necessrio para que a deformao tecidular possa vencer a resistncia do reflexo miottico de encurtamento e a resistncia mecnica do prprio tecido msculo-tendinoso. A partir do momento em que a deformao mxima foi obtida, o prolongamento da posio de deformao no apresenta vantagens, pois o tecido mole passou a apresentar uma certa libertao, uma pequena margem de amplitude que faz com que a tenso de estiramento passe a ser progressivamente menor. Se no estudo de Feland et al (2001) os resultados indicam que um estiramento superior a 60 segundos apresentou vantagens porque foi realizado um estiramento em tecidos moles de pessoas com mais idade, ou seja, em msculos com capacidade de deformao mais lenta (mais stiffness). Significa isto que, proporcionalmente, em pessoas de idade mais avanada, um estiramento de maior durao tem os mesmos efeitos que um de menor durao em indivduos mais jovens. A explicao proposta apoiada pelos dados. Uma rpida verificao da tabela, nomeadamente coluna dos resultados dos estudos, permite perceber que os ganhos de graus de amplitude que os jovens dos estudos de Bandy e Irion (1994) e de Bandy et al (1998) conseguiram em seis semanas com estiramentos de 30 segundos ou que os adolescentes do estudo de Loannis et al (2005) conseguiram durante um perodo semelhante com estiramentos com a mesma durao so muito similares aos ganhos de graus de amplitude que os idosos de Feland et al (2001) conseguiram com estiramentos de 60 segundos, tambm em seis semanas. O ponto de deformao mxima dos tecidos musculares dos idosos demora mais tempo a ser obtido do que um ponto de deformao equivalente nos jovens.

particularmente controladas: o nmero de estiramentos e o tempo de durao do estiramento. Os dois factores foram conciliados de modo a que o tempo total de estiramento pudesse ser equitativo nos diferentes grupos testados. Assim, podiam ser realizadas verdadeiras comparaes entre os grupos em termos do tempo de estiramento realizado. Agora, a questo tem de se colocar da seguinte maneira: ser que merece a pena prolongar um estiramento para alm de um determinado perodo de tempo? Ser que existe um tempo ptimo/ideal para que a realizao de estiramentos seja mais eficiente? E esse tempo variar segundo factores como a idade, gnero, grupos musculares testados e condio clnica presente?... Diversas razes tm sido apresentadas para defender a realizao de estiramentos com um tempo mnimo de durao. Essas mesmas razes podero explicar os resultados consecutivos relativos aos estudos analisados. Referimo-nos s questes de ordem mecnica e neurofisiolgica que foram apresentadas na introduo. necessrio um perodo de tempo mnimo de estiramento para que possa ser inibido o reflexo miottico de encurtamento das fibras musculares alongadas, por um lado, e para que possa ser obtida uma deformao adicional dos componentes visco-elsticos do msculo, por outro (Threlkeld, 1992, Tillman & Cxummings, 1992). Seguindo a lgica da equao ndice de deformao = Fora aplicada / Coeficiente de elasticidade x Tempo, pode ser argumentado que o ganho de flexibilidade (dependente da quantidade de deformao tecidular obtida) est dependente do tempo de estiramento, numa razo de proporcionalidade directa. O mesmo ser dizer que quanto mais longo for o estiramento mais vantagens da advm para o ganho de flexibilidade (Zachazewski, 1989, 1990).

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

52

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

As propriedades biomecnicas do tecido muscular alteramse significativamente com a idade, com os idosos a possurem uma resposta mecnica da unidade contrctil ao alongamento mais lenta, em parte devido progressiva transformao do tecido muscular em tecido conectivo, ao aumento do contedo tecidular de colagneo, maturao e aumento do nmero de cross-links elsticos e diminuio da quantidade tecidular de gua, elastina e glicosaminoglicanos (James & Parker, 1980; Kappeler & Epelbaum, 2005; Oken et al, 2006). O estudo de Loannis et al (2005) o nico que fornece alguma evidncia de que o nmero de estiramentos to importante quanto o tempo de durao do estiramento propriamente dito no que diz respeito aos ganhos de flexibilidade. Os dados assim o sugerem, demonstrando ganhos de amplitude aps a administrao do protocolo dos 12 estiramentos de cinco segundos comparveis aos ganhos aps a administrao do protocolo de dois estiramentos de 30 segundos. Sendo assim, este estudo contraria mais directamente os resultados de Bandy et al (1998), investigao em que os mesmos parmetros foram objecto de anlise prpria, tendo-se verificado que no se registavam alteraes relevantes no aumento do nmero de estiramentos. Que tipo de explicao pode ser avanada para tal discrepncia? Podemos avanar que, provavelmente, um aumento de um para trs estiramentos pode no ser significativo para produzir resultados relevantes. Eventualmente, se Bandy et al (1998) tivessem criado outros grupos em que o aumento da frequncia de estiramentos seria de um para, por exemplo, seis ou nove ou doze, seria possvel deparar-nos com resultados mais significativos. A diferena justifica-se, pois tal como argumentou Taylor et al (1990), necessrio um mnimo de quatro repeties do mesmo estiramento para se produzir uma mxima deformao tecidular

mtodo de tornar objectivos os dados que os modelos teorticos sustentam. Da a necessidade de realizar mais estudos futuros sobre a temtica vigente. A anlise realizada na presente reviso bibliogrfica poder ajudar a criar linhas de orientao metodolgica e heurstica para futuros estudos a realizar. Recomenda-se, portanto, que sejam realizados estudos com amostras mais estratificadas, divididas em grupos de diferentes tempos de estiramento (ex. cinco segundos, 10 segundos, 15 segundos, 20 segundos, 30 segundos, 45 segundos, 60 segundos, 90 segundos, 120 segundos), com controlo (e estratificao mais abrangente) do factor frequncia do estiramento, e com incluso e controlo dos factores sexual e etrio e da forma como estes se relacionam com os resultados obtidos. Ser vantajosa a realizao de estudos com populaes de diferentes idades, como por exemplo, adolescentes, adultos jovens, adultos de Meia-idade e sujeitos com 65 anos ou mais, com controlo inclusivo das variveis desportiva, ocupacional, profissional e nutricional. Quanto mais avanada for a idade dos participantes, mais importante ser a incluso de grupos com a realizao de estiramentos de maior durao. Ser fundamental a realizao de estudos futuros em que as diferentes populaes sejam submetidas ao mesmo tipo de estiramento, efectuado pelo mesmo investigador e realizado com duraes diferentes em grupos correctamente estratificados. Os estudos a efectuar no futuro devero ter em conta a realizao de dois grandes tipos de estiramento esttico: o estiramento em cadeia funcional realizada autonomamente pelo participante e o estiramento analtico efectuado passivamente pelo investigador. importante perceber se h ou no diferenas em termos da forma como o estiramento realizado, no respeitante aos tempos de estiramento e consequentes ganhos na flexibilidade. Recomenda-se, em acrescento, a realizao de

Recomendaes para a realizao de estudos futuros Apesar de existir uma grande quantidade de literatura respeitante s alteraes biomecnicas e neurofisiolgicas subjacentes ao treino de flexibilidade, a temtica em questo peca por uma grande escassez de estudos experimentais, os quais compreendem o nico

estiramentos durante pelo menos seis semanas, semelhana do que foi realizado na grande parte dos estudos analisados. Um tempo superior a este poder ser ainda mais recomendvel. Para alm disso, recomendvel a realizao entre quatro e dez estiramentos por dia, pois quatro corresponde ao nmero mnimo de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

53

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

estiramentos necessrios ao mximo alongamento tecidular, enquanto que mais de 10 estiramentos parece ser desnecessrio na obteno de mais deformao dos tecidos (Taylor et al, 1990). No respeitante medio da amplitude de movimento, efectuada tanto no pr-teste como no ps-teste, seria vantajosa a medio tanto da amplitude passiva (com presso adicional) como da amplitude activa de movimento em cada participante. A medio dever sempre ser realizada em decbito dorsal com a anca flectida a 90, tal como efectuado nos estudos analisados (isto se nos estivermos a referir aos msculos squiotibiais). No se recomenda a efectuao de medies da amplitude com testes como a medio do comprimento do espao entre os dedos e o cho com o participante inclinado frente, entre outros, pois no so suficientemente especficos, dependendo muitos destes testes da flexibilidade de diferentes grupos musculares. Ainda em termos da medio efectuada, recomenda-se, dentro do possvel, a efectuao de testes de fiabilidade, do tipo intra-observador (teste-reteste) e inter-observador. O ideal corresponde realizao de vrias medies (no mnimo trs) e efectuao de uma mdia final das mesmas. Para alm dos mtodos de avaliao, importa recomendar a realizao de estudos incluindo outros grupos musculares para alm dos squiotibiais. fundamental escolher grupos com tendncia para o encurtamento e que facilitem a medio angular; o caso do tricpete sural, grupo muscular fcil de estirar e de avaliar. No domnio da investigao dos tempos dos exerccios de flexibilidade est quase tudo por fazer, e esta limitao dificilmente pode deixar de se repercutir negativamente no mundo das experincias clnica e desportiva.

utilizao de metodologias renovadas, incluindo a utilizao de diferentes tempos de estiramento aplicados a diferentes grupos musculares. Bibliografia
Andersen, J.C. (2005). Stretching before and after exercise: effect on muscle soreness and injury risk. J Athl Train, 40(3), 218-220. Bandy, W.D., & Irion, J.M. (1994). The effect of time on static stretch on the flexibility of the hamstrings muscles. Phys Ther, 74(9), 845-850. Bandy, W.D., Irion, J.M., & Briggler, M. (1998). The effect of time and frequency of static stretching on flexibility of the hamstrings muscles. Phys Ther, 77(10), 1090-1096. Etnyre, B.R., & Abraham, L.D. (1986). Gains in range of ankle dorsiflexion using three popular stretching techniques. Am J Phys Med, 65, 189-196. Feland, J.B., Myrer, J.W., Schulthies, S.S., Fellingham, G.W., & Measom, G.W. (2001). The effect of duration of stretching of the hamstring muscle group for increasing range of motion in people aged 65 years or older. Phys Ther, 81(5), 1110-1117. Flitney, F.W., & Hirst, D.G. (1978). Cross bridge detachment and sarcomere give during stretch of active frogs muscle. J Physiol 276, 449-465. Gillette, T.M. (1991). Relationship of body core temperature and warm-up to knee range of motion. J Orthop Sports Phys Ther, 13(3), 126-131. Henricson, A.S. (1985). The effect of heat and stretching on range of hip motion. J Orthop Sports Phys Ther, 6(2), 269. James, B., & Parker, A.W. (1980). Active and passive mobility of lower limb joints in elderly men and women. Am J Phys Med Rehabil, 68, 162-167. Johansson, P.H., Lindstrm, L., Sundelin, G., Lindstrm, B. (1999). The effects of preexercise stretching on muscular soreness, tenderness and force loss following heavy eccentric exercise. Scand J Med Sci Sports, 9(4), 219:225. Kappeler, L., & Epelbaum, J. (2005). Biological aspects of longevity and ageing. Rev Epidemiol Sante Publique, 53(3), 235241. Kisner, C., & Colby, L. (1998). Exerccios teraputicos: fundamentos e tcnicas (3 edio). So Paulo: Editora Manole Ltda. Lehman, J.F., Masock, A.J., Warren, C.G., & Koblanski, J.N. (1970). The effect of therapeutic temperatures on tendon extensibility. Arch Phys Med Rehabil, 51, 481-487. Lespargot, A., Robert, M., & Khouri, N. (2000). Stretching the triceps surae muscle after 40 degrees C warming in patients withcerebral palsy. Rev Chir Orthop Reparatrice Appar Mot, 86(7), 712-717. Loannis, T., Christos, G., Nikolaos, Z., Aikaterini, V., & Efstratios, V. (2005). The effect of stretching duration on the flexibility of lower extremities in junior soccer players. Physical Training, September.

Concluses De acordo com os estudos analisados, o tempo de estiramento esttico considerado ideal parece corresponder a 30 segundos de durao. Porm, em indivduos com idades mais avanadas, esse tempo parece aumentar, devido natureza mais rgida dos

tecidos. Recomenda-se a realizao de estudos com a

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

54

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Oken, B.S., Zajdel, D., Kishiyama, S., Flegal, K., Dehen, C., Haas, M., Kraemer, D.F., Lawrence, J., & Leyva, J. (2006). Randomized, controlled, six-month trial of yoga in healthy seniors: effects on cognition and quality of life Altern Ther Health Med, 12(1), 40-47. Roberts, J.M., & Wilson, K. (1999). Effect of stretching duration on active and passive range of motion in the lower extremity. Br J Sports Med, 33(4), 259-263. Smith, C.A. (1994). The warm-up procedure: To stretch or not to stretch. A brief review. J Orthop Sports Phys Ther, 19(1), 12-17. Tardieu, C., Tabary, J.C., Tabary, C., & Tardieu, G. (1982). Adaptation of connective tissue length to immobilization in the lengthened and shortened position in cat soleus muscle. J Physiol (Paris), 78, 214-220. Taylor, D.C., Dalton, J.D., Seaber, A.V., Garrett, W.E. (1990). Viscoelastic properties of muscle-tendon units: the biomechanical effects of stretching. Am J Sports Med 18, 300-309. Threlkeld, A.J. (1992). The effects of manual therapy on connective tissue. Phys Ther, 72, 893-902.

Tillman, L.J., Cummings, G.S. (1992). Biologic mechanisms of connective tissue mutability. In: Currier, D.P., Nelson, R.M. (Eds.). Dynamics of human biologic tissues. Philadelphia: FA Davis. Youdas, J.W., Krause, D.A., Hollman, J.H., Harmsen, W.S., & Laskowski, E. (2005). The influence of gender and age on hamstring muscle length in healthy adults. J Orthop Sports Phys Ther, 35(4), 246-252. Zachazewski, J.E. (1989). Improving flexibility. In: Scully, R.M., Barnes, M.R. (Eds.). Physical Therapy. Philadelphia: JB Lippincott. Zachazewski J.E. (1990). Flexibility in sports. In: Sanders, B. (Ed.). Sports Physical Therapy. Norwalk: Appleton & Lange.

Artigo recebido a: 30 de Maio de 2007 Artigo revisto a: 28 de Outubro de 2007 Aceite para publicao: 05 de Novembro de 2007

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

55

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

56

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

REVISO DE LIVROS
Shoulder Rehabilitation: Non-Opera-tive Treatment Todd S. Ellenbecker
New York, NY: Thieme, 2006 180 pginas, 220 ilustraes; Softcover ISBN 978-1-58890-370-9, US $49,95 ISBN 978-3-13-140221-9, EU 39,95

Shoulder Rehabilitation: Non-Opera-tive Treatment um livro editado por um prestigiado Fisioterapeuta americano (Director of Physiotherapy Associates Scottsdale Sports Clinic in Scottsdale, Arizona e Chairman of the USTA Sport Science Committee) com uma vasta experincia na rea, que apresenta, analisa e discute os conhecimentos mais recentes relacionados com a evidncia no tratamento de Fisioterapia das perturbaes msculo-esquelticas do complexo articular do ombro (CAO), fornecendo guidelines orientadoras dos planos de interveno para as diferentes condies.

conflito, especifica de forma clara, lgica e objectiva a fisiopatologia, classificao dos diferentes tipos de conflito bem como as diferentes formas de interveno em fisioterapia. Os outros captulos desta seco contam com a preciosa colaborao de vrios autores onde se destaca o de W.Ben Kibler que apresenta de forma analtica as disfunes da escpula (biomecnica, fisiopatologia e guidelines para a Fisioterapia).

Na 2 seco so abordadas temticas especficas muito teis ao Fisioterapeuta que tem de tomar decises sobre a forma e timing de regresso actividade desportiva ps-

Organizado para servir quer como base de referncia clnica quer como um suporte slido de reviso actual de conceitos e modelos de interveno nas disfunes do CAO, est dividido em 2 grandes seces e conta com o contributo de outros vrios autores:

leso, analisando particularmente a reintegrao de 4 desportos (tnis, natao, lanamento e golfe)

Todos os captulos so de leitura fcil, acompanhadas por imagens, fotografias de exerccios, esquemas e tabelas que sistematizam as ideias-chave que suportam o texto.

1) Reabilitao da patologias especificas do Ombro com 6 captulos: Reabilitao nos Sndromes de conflito (primrios, secundrios e internos); Reabilitao da microinstabilidade; Reabilitao da macro-instabilidade; Reabilitao da capsulite adesiva; Reabilitao das leses da articulao acromio-clavicular; Classificao e tratamento das patologias da omoplata.

No final de cada captulo h uma extensa e actual lista de referncias bibliogrficas.

Este livro rene as condies para ser uma excelente fonte de recurso para os Fisioterapeutas que lidam com as disfunes do complexo articular do ombro quer nos pacientes em geral quer no caso de atletas em particular.

2) Temticas especiais na Reabilitao do Ombro com 3 captulos: Modificao dos exerccios tradicionais e

Raul Oliveira

oregresso actividade desportiva; Aplicao de Tape e uso de aparelhos externos na reabilitao do ombro; Programas especficos de reintegrao desportiva. Na 1 seco o captulo 1 relacionado com os sndromes de

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

57

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

REVISO DE LIVROS
Tendinopathy in Athletes Savio Woo, Per Renstrom, Steven Arnoczky
Blackwell Publishing; 1 Edio (February 14, 2007) 233 pginas, 83 ilustraes; Hardcover ISBN-10: 1405156708, US $125 ISBN-13: 978-1405156707, EU 92,21

Este livro editado por autores de renome internacional com vasta experincia e investigao nesta temtica constitui um volume que se integra na Encyclopaedia of Sports Medicine series e que foi publicado neste ano de 2007 sob os auspicious do Comit Olmpico Internacional.

Est organizado em 15 captulos com uma extensa e actual lista de referncias bibliogrficas no final de cada um. Temas abordados em cada captulo:

1 - Tendinopatias: um problema major em medicina desportiva.

um livro que actualiza os conhecimentos sobre as tendinopatias, analisando o estado da arte desde as reas das cincias bsicas (bases moleculares e bioqumicas; alteraes biomecnicas e comportamento dos tendes in vivo) at aos aspectos das diversas intervenes clnicas. Em cada um dos captulos h contributos de diversos autores internacionalmente reconhecidos pela investigao j produzida nos diversos domnio (quer investigadores quer clnicos).

2- Etiologia da tendinopatia 3- Biologia molecular da tendinopatia 4- As respostas celulares do tendo s alteraes da carga: implicaes na etiopatognese da tendinopatia 5- Como so os tendes ao vivo? Actividade metablica e circulatria associada ao exerccio 6-Patologia de sobrecarga nos tendes: aspectos histopatolgicos e histoqumicos 7- Estudos mecanobiolgicos dos mecanismos moleculares e celulares nas tendinopatias

Apesar da elevada prevalncia e incidncia das tendinopatias quer no desporto quer na prtica da actividade fsica bem como na actividade profissional, a etiopatognese precisa e as estratgias de interveno mais eficientes ainda levantam muitas questes que no esto bem explicadas e/ou resolvidas. Este livro constitui um excelente recurso para se acompanhar a progresso dos conhecimentos mais actuais das cincias-base nesta temtica e sua aplicao aos contextos clnicos dando aos fisioterapeutas fundamentos mais slidos e credveis na seleco das suas estratgias de interveno (quer na preveno, querno tratamento). Apresenta seces do tipo What We Need to Know que constituem linhas de investigao futuras quer para clnicos quer para novos investigadores.

8- Comportamento in vivo dos tendes de Aquiles e patelar durante a marcha normal 9- Inervao tendinosa: compreenso da fisiopatologia e implicaes para o tratamento 10- Modelo neuroptico da etiologia e tratamento das tendinopatias do tendo de Aquiles 11- Abordagem teraputica integradora das tendinopatias: aspectos biomecnicos e biolgico 12- Patologia crnica do tendo de Aquiles: conceitos de biologia bsica e suas implicaes para o tratamento 13- Tendinopatias do p nos atleta 14- Abordagens alternativas no tratamento das tendinopatias: medicina tradicional chinesa 15- Cirurgia nas tendinopatias crnicas Os captulos 4, 5, 8, 10 e 11 so particularmente interessantes e com informao muito actual e relevante

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

58

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

relacionada com o comportamento neuromecnico em condies fisiolgicas bem como as alteraes/ perturbaes ao equilbrio homeosttico que caracterizam as diferentes leses tendinosas.

um livro que constitui uma referncia incontornvel nesta matria no s para os fisioterapeutas do desporto mas tambm para todos os fisioterapeutas que lidam com esta problemtica no campo da sade ocupacional. Raul Oliveira

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

59

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

INSTRUES PARA OS AUTORES

Os artigos devem ser redigidos de acordo com as Normas de Redaco e Formatao da Revista Portuguesa de

A Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto sada-o e congratula-se pelo interesse na publicao do seu artigo. Antes de o enviar, sugerimos que leia atentemente todas as instrues que se seguem:

Fisioterapia no Desporto.

TIPOLOGIA DOS ARTIGOS

Estudos Experimentais e Quasi-Experimentais Trabalhos SUBMISSO DOS ARTIGOS originais sobre a fisioterapia no desporto ou sobre reas relacionadas. Descrever de forma clara o tipo de estudo, os Todos artigos para submisso na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto so realizados por correio electrnico. critrios de seleco e a caracterizao da amostra, os instrumentos aplicados, os procedimentos seguidos e a anlise estatstica efectuada. Mximo de 3500 palavras. Estes tipos de Comece por guardar o seu trabalho como documento Word da seguinte forma: data _ nome do autor (exemplo: Estudos Descritivos / Observacionais Trabalhos originais sobre a fisioterapia no desporto ou sobre reas relacionadas. Enviar o documento em anexo para o seguinte endereo electrnico: revista_gifd@apfisio.pt Descrever de forma clara o tipo de estudo (pode incluir estudos de levantamento epidemiolgico, estudos de caso, descrio de experincias, entre outros), os critrios de seleco e a Aps a recepo do documento, o Editor, atravs de e-mail, enviar o aviso de recepo do mesmo. Nesse mesmo aviso receber o nmero do cdigo atribudo ao seu trabalho
(Consultar http://www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/revisao.php )

estudos devem de ter um resumo/abstract estruturado.

janeiro2006_antnio manuel silva)

caracterizao da amostra, os instrumentos aplicados, os procedimentos seguidos e a anlise estatstica efectuada. Mximo de 3500 palavras e resumo/abstract estruturado.

Levantamento Epidemiolgico Estudos retrospectivos Este processo dever ser acompanhado pelo preenchimento do documento Formulrio de Autorizao dos Autores para Publicao do Artigo (disponvel para download em http://
www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/autores/submeter-um-trabalho.php).

ou prospectivos para determinao da prevalncia, incidncia de leses e caracterizao dos factores de risco associados s leses das diferentes modalidades desportivas e/ou actividades fsicas. Mximo de 3000 palavras e resumo/abstract estruturado.

Depois de preenchido, certifique-se que constam as assinaturas de todos os autores e envie-o por correio para a Associao Portuguesa de Fisioterapeutas (consultar a morada neste documento). Estudos de Caso Descrio detalhada de um caso clnico, contendo caractersticas relevantes do utente, avaliao e diagnstico em fisioterapia bem como a descrio da interveno. No conjunto devem existir, pelo menos, 10 Aps estes procedimentos o Coordenador do Conselho Editorial enviar uma cpia do trabalho para dois ou mais elementos do Conselho Editorial para iniciar-se o processo de reviso (em: http://www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/revisao.php ) Descrio de Experincias Descrever de forma clara os aspectos inovadores da experincia e as bases tericas em REQUISITOS GERAIS que esta se enquadra ou a descrio de novos instrumentos, procedimentos ou tecnologias relevantes para a prtica ou Os resultados e/ou dados apresentados no trabalho nunca devero ter sido publicados noutros jornais ou revistas quer de carcter geral quer de natureza cientfica. O artigo deve estar sobre reviso exclusiva da Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto O trabalho deve estar relacionado com aspectos cientficos, clnicos, profissionais relevantes para a fisioterapia no desporto em particular e para as cincias do desporto em geral. Revises Sistemticas da Literatura e Meta-Anlises Revises detalhadas sobre novas temticas ou temticas estabelecidas na rea da fisioterapia no desporto, bem como em reas relacionadas. Descrever de forma clara os procedimentos e meios utilizados no decorrer da reviso, explicitando se esta foi sistemtica, exaustiva e actualizada. Mximo de 4000 palavras investigao clnica em fisioterapia no desporto ou reas relacionadas. Mximo de 1500 palavras e resumo/abstract estruturado. referncias bibliogrficas distintas. Mximo de 850 palavras e resumo/abstract estruturado.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

60

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

e resumo/abstract estruturado.

Citaes e Referncias Bibliogrficas

Artigos de Opinio: Ponto de vista de um expert sobre um artigo publicado na revista. Os comentrios surgem a ttulo de convite por parte do Editor. Os autores do artigo sob comentrio tm a oportunidade de responder ao ponto de vista do expert. Mximo de 750 palavras.

Todas as referncias que fazem parte da lista final de

Referncias Bibliogrficas devem estar citadas no texto


(Consultar o documento: Normas de Citaes e da Lista Final de Referncias Bibliogrficas disponvel para download em http:// www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/autores/normas-de-redaccao-eformatacao.php )

NORMAS DE REDACO E FORMATAO DOS ARTIGOS

As referncias citadas durante o texto devem contemplar

o nome do autor (apelido), seguido de vrgula e o ano de Todos os artigos sujeitos a submisso Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto devem seguir as seguintes normas de redaco e formatao: Devem ser escritos em portugus. Todas as pginas numeradas (incluindo a pgina de rosto) com margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm. Texto escrito em documento Word, com alinhamento justificado e espaamento entre linhas de 1,5 cm. Tipo de letra: Arial com tamanho 12. No podem ser utilizados outros procedimentos de formatao, como por exemplo, rodaps, cabealhos, etc. publicao (ex. Campbell, 1999). Se a referncia for de dois autores deve-se colocar a ligao & entre os nomes dos mesmos, seguido de vrgula e o ano de publicao (ex. Campbell & Fortis, 2000). Se a referncia for mais de dois at seis autores, deve citar-se todos os nomes numa primeira vez e nas subsequentes, o apelido do primeiro autor seguido de et al. Quando so mais de seis autores utiliza-se sempre et al (ex. Garth et al, 1997). Na lista final de Referncias Bibliogrficas, quando a

referncia tem 7 ou mais autores, citam-se os primeiros trs seguido de et al. Regra geral, as entradas da lista final de Referncias

Bibliogrficas devem ser ordenadas por ordem alfabtica Pgina de Rosto Ttulo do artigo. Nome de cada um dos autores com o respectivo ttulo profissional e/ou acadmico e a instituio a que pertencem. Endereo do correio electrnico ou morada de um dos autores, para correspondncia. do apelido do primeiro autor. Caso existam vrios trabalhos do mesmo autor, coloca-

se em primeiro lugar os trabalhos individuais, seguidos dos trabalhos colectivos, utilizando o apelido do segundo autor como critrio de ordenao. Para vrios trabalhos do mesmo autor utiliza-se o ano de publicao como critrio de ordenao (do mais antigo para mais recente). Referncias a trabalhos aceites mas no publicados

Resumo / Abstract No deve exceder as 250 palavras e deve estar estruturado da seguinte forma: Introduo, Objectivos, Relevncia, Metodologia, Resultados, Discusso, Concluso e Palavras-chave. Deve-se fazer igualmente um resumo/ abstract em ingls com a mesma estrutura.

devem ser designados como in press. Teses de Doutoramento ou de Mestrado so considerados trabalhos publicados. No so aceites informaes provenientes de documentos, apresentaes ou apontamentos pessoais. Todas as normas de citaes e de referncias

bibliogrficas devem de ser verificadas pelo(s) autor(es). Quaisquer erros ou omisses sobre as mesmas so da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Texto Tabelas, Quadros e Grficos Estudos Experimentais, Quasi-Experimentais, (levantamentos As tabelas, quadros e grficos devem estar inseridas no Descritivos/Observacionais

epidemiolgicos, descrio de experincias) Revises Sistemticas de Literatura e Meta-Anlises devem estar estruturados da seguinte forma: Introduo, Mtodos, Resultados, Discusso e Concluses. Estudos de Caso devem estar estruturado da seguinte forma: Introduo, Descrio do Caso, Resultados e Discusso.

texto e apresentadas como imagem em formato JPEG. Devem de ser digitais com resoluo mnima de 150 dpi e um tamanho mximo de 80 kb (bytes) Todas as tabelas, quadros e grficos devem ser

numeradas sequencialmente e ter o respectivo ttulo. Este deve ser colocado acima das mesmas com o tipo de letra Arial de tamanho 10 com espaamento entre linhas de 1,0.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

61

Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto

No caso de existirem abreviaturas, a respectiva legenda

mesmo (quando aplicvel) e que uma entidade competente e responsvel aprovou este projecto de investigao (quando aplicvel). Este mesmo documento pretende ainda refutar, qualquer interesse comercial e/ou outro tipo de conflito de interesses. POLITICAS EDITORIAIS

deve figurar fora e imediatamente abaixo das tabelas, quadros e grficos. Estas devem de ser escritas em Arial de tamanho 9. Todas as tabelas, quadros e grficos devem estar

referidas no texto. As tabelas e quadros no devem ter linhas verticais. Usar

sempre linhas horizontais para o cabealho e finalizao das mesmas.

responsabilidade exclusiva do Director pronunciar-se

sobre a deciso final de publicao do artigo. Os autores devem estar disponveis para realizarem as

Figuras, Imagens e Fotos

alteraes propostas ao seu artigo antes da deciso formal para publicao.

As figuras, imagens e fotos devem estar inseridas no

Em caso de necessidade, os revisores podem partilhar

texto. Devem ser digitais com resoluo mnima de 150 dpi e um tamanho mximo de 80 kb (bytes) Todas as figuras, imagens e fotos devem estar em formato

ou recorrer a outros profissionais para complementarem a sua reviso. Os autores no esto autorizados a fazer qualquer

JPEG (JPG). Todas as figuras, imagens e fotos devem ser numeradas

alterao ao artigo proposto para publicao, durante o processo de reviso, excepto para corrigir erros ou omisses. O Editor pode recusar-se a publicar, se o autor efectuar

sequencialmente e ter o respectivo ttulo. Este deve ser colocado acima das mesmas com o tipo de letra Arial de tamanho 10 e com espaamento entre linhas de 1,0. Todas as figuras, imagens e fotos devem de ser referidas

alteraes substanciais ao artigo depois do mesmo ter sido sujeito ao processo de reviso e aceite para publicao. O Editor pode solicitar revises adicionais para

algures pelo texto. So excludas quaisquer figuras, imagens e fotos no

complementar as opinies do Conselho Editorial.

originais, que sejam retiradas de livros ou outras fontes desde que no tenham a autorizao expressa dos autores e/ou editores. Quando submeter o artigo certifique-se que: DOCUMENTOS ADICIONAIS Para publicao dos artigos os autores devem de preencher o Formulrio de Autorizao dos Autores para Publicao do Artigo (disponvel para download em http://www.apfisio.pt/gifd_revista/
pages/autores/submeter-um-trabalho.php) e envia-lo por correio para

SUGESTES

Tem uma cpia do e-mail enviado para a Revista

Portuguesa de Fisioterapia no Desporto. Tem uma cpia do seu artigo guardada no disco rgido

do seu computador e que fez uma cpia para uma disquete, CD ou outro tipo de dispositivo. Enviou o Formulrio de Autorizao dos Autores para

seguinte morada:

Publicao do Artigo com as assinaturas originais de todos


Associao Portuguesa de Fisioterapeutas Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto Rua Joo Villarett, 285 A Urbanizao Terplana 2785-679 So Domingos de Rana Portugal

os autores. Fez um resumo/abstract estruturado em portugus e um

outro em ingls. Todas as referncias que fazem parte da lista final de

Referncias Bibliogrficas esto citadas no texto e que se Por um lado, este documento formaliza a autorizao de todos os autores para a publicao do artigo na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto assegurando a originalidade de todo o seu contedo (imagens, fotos, quadros, tabelas, etc), a exclusividade e os direitos de publicao por parte do Editor. Por outro, certifica uma participao activa do (s) autor (es) na realizao do estudo/trabalho, e que este, envolveu a obteno do consentimento informado de todos os sujeitos envolvidos no Para informaes adicionais consulte o seguinte endereo: http:/ /www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/inicio.php. Para qualquer outro esclarecimento contacte o Director ou o Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto atravs do seguinte endereo electrnico: gifd@apfisio.pt encontram ordenadas por ordem alfabtica.

Janeiro 2008 I Vol. 2 I N 1 I

62

Informaes www.fisiotroia.org

Contactos fisiotroia@ess.ips.pt

You might also like