You are on page 1of 7

A realidade e o futuro do feminismo islmico

10/04/2013 | Filed under: Cultura, Feminismo and tagged with: movimento feminista, Religio, traduo
Texto de Rachelle Fawcett. Traduo de Simone Andrea. Originalmente publicado com o ttulo: The reality and future of Islamic feminism, no site Aljazeera. No que consiste um feminismo islmico e para onde vai? Em alguns crculos muulmanos, a palavra com f (feminismo) levanta tanto tenses quanto sobrancelhas, imediatamente evoca representaes de mulheres dominadoras, raivosas e que odeiam a famlia. Mas, como outras imagens que acodem mente com a meno de qualquer rtulo inclusive a imagem da mulher oprimida que frequentemente se vislumbra quando algum escuta a palavra muulmana essa reao visceral est baseada em esteretipos que podem ser verdadeiros num contexto social e histrico muito especfico, mas no fazem sentido quando comparados com uma realidade mais ampla, portanto, no justifica a hostilidade que desencadeia. Enquanto a retrica popular islmica gaba-se da libertao da mulher com o surgimento do Isl h mais de 1.400 anos atrs, a repetio contnua dessa histria nada faz para aliviar o sofrimento das mulheres hoje, exceto voltando ao princpio, a partir do texto fundador do Isl, o Coro. Mas o que o feminismo islmico, como se desenvolve e quais so os seus atores? Dra. Margot Badran, formada pelas universidades de al-Azhar e de Oxford, define o feminismo islmico nestes termos: uma definio concisa do feminismo islmico colhida dos escritos e do trabalho de protagonistas muulmanas por meio de discursos e prticas feministas, que extraem sua interpretao e misso do Coro, buscando direitos e justia dentro do contexto de igualdade de gnero para mulheres e homens na totalidade de sua existncia. O feminismo islmico explica a ideia de igualdade de gnero como algo que faz parte da noo cornica de igualdade de todos os insan (seres humanos) e reclama a implementao da igualdade de gnero no Estado, nas instituies civis, no cotidiano. Ele rejeita a dicotomia pblico/privado (a propsito ausente na jurisprudncia islmica dos primrdios, ou fiqh) conceituando uma umma holstica na qual os ideais do Coro operam em todos os espaos.

Esta uma distino importante. Feminismo islmico no simplesmente um feminismo nascido em culturas islmicas, mas sim um que encaixa a teologia islmica nos textos e nas tradies cannicas. Nitidamente, um feminismo islmico, na sua essncia, inspirado no conceito cornico de igualdade de todos os seres humanos e que insiste na aplicao de sua teologia na vida diria. Derivada dessa definio bsica, encontramos uma pletora de diferentes interpretaes, movimentos, projetos, personalidades, criando feminismos que tm diversos rostos. Frequentemente, questes femininas so trivializadas em usar ou no o vu, ou apertar as mos de homens que no so da famlia, e, enquanto questes mais amplas, como violncia domstica, esto sendo vigorosamente debatidas, a questo central o que a igualdade significa e como se expressa prossegue largamente ignorada. Por exemplo, a violncia domstica errada porque causa dor, sofrimento e injusta, mas a crena central no direito do homem mandar na mulher nem sempre parte dessa discusso. Ensinando o que conta Este ano, o tema da 3 Conferencia Anual de Estudantes de Graduao em Estudos Islmicos foi Reconstituindo a Autoridade Feminina: a Participao da Mulher na Transmisso e na Produo do Conhecimento Islmico, foi nesse foro que o futuro do feminismo islmico esteve bem representado. Nenhum workshop foi desperdiado em tecnicalismos sobre o vu ou em discusses desgastadas acerca de o Isl liberar as mulheres com a proibio de infanticdios de meninas ou o direito das mulheres herana (que no foi totalmente obedecido nem no tempo de Maom). Ao invs disso, os workshops e os estudantes que os apresentaram demonstraram a complexidade e a diveersidade dos movimentos de mulheres, novos e antigos, no mundo muulmano. Em O Milagre de Bibi Fatima: Consagrao e Autoridade Feminina, apresentado por Summar Shoaib, mulheres transmitiam histrias de Fatima, a filha do Profeta Maom, aparecendo e ajudando outras mulheres com preces especiais. Em tais contextos, mulheres passam adiante o conhecimento religioso numa tradio matrilinear que funciona como um canal para o ativismo religioso. Contar histrias torna-se um meio de fora que proporciona uma base e um apoio para as mulheres, atravs dos laos de parentesco forjados pelo ato de contar histrias alm da tradio que so passadas adiante. Os principais palestrantes: Amina Wadud, Khaled Abou el Fadl, Kathleen Moore e Asma Sayeed falaram sobre a incluso como direito e necessidade para a autoridade moral da pessoa e a histria das mulheres nas tradies jurdicas islmicas. O Isl puro e simples no qual as questes femininas so amenizadas com desculpas ou simplificadas como tercirias ou subalternas no foi encontrado em lugar algum. Pelo contrrio, estudantes e professores recordaram a histria que sempre se menciona somente de passagem, ou atravs de poucas figuras histricas chaves, retrica clich e argumentos simplistas, no-histricos.

Atendo-se aos padres acadmicos, este grupo diversificado de estudantes, atravs de sua busca intelectual do passado e do discurso voltado ao futuro, foi uma parte pequena, mas importante, da linhagem contnua da sabedoria feminina no Isl. Eles eram exemplos do conjunto misto de feminismos islmicos no Mundo islmico. Mulheres em todos estes contextos esto encontrando as tradies baseadas em suas respectivas culturas, necessidades, prioridades e recursos, criando um retrato bem acabado do movimento global no qual as mulheres criam seu prprio caminho para o conhecimento e avanam com ele. Em alguns contextos, isto significa discutir direitos fundamentais como libertao da violncia, enquanto em outros as mulheres conquistam e encontram seu prprio espao para desafiar os dogmas tradicionais, redescobrindo a histria feminina do Isl e o lugar para o discurso futuro, tambm em outros contextos, pela criao de um espao inclusivo para rezar, adorar e estar com Deus. Um exemplo o de Ani Zonneneveld, musicista e co-fundadora do Muulmanos por Valores Progressistas, que promove paz e justia social, atravs da criao de mesquitas inclusivas e da expresso de ideais igualitrios atravs da msica islmica como meio de adorao.

Enquanto as questes das mulheres no mundo islmico esto sendo debatidas, a questo central do que significa igualdade e como se expressa continuam largamente ignoradas. Foto de Mohamed Omar/EPA.

Impactando no apenas mulheres, mas a sociedade em larga escala

Um feminismo islmico , presumidamente, um feminismo intrinsecamente dotado de competncia (trans)cultural, uma vez que o Isl, em geral, uma tradio profundamente diversificada e permite flexibilidade, dependendo do contexto, desde que o ncleo essencial da tica islmica no seja violada. Como o cerne dessa tica se define pode variar de acordo com o contexto, mas as tentativas de definio iro ajudar a espalhar uma discusso mais ampla, que possa eliminar as desculpas e discutir as causas fundamentais. em tais debates que as feministas islmicas, mais do que acreditar na tradio ou num feminismo proliferado como especificamente o feminismo ocidental insistem num retorno ao Coro e no emprego de princpios de anlise contextual e racional, que questionem crenas tradicionalmente aceitas acerca das mulheres, atravs da retrica pela qual elas se formaro. Pode ser dito que a maior tarefa do feminismo islmico separar cultura de religio. Esta , talvez, a razo principal da hostilidade e raiva com que esse movimento se depara. Em alguns contextos muulmanos, desafios s crenas tradicionalmente baseadas na autoridade no encontram um dilogo inteligente e bem informado, que esteja aberto busca contnua da verdade e justia, mas sim com a suspeita e hostilidade daqueles que procuram declarar um Isl nico e verdadeiro, dependente da estrutura social apoiada na hierarquia de gnero. sociologia elementar entender que as mulheres so frequentemente as fundaes da cultura, porque elas so as primeiras professoras e mantm laos estreitos com a prxima gerao. Da, a estabilidade da sociedade frequentemente associada com a permanncia das mulheres em seus lugares prprios e naturais. Mas, esta estabilidade no a estabilidade da sociedade, mas sim, da hierarquia e, portanto, da autoridade. O feminismo islmico, como discutido antes, no est em busca da hierarquia com as mulheres no seu topo, ao contrrio, est em busca de uma estrutura social igualitria em que carter, bom trabalho e piedade no gnero sejam os fatores decisivos da autoridade social. Ademais, como Khaled Abou el Fadiargumentou em sua exposio na conferncia de Santa Barbara, cada ser humano tem direito a uma autoridade moral que no pode ser realizada se proibido de ter uma vida plena. O argumento hierrquico que as mulheres teriam uma vida plena somente se aceitassem seu lugar natural, mas esse argumento omite a definio, e portanto as necessidades, o talento e as aspiraes (que tanto podem ser tornar-se uma astronauta ou uma me de 10 crianas) das prprias mulheres. Uma vida plena no pode ser definida para elas. Numa certa poca da Histria islmica no foi incomum ver mulheres muulmanas instrudas ou devotadas, e a presena dessas mulheres no significava, necessariamente, que elas concordassem com os papeis das mulheres, assim como no concordamos hoje, mas

sua existncia criou uma teologia mais equilibrada e acessvel, com elevado grau de credibilidade. Atravs da recuperao dessa histria, as mulheres encontram sua base e suporte num discurso feminino islmico. Ademais, as lutas com foco nas mulheres no impactam somente nelas, mas na sociedade como um todo, e esta a arena na qual os maiores abusos da teologia islmica so mais evidentes. O autoritarismo do Isl puritano, que fez surgirem movimentos como o Talib, definiu como sua misso especial controlar totalmente as mulheres, como vimos (acontecer) com Malala Yousafzai, que foi baleada por promover a educao de todas as crianas, especialmente meninas. As mesmas estruturas e princpios nucleares utilizados para oprimir as mulheres, so utilizados para promover o terrorismo e o dio em nome do Isl. Dessa forma, o bem que advm de combater e desafiar esses estruturas vai muito alm das mulheres. O impulso para o igualitarismo inclusivo Algumas pessoas, como a organizadora da Conferncia da Universidade da Califrnia, Samaneh Oladi, intuem que o ressurgimento das mulheres nos campos da histria e da teologia islmica acontece naturalmente, como um movimento de bases, no qual as prprias mulheres so os agentes da mudana. Nesses movimentos de base, veem-se mulheres trabalhando nas comunidades e em contextos institucionais e sociais que utilizam a religio, mais do que uma compreenso secular de direitos humanos, como sua diretiva pela mudana. Aos poucos, isto vai mudando social e demograficamente, e cria o que , na essncia, a escada para um envolvimento teolgico maior. Mas esta mudana tambm est acontecendo na poltica, como Margot Badran me explicou, uma vez que os Estados podem desempenhar um papel na articulao da transmisso, pelas mulheres, da sabedoria islmica. Para usar o exemplo dela, no inicio dos anos 60, quando o presidente egpcio Gamal Abdel Nasser forou al-Azhar, a primeira universidade islmica, a aceitar mulheres, foi um esforo para dispersar a instituio (torna-la mais secular, juntamente com outros esforos no mesmo sentido) e abrir um racha pela aceitao de mulheres, mas, ao revs, criou uma oportunidade para que mulheres tivessem acesso a formas tradicionais de instruo islmica que acabaram por levar as mulheres estudantes universidade. Da mesma forma, com a queda gradual dos regimes autoritrios em alguns pases de maioria muulmana, as mulheres esto voltando para a escola e desafiando o discurso que as oprimia. Isto faz surgirem organizaes, legislao e esforos internacionais para libertar as mulheres da

opresso atravs da educao, dos servios de sade e de ajuda econmica. No Ocidente, em Estados que no podem calar a autoridade religiosa feminina, mulheres envolvidas em vrios esforos desde a criao de abrigos para muulmanas, como Muslimat al-Nisa em Nova Iorque, at o apoio a imans femininos encontram oposio social e institucional, mas prosseguem no mesmo padro de empregar os textos e a tradio teolgica islmica para rebater argumentos baseados na religio de que as mulheres devam ser, em qualquer via possvel, subordinadas aos homens. Evidente que as realidades do que o feminismo islmico e como ele vivido so muito complexas, e como devem ser. A realidade do feminismo islmico como um movimento global, no qual as mulheres voltam-se ao Coro e as tradies profticas para defender que as mulheres so seres humanos por inteiro e iguais aos seus parceiros masculinos. Como elas se expressam e at onde isso as levar depender das mulheres em seus contextos especficos. Assim como se d com as teorias feministas seculares, o que funciona para as muulmanas do Sul da Califrnia, pode no funcionar no Afeganisto rural, e nem este, nem aquele h de ditar feminismo ao outro. O feminismo islmico um processo em desenvolvimento, no qual partimos do direito vida e autoridade moral e pessoal para irmos alm. Podem haver algumas que se auto-intitulam feministas islmicas e insistem na restruturao da hierarquia com as mulheres em vez de com os homens no topo, mas estas so minoria. Alis, a hierarquia intrinsecamente injusta e reestrutura-se melhor num igualitarismo inclusivo, que inclua no s as mulheres, mas todos os seres humanos invisveis ou deixados de fora dos lugares islmicos tradicionais. No precisamos de uma nova palavra para substituir feminismo, a fim de evitar a dificuldade automtica que advm de esteretipos populares, do mesmo modo que seria igualmente incorreto buscar uma nova palavra para muulmano; de preferncia, permitamos-nos alcanar uma compreenso mais aberta e ampla do que o feminismo islmico, quem o constri e o estrutura, e dos caminhos diversos e complexos percorridos, no apenas em benefcio das prprias mulheres, mas de toda a humanidade. Seja de forma orgnica ou poltica, ou por quaisquer outros meios, as mulheres esto reclamando seus espaos no discurso islmico e mudando sua realidade, talvez atravs de uma tradio de contar histrias h muito estabelecida, ou mesmo criando mesquitas inclusivas, e algumas pelo retorno ao comeo, o prprio Coro. No futuro, talvez o feminismo islmico se depare com instituies sociais mais fortalecidas, alm de recursos

que apoiem as mulheres e o fim de desculpas esfarrapadas, mas, sobretudo, talvez vejamos o renascimento da sabedoria acadmica feminina (que nunca foi totalmente destruda) no Isl, que una o texto tradio, para continuamente buscar a justia ao lado, e no acima, de nossos companheiros homens. Se este o rumo para o qual estamos indo, ento o futuro claro tambm. Rachelle Fawcett est completando seu Mestrado* em Estudos Islmicos no Seminrio Hartford, viveu no Imen e no Egito, e escreve, fala e faz apresentaes sobre o feminismo islmico, competncia (trans)cultural, pluralismo e teologia crtica. * No texto original, MA, sigla que significa, literalmente, Mestre em Artes. A expresso nada tem a ver com artes em sentido estrito. No sistema educacional anglo-americano, um diploma em artes significa que o aluno est focado numa ampla area de aprendizado e discusso, ao passo que um diploma em cincia implica numa compreenso profunda e tcnica da matria estudada. Simone Andrea autora de Direitos da Filha e Direitos Fundamentais da Mulher (Ed. Juru) e escreve no blog Simone Andrea.

You might also like