You are on page 1of 11

Filosofia e tica para crianas: uma proposta interdisciplinar

(Publicado in Videtur, Porto/So Paulo, Universidade do Porto/USP, V. 15, 2002www.hottopos.com/videtur15/dora.htm)

Dora Incontri Alessandro Cesar Bigheto

Filosofia um assunto que no interessa s ao especialista porque, por mais estranho que isto parea provavelmente no h homem que no filosofe; ou pelo menos, todo homem se torna filsofo em alguma circunstncia da vida. () o importante que todos ns filosofamos, e at parece que estamos obrigados a filosofar (BOCHENSKI, 1977:21). At agora, a Filosofia tem sido mantida distante da criana e dependendo da abordagem pedaggica e antrolopgica que fizermos, ela deveria mesmo estar afastada. O problema no nada simples, porque para alguns, a racionalidade necessria elaborao do pensamento filosfico ainda no estaria presente, pelo menos nas primeiras fases da infncia, enquanto para outros, a capacidade de indagao, questionamento e perplexidade, e que constitui a ferramenta principal da Filosofia, se mostra com toda fora e espontaneidade justamente na criana. Por exemplo, Gareth Matthews considera que a teoria piagetiana estaria em oposio a essa possibilidade:
Piaget pretende corroborar suas afirmaes sobre as fases de desenvolvimento por meio da descoberta dos mesmos padres de resposta em todas as crianas. Essa descoberta seria uma comprovao de que a reflexo das crianas realmente se desenvolve dessa maneira. A resposta incomum desconsiderada por ser um indicador no confivel das maneiras como as crianas pensam; () contudo a resposta divergente que costuma ter um interesse maior para a filosofia (MATTHEWS, 2001:46).

Narrando dilogos altamente sugestivos, e sempre espontneos, em que crianas propem perguntas e s vezes solues filosficas que foram as mesmas questes e propostas tratadas por grandes filsofos da histria, Matthews arrisca-se a dizer que:
O adulto tem um domnio da lngua superior ao da criana e pelo menos o potencial para dominar com mais segurana os conceitos expressos pela lngua. Todavia, a criana que tem olhos e ouvidos atentos para a perplexidade e a incongruncia. As crianas tambm costumam ter um grau de franqueza e espontaneidade difcil de encontrar nos adultos (MATTHEWS, 2001:46).

Nas ltimas dcadas, o programa de Filosofia para Crianas, proposto pelo norteamericano Matthew Lipman e hoje atraindo o interesse da Unesco e da Unicef, tem

mostrado a possibilidade e a necessidade de tal prtica. Lipman lanou a idia de que as crianas podem e merecem ter acesso Filosofia. (KOHAN & WUENSCH, 1999: 9) Mas, ao mesmo tempo em que abriu caminho e quebrou tabus neste campo e se fosse somente essa a sua contribuio, j seria excelente seu programa no deixa de suscitar questionamentos mesmo entre aqueles que consideram possvel e desejvel introduzir a Filosofia entre as crianas. Nenhum ato pedaggico pode se dar sem uma finalidade tica. Muito menos a Filosofia poderia estar divorciada disso. A tica, sendo uma necessidade existencial e social para os seres humanos de todos os tempos e igualmente um ramo da Filosofia, que estuda esta necessidade e prope seus princpios, tem sido objeto de propostas curriculares (vejam-se os PCN, com seus temas tranversais) e de estudos e experincias pedaggicas. Para Lipman, o prprio desenvolvimento de uma Comunidade de Investigao, dentro de seu mtodo de filosofar com as crianas, uma proposta tica, desenvolvendo a capacidade de cooperao e interlocuo tolerante entre os membros desta comunidade. E mesmo fora do contexto das idias lipmanianas, a interdisciplinaridade, que hoje se reconhece como necessria para novos processos educacionais, permite as pontes entre tica e Filosofia, j naturalmente aparentadas. O mtodo de Lipman, porm, tem enfrentado algumas crticas procedentes, (ver, por exemplo, SILVEIRA, 2001) por se tratar de uma proposta embebida no pragmatismo norte-americano, com pouca relao com a nossa realidade, e por estar enraizada em uma determinada concepo de mundo, mas pretender-se neutra do ponto de vista terico. O professor Samuel Skolnikov, da Universidade Hebraica de Jerusalm, pe em questo a prpria tica que se pretende embutir na Comunidade de Investigao. A seu ver, isso descaracteriza o pensamento filosfico genuno e submete o indivduo coletividade: o pensamento individual no deriva da comunidade, ele pode ser ocasionado ou estimulado pela comunidade, mas essencialmente diferente de uma investigao conjunta (SKOLNIKOV, 2000:94). Outra objeo feita a Lipman, a nosso ver bem mais sria, que seu mtodo conduziria a um relativismo. Eis uma questo delicada, pois um dos perigos em que pode incorrer a Filosofia para crianas o de tornar-se uma doutrinao, para a qual elas no

teriam defesa. Como escapar do autoritarismo ideolgico, sem cair na relativizao exagerada, que leva ao ceticismo? O objetivo do programa Lipman o desenvolvimento de habilidades de pensamento e, nesse desenvolvimento, pensa ela resolver essa contradio. Comenta, porm, Silveira:
Ora, avaliar evidncias, detectar incoerncias e incompatibilidades, tirar concluses vlidas, construir hipteses, empregar critrios, so todos procedimentos lgicos. () A sada proposta por Lipman para o seu dilema entre relativismo e absolutismo infrutfera, pois, ao fiar-se nas ferramentas da lgica para solucion-lo, acaba por desloc-lo do mbito epistemolgico para o estritamente lgico e metodolgico. A discusso, no entanto, deve ser posta em termos de verdade e no apenas de validade ou coerncia. Como, porm, a lgica no se ocupa da verdade, o dilema permanece insolvel (SILVEIRA, 2001: 168,173).

No caso da tica, o relativismo (com a abolio de critrios e possibilidade de verdade) pode levar a um indiferentismo moral, que seria o avesso de qualquer educao e, ao mesmo tempo, pode se caracterizar tambm como uma doutrinao a doutrina do niilismo pode ser to dogmtica quanto qualquer outra doutrina. (Com isso se v que o risco de doutrinao est sempre presente, mas se no o enfrentarmos com honestidade, nem poderamos fazer educao). Nesse sentido, temos desenvolvido um trabalho de Filosofia e tica para crianas, que, em primeiro lugar, leva em conta as especificidades da cultura e dos costumes do povo brasileiro, com sua grande capacidade afetiva, sua criatividade e sua religiosidade. Essa insero em nossa cultura est (por acaso ou no) perfeitamente de acordo com o considerar-se o ser humano, como um ser integral, dentro da viso pedaggica dos grandes clssicos da Educao, tais como Comenius, Rousseau e Pestalozzi. Por isso no poderamos dissociar jamais a Filosofia de outras reas do conhecimento, encurralando-a apenas num jogo de lgica formal, mas faz-la sempre interdisciplinar, voltada para a formao tica e geradora de atitudes concretas. A criana sim capaz do ato de filosofar, pois com Comenius, achamos que
No necessrio introduzir nada no homem a partir do exterior, mas apenas fazer germinar e desenvolver as coisas das quais ele contm o grmen e fazer-lhe ver qual a sua natureza. Por isso, Pitgoras preocupava-se em dizer que era to natural ao homem saber tudo que, se fossem apresentadas com jeito a um menino de sete anos todas as questes de toda a filosofia, com certeza responderia a todas com segurana (COMENIUS, 1999:118).

Assim, qualquer idia de Filosofia para crianas tem de se basear numa concepo

otimista de que o ser humano j traz em si as potencialidades de reflexo crtica e aplicao prtica das virtudes morais e basta desenvolv-las com uma orientao pedaggica adequada. Esse pressuposto anula tanto a possibilidade de doutrinao pois no se quer impor algo de fora, mas extrair algo de dentro quanto o relativismo, porque esse no natural entre as crianas, o que poderia evidenciar (excelente objeto para outro estudo) a natureza imanente de certas verdades morais. A orientao pedaggica de tal projeto no deve lanar a criana numa esfera distante, pois que, o filsofo no se afasta de modo algum da realidade cotidiana, mas sim das interpretaes e valoraes cotidianas do mundo () (LAUAND, 1988:68) Compreenda-se assim que uma proposta de Filosofia para Crianas no pode ter uma receita pronta, apostilada ( essa uma das crticas feitas ao mtodo de Lipman), pois tratase tambm de partir do interesse, da realidade e do contexto dos alunos. Alm disso, considerando-se a criana como um ser integral, dentro da concepo de Pestalozzi de que a Educao deve se dirigir s mos, cabea e corao, (simbolizando a ao concreta, a racionalidade e o sentimento) uma prtica pedaggica envolvendo Filosofia e tica no pode ser apenas algo dirigido razo. Deve ter razes na afetividade e na esttica, o que bem mais fcil de se operacionalizar em nossa cultura, pouco afeita lgica formal de um Lipman, mas bastante sensvel ao estmulo afetivo e esttico. Nesse sentido, podem ser usados textos poticos, msicas, vdeos, histrias, peas de teatro para desencadear um processo de reflexo e estimular sentimentos morais. Segundo Rousseau, alis, o fazer moral baseia-se em sentimentos e no apenas em princpios racionalizados. Diz ele que: nossa sensibilidade incontestavelmente anterior nossa inteligncia, e tivemos sentimentos antes de termos idias. (ROUSSEAU, 1969:600) Outro aspecto da proposta que dentro dos princpios que vm se desenvolvendo desde Rousseau, passando por Pestalozzi e chegando mesmo a Piaget, todo aprendizado deve ser ativo, e isso igualmente no campo moral: fazendo o bem que algum se torna bom. (ROUSSEAU, 1969:543). Vejamos o que diz Piaget a esse respeito:
A escola ativa baseia-se na idia de que as matrias a serem ensinadas criana no devem ser impostas de fora, mas redescobertas pela criana por meio de uma verdadeira investigao e de uma atividade espontnea. Atividade se ope, assim, receptividade. A educao moral ativa supe, conseqentemente, que a criana possa fazer experincias morais e que a escola constitui um meio prprio para tais experincias

(PIAGET, 1999:20).

Por isso, toda proposta de reflexo filosfica e estmulo tico devem necessariamente desembocar em algum tipo de ao concreta, seja pela produo de textos, quadros, canes, teatro, seja por um engajamento dos alunos em trabalhos solidrios, campanhas, formao de grupos de trabalho dentro da escola e fora dela. Experincias prticas Anos atrs, na dcada de 90, realizamos tal proposta numa escola particular em So Paulo, (Colgio Nova Era) e atualmente cada um de ns a est aplicando separadamente numa escola particular em Jundia, Escola Jean Piaget, e numa escola pblica em Bragana Paulista, Escola Jorge Tibiri.1 (Os dois projetos tm apenas um semestre, devem portanto se desdobrar ainda em muitas outras propostas.) Entre os objetivos propostos em nosso trabalho esto: Despertar o esprito crtico-filosfico, estimulando o debate e o raciocnio; Aumentar o horizonte cultural das crianas, trazendo informaes que geralmente no so tratadas na escola; Integrar o trabalho cultural com o aspecto tico, despertando valores universais, como fraternidade, justia, solidariedade, no-violncia etc; Incentivar a participao ativa de todos os alunos, estimulando um ambiente democrtico na escola; Trazer elementos da Arte-Educao, como ganchos culturais e tambm como estmulo produo dos alunos; Conectar valores universais com as diferentes formas de f religiosa, numa abordagem ecumnica. Para exemplificar os procedimentos adotados, narramos aqui dois projetos paralelos com alunos de primeira a quarta sries, na Escola Jean Piaget de Jundia e na Escola Jorge Tibiri em Bragana Paulista.
A experincia da Jean Piaget est sendo conduzida por Alessandro Cesar Bigheto, com a matria tica e Filosofia ministrada para pr-escola e ensino fundamental de primeira a quarta sries e a da Escola Jorge Tibiri, por Dora Incontri, dentro do projeto de pesquisa de ps-doutoramento na FEUSP, tica, Filosofia, Religio e Arte um projeto interdisciplinar em escola pblica, com apoio da Fapesp.
1

Relato da experincia da Jean Piaget Na primeira fase, fiz um trabalho de sensibilizao para tica, j introduzindo um nicio de reflexo crtica a respeito dos grandes temas da virtude, mas no como abstraes. Os debates partiram de situaes concretas da vida, ou de histrias que provocaram um questionamento dos comportamentos das crianas diante da vida. Nenhuma das nossas reflexes seja sobre tica ou Filosofia ficaram sem um paralelo com a realidade das crianas. No primeiro bimestre iniciei o meu trabalho com o tema da Grcia, pois foi l que nasceram a Filosofia e a tica, como matrias especficas. Estudamos alguns aspectos da cultura grega: a arte, a arquitetura, os jogos, a mitologia, a religio. Esses aspectos foram abordados de maneira simples, para a compreenso das crianas. Ilustrei essas aulas com diversos livros que tinham imagens da Grcia. Mostrei tambm dois CD-roms com obras gregas, fizemos jogos que estavam nos CDs a respeito dessas obras, localizamos a Grcia no mapa. Como encerramento desse trabalho, produzimos cartazes com colagens de revista, sobre o que uma ao tica e o que no . Em primeiro, discutimos o nascimento da tica e depois analisamos como ela deve ser usada na vida. Aps o trmino desse tema, iniciamos com a virtude da polidez, contei a histria do por favor, do Livro das Virtudes. Em seguida, discutimos e realizamos um teatro com as palavras mgicas: por favor, obrigado, d-licena. Depois, lemos e discutimos uma histria divertida sobre a virtude dos meninos e criamos uma verso para a virtude das meninas. E fizemos para encerrar esse tema mais duas atividades: um cartaz escrito com essas virtudes e uma auto-anlise em forma de pintura, sobre quais so as minhas aes ticas e quais no so. No segundo bimestre, com as primeiras e segundas sries, a virtude tratada foi a coragem. Narrei uma histria do Hrcules do livro de Monteiro Lobato Os doze trabalhos de Hrcules. Depois, contei uma histria do Livro das Virtudes, tambm sobre Hrcules. As duas abordavam o carter da fora nos feitos do heri. Ilustrei as aulas, passando um desenho sobre o personagem, chamando a ateno dos alunos para identificar quais aspectos de sua coragem. Em seguida, estudamos a coragem da no-

violncia, ou como chamamos, a coragem do amor. Utilizei a histria de Scrates, com enfoque nos seus feitos pela justia e verdade. A partir da, discutimos as diferentes formas de coragem: a coragem dos fortes e a coragem do amor. Depois, analisamos as situaes em que preciso ter coragem no dia a dia e qual delas ns usamos. Como encerramento desse tema, cada classe produziu uma histria coletiva e desenhos. Reunimos esse material e fizemos um pequeno livro. Nas terceiras e quartas sries, no segundo bimestre, desenvolvi o tema vida aps a morte, escolhido pelas prprias crianas. certo que esse tema tem dificuldades por ser abordado por diversas religies de modo diferente. Mas ns o enfocamos luz da Filosofia, mostrando quais as posies existentes sobre o assunto. Em geral, as pessoas temem falar da morte, pois em nossa cultura, pela falta de tradio filosfica, ela est mitificada, e no podemos conversar sobre isso. Mesmo assim, o tema desperta interesse e curiosidade em crianas, jovens e adultos. No podemos renegar o aspecto espiritual do ser humano, presente em todos os povos e em todas as culturas, e sem dvida com muita enfse na cultura brasileira. Feitas as primeiras discusses, contei a histria de Scrates e comentei sobre Pitgoras, dois dos maiores filsofos de todos os tempos. A dedicao de Scrates educao tica e filsofica de todos e o seu empenho pela Filosofia so um dos mais importantes testemunhos histricos pelo bem, pela verdade e pela justia que a humanidade j viu. Tanto assim, que muitos filsofos e historiadores estabeleceram comparaes da sua importncia com a de Jesus. Procurei mostrar nos seus feitos, alm de sua posio de crtica, tambm a de bondade e amor diante de um mundo que aos poucos perde esses valores e esquece a sua dimenso espiritual. E nada melhor do que resgat-los nessa figura, que foi um dos filsofos que mais enfatizou esse aspectos. Realizei diversas discusses com os alunos sobre os seus feitos, sobre a sua postura espiritualista diante da morte, deixando claro nos seus ensinamentos sua crena numa vida aps morte. Narrei a sua histria, falando que foi considerado o mais sbio dos gregos pelo Orculo de Delfos e acusado de corromper a juventude pelos polticos do seu tempo. No aceitavam as aes socrticas da luta contra a injustia e a maldade e a sua defesa de que a principal funo do filsofo ensinar aos homens a nortearem suas vidas pela verdade e pela tica. No crcere, no aceita a fuga, pois fugindo renegaria tudo que

havia ensinado e vivenciado a vida toda. A partir da, falamos das duas principais correntes que abordam esse tema: os materialistas que acreditam que a vida se resume matria e os espiritualistas, que aceitam a sobrevivncia da alma e ainda comentei sobre os cticos que no sabem se existe ou no e ficam na dvida. Estabelecemos comparaes entre a poca de Scrates, da Grcia e sua cultura com os dias atuais, falamos da grande falta de tica que temos hoje em dia. E chegamos concluso de que ainda precisamos nos inspirar em Scrates na luta por um mundo mais justo, mas feliz, em que a bondade , a sabedoria e o amor reinem nas relaces humanas. Seguem-se trs textos da produo coletiva das crianas: Existem dois tipos de coragem. A coragem do amor, usada pelo Scrates e a coragem da fora, usada pelo Hrcules. A coragem da fora, s vezes, pode ser usada para o mal, como na guerra. Mas a coragem do amor nunca pode ser usada para o mal. Ns, as crianas, nos achamos corajosas porque ajudamos as pessoas. Algumas vezes usamos a coragem da fora quando ajudamos os pais a limpar ou empurrar alguma coisa, ou quando algum bate num amigo ou o defende. E usamos a coragem do amor quando ajudamos as pessoas, cuidamos dos irmos, dos nossos familiares: pais, avs... (1 srie). Scrates em sua vida usou muito a coragem do amor para ajudar as pessoas a viverem de modo tico. Dava aulas nas praas para todos. Na Grcia nem todo mundo podia estudar, mas ele ensinava a todos com amor. Ns tambm usamos a coragem do amor na vida para dar carinho para os pais, para cuidar dos nossos irmos menores, para ajudar a todos os familiares. Ajudamos na escola os nossos amigos e professores e tambm as empregadas. A coragem da fora usamos para ajudar a carregar as coisas, o pai arrumar o carro e algumas vezes para brigar. Somos corajosos porque ajudamos todo mundo. (2 srie) Pitgoras inventou a Filosofia e Scrates a tica. Os dois acreditavam que os homens no so s corpo, mas todos tm um esprito que vive depois da morte. Eles eram espiritualistas. Scrates ensinava a todos a pensar, a serem bons e a acreditarem na alma imortal. Scrates e Pitgoras ensinaram a vida toda as pessoas a serem justas, a lutarem pela verdade, a viverem bondosamente. L na Grcia, na poca de Scrates, as mulheres e os escravos no podiam estudar, s estudava quem era rico. Mas ele dava aulas a todos. Mas nem todos os filsofos so espiritualistas, alguns so materialistas, acham que o esprito no existe. Para eles, quando as pessoas morrem, tudo acaba, e a vida no continua. Acreditamos na vida ps-morte do mesmo jeito que Pitgoras e Scrates, o maior filsofo de todos os tempos. Acreditamos por causa da filosofia e tambm da religio. (4 srie) Relato da experincia da Jorge Tibiri 8

Comecei por introduzir o cenrio da Grcia Antiga, falando de algumas invenes gregas: a democracia, as Olimpadas, a Filosofia. A partir do conhecimento das prprias crianas, definimos a democracia e estabelecemos paralelos (semelhanas e diferenas) entre a democracia grega e a brasileira (atual) em relao participao das mulheres, existncia de escravos e a promessas no cumpridas (a demagogia). Narrei a histria de Pitgoras e a inveno da palavra Filosofia, como amizade da sabedoria. Tudo isso muito ilustrado por livros, pinturas, desenhos e de forma ldica e interessante, comeando todas as aulas com msicas para todos cantarem juntos. Lancei o desafio nas salas, para que me dissessem se existe o bem e o mal e o que seria um e outro e que em seguida contaria a histria de um dos maiores filfosos de todos os tempos, tambm grego, que tinha se preocupado em se perguntar sobre isso. Colhi idias como o bem praticar boas aes, ajudar os outros, ser honesto, tudo o que bom para o ser humano, tudo que faz a humanidade feliz. A primeira constatao feita j em outras ocasies, e mais uma vez confirmada, que o relativismo anda distante de qualquer mente infantil. No h criana que no esteja convicta da existncia de bem e mal, verdade e mentira, certo e errado. Mesmo contando a histria dos sofistas, que diziam no haver essas dicotomias, elas no perdem essa convico, que precisa at se tornar menos maniquesta. A histria de Scrates ganha contornos hericos para as crianas e no se poderia querer contar uma histria como essa de maneira fria e intelectualista, mas claro que quem contar dessa maneira como contei precisa ter como eu, sincera admirao por essa figura, alis precisa ter a convico que houve e h homens e mulheres na humanidade que podem inspirar admirao e conquistar adeses. Scrates aparece como o heri que teve a coragem e a serenidade de enfrentar a morte por causa de suas idias, que eram contrrias s dos sofistas da poca, relativistas e cticos, idias que favoreciam a corrupao poltica, a dominao e a injustia. Foi o filsofo que se interessou em discutir o que a virtude, o bem, a justia e tambm viveu esses valores. Poderia parecer sem interesse para crianas de nove ou dez anos uma histria que no tenha fantasias, mitologias e contos de fada, mas apenas a realidade histrica, embora contada de forma entusiasta e vibrante. Ao contrrio, as crianas em sua generalidade

vibram com Scrates, interessam-se, perguntam e fazem referncias a ele meses e meses depois de encerrado o tema. O momento da defesa de Scrates diante do tribunal, sua recusa de fuga, sua serenidade diante da morte, suas ltimas palavras tudo isso deixa as crianas sem respirar, provocando emoo e olhos brilhantes. Depois desta parte narrativa e das discusses em torno do tema, passei um trecho do filme Fantasia de Walt Disney, passado no Monte Olimpo, com a trilha sonora da 6 Sinfonia (Pastoral) de Beethoven. Identificamos no desenho, os personagens mitolgicos e estebelecemos comparaes entre a viso de mundo dos gregos e a nossa (politesta e monotesta). Como encerramento deste projeto, vrias aulas foram dedicadas confeco de pinturas inspiradas na Arte Grega. Com a colaborao de Liliam Lungarezi, graduanda em Arte Visuais pela PUC-Campinas, mostramos diversas figuras da Arte da Grcia Antiga (vasos, esculturas, arquitetura) e propusemos trabalhos em grupo (para estimular a cooperao e observar o comportamento dos alunos nas relaes de equipe). O resultado foi brilhante, com o uso de carvo e giz de cera. O trabalho em equipe em liberdade, apenas com orientao minha e de Liliam, foi revelador, mostrando a dificuldade de cooperao de alguns grupos, a falta de hbito de discutir para realizar algo, a tendncia ao melindre e ao personalismo. Mas tendo se manifestado esses comportamentos, puderam ser trabalhados adequadamente e, com sucesso, acabando-se as atividades com as classes mostrando umas s outras suas produes. Esse projeto durou quase o semestre inteiro, j que o apliquei, na maior parte do tempo sozinha, em dez classes (com mdia de 30 alunos), de terceira e quarta srie.

Bibliografia: BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do Pensamento filosfico. So Paulo, EPU, 1977. COVELLO, Sergio C. Comenius A construo da Pedagogia. So Paulo, Editora Comenius, 1999. INCONTRI, Dora. Pestalozzi Educao e tica. So Paulo, Editora Scipione,

10

1997. KOHAN, Walter O. & KENNEDY, David. (Org.) Filosofia e Infncia, possibilidades de um encontro. Vol. 3 Petropolis, Vozes, 2000. KOHAN, Walter O. & WAKSMAN, Vera (Org.) Filosofia para crianas, na prtica escolar. Vol. II. Petrpoles, Vozes, 1998 KOHAN, Walter O. & WUENSCH, ANA M.(Org.) Filosofia para crianas. Vol. I. Petrpoles, Vozes, 1998 KOHAN, Walter O. LEAL, Bernardina. (org.) Filosofia para Criana em Debate. Vol. 4 Petrpolis, Vozes, 2000. LAUAND, Luiz J. Filosofia, Educao e Arte. So Paulo, Edies IAMC, 1988. MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criana. So Paulo, Martins Fontes, 2001. PIAGET, Jean. Os procedimentos da Educao Moral. In MACEDO, Lino de (Org.). Cinco Estudos de Educao Moral. SoPaulo, Casa do Psiclogo,1996. ROUSSEAU, J. J uvre compltes. Vol. IV. Paris, ditions Gallimard, 1969. SCOLNICOV, Samuel. A problemtica comunidade de investigao: Scrates e Kant sobre Lipman e Dewey. (In: KOHAN, Walter O. LEAL, Bernardina. (org.) Filosofia para Criana em Debate. Vol. 4 Petrpolis, Vozes, 2000). SILVEIRA, Ren J. T. A Filosofia vai escola? Campinas, Autores Associados, 2001.

11

You might also like