You are on page 1of 3

PLANO DE ENSINO CURSO DE Engenharia Civil Disciplina Docente Qumica Geral Shaiala Aquino dos Santos Semestre Cdigo

1(2013.1 Carga horria 60 H

1 EMENTA Teoria: Aspectos Fundamentais de Qumica Geral, Estrutura Atmica. Periodicidade qumica. Ligaes qumicas. Estrutura molecular e foras intermoleculares, Reaes qumicas. Estequiometria. Eletroqumica. Oxi-reduo. Impactos Ambientais, Efeitos da Precipitao cida em Materiais de Construo, Acidez da gua, Neutralizao, Corroso, Asbesto, Introduo a Qumica Verde. Prtica: Experimentos em laboratrio. Normas de segurana de laboratrio. 2 OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR OBJETIVO GERAL -Estudar as estruturas da matria e a organizao das substncias nos diferentes estados fsicos, a nvel atmico e molecular; Compreender ligaes qumicas e sua importncia para a formao de compostos e as propriedades dos materiais formados; Compreender os processos eletroqumicos existentes nos materiais de construo, bem como o processo de degradao dos materiais via corroso; Compreender as propriedades fsico-qumicas do gesso, cal e argila, aplicados na construo civil; Compreender as propriedades mecnicas, trmicas e acsticas dos materiais de construo e aplicar estes conceitos a fim de obter construes melhores e mais eficientes. OBJETIVOS ESPECFICOS O aluno dever, ao final do semestre: Dominar os contedos bsicos da disciplina; Aplicar os conhecimentos adquiridos vida prtica de sua formao tica e profissional; Reconhecer os reagentes, as vidrarias e os princpios bsicos do funcionamento dos equipamentos presentes no laboratrio; Cumprir as normas de segurana em laboratrio; Capacidade de interpretar resultados, grficos e tabelas e tirar concluses; Estabelecer relaes entre o contedo da disciplina com outras do curso. 3 CONTEDOS PROGRAMTICOS / CRONOGRAMA DAS AULAS ASSUNTO SEMANA MTODOS E TCNICAS DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGENS Estabelecer relaes e ter conhecimentos da estrutura atmica bem como conhecer os modelos desde os primrdios at o modelo atual. Reconhecer as normas de segurana no laboratrio de Qumica. Identificar os elementos no quadro peridico e suas principais caractersticas e comportamento de importncia da Engenharia. Reconhecer os principais equipamentos (vidrarias) utilizados em um laboratrio de Qumica. Capacitar a resoluo de problemas diversos. Identificar os tipos de interaes Qumicas e sua importncia na matria.

1.

Apresentao da componente curricular; Conceitos bsicos de qumica: Estrutura atmica; Normas de biosegurana em laboratrio discusso (prtica)

Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Discusso participativa professoraluno das normas de segurana de laboratrio de qumica (prtica). Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Demonstrao e operacionalizao de equipamentos de laboratrio e suas aplicaes. Resoluo de Exerccios em classe e estimulando os alunos a resolverem. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar.

2.

Tabela Peridica Equipamentos bsicos de laboratrio (vidrarias) (prtica).

3.

Exerccios Gerais (teoria e prtica) Ligaes Qumica Parte I Polaridade das molculas (teste de miscibilidade) Prtica.

4.

5.

Ligaes Qumica Parte II

Identificar os tipos de interaes Qumicas e sua importncia na matria.

6.

Aspectos Quantitativos Qumica Geral. (Parte I)

da

Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Resoluo de Exerccios em classe e estimulando os alunos a resolverem. Utilizao de quadro-branco e piloto com resoluo de exerccios variados. Avaliao com questes discursivas e objetivas Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Demonstrao e operacionalizao de equipamentos de laboratrio. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Demonstrao e operacionalizao de equipamentos de laboratrio. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Demonstrao e operacionalizao de equipamentos de laboratrio. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point com auxlio de data show e microcomputador. Quadro-branco e piloto ou similar. Demonstrao e operacionalizao de equipamentos de laboratrio. Aula expositiva com projeo de ilustraes em slides do Power Point

Conhecer e relacionar quantitativamente a matria.

7.

Aspectos Quantitativos da Qumica Geral. (Parte II) Diversas Substncias (prtica) Exerccios gerais Reviso Geral

Conhecer e relacionar quantitativamente a matria. Conhecer as leis ponderais. Capacitar a resoluo problemas diversos de

8. 9.

Apto a ser avaliado, resolver questes. Capaz de desenvolver raciocnio lgico na resoluo de situaes problema.

10.

Prova I Unidade

11.

Reaes Qumica (teoria e prtica

Identificar os conceitos de reatividade qumica e sua aplicao prtica.

12.

Eletroqumica e Corroso

Analisar as reaes eletroqumicas e relacion-las com as patologias das construes. Compreender os mecanismos de oxidao.

13.

Propriedades fsico-qumicas da cal, gesso e Argilas

Compreender como as propriedades fsicas e qumicas dos materiais interferem na sua aplicao em construo civil, podendo melhorar a qualidade das obras. Compreender como as propriedades fsicas e qumicas dos materiais interferem na sua aplicao em construo civil, podendo melhorar a qualidade das obras Compreender como as propriedades fsicas dos materiais interferem na sua aplicao em construo civil, podendo melhorar a qualidade das obras

14.

Propriedades fsico-qumicas do asfalto, madeira, cimento, vidro, tintas e materiais polimricos

15.

Propriedades mecnicas, acsticas e trmicas dos materiais de construo

16.

.Introduo: ambientais na Civil.

Impactos Construo

Identificar e relacionar os principais impactos ambientais gerados pela Engenharia Civil

17.

Impactos ambientais Construo Civil

Identificar e relacionar os principais impactos ambientais

com auxlio de microcomputador.

data

show

gerados pela Engenharia Civil

18.

Aula de Reviso

Utilizao de quadro-branco e piloto com resoluo de exerccios variados Avaliao com questes discursivas e objetivas.

Apto a ser avaliado, resolver questes. Capaz de desenvolver raciocnio lgico na resoluo de situaes problema.

19.

Prova II Unidade

UNIDADE

4 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DISCENTES EXTRACLASSE (Atividades Discentes Extraclasse previstas) ATIVIDADES CONTEDO Lista de Exerccios I Estrutura Atmica e Tabela Peridica Ligaes Qumicas parte I, Aspectos quantitativos Lista de Exerccios II de Qumica Apresentao dos relatrios Estrutura atmica, ligaes qumicas e reaes desenvolvido nas aulas prticas qumicas. Propriedade fsico-qumica: asfalto, madeira, Seminrios cimento, vidro, tintas e materiais polimricos. Lista de Exerccios III Eletroqumica, Corroso. Visita a canteiro de obras Impactos ambientais na Construo civil 5 CRITRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAO

HORAS

Critrios de Avaliao: Os alunos sero avaliados por meio de duas provas e das atividades prticas supervisionadas; Os contedos das provas versar sobre os temas expostos em sala; Anlise da capacidade de resposta aos problemas propostos, tericos e/ou prticos. UNIDADE I (45% da mdia semestral) INSTRUMENTO Avaliao Escrita (10/04) Avaliao em laboratrio (11/04) UNIDADE II (45% da mdia semestral) INSTRUMENTO Avaliao Escrita (05/06) Avaliao em laboratrio (12/06) VDM (10% da mdia semestral) Avaliao Escrita 6 RECURSOS Quadro-branco e marcador; Materiais de Laboratrio; Recursos audiovisuais; Kit multimdia; Retroprojetor 10,0 Peso (1,0) PERCENTUAL ATRIBUDO 10,0 Peso (8,0) 10,0 Peso (2,0) PERCENTUAL ATRIBUDO 10,0 Peso (8,0) 10,0 Peso (2,0)

7 REFERNCIAS BSICAS 1 . Brown, L.S. HOLME, T.A.Qumica Geral Aplicada Engenharia.So Paulo, Ed.Cengage Learning, 2009. 2 RUSSEL, J. Qumica Geral. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1994. 3.KOTZ, C.J. Qumica Geral 1 e Reaes Qumicas. So Paulo: Ed. Cengage Learning, 2008. 4. Brown, T. L.Qumica a Cincia Central.So Paulo, 2005. 8 REFERNCIAS COMPLEMENTARES GENTIL, Vicente. Corroso. 4 Ed. Rio de Janeiro: LTC Ed. 2003, 341p. GEMELLI, Enoli. Corroso de Materiais Metlicos e Sua Caracterizao. Rio de Janeiro: LTC Ed., 2001, 183 p. ATKINS, P. W. JONES, Loreta. Princpios de Qumica: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Boockman, 2001. Peridicos: REVISTA QUMICA NOVA NA ESCOLA - Sociedade Brasileira de Qumica REVISTA QUMICA NOVA - Sociedade Brasileira de Qumica.

Assinatura do Professor

Assinatura do Coordenador do Curso

You might also like