You are on page 1of 3

Agrupamento de Escolas Poeta Antnio Aleixo

REGULAMENTO INTERNO DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO

ARTIGO I Definio A BE/CRE um servio da escola constitudo por instalaes e recursos. Tem por objectivo a satisfao das necessidades da populao escolar em informao, cultura e lazer. A BE/CRE integra-se na Rede de Bibliotecas Escolares, coordenada pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. A BE/CRE um ncleo organizacional de escola.

ARTIGO II Objectivos A biblioteca escolar parte integrante do processo educativo. Os objectivos seguintes so essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competncias de informao, do ensino-aprendizagem e da cultura e correspondem a servios bsicos da biblioteca escolar: Apoiar e promover os objectivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currculo da escola; Contribuir para o desenvolvimento cultural em termos individuais e colectivos, assumindo-se como centro de recursos da escola; Cria e manter nas crianas o hbito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilizao das bibliotecas ao longo da vida; Possibilitar o acesso e utilizao continuada de um conjunto variado e actualizado de recursos de informao e documentao; Proporcionar oportunidades de utilizao e produo de informao que possibilitem a aquisio de conhecimentos, a compreenso, o desenvolvimento da imaginao e o lazer; Organizar actividades que favoream a conscincia e a sensibilizao para as questes de ordem cultural e social; Disponibilizar recursos que permitam a auto-aprendizagem, estimulando a curiosidade cientfica e esprito crtico;

Regulamento provisrio/em estruturao

2012/2013

Agrupamento de Escolas Poeta Antnio Aleixo ARTIGO III Estratgias Para atingir estes objectivos, a BE/CRE desenvolver um conjunto de estratgias consubstanciadas num Plano Anual de Actividades, que far parte integrante do Projecto Educativo.

ARTIGO IV Organizao Para a prossecuo dos objectivos atrs enunciados, a BE/CRE dispor de um conjunto adequado e suficiente de documentos, organizados de acordo com os princpios das Cincias Documentais e tendo em ateno padres internacionalmente aceites; Anualmente ser constituda uma equipa pedaggica que tem a seu cargo a organizao, dinamizao e animao da BE/CRE.

ARTIGO V Utilizadores Podem ser utilizadores todos os alunos da escola, professores, funcionrios e restante comunidade educativa. So direitos dos utilizadores: Usufruir de todos os recursos nos termos do presente Regulamento; Circular livremente no espao da BE/CRE; Retirar das estantes os documentos em livre acesso e requisitar para consulta ou leitura domiciliria; Participar em todas as actividades promovidas pela BE/CRE; Dispor de um ambiente agradvel e propcio leitura, visionamento e audio; Apresentar crticas, sugestes e propostas; So deveres dos utilizadores: Cumprir as normas estabelecidas neste regulamento; Manter em bom estado de conservao os documentos que lhe so facultados; Deixar os documentos utilizados nos locais indicados para o efeito; Cumprir o prazo estipulado para a devoluo dos documentos;
Regulamento provisrio/em estruturao 2012/2013

Agrupamento de Escolas Poeta Antnio Aleixo Contribuir para o desenvolvimento de actividades das BE/CRE; Seguir as indicaes transmitidas pela pessoa responsvel da BE/CRE.

ARTIGO VI Acesso Do ponto de vista do acesso, os recursos sero organizados em trs regimes diferentes: livre acesso, em depsito e em acesso reservado. O acesso ser feito directamente para os recursos que se encontram em regime de livre acesso. Estes podero ser retirados da estante da forma que for mais adequada para o utilizador; Os recursos audiovisuais e multimdia encontram-se englobados no regime de depsito e s podem ser manipulados para utilizao, pela pessoa responsvel; O regime de acesso reservado destina-se a obras cujo volume e/ou raridade desaconselham a leitura domiciliria;

ARTIGO VII Disposies Diversas A BE/CRE funcionar de acordo com um horrio afixado no incio de cada ano escolar; No permitido comer ou beber dentro do espao da BE/CRE; No permitido falar alto, nem ter atitudes que de algum modo prejudiquem os outros utilizadores; Em caso de dano ou perda, o utilizador repor um exemplar igual, ou doar o valor aproximado; Os casos omissos no presente Regulamento sero contemplados no Regimento de cada Biblioteca do Agrupamento.

Regulamento provisrio/em estruturao

2012/2013

You might also like