You are on page 1of 192

CARLOS REZENDE CARDOSO JNIOR

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE UM SOLO RESIDUAL DE GNAISSE NO SATURADO PARA AVALIAR A INFLUNCIA DA INFILTRAO NA ESTABILIDADE DE TALUDES.

Dissertao apresentada Escola Politcnica da Universidade de So Paulo para a obteno do ttulo de Mestre em Engenharia.

So Paulo 2006

CARLOS REZENDE CARSOSO JNIOR

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE UM SOLO RESIDUAL DE GNAISSE NO SATURADO PARA AVALIAR A INFLUNCIA DA INFILTRAO NA ESTABILIDADE DE TALUDES.

Dissertao apresentada Escola Politcnica da Universidade de So Paulo para a obteno do ttulo de Mestre em Engenharia. rea de Concentrao: Engenharia Geotcnica Orientador: Prof. Doutor Marcos Massao Futai

So Paulo 2006

AUTORIZO A REPRODUO E DIVULGAO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE.

Este exemplar foi revisado e alterado em relao verso original, sob responsabilidade nica do autor e com a anuncia de seu orientador. So Paulo, 28 de junho de 2006.

Assinatura do autor ____________________________

Assinatura do orientador _______________________

FICHA CATALOGRFICA

Cardoso Jnior, Carlos Rezende Estudo do comportamento de um solo residual de gnaisse no saturado para avaliar a influncia da infiltrao na estabilidade de taludes / C.R. Cardoso Jnior. -- ed.rev. --So Paulo, 2006. 172 p. Dissertao (Mestrado) - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes. 1.Solo no saturado 2.Resistncia dos solos 3.Estabilidade I.Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes II.t.

iii

Dedicatria

minha famlia pelo constante incentivo e Karla pela pacincia e confiana.

iv

Agradecimentos
Acima de tudo a Deus, por ter me concedido paz e sade para enfrentar todos os obstculos pertinentes de um mestrado. Ao Prof. Dr. Marcos Massao Futai, primeiramente por ter confiado em meu trabalho, e, alm de ter sido um grande amigo e orientador, com suas reunies sempre motivadoras, em nenhum momento faltou com a sua presena. Ao Prof. Dr. Fernando Marinho pelas sugestes precisas no exame de qualificao e por disponibilizar os equipamentos desenvolvidos no laboratrio de Mecnica dos Solos. Ao Prof. Dr. Carlos de Souza Pinto pelas sugestes ao longo da pesquisa e pela simplicidade e carisma apresentada ao longo do curso Resistncia e Deformabilidade dos Solos. Aos meus pais e irmos, incentivadores do meu trabalho, sempre me apoiaram nas minhas decises, e, mesmo de longe, constantemente me desejaram sorte e sucesso. Karla, mais uma vez, pela pacincia e confiana. Sua voz, invariavelmente, foi o motivo dos meus esforos para a conquista desta grande etapa. Um agradecimento especial comunidade sergipana presente na Escola Politcnica, especialmente aqueles com quem tive o prazer de ter convivido ao longo desses anos: Carlos Renoir, Igor Pereira e Luiz Cludio, assim como, Elisabeth Nascimento, Marcus Vincius e Ricardo Oliveira. Desejo sucesso e felicidade para todos. Aos meus colegas do Laboratrio de Mecnica dos Solos (LMS) e da Sala 25 (principalmente a Fernando Lozano, Mrcio Santos, Orlando Oliveira, Paula Teixeira e Rafael Basso), estudantes de mestrado e doutorado, pela troca de apoio, sugestes e incentivo, criando um ambiente agradvel e bastante descontrado, necessrio para enfrentar os desafios que o mestrado nos impe. Aos amigos e tcnicos do LMS, Antnio e Joaquim, pela cooperao e auxlio na parte experimental desta pesquisa. Ao CNPq pelo suporte financeiro.

Cada dia sabemos mais e entendemos menos. Albert-Einstein (1879-1955)

vi

RESUMO Deslizamentos em solos tropicais so frequentemente resultados do avano de uma frente de umedecimento devido s guas das chuvas. O avano desta frente de umedecimento provoca elevao da poro-presso de gua ou reduo da suco, e consequentemente, perda de resistncia do solo. Este trabalho apresenta um estudo sobre a resistncia ao cisalhamento dos solos no saturados, abrangendo uma fase experimental envolvendo ensaios de caracterizao, resistncia e obteno das propriedades hidrulicas dos solos e um estudo numrico, com o objetivo de verificar o comportamento da poro-presso no interior de um talude e a influncia na sua estabilidade. Os ensaios de resistncia foram realizados no aparato de cisalhamento direto, para a condio inundada, e no aparato de compresso simples com medida direta de suco, por meio do tensimetro de alta capacidade (TAC), para a condio no saturada. O equipamento TRIFLEX 2 foi utilizado para se determinar os coeficientes de permeabilidade na condio saturada, e as curvas de reteno foram obtidas utilizando-se a placa de suco, o TAC e o mtodo do papel filtro. A partir dos resultados obtidos na fase experimental, avaliouse a influncia das caractersticas das precipitaes (durao e intensidade), condies inicias de suco no talude e das propriedades hidrulicas dos solos na variao da poro-presso de gua, no interior do talude, ao longo do tempo. Paralelamente variao da poro-presso de gua, foi obtida a variao do fator de segurana durante e aps a precipitao. Palavras-chave: Solo no saturado. Resistncia dos Solos. Estabilidade de taludes.

vii

ABSTRACT

Landslides in tropical soils are often the result of advance of the wetting due to rainfall. This advance results from an increase in pore water pressure, reduction in present soil matric suction, reduction in the shear strength of the soil. This work will present a study related to the shear strength of unsaturated soils, including an experimental study, involving characterization, shear strength tests and obtaining hydraulic characteristics of the soils. There is also a numeric study with the aim to analyze the pore water pressure behavior in slopes and its influence in the slope stability. The shear strength tests were carried out in the direct shear test device, for the flooded condition, and concerning the unconfined compression with direct measured matric suction using a high capacity tensiometer (HCT) placed at the base of the sample, for the unsaturated condition. The permeability tests were carried out with TRIFLEX 2 device, and the retention curves were determined using suction plate, HCT and filtered paper. The experimental data permitted the evaluation of the influence of the characteristics of the rainfall (duration and intensity), initial conditions of the slope and of the hydraulic characteristics of the soils in the pore-pressure change of water in the slope, during the test time. In parallel to the pore pressure change of water, the variations of the safety factors during and after the rainfall were obtained. Keywords: Unsaturated soil. Strength of Soils. Slope stability.

viii

SUMRIO

1.

INTRODUO..................................................................................................................1 1.1. Organizao da dissertao ........................................................................................ 2

2.

ASPECTOS TERICOS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SOLOS NO 2.1. 2.2. Conceitos Iniciais ....................................................................................................... 4 Curva de reteno para os solos no saturados........................................................... 5 Fatores que influenciam a forma da curva de reteno para os solos no Tipo de solo ................................................................................................ 7 Arranjo estrutural........................................................................................ 9 Histerese ................................................................................................... 10 Principais equaes para representar a curva de reteno................................ 12 Placa de suco................................................................................................. 13 Papel filtro ........................................................................................................ 14 Tensimetro ...................................................................................................... 15 Comportamento do coeficiente de permeabilidade em funo da suco........ 16 Tcnicas para se determinar a funo permeabilidade ..................................... 18 Equao proposta por Bishop (1959) ............................................................... 21 Equao proposta por Fredlund et al. (1978) ...................................................23

SATURADOS ............................................................................................................................ 4

2.2.1.

saturados .............................................................................................................................7 2.2.1.1. 2.2.1.2. 2.2.1.3. 2.2.2. 2.3. 2.3.1. 2.3.2. 2.3.3. 2.4. 2.4.1. 2.4.2. 2.5. 2.5.1. 2.5.2. 2.6. 3.

Mtodos e equipamentos utilizados para se determinar a curva de reteno ........... 13

Coeficiente de permeabilidade para os solos no saturados.....................................16

Modelos propostos para representar a resistncia dos solos no saturados.............. 21

Modelos propostos para a previso da resistncia dos solos no saturados ............. 25

INFLUNCIA DA INFILTRAO NA ESTABILIDADE DOS TALUDES...............31 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Mecanismos de escorregamento de terra.................................................................. 31 Relao intensidade versus durao e escorregamento ............................................ 33 Relao intensidade da chuva e coeficiente de permeabilidade saturada do solo .... 38 Redistribuio da gua aps a chuva ter cessado ..................................................... 39

4.

CARACTERIZAO DOS SOLOS E DESCRIO DOS ENSAIOS ......................... 45 4.1. 4.2. Descrio dos solos utilizados nesta pesquisa.......................................................... 45 Resultados dos ensaios ............................................................................................. 47

ix

4.2.1. 4.2.1.2.

CARACTERIZAO...................................................................................... 47 Anlise Granulomtrica e Limites de Consistncia.................................. 48 Peso Especfico dos Gros........................................................................ 49 Curvas de Compactao ........................................................................... 50 Ensaio de Permeabilidade......................................................................... 53 Curva de Reteno e Funo Permeabilidade .......................................... 57 Condio saturada Cisalhamento Direto ............................................... 73 Condio de no saturao Compresso Simples..................................79

4.2.1.1. 4.2.1.3. 4.2.2. 4.2.2.1. 4.2.2.2. 4.2.3. 4.2.3.1. 4.2.3.2. 5.

PROPRIEDADES HIDRULICAS DOS SOLOS.......................................... 53

RESISTNCIA................................................................................................. 73

SIMULAES DO FLUXO TRANSIENTE E ESTABILIDADE DOS TALUDES .. 106 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. 5.6. Descrio da geometria do talude e propriedades dos solos .................................. 107 Descrio da malha de elementos finitos utilizada para a anlise do fluxo ........... 109 Condies de contorno adotadas nas anlises de fluxo. .........................................111 Caractersticas pluviomtricas e evapotranspirao. .............................................. 111 Descrio da anlise de estabilidade do talude....................................................... 117 Resultados das anlises........................................................................................... 118 Perfis de suco ao longo do ano. .................................................................. 118 Influncia das caractersticas das chuvas na variao da poro-presso de gua. .........................................................................................................................126 5.6.3. 5.6.4. Influncia das condies iniciais na variao da poro-presso de gua. ........ 136 Fator de segurana mnimo aps a chuva ter cessado. ................................... 139

5.6.1. 5.6.2.

6.

CONCLUSES E RECOMENDAES PARA FUTURAS PESQUISAS.................141 6.1. 6.2. 6.3. Aspectos relacionados aos resultados dos ensaios de laboratrio. ......................... 141 Aspectos relacionados aos resultados das simulaes............................................ 143 Recomendaes para futuras pesquisas.................................................................. 145

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................... 146 APNDICE ............................................................................................................................ 153

LISTA DE FIGURAS

CAPTULO 1 Figura 1-1 Fluxograma apresentando a organizao da dissertao. ...................................... 2 CAPTULO 2 Figura 2-1 Fenmeno provocado pela tenso superficial de um lquido: a) tubo capilar e b) meniscos capilares, Pinto (2000). ............................................................................................... 5 Figura 2-2 Curva de reteno tpica para um solo siltoso, Fredlund e Xing (1994). .............. 7 Figura 2-3 Curvas de reteno tpicas para um solo arenoso, um solo siltoso e um solo argiloso, Fredlund e Xing (1994). .............................................................................................. 8 Figura 2-4 Curvas de reteno para solos tropicais: a) Futai (2002); b) Feuerharmel et al. (2004). ........................................................................................................................................ 9 Figura 2-5 Curvas de reteno determinadas utilizando-se corpos de prova moldados no ramo seco, no ramo mido e na umidade tima, Oliveira (2004). ...........................................10 Figura 2-6 Procedimentos para a obteno da curva de reteno.......................................... 11 Figura 2-7 Variao dos teores de umidade para um mesmo valor de suco por dois procedimentos: a) secagem e b) umedecimento, Dineen e Ridley (1999). .............................. 11 Figura 2-8 Curvas representativas das diversas equaes propostas para a curva de reteno: a) curvas sem caractersticas sigmoidais e b) curvas com caractersticas sigmoidais, Leong e Rahardjo (1997, a). ................................................................................................................... 13 Figura 2-9 Aparato utilizado para a realizao do ensaio da placa de suco....................... 14 Figura 2-10 - Tipos de fluxos do solo para o papel filtro: a) medio da suco total e b) medio da suco matricial, Marinho, (1995). .......................................................................15 Figura 2-11 Corte esquemtico de um tensimetro de alta capacidade (TAC), Marinho (1997). ...................................................................................................................................... 16 Figura 2-12 Ilustrao do desenvolvimento da entrada de ar em diferentes estgios de suco e conseqente reduo do coeficiente de permeabilidade (a) estado saturado e b) estado no saturado, Fredlund e Rahardjo (1993). ................................................................... 17 Figura 2-13 Ilustrao da variao do coeficiente de permeabilidade com a variao da suco ou funo permeabilidade.............................................................................................18 Figura 2-14 Curva de reteno e funo permeabilidade para um solo siltoso, Fredlund et al. (1994-b). ................................................................................................................................... 20 Figura 2-15 Variao dos valores de em funo do grau de saturao para diferentes solos, Jennings e Burland (1962)........................................................................................................ 22

xi

Figura 2-16 Superfcie de ruptura para um solo no saturado, representao da proposta da Equao (2-11), Fredlund et al. (1978). ...................................................................................24 Figura 2-17 a) Resultados de ensaios de cisalhamento direto em amostras de argila, preparadas nas mesmas condies iniciais e diferentes valores de suco; b) Resistncia ao cisalhamento versus suco para diferentes valores de tenses normais (Escrio e Sez, 1986). .................................................................................................................................................. 25 Figura 2-18 Relao entre a curva de reteno e a resistncia ao cisalhamento de um solo no saturado: a) curva de reteno e b) envoltria no-linear da resistncia, Vanapalli et al. (1996). ...................................................................................................................................... 26 Figura 2-19 Relao entre o IP e o parmetro , Vanapalli e Fredlund (2000). ....................28 Figura 2-20 Variao da resistncia ao cisalhamento com a suco adotando diversos valores de , Vanapalli et al. (1996)......................................................................................... 29 Figura 2-21 Variao da resistncia ao cisalhamento com a suco adotando diferentes valores da suco residual do solo, Vanapalli et al. (1996)......................................................30 CAPTULO 3 Figura 3-1 Proposta para correlacionar os episdios de escorregamento e o coeficiente final de precipitao, Guidicini e Iwasa (1976)......................................................................35 Figura 3-2 Relao entre chuva acumulada e intensidade pluviomtrica horria, para o caso que no provoca escorregamento, Tatizana et al. (1987). ....................................................... 36 Figura 3-3 Influncia da intensidade da chuva e das condies iniciais do talude versus tempo para a frente de umedecimento avanar quatro metros no interior do talude: a) solo fino e b) solo grosso, Vargas Jr. et al. (1986). ................................................................................. 37 Figura 3-4 Variao do fator de segurana de um talude hipottico em funo da profundidade de avano da frente de saturao (Zf) e da profundidade da superfcie de ruptura (Zr), Vargas Jr, et al. (1986). .................................................................................................... 38 Figura 3-5 - Comportamento do perfil de suco durante uma infiltrao para duas condies: a) I<ks e b) I>ks, Zhang et al. (2004)........................................................................................ 39 Figura 3-6 Perfis representando possveis perfis da redistribuio da umidade volumtrica aps a infiltrao, Wang et al. (2004)....................................................................................... 41 Figura 3-7 Perfil da variao da presso de gua nos poros do solo em funo do tempo, Fredlund e Rahardjo (1993)...................................................................................................... 42 Figura 3-8 Fatores de segurana em funo do tempo para vrias razes entre o b e o , Fredlund e Rahardjo (1993)...................................................................................................... 43

xii

Figura 3-9 - Variao do fator de segurana ao longo do tempo para diversas precipitaes e suas respectivas duraes (Solo A), Cardoso Jr. e Futai (2005)...............................................44 CAPTULO 4 Figura 4-1 Ensaios realizados e os seus principais objetivos. ............................................... 46 Figura 4-2 Curvas granulomtricas para os solos utilizados. ................................................ 48 Figura 4-3 Classificao dos solos utilizando-se a Carta de Plasticidade de Casagrande..... 49 Figura 4-4 Massa especfica dos gros para os diversos solos utilizados. ............................ 50 Figura 4-5 Resultados do ensaio de compactao: a) curvas de compactao para os solos utilizados e b) valores de suco medidos pelo TAC para as diversas umidades de moldagem. .................................................................................................................................................. 51 Figura 4-6 Relao entre os valores de umidade tima e peso especfico seco mximo em funo da granulometria de cada solo. ..................................................................................... 52 Figura 4-7 - Sistema de medio do coeficiente de permeabilidade de parede flexvel: (a) vista geral de todo o sistema e (b) detalhe da cmera triaxial...........................................................55 Figura 4-8 Valores dos coeficientes de permeabilidades saturados para os solos utilizados, nas direes vertical e horizontal.............................................................................................. 56 Figura 4-9 Ilustrao das posies utilizadas do papel filtro no corpo de prova...................59 Figura 4-10 Propriedades hidrulicas do solo Gnaisse: a) relao entre a curva de reteno obtida por Oliveira (2004) e os valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno. ................................................................................................................ 61 Figura 4-11 - Curva de reteno para o solo AG3: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco; d) relao entre o ndice de vazios e a suco. .................................. 2 Figura 4-12 Propriedades hidrulicas do solo AG3: a) relao entre a curva de reteno e os valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno. .........................64 Figura 4-13 Curva de reteno para o solo AG2: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco; d) relao entre o ndice de vazios e a suco. ................................ 66 Figura 4-14 Propriedades hidrulicas do solo AG2: a) relao entre a curva de reteno e os valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao;

xiii

b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno. .........................67 Figura 4-15 - Curva de reteno para o solo AG1: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco. ........................................................................................................... 71 Figura 4-16 - Propriedades hidrulicas do solo AG1: a) relao entre a curva de reteno e os valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno. .........................70 Figura 4-17 - Curva de reteno do solo Areia, apresentando a relao entre a umidade volumtrica e a suco, Teixeira (2006) e o ajuste por Fredlund e Xing (1994). .................... 71 Figura 4-18 a) Comportamento dos valores de suco de entrada de ar e da umidade volumtrica saturada, para a condio inicial de moldagem, em funo da granulometria de cada solo; b) Relao entre os valores de entrada de ar e a umidade volumtrica na condio saturada..................................................................................................................................... 72 Figura 4-19 Esquema ilustrativo dos componentes utilizados no ensaio de cisalhamento direto......................................................................................................................................... 74 Figura 4-20 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o solo Gnaisse: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r. .......................................................................................... 75 Figura 4-21 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o solo AG3: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r. .......................................................................................... 75 Figura 4-22 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o solo AG2: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r. .......................................................................................... 76 Figura 4-23 - Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o solo AG1: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r. .......................................................................................... 76 Figura 4-24 - Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o solo Areia: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r. .......................................................................................... 77

xiv

Figura 4-25 - Relao entre os valores de ngulo de atrito (pico e residual) e coeso efetiva em funo da granulometria de cada solo. ...............................................................................78 Figura 4-26 Possveis caminhos de tenso durante um teste de compresso simples: AC suco constante durante a compresso e AB reduo da suco inicial durante a compresso, Fredlund e Rahardjo (1993)................................................................................. 79 Figura 4-27 Aparato utilizado para os ensaios de compresso simples: a) viso geral; b) viso detalhada do contato entre o corpo de prova e o tensimetro de alta capacidade........... 81 Figura 4-28 Procedimento analtico para se obter o intercepto de coeso. ........................... 82 Figura 4-29 Comportamento da massa dos corpos de prova expostos ao ar, em funo do tempo, para os solos utilizados nos ensaios de compresso simples........................................ 84 Figura 4-30 Representao da projeo da envoltria dos ensaios de compresso simples para o valor de s igual a zero. ................................................................................................... 85 Figura 4-31 - Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada para o solo Gnaisse. ................................................................................................ 86 Figura 4-32 - Medio da suco durante os ensaios de compresso simples. ........................ 87 Figura 4-33 Mdulos de deformao para o solo Gnaisse, em funo do valor de suco inicial, para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. .................................... 87 Figura 4-34 Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo Gnaisse: a) variao da coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura. ....................................... 89 Figura 4-35 Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para o solo Gnaisse.............................................................................................................................. 90 Figura 4-36 Variabilidade na previso da resistncia para o solo Gnaisse aplicando-se o modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do . .................................................................................................................................................. 90 Figura 4-37 - Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada para o solo AG3. ..................................................................................................... 91 Figura 4-38 - Medio da suco durante os ensaios de compresso simples para o solo AG3. .................................................................................................................................................. 92 Figura 4-39 - Mdulos de deformao para o solo AG3, em funo do valor de suco inicial, para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. ................................................ 92

xv

Figura 4-40 - Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo AG3: a) variao da coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura. ....................................... 93 Figura 4-41 - Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para o solo AG3................................................................................................................................... 94 Figura 4-42 - Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG3 aplicando-se o modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do . ......... 94 Figura 4-43 Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada no solo AG2............................................................................................................ 95 Figura 4-44 - Medio da suco antes e durante os ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada no solo AG2. ............................................................................... 96 Figura 4-45 Medio da suco durante os ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada no solo AG2. ....................................................................................... 96 Figura 4-46 - Mdulos de deformao para o solo AG2, em funo do valor de suco inicial, para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. ................................................ 97 Figura 4-47 - Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo AG2: a) variao da coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura. ....................................... 98 Figura 4-48 - Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para o solo AG2................................................................................................................................... 99 Figura 4-49 Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG2 aplicando-se o modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do . ......... 99 Figura 4-50 Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao controlada no solo AG1.......................................................................................................... 100 Figura 4-51 - Mdulos de deformao para o solo AG1, em funo do valor de suco inicial, para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. .............................................. 101 Figura 4-52 - Envoltria de ruptura no linear sobre o plano x suco para o solo AG1. ..102 Figura 4-53 Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para o solo AG1................................................................................................................................. 103 Figura 4-54 Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG1 aplicando-se o modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do . ....... 103 Figura 4-55 Relao entre os valores de entrada de ar obtida por meio da curva de reteno e pelo ensaio de compresso simples com medio de suco. ............................................. 104

xvi

Figura 4-56 Aplicao da relao entre e o ndice de plasticidade (IP) proposta por Vanapalli e Fredlund (2000) para os solos utilizados nesta pesquisa. ................................... 105 CAPTULO 5 Figura 5-1 Fluxograma das simulaes que sero realizadas e os principais objetivos. .....107 Figura 5-2 Talude de referncia que ser utilizado para a realizao das simulaes. .......108 Figura 5-3 Resumo dos parmetros hidrulicos dos solos: a) curvas de reteno e b) funes permeabilidade. ...................................................................................................................... 108 Figura 5-4 Resumo da variao da coeso aparente em funo da suco para os solos Gnaisse, AG3, AG2 e AG1. ................................................................................................... 109 Figura 5-5 Geometria da malha de elementos finitos utilizada na anlise do fluxo............ 110 Figura 5-6 Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: a) intensidade mdia mensal histrica (1996-2005) e do ano de 2004; b) intensidade mdia semanal para o ano de 2004.113 Figura 5-7 - Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: a) intensidade mdia mensal histrica (1996-2005) e do ano de 2005; b) precipitaes dirias para o ms de janeiro e maio/2005. .............................................................................................................................. 114 Figura 5-8 Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: pluviogramas simplificados. . 115 Figura 5-9 Geometria do talude, locao dos possveis centros e raios dos crculos de ruptura e malha importada de poro-presso de gua para a anlise de estabilidade acoplada. ................................................................................................................................................ 117 Figura 5-10 Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo Gnaisse: a) Pontos A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.............................................................................120 Figura 5-11 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG3: a) Pontos A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.........................................................................................121 Figura 5-12 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG2: a) Pontos A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.........................................................................................122 Figura 5-13 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG1: a) Pontos A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.........................................................................................123 Figura 5-14 Perfis crticos para os solos Gnaisse, AG3, AG2 e AG1 ocorridos no ms de maro (dcima semana do ano). ............................................................................................. 124 Figura 5-15 - Perfis favorveis estabilizao de um talude, para os solos Gnaisse, AG3, AG2 e AG1 ocorridos no ms de outubro....................................................................................... 125 Figura 5-16 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo Gnaisse, para o perfil referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.127

xvii

Figura 5-17 Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para os quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. ................................................................................................................................................ 128 Figura 5-18 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG3, para o perfil referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.......... 130 Figura 5-19 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG3, para os quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. .131 Figura 5-20 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG2, para o perfil referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.......... 132 Figura 5-21 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG2, para os quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. .133 Figura 5-22 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG1 para o perfil referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4........ 134 Figura 5-23 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG1, para os quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. .136 Figura 5-24 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG1, para o perfil referente ao ms de maro : a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4. .......... 137 Figura 5-25 Perfis de poro-presso de gua versus elevao para o solo AG1 e cenrio 2, considerando-se o perfil inicial referente ao ms de maro. ..................................................138 Figura 5-26 Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para o cenrio 1, apresentando F.S. mnimo aps aproximadamente 24 h do terceiro ciclo de precipitao ter cessado. ......................................................................................................... 139 Figura 5-27 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para o cenrio 4, apresentando F.S. mnimo aps aproximadamente 72 h do evento principal (precipitao de 150 mm) ter cessado. ................................................................................... 140 APNDICE B Figura B-1 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo Gnaisse: Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d). ............................................................... 165 Figura B-2 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG3: Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d). ............................................................... 165 Figura B-3 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG2: Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d). ............................................................... 166

xviii

Figura B-4 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG1: Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d). ............................................................... 166 Figura B-5 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo Areia: Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d). ............................................................... 167

xix

LISTA DE TABELAS

CAPTULO 2 Tabela 2-1 Equaes empricas para a curva de reteno, Leong e Rahardjo (1997, a). ......12 Tabela 2-2 Possveis combinaes de variveis de estado de tenso para os solos no saturados (Fredlund e Rahardjo, 1993). ................................................................................... 23 CAPTULO 4 Tabela 4-1 Propores utilizadas de gnaisse e areia para os solos AG1, AG2 e AG3.......... 47 Tabela 4-2 Resultados da anlise granulomtrica e dos limites de consistncia................... 49 Tabela 4-3 Resultados dos ensaios de compactao e determinao das umidades de moldagem a serem usadas ao longo desta pesquisa. ................................................................52 Tabela 4-4 Principais diferenas entre os permemetros de parede rgida e flexvel, modificado de Dourado (2003). ............................................................................................... 54 Tabela 4-5 Valores dos coeficientes de permeabilidade na condio saturada nas direes vertical e horizontal. ................................................................................................................. 56 Tabela 4-6 Resumo das principais tcnicas utilizadas para se medir a suco, modificado de Fredlund e Rahardjo (1993), Marinho (1997), Rahardjo e Leong (2003)................................ 58 Tabela 4-7 Resumo dos parmetros de resistncia na condio saturada obtido por cisalhamento direto................................................................................................................... 77 CAPTULO 5 Tabela 5-1 Coordenadas dos pontos representativos no interior do talude. ........................ 110 Tabela 5-2 Caractersticas dos cenrios que sero adotados nas simulaes. .....................117 Tabela 5-3 Resumo dos parmetros de resistncia adotados para as anlises de estabilidade de talude.................................................................................................................................. 118 APNDICE C Tabela C-1 - Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo Gnaisse........................................................169 Tabela C-2 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG3............................................................. 170 Tabela C-3 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG2............................................................. 171 Tabela C-4 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG1............................................................. 172

1. INTRODUO

O crescimento natural das cidades e conseqentemente de toda a sua infra-estrutura se esbarram em obstculos naturais, como terrenos acidentados, solos com baixa capacidade de suporte, reas alagadas, dentre outros. No caso de terrenos acidentados, o engenheiro se depara com solues que envolvem cortes e aterros, como por exemplo, a construo de estradas e a travessia de dutos. A movimentao de um talude ou de uma encosta pode pr em risco a segurana de algum componente da infra-estrutura da regio e, em alguns casos, provocar conseqncias catastrficas em habitaes localizadas prximas desses movimentos. Em geral, os taludes esto quase em sua totalidade localizados acima do nvel fretico local, ocasionando o surgimento de foras de atrao entre as partculas do solo. Esta fora de atrao, chamada de suco, tem ao primordial na resistncia ao cisalhamento dos solos. Os taludes esto sujeitos s aes naturais que ocorrem em sua volta, como as chuvas, ventos e insolao. Quando ocorre uma precipitao, estas foras de atrao diminuem, provocando assim a queda na resistncia do solo e, dependendo das condies locais, o escorregamento do talude. Os procedimentos para a incorporao do estado no saturado do solo nas anlises de estabilidade so conhecidos, no entanto, a escolha dos parmetros e, principalmente, a definio do estado de tenso relacionado com a poro-presso de gua extremamente complexo. O perfil de suco varia com a profundidade, com as caractersticas do solo e sobretudo com as condies climticas. Este trabalho apresenta um estudo sobre a resistncia ao cisalhamento dos solos no saturados, abrangendo uma fase experimental envolvendo ensaios de caracterizao, resistncia e obteno das propriedades hidrulicas dos solos. Tambm foi realizado um estudo numrico, com o objetivo de verificar o comportamento da suco no interior de um talude e sua influncia na estabilidade.

1.1.

Organizao da dissertao

A Figura 1-1 ilustra um fluxograma apresentando a organizao da pesquisa.


Estudo do comportamento de um solo residual de gnaisse no saturado para avaliar a influncia da infiltrao na estabilidade de taludes

Caracterizao

Ensaios em laboratrio

Resistncia

Propriedades hidrulicas dos solos

Anlise de fluxo no talude

Simulaes

Anlise da estabilidade do talude

Figura 1-1 Fluxograma apresentando a organizao da dissertao. Em seguida, apresentada, resumidamente, a disposio dos captulos e a abordagem de cada um ao longo deste trabalho. No Captulo 2 ser apresentada uma reviso dos aspectos tericos, em solos no saturados, necessrios para a compreenso e anlise dos resultados desta pesquisa. Incluem-se nesta reviso duas propostas para se representar a resistncia ao cisalhamento para um solo no saturado, dando maior nfase equao proposta por Fredlund et al. (1978). Tambm so apresentados aspectos sobre as propriedades hidrulicas de um meio no saturado e os modelos de previso de resistncia. No Captulo 3 ser dado um enfoque sobre os principais mecanismos de escorregamento, apresentando-se o critrio de classificao proposto por Terzaghi (1950) e alguns aspectos de classificao apresentado por Wolle (1988). O objetivo apresentar as principais causas dos movimentos de massa, e discutir a influncia da gua no mecanismo de instabilizao de uma

massa de solo, seja como agente preparatrio, seja como agente deflagrador do movimento. Posteriormente, sero apresentados os efeitos da durao e intensidade da chuva nos escorregamentos. No final do Captulo 3 ser apresentada uma reviso sobre a redistribuio da gua da chuva aps a mesma ter cessado, bem como a influncia desta redistribuio na estabilidade do talude. No Captulo 4 sero apresentados os solos que sero utilizados nos estudos. Acoplados a esta apresentao, esto descritos os procedimentos adotados para se obter as caractersticas dos solos, como a sua caracterizao bsica (anlise granulomtrica, limites de consistncia e compactao), os parmetros hidrulicos (permeabilidade horizontal e vertical e curva de reteno) e os parmetros de resistncia para a condio saturada (cisalhamento direto) e no saturada (compresso simples). Nesta pesquisa, utilizou-se durante os ensaios de compresso simples o tensimetro de alta capacidade (TAC) acoplado na base do equipamento para se tornar possvel a medida de suco antes, durante e aps a etapa de compresso dos corpos de prova. Os resultados dos modelos de previso de resistncia para os solos no saturados so apresentados em conjunto com os resultados dos ensaios de compresso simples. As discusses so apresentadas ao longo do captulo. Conhecendo-se as caractersticas dos solos e seu comportamento, assim como os mecanismos dos escorregamentos de um talude, no Captulo 5 sero apresentadas as anlises realizadas com o objetivo de se conhecer a influncia das chuvas no perfil de poro-presso de um talude e, conseqentemente, nos escorregamentos de terra. No Captulo 6 sero apresentadas as concluses e as propostas para a continuao desta pesquisa.

2.ASPECTOS TERICOS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SOLOS NO SATURADOS

2.1.

Conceitos Iniciais

Um solo saturado formado por duas fases: a fase slida, constituda pelos gros dos solos, e a fase lquida, constituda pela gua (podendo-se acrescentar nessa fase sais minerais e ar dissolvido). Em um solo no saturado, vo surgir mais duas fases: a fase gasosa, formada pelo ar livre (mistura de vrios gases) e vapor de gua e, finalmente, a quarta fase formada pela interao entre a fase gasosa no dissolvida e a fase lquida, denominada por Fredlund et al. (1978) de pelcula contrctil. A pelcula contrctil apresenta uma significativa resistncia trao, o que influencia diretamente no comportamento mecnico do solo como um todo. Essa pelcula contrctil pode ser evidenciada em diversos fenmenos fsicos. Libardi (2005) cita alguns casos: a formao de uma gota de gua em um conta-gotas ou na boca de uma torneira, a formao de gotculas quando se derrama gua em uma superfcie encerada e a formao das bolhas de sabo. Se um tubo de pequeno dimetro colocado em contato com a superfcie livre da gua, esta sobe at atingir uma posio de equilbrio. Esse fenmeno est relacionado com a tenso superficial do lquido em contato com uma parede slida e conhecido como fenmeno capilar. A altura da ascenso capilar (h) inversamente proporcional ao raio do tubo (r). A Figura 2-1 (a) ilustra o fenmeno capilar em um tubo. As tenses na gua ao longo do tubo capilar so tambm apresentadas na Figura 2-1 (a). Nota-se que, medida que aumenta o valor de h, maior (em valor absoluto) ser o valor da tenso na gua. Similar aos tubos capilares, a gua nos vazios dos solos, na faixa acima do lenol fretico, est com uma tenso negativa. Para a gua existente nos solos, nos contatos entre os gros, Figura 2-1 (b), existe a formao de meniscos capilares e a gua neste caso se encontra, tambm, sob uma tenso negativa. A tenso superficial da gua tende a aproximar as partculas (fora P), aumentando as foras entre os gros do solo e surgindo, dessa maneira, uma coeso aparente. De acordo com Pinto (2000) a coeso aparente freqentemente referida s areias, pois estas podem se

saturar ou secar com facilidade. Entretanto, nas argilas que ela atinge maiores valores, sendo a responsvel em muitos casos pela estabilidade dos taludes.
a) h.w Ts Patm r Ts Ts Ts P Ts b)

h P Ts Patm Patm u
+

Figura 2-1 Fenmeno provocado pela tenso superficial de um lquido: a) tubo capilar e b) meniscos capilares, Pinto (2000).

Em solos no saturados, a tenso negativa da gua provocada pela tenso superficial referida como a diferena entre a presso no ar (ua), tomada na maioria dos casos como a presso atmosfrica (Patm) e a presso da gua (uw), e referida como a suco matricial (ua-uw). Essa suco pode ser representada pela Equao (2-1).

(ua u w ) =

2Ts r

(2-1)

Onde: Ts tenso superficial do lquido, r o raio capilar equivalente para os poros do solo.

A suco total em um solo pode ser admitida como a soma entre a suco matricial e a suco osmtica. A suco osmtica funo da concentrao qumica da gua no interior do solo. A diferena de presso necessria para anular o fluxo de uma soluo de gua pura para uma soluo mais concentrada, atravs de uma membrana semipermevel, por osmose, chamada de presso osmtica ou suco osmtica (Marinho, 1997).

2.2.

Curva de reteno para os solos no saturados

A curva de reteno definida como a relao entre a quantidade de gua existente no interior de uma massa de solo e a sua respectiva suco. Essa quantidade de gua referida

normalmente como umidade volumtrica (w) ou grau de saturao (S). Entretanto, na prtica da engenharia geotcnica, o termo umidade volumtrica no usual. Pode-se quantificar a umidade volumtrica em termos de teor de umidade gravimtrica (w) ou em termos do grau de saturao (S). Os valores de S, w e w esto vinculados atravs das seguintes relaes:

w =

Se = Sn 1+ e
d w w

(2-2)

w =

(2-3)

Onde: e ndice de vazios, d densidade seca, w densidade da gua, n porosidade.

Est ilustrada na Figura 2-2 uma curva de reteno tpica para um solo siltoso, e suas principais caractersticas, tais como: valor de entrada de ar (correspondente suco na qual a gua presente nos maiores poros comea a sair), umidade volumtrica residual (umidade em que um grande valor da suco necessrio para remover uma quantidade de gua do solo r) e a umidade volumtrica para o estado saturado (s). As linhas pontilhadas traadas na Figura 2-2 apresenta a proposta de Fredlund e Xing (1994) para a determinao da umidade volumtrica residual e o valor da entrada de ar no solo. De acordo com os autores, este procedimento emprico bastante valioso para quantificar as caractersticas principais da curva. Por esse procedimento, o valor de entrada de ar caracterizado pela interseo entre a reta horizontal, que correspondente umidade volumtrica saturada, com a reta tangente que passa pelo ponto de inflexo da curva. A interseo da reta tangente que passa pelo ponto de inflexo com a reta que aproxima a curva para altos valores de suco determina o valor da umidade volumtrica residual. Esses autores apontam que a umidade volumtrica nula parece ser essencialmente a mesma para todos os tipos de solos e de acordo com Croney e Coleman (1961), esse valor da suco total ligeiramente menor que 106 kPa. Esto apresentadas na Figura 2-2 as curvas de reteno obtidas pelo caminho de secagem (curva cheia) e pelo caminho de umedecimento (tracejada). A diferena de comportamento entre essas duas curvas chamada de histerese e ser melhor detalhada nos itens seguintes.

60
s Valor de entrada de ar

50 Umidade Volumtrica (%) 40 30 20 10 0 0,1

Ar ocluso

Curva de secagem

Curva de umedecimento

Umidade residual, r

10

100

1000

10 000

100 000

1 000 000

Suco (kPa)

Figura 2-2 Curva de reteno tpica para um solo siltoso, Fredlund e Xing (1994).

2.2.1.

Fatores que influenciam a forma da curva de reteno para os solos no saturados

Dentre os fatores que influenciam na forma da curva de reteno, podemos citar: tipo de solo, arranjo estrutural e a histerese.
2.2.1.1. Tipo de solo

A Figura 2-3 apresenta curvas de reteno para trs solos tpicos (areia, silte e argila). De acordo com Fredlund e Xing (1994), e observando a Figura 2-3, o teor de umidade volumtrico na condio saturada e o valor de entrada de ar geralmente aumentam com a plasticidade do solo. Para baixos valores de suco, a quantidade de gua retida no solo depende, principalmente, dos efeitos de capilaridade, que esto diretamente ligados com a distribuio granulomtrica e estrutura do solo. Para altos valores de suco, a quantidade de gua retida no solo depender dos mecanismos de adsoro, que so influenciados pela composio mineralgica e pela superfcie especfica das partculas (Fredlund e Xing, 1994). Os solos arenosos apresentam pequena variao nos dimetros dos poros, dessaturando rapidamente aps o valor da entrada de ar. Os solos argilosos dessaturam de forma mais lenta,

apresentando uma inclinao da curva mais suave e uma distribuio nos vazios dos solos no-uniforme.
100 Solo argiloso

Umidade Volumtrica

80 60 40

Solo siltoso

20 0 0,1

Solo arenoso 1 10 100 1000 Suco (kPa) 10 000 100 000 1 000 000

Figura 2-3 Curvas de reteno tpicas para um solo arenoso, um solo siltoso e um solo

argiloso, Fredlund e Xing (1994).

Os solos tropicais no apresentam necessariamente comportamento similar s curvas de reteno apresentadas na Figura 2-3. Devido estrutura e distribuio dos poros nestes solos, suas curvas de reteno podem apresentar patamares, causados pela ausncia de poros que definem a faixa de suco para este patamar. Futai (2002) mostrou que um solo latertico, mesmo sendo mais argiloso que outro solo saproltico, pode apresentar valor de suco de entrada de ar menor (Figura 2-4, a). Feuerharmel et al. (2004) apresentaram a curva de reteno para um solo coluvionar. A curva sugere comportamento intermedirio entre uma areia e uma argila e, de acordo com os autores, com formato semelhante a uma sela, (Figura 2-4, b). Esse formato de curva semelhante ao encontrado por Futai (2002) para uma argila latertica superficial.

Figura 2-4 Curvas de reteno para solos tropicais: a) Futai (2002); b) Feuerharmel et al.

(2004).
2.2.1.2. Arranjo estrutural

A curva de reteno influenciada pela disposio das partculas nos solos finos. Lambe (1958) identificou duas formas bsicas de disposio das partculas: a estrutura floculada, em que os contatos se fazem entre as faces e arestas das partculas, por meio da gua adsorvida, e a estrutura dispersa, em que as partculas se posicionam paralelamente. Em solos compactados, a estrutura final do solo depende da energia aplicada e da umidade do solo durante a compactao. Para solos compactados no ramo seco da curva de compactao, a atrao entre as partculas no vencida pela energia de compactao aplicada e o solo fica com a estrutura floculada. Para maiores umidades, as foras de repulso aumentam e a energia de compactao orienta as partculas paralelamente umas s outras, definindo uma estrutura dispersa. Vanapalli et al. (1999) determinou as curvas de reteno de uma argila compactada sob trs condies diferentes de moldagem: umidade tima, ramo seco e ramo mido. Para a amostra moldada no ramo seco, o arranjo permite a formao de grandes poros interconectados. Como conseqncia, a resistncia dessaturao nesse tipo de arranjo menor em comparao com as amostras moldadas na umidade tima ou no ramo mido. Para as amostras moldadas no ramo mido, esses solos apresentam estrutura mais homognea e maior capacidade de armazenamento da gua. As amostras moldadas na umidade tima apresentam caractersticas intermedirias entre as duas outras.

10

Oliveira (2004), seguindo procedimento semelhante ao utilizado por Vanapalli et al. (1999), obteve as curvas de reteno para um solo residual de gnaisse compactado moldado em trs condies diferentes, com o objetivo de avaliar a influncia da estrutura do solo no formato da curva de reteno. A Figura 2-5 ilustra as curvas de reteno obtidas para cada condio de moldagem. Os resultados obtidos por Oliveira (2004) foram semelhantes aos encontrados por Vanapalli et al. (1999). Isto indica que as curvas de reteno obtidas no ramo seco apresentaram uma capacidade de armazenamento de gua menor em relao aos corpos de prova moldados no ramo mido ou na umidade tima. A explicao seria a formao de macroporos existentes entre as agregaes formadas na estrutura do solo compactado no ramo seco.
100 90 80 70 60

S (%)

50 40 30 20 10 1

Placa de suco

Placa de presso

Papel filtro

Compactao Esttica CRO1 - Umid. tima CRS1 - Ramo Seco CRU1 - Ramo mido

10

100

1000

10000

100000

Suco (kPa)

Figura 2-5 Curvas de reteno determinadas utilizando-se corpos de prova moldados no

ramo seco, no ramo mido e na umidade tima, Oliveira (2004).


2.2.1.3. Histerese

A determinao da curva de reteno de um solo, a partir da sua umidade inicial, pode ser realizada por dois procedimentos: seguindo-se a curva de umedecimento ou a curva de secagem. A Figura 2-6 ilustra os dois procedimentos possveis de seguir para a obteno da curva, a partir da umidade inicial do corpo de prova. Realizando-se ciclos de umedecimento e secagem, obtm-se curvas com formatos diferentes, como apresentado na Figura 2-2. Essa diferena chamada de histerese da curva de reteno.

11

Umidade Volumtrica ( w)

Curva de Umedecimento

Curva de Secagem Umidade Inicial da Amostra

Suco ()

Figura 2-6 Procedimentos para a obteno da curva de reteno.

Dineen e Ridley (1999) exemplificam que durante a secagem a suco mantida na entrada do poro menor, estando o interior do poro maior preenchido com gua, conforme pode ser visto na Figura 2-7. A mesma suco mantida no processo de umedecimento est associada ao poro menor, ficando o interior preenchido com ar. De acordo com Bear (1979), esse ar que fica ocluso no interior dos poros, como apresentado na Figura 2-7, uma das causas para o fenmeno da histerese. Bear (1979) apresenta como outras causas para a histerese: irregularidades na seco transversal dos poros do solo, o efeito do ngulo de contato entre os gros do solo, a histria de secagem e umedecimento do solo, alm da entrada de ar nos vazios do solo.

Figura 2-7 Variao dos teores de umidade para um mesmo valor de suco por dois

procedimentos: a) secagem e b) umedecimento, Dineen e Ridley (1999).

12

2.2.2.

Principais equaes para representar a curva de reteno.

Leong e Rahardjo (1997, a) apresentam uma equao generalizada, na qual, as principais relaes usadas para representar a curva de reteno, propostas na literatura, podem ser derivadas. A relao sugerida por Leong e Rahardjo (1997, a) est apresentada na Equao (2-4).

a1b1 + a2 e ( a3 ) = a4 b2 + a5e ( a6
w r . s r

b1

b2

+ a7

(2-4)

Onde: a1, a2, a3, a4, a5, a6, a7, b1, b2 so constantes; a suco e representa a umidade volumtrica normalizada, que definida por =

Na Tabela 2-1 esto apresentadas trs das principais relaes propostas e as simplificaes adotadas por Leong e Rahardjo (1997, a).

Tabela 2-1 Equaes empricas para a curva de reteno, Leong e Rahardjo (1997, a).
Autor Equao Simplificaes

Legenda = suco b = suco de entrada de ar = constante =suco

Brooks e Corey (1964)

b =

a2 = a5 = a7 = 0

b1 = 1 b2 = a4 =b a1
m

Van Genuchten (1980)

1 = n 1 + ( )
1 = n ln e + a
m

a1 = a7 a2 = a5 = 0
b1 = m

b2 = n

a4 =n a1

, m e n = constantes
=suco

a1 = a5 = 0 a3 = 1
b1 = m b2 = n
b a7 1 = e a4 = a2 a2 a
2

Fredlund e Xing (1994)

, m e n = constantes
e = base log nepearino

Em geral, as equaes representativas das curvas de reteno foram surgidas baseadas nos resultados caractersticos de diversos solos e so de natureza emprica. Leong e Rahardjo (1997, a) classificam essas equaes em dois grupos: um grupo que possa representar solos cujas curvas de reteno apresentam formato sigmoidal (curvas que apresentam os parmetros

13

s, r e suco de entrada de ar bem definidos) e outro grupo em que isso no ocorre. A Figura 2-8 apresenta essas duas classificaes baseadas no formato da curva de reteno.
1,0 Umidade Volumtrica Normalizada, ()
Umidade Volumtrica Normalizada, () 1,0

0,8

a)

0,8

b)

0,6

0,6

0,4

0,4

0,2

0,2

0,0 Suco, ()

0,0 Suco, ()

Figura 2-8 Curvas representativas das diversas equaes propostas para a curva de

reteno: a) curvas sem caractersticas sigmoidais e b) curvas com caractersticas sigmoidais, Leong e Rahardjo (1997, a).
2.3. Mtodos e equipamentos utilizados para se determinar a curva de reteno 2.3.1. Placa de suco

Uma amostra de solo quando em contato com uma pedra porosa saturada tende a ficar em equilbrio hidrulico. Se a suco na amostra de solo for maior que na placa, a gua flui da pedra porosa para a amostra, caso contrrio, a gua flui da amostra para a placa. Este o princpio do aparelho de placa de suco. A placa de suco utilizada foi desenvolvida pelo Laboratrio de Mecnica dos Solos da USP e est ilustrada na Figura 2-9. A suco aplicada pela pedra porosa est diretamente relacionada diferena entre a sua cota e a cota do recipiente de gua, posicionado na outra extremidade da mangueira. Nesse ensaio o ar no pode passar atravs da pedra porosa. Para isso, utilizam-se pedras porosas com valores de entrada de ar maiores do que a mxima suco aplicada pela diferena de cotas entre o recipiente e a pedra. De acordo com Santos Neto e Carvalho (1995) o contato entre a amostra e a pedra porosa costuma ser a maior fonte de erro na determinao da suco e enfatiza que a superfcie de contato tem que estar perfeitamente plana, de forma a permitir ntima ligao entre a amostra e a pedra.

14

A utilizao deste equipamento limitada para suces de at aproximadamente 90 kPa, a depender da presso atmosfrica local; a partir desse valor, o sistema pode cavitar. No entanto, para se utilizar aparatos similares ao da Figura 2-9, sua faixa de utilizao fica restrita, em alguns casos, devida s restries de ambiente, altura e pedra porosa, suco mxima de 30 kPa, que corresponde a uma diferena de cotas de aproximadamente 3 m.

Corpos de prova Pedra porosa Diferena entre cotas Mangueira

Reservatorio de agua

Figura 2-9 Aparato utilizado para a realizao do ensaio da placa de suco. 2.3.2. Papel filtro

O mtodo do papel filtro para medidas de suco em solos no saturados foi desenvolvido pela cincia dos solos e pela agronomia (Fredlund e Rahardjo, 1993). O mtodo baseia-se na hiptese de que o papel filtro atingir o equilbrio de suco (com respeito ao fluxo de gua) com uma amostra de solo. A partir da umidade final do papel filtro e de uma calibrao adequada possvel determinar indiretamente o valor da suco existente no solo. De acordo com Marinho (1995), o estado de equilbrio fornece a mesma suco no solo e no material poroso (papel filtro), porm umidades diferentes, e salienta que o tempo de equilbrio um fator de extrema importncia para obteno da correta suco. O equilbrio pode ser atingido pela movimentao do fluido em contato direto com o papel (fluxo capilar) ou pelo vapor de gua (fluxo de vapor) entre o solo e o papel filtro. Se o fluxo

15

ocorre apenas atravs de vapor de gua (Figura 2-10, a), o componente osmtico age como fora que impede o fluxo de gua para o papel filtro e neste caso se medir a suco total. O espao de ar deixado entre o solo e o papel filtro fornece uma barreira para os sais, permitindo apenas o fluxo de vapor de gua (Marinho, 1995). Quando o papel filtro colocado em contato direto com a amostra do solo (Figura 2-10, b), o fluxo capilar implica numa interao entre o papel filtro e a gua do poro (i.e. com sais, etc) e nesse caso se medir a suco matricial.
a)
Papel Filtro

b)

Fluxo de vapor Fluxo capilar

SOLO

SOLO

Figura 2-10 - Tipos de fluxos do solo para o papel filtro: a) medio da suco total e b)

medio da suco matricial, Marinho, (1995).


2.3.3. Tensimetro

Os tensimetros convencionais possuem uma limitada capacidade de medir valores de suco maiores do que 90kPa, pelo fato de que para suces maiores, ocorre a cavitao do sistema. De acordo com Marinho e Chandler (1995) e Marinho (1997), a cavitao do sistema no ocorre pelo fato de os lquidos em geral no suportarem elevadas tenses de trao, e sim pelo fato de existirem ncleos de gases oclusos no sistema. O mecanismo adotado pelo Tensimetro de Alta Capacidade (TAC) para evitar a cavitao do sistema, para valores de suco maiores do que 90 kPa utilizar pequenos volumes de gua para diminuir conseqentemente potencias ncleos de cavitao e utilizar um acabamento do sistema interno o mais liso possvel, para minimizar os gases aprisionados nas cavidades microscpicas das paredes do sistema (Marinho, 1997).

16

A Figura 2-11 apresenta um corte esquemtico de um TAC, apresentando seus principais componentes. Marinho (1997) apresenta recomendaes a serem seguidas quando da montagem e utilizao de um tensimetro de alta capacidade.

Diafragma

Cpsula de ao Transdutor

Pedra Porosa gua Cabo

Figura 2-11 Corte esquemtico de um tensimetro de alta capacidade (TAC), Marinho

(1997).
2.4. Coeficiente de permeabilidade para os solos no saturados 2.4.1. Comportamento do coeficiente de permeabilidade em funo da suco

O fluxo de gua em um solo saturado normalmente descrito usando-se a lei de Darcy. A lei de Darcy descreve que a razo do fluxo atravs de uma massa de solo proporcional ao gradiente hidrulica (Equao(2-5)).

vw = k w

hw y

(2-5)

Onde: vw a velocidade do fluxo; kw o coeficiente de permeabilidade saturado e hw/y igual ao gradiente hidrulico na direo vertical (y).

O coeficiente de permeabilidade saturado dado pela Equao (2-6).

kw =

w g K w

(2-6)

Onde: w a densidade do fluido; w o coeficiente de viscosidade dinmica do fluido; K a permeabilidade intrnseca, funo s do meio poroso e independente das propriedades do fluido e g corresponde acelerao da gravidade.

17

Para os solos saturados, pode-se admitir o coeficiente de permeabilidade constante durante o fluxo. Para um solo no saturado o coeficiente de permeabilidade funo da umidade volumtrica ou da suco presente no solo. O fluxo de gua em uma massa de solo diretamente proporcional rea transversal dos poros preenchidos com gua. No meio no saturado, o ar substitui o volume de gua nos poros, criando caminhos mais longos e tortuosos, dificultando, dessa maneira, o fluxo da gua. A Figura 2-12 apresenta a diferena de uma massa de solo totalmente preenchido de gua (Figura 2-12, a) e uma massa de solo no saturada (Figura 2-12, b). Na massa saturada, a seco transversal dos vazios est totalmente preenchida de gua. A partir do momento em que o solo torna-se no saturado, o ar substitui parte da gua (Figura 2-12, b). Com o aumento do valor da suco, os vazios ocupados pela gua diminuem e conseqentemente o coeficiente de permeabilidade gua diminui. Os estgios de 1 a 5 ilustrados na Figura 2-12 (b) representam a posio da interface ar-gua para valores crescentes de suco e, como resultado, uma reduo da umidade volumtrica e do coeficiente de permeabilidade do solo.

Figura 2-12 Ilustrao do desenvolvimento da entrada de ar em diferentes estgios de

suco e conseqente reduo do coeficiente de permeabilidade (a) estado saturado e b) estado no saturado, Fredlund e Rahardjo (1993). A Figura 2-13 ilustra a variao da permeabilidade em dois estgios de fluxo para uma mesma razo de variao de suco. No Estgio 1, o solo se encontra com um valor de suco menor do que o valor de entrada de ar, permanecendo o coeficiente de permeabilidade inalterado. Para o Estgio 2, inicialmente, o solo se encontra com uma suco maior que o valor de entrada de ar e, portanto, com um valor de permeabilidade menor do que na condio

18

saturada. Durante o fluxo, a suco diminui, aumentando dessa maneira o grau de saturao e o coeficiente de permeabilidade.

10-2 (ua-uw)1 Coeficiente de permeabilidade, (m/s) 10-3 Estgio 1 (ua-uw)2 Estgio 2

10-4

k2

10-5

10-6

10-7 0,1 1 10 100 1000 10 000 100 000 Suco matricial, (ua-uw) (kPa)

Figura 2-13 Ilustrao da variao do coeficiente de permeabilidade com a variao da

suco ou funo permeabilidade. Sabe-se, a partir da Equao (2-5), que a velocidade de fluxo proporcional ao coeficiente de permeabilidade. Para os dois estgios apresentados na Figura 2-13, de se esperar que o fluxo que atravessa uma massa de solo no saturada seja menor do que o fluxo que atravessa uma massa de solo saturada, para um mesmo intervalo de tempo.

2.4.2.

Tcnicas para se determinar a funo permeabilidade

A determinao da funo permeabilidade pode ser feita direta ou indiretamente. As tcnicas diretas so realizadas em ensaios de campo ou em ensaios de laboratrio. O uso de tcnicas indiretas se faz a partir da curva de reteno, sendo necessrio tambm o coeficiente de permeabilidade saturado. Uma vez obtida a curva de reteno do solo possvel estimar uma funo de permeabilidade (relao entre a permeabilidade do solo e a suco atuante) usando um modelo estatstico. Na determinao de forma direta h o mtodo admitindo-se fluxo estacionrio e admitindo-se fluxo transiente. No mtodo estacionrio, a suco matricial primeiramente imposta sobre a amostra do solo usando a tcnica de translao de eixos; quando em equilbrio, um gradiente

19

hidrulico aplicado atravs da amostra. O fluxo medido e a permeabilidade obtida pela lei de Darcy. No mtodo de fluxo transiente, uma amostra de solo sujeita a um fluxo de gua. O gradiente hidrulico e a razo de fluxo em vrios pontos ao longo da amostra so computados pela monitorao da umidade volumtrica ou da suco. De acordo com Leong e Rahardjo (1997, b) os problemas associados com a determinao da funo permeabilidade da forma direta so: - Um longo tempo requerido para uma completa srie de medidas de permeabilidade, principalmente para altos valores de suco. - Devido ao baixo fluxo nas medidas da permeabilidade em solos no saturados, as medidas de volume de gua devem ser acuradas. - Em alguns casos um gradiente de suco osmtica pode-se desenvolver entre a gua livre presente no interior do solo e a gua pura usada nos permemetros. Um gradiente induzir um fluxo osmtico atravs da amostra. - Para suces elevadas, a amostra pode retrair e se separar das paredes do permemetro ou da pedra porosa. O ar poder interromper a continuidade do fluxo de gua. Os problemas associados na determinao da funo permeabilidade de forma indireta, de acordo com Leong e Rahardjo (1997, b) so: - Os pontos da curva de reteno prximos da umidade volumtrica residual tornam-se imprecisos e difceis de serem determinados. - A amostra do solo poder se retrair para altos valores de suco, acarretando erros na determinao da curva de reteno do solo. O mesmo problema poder ocorrer se a amostra expandir, dificultando a determinao do volume do corpo de prova e conseqentemente da curva de reteno. Leong e Rahardjo (1997, b) apresentam uma explanao sobre os trs tipos de funes de permeabilidade que podem ser empregados: funes empricas, modelos macroscpicos e modelos estatsticos, apresentando nessa ordem um grau de sofisticao crescente, com os modelos estatsticos sendo os mais rigorosos. Os modelos estatsticos se baseiam na hiptese de que tanto a funo permeabilidade quanto a curva de reteno so funes da distribuio dos tamanhos dos poros de um solo (Fredlund et al., 1994). Baseado nesta hiptese, Childs e Collis-George (1950) apud Fredlund et al. (1994)

20

apresentaram provavelmente a primeira proposta de se prever a funo permeabilidade baseada na distribuio dos tamanhos dos poros de um solo. Fredlund et al. (1994) tomandose como base a proposta de Childs e Collis-George (1950), apresentaram um modelo, representado pela Equao (2-7), para determinar a funo permeabilidade. Para se aplicar a Equao (2-7), necessrio, inicialmente, determinar uma funo que possa representar a curva de reteno do solo.
b

K r ( ) =

ln( ) b ln( b )

e y ( ) e y s
e
y

( )

( )

e y dy

( )

e y dy

( )

(2-7)

Onde: Kr a permeabilidade relativa; a suco em kPa; b a suco de entrada de ar em kPa; b corresponde ao valor de ln (106); y a varivel de integrao que representa o logaritmo da suco e a primeira derivada da equao da curva de reteno proposta por Fredlund e Xing (1994).

Na Figura 2-14 apresentada a curva de reteno e a respectiva funo permeabilidade prevista para um solo siltoso, aplicando-se a Equao (2-7).

1.0 Umidade Volumtrica Normalizada ou Coeficiente de Permeabilidade Relativo 0.8 Curva de Reteno 0.6

0.4 Funo Permeabilidade

0.2

0 0,1 1 10 100 1000 10 000 100 000 1 000 000

Suco (kPa)

Figura 2-14 Curva de reteno e funo permeabilidade para um solo siltoso, Fredlund et

al. (1994-b).

21

2.5.

Modelos propostos para representar a resistncia dos solos no saturados

Para se determinar a estabilidade de um talude ou de uma escavao, adota-se na prtica da engenharia geotcnica, o modelo de resistncia ao cisalhamento dos solos saturados apresentado por Terzaghi (1936) e descrito usando-se o critrio de Mohr-Coulomb (Equao (2-8)).

= c+ ( u w ) tg
presso neutra nos poros do solo; (-uw) a tenso efetiva normal e o ngulo de atrito efetivo do solo.

(2-8)

Onde: a tenso cisalhante; c o intercepto de coeso efetiva do solo; a tenso total normal; uw a

A Equao (2-8) tem sido utilizada com bastante sucesso para representar fenmenos associados aos solos saturados. No entanto, Terzaghi (1950) j havia discutido a relevncia da suco em solos no saturados, dando nfase para a importncia da coeso aparente nas estabilidades dos taludes. Fizeram-se necessrias novas propostas para representar a resistncia ao cisalhamento para os solos no saturados. A seguir, sero apresentadas as propostas de Bishop (1959) e de Fredlund et al. (1978).

2.5.1.

Equao proposta por Bishop (1959)

Bishop (1959) sugeriu uma expresso para representar a tenso efetiva em um solo, dada pela Equao (2-9).

= ( u a ) + (u a u w )
Onde: ua a presso de ar nos poros e um parmetro relacionado com o grau de saturao do solo.

(2-9)

A magnitude do parmetro 1 para um solo saturado e zero para um solo totalmente seco. O valor do parmetro varia em funo do tipo de solo e da sua estrutura, para um mesmo grau de saturao. A Figura 2-15 apresenta a relao dos valores de em funo do grau de saturao para vrios tipos de solos. Segundo Jennings e Burland (1962) o parmetro est
fortemente relacionado estrutura do solo, o que provavelmente explica as variaes das relaes apresentadas na Figura 2-15, quando se tenta relacion-lo ao grau de saturao.

22

Figura 2-15 Variao dos valores de em funo do grau de saturao para diferentes

solos, Jennings e Burland (1962). Substituindo a Equao (2-9) no critrio de Mohr-Coulomb para solos saturados (Equao (2-8)), a resistncia para os solos no saturados fica expressa pela Equao (2-10).

= c+{( u a ) + (u a u w )} tg

(2-10)

Quando o solo est saturado, igual a 1 e a Equao (2-10) se torna a Equao (2-8). Portanto, a Equao (2-10) uma extenso da equao proposta por Terzaghi (1936). Skempton (1960) interpretou o valor de na equao apresentada por Bishop (1959), assumindo a hiptese de que o parmetro representa uma parcela da rea total do solo. Para um solo no saturado, Skempton (1960) considera que a presso de gua dos poros atua sobre uma rea por unidade de rea do solo, e que a presso de ar nos poros atua em uma rea (1). Quando o solo est saturado, os vazios do solo esto preenchidos por gua e o parmetro se aproxima de 1. Para o estado seco, os vazios esto preenchidos por ar e o valor de muito pequeno.

23

2.5.2.

Equao proposta por Fredlund et al. (1978)

Diferente dos solos saturados, em que o comportamento diretamente proporcional a uma varivel de estado de tenso (-uw), para os solos no saturados o comportamento pode ser expresso em funo de duas variveis de estado de tenso, devido dificuldade de se utilizar o princpio das tenses efetivas. Possveis combinaes de variveis podem ser usadas para o estado de tenso (Tabela 2-2). Entretanto, a combinao utilizando-se as variveis (-ua) e (ua-uw), parece ser a mais satisfatria para o uso da prtica da engenharia geotcnica. Essa combinao vantajosa porque os efeitos na mudana da presso normal total sobre o solo podem ser separados dos efeitos causados na mudana da presso da gua nos poros (Fredlund et al., 1979).

Tabela 2-2 Possveis combinaes de variveis de estado de tenso para os solos no

saturados (Fredlund e Rahardjo, 1993).

Presso de referncia Ar, ua gua, uw Total,

Variveis de estado de tenso (- ua) e (ua-uw) (- uw) e (ua-uw) (- ua) e ( - uw)

A Equao (2-11) representa a proposta de Fredlund et al. (1978) para a resistncia dos solos no saturados.

= c+ ( u a ) tg+ (u a u w ) tg b
suco.

(2-11)

Onde: b o ngulo que indica a razo de aumento na resistncia ao cisalhamento em funo do aumento da

Analisando a Equao (2-11) percebe-se novamente que se trata de uma extenso da equao apresentada por Terzaghi (1936) para solos saturados. Quando o solo est saturado, a presso da gua nos poros se aproxima da presso do ar, e dessa maneira, a suco tende a zero; a componente de suco desaparece e a Equao (2-11) reverte para a Equao (2-8).

24

A equao proposta por Fredlund et al. (1978) pode ser representada em um grfico em trs dimenses, como mostrado na Figura 2-16. Na ordenada representada a tenso cisalhante (), e as variveis de estado de tenso (-ua) e (ua-uw) so representadas nas abscissas. O plano frontal (-ua versus ) representa a condio de saturao do solo, quando a suco zero.

Figura 2-16 Superfcie de ruptura para um solo no saturado, representao da proposta da

Equao (2-11), Fredlund et al. (1978).

Na Figura 2-16 e na Equao (2-11), o aumento na resistncia cisalhante devido ao aumento na tenso normal caracterizado pelo ngulo de atrito . Por outro lado, o ganho da resistncia cisalhante devido ao aumento da suco caracterizado pelo ngulo b. A superfcie de ruptura idealizada por Fredlund et al. (1978) e representada pela Equao (2-11), assume que a superfcie de ruptura seja plana, ou seja, os valores de b e constantes. Resultados experimentais de Escrio e Sez (1986, 1987), Fredlund e Rahardjo (1993), Abramento (1988) e Oliveira e Marinho (2003) mostram que o aumento da resistncia devido o aumento da suco no necessariamente constante, variando em funo do nvel de suco presente no solo. Escrio e Sez (1986) realizaram ensaios em um aparato de cisalhamento direto modificado, com o objetivo de verificar a resistncia das amostras quando submetidas a valores diferentes de suco. Os corpos de prova foram todos preparados nas mesmas condies inicias. A Figura 2-17 apresenta os resultados obtidos por Escrio e Sez (1986) para uma argila vermelha, com IP de 13,6% e wL de 33%. Nota-se que a resistncia das amostras de argila aumenta com os valores de suco (Figura 2-17, a), entretanto, projetando-

25

se os valores da tenso cisalhante versus suco para diferentes valores de tenso normal (Figura 2-17, b), percebe-se que o aumento da resistncia no proporcional ao aumento da suco.
800 ua-uw (kPa)

a)

500 300

800

-ua(kPa)

b)

750

600

600

100 0

600 450 300

(kPa)

400

400

200

200

120

200

400

600

800

200

400

600

ua (kPa)

ua-uw (kPa)

Figura 2-17 a) Resultados de ensaios de cisalhamento direto em amostras de argila,

preparadas nas mesmas condies iniciais e diferentes valores de suco; b) Resistncia ao cisalhamento versus suco para diferentes valores de tenses normais (Escrio e Sez, 1986).

2.6.

Modelos propostos para a previso da resistncia dos solos no saturados

Estudos experimentais em solos no saturados so geralmente demorados, difceis de serem realizados e logicamente dispendiosos. Para minimizar esses problemas, alguns procedimentos empricos tm sido desenvolvidos com a finalidade de prever a resistncia dos solos no saturados, a partir dos parmetros de resistncia dos solos saturados (c e ) e da curva de reteno do solo. Dessa maneira, poder haver maior difuso e facilidade na aplicao dos conceitos da mecnica dos solos no saturados. Dentre os principais estudos sobre modelos de previso de resistncia dos solos no saturados, pode-se destacar os trabalhos de Oberg e Sallfors (1995), Vanapalli et al. (1996), Fredlund et al. (1996) e o de Khalili e Khabbaz (1998).

26

De acordo com Vanapalli et al. (1996) a razo em que ocorre a mudana na resistncia ao cisalhamento em um solo no saturado parece estar correlacionada com a rea dos meniscos de gua em contato com as partculas ou agregados de solo. Dessa maneira, evidente a existncia de uma correlao entre a curva de reteno e a resistncia ao cisalhamento de um solo no saturado. Vanapalli et al. (1996) baseados no modelo fsico apresentado por White et al. (1970), diferenciam trs fases no processo de dessaturao: a primeira fase chamada de estgio de efeitos de contorno, a segunda fase chamada de estgio de dessaturao e a terceira e ltima fase chamada de zona residual de dessaturao. Na Figura 2-18 (a), esto representadas as trs fases na curva de reteno.

b < ' b = '

Figura 2-18 Relao entre a curva de reteno e a resistncia ao cisalhamento de um solo

no saturado: a) curva de reteno e b) envoltria no-linear da resistncia, Vanapalli et al. (1996).

A primeira fase, chamada de estgio de efeitos de contorno, caracterizada pela fase em que os poros do solo esto preenchidos com gua (solo saturado). Nesta fase (estgio anterior ao valor de entrada de ar), a resistncia ao cisalhamento aumenta de forma linear com o aumento

27

da suco (reta AB, na Figura 2-18, b). A segunda fase ou estgio de dessaturao inicia-se a partir do valor de entrada de ar do solo at o valor da umidade residual (representada na Figura 2-18 (a) como zona de dessaturao). Neste estgio, os meniscos de gua existentes no interior do solo esto isolados, e, ao longo dessa fase, a resistncia ao cisalhamento cresce de forma no-linear, representada na Figura 2-18 (b), pelo trecho BC. Na zona residual de dessaturao, necessrio um aumento elevado no valor de suco para se reduzir uma pequena quantidade de gua no solo. A partir da umidade residual, ponto em que se inicia a zona residual, a resistncia cisalhante pode aumentar, diminuir ou permanecer constante (trecho CD). Em solos que dessaturam relativamente rpido, tais como areias e siltes, pode-se esperar que a resistncia diminua. De acordo com Vanapalli et al. (1996) isto acontece porque na condio de suco residual, a pequena quantidade de gua existentes nos poros no capaz de transmitir uma suco efetiva entre os agregados ou partculas dos solos. J em solos como as argilas, mesmo na suco residual, um valor relativamente alto de gua pode existir nos poros entre os agregados, na forma de gua adsorvida, transmitindo uma efetiva suco nos pontos de contato entre os gros, aumentando a resistncia ao cisalhamento mesmo aps a umidade residual do solo. O modelo proposto por Fredlund et al. (1996) e Vanapalli et al. (1996) esto fundamentados na representao da resistncia ao cisalhamento dos solos no saturados utilizando-se duas variveis independentes de estado de tenso, conforme proposto por Fredlund et al. (1978). A razo em que a suco contribui para a resistncia ao cisalhamento relacionada pelos autores pela rea normalizada de gua, aw, que pode ser fisicamente representada como sendo um valor adimensional que quantifica o volume de gua no interior do solo. A contribuio da suco na resistncia ao cisalhamento, us, pode ser representada, em termos de rea normalizada de gua pela Equao (2-12).

us = (ua uw )(aw tg ' )

(2-12)

Devido similaridade entre o valor de aw e o valor da umidade volumtrica normalizada, , a relao entre as duas variveis pode ser escrita de acordo com a Equao (2-13).

28

aw = ( )
Onde: um parmetro de ajuste.

(2-13)

Substituindo a Equao (2-13) na Equao (2-12), a contribuio na resistncia ao cisalhamento devido suco resulta na Equao (2-14).

us = (u a u w ) (tg ')

{( )

(2-14)

Dessa maneira, a resistncia ao cisalhamento de um solo no saturado pode ser representada pela Equao (2-15).

= c'+( n ua ) tg '+(ua uw )( )(tg ' )

(2-15)

A Equao (2-15) ser referida ao longo deste trabalho como a proposta apresentada por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996). Inicialmente essa proposta no correspondia necessariamente a um modelo de previso, j que a constante representava um parmetro de ajuste a valores obtidos experimentalmente. Em seguida, Vanapalli e Fredlund (2000) apresentaram uma relao entre os valores de e o IP do solo, conforme apresentada na Figura 2-19. Os autores afirmaram que o valor de pode ser influenciado por outros parmetros, tais como a estrutura do solo, a energia e forma de compactao entre outros.

4.0 3.5 3.0 Vanapalli et al. (1996) Vanapalli e Fredlund (2000)

Parmetro de ajuste,

2.5 2.0 1.5 1.0 0.5 0.0 0 5 10 15 20 25 30 35 40

ndice de plasticidade, I P (%)

Figura 2-19 Relao entre o IP e o parmetro , Vanapalli e Fredlund (2000).

29

Vanapalli et al. (1996) apresentaram um exemplo de aplicao do modelo de previso para um solo siltoso, compactado no ramo seco, com umidade tima de 16,3 %. O solo ensaiado apresentava 28% de frao areia, 42% de frao silte e 30% de frao argila. O ndice de Plasticidade (IP) para o solo estudado foi de 18,7%. Os ensaios de resistncia foram obtidos utilizando-se um aparelho de cisalhamento direto modificado. Aplicando-se a Equao (2-15), os autores obtiveram os ajustes apresentados na Figura 2-20. O melhor ajuste do parmetro desse solo foi 2,2, como pode ser conferido na Figura 2-20. A relao entre o IP e o para este solo est apresentada na Figura 2-19.

150 Umidade Inicial = 13% Densidade Seca = 1.73 Mg/m Tenso Normal Efetiva = 25 kPa .

Resistncia ao Cisalhamento (kPa)

125

=1.0

100 =2.0

75

50

=3.0

25 Smbolos so resultados experimentais 0 0 100 200 300 Suco (kPa) 400 500

Figura 2-20 Variao da resistncia ao cisalhamento com a suco adotando diversos

valores de , Vanapalli et al. (1996).

Vanapalli et al. (1996) seguindo o mesmo raciocnio apresentado na proposta da Equao (2-15), apresentaram a proposta de modelagem para prever a resistncia ao cisalhamento de um solo no saturado sem o uso do parmetro . Equao (2-16) abaixo representa esta proposta.
w r ' tg s r

= c'+( n ua ) tg '+(ua uw )

(2-16)

Onde: w a umidade volumtrica, s a umidade volumtrica na condio saturada e r a umidade volumtrica na condio residual.

A Equao (2-16) ser referida ao longo deste trabalho como a proposta apresentada por Vanapalli et al. (1996). Para o mesmo solo descrito anteriormente, os autores tambm aplicaram a previso de resistncia usando-se a Equao (2-16). Os resultados obtidos esto apresentados na Figura 2-21. A aplicao da Equao (2-16) requer a determinao da

30

umidade volumtrica residual do solo. Na Figura 2-21 so apresentadas as previses de resistncia, para valores de umidade volumtrica residuais, correspondentes a valores de suco de 1500, 3000 e 5000 kPa.

150

Resistncia ao Cisalhamento (kPa)

125

100 Suco residual = 5000kPa 75 3000 kPa 50 1500 kPa

25

100

200

300 Suco (kPa)

400

500

Figura 2-21 Variao da resistncia ao cisalhamento com a suco adotando diferentes

valores da suco residual do solo, Vanapalli et al. (1996). Ambos os mtodos de previso de resistncia so baseados na curva de reteno do solo. A interpretao dada ao parmetro por Skempton (1960) e a interpretao dada para o parmetro aw so semelhantes. Ambos os parmetros, aw (que relaciona o ) e , usados nos mtodos de previso, fornecem aos modelos as caractersticas do solo por meio da curva de reteno, definindo as caractersticas principais de um solo, como a suco de entrada de ar e a variao da perda de gua do solo em funo da suco (inclinao da curva de reteno). Correlacionando a Equao (2-10) proposta por Bishop (1959) para representar a resistncia dos solos no saturados e o modelo de previso dada pela Equao (2-15), pode-se relacionar os parmetros e pela Equao (2-17).

= ( )

(2-17)

31

3. INFLUNCIA DA INFILTRAO NA ESTABILIDADE DOS TALUDES

3.1.

Mecanismos de escorregamento de terra

Terzaghi (1950) em seu clssico trabalho sobre mecanismos de escorregamentos de terra, apresentou um elenco de fenmenos que podem conduzir a um processo de instabilidade, alm de discutir tambm aspectos relativos dinmica dos escorregamentos. De acordo com Terzaghi (1950) as causas dos escorregamentos podem ser divididas em causas externas, causas internas e causas intermedirias. - As causas externas so aquelas que provocam aumento das tenses ao cisalhamento sem que haja ao mesmo tempo aumento de resistncia ao cisalhamento do material adjacente ao talude. Como exemplo, pode-se citar o aumento da declividade dos taludes provocado por eroso fluvial ou escavaes feitas pelo homem. Incluem tambm neste item o acrscimo de tenso provocada pela deposio de carga ao longo do bordo superior do talude e os efeitos de vibraes (terremotos, exploses, trfego pesado, cravao de estacas e operao de mquinas pesadas). - As causas internas so aquelas que provocam um escorregamento sem que haja qualquer mudana nas condies geomtricas do talude e que resultam de uma diminuio da resistncia interna do material. Podem-se categorizar como causas internas o aumento da presso hidrosttica, um decrscimo no valor da coeso aparente e reduo do ngulo de atrito interno do material por processos de alterao. - As causas intermedirias so os escorregamentos provocados devidos a rebaixamentos rpidos do lenol fretico, a eroso superficial e a liquefao espontnea. Analisando a classificao proposta por Terzaghi (1950), percebe-se que a gua possui papel fundamental na maioria dos escorregamentos, seja por meio do incremento dos esforos solicitantes (aumento do peso especfico aparente do solo devido elevao da sua umidade, desenvolvimento de presses hidrostticas em fraturas da rocha e aumento das presses

32

neutras devidas percolao) ou pela sua participao na reduo dos parmetros de resistncia do solo (reduo ou eliminao da coeso aparente dos solos inicialmente no estado no saturado). Dessa forma, a ao da gua determina e caracteriza os diferentes processos de mobilizao e, nesse sentido, a compreenso da sua forma de atuao em cada caso fundamental para o entendimento e a previso do comportamento dos taludes. Wolle (1988) apresentou de forma geral, dois tipos de mecanismos possveis de instabilizao, associados aos escorregamentos translacionais da Serra do Mar. Esses mecanismos so apresentados da seguinte maneira: - Mecanismo Clssico (elevao do nvel de gua pr-existente, devido ao fluxo da gua infiltrada): nesse mecanismo, a ruptura no talude determinada por uma elevao quase que instantnea do nvel fretico, passvel de ocorrncia quando a frente de umedecimento atinge o lenol fretico. Esse fato gera um acrscimo brusco das presses neutras no perfil de solo, o que acarreta a ruptura dos taludes devido diminuio das tenses confinantes efetivas. A elevao gradual do nvel de gua tambm pode ser provocada pela formao de uma rede de fluxo paralela ou subparalela ao talude, sustentada por um horizonte menos permevel que o horizonte superficial. - Mecanismo Alternativo (infiltrao, com formao de frente de umedecimento em encostas sem nvel de gua pr-existente): esse mecanismo, proposto por Terzaghi (1950), teve de acordo com Wolle (1988), sua primeira constatao na Serra do Mar, nas encostas adjacentes Rodovia dos Imigrantes. Em solos no saturados, a eliminao ou mesmo a reduo da suco devido infiltrao das guas das chuvas, provoca diminuio sensvel e, at mesmo, anulao do intercepto de coeso. A ruptura ocorre quando a frente de umedecimento atinge uma profundidade crtica, na qual os parmetros de resistncia no mais garantem a estabilidade do talude. Para os escorregamentos rotacionais, Wolle (1988) explica ser um tipo de escorregamento raro de se acontecer na Serra do Mar, devido s caractersticas da geometria e do perfil do terreno, no entanto, para os casos ocorridos, o mecanismo de instabilizao foi provocado pelo surgimento de presses neutras positivas e perdas da suco decorrentes da infiltrao da gua no macio.

33

Vaughan (1985) estudou extensos escorregamentos que ocorreram em taludes naturais de solos residuais em Fiji, um pequeno arquiplago no Pacfico Sul, no ano de 1980. Dados reportados em abril de 1980, durante a passagem do ciclone Wally, mostraram eventos chuvosos excepcionais, num total de 1500 mm de gua em trs dias, sendo que no terceiro dia, choveu aproximadamente 1000 mm, dentre as quais 400 mm em 6 horas. De acordo com Vaughan (1985), a mdia anual de precipitao na regio era de 2000a 3500 mm. Apesar de terem sido realizadas investigaes subsuperfciais na regio investigada, a experincia local evidenciava que os nveis de gua eram profundos e que a maioria dos escorregamentos ocorreu em partes superiores dos taludes, descartando a hiptese de elevao do nvel fretico. Dessa maneira, Vaughan (1985) atribui os escorregamentos aos efeitos provocados pela infiltrao das guas das chuvas, pelo avano da frente de umedecimento at uma profundidade crtica do talude. Os efeitos observados por Vaughan (1985) em Fiji, podem ser enquadrados, na classificao proposta por Wolle (1988) como Mecanismo Alternativo de escorregamentos.

3.2.

Relao intensidade versus durao e escorregamento

A gua, proveniente quase sempre das chuvas, tem papel fundamental na maioria dos escorregamentos de terra. Por isso, torna-se imprescindvel avaliar qual a influncia das caractersticas das chuvas (durao e intensidade) em um processo de escorregamento. Guidicini e Nieble (1983) apresentaram um estudo correlacionando ndices pluviomtricos e escorregamentos, e concluram que as chuvas representam o aspecto mais significativo, distanciando-se dos demais fatores de importncia, como causa dos escorregamentos. A recproca, entretanto, no necessariamente verdadeira, isto , a ocorrncia de um elevado ndice de pluviosidade condio necessria, mas nem sempre condio suficiente para o desencadeamento de escorregamentos. Devido grande variabilidade do tipo de solo, condio geolgica e ambiental, no possvel generalizar um modelo de escorregamento causado por infiltrao de gua. O conhecimento das caractersticas da rea em estudo torna-se fundamental. Essas caractersticas envolvem tanto os parmetros geotcnicos, como tambm hidrolgicos. Diversos autores, tais como

34

Matos (1974), Lumb (1975), Guidicini e Iwasa (1976), Brand (1985), Vargas Jr. et al. (1986), Tatizana et al. (1987), Wolle (1988), Carvalho (1989), Ng et al. (1998) e Avila et al. (2003) apresentam estudos especficos focalizando a influncia de alguns parmetros hidrolgicos e geotcnicos nos escorregamentos de terra. Guidicini e Iwasa (1976) procuraram investigar a correlao entre pluviosidade e escorregamentos introduzindo nas anlises dados relativos ao histrico de chuvas. Esse histrico pode se referir apenas aos dias anteriores ao episdio de chuva intensa, ou pode ser recuado no tempo, at atingir parcial ou totalmente o ciclo de chuvas do ano em questo, em cada caso. Os autores apresentaram os conceitos de coeficiente do ciclo (Cc) e coeficiente do episdio (Ce), que representam, respectivamente, o registro pluviomtrico acumulado at a data do episdio de chuva e o registro pluviomtrico do prprio episdio, com relao mdia anual de pluviosidade da regio. A soma desses dois coeficientes foi chamada de coeficiente final (Cf). Ambos os coeficientes esto representados nas Equaes ) a ).

Cc=

Volume de gua precipitado at o evento principal (mm) Mdia anual de precipitao (mm) Volume de gua precipitado no evento principal (mm) Mdia anual de precipitao (mm)

(3-1)

Ce =

(3-2)

C f = Cc +Ce

(3-3)

Aplicar o conceito do coeficiente final (Cf) equivale a levar em considerao o volume total de gua precipitado at a data do episdio, contando a partir do incio do ciclo (aproximadamente o ms de julho). Na , os autores aplicaram o conceito de coeficiente final numa centena de casos, agrupando-se os casos verificados em quatro faixas com crescente probabilidade de ocorrncia de escorregamentos (de D para A).

35

Figura 3-1 Proposta para correlacionar os episdios de escorregamento e o coeficiente

final de precipitao, Guidicini e Iwasa (1976).

Da , nota-se que os casos em que iriam ocorrer os escorregamentos tendem a ocupar as posies mais elevadas, dentro do grfico. Isso, de acordo com os autores, corrobora a idia sobre a importncia do ciclo de chuva no desencadeamento dos processos de instabilizao. Tatizana et al. (1987) apresentaram uma metodologia de correlao entre intensidade de chuva, durao e escorregamentos, aplicando-se na regio da Serra do Mar, municpio de Cubato. O intuito foi de procurar uma explicao para escorregamentos ocorridos aps uma chuva pouco intensa, com valores acumulados de dois dias inferiores a 120 mm e, por outro lado, escorregamentos no ocorridos aps chuvas intensas, ultrapassando o acumulado de 250 mm em dois dias. Os autores evidenciaram a necessidade de uma anlise de um perodo de distribuio das chuvas mais detalhada ao longo de quatro dias anteriores ao escorregamento. A Figura 3-2 mostra detalhadamente a relao entre a intensidade de chuva e o acumulado durante quatro dias antes de um evento que totalizou cerca de 300 mm de gua e em que no houve registros de escorregamentos. Os autores explicam que, para a regio estudada, as situaes de maior risco de deslizamentos so eventos de chuva contnua, com picos de intensidade no final do evento chuvoso. O caso apresentado na Figura 3-2, apesar de corresponder a um acumulado de quase 300 mm, esse total equivale s ltimas horas de

36

chuva, com intensidades mdias de aproximadamente 20 mm/h, no ocorrendo nesse caso, precipitaes contnuas antes do evento mais intenso (dia 23/01/85).

Figura 3-2 Relao entre chuva acumulada e intensidade pluviomtrica horria, para o caso

que no provoca escorregamento, Tatizana et al. (1987). Lumb (1975) investigou as propriedades geotcnicas dos solos predominantes em Hong Kong, com nfase para os solos saprolticos de granito, mais freqentes nos locais de instabilizao das encostas naquela regio. O autor concluiu que as rupturas observadas, pelo menos em sua maioria, ocorreram pelos efeitos causados pela infiltrao das guas das chuvas. Lumb (1975) verificou que, alm da chuva deflagratria, tinham significativa participao as chuvas dos dias precedentes, pois produziam um aumento do grau de saturao dos solos, de fundamental importncia no processo de instabilizao. Brand (1985), a partir de observaes de movimentos de terra ocorridos em Hong Kong, afirmou que a grande maioria dos escorregamentos so induzidos por chuvas localizadas, de curta durao e elevada intensidade e que as rupturas ocorriam simultaneamente ao pico de intensidade da precipitao. Afirmou ainda que a precipitao acumulada antecedente no um fator significativo na deflagrao dos escorregamentos. Apesar de contraditrio, Brand (1985) se baseia nos dados obtidos da relao entre precipitao e escorregamentos ocorridos em Hong Kong. De acordo com Wolle (1988) as chuvas em Hong Kong caracterizam-se pela ocorrncia dos picos de maior intensidade geralmente nos ltimos dias de cada evento, que costuma ter durao entre 1 a 6 dias. Brand (1985), provavelmente, no se atentou pelo fato de se levar em conta s chuvas precedentes ao evento de maior intensidade. Outra tentativa de correlacionar a pluviometria e os escorregamentos em um talude no saturado foram realizados por Vargas Jr. et al. (1986). Adotando-se parmetros geotcnicos

37

tpicos dos solos saprolticos de gnaisse do Rio de Janeiro, os autores realizaram um estudo paramtrico da variao do fator de segurana em funo do avano de uma frente de umedecimento, em um talude com ngulo de inclinao de 60 e altura de 20 m. Adotando-se hipteses simplificadoras para se determinar o avano da frente de umedecimento, os autores concluram que, para solos menos permeveis (Figura 3-3, a), as chuvas necessrias para deflagrar escorregamentos precisam ser longas (da ordem de 50 a 60 horas). Para solos mais permeveis (Figura 3-3, b), as chuvas necessrias para deflagrar escorregamentos correspondem a chuvas de grande intensidade e pouca durao, caracterizando eventos com perodo de recorrncia elevado. Admitindo a profundidade crtica do avano da frente de umedecimento correspondente a quatro metros, os autores verificaram que o tempo necessrio para que a frente de umedecimento atingisse esta profundidade tambm funo do grau de saturao inicial do terreno, como apresentado na Figura 3-3. Nas abscissas, representada a varivel que relaciona a razo entre a intensidade pluviomtrica e o coeficiente de permeabilidade do solo (Ks). Nota-se que para razes maiores do que 1, a influncia da intensidade da precipitao pequena em comparao com o grau de saturao inicial do terreno.

Figura 3-3 Influncia da intensidade da chuva e das condies iniciais do talude versus

tempo para a frente de umedecimento avanar quatro metros no interior do talude: a) solo fino e b) solo grosso, Vargas Jr. et al. (1986).

38

A Figura 3-4 mostra a variao do fator de segurana em funo do avano da frente de umedecimento para diversas superfcies de ruptura apresentada por Vargas Jr. et al (1986). Admitindo-se o talude homogneo, com ngulo de atrito de 35 e coeso efetiva de 14,7 kPa.

Figura 3-4 Variao do fator de segurana de um talude hipottico em funo da

profundidade de avano da frente de saturao (Zf) e da profundidade da superfcie de ruptura (Zr), Vargas Jr, et al. (1986).

Os autores concluram que a situao crtica ocorre quando a frente de umedecimento atinge a superfcie de ruptura na profundidade de aproximadamente quatro metros no interior do talude.
3.3. Relao intensidade da chuva e coeficiente de permeabilidade saturada do solo

Sabe-se que durante uma precipitao a suco reduz de valor, no entanto, prematuro concluir que esta suco v se anular. Para que a suco seja eliminada totalmente, a chuva precisa prolongar durante um longo tempo e a intensidade da precipitao precisa aproximarse do coeficiente de permeabilidade saturada do solo na superfcie. Considerando-se a intensidade pluviomtrica como constante (I), pode-se relacionar a variao da suco em um perfil de um talude homogneo e com permeabilidade no estado saturado (Ks), com o tempo. Dois casos so apresentados na Figura 3-5, como apresentado por Zhang et al (2004):

39

a) Intensidade pluviomtrica menor do que o coeficiente de permeabilidade saturado do solo (I < Ks).

Neste caso, no h gua suficiente para a formao de uma frente de saturao, mas apenas de uma frente mida que eleva a umidade do solo em seu interior do valor inicial para um valor final, que corresponde umidade para a qual a condutividade hidrulica iguala a velocidade de infiltrao. Neste caso a suco no ir se anular e sim permanecer em um valor correspondente a esta umidade final (Figura 3-5, a).

b) Intensidade pluviomtrica maior ou igual ao coeficiente de permeabilidade saturado do solo (I > Ks).

Nesta situao, a abundncia de gua na superfcie propicia a formao de uma frente de saturao, responsvel pela elevao da umidade do solo em seu interior, at a mxima umidade possvel de ser atingida por percolao. A suco ir se anular na superfcie e a diferena entre a quantidade de gua da precipitao menos a capacidade de infiltrao do solo ir escoar superficialmente (Figura 3-5, b).

a)

b)

Figura 3-5 - Comportamento do perfil de suco durante uma infiltrao para duas condies:

a) I<ks e b) I>ks, Zhang et al. (2004).

3.4.

Redistribuio da gua aps a chuva ter cessado

O estudo da redistribuio da umidade aps alguma fonte de gua ter cessado, objeto de pesquisa principalmente para finalidades agronmicas, com o objetivo de se verificar o

40

comportamento do fluxo e as condies finais da rea desejada aps o trmino de uma irrigao. Na engenharia geotcnica, principalmente fazendo-se referncia aos trabalhos relacionados com estabilidade dos taludes (Matos, 1974; Wolle, 1988; Carvalho, 1989), faz-se meno redistribuio da umidade como agente preparatrio a um escorregamento. Agente preparatrio pelo fato de se aumentar o grau de saturao do terreno e conseqentemente reduzir a suco; caso ocorra uma precipitao de grande intensidade em seguida, a frente de umedecimento avanar em profundidades maiores e, dessa maneira, aumentando a probabilidade de deslizamento. A partir do instante em que cessa a precipitao, inicia-se um fenmeno de redistribuio de umidade no macio. No instante em que se esgota a gua livre na superfcie do terreno, a frente de umedecimento encontra-se a certa profundidade. Em um perfil, podem-se distinguir duas zonas: a regio acima da frente de umedecimento, onde a umidade a mxima possvel de ser atingida pelo processo de infiltrao e, conseqentemente, a suco mnima; e uma regio inferior onde a umidade prxima da umidade inicial e a suco a equivalente a esta umidade. Existe, portanto, nesta situao, um gradiente hidrulico responsvel pelo fluxo de gua, da regio superior mais mida para a inferior mais seca. No equilbrio final, o perfil encontrar-se- a uma umidade superior inicial, mas inferior mxima umidade atingida no interior da frente de umedecimento (Carvalho, 1989). Tasla (1974), Youngs e Poulovassilis (1976), e Wang et al. (2004) apresentam estudos referentes a este tema. Wang et al. (2004), ilustraram trs possveis perfis da redistribuio da umidade, acrescentando um novo tipo de perfil aos dois inicias j apresentados anteriormente por Tasla (1974) e Youngs e Poulovassilis (1976). A Figura 3-6 apresenta as trs propostas de Wang et al. (2004).

41

Figura 3-6 Perfis representando possveis perfis da redistribuio da umidade volumtrica

aps a infiltrao, Wang et al. (2004). Para a proposta a (Figura 3-6, a) a redistribuio mantm aproximadamente o mesmo formato do perfil de infiltrao e o valor da umidade volumtrica diminui em funo do avano da frente de umedecimento. De acordo com Youngs e Poulovassilis (1976) este tipo de perfil caracterstico dos solos finos. Para a proposta b (Figura 3-6, b), a umidade volumtrica sofre uma queda abrupta a partir de certa profundidade (L), mantendo-se constante ao longo da redistribuio; e para a proposta c (Figura 3-6, c), Wang et al. (2004) mostra que a umidade volumtrica no avano da redistribuio mantm-se constante, enquanto a umidade na superfcie diminui gradativamente com o tempo. Na presente pesquisa, dar-se- o enfoque na redistribuio da umidade, no apenas como agente preparatrio, mas tambm como agente deflagrador do escorregamento. Portanto, esses escorregamentos especficos tero incio aps as chuvas terem cessado. Fredlund e Rahardjo (1993) fizeram anlises do comportamento da suco de um talude heterogneo em Hong Kong, formado por solos de origem grantica, com 60 de inclinao e altura de aproximadamente 38 m. Durante um evento chuvoso os autores analisaram o comportamento da variao do fator de segurana do talude antes, durante e depois da precipitao.

42

A Figura 3-7 ilustra a previso numrica do comportamento da suco durante o evento chuvoso no talude em questo. A chuva simulada teve durao de 480 min e intensidade de aproximadamente 47 mm/h, no entanto, verificou-se o comportamento durante 1080 min. Nota-se que na superfcie do talude, no incio da chuva (tempo 0 min), a suco correspondia a aproximadamente 65 kPa e no final do evento o valor da suco se anulou. Aps a chuva ter cessado (aps 480 min), a suco na superfcie tende a voltar para o valor inicial, no entanto, para maiores profundidades, a suco diminui. Pode-se verificar esse fato na cota de elevao 54 m. No final da chuva a suco tinha valores de aproximadamente 45 kPa e no tempo de 1080 min a suco se anulou.

Figura 3-7 Perfil da variao da presso de gua nos poros do solo em funo do tempo,

Fredlund e Rahardjo (1993). Durante o avano da frente de umedecimento no talude, percebe-se o surgimento de presses neutras positivas em seu interior. O surgimento dessas presses neutras ocasionado para os casos em que a intensidade de fluxo na superfcie maior do que o coeficiente de permeabilidade do solo na condio saturada (Figura 3-5, b). A partir dos perfis de suco do talude em funo do tempo, os autores determinaram os fatores de segurana do talude, tambm em funo do tempo, para uma superfcie fixa de deslizamento considerada crtica. Sabendo-se da no-linearidade do b, os fatores de segurana foram determinados para vrias razes entre o b e o . A Figura 3-8 ilustra os resultados obtidos.

43

Figura 3-8 Fatores de segurana em funo do tempo para vrias razes entre o b e o ,

Fredlund e Rahardjo (1993).

Percebe-se que o fator de segurana diminui durante o evento chuvoso e o seu mnimo verificado no final da precipitao, aproximadamente no tempo de 480 min. Aps a chuva ter cessado h um acrscimo da segurana do talude. Contudo, os autores chamaram ateno de que a superfcie de ruptura pode ser diferente para perodos durante e aps a precipitao e comentaram que a superfcie crtica pode ser mais profunda com o avano da frente de umedecimento no talude, alterando-se, nesse caso, o tempo do fator de segurana crtico. Sobre a relao entre o b e o , quanto maior essa razo, mais acentuada a queda na segurana do talude durante o processo de infiltrao. Os autores ainda comentam o fato de que o aumento do fator de segurana aps a chuva ter cessado parece ocorrer em uma razo menor do que a reduo do fator durante o perodo de chuva. Cardoso Jr. e Futai (2005) (Ver Apndice A) tambm apresentaram simulaes do efeito da infiltrao nas estabilidades de taludes homogneos e analisaram o comportamento do talude durante e aps a precipitao. As caractersticas das precipitaes foram baseadas na curva que relaciona a intensidade e a durao das chuvas para um determinado tempo de recorrncia, para o estado de So Paulo, elaborada por Silva et al. (1999). Adotaram-se arenoso e um solo B com caracterstica argilosa). dois solos com caractersticas hidrulicas bem distintas (solo A com caractersticas de um solo

44

1,600

1,550

5 horas 10 dias

10 horas 15 dias

20 horas 20 dias

4 dias 30 dias

F.S. para o talude seco: 1,530


1,500

1,450

1,400 F.S. 1,350 1,300 1,250 1,200


0 5 10 15 20 25 30 35

Tempo (dias)

Figura 3-9 - Variao do fator de segurana ao longo do tempo para diversas precipitaes e

suas respectivas duraes (Solo A), Cardoso Jr. e Futai (2005).

Cardoso Jr. e Futai (2005) confrontaram os valores obtidos na Figura 3-9 com os perfis de suco obtidos em sees diferentes do talude. No final da precipitao de 20 horas, a suco mnima, mas no se anula. No entanto, com o passar do tempo, a suco na superfcie tende a voltar ao valor inicial, e a suco abaixo da frente de umedecimento tende a diminuir. A superfcie de ruptura crtica que era inicialmente superficial, ao longo do tempo tende a se aprofundar no interior do talude. Diferentemente dos resultados obtidos por Fredlund e Rahardjo (1993), que obtiveram um fator de segurana mnimo imediatamente no final da precipitao (Figura 3-8), para uma superfcie de escorregamento fixa, Cardoso Jr. e Futai (2005) verificaram valores do F.S. mnimos aps o fim da precipitao, variando-se a posio das superfcies de escorregamento.

45

4. CARACTERIZAO DOS SOLOS E DESCRIO DOS ENSAIOS

Neste captulo, sero apresentados os resultados dos ensaios realizados para cada solo. Os ensaios realizados foram divididos em trs grupos: caracterizao, resistncia e propriedades hidrulicas dos solos. Juntamente com a apresentao dos resultados, sero feitos comentrios sobre os ensaios, levando-se em considerao os procedimentos utilizados. Esto ilustrados na Figura 4-1 os trs grupos de ensaios realizados (caracterizao, resistncia e propriedades hidrulicas dos solos). Para cada grupo, so apresentados os respectivos ensaios e os objetivos de cada um. Para a caracterizao, foi realizada anlise granulomtrica por peneiramento e sedimentao, determinao do peso especfico dos slidos, limites de consistncia (wL e wP) e determinao da curva de compactao adotando-se a energia de Proctor Normal. Para os ensaios de resistncia, utilizou-se o aparato de cisalhamento direto e o de compresso simples com medio de suco por meio do TAC. Finalmente, os ensaios de permeabilidade foram realizados no TRIFLEX 2 e no permemetro tradicional de parede rgida. A determinao da curva de reteno foi obtida por meio dos mtodos da placa de suco, tensimetro e papel filtro.

4.1.

Descrio dos solos utilizados nesta pesquisa

Nesta pesquisa utilizaram-se dois solos que sero denominados de solos matrizes. A partir das matrizes, obtiveram-se outros trs solos com caractersticas diferentes, a partir da mistura entre eles. Os dois solos matrizes apresentam propriedades distintas: o primeiro chamaremos de Gnaisse, solo de origem residual de Gnaisse, composto basicamente de areia siltosa e retirado do campo experimental da USP; este solo apresenta suas propriedades j conhecidas (Stuermer, 1998; Kuwajima, 2000; Oliveira, 2004); o segundo solo a Areia de Osasco ou simplesmente Areia, solo de origem fluvial, usado principalmente na construo civil, e objeto de pesquisa de doutorado de Teixeira (2006).

46

Anlise Granulomtrica

-Caracterizar granulometricamente os solos utilizados. - Caracterizar o peso especfico dos slidos para cada solo. -Verificar a variao dos limites para cada proporo.

Caracterizao

Peso especfico dos slidos Limites de Consistncia Compactao (com medida de suco dos C.Ps)

-Analisar a variao da suco para cada ponto da curva de compactao nos diferentes solos utilizados. - Determinar a umidade de moldagem a ser utilizada para cada solo. -Determinar os parmetros de resistncia para a condio saturada (ce )

Saturado

TIPOS DE ENSAIOS

Cisalhamento Direto

Resistncia

-Determinar o parmetro de resistncia para a condio no saturada (b). -Analisar a no-linearidade no valor do b.

No Saturado

Compresso Simples

-Avaliar os procedimentos de previso de resistncia ao cisalhamento dos solos no saturados propostos na literatura. -Verificar a relao entre e o IP, proposto por Vanapalli e Fredlund (2000).

Permeabilidade

-Determinar a permeabilidade de cada solo na condio saturada (ks) e avaliar a influncia de cada proporo nos resultados obtidos. -Determinar a anisotropia de permeabilidade para cada solo.

Propriedades hidrulicas dos solos

Curva de Reteno

-Avaliar a diferena no formato da curva de reteno obtida pelos caminhos de secagem e umedecimento. -Obter junto com o ks a funo permeabilidade para cada solo. -Avaliar a influncia da condio inicial de moldagem na curva de reteno.

Figura 4-1 Ensaios realizados e os seus principais objetivos.

47

A Tabela 4-1 apresenta a proposta de mistura em propores conhecidas dos dois solos matrizes, que sero aqui designados como AG1, AG2 e AG3, sendo o AG1 o solo que apresenta 25% de Gnaisse e 75% de Areia, o solo AG2 o que apresenta 50% de cada solo e o AG3 o solo que apresenta 75% de Gnaisse e 25% de Areia. importante ressaltar que os resultados alcanados dos ensaios de caracterizao apresentaram uma margem de erro de at 14% em relao proporo terica esperada a ser obtida. Essa discrepncia certamente deve estar relacionada com a qualidade da amostra separada para a realizao dos ensaios de peneiramento e sedimentao.
Tabela 4-1 Propores utilizadas de gnaisse e areia para os solos AG1, AG2 e AG3.

Solos AG1 AG2 AG3

Gnaisse (%) 25 50 75

Areia (%) 75 50 25

Foram realizados os ensaios de caracterizao (anlise granulomtrica, massa especfica dos slidos ou dos gros dos solos, limites de consistncia e compactao), resistncia (cisalhamento direto e compresso simples) e os ensaios para se obter as propriedades hidrulicas dos solos (permeabilidade e determinao da curva de reteno). Deve-se enfatizar que as curvas de reteno para o Gnaisse e para Areia j eram conhecidas dos estudos citados anteriormente (Oliveira, 2004; Teixeira, 2005), portanto estes dados foram apenas reproduzidos nesta pesquisa.

4.2.

Resultados dos ensaios

4.2.1.

CARACTERIZAO

Sero apresentados os resultados e comentrios a respeito dos ensaios de caracterizao, levando-se em considerao os procedimentos utilizados e alguns cuidados para a sua realizao.

48

4.2.1.1.

Anlise Granulomtrica e Limites de Consistncia

Seguindo-se a NBR 7181, determinaram-se as curvas granulomtricas para todos os solos, cujos resultados esto apresentados na Figura 4-2.

100 90 80

Gnaisse AG3 AG2 AG1 Areia

Porcentagem passada (%)

70 60 50 40 30 20 10 0 0.001

0.01

0.1

10

Dimetro dos gros (mm)


Class. ABNT

Argila

Silte

Areia Fina

Areia mdia

Areia grossa Pedregulho

Figura 4-2 Curvas granulomtricas para os solos utilizados.

A faixa das curvas granulomtricas limitada superiormente pela curva do Gnaisse e na parte inferior pela curva da Areia. Entre estes dois limites, pode existir uma ampla faixa de solos, na qual esto inseridos os solos AG1, AG2 e AG3. Na Tabela 4-2 so apresentados os resultados da anlise granulomtrica e dos limites de consistncia. A partir dos valores do ndice de plasticidade e do limite de liquidez, os solos Gnaisse, AG3 e AG2 foram classificados por meio da carta de plasticidade de Casagrande como siltes de baixa compressibilidade (ML). A localizao da classificao destes solos na carta de plasticidade est indicada na Figura 4-3. O solo AG1 apresenta 2 % de frao argila e 84 % de areia, sendo classificado como uma areia siltosa.

49

Tabela 4-2 Resultados da anlise granulomtrica e dos limites de consistncia.

Tipo de solo Areia mdia (%) Areia fina (%) Silte (%) Argila (%)

Gnaisse 7 28 55 10 47 34 13
1

Areia1 60 40 0 0 -

AG1 33 51 14 2 19 -

AG2 23 42 30 5 27 21 6

AG3 12 38 40 10 38 30 8

wL (%) wP (%)
IP (%)

Teixeira (2006)

60 Gnaisse ndice de plasticidade (%) AG3 40 AG2 CH

CL 20

MH ou OH

ML ou OL 0 20 40 60 80 100

Limite de liquidez (%)

Figura 4-3 Classificao dos solos utilizando-se a Carta de Plasticidade de Casagrande.

4.2.1.2.

Peso Especfico dos Gros

O peso especfico dos gros foi determinado de acordo com a NBR 6508. A Figura 4-4 apresenta os resultados em forma de grfico para os diversos solos utilizados. O peso especfico dos gros funo dos minerais constituintes e da porcentagem de ocorrncia de cada um deles no solo. Como exemplo, pode-se citar o peso especfico do mineral de quartzo (26,5 kN/m) e da mica (27,0 32,0 kN/m), que so os dois minerais principais constituintes da Areia e do Gnaisse respectivamente. Conseqentemente, os gros do Gnaisse so os que apresentam maior peso especfico (27,1 kN/m) e os gros da areia, o menor (26,4 kN/m).

50

Porcentagem de gnaisse em massa seca na mistura (%)


100 75 50 25 0

Peso especfico dos gros na mistura (kN/m)

28

Gnaisse 27

AG3 AG2

AG1

Areia

26 0 25 50 75 100

Porcentagem de areia em massa seca na mistura (%)

Figura 4-4 Massa especfica dos gros para os diversos solos utilizados.

4.2.1.3.

Curvas de Compactao

Seguindo as recomendaes da NBR 7182, determinaram-se as curvas de compactao para o Gnaisse, AG1, AG2 e AG3. As amostras foram compactadas utilizando-se a energia de compactao normal e no se fazendo o reuso do material. A Figura 4-5 (a) apresenta os resultados experimentais e as curvas de compactao obtidas. O solo Gnaisse apresenta menor peso especfico seco mximo (15,6 kN/m) e mxima umidade tima (23 %). caracterizado por uma curva bem abatida. O solo AG1 (75 % de Areia e 25% de Gnaisse) apresenta o maior peso especfico seco mximo (18,5 kN/m) e menor umidade tima (14%). De acordo com Pinto (2000), solos siltosos apresentam valores baixos de peso especfico seco, freqentemente com curvas de compactao bem abatidas; peso especfico seco elevado e umidade tima baixa so representativos de areias com pedregulho, bem graduadas e pouco argilosas. Admitindo-se um valor mdio para o peso especfico dos gros (26,7 kN/m), esto traadas na Figura 4-5 (a) curvas correspondentes a igual grau de saturao. As umidades timas das curvas de compactao esto entre as curvas de 80% e 90% do grau de saturao. Para cada ponto de compactao obtido, mediu-se a suco final do corpo de prova com o uso do tensimetro de alta capacidade do LMS (EPUSP). Antes de determinar a suco, os corpos

51

de prova foram deixados em repouso durante 24 horas, embrulhados com papel filme e papel alumnio. Para cada corpo de prova, mediu-se a suco no topo e na base. Os resultados esto apresentados na Figura 4-5 (b). O solo Gnaisse apresentou para os pontos obtidos para a curva de compactao, suces variando aproximadamente entre 30 e 250 kPa. Para o solo AG1, nos pontos obtidos para a curva de compactao, a faixa de suco variou aproximadamente entre 0 e 40 kPa.
19

a) Peso especfico seco (kN/m)


18

Gnaisse AG3 AG2 AG1

17

16
S=100%

15
70% 80% 90%

14 250

b)
200

Suco (kPa)

150 100 50 0
8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30

Umidade (%)

Figura 4-5 Resultados do ensaio de compactao: a) curvas de compactao para os solos

utilizados e b) valores de suco medidos pelo TAC para as diversas umidades de moldagem. A Figura 4-6 apresenta a relao entre os valores de umidade tima e peso especfico seco mximo em funo da granulometria de cada solo. Como exposto, medida que se aumenta a porcentagem de areia na mistura, aumenta-se o peso especfico seco mximo da mistura e diminui a umidade tima da curva de compactao.

52

Porcentagem de gnaisse em massa seca na mistura (%)


100 24 Gnaisse 22 20 AG3 18 16 AG3 14 AG1 12 Gnaisse 10 0 25 50 75 100 15.0 16.0 AG2 AG2 18.0 Umidade tima (%) 75 50 25 0 20.0

Peso especfico seco mximo (kN/m)

Peso especfico seco mximo (kN/m) AG1

19.0

Umidade tima (%)

17.0

Porcentagem de areia em massa seca na mistura (%)

Figura 4-6 Relao entre os valores de umidade tima e peso especfico seco mximo em

funo da granulometria de cada solo.

A partir dos resultados das curvas de compactao e dos valores de suco medidos, determinou-se a umidade de moldagem de cada solo a ser utilizada ao longo desta pesquisa. A umidade de moldagem escolhida corresponde a valores de suco de aproximadamente 50kPa. As marcas circulares, na Figura 4-5 (a), corresponde aos pontos da curva de compactao que sero utilizados como base para as moldagens. A Tabela 4-3 apresenta um resumo dos ensaios de compactao e as caractersticas dos corpos de prova na umidade de moldagem.
Tabela 4-3 Resultados dos ensaios de compactao e determinao das umidades de

moldagem a serem usadas ao longo desta pesquisa. Tipo de solo Umidade tima (%) Peso especfico seco mximo (kN/m) Umidade de Moldagem (%) Peso especfico seco de moldagem (kN/m) Suco de moldagem (kPa) Gnaisse 23,0 15,6 27,0 15,1 70 AG3 18,7 16,9 18,5 16,9 60 AG2 16,0 17,9 12,5 17,4 55 AG1 14,0 18,5 8,5 17,2 40

53

4.2.2.

PROPRIEDADES HIDRULICAS DOS SOLOS

Os parmetros hidrulicos relacionados com este item so: o coeficiente de permeabilidade saturado e a curva de reteno. A partir da relao entre esses parmetros, pode-se obter a funo permeabilidade de cada solo, como descrito anteriormente no item 2.4.2. A seguir sero apresentadas as caractersticas de cada ensaio e os resultados obtidos.

4.2.2.1.

Ensaio de Permeabilidade

As determinaes dos coeficientes de permeabilidade para os corpos de prova saturados foram obtidas a partir do permemetro de parede flexvel para as amostras AG1, AG2, AG3 e Gnaisse e, para os corpos de prova de areia, a partir do permemetro de parede rgida. Os permemetros adotados para cada amostra foram escolhidos a partir das caractersticas de cada um, como est apresenta na Tabela 4-4. Para o ensaio com permemetro de parede flexvel aplicou-se o mtodo de carga varivel e para o ensaio com permemetro de parede rgida, o mtodo de carga constante. As dimenses dos corpos de prova, para os ensaios no permemetro de parede flexvel, foram de 70 mm de dimetro (dimenso fixada pelo dimetro da base do permemetro e pela pedra porosa) e 50 mm de altura. Os corpos de prova foram inicialmente confinados com uma presso de 50 kPa, e posteriormente, foi aplicada uma contrapresso de 40 kPa durante 24 horas. Todos os ensaios foram realizados com fluxo ascendente (fluxo da base para o topo do corpo de prova) e utilizando-se uma diferena de presso entre as extremidades de 10 kPa, o que corresponde para as dimenses dos corpos de prova adotado, um gradiente hidrulico de aproximadamente 20 m/m. Durante os ensaios de permeabilidade realizados no TRIFLEX 2, o corpo de prova fica submetido a um gradiente hidrulico, resultante da diferena entre as cargas hidrulicas aplicadas na base e no topo. O volume de gua que atravessa o C.P. determinado por meio dos medidores de variao volumtrica. Ao longo do ensaio, os nveis de gua em ambos os medidores (um conectado na base e outro no topo do C.P.) variam, conforme o sentido do fluxo. Essa variao provoca uma alterao no gradiente hidrulico ao longo do ensaio. Dessa

54

maneira, deve-se ter o cuidado de se levar em considerao essa variao do gradiente hidrulico ao longo do ensaio. A determinao do coeficiente de permeabilidade sem levar em conta esta variao pode acarretar grandes erros, principalmente quando se est utilizando um baixo valor do gradiente de percolao.

Tabela 4-4 Principais diferenas entre os permemetros de parede rgida e flexvel,

modificado de Dourado (2003).


Tipo de permemetro Principais Vantagens Principais Desvantagens

Simplicidade de construo e operao possvel a ocorrncia de fluxo no da clula contato corpo de prova - parede. Baixo custo da clula No h controle sobre as tenses horizontais.

Parede Rgida

Podem ser construdos permemetros Se o corpo de prova contrair existir de grandes dimenses fluxo na parede do permemetro. Ampla faixa de materiais pode ser No pode ser garantida a saturao do utilizada (incluindo materiais corpo de prova por meio do parmetro quimicamente resistentes). B. No se pode saturar o corpo de prova Pode ser permitida a expanso vertical. da forma convencional, por meio da aplicao de contrapresso. O tempo de ensaio longo no caso de Se desejado pode-se realizar o ensaio materiais com baixo coeficiente de sem a aplicao de tenso vertical permeabilidade. Pode-se saturar o corpo de prova pela Custo do equipamento alto. aplicao de contrapresso. Requer aplicao de presso em trs Pode-se confirmar a saturao do lugares (presso confinante, presso na corpo de prova atravs do parmetro B. base e presso no topo.).

Parede Flexvel

Problemas de compatibilidade qumica Pode-se controlar as tenses principais da membrana com alguns lquidos qumicos e poluentes. Fluxo no contato parede - corpo de Operao da clula mais complicada. prova improvvel, mesmo com corpos de prova com superfcies rugosas. Tempos de ensaio rpido para materiais com baixo coeficiente de permeabilidade em decorrncia da capacidade de saturao via contrapresso Dificuldade de se realizar ensaios com tenses efetivas extremamente baixas. necessria uma tenso confinante efetiva mnima, de forma a pressionar a membrana ao C.P.

55

Na Figura 4-7 est mostrado o sistema de medio do coeficiente de permeabilidade de parede flexvel, do tipo TRIFLEX 2 e seus principais componentes esto indicados com setas e legendas.

Figura 4-7 - Sistema de medio do coeficiente de permeabilidade de parede flexvel: (a)

vista geral de todo o sistema e (b) detalhe da cmera triaxial.

Para se determinar a permeabilidade na direo horizontal, o corpo de prova foi inicialmente compactado no peso especfico de moldagem (Tabela 4-3), e em seguida, o C.P. foi moldado de forma que o fluxo durante o ensaio de permeabilidade, percorresse uma direo perpendicular direo de compactao da amostra. O ensaio no solo Areia s foi realizado na direo vertical. A Figura 4-8 apresenta os resultados dos coeficientes de permeabilidade na condio saturada, obtidos nas diversas amostras, na direo vertical e horizontal.

56

Porcentagem de gnaisse em massa seca na mistura (%) 100 10


-1

75

50

25

Areia 10 Permeabilidade (cm/s)


-2

Permeabilidade Vertical Permeabilidade Horizontal

10

-3

AG1 10
-4

10

-5

Gnaisse

AG3

AG2

10

-6

25

50

75

100

Porcentagem de areia em massa seca na mistura (%)

Figura 4-8 Valores dos coeficientes de permeabilidades saturados para os solos utilizados,

nas direes vertical e horizontal. Como esperado, medida que aumenta a porcentagem de areia, aumenta a permeabilidade do solo. No entanto, at a porcentagem de 50% de areia em massa seca da mistura, esse aumento no foi acentuado. Para a porcentagem de 75% (AG1), esse aumento j foi perceptvel, aumentando aproximadamente 30 vezes mais do que a proporo do solo AG2, na direo vertical. O coeficiente de permeabilidade para a areia pura aproximadamente 4000 vezes maior, na direo vertical, do que a do solo Gnaisse. Na Tabela 4-5 est apresentado um resumo dos valores dos coeficientes de permeabilidade obtidos para todos os solos.

Tabela 4-5 Valores dos coeficientes de permeabilidade na condio saturada nas direes

vertical e horizontal. Permeabilidade (cm/s) Vertical Horizontal Gnaisse 5,2 x 10-6 7,9 x 10-6 AG3 5,3 x 10-6 9,5 x 10-6 AG2 9,5 x 10-6 9,8 x 10-6 AG1 2,8 x 10-4 2,9 x 10-4 Areia 2,2 x 10-2 -

57

O gnaisse apresentou uma relao entre o coeficiente de permeabilidade horizontal e o coeficiente de permeabilidade vertical (kh/kv) de aproximadamente 1,5. Para o solo AG3 a relao foi de aproximadamente 1,8. Os solos AG2 e AG1 no apresentaram nenhuma anisotropia, resultando conseqentemente, em uma relao kh/kv de 1,0. As anisotropias (kh/kv) obtidas para os solos Gnaisse e AG3, provavelmente, so motivadas por dois fatores: a presena de uma quantidade maior de frao silte e argila, acarretando uma orientao das partculas durante a compactao em uma direo mais favorvel para a passagem do fluxo; e, como discutido no item 2.2.1.2, vlido tambm para o formato da curva de reteno, a umidade de compactao prxima do ramo mido contribui para a formao de uma estrutura do tipo dispersa, posicionando as partculas paralelamente umas as outras, favorecendo uma passagem do fluxo mais facilitada na direo horizontal do que na vertical.

4.2.2.2.

Curva de Reteno e Funo Permeabilidade

Para se determinar a curva de reteno de um solo, devem ser conhecidas as caractersticas de cada equipamento de medio de suco, seu funcionamento e os limites dos valores de suco, sem que ocorra a cavitao do sistema. A Tabela 4-6 apresenta um resumo das principais tcnicas utilizadas para determinar a curva de reteno de um solo. Cada corpo de prova foi inicialmente moldado na umidade inicial, de acordo com o item 4.2.1.3. Os corpos de prova foram inicialmente umedecidos com asperso de gua destilada para satur-los. Esse procedimento foi utilizado para se iniciar a determinao da curva pelo caminho de secagem. Em seguida, os corpos de prova foram colocados na placa de suco durante dois dias, com uma diferena de cota entre o corpo de prova e o reservatrio de gua nula, para garantir a saturao do corpo de prova. As pesagens dos corpos de prova foram realizadas a cada dois dias, alterando-se a cota entre os corpos de prova e o reservatrio de gua entre as leituras. A placa de suco foi usada at o valor de 30 kPa. Para suces maiores do que 30 kPa e menores do que 500 kPa utilizou o tensimetro de alta capacidade (TAC).

58

Tabela 4-6 Resumo das principais tcnicas utilizadas para se medir a suco, modificado de

Fredlund e Rahardjo (1993), Marinho (1997), Rahardjo e Leong (2003).

Tcnica utilizada Psicrmetro Papel filtro Tensimetro Convencional TAC Translao de eixos (placa de presso) Condutividade trmica Condutividade eltrica Placa de suco

Componente de suco medida Osmtica Matricial e Total Matricial e Total Matricial e Total Matricial

Intervalo de suco (kPa) 100 - 8000 0 - 29000 0 - 90 0 - > 1000

Comentrios Requer temperatura constante do ambiente Longo tempo de equilbrio Dificuldade com cavitao Requer bom contato com a amostra Intervalo de suco em funo do valor de entrada de ar da pedra porosa Sensvel a flutuao da temperatura ambiente Pode ser afetado pela presena de sais na gua Normalmente limitado at 30 kPa

0 - 1500

Matricial Matricial e Osmtica Matricial

0 - 400

0 - 1500 0 - 30

A tcnica utilizada adotando-se o tensimetro de alta capacidade apresenta um conceito de medio diferente daquele usado na placa de suco. Usando-se a placa de suco, impe-se uma suco conhecida e pesa-se o corpo de prova para se determinar os ndices fsicos aps a estabilizao. Utilizando-se o TAC, seca-se (e.g. curva de secagem) o corpo de prova at um ponto desejado, no qual se conhece os ndices fsicos, e em seguida mede-se a suco. Um intervalo de 48 horas para a secagem do CP e a medio da suco foi usado, com o objetivo de se medir uma suco representativa de todo o CP. Para valores de suco maiores do que 500 kPa utilizou o mtodo do papel filtro. O procedimento de uso do papel filtro como sensor de suco est claramente apresentado em

59

Marinho (1995, a). Na Figura 4-9 so representadas as posies dos papis filtro utilizados para medir a suco nos corpos de prova. Para cada corpo de prova, foram utilizados quatro papis filtro (um no topo, um na base, e dois na superfcie lateral do C.P.). O valor final adotado foi o valor mdio entre as quatro leituras. C.P. Papel filtro

Figura 4-9 Ilustrao das posies utilizadas do papel filtro no corpo de prova.

A funo permeabilidade de cada solo foi determinada utilizando a proposta de Fredlund et al. (1994) e apresentada no item 2.4.2. Para se aplicar este modelo, necessrio inicialmente ajustar a curva de reteno a uma funo que possa representar os pontos experimentais obtidos. Os pontos experimentais foram ajustados utilizando o modelo de Fredlund e Xing (1994), apresentado na Tabela 2-1.

Gnaisse (Solo Matriz)

O solo Gnaisse foi exaustivamente estudado por Oliveira (2004), portanto, a obteno da sua curva de reteno no foi repetida neste trabalho. Oliveira (2004) determinou a curva de reteno do Gnaisse para vrias umidades de moldagem (ramo seco, umidade tima e ramo mido) e compactados com esforos dinmicos e estticos. O autor mostrou que as curvas caractersticas, moldando-se os corpos de prova dinamicamente e estaticamente, so similares para qualquer umidade de moldagem. Na Figura 4-10 est apresentada a curva de reteno e a funo permeabilidade para o solo Gnaisse. Com o objetivo de avaliar a influncia da umidade de compactao no formato da curva de reteno, esto apresentados na Figura 4-10 (a), os valores de suco obtidos durante

60

a curva de compactao (Figura 4-5, a). Percebe-se que, para um mesmo valor de suco, os valores da umidade gravimtrica so menores para os corpos de prova moldados no ramo seco do que os moldados no ramo mido. Estes resultados esto de acordo com os obtidos por Vanapalli et al. (1999) e apresentados no item 2.2.1.2. Na Figura 4-10 (b) apresentado o ajuste da curva de reteno em funo da umidade volumtrica pela proposta Fredlund e Xing (1994). As constantes do ajuste a, n e m so respectivamente 1100, 0,70 e 2,3 e s igual a 47,2 %. Na mesma figura obtido o valor de suco correspondente entrada de ar (ver item 2.2). A entrada de ar corresponde suco definida pela interseco da linha horizontal, traada pela parte inicial da curva, e a linha tangente que passa pelo seu ponto de inflexo. As suces assim determinadas correspondem entrada de ar generalizado, estando o incio da dessaturao do corpo de prova relacionado a valores menores de suco. O valor obtido para o solo Gnaisse foi de 60 kPa. A funo permeabilidade obtida est mostrada na Figura 4-10 (c). Nota-se que a funo est expressa como uma relao entre a suco e a permeabilidade relativa (Kr). A permeabilidade relativa corresponde relao entre o coeficiente de permeabilidade para uma determinada suco e o coeficiente de permeabilidade na condio saturada. A partir dessa funo, pode-se determinar a funo permeabilidade na direo vertical ou horizontal, bastando para isso multiplicar o valor do coeficiente de permeabilidade saturado na direo desejada pelo eixo das ordenadas.

61

35 30 25
Solo Gnaisse Oliveira (2004) Compactao

w (%)

20 15 10 5 0 50 45 40 35 30
Oliveira (2004) Fredlund e Xing (1994)

a)

(%)

25 20 15 10 5 0

60 kPa
a=1100; n=0,70; m=2,3

b)

1 0.1 0.01
Funo Permeabilidade

Kr

0.001 0.0001 1E-005 1E-006


0.1 1 10 100 1000

c)

10000 100000 1E+006

Suco (kPa)
Figura 4-10 Propriedades hidrulicas do solo Gnaisse: a) relao entre a curva de reteno

obtida por Oliveira (2004) e os valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno.

62

AG3 (75% Gnaisse + 25% Areia)

Para o solo AG3, foram moldados dois corpos de prova (AG3-1 e AG3-2) nas mesmas condies inicias de moldagem, de acordo com o item 4.2.1.3 . Os corpos foram saturados com asperso de gua at atingir um estado prximo da saturao. Em seguida, determinou a curva pelo caminho de secagem. A Figura 4-11 apresenta as curvas caractersticas em trs formas distintas: Suco versus Grau de Saturao, Suco versus Umidade Volumtrica e Suco versus Umidade Gravimtrica. Nas mesmas Figuras esto os pontos (losangos) obtidos da curva de reteno pelo caminho de umedecimento. A Figura 4-11 (d) apresenta a variao do ndice de vazios em funo da suco. Nota-se que os corpos de prova (AG3-1 e AG3-2) se contraram medida que se aumentava a suco, at um valor limite. A partir desse valor limite, a reduo do ndice de vazios desprezvel. Na Figura 4-12 (a) os valores de suco obtidos durante a curva de compactao foram includos junto com a curva de reteno. Percebe-se novamente que, para um mesmo valor de suco, os valores da umidade gravimtrica so menores para os corpos de prova moldados no ramo seco do que os moldados no ramo mido. Na Figura 4-12 (b) apresentada o ajuste da curva de reteno em funo da umidade volumtrica pela proposta Fredlund e Xing (1994). As constantes do ajuste a, n e m so respectivamente 1050, 0,55 e 3,0 e s igual a 39,7 %. So apresentados tambm, ao longo da curva, os mtodos utilizados e as respectivas faixas de aplicao na determinao da curva. Na mesma figura obtido o valor de suco correspondente entrada de ar. O valor obtido para o solo AG3 foi de 30 kPa. A funo permeabilidade obtida est mostrada na Figura 4-12 (c).

40 35 30 25

30

a)

25 20

c)

(%)

20 15 10 5 0

w (%)

15 10 5 0

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 10 100 1000 10000

0.72

b)

0.70 0.68 0.66 0.64 0.62 0.60 0.58 0.56 100000 1 10 100 1000 10000

d)

S (%)

100000

Suco (kPa)

Suco (kPa)

Figura 4-11 - Curva de reteno para o solo AG3: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a

suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco; d) relao entre o ndice de vazios e a suco.

64

30 25 20

w (%)

15 10 5 0 40 35 30
Solo AG3 AG3-2 AG3-1 Fredlund e Xing (1994)

a)

(%)

25 20 15 10 5 0 1 0.1
Placa de Suco

30 kPa
TAC Papel Filtro

b)
a=1050; n=0,55; m=3,0

Funo Permeabilidade

0.01 0.001 0.0001 1E-005 1E-006 1E-007 1E-008 1E-009 0.1 1 10 100 1000 10000 100000 1E+006

Kr

c)

Suco (kPa)
Figura 4-12 Propriedades hidrulicas do solo AG3: a) relao entre a curva de reteno e os

valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno.

65

AG2 (50% Gnaisse + 50% Areia)

Para o solo AG2, foram moldados dois corpos de prova (AG2-1 e AG2-2) nas mesmas condies inicias de moldagem, de acordo com o item 4.2.1.3. Os corpos foram saturados com asperso de gua at atingir um estado prximo da saturao. Em seguida, determinou a curva pelo caminho de secagem. A Figura 4-13 apresenta as curvas caractersticas em trs formas distintas: Suco versus Grau de Saturao, Suco versus Umidade Volumtrica e Suco versus Umidade Gravimtrica. Nas mesmas Figuras esto os pontos (losangos) obtidos da curva de reteno pelo caminho de umedecimento. A Figura 4-13 (d) apresenta a variao do ndice de vazios em funo da suco. Nota-se novamente que os corpos de prova (AG2-1 e AG2-2) se contraram medida que se aumentava a suco, at um valor limite. A partir desse valor limite, a reduo do ndice de vazios desprezvel. Na Figura 4-14 (a) os valores de suco obtidos durante a curva de compactao foram includos junto com a curva de reteno. A umidade gravimtrica de moldagem para o solo AG2 foi de 12,5%. Entretanto, na Figura 4-14 (a), o valor de suco correspondente umidade gravimtrica de 15% na curva de reteno (60 kPa), maior do que o valor de suco medido durante a curva de compactao (20 kPa). O solo AG2, por apresentar uma grande quantidade de areia, provavelmente apresenta uma estrutura similar, tanto para o ramo seco de compactao quanto para o ramo mido. Na Figura 4-14 (b) apresentado o ajuste da curva de reteno em funo da umidade volumtrica pela proposta Fredlund e Xing (1994). As constantes do ajuste a, n e m so respectivamente 800, 0,55 e 3,5 e s igual a 35,1 %. So apresentados tambm, ao longo da curva, os mtodos utilizados e as respectivas faixas de aplicao na determinao da curva. Na mesma figura obtido o valor de suco correspondente entrada de ar. O valor obtido para o solo AG2 foi de 12 kPa.

A funo permeabilidade obtida est mostrada na Figura 4-14 (c).

35 30 25

25

a)

20 15 10 5 0

c)

15 10 5 0

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 10 100 1000 10000

w (%) b)

(%)

20

0.60 0.58 0.56

d)

S (%)

e
100000

0.54 0.52 0.50 1 10 100 1000 10000 100000

Suco (kPa)

Suco (kPa)

Figura 4-13 Curva de reteno para o solo AG2: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a

suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco; d) relao entre o ndice de vazios e a suco.

67

25 20 15
Compactao

w (%)

10 5 0 35 30 25

a)

AG2-1 AG2-2 Fredlund e Xing (1994)

(%)

20 15 10 5 0 1

12 kPa
Placa de Suco TAC Papel Filtro

b)
a=800; n=0,55; m=3,5

0.01 0.0001

Funo Permeabilidade

Kr

1E-006 1E-008 1E-010 1E-012 0.1

c)

10

100

1000

10000 100000 1E+006

Suco (kPa)
Figura 4-14 Propriedades hidrulicas do solo AG2: a) relao entre a curva de reteno e os

valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno.

68

AG1 (25% Gnaisse + 75% Areia)

Para o solo AG1, foram moldados quatro corpos de prova (AG1-1, AG1-2, AG1-3 e AG1-4) nas mesmas condies inicias de moldagem, de acordo com o item 4.2.1.3. Os corpos foram saturados com asperso de gua at atingir um estado prximo da saturao. Em seguida, determinou-se a curva pelo caminho de secagem. Em relao aos outros solos, os corpos de prova do solo AG1 foram deixados em moldes plsticos durante a saturao e ao longo do caminho de secagem para a obteno da curva de reteno. Os moldes plsticos foram necessrios para evitar perda de material durante o manuseio dos corpos de prova. Entretanto, com a utilizao dos moldes, as variaes volumtricas dos corpos de prova no foram obtidas. A Figura 4-15 apresenta as curvas caractersticas em trs formas distintas: Suco versus Grau de Saturao, Suco versus Umidade Volumtrica e Suco versus Umidade Gravimtrica. Na Figura 4-16 (a), os valores de suco obtidos durante a curva de compactao foram includos junto com a curva de reteno. Na Figura 4-16 (b) apresentado o ajuste da curva de reteno em funo da umidade volumtrica pela proposta Fredlund e Xing (1994). As constantes do ajuste a, n e m so respectivamente 2, 3,00 e 0,35 e s igual a 34,0 %. So apresentados tambm, ao longo da curva, os mtodos utilizados e as respectivas faixas de aplicao na determinao da curva. Na mesma figura obtido o valor de suco correspondente entrada de ar. O valor obtido para o solo AG1 foi de aproximadamente 1 kPa. A partir de 800 kPa de suco, a curva ajuste afasta-se dos pontos medidos experimentalmente (Figura 4-16, b). A funo permeabilidade obtida est mostrada na Figura 4-16 (c).

35 30 25

a)

15 10 5 0 0.1 1 10 100 1000 10000 1000001E+006 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0.1 1 10

w (%)

(%)

20

20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 0.1 1 10 100

c)

1000 10000 1000001E+006

b)

S (%)

100

1000 10000 1000001E+006

Suco (kPa)

Figura 4-15 - Curva de reteno para o solo AG1: a) relao entre a umidade volumtrica e a suco; b) relao entre o grau de saturao e a

suco; c) relao entre a umidade gravimtrica e a suco.

70

20 18 16 14 12
Compactao

w (%)

10 8 6 4 2 0 35 30 25

a)

(%)

20 15 10 5 0 1
Placa de Suco TAC

Fredlund e Xing (1994) AG1_1 AG1_2 AG1_3 AG1_4

Papel Filtro

b)

1 kPa
a=2; n=3,0 m=0,35

Funo P ermeabilidade

0.01

Kr

0.0001

c)

1E-006

1E-008 0.1

10

100

1000

10000 100000 1E+006

Suco (kPa)
Figura 4-16 - Propriedades hidrulicas do solo AG1: a) relao entre a curva de reteno e os

valores de suco obtidos em diversas umidades de moldagem para a curva de compactao; b) Ajuste por Fredlund e Xing (1994) para os pontos experimentais em funo da umidade volumtrica; c) Funo permeabilidade obtida a partir da curva de reteno.

71

Areia (Solo Matriz)

O solo Areia faz parte do trabalho que est sendo realizado por Teixeira (2006), portanto, a obteno da sua curva de reteno no foi repetida neste trabalho. Na Figura 4-17 esto apresentados os resultados experimentais obtidos por Teixeira (2006). O ajuste da curva de reteno pela proposta de Fredlund e Xing (1994) tambm apresentado na Figura 4-17. As constantes do ajuste a, n e m so respectivamente 2, 4,5 e 1,0 e s igual a 32,6 %. O valor da suco de entrada de ar para o solo Areia de 1 kPa.
35 30 25 20 (%) 15 10 5 0 0.1 1 Suco (kPa) 10 100 1kPa a=2,0; n=4,5; m=1,0
Solo Areia Teixeira (2005) Fredllund e Xing (1994)

Figura 4-17 - Curva de reteno do solo Areia, apresentando a relao entre a umidade

volumtrica e a suco, Teixeira (2006) e o ajuste por Fredlund e Xing (1994).

A diferena no comportamento da curva de reteno para os solos analisados pode ser resumida na Figura 4-18 (a). Nota-se que medida que se aumenta o teor de areia no solo, os valores da suco de entrada de ar e da umidade volumtrica saturada diminuem. interessante verificar que a relao entre o aumento da suco de entrada de ar e o aumento da umidade volumtrica na condio saturado, em funo do teor de areia no solo, aproximadamente linear, como apresentada na Figura 4-18 (b). A relao obtida na Figura 4-18 (b) vlida para os solos estudados nesta pesquisa, sujeitos a remodelagem e aos esforos de compactao. Esta relao linear entre a suco de entrada de ar e a umidade volumtrica na condio saturada, provavelmente no ser vlida para amostras indeformadas, que apresentam estrutura e distribuio dos poros peculiares.

72

Porcentagem de gnaisse em massa seca na mistura (%) 100 60 Gnaisse 50 Entrada de ar (kPa) 40 30 20 10 0 0 25 50 75 Porcentagem de areia em massa seca na mistura (%) 60 50 Entrada de ar (kPa) 40 30 20 10 0 30 33 36 39 42 45 48 Umidade Volumtrica (%) Areia AG2 AG1 AG3 Gnaisse AG2 AG1 Areia AG3 Entrada de Ar (kPa) Umidade Volumtrica (%) 75 50 25 0 48 45 42
Umidade Volumtrica (%)

a)

39 36 33 30 100

b)

Figura 4-18 a) Comportamento dos valores de suco de entrada de ar e da umidade

volumtrica saturada, para a condio inicial de moldagem, em funo da granulometria de cada solo; b) Relao entre os valores de entrada de ar e a umidade volumtrica na condio saturada.

Este comportamento similar ao apresentado na Figura 2-3, onde se conclui que a umidade volumtrica saturada e o valor de entrada de ar geralmente aumentam com a plasticidade do solo. Para valores baixos de suco, a quantidade de gua retida no solo, depende, principalmente, dos efeitos de capilaridade, que est diretamente ligada com a distribuio granulomtrica e estrutura do solo.

73

4.2.3.

RESISTNCIA

Com o objetivo de se obter os parmetros de resistncia dos solos, optou-se por determinar os valores de resistncia na condio saturada pelo ensaio de cisalhamento direto e os valores de resistncia na condio no saturada pelo ensaio de compresso simples com medida de suco. A seguir sero apresentadas as caractersticas de cada ensaio e os respectivos resultados obtidos.
4.2.3.1. Condio saturada Cisalhamento Direto

Para se obter os parmetros de resistncia para os solos na condio saturada, ou seja, os parmetros c e , optou-se por utilizar o ensaio de cisalhamento direto. Apesar de ser um ensaio em que se depara com algumas crticas (anlise complexa do estado de tenses durante o cisalhamento; a imposio de um plano de cisalhamento e a impossibilidade de se obter os parmetros de deformabilidade do solo), no deixa de ser um ensaio bastante verstil e til quanto obteno apenas dos parmetros de resistncia ao cisalhamento. importante ressaltar que no ensaio de cisalhamento direto no se tem um controle da saturao da amostra. O corpo de prova ensaiado numa condio inundada. Entretanto, os parmetros obtidos por meio dos ensaios de cisalhamento direto sero considerados como representativos dos corpos de prova no estado saturado. A Figura 4-19 apresenta o sistema completo do equipamento cisalhante (sistemas de aplicao das foras normais e cisalhantes e os transdutores) e, de forma mais detalhada, os componentes que formam a caixa cisalhante.

74

Figura 4-19 Esquema ilustrativo dos componentes utilizados no ensaio de cisalhamento

direto.

Para a preparao e ruptura dos corpos de prova, foram adotados alguns critrios para se garantir a saturao do corpo de prova antes da ruptura. Todos os corpos de prova foram compactados na umidade inicial pr-estabelecida (Tabela 4-3) e inicialmente adensados sob a tenso normal de ensaio. O incio da fase de ruptura apenas se iniciou aps aproximadamente 24 horas do incio do adensamento. Os corpos de prova com seco transversal de 36 cm e altura de 3,06 cm foram rompidos com uma velocidade de cisalhamento constante de 0,0266 mm/min. A velocidade de cisalhamento foi determinada de acordo com o procedimento proposto por Head (1986). A velocidade de cisalhamento funo das caractersticas de drenagem da amostra (permeabilidade e espessura do corpo de prova). Uma vez que o coeficiente de permeabilidade est relacionado com o coeficiente de consolidao, obtido no ensaio de adensamento, este fornece dados para estimar o tempo necessrio para que a ruptura ocorra com a drenagem da gua do interior do corpo de prova, sem que ocorra excesso de poro-presso da gua. Da Figura 4-20 Figura 4-24, esto apresentadas s envoltrias de ruptura para o Gnaisse, AG3, AG2, AG1 e Areia respectivamente. O solo Areia foi ensaiado com seu grau de compacidade mximo, o que corresponde a um ndice de vazios mnimo de 0,58.

75

150
25 kPa

a)

125 Tenso Cisalhante (kPa) 100 75 50 25 0

50 kPa 100 kPa 150 kPa

c=5.4 kPa =32 r=29 '

b)

5 0

25

50

75

100

125

150

Deslocamento Horizontal (mm)

Tenso Normal (kPa)

Figura 4-20 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o

solo Gnaisse: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r.

150
25 kPa

125 Tenso Cisalhante (kPa) 100 75 50 25 0

50 kPa 100 kPa 150 kPa

a)

c=0.0 kPa =34 r=33 '

b)

5 0

25

50

75

100

125

150

Deslocamento Horizontal (mm)

Tenso Normal (kPa)

Figura 4-21 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o

solo AG3: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r.

76

150 125 Tenso Cisalhante (kPa) 100 75 50 25 0

25 kPa 50 kPa

100 kPa 150 kPa

a)

c=0.0 kPa =39 r=35 '

b)

6 0

25

50

75

100

125

150

Deslocamento Horizontal (mm)

Tenso Normal (kPa)

Figura 4-22 Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o

solo AG2: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r.

150 125 Tenso Cisalhante (kPa) 100 75 50 25 0

25 kPa 50 kPa 100 kPa 150 kPa

a)

c=0 kPa =37 r=33

b) '

6 0

25

50

75

100

125

150

Deslocamento Horizontal (mm)

Tenso Normal (kPa)

Figura 4-23 - Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o

solo AG1: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r.

77

200
a)

25 kPa 50 kPa 100 kPa 200 kPa

c = 0.0 kPa = 43 r = 31 '

b)

Tenso Cisalhante (kPa)

150

100

50

6 0

50

100

150

200

Deslocamento Horizontal (mm)

Tenso Normal (kPa)

Figura 4-24 - Resultados dos ensaios de cisalhamento direto na condio inundada para o

solo Areia: a) relao tenso cisalhante e deslocamento horizontal; b) envoltria de ruptura definindo os parmetros c, e r.

Um resumo dos parmetros de resistncia na condio saturada (ngulos de atrito de pico e residual e coeso) mostrado na Tabela 4-7.

Tabela 4-7 Resumo dos parmetros de resistncia na condio saturada obtido por

cisalhamento direto. Parmetros de Resistncia c (kPa)

Gnaisse

AG3

AG2

AG1

Areia

5,4

()

32,0

34,0

39,0

37,0

43,0

r ()

29,0

33,0

35,0

33,0

31,0

78

A Figura 4-25 apresenta a relao entre os parmetros de resistncia efetivos em funo da porcentagem de areia em cada mistura.
Porcentagem de gnaisse em massa seca na mistura (%) 100 45 Gnaisse 42 ngulo de atrito Coeso efetiva ngulo de atrito residual ngulo de atrito ' () 39 AG2 36 Gnaisse 33 AG3 30 Ramo mido 27 0 25 50 75 100 Porcentagem de areia em massa seca na mistura (%) tima AG3 3 AG1 4
Coeso efetiva, c' (kPa)

75

50

25

0 6 Areia 5

AG2 Ramo seco AG1 Ramo seco Areia emin

Figura 4-25 - Relao entre os valores de ngulo de atrito (pico e residual) e coeso efetiva

em funo da granulometria de cada solo. No Apndice A, esto apresentadas as curvas deslocamento vertical (v) versus deslocamento horizontal (h) para os solos Gnaisse, AG3, AG2, AG1 e Areia. Com exceo do solo Areia, todos os outros solos apresentaram um pequeno recalque durante a etapa de cisalhamento (menor que 2% da altura inicial dos corpos de prova). J o solo areia, apresentou um pequeno recalque inicial e em seguida uma expanso. Para a tenso normal de 25 kPa, a amostra expandiu verticalmente 14%, correspondente ao valor inicial do corpo de prova. A diferena no comportamento da resistncia de pico e residual para a areia (12) pode ser explicada pelo comportamento dilatante da areia durante a etapa de cisalhamento, como pode ser observada na Figura A-5, no Apndice A.

79

4.2.3.2.

Condio de no saturao Compresso Simples

O ensaio de compresso simples com medida de suco um caso especial do teste de compresso triaxial no drenado gua. No incio do ensaio, o corpo de prova apresenta uma suco inicial sendo igual ao valor da presso de gua negativa, pois assumido que a presso do ar nos vazios igual presso atmosfrica. O corpo de prova cisalhado pela aplicao de uma carga axial at atingir a ruptura. A tenso desviadora (1-3) igual tenso principal maior, 1, uma vez que no h presso confinante. Durante este ensaio, mede-se a suco do corpo de prova, em vez de se controlar. A Figura 4-26 ilustra duas possveis trajetrias de tenses que podem ocorrer durante um teste de compresso simples. O estado de tenso inicial representado pelo ponto A onde o corpo de prova tem uma tenso confinante nula. Se a suco diminuir durante o teste de compresso direta, a trajetria de tenses seguir do ponto A at o ponto B. Se a suco permanecer constante durante o ensaio de compresso simples, a trajetria representada pela reta AC. Um terceiro caso, que no est apresentado na Figura 4-26, quando a suco aumenta durante o ensaio.

Figura 4-26 Possveis caminhos de tenso durante um teste de compresso simples: AC

suco constante durante a compresso e AB reduo da suco inicial durante a compresso, Fredlund e Rahardjo (1993).

80

Abramento (1988) apresenta resultados de ensaios de compresso simples em corpos de prova preparados em iguais umidades de moldagem, acrescentando em seguida certa quantidade de gua at atingir o grau de saturao desejado, com o objetivo de se verificar a variao de resistncia ao cisalhamento com o grau de saturao do solo. O autor verificou que a resistncia compresso simples apresenta uma queda acentuada com o aumento do grau de saturao, para graus de saturao dos corpos de prova entre 65 e 85%. Oliveira e Marinho (2003) apresentaram resultados de ensaios de compresso simples, nos quais se mediu a suco durante a compresso simples com auxlio de um TAC, em vrios corpos de prova moldados em condies iniciais de moldagem e variando em seguida o grau de saturao dos corpos de prova. Oliveira e Marinho (2003) utilizaram com sucesso o ensaio de compresso simples para se obter a relao entre a resistncia ao cisalhamento e a suco de ruptura, obtendo-se neste caso os valores de b. A Figura 4-27 ilustra de forma esquemtica o aparato utilizado para os ensaios de compresso simples. Esse aparato o mesmo utilizado por Oliveira e Marinho (2003). Pode-se destacar na Figura 4-27 (a) os principais componentes do sistema utilizado na compresso, entre eles, o anel dinamomtrico, o extensmetro e a prensa com sistema de deformao controlada. Na Figura 4-27 (b), tem o detalhe do posicionamento do tensimetro de alta capacidade (TAC), situado na base do corpo de prova, cuja finalidade obter os valores de suco durante o cisalhamento. Para se garantir uma continuidade hidrulica entre a gua presente no corpo de prova e a pedra porosa, foi utilizada uma pasta preparada com o mesmo solo e com teor de umidade prxima ao limite de liquidez. Este procedimento foi similar ao adotado por Oliveira (2004). O TAC est acoplado a um sistema de leitura automtica, formado por um conversor A/D, um computador e o software TRIAX, desenvolvido pela Universidade de Durhan.

81

a)
Anl dinamomtrico Deflectmetro top cap Corpo de prova Prensa TAC

b)
Corpo de prova

Figura 4-27 Aparato utilizado para os ensaios de compresso simples: a) viso geral; b)

viso detalhada do contato entre o corpo de prova e o tensimetro de alta capacidade.

Os corpos de prova foram confeccionados utilizando-se um molde tripartido, com dimetro interno de 3,8 cm e altura de 8,02 cm, totalizando um volume interno total de 90,9 cm3. A preparao dos corpos de prova com o molde tripartido permite melhor controle da massa especfica no final da compactao e evita a etapa de moldagem do corpo de prova, reduzindo, desta forma, possveis perturbao no corpo de prova e alteraes dos seus ndices fsicos. Para se obter corpos de prova com diferentes suces iniciais no incio do ensaio, os mesmos foram submetidos a dois processos distintos (umedecimento e secagem): uma parte dos corpos de prova foi umedecida com asperso de gua destilada, at se obter um grau de saturao maior que o inicial; outro grupo foi deixado exposta ao ar, at se obter um grau de saturao menor que o inicial, sendo que, neste grupo, um corpo de prova foi deixado exposto ao ar at que entrasse em equilbrio com o ambiente; uma terceira parte permaneceu com grau de saturao igual ao de moldagem. Aps esta etapa, os corpos de prova foram armazenados em uma caixa de isopor durante dois dias, protegidos com papel filme e papel alumnio. Assim, evitou-se troca de umidade com o ambiente e garantiu equilbrio de umidade no interior do corpo de prova. Adotou-se o mtodo de ensaio de compresso simples com deformao controlada. A velocidade do deslocamento da prensa foi de 0,3 mm/min.

82

O intercepto de coeso para cada nvel de suco pode ser obtido da anlise da Figura 4-28. Em um grfico com os eixos das abscissas representando a tenso normal e o eixo das ordenadas representando a tenso cisalhante, e conhecendo-se o valor do ngulo de atrito efetivo do solo, obtm-se o intercepto de coeso no eixo das ordenadas. Analisando a Figura 4-28, geometricamente, pode-se facilmente representar o valor de c pela Equao (4-1).

Figura 4-28 Procedimento analtico para se obter o intercepto de coeso.

tr c = tg ' sen s t

(4-1)

Para os ensaios de compresso simples, o valor de tr igual ao valor de sr (Equao (4-2)).

t r = sr = 1 2 r
a tenso normal de ruptura (Equao (4-3)).

(4-2)

Substituindo a Equao (4-2) na Equao (4-1), obtm-se a relao entre a coeso aparente e

c=

1
2

cos ' 1 (1 sen)

(4-3)

Onde: tr a tenso desviadora dividida por dois; st a mdia das tenses normais na ruptura (para o caso do ensaio de compresso simples, o prprio valor de tr) e o valor do ngulo de atrito efetivo.

83

Para cada valor de suco na ruptura, tem-se um valor de c. O b representa a variao da coeso com a variao da suco na ruptura. O valor de b pode ser representado pela Equao (4-4).

b = arc tg

dc d (u a u w )

(4-4)

Onde: dc representa a variao da coeso; d(ua-uw) representa a variao da suco.


Ajustes dos parmetros de resistncia

Neste trabalho realizou-se um ajuste hiperblico para os valores obtidos experimentalmente, na relao entre a coeso aparente e a suco na ruptura. O ajuste hiperblico foi realizado segundo a proposta de Futai (2002), na qual a funo faz o parmetro c variar entre a condio saturada, para um valor de suco tendendo ao infinito (extremamente seca).

c ( s ) = c+(c (u a u w = ) c)(1 10 a (u a u w ) )
c(ua uw = )

(4-5)

Onde: c(s) representa o intercepto de coeso aparente; c a coeso efetiva para o solo na condio saturada; representa a mxima coeso do solo; a um parmetro de ajuste da coeso aparente.

De acordo com Futai (2002), a Equao (4-5) somente pode ser utilizada para solos que apresentem coeso sempre crescente com a suco. Para se determinar a coeso na condio da suco tendendo para o infinito ( c( ua uw = ) ), os corpos de prova foram deixados expostos ao ar, at ser atingido o equilbrio. Nesta pesquisa, o equilbrio entre a amostra e o ambiente foi considerado quando o peso do corpo de prova no se alterasse ao longo de duas leituras consecutivas, correspondendo ao tempo de 24 horas. Na Figura 4-29 est apresentado o comportamento normalizado da massa dos corpos de prova expostos ao ar, em funo do tempo. A massa normalizada expressa pela relao entre a massa do corpo de prova inicial (constante) e a massa do corpo de prova ao longo do tempo, durante o equilbrio com o ambiente.

84

1.00 0.98 Gnaisse AG3 AG2 AG1

Massa do C.P. Normalizada

0.96 0.94 0.92 0.90 0.88 0.86 0.84 0.82 0.80 0 50 100 150 200

250

300

Tempo (horas)

Figura 4-29 Comportamento da massa dos corpos de prova expostos ao ar, em funo do

tempo, para os solos utilizados nos ensaios de compresso simples.

Analisando a Figura 4-29, fica evidente a diferena de comportamento entre os solos ensaiados. Os corpos de prova de solo Gnaisse necessitaram de um tempo maior para entrar em equilbrio com o ambiente. Por outro lado, os corpos de prova de solo AG1 entraram em equilbrio em um menor tempo. Essa diferena de comportamento provavelmente se deve por o solo Gnaisse, em relao condio de moldagem, apresentar maior umidade volumtrica em relao aos outros solos, e o solo AG1 por apresentar a menor. Pode-se acrescentar nessa anlise os valores de permeabilidade para cada solo. Para a aplicao dos mtodos de previso de resistncia para os solos no saturados foi obtida
a projeo da envoltria de ruptura, correspondente aos ensaios de compresso simples, para o valor de s igual a zero. A obteno da equao desta projeo est ilustrada esquematicamente na

Figura 4-30. Os pontos a, b e c, relacionados mxima ordenada do crculo de Mohr, passam a


corresponder aos pontos a, b e c. As retas que passam pelos pontos de mxima ordenada de cada crculo possuem inclinao igual ao ngulo de atrito correspondente ao valor de suco do ensaio. A envoltria de ruptura que passa pelos pontos a, b c pode ser obtida pela Equao

(4-6).

85

t (kPa)
c c' b' a' b a

' ' '

s (kPa)
Figura 4-30 Representao da projeo da envoltria dos ensaios de compresso simples

para o valor de s igual a zero.

t projeo = truptura (1 tg ' )


Onde:

(4-6) (4-7)

= arc tg (sen ')

Os resultados dos valores do intercepto de coeso para os nveis de suco de ruptura so apresentados em forma de grfico. Neste grfico, pode-se estabelecer uma funo que representa a relao entre as duas variveis. Percebe-se em todos os solos, a no-linearidade nos valores do parmetro b. Esta no-linearidade representada em seguida como funo do nvel de suco na ruptura. A seguir, so apresentados os grficos da tenso desviadora (13) versus deformao axial (a) e tr versus suco durante o cisalhamento do corpo de prova para os ensaios realizados. Finalizando a apresentao dos resultados, os modelos de previso de resistncia para os solos no saturados so aplicados.

Gnaisse (Solo Matriz) Resultados dos ensaios de Compresso Simples.

Nove corpos de prova foram moldados seguindo os critrios de moldagem apresentados acima. A Tabela C-1, no apndice B, apresenta as caractersticas de cada corpo de prova. O corpo de prova de nmero trs (Gnaisse-3) foi deixado secando ao ar, at atingir o seu equilbrio (Figura 4-29).

86

No corpo de prova Gnaisse-3, apenas se determinou a suco inicial pelo mtodo do papel filtro, em decorrncia da limitao na leitura do TAC para suces elevadas. Os demais, tanto a suco inicial como as suces durante o ensaio de cisalhamento foram medidas com o TAC. A Figura 4-31 apresenta os resultados dos ensaios de compresso simples para os nove corpos de prova moldados. Nota-se que medida que se aumenta a suco inicial do corpo de prova, maior a tenso desviadora de ruptura e menor a deformao axial necessria para atingir a ruptura. No entanto, o corpo de prova denominado Gnaisse-3 merece destaque. A suco do corpo de prova foi medida inicialmente pelo mtodo do papel filtro (19300 kPa), no entanto a tenso desviadora de ruptura foi menor do que, por exemplo, a corpo de prova Gnaisse-6 que tem uma suco inicial medido pelo TAC (340 kPa).
400 350

Gnaisse-1 Gnaisse-2
Seco ao ambiente

Tenso desviadora (kPa)

300 250 200 150 100 50 0 0

Gnaisse-3 Gnaisse-4 Gnaisse-5 Gnaisse-6 Gnaisse-7 Gnaisse-8 Gnaisse-9

Deformao axial (%)

Figura 4-31 - Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao

controlada para o solo Gnaisse. Os valores de suco medidos durante o cisalhamento esto mostrados na Figura 4-32. Para baixos valores de suco (menor do que 40 kPa), os corpos de prova rompem com valores de suco maiores do que a inicial. Para valores iniciais maiores de suco (maiores do que 40 kPa), os corpos de prova romperam com valores menores do que os iniciais. No se mediu a

87

deformao radial durante os ensaios de compresso para verificar se houve expanso dos corpos de prova.
200 Gnaisse-1 Gnaisse-2 Gnaisse-4 150 Gnaisse-5 Gnaisse-6 Gnaisse-7 100 Gnaisse-8 Gnaisse-9

t (kPa)

50

0 0 50 100 150

Suco (kPa)

200

250

300

350

Figura 4-32 - Medio da suco durante os ensaios de compresso simples.

A Figura 4-33 ilustra os valores dos mdulos de deformao obtidos para o solo Gnaisse. Os mdulos foram obtidos para valores referentes a 25 e 50% do valor da deformao de ruptura para cada amostra. Conclui-se quanto maior o valor da suco inicial do corpo de prova, maior o mdulo de deformabilidade.

14 Mdulo de deformabilidade (MPa) 12 10 8 6 4 2 0 E25% E50%

50

100

150

200

250

300

350

Suco Inicial (kPa)

Figura 4-33 Mdulos de deformao para o solo Gnaisse, em funo do valor de suco

inicial, para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura.

88

A Figura 4-34 (a) apresenta os resultados da variao do intercepto de coeso, com a suco de ruptura medida com o TAC. Observando-se a mesma figura, percebe-se que os valores de coeso encontrados no intervalo entre 0 e 60 kPa, corresponde a valores de b maiores do que os valores de . Para suces pequenas, a determinao do b bastante influenciada pelo valor de c. Oliveira (2005) obteve, na condio saturada, para ensaios do tipo CAU, valor de c igual a 9 kPa. Caso esse valor fosse aplicado na Figura 4-34 (a), o valor de b, obtido para o intervalo de suco entre 0 e 60 kPa, seria aproximadamente igual ao valor de . Seguindo os critrios de Fredlund e Rahardjo (1993), ser apresentado o b igual ao para suces menores que o valor de entrada de ar do solo. Na mesma Figura 4-34 (a) apresentada o ajuste dos resultados experimentais pela proposta apresentada por Futai (2002) e a envoltria de ruptura para a condio saturada. A partir do ajuste para o solo Gnaisse, aplicando-se a Equao (4-4), obteve-se o comportamento dos valores do b em funo dos valores de suco. O resultado obtido est apresentado na Figura 4-34 (b). Para suces maiores do que 200 kPa, o aumento da resistncia devido suco relativamente pequeno.

89

150 C.Simples Ajuste hiperblico Futai (2002) Coeso aparente (kPa) 100 '

a)

50

c ( ) = 5.4 + 85.8 (1 10 0.006 )


0 40 35 30 25 b () 20 15 10 5 0 0 50 100 150 200 250 300

b)

Suco na ruptura (kPa)

Figura 4-34 Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo Gnaisse: a) variao

da coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura. Com o objetivo de se verificar os mtodos de previso de resistncia para os solos no saturados, a seguir aplicado o mtodo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) e o mtodo proposto por Vanapalli (1996). O solo Gnaisse apresenta IP igual a 13, o que corresponde na relao entre o IP e o parmetro , apresentado por Vanapalli e Fredlund (2000), um valor de igual a 2,0. Na Figura 4-35 ilustrada a proposta de Vanapalli e Fredlund (1996) para o valor de igual a 2,0 e a proposta de Vanapalli (1996).

90

150
C.Simples Saturado Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) Vanapalli (1996)

Projeo de t r (kPa)

100 =2.0

50

50

100

150 Suco (kPa)

200

250

300

Figura 4-35 Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para

o solo Gnaisse. Na Figura 4-36 apresentada a variao da previso do modelo de Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) para outros valores de . O melhor ajuste foi obtido para um valor de

igual a 1,6.
150
C.Simples Saturado Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996)

Projeo de t r (kPa)

=1.0 =1.6 =2.0

100

50

50

100

150 Suco (kPa)

200

250

300

Figura 4-36 Variabilidade na previso da resistncia para o solo Gnaisse aplicando-se o

modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do .

91

AG3 (75% Gnaisse + 25% Areia) - Resultados dos ensaios de Compresso Simples.

Foram moldados nove corpos de prova. A Tabela C-2, no apndice B, apresenta as caractersticas de cada corpo de prova. O corpo de prova de nmero trs (AG3-3) foi deixado secando ao ar, at atingir o seu equilbrio (Figura 4-29). Dois corpos de prova (AG3-1 e AG32) foram cisalhados com a umidade similar umidade de moldagem, com o objetivo de se verificar a confiabilidade nos resultados e no equipamento. A Figura 4-37 apresenta os resultados dos ensaios de compresso simples para os nove corpos de prova moldados. O corpo de prova AG3-3, seco ao ar, com valor inicial de suco de aproximadamente 17300 kPa, apresentou resistncia ao ensaio de compresso simples similar ao corpo de prova AG3-6, que inicialmente tinha um valor de suco, medido pelo TAC, de 465 kPa. Esse resultado evidencia que, para o solo AG3, a contribuio da suco para valores iniciais maiores do que 465 kPa, foi praticamente nula.
500 450
Seco ao ambiente

AG3-1 AG3-2 AG3-3 AG3-4 AG3-5 AG3-6 AG3-7 AG3-8 AG3-9

Tenso desviadora (kPa)

400 350 300 250 200 150 100 50 0 0 1 2 3 4 5 6 7

Deformao axial (%)

Figura 4-37 - Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao

controlada para o solo AG3.

Os valores de suco medidos durante o cisalhamento esto mostrados na Figura 4-38.

92

250

AG3-1 AG3-2 AG3-4 AG3-5 AG3-6 AG3-7 AG3-8

200

150

t (kPa)

100

AG3-9

50

0 0 100 200 300 400 500

Suco (kPa)

Figura 4-38 - Medio da suco durante os ensaios de compresso simples para o solo AG3.

A Figura 4-39 ilustra os valores dos mdulos de deformao obtidos para o solo AG3. Os mdulos foram obtidos para valores referentes a 25 e 50% do valor da deformao de ruptura para cada amostra. Conclui-se que quanto maior o valor da suco inicial do corpo de prova, maior o mdulo de deformabilidade.
25 Mdulo de deformabilidade (MPa) E25% 20 15 10 5 0 E50%

50

100

150

200

250

300

350

400

450

500

Suco Inicial (kPa)

Figura 4-39 - Mdulos de deformao para o solo AG3, em funo do valor de suco inicial,

para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura.

93

A Figura 4-40 (a) apresenta os resultados da variao do intercepto de coeso com a suco de ruptura medida com o TAC. No trecho inicial, para valores de suco na ruptura menores do que aproximadamente 50 kPa, os resultados dos ensaios concordaram com a linha de envoltria no estado saturado, ou seja, b igual a . Para suces maiores, o valor do ngulo do b tende a diminuir. Na mesma figura apresentado o ajuste hiperblico para os resultados experimentais. Na Figura 4-40 (b), a variao no valor do b em funo da suco na ruptura obtida.
200 C.Simples Ajuste hiperblico Futai (2002) Coeso aparente (kPa) 150
'

a)

100

50

c ( ) = 125,1 (1 10 0 , 003 )
0 40 35 30 25 b () 20 15 10 5 0 0 50 100 150 200 250 300 350 400

b)

Suco na ruptura (kPa)

Figura 4-40 - Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo AG3: a) variao da

coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura.

94

O solo AG3 apresenta IP igual a 8, o que corresponde na relao entre o IP e o parmetro , apresentado por Vanapalli e Fredlund (2000), a um valor de igual a 1,6. Na Figura 4-41 ilustrada a proposta de Vanapalli e Fredlund (2000) para o valor de igual a 1,6 e a proposta de Vanapalli (1996). Para outros valores de , as previses esto apresentadas na Figura 4-42. O melhor ajuste foi obtido para um valor de igual a 1,2.
200
C.Simples Saturado Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) Vanapalli (1996)

Projeo de t r (kPa)

150

100 =1.6 50

50

100

150

200 Suco (kPa)

250

300

350

400

Figura 4-41 - Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para

o solo AG3.
200
C.Simples Saturado Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996)

Projeo de t r (kPa)

150

100

=1.0 =1.2 =2.0

50

50

100

150

200 Suco (kPa)

250

300

350

400

Figura 4-42 - Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG3 aplicando-se o

modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do .

95

AG2 - (50% Gnaisse + 50% Areia) - Resultados dos ensaios de Compresso Simples.

A Tabela C-3, no apndice B, apresenta as caractersticas de cada corpo de prova. O corpo de prova AG2-3 foi secado ao ar at atingir o equilbrio. A Figura 4-43 apresenta os resultados dos ensaios de compresso simples para os nove corpos de prova moldados. medida que se aumenta a suco inicial do corpo de prova, menor a deformao axial necessria para atingir a ruptura.

450 400
Seco ao ambiente

AG2-1 AG2-2 AG2-3 AG2-4 AG2-5 AG2-6 AG2-7 AG2-8 AG2-9

Tenso desviadora (kPa) .

350 300 250 200 150 100 50 0 0

Deformao axial (%)

Figura 4-43 Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao

controlada no solo AG2. Na Figura 4-44 so apresentados os valores de suco obtidos antes, durante e aps o ensaio de compresso simples. Nota-se que para se iniciar o ensaio de compresso, houve a necessidade de aguardar a estabilizao dos valores de suco. O tempo de estabilizao da suco, medido por meio do TAC, foi no mximo de aproximadamente 15 min. O tempo de estabilizao para cada corpo de prova proporcional ao valor da suco, ou seja, quanto maior o valor de suco do CP, maior o tempo para se atingir o equilbrio entre o CP e o TAC. Na Figura 4-44 est destacado o incio do ensaio de compresso aps a estabilizao da suco, a ruptura e o fim do ensaio para o corpo de prova AG2-6. Os valores de suco medidos durante o cisalhamento esto mostrados na Figura 4-45. Para baixos valores de suco (menor do que 40kPa), os corpos de prova rompem com valores de suco maiores do

96

que a inicial. Para valores de suco maiores do que 40 kPa, os corpos de prova romperam com valores menores do que os iniciais.
600

Incio do cisalhamento
500

AG2_1 Ruptura AG2_2 AG2_4 AG2_5 AG2_6 Fim do ensaio AG2_7 AG2_8 AG2_9

400

Suco (kPa)

300

200

100

0 0 5 10 15 20 25

Tempo (min)

Figura 4-44 - Medio da suco antes e durante os ensaios de compresso simples

realizados com deformao controlada no solo AG2.


250

AG2-1 AG2-2 AG2-4 AG2-5 AG2-6

200

150

t (kPa)

AG2-7 AG2-8 AG2-9

100

50

0 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550

Suco (kPa)

Figura 4-45 Medio da suco durante os ensaios de compresso simples realizados com

deformao controlada no solo AG2.

97

A Figura 4-46 ilustra os valores dos mdulos de deformao obtidos para o solo AG2. Igualmente aos resultados apresentados anteriormente, os mdulos foram obtidos para valores referentes a 25 e 50% do valor da deformao de ruptura para cada amostra. Conclui-se, novamente, que quanto maior o valor da suco inicial do corpo de prova, maior o mdulo de deformabilidade.
25 Mdulo de deformabilidade (MPa) E25% 20 15 10 5 0 E50%

50

100

150

200

250

300

350

400

450

500

550

600

Suco Inicial (kPa)

Figura 4-46 - Mdulos de deformao para o solo AG2, em funo do valor de suco inicial,

para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. A Figura 4-47 (a) apresenta os resultados da variao do intercepto de coeso com a suco de ruptura medida com o TAC. Os valores dos interceptos de coeso obtidos correspondem a valores do b iguais ou menores do que o . Para valores de suces menores do que aproximadamente 15 kPa, o valor de b se assemelha ao valor do . A variao no valor do

b em funo da suco na ruptura apresentada na Figura 4-47 (b).

98

250 C.Simples Ajuste hiperblico Futai (2002) 200 Coeso aparente (kPa)
'

a)

150 100 50

c ( ) = 89,7 (1 10 0 , 0035 )
0 40 35 30 25 b () 20 15 10 5 0 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

b)

Suco na ruptura (kPa)

Figura 4-47 - Resultado dos ensaios de compresso simples para o solo AG2: a) variao da

coeso aparente em funo da suco e ajuste hiperblico pelo modelo proposto por Futai (2002); b) variao no valor do b em funo da suco na ruptura.

Similar ao que ocorreu para o solo Gnaisse, a tenso de ruptura para o corpo de prova AG2-3 (22100 kPa de suco inicial) foi menor do que o corpo de prova AG2-6 (540 kPa de suco inicial), como mostra a Figura 4-43. Pode-se concluir que existe um valor de suco crtico, no qual, para valores maiores, a resistncia cisalhante passa a decrescer. De acordo com Vanapalli et al. (1996), em solos que dessaturam relativamente rpido, tais como areias e siltes, pode-se esperar que a resistncia diminua porque na condio de suco residual, a pequena quantidade de gua existentes nos poros no capaz de transmitir uma suco efetiva nos agregados ou partculas dos solos. A funo de interpolao proposta por Futai (2002),

99

apesar de no ser vlida para solos que apresentam coeso decrescente, usada para o solo AG2, j que aplicada para um intervalo de suco de 0 a 500 kPa. O solo AG2 apresenta IP igual a 6, o que corresponde na relao entre o IP e o parmetro , apresentado por Vanapalli e Fredlund (2000), um valor de igual a 1,4. Na Figura 4-48 ilustrada a proposta de Vanapalli e Fredlund (2000) para o valor de igual a 1,4 e a proposta de Vanapalli (1996). Para outros valores de , as previses esto apresentadas na Figura 4-49. O melhor ajuste foi obtido para um valor de igual a 1,7.
250 200 Projeo de t r (kPa) 150 100 50 0
Saturado C.Simples Vanapalli (1996) Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996)

=1.4

50

100

150

200

250 Suco (kPa)

300

350

400

450

500

Figura 4-48 - Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para

o solo AG2.
250 200 Projeo de t r (kPa) 150 =1.0 100 =1.7 50 0 =2.0
C.Simples Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) Saturado

50

100

150

200

250 Suco (kPa)

300

350

400

450

500

Figura 4-49 Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG2 aplicando-se o

modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do .

100

AG1 - (25% Gnaisse + 75% Areia) - Resultados dos ensaios de Compresso Simples.

As caractersticas dos corpos de provas moldados com o solo AG1 esto apresentadas na Tabela C-4, no apndice B. Devido dificuldade em se moldar e a manusear os corpos de prova, apenas seis ensaios de compresso simples puderam ser concludos. Contudo, esse nmero foi suficiente para os objetivos propostos neste trabalho. Os procedimentos de ensaio foram similares aos solos anteriores. A Figura 4-50 (tenso desviadora (1-3) versus deformao axial (a)) apresenta os resultados dos ensaios de compresso simples para os seis corpos de prova moldados. Semelhante ao comportamento apresentado pelos solos anteriores, medida que se aumenta a suco inicial do corpo de prova, maior a tenso desviadora de ruptura e menor a deformao axial necessria para atingir a ruptura. Entretanto, o solo AG1 apresentou comportamento similar ao solo AG2, apresentando um valor de suco crtica. O corpo de prova AG1-6, seco ao ar, apresentou resistncia menor do que os corpos de prova AG1-2 e AG1-3. Explicao semelhante para o comportamento do solo AG2 pode ser dada para o solo AG1.
160 AG1-1 140 120 AG1-2 AG1-3 AG1-4
Seco ao ambiente

Tenso desviadora (kPa)

100 80 60 40 20 0 0 1

AG1-5 AG1-6

Deformao axial (%)

Figura 4-50 Resultados dos ensaios de compresso simples realizados com deformao

controlada no solo AG1.

A Figura 4-51 ilustra os valores dos mdulos de deformao obtidos para o solo AG1. Igualmente aos resultados apresentados anteriormente, os mdulos foram obtidos para valores referentes a 25 e 50% do valor da deformao de ruptura para cada amostra. Conclui-se,

101

novamente, que quanto maior o valor da suco inicial do corpo de prova, maior o mdulo de deformabilidade. Entretanto, esse comportamento vlido para valores de suco menores do que o valor crtico. Observando-se a Figura 4-50, o corpo de prova AG1-6 apresenta mdulos de deformabilidade menor do que o corpo de prova AG1-3.
25 Mdulo de deformabilidade (MPa) E25% 20 15 10 5 0 E50%

50

100

150

200

250

300

350

400

450

500

Suco Inicial (kPa)

Figura 4-51 - Mdulos de deformao para o solo AG1, em funo do valor de suco inicial,

para valores referentes a 25 e 50% da deformao de ruptura. A Figura 4-52 (a) apresenta os resultados da variao do intercepto de coeso com a suco de ruptura medida com o TAC. Para este solo, a contribuio da resistncia compresso simples da suco foi menos acentuada do que os solos anteriores. Essa concluso se reflete na Figura 4-52 (b), onde se mostra que o valor de b diminui rapidamente de um valor de 36,8 () para um valor prximo de 5, apenas variando a suco de 0 a 70 kPa. A funo de interpolao proposta por Futai (2002) tambm foi aplicada para o solo AG1. admitido que, para o intervalo de suco de ruptura, entre 0 e 200 kPa, o ajuste vlido.

102

100 80 Coeso aparente (kPa) 60 40 20 Ajuste hiperblico Futai (2002) C.Simples


'

a)

c ( ) = 24.6 (1 10 0.012 )
0 40 35 30 25 b () 20 15 10 5 0 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200

b)

Suco na ruptura (kPa)

Figura 4-52 - Envoltria de ruptura no linear sobre o plano x suco para o solo AG1.

O solo AG1 apresenta IP nulo, o que corresponde na relao entre o IP e o parmetro , apresentado por Vanapalli e Fredlund (2000), um valor de igual a 1,0. Na Figura 4-53 ilustrada a proposta de Vanapalli e Fredlund (2000) para o valor de igual a 1,0 e a proposta de Vanapalli (1996). Para outros valores de , as previses esto apresentadas na Figura 4-54. O melhor ajuste foi obtido para um valor de igual a 1,6.

103

250 200 Projeo de t r (kPa) 150 100 =1.0 50 0


Saturado Vanapalli (1996) Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) C. Simples

50

100

150

200 Suco (kPa)

250

300

350

400

Figura 4-53 Aplicao dos modelos de previso de resistncia em solos no saturados para

o solo AG1.
250 200 Projeo de t r (kPa) 150 100 =1.0 50 0 =1.6 =2.0 0 50 100 150 200 Suco (kPa) 250 300 350 400
Saturado Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) C. Simples

Figura 4-54 Variabilidade na previso da resistncia para o solo AG1 aplicando-se o

modelo proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) em funo do valor do .

A partir dos resultados das curvas de reteno, apresentadas no item 4.2.2.2, e dos ensaios de resistncia, apresentados no item 4.2.3, possvel obter os valores de suco de entrada de ar por ambos os mtodos. Para o valor de suco de entrada de ar obtido a partir dos ensaios de

104

resistncia, foi admitida a hiptese apresentada por Fredlund e Rahardjo (1993) e ilustrada na Figura 2-18. Os resultados esto mostrados na Figura 4-55.
80 Valor de entrada de ar - Curva Caracterstica (kPa)

Gnaisse 60

40 AG3

20

AG2

0 0

AG1 20 40 60 80

Valor de entrada de ar - Compresso Simples (kPa)

Figura 4-55 Relao entre os valores de entrada de ar obtida por meio da curva de reteno

e pelo ensaio de compresso simples com medio de suco. Para a aplicao do modelo de resistncia para os solos no saturados proposto por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996), necessrio aplicar a relao entre os valores de e o ndice de plasticidade (IP) do solo. Na Figura 4-56 esto inseridos os valores de , para cada solo analisado, sendo esse determinado a partir do melhor ajuste entre o modelo de previso e os resultados experimentais, na relao proposta por Vanapalli e Fredlund (2000). de se esperar certa disperso entre os resultados obtidos e a relao proposta por Vanapalli e Fredlund (2000). Vanapalli e Fredlund (2000) afirmam que o valor de pode ser influenciado por outros parmetros, alm do IP, tais como a estrutura do solo, energia e forma de compactao e a histria de tenses a que o solo ficou submetido.

105

Parmetro de ajuste,

Ramo Seco

Ramo Seco Ramo mido timo Vanapalli et al. (1996) Vanapalli e Fredlund (2000) Oliveira (2004) Gnaisse AG3 AG2 AG1

0 0 5 10 15 20 25 30 35 40

ndice de plasticidade, I P (%)

Figura 4-56 Aplicao da relao entre e o ndice de plasticidade (IP) proposta por

Vanapalli e Fredlund (2000) para os solos utilizados nesta pesquisa.

106

5. SIMULAES DO FLUXO TRANSIENTE E ESTABILIDADE DOS TALUDES

Um grande nmero de taludes naturais em reas de clima tropical permanece estvel por um longo tempo e se rompem durante os perodos de chuva. Os mtodos convencionais, baseados na hiptese do solo no estado saturado, no podem ser aplicados com sucesso para calcular a estabilidade de taludes com solos no saturados. A anlise da estabilidade de taludes no saturados requer uma extensiva e detalhada anlise de fluxo, pois as rupturas dos taludes no saturados acontecem em condies relacionadas com a infiltrao das guas das chuvas. A modelagem da infiltrao das guas das chuvas em solos no saturados requer o conhecimento das caractersticas climticas, precipitao (intensidade e durao) e evaporao, permeabilidade do solo e as caractersticas iniciais de suco ou poro-presso de gua no talude antes do incio da infiltrao (Tsaparas et al., 2002). Contudo, a relao entre as condies climticas e as rupturas de taludes varia em diferentes reas geogrficas. Neste captulo sero apresentadas propostas para se avaliar a influncia das infiltraes nas estabilidades dos taludes. Conhecendo-se os mecanismos de instabilidade relacionados com as infiltraes apresentados no Captulo 3 e partindo-se dos resultados experimentais que foram obtidos no Captulo 4, est apresentada na Figura 5-1, um fluxograma das anlises a serem realizadas e os seus respectivos objetivos. As simulaes incluem anlises de fluxo e anlises de estabilidade. As anlises de fluxo so usadas para investigar como o fluxo ocorre sobre diferentes condies geotcnicas e climticas. Para esta anlise utilizou-se o software de elementos finitos Seep/W (GEOSLOPE, 1998-a). As anlises de estabilidade foram estudadas para avaliar os efeitos das diferentes condies de fluxo no fator de segurana do talude. Para esta anlise utilizou-se o software Slope/W (GEO-SLOPE, 1998-b) associado ao Seep/W.

107

Variao no perfil de suco ao longo do ano

- Avaliar os perfis de suco ao longo do ano para cada tipo de solo. Determinar os perfis crticos e os menos favorveis para uma instabilizao. - Determinar a influncia da intensidade e da durao de uma precipitao, em um perfil de suco, no talude, durante um evento chuvoso. - Avaliar o comportamento da suco quando considerada aplicao de uma taxa de evapotranspirao.

Anlise de fluxo no talude MODELAGEM NUMRICA

Intensidade e durao da precipitao

Taxa de evapotranspirao

Saturado

- Determinar o F.S. para a hiptese de talude saturado e comparar com os resultados para a condio no saturado.

Anlise da Estabilidade de Talude


No Saturado
- Avaliar a variao do F.S. para as condies apontadas nas anlises de fluxo.

Figura 5-1 Fluxograma das simulaes que sero realizadas e os principais objetivos.

5.1.

Descrio da geometria do talude e propriedades dos solos

A geometria do talude de referncia que ser utilizado est apresentado na Figura 5-2. Este talude apresenta um ngulo de inclinao de 45 (1 H : 1 V) e altura de 15 m. Para a simplificao do problema, assumido um talude homogneo. O nvel de gua est situado na cota de elevao de cinco metros, ou seja, cinco metros abaixo da cota do p do talude, conforme indicado na Figura 5-2. Foram idealizados quatro taludes, cada um formado por um dos solos ensaiados nessa pesquisa (Gnaisse, AG3, AG2 e AG1). As propriedades hidrulicas que foram apresentadas no item 4.2.2, esto resumidas na Figura 5-3 na qual so apresentadas as curvas de reteno (Figura 5-3, a) e as funes permeabilidade (Figura 5-3, b).

108

Figura 5-2 Talude de referncia que ser utilizado para a realizao das simulaes.
50 45 40 35 30 (%) 25 20 15 10 5 0 0.1 1 10 100 1000 10000 100000 1E+006 Suco (kPa) Tipo de solo Gnaisse AG3 AG2 AG1

a)

10 10 K (cm/s) 10 10 10

-02

b)

-04

-06

-08

-10

0.1

10 Suco (kPa)

100

1000

Figura 5-3 Resumo dos parmetros hidrulicos dos solos: a) curvas de reteno e b)

funes permeabilidade.

109

As propriedades de resistncia foram apresentadas no item 4.2.3, no entanto na Figura 5-4 apresentado um resumo das curvas de resistncia para os solos ensaiados, apresentando a variao da coeso aparente em funo do nvel de suco.
175 150 Coeso aparente (kPa) 125 100 75 50 25 0 Gnaisse AG3 AG2 AG1

50

100

150

200

250

300

350

Suco (kPa)

Figura 5-4 Resumo da variao da coeso aparente em funo da suco para os solos

Gnaisse, AG3, AG2 e AG1.

5.2.

Descrio da malha de elementos finitos utilizada para a anlise do fluxo

A malha de elementos finitos utilizada foi projetada com a finalidade de superar os problemas de convergncia que envolve a anlise das solues dos problemas de fluxo transiente. Esses problemas so provocados por causa da no-linearidade da curva de reteno e da funo permeabilidade do solo (Tsaparas et al., 2002). Com o objetivo de evitar tais problemas, a malha de elementos empregada na superfcie do talude foi projetada com um espaamento menor entre cada elemento, pois a superfcie do talude uma regio em que as mudanas na poro-presso da gua ocorrem rapidamente durante o fluxo. A malha de elementos usada est ilustrada na Figura 5-5. Na superfcie do talude, at a profundidade de trs metros, utilizaram-se elementos quadrados (0,50 x 0,50m) com oito ns. Para profundidades maiores do que trs metros, e distantes da crista e do p do talude, utilizou-se elementos quadrados (1,00 x 1,00m) com quatro ns. Entre a malha mais refinada e a menos refinada, fez-se uso de elementos triangulares de transio. Abaixo do lenol fretico admitido (cota 5 metros) foram empregados elementos retangulares (2,00 x 1,00m)

110

com quatro ns. No total, a malha formada consistiu de 2402 ns e 1229 elementos. A metodologia utilizada nesse trabalho para projetar a malha de elementos foi similar utilizada por Tsaparas et al. (2002). Para a apresentao dos resultados, oito pontos (A, B, C, D, E, F, G e H) foram escolhidos, como representativos, para ilustrar a variao da suco ou poro-presso da gua no interior do talude durante o fluxo, causado pelas infiltraes das guas das chuvas. Esses pontos esto localizados na Figura 5-5 e suas coordenadas esto apresentadas na Tabela 5-1.

Tabela 5-1 Coordenadas dos pontos representativos no interior do talude.

Ponto Distncia x (m) Elevao y (m)

A 20 24

B 20 22

C 20 20

D 20 18

E 29 15

F 29 13

G 29 11

H 29 9

Figura 5-5 Geometria da malha de elementos finitos utilizada na anlise do fluxo.

111

5.3.

Condies de contorno adotadas nas anlises de fluxo.

Ao longo das bordas da direita e da esquerda do talude, adotou-se uma condio de talude infinito para se evitar qualquer tipo de interferncia das bordas nos resultados das anlises. Nos ns da base do talude, adotou-se uma condio de fluxo zero. O nvel do lenol fretico foi admitido fixo na cota de elevao igual a cinco metros. As precipitaes foram modeladas como uma condio de fluxo unitrio positivo nos ns da superfcie do talude. A taxa de evapotranspirao admitida de maneira similar precipitao, no entanto, o fluxo unitrio nos ns da superfcie negativo. Uma limitao apresentada nas anlises de fluxo deste trabalho a impossibilidade de se assumir a histerese da curva de reteno ao longo do tempo. Uma vez que o programa Seep/W utiliza apenas uma curva de reteno, tanto para a condio de umedecimento quanto para uma condio de secagem, optou-se por utilizar a curva de reteno associada ao caminho de secagem, de maneira similar obtida ao longo desta pesquisa e apresentada no Item 4.2.2.

5.4.

Caractersticas pluviomtricas e evapotranspirao.

As caractersticas referentes s precipitaes foram obtidas a partir de dados reais, coletados na Estao Meteorolgica do Mirante de Santana1, estado de So Paulo (INMET, 2005). Para esta pesquisa, foi adotada a chuva referente ao ano de 2004, como representativa da mdia histrica (1996-2005), por ter esta uma distribuio de precipitao e evapotranspirao semelhante mdia histrica. Para se verificar a estabilidade do talude em funo do tempo, a distribuio de precipitao diria referente ao ano de 2005 foi escolhida, por ter sido este, um ano com ndices pluviomtricos maiores do que a mdia histrica para a cidade de So Paulo (1996-2005). A evapotranspirao real, utilizada neste trabalho, representa o total de gua transferida da superfcie da Terra para a atmosfera em funo de parmetros atmosfricos, umidade do solo e tipo de cobertura existente no solo. composta da soma das quantias da evaporao dos lquidos na superfcie acrescida da transpirao das plantas. Dessa forma, alm dos fatores
1

Trata-se da estao meteorolgica representativa do Clima Local da Cidade de So Paulo.

112

meteorolgicos que condicionam a evapotranspirao tais como radiao solar, vento, temperatura do ar, essa afetada tambm pelas caractersticas de reteno do solo. Os dados referentes evapotranspirao utilizados tambm foram coletados na Estao Meteorolgica do Mirante de Santana, definindo-se um solo do tipo argila arenosa como referncia para se obter e utilizar os dados da evapotranspirao em todas as anlises. A Figura 5-6 (a) apresenta a intensidade mensal histrica (19962005), precipitao e evapotranspirao, para a Estao Meteorolgica do Mirante de Santana. Nota-se a existncia ntida de dois perodos ou estaes bem definidas, uma chuvosa que ocorre nos meses de outubro a maro, e outra relativamente mais seca, que ocorre nos meses de abril a setembro. Na mesma figura apresentada, paralelamente, a distribuio da precipitao e evapotranspirao para o ano de 2004. Na Figura 5-6 (b), a distribuio da precipitao e evapotranspirao so apresentadas semanalmente, ao longo do ano. Esses dados representam o acumulativo ao longo dos sete dias de cada semana. Para o ano de 2005, o ms de maio apresentou ndices pluviomtricos maiores do que as mdias histricas. A Figura 5-7 (a) ilustra as intensidades mdias mensais para o ano de 2005 e na Figura 5-7 (b), as intensidades dirias para os meses de janeiro e maio, do mesmo ano. Nota-se que, para o ms de maio, aproximadamente 75% da chuva ocorreu em menos de um dia, caracterizando, neste caso, uma chuva de alta intensidade e curta durao. A partir da anlise da Figura 5-7 (b), so apresentados na Figura 5-8 quatro cenrios que sero utilizados para se avaliar a influncia das caractersticas de cada evento chuvoso nas anlises de estabilidade do talude.

113

400 a) 350 300 250 Intensidade (mm) Evapotranspirao Mdia - 1996 a 2005 200 150 100 50 0
br o ov em br o D ez em br o
b) 180 160 140 Intensidade (mm) 120 100 80 60 40 20 0 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas) Precipitao Mdia Semanal - 2004 Evapotranspitrao Mdia Semanal - 2004

Precipitao - 2004 Precipitao Mdia - 1996 a 2005 Evapotranspirao Real - 2004

ar o

Fe ve re iro

A br il

ne iro

to

Ju nh o

M ai

Ju lh

go s

Se te m

Ja

Tempo (ms)

ut

ub ro

200

Figura 5-6 Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: a) intensidade mdia mensal

histrica (1996-2005) e do ano de 2004; b) intensidade mdia semanal para o ano de 2004.

114

350 Precipitao - 2005 300 250 Intensidade (mm) 200 150 100 50 0 Precipitao Mdia (1996-2005) Evapotranspirao Real - 2005 Evapotranspirao Real Mdia (2002 - 2005) a)

Tempo (ms)

160 b) 140 120 100 Intensidade (mm) 80 60 40 20 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias) Precipitao Janeiro - 2005 Precipitao Maio - 2005

Figura 5-7 - Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: a) intensidade mdia mensal

histrica (1996-2005) e do ano de 2005; b) precipitaes dirias para o ms de janeiro e maio/2005.

ov em br o D ez em br o

M ar o

br il

ro

Ju nh o

Ja ne iro

Ju lh o

go sto

o Se te m br

Fe v

ut ub ro

er ei

M ai

115

160 140 120 100 Intensidade (mm) Cenrio 3 80 60 40 20 0 -20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tempo (dias) 11 12 13 14 15 16 Cenrio 4 Cenrio 1 Cenrio 2

Figura 5-8 Pluviogramas referentes cidade de So Paulo: pluviogramas simplificados.

Na Tabela 5-2 so mostradas as caractersticas dos cenrios que sero utilizados nas simulaes, baseadas na Figura 5-8. O cenrio 1 caracterizado por trs eventos com durao de 48 h cada, totalizando um acumulado precipitado de 180mm. O cenrio 2 caracterizado por um evento de grande intensidade (150 mm) e nenhuma chuva precedente. Os cenrios 3 e 4 so caracterizados por um evento principal de grande intensidade e curta durao (150 mm), entretanto, o cenrio 3 apresenta uma chuva antecedente de 30 mm e o cenrio 4 apresenta cinco eventos antecedentes (6 mm cada), totalizando 30 mm de chuva. Em todos os cenrios admitidos, nos dias em que no houve registro de chuva admitiu-se uma taxa de evapotranspirao diria correspondente a 0,083 mm/h, que equivale a 2 mm/dia.

Tabela 5-2 Caractersticas dos cenrios que sero adotados nas simulaes.

Chuva antecedente Cenrio n

Chuva Principal

Evapotranspirao

Total (mm)

N de eventos

Durao/evento Intensidade Total (h) 48 (2 dias) 24 (1 dia) 24 (1 dia) (mm/h) 1,25 1,25 0,25 (mm) 150 150 150

N de eventos

Durao/evento Intensidade Total (h) 24 (1 dia) 24 (1 dia) 24 (1 dia) (mm/h) 6,25 6,25 6,25 (mm) 48 72 56 48

N de eventos

Durao/evento Intensidade (h) 24 (1 dia) 24 (1 dia) 24 (1 dia) 24 (1 dia) (mm/h) 0,083 0,083 0,083 0,083

1 2 3 4

180 30 30

3 1 5

1 1 1

24 29 28 24

117

5.5.

Descrio da anlise de estabilidade do talude.

Para a anlise de estabilidade do talude, adotou-se o mtodo simplificado de Bishop (superfcie de ruptura circular). A malha dos possveis centros e raios dos crculos de ruptura, necessrios para o clculo do fator de segurana est ilustrada na Figura 5-9. Na mesma figura, apresentada a malha de poro-presso de gua obtido pelo programa Seep/W e usada como parmetro de entrada no Slope/W para o clculo da estabilidade em solos no saturados.

Figura 5-9 Geometria do talude, locao dos possveis centros e raios dos crculos de

ruptura e malha importada de poro-presso de gua para a anlise de estabilidade acoplada.

Para se considerar a influncia da suco na resistncia do solo, necessrio conhecer o parmetro b. Sabe-se, no entanto, que este parmetro no constante em funo do valor de suco. O programa Slope/W admite apenas valor de b constante. Com o intuito de avaliar a influncia do parmetro b na estabilidade, adotaram-se dois valores de b para cada solo: um valor de b igual ao (para representar a variao da coeso at aproximadamente o valor da entrada de ar) e outro valor de b obtido a partir do ajuste linear, para o nvel de variao de suco considerado representativo das anlises de fluxo. Um resumo dos parmetros de resistncia est apresentado na Tabela 5-3.

118

Tabela 5-3 Resumo dos parmetros de resistncia adotados para as anlises de estabilidade

de talude. Parmetros de Resistncia c' (kPa) Gnaisse 5,4 32,0 32,0 24,0 AG3 0,0 34,0 34,0 27,0 AG2 0,0 39,0 39,0 23,0 AG1 0,0 37,0 37,0 20,0

' () b1 () b2 ()

5.6.

Resultados das anlises.

5.6.1.

Perfis de suco ao longo do ano.

Pela necessidade de determinar o perfil inicial de suco no talude, para se avaliar a influncia da infiltrao na estabilidade do talude, optou-se por analisar a variao dos perfis ao longo do ano e verificar as situaes mais crticas e as situaes mais favorveis para o equilbrio de uma potencial superfcie de ruptura do talude. Utilizou-se a distribuio de precipitao e evapotranspirao referente ao ano de 2004 (Figura 5-6, b) como representativa da srie histrica, como j comentado anteriormente. Os valores de poro-presso de gua foram obtidos nos pontos A a H ao longo de dez anos, com o intuito de se obter o tempo necessrio para que um regime estacionrio anual representativo fosse atingido. Entretanto, para todos os solos analisados (Gnaisse, AG3, AG2 e AG1), a partir do quinto ciclo j foi suficiente para se atingir os perfis desejados. Da Figura 5-10 Figura 5-13 so apresentados os resultados obtidos para os solos considerados.

119

Gnaisse (Solo Matriz) Variao da suco ao longo do ano.

Na Figura 5-10 est ilustrada a variao da poro-presso de gua ao longo do ano para o solo Gnaisse. Na Figura 5-10 (a) esto apresentados os valores para os pontos A, B, C e D e na Figura 5-10 (b) os valores para os pontos E, F, G e H, indicados na Figura 5-5. interessante notar que os valores de poro-presso de gua prximos da superfcie (A e E) oscilam em amplitudes maiores comparados com os outros pontos. Em contrapartida, os pontos mais afastados da superfcie (D e H) oscilam com amplitudes menores. Analisando-se a Figura 5-10 percebe-se claramente o aumento da suco, ou reduo da poro-presso da gua, nos perodos relativos aos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro. Por outro lado, h uma reduo da suco, ou aumento da poro-presso, nos perodos relativos aos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Maro. O perfil crtico para o solo Gnaisse, ou seja, aquele que apresenta menores valores de suco (ou maiores valores de poro-presso de gua) ocorre aproximadamente na stima e na dcima semana do ano, que corresponde ao final da primeira quinzena de fevereiro e ao final da primeira quinzena de maro, respectivamente. Por outro lado, o perfil menos desfavorvel, ou seja, aquele perfil que apresenta maiores valores de suco (ou menores valores de poro-presso de gua) ocorre aproximadamente no final da primeira quinzena de outubro e na segunda quinzena de novembro. O menor valor de poropresso obtido foi de aproximadamente -170 kPa, ocorrido no ponto A, no ms de outubro.

120

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 Ano 2004 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D a)

Se te m br o O ut ub ro N ov em br o D ez em br o

Fe ve re iro M ar o

Tempo (meses)
Ju nh o Ju lh o M A A go sto br il ai o

Ja ne iro

0 -20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200 Poro-presso da gua (kPa)
Poro-presso da gua (kPa)

7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)
A B C D E F G H

o ov em br N ut ub ro O D
b) Ponto H

Fe ve re iro M ar o

Ju nh o

M ai o

Ju lh o

Se te m br

br il

go sto

ne iro

Ja

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 Ano 2004 7 Ponto E Ponto F Ponto G

ez e
0 -20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)

Figura 5-10 Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo Gnaisse: a)

Pontos A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.
AG3 - (75% Gnaisse + 25% Areia) Variao da suco ao longo do ano.

Na Figura 5-11 ilustrada a variao da poro-presso de gua ao longo do ano para o solo AG3. Na Figura 5-11 (a) so apresentados os valores para os pontos A, B, C e D e na Figura 5-11 (b) os valores para os pontos E, F, G e H. Para o solo AG3, a situao crtica tambm ocorreu na stima e na dcima semana do ano. A situao menos favorvel para um escorregamento ocorreu tambm na primeira quinzena do ms de outubro. O menor valor de

m br o

Tempo (meses)

121

poro-presso de gua corresponde ao valor de aproximadamente -140 kPa, no ponto A do talude. interessante notar que nos pontos D e H as oscilaes das presses de gua foram pequenas ao longo de todo perodo analisado, correspondendo em mdia a valores de poropresso de gua de 60 e 20 kPa, respectivamente.
Se te m br Ju nh o Ju lh o ov em br o D ez em br o
0 Tempo (meses)

Fe ve re ir o M ar o

o M ai o go sto br il ut ub ro O

Ja

ne iro

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 Ano 2004 7 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

a)

-20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200 Poro-presso da gua (kPa)

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)
A B C D E F G H

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 7 Ano 2004 Ponto E Ponto F Ponto G Ponto H

Se te m br o O ut ub ro N ov em br o D ez em br o

iro

Tempo (meses)
Ju nh o M ai Ju lh o br il A go sto o

ne iro

ve re Fe

M ar o

Ja

b)

0 -20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200 Poro-presso da gua (kPa)

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)

Figura 5-11 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG3: a) Pontos

A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.

122

AG2 - (50% Gnaisse + 50% Areia) Variao da suco ao longo do ano.

Na Figura 5-12 ilustrada a variao da poro-presso de gua ao longo do ano para o solo AG2. Na Figura 5-12 (a) so apresentados os valores de poro-presso de gua para os pontos A, B, C e D e na Figura 5-12 (b), os valores para os pontos E, F, G e H. Similar aos solos Gnaisse e AG3, as amplitudes das variaes da suco so maiores na superfcie do talude e menores no interior. O menor valor de poro-presso de gua corresponde aproximadamente a -120 kPa, no ponto A do talude, no ms de outubro.
O ut ub ro N ov em br o D ez em br o

Tempo (meses)
Ja ne iro Fe ve re iro M ar o Se te m br o A go sto Ju nh o Ju lh o M ai o A br il

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 7 Ano 2004 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

a)

-20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200 Poro-presso da gua (kPa)
Poro-presso da gua (kPa)

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)
A B C D E F G H

o ov em br N ut ub ro O D ez e m

Se te m br o

ro

er ei

M ar o

Ju nh o

Ja

Fe v

Ju lh o

M ai o

br il

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 7 Ano 2004 Ponto E Ponto F Ponto G

go sto

ne iro

br
0 -20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200

b)

Ponto H

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)

Figura 5-12 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG2: a) Pontos

A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.

Tempo (meses)

123

AG1 - (25% Gnaisse + 75% Areia) Variao da suco ao longo do ano.

Na Figura 5-13 ilustrada a variao da poro-presso de gua ao longo do ano para o solo AG1. Na Figura 5-13 (a) apresentada os valores para os pontos A, B, C e D e na Figura 5-13 (b) so apresentados os valores para os pontos E, F, G e H. O menor valor de poropresso de gua corresponde aproximadamente a -110 Pa, no ponto A do talude, no ms de outubro. Para o talude formado pelo solo AG1, com exceo dos pontos localizados na superfcie do talude, a suco permanece praticamente constante ao longo do ano. A poropresso de gua em mdia 20 kPa, com exceo dos pontos A e H, que esto a 0,5 m da superfcie do talude.
O ut ub ro N ov em br o D ez em br o Fe ve re iro M ar o Ja ne iro Ju nh o A br il M ai o Ju lh o A go sto Se te m br o

Tempo (meses)

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 7 Ano 2004 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

0 -20 Poro-presso da gua (kPa) -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200

a)

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)
A B C D E F G H

br o ov em N D

Ja ne iro Fe ve re iro M ar o

br o

ut ub ro

go sto

Se te m

Ju nh o

M ai o

Ju lh o

br il

200 175 150 Intensidade (mm) 125 100 75 50 25 0 -25 -50 1 3 5 7 Ano 2004 Ponto E Ponto F Ponto G Ponto H

ez em

br o

Tempo (meses)

0 -20 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180 -200 Poro-presso da gua (kPa)

b)

-40

9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 Tempo (semanas)

Figura 5-13 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ano para o solo AG1: a) Pontos

A, B, C e D; b) Pontos E, F, G e H.

124

A partir dos valores obtidos na Figura 5-10 a Figura 5-13, percebe-se claramente, que em todos os solos analisados, a variao de suco no interior do talude acompanha a variao das condies climticas locais. No decorrer de uma precipitao, a poro-presso da gua na superfcie no terreno aumenta. Para perodos em que a atuao da evapotranspirao maior do que a precipitao ocorre o inverso, ou seja, a poro-presso da gua na superfcie e no interior do talude diminuem. Para a srie histrica adotada, selecionaram-se dois perfis distintos dos valores de poro-presso de gua possveis de ocorrer para os solos analisados. Os perfis de poro-presso apresentados na Figura 5-14 e na Figura 5-15 esto localizados no topo do talude, passando pelos pontos A a D (Figura 5-5).
25

20

Equilbrio Estacionrio Gnaisse AG3

15

AG2 AG1

Elevao (m)

10 N.A. 5

MARO
0 -200 -150 -100 -50 0 50 100

Poro-presso de gua (kPa)

Figura 5-14 Perfis crticos para os solos Gnaisse, AG3, AG2 e AG1 ocorridos no ms de

maro (dcima semana do ano).

Na Figura 5-14 apresentado o perfil de poro-presso ocorrido na primeira semana do ms de maro, representativo da situao crtica para os solos analisados. O talude foi submetido a vrios eventos de chuvas, tanto eventos de longos perodos como eventos de grande intensidade e de curtos perodos. Essas precipitaes, caracterizadas por iniciarem no ms de outubro ou novembro, tem seu fim no ms de maro. neste ms que se obteve os maiores valores de poro-presso de gua. Os solos AG3 e AG2 apresentaram perfis semelhantes de poro-presso. Nota-se que os valores mdios de poro-presso se mantiveram em torno de -15 kPa, o que corresponde a uma suco de 15 kPa. Os resultados apresentados na Figura 5-14 mostram a importncia de se levar em considerao o ciclo de chuvas ocorrido antes de cada escorregamento. Esse tipo de

125

procedimento foi sugerido por Guidicini e Iwasa (1976) por meio do coeficiente do ciclo (Cc) e do coeficiente do episdio (Ce). A situao ocorrida no ms de maro foi a mais crtica de acordo com os resultados das anlises numricas, concordando, dessa maneira, com a , que ilustra a situao mais crtica para a ocorrncia de escorregamentos tambm para o ms de maro. Na Figura 5-15 apresentado o perfil de poro-presso ocorrido na primeira semana do ms de outubro. O incio do ms de outubro antecedido por um perodo caracterizado pelo predomnio dos valores de evapotranspirao sobre os valores de precipitao. Nesse perodo (julho, agosto e setembro), ocorre uma reduo nos valores de poro-presso e, essa reduo, est relacionada ao tipo de solo. Percebe-se na Figura 5-15 que o solo Gnaisse apresentou menor valor de poro-presso na superfcie (aproximadamente -180 kPa), enquanto o solo AG1 apresentou maior valor (aproximadamente -55 kPa).
25

20

Equilbrio Estacionrio Gnaisse AG3

Elevao (m)

15

AG2 AG1

10 N.A. 5

OUTUBRO
0 -200 -150 -100 -50 0 50 100

Poro-presso de gua (kPa)

Figura 5-15 - Perfis favorveis estabilizao de um talude, para os solos Gnaisse, AG3,

AG2 e AG1 ocorridos no ms de outubro.

126

5.6.2.

Influncia das caractersticas das chuvas na variao da poro-presso de gua.

Os cenrios 1, 2, 3 e 4 (Figura 5-8) foram adotados para avaliar a influncia da durao e da intensidade da precipitao na variao da poro-presso de gua, no interior do talude, ao longo do tempo. Para cada solo (Gnaisse, AG3, AG2 e AG1) obteve-se a variao da poropresso de gua nos pontos A D, para cada cenrio adotado. Admitiu-se, inicialmente, o perfil referente ao ms de outubro (Figura 5-15). Para cada solo, adotou-se o seu perfil correspondente. Da Figura 5-16 (a) Figura 5-16 (d) est apresentada a variao de poropresso de gua para o solo Gnaisse, para os quatro cenrios adotados. interessante avaliar a diferena de comportamento da poro-presso de gua ao longo da profundidade para os diferentes cenrios. Para o cenrio 1, ocorreu claramente uma maior variao de poro-presso nos pontos A e B, localizados prximo superfcie do talude. O ponto D, localizado a 7 m de profundidade, em relao superfcie, apresentou a menor variao de poro-presso de gua para todos os cenrios. Para o cenrio 1, a variao mxima no ponto D foi de aproximadamente 50 kPa. Em contrapartida, o cenrio 2, independente do ponto no interior do talude analisado, foi o que apresentou as menores variaes de poro-presso de gua.

127

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 1 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

a)

-20 Poro-presso de gua (kPa)


A B C D E F G H

-40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

160 140 120 intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 2 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

b)

-20 Poro-presso de gua (kPa) -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 3 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias) 160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 4 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

c)

-20 Poro-presso de gua (kPa) Poro-presso de gua (kPa) -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

d)

-20 -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

Figura 5-16 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo Gnaisse, para o

perfil referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.

128

Para a condio inicial admitida, ou seja, perfil correspondente ao ms de outubro (Figura 5-15), o fator de segurana calculado pelo mtodo de Bishop corresponde a 2,2 (b==32) e 1,9 (b=24). A Figura 5-17 ilustra a variao do fator de segurana ao longo do tempo para os quatro cenrios apresentados na Figura 5-16. O cenrio 1 apresentou maior reduo no fator de segurana inicial, concordando com o maior aumento de poro-presso de gua apresentado na Figura 5-16 (a). Por outro lado, o cenrio 2 apresentou a menor variao no fator de segurana. Na Figura 5-17 (a) apresentada a variao do F.S. ao longo do tempo, adotando-se o b igual ao e na Figura 5-17 (b), a variao do F.S. adotando-se o b igual a 24. Para efeito de comparao calculou-se o fator de segurana na condio saturada para o talude formado pelo solo Gnaisse, e o valor obtido foi de 0,98.
2.30 2.20 2.10 2.00 F.S. 1.90 1.80 1.70 1.60 Cenrio 1 1.50 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias) Cenrio 2 Cenrio 3 Cenrio 4

b= '=32

a)

2.00 1.90 1.80 1.70 F.S. 1.60 1.50 1.40 1.30 Cenrio 1 1.20 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias) Cenrio 2 Cenrio 3 Cenrio 4

b=24

b)

Figura 5-17 Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para

os quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro.

129

Da Figura 5-18 (a) Figura 5-18 (d) est apresentada a variao de poro-presso de gua para o solo AG3, para os quatro cenrios adotados. Similar aos resultados obtidos para o solo Gnaisse, o cenrio 1 apresentou maior variao de poro-presso no ponto A, localizado prximo superfcie do talude. Analisando a variao de poro-presso para o cenrio 1 (Figura 5-18, a), nota-se a importncia dos eventos consecutivos para o aumento da poropresso de gua. No primeiro evento de chuva, ocorrido nos dois primeiros dias, a poropresso subiu de -140 kPa para -50 kPa, aproximadamente. Antes de iniciar o segundo evento de chuva, ocorrido aps cinco dias do final do primeiro evento, a poro-presso reduziu em aproximadamente 30 kPa, motivada pela evapotranspirao. No segundo evento, houve um novo aumento na poro-presso de gua. Aps o trmino do segundo evento chuvoso, a poropresso se reduz novamente e ao final do terceiro evento, a poro-presso de gua atinge seu maior valor, de aproximadamente -20 kPa. Para o cenrio 2 e 3 (Figura 5-18 (b) e Figura 5-18 (c), respectivamente), ocorre aumento da poro-presso de gua nos pontos A e B, no entanto, em ambos os cenrios, no se verificou aumento na poro-presso no ponto D. Esse ponto apenas apresentou reduo na poro-presso de gua motivada pela perda de umidade provocada pela taxa de evapotranspirao. Na Figura 5-19 (a) e (b) esto apresentadas a variao do fator de segurana em funo do tempo, obtida para os cenrios 1 a 4, para os valores de b igual a 34 e 27, respectivamente. Similar ao solo Gnaisse, o cenrio 1 foi o que apresentou a maior queda no fator de segurana, seguido pelos cenrios 4, 3 e 2. interessante perceber que, mesmo com um total de precipitao igual para os cenrios 1, 3 e 4, existe uma diferena no comportamento do perfil de poro-presso de gua ao longo do tempo e conseqentemente na estabilidade do talude. O fator de segurana para o talude formado pelo solo AG3, na condio saturada, de 0,58.

130

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 1 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
160 140 120 intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 2 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

-60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

0 -20 Poro-presso de gua (kPa)

b)

-40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

Poro-presso de gua (kPa)


A B C D E F G H

a)

-20 -40

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 3 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 4 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

-60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

0 -20 Poro-presso de gua (kPa)

d)

-40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

Figura 5-18 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG3, para o perfil

referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.

Poro-presso de gua (kPa)

c)

-20 -40

131

2.10

2.00

1.90

b= '=34
F.S. 1.80

1.70

a)
1.60 Cenrio 1 1.50 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
1.90

Cenrio 2

Cenrio 3

Cenrio 4

1.80

1.70

b=27
F.S. 1.60

1.50

1.40 Cenrio 1 1.30 Cenrio 2 Cenrio 3

b)
Cenrio 4

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

Figura 5-19 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG3, para os

quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. Da Figura 5-20 (a) Figura 5-20 (d) est apresentada a variao de poro-presso de gua para o solo AG2, para os quatro cenrios adotados. Devido similaridade de comportamento entre os solos AG2 e AG3, os resultados apenas sero apresentados, cabendo a discusso dos resultados no captulo final, referente s concluses. Na Figura 5-21 (a) e (b) esto apresentadas a variao do fator de segurana em funo do tempo, obtida para os cenrios 1 a 4, para os valores de b igual a 39 e 23 respectivamente. Para efeito de comparao calculou-se o fator de segurana na condio saturada para o talude formado pelo solo AG2, e o valor obtido foi de 0,70.

132

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 1 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

a)

-20

-60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 2 Ponto A

Tempo (dias)

b)

-20 Poro-presso de gua (kPa)


A B C D E F G H

-40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 Ponto B Ponto C Ponto D -180 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 3 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

c)

-20 Poro-presso de gua (kPa) -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 4 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

d)

-20 Poro-presso de gua (kPa) -40 -60 -80 -100 -120 -140 -160 -180

Figura 5-20 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG2, para o perfil

referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.

Poro-presso de gua (kPa)

-40

133

2.40

2.30

2.20

b= '=39
2.10

F.S.

a)

2.00 Cenrio 1 1.90 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)


1.90

Cenrio 2

Cenrio 3

Cenrio 4

1.80

1.70 F.S.

b=23

1.60

b)
1.50 Cenrio 1 1.40 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias) Cenrio 2 Cenrio 3 Cenrio 4

Figura 5-21 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG2, para os

quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro. Da Figura 5-22 est apresentada a variao de poro-presso de gua para o solo AG1, para os quatro cenrios adotados. A variao da poro-presso de gua no talude formado pelo solo AG1 apresentou comportamento distinto em relao aos outros solos. Nota-se, por exemplo, que na Figura 5-22 (a), para o cenrio 1, apenas houve variao da poro-presso de gua durante os eventos de chuva no ponto A, sendo que no ponto B, a variao de poro-presso ocorreu aps cinco dias do final do ltimo evento. Para os pontos C e D, em nenhum dos cenrios foi observada qualquer variao na poro-presso da gua.

134

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 1 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D

a)

-10 Poro-presso de gua (kPa) -20 -30 -40 -50 -60 -70 -80 -90

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 2 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 3 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 4 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)
'

b)

-10 Poro-presso de gua (kPa)


A B C D E F G H

-20 -30 -40 -50 -60 -70 -80 -90

c)

-10 Poro-presso de gua (kPa)


Poro-presso de gua (kPa)

-20 -30 -40 -50 -60 -70 -80 -90

d)

-10 -20 -30 -40 -50 -60 -70 -80 -90

Figura 5-22 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG1 para o perfil

referente ao ms de outubro: a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.

135

interessante notar que o solo AG1, de acordo com a Tabela 4-5, apresenta o maior valor de coeficiente de permeabilidade saturado em relao aos solos usados nas anlises de fluxo. Entretanto, analisando-se agora a Figura 5-3 (b), percebe-se que para os valores de poropresso de gua iniciais, adotados os referentes ao ms de outubro, a permeabilidade do solo AG1 a menor entre os quatro solos adotados. Esse fenmeno ocorre devido s caractersticas hidrulica do solo AG1, que apresenta baixo valor de suco de entrada de ar e reduo abrupta de perda de gua para uma pequena variao de suco. Essa caracterstica peculiar do solo AG1 promove uma menor taxa de infiltrao das guas na chuva no interior do talude e, conseqentemente, uma pequena variao do perfil de poro-presso do talude. Comportamento semelhante a partir de anlises numricas foi obtido por Santos e Vilar (2004), quando comparada variao do perfil de poro-presso de gua durante uma precipitao, para trs solos com caractersticas distintas (uma areia, um silte argiloso e uma areia argilo siltosa). Na condio saturada, a areia apresentou maior coeficiente de permeabilidade, no entanto, em funo das caractersticas de reteno de cada solo e das condies inicias de suco no talude, antes do incio da precipitao, o avano da frente de umedecimento foi menor para a areia em relao aos demais solos. Na Figura 5-23 (a) e (b) esto apresentadas a variao do fator de segurana em funo do tempo, obtida para os cenrios 1 a 4, para os valores de b igual a 37 e 20 respectivamente. Apesar da variao da poro-presso de gua ter sido mnima para os pontos B, C e D, pode ser notado que houve uma significativa mudana no fator de segurana do talude analisado, para os cenrios 1 e 4. Analisando-se as superfcies crticas de escorregamento, observou-se que os fatores de segurana mnimos verificados na Figura 5-23 esto correlacionados com escorregamentos superficiais, com menos de 0,5 m de profundidade. O fator de segurana para o talude formado pelo solo AG1, na condio saturada, de 0,65.

136

1.80

1.60

1.40 F.S.

1.20

b ='=37

1.00
Cenrio 1 Cenrio 2 Cenrio 3

a)
Cenrio 4

0.80 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)


1.50

1.30

F.S.

1.10

b =20
0.90

b)
Cenrio 1 Cenrio 2 Cenrio 3 Cenrio 4

0.70 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

Figura 5-23 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo AG1, para os

quatro cenrios propostos, adotando-se o perfil inicial correspondente ao ms de outubro.


5.6.3. Influncia das condies iniciais na variao da poro-presso de gua.

No item 5.6.1, obteve-se os perfis de poro-presso de gua ao longo do ano e foram apresentados os perfis crticos e o menos favorvel para um escorregamento. No item 5.6.2 foi apresentada a variao da poro-presso para cada solo, adotando-se os quatro cenrios, considerando-se o perfil inicial referente ao ms de outubro. Para se verificar a influncia das condies iniciais na variao da poro-presso de gua, apresentada na Figura 5-24 a variao de poro-presso de gua para o solo AG1, adotando-se para esta situao, o perfil inicial referente ao ms de maro, por ser o ms que apresenta menores valores de suco.

137

160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 1 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 2 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 3 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias)
160 140 120 Intensidade (mm) 100 80 60 40 20 0 -20 Cenrio 4 Ponto A Ponto B Ponto C Ponto D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias)

a)

-5 Poro-presso de gua (kPa)


Poro-presso de gua (kPa)
A B C D E F G H

-10 -15 -20 -25 -30 -35 -40 -45

b)

-5 -10 -15 -20 -25 -30 -35 -40 -45

c)

-5 Poro-presso de gua (kPa)


Poro-presso de gua (kPa)

-10 -15 -20 -25 -30 -35 -40 -45

d)

-5 -10 -15 -20 -25 -30 -35 -40 -45

Figura 5-24 - Variao da poro-presso da gua ao longo do ms no solo AG1, para o perfil

referente ao ms de maro : a) Cenrio 1; b) Cenrio 2; c) Cenrio 3 e d) Cenrio 4.

138

Nota-se na Figura 5-24, diferentemente do observado na Figura 5-22, que ocorre ampla variao nos valores de poro-presso de gua em ambos os cenrios em todos os pontos (A D). perceptvel que para os valores iniciais de poro-presso referente ao perfil inicial do ms de maro, o talude formado pelo solo AG1 fica suscetvel s variaes climticas adotadas. O cenrio 2, que antes era o cenrio que causava menor variao no perfil de poropresso de gua, nesta situao, para valores inicias de poro-presso maiores, ocorre uma ampla variao da poro-presso em todos os pontos (A D). Esse comportamento est relacionado com as caractersticas de permeabilidade para o solo no saturado. Como o perfil inicial referente ao ms de maro apresenta baixos valores de suco, de fato est condio est relacionada com valores do coeficiente de permeabilidade prximos do estado saturado. Por outro lado, para o perfil inicial referente ao ms de outubro, que apresenta maiores valores de suco, est relacionada com valores menores do coeficiente de permeabilidade. Para se avaliar o avano da frente de umedecimento para o solo AG1, considerando-se como perfil inicial o referente ao ms de maro, na Figura 5-25 esto apresentados os perfis de poro-presso de gua versus elevao, para o cenrio 2 (Figura 5-24, b), ao longo do ms. O cenrio 2 caracterizado por apenas uma chuva de grande intensidade no primeiro dia do ms. Analisando-se a Figura 5-25, nota-se que no trmino dessa chuva, a poro-presso de gua reduz de valor na superfcie, entretanto, a frente de umedecimento avano em profundidade ao longo do tempo, aumentando dessa forma os valores de poro-presso de gua no interior do talude.
25

20

Elevao (m)

15

10
N.A

0 -40 -30 -20 -10 0

Poro-presso de gua (kPa)


Inicial 1 dia 3 dia 7 dia 15 dia 30 dia

Figura 5-25 Perfis de poro-presso de gua versus elevao para o solo AG1 e cenrio 2,

considerando-se o perfil inicial referente ao ms de maro.

139

5.6.4.

Fator de segurana mnimo aps a chuva ter cessado.

Analisando-se as figuras que representam a variao da poro-presso com o tempo, para os pontos A, B, C e D, pode-se notar que a variao da poro-presso, principalmente para os pontos B, C e D, ocorre com um atraso de tempo, correspondente ao tempo decorrido aps a chuva ter cessado e o avano da frente de umedecimento. Conseqentemente, para esses casos, pode ocorrer um fator de segurana crtico aps a chuva ter cessado. Exemplos desse caso esto apresentados na Figura 5-26 e na Figura 5-27. A Figura 5-26 ilustra o caso aplicado para o solo Gnaisse, em que o talude foi submetido ao cenrio 1, para a condio inicial referente ao perfil do ms de outubro. Nota-se que o menor fator de segurana do talude ocorreu aproximadamente 24 h aps o terceiro ciclo de precipitao ter cessado.
160 140 120 100 Intensidade (mm) 80 60 40 20 0 -20 2.30 2.20 2.10 2.00 1.90

='=32

1.80 1.70

=24

1.60 1.50 1.40

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tempo (dias)

Figura 5-26 Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para

o cenrio 1, apresentando F.S. mnimo aps aproximadamente 24 h do terceiro ciclo de precipitao ter cessado. A variao da poro-presso de gua ao longo do tempo para o solo Gnaisse, admitindo a atuao do cenrio 1, foi apresentada na Figura 5-16 (a). Nessa Figura, percebe-se para os pontos analisados que a poro-presso mxima ocorreu no ponto A no final de cada ciclo de chuva, atingindo o valor mximo no final do terceiro ciclo. Aps a chuva ter cessado, a poropresso no ponto A diminui, pela passagem da frente de umedecimento e atuao da taxa de evapotranspirao. Entretanto, para os pontos B e C, os valores mximos de poro-presso de gua ocorrem aps 24 e 72 h, aproximadamente, do final de cada ciclo. Esses valores refletem no atraso do valor mnimo do fator de segurana aps os ciclos de chuva terem cessado.

F.S.

140

A Figura 5-27 ilustra o caso aplicado para o solo Gnaisse, em que o talude foi submetido ao cenrio 4. Nota-se que o menor fator de segurana do talude ocorreu aproximadamente 72 h aps o evento principal de precipitao ter cessado.
160 140 120 100 Intensidade (mm) 80 60 40 20 0 -20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tempo (dias) 2.40 2.30 2.20

b='=32

2.10 2.00

b=24

1.90 1.80 1.70 1.60 1.50

Figura 5-27 - Variao do fator de segurana em funo do tempo para o solo Gnaisse, para o

cenrio 4, apresentando F.S. mnimo aps aproximadamente 72 h do evento principal (precipitao de 150 mm) ter cessado. A variao da poro-presso de gua ao longo do tempo para o solo Gnaisse, admitindo a atuao do cenrio 4, foi apresentada na Figura 5-16 (d). Nessa figura, percebe-se para os pontos analisados que a poro-presso mxima ocorreu no ponto A, no final do evento principal. Aps a chuva ter cessado, a poro-presso no ponto A diminui, entretanto, para os pontos B, C e D, os valores mximos de poro-presso de gua ocorrem aps 48 a 120 h, aproximadamente, do final da chuva principal (150 mm).

F.S.

141

6. CONCLUSES E RECOMENDAES PARA FUTURAS PESQUISAS

Nesta pesquisa foi apresentado um estudo envolvendo uma srie de ensaios de laboratrio, como caracterizao, parmetros hidrulicos e os parmetros de resistncia dos solos, com o intuito de tais parmetros servirem como base para a realizao de simulaes de fluxo e estabilidade. As principais concluses, a partir dos resultados avaliados neste trabalho, so abordadas a seguir, dedicando uma seo para os resultados obtidos em laboratrio e outra seo para os resultados obtidos das simulaes.
6.1. Aspectos relacionados aos resultados dos ensaios de laboratrio.

As curvas de reteno foram obtidas com bastante sucesso usando-se a placa de suco, o tensimetro de alta capacidade (TAC) e o mtodo do papel filtro. A metodologia usada pelo LMS-EPUSP e utilizada nessa pesquisa empregando o TAC permite a obteno de leituras rpidas de suco para intervalos de valores de suco relativamente altos. importante ressaltar a metodologia de ensaio a adotar para os corpos de prova na obteno da curva de reteno. Notou-se claramente a variao de volume dos corpos de prova quando a curva foi obtida sem o uso do molde. Para o solo AG1, a curva de reteno foi obtida com os corpos de prova confinados no molde e a sua possvel variao de volume no foi registrada. As diferenas de comportamento para ambos os mtodos poder ser fruto de pesquisas futuras. O modelo de ajuste proposto por Fredlund e Xing (1994) apresentou boa concordncia para todos os solos analisados. Comparando-se os formatos das curvas de reteno de todos os solos utilizados na pesquisa, conclui-se que medida que se aumentou a quantidade de areia na mistura, a umidade volumtrica na condio saturada reduziu de valor, como tambm o valor de entrada de ar generalizado. Esse comportamento certamente est relacionado com a estrutura final da mistura, em que um solo mais arenoso apresenta maior facilidade de dessaturao em relao

142

a um solo mais fino. Em relao histerese, obteve-se a curva pelo caminho de umedecimento para os solos AG3 e AG2. Para ambos os solos, a curva pelo caminho de umedecimento ficou abaixo da curva de reteno obtida pelo caminho de secagem, porm a histerese foi pequena. Em relao aos ensaios de permeabilidade, como esperado, medida que se aumenta a porcentagem de areia na mistura, aumenta a permeabilidade do solo, no entanto, at a porcentagem de 50% de areia, esse aumento no foi acentuado. Diferentemente para a porcentagem com 75% de areia em massa seca, no qual o aumento foi de aproximadamente 30 vezes mais do que a proporo do solo AG2. Os parmetros de resistncia, na condio saturada, foram obtidos por meio do aparato de cisalhamento direto. De acordo com os resultados obtidos, medida que se acrescentou areia na mistura, o ngulo de atrito efetivo aumentou. Entretanto, o solo AG1 apresentou resultado do ngulo de atrito menor do que o solo AG2 e a Areia. Infelizmente, uma melhor avaliao entre os valores de resistncia para os solos utilizados esbarra nas diferentes condies iniciais de moldagem para cada solo. Os parmetros de resistncia na condio no saturada foram obtidos por meio do aparato de compresso simples com medida de suco. Por meio no TAC, foi possvel medir os valores de suco diretamente ao longo do ensaio, sem a aplicao da tcnica de translao de eixos. O uso desta tcnica possibilitou a execuo dos ensaios em tempo reduzido e apresentou ser bastante confivel. Dos resultados obtidos nos ensaios de compresso simples conclui-se que quanto maior o valor de suco no corpo de prova, maior a sua rigidez e a resistncia ao cisalhamento. Entretanto, pode-se avaliar que a partir de um valor limite de suco, o seu aumento j no contribui mais para o respectivo aumento da resistncia. Esse comportamento pode ser avaliado para os corpos de prova do solo AG2 e AG1, por exemplo. O modelo de ajuste apresentado por Futai (2002) mostrou-se bastante satisfatrio, entretanto, originalmente, o modelo foi concebido para se ajustar apenas a solos que apresentassem coeso sempre crescente com a suco. Contudo, adotaram-se limites tericos de suco para considerar o ajuste representativo aos valores obtidos.

143

A partir dos ajustes propostos para os valores de resistncia em funo do nvel de suco, foram obtidas as curvas que representam a variao do b em funo da suco. Percebe-se que a contribuio da suco na resistncia ao cisalhamento (b) decresce medida que a suco aumenta. Essa reduo foi mais perceptvel para os solos AG2 e AG1, porm, para suces menores, prximos da entrada de ar do solo, os valores de b so similares aos valores do . Com o objetivo de se verificar a aplicabilidade dos mtodos de previso de resistncia para os solos no saturados, foram utilizados os mtodos de previso propostos por Vanapalli et al. (1996) e Fredlund et al. (1996) e o proposto por Vanapalli (1996). Verificou-se pequena disperso entre os valores de obtidos e a proposta terica de Vanapalli e Fredlund (2000). Estes autores afirmam que o valor de pode ser influenciado por outros parmetros, alm do IP, tais como a estrutura do solo, energia e forma de compactao e a histria de tenses a que o solo ficou submetido. Para a proposta de previso apresentada por Vanapalli (1996), o modelo apresentou-se bastante satisfatrio para os solos Gnaisse e AG3, no entanto, para os solos AG2 e AG1 o modelo superestimou a resistncia ao cisalhamento.

6.2.

Aspectos relacionados aos resultados das simulaes.

Os resultados mostraram que, ao longo do ano, o talude sofre uma grande variao de poropresso de gua, ou suco, principalmente nos pontos prximos superfcie. Para os pontos localizados a profundidades maiores, a variao de poro-presso pequena, sendo praticamente nula para chuvas de pouca durao. Ao longo do ano, foi possvel detectar perfis de poro-presso de gua com caractersticas extremas, ou seja, um perfil que apresenta altos valores de poro-presso de gua ou baixos valores de suco e um perfil que apresenta baixos valores de poro-presso de gua ou altos valores de suco. O primeiro ocorre, em geral, na primeira quinzena dos meses de fevereiro e maro. Este perfil o mais crtico para que ocorram casos de escorregamento de terra. O segundo ocorre, em geral, na primeira quinzena do ms de outubro e na segunda quinzena no ms de novembro. Este perfil o menos crtico para os casos de escorregamento de terra.

144

A partir dos perfis iniciais de poro-presso de gua, referente aos meses de maro e outubro, adotaram-se quatro cenrios com caractersticas distintas de intensidade e durao das chuvas e evapotranspirao, baseados nos meses de janeiro e maio de 2005. Os resultados mostraram que o cenrio 1, caracterizado por trs ciclos de precipitao, com durao de dois dias para cada ciclo, provocou maior variao de poro-presso de gua no interior do talude. Em seguida, o cenrio 4, caracterizado por um evento principal de 150 mm precedido de cinco eventos de precipitao de pequena intensidade e durao de um dia cada, provocou maior variao de poro-presso de gua. Por outro lado, o cenrio 2, caracterizado por apenas um evento principal de 180 mm foi o que provocou menor variao de poro-presso de gua no interior do talude. Verificou-se que uma chuva de grande intensidade que ocorra em um ms com baixo ndice pluviomtrico, isoladamente (cenrio 2), no altera significativamente a poro-presso de gua no interior do talude. Para os solos analisados, a influncia dessas chuvas restringiu-se aos trs primeiros metros para o solo Gnaisse e a cinqenta centmetros para o solo AG1. As chuvas precedentes aos eventos de grandes intensidades (cenrio 4) ou chuvas consecutivas, mesmo de menores intensidades (cenrio 1) produzem um aumento do grau de saturao do solo e conseqentemente um aumento da poro-presso de gua, alm de um aumento na permeabilidade do solo, ocasionando conseqentemente uma maior taxa de infiltrao da gua no interior do talude a profundidades maiores para as chuvas posteriores. Nota-se que para o ms de outubro, em que o talude se encontra com valores de suco elevados, o avano da frente de umedecimento pequeno, atingindo praticamente a profundidade de cinqenta centmetros, como pde ser visto para o solo AGI, que apresenta pequeno valor de suco de entrada de ar e perda rpida de umidade para uma pequena variao de suco. Por outro lado, para o ms de maro, a suco presente no talude menor, ocasionando um maior avano da frente de umedecimento para qualquer cenrio admitido, devido ao valor do coeficiente permeabilidade estar prximo do valor da condio saturada. Da anlise dos perfis de poro-presso de gua ao longo do tempo, verifica-se que a elevao de poro-presso para pontos localizados em profundidade ocorre aps um intervalo de tempo decorrido entre o final da precipitao e o incio da variao. O tempo decorrido entre o final

145

da precipitao e o fator de segurana mnimo parece ser funo das caractersticas da chuva e das caractersticas do solo de que o talude formado.

6.3.

Recomendaes para futuras pesquisas.

Em relao aos aspectos relacionados aos ensaios de laboratrio, sugerem-se as seguintes recomendaes: - Analisar a relao entre a tenso desviadora de ruptura e a suco de ruptura sob condies triaxiais, com o objetivo de comparar os valores de b com os valores obtidos nos ensaios de compresso simples; - Obter os valores de para outros solos residuais, para correlacionar com a curva proposta por Vanapalli e Fredlund (2000). Em relao aos resultados das anlises numricas, sugerem-se as seguintes recomendaes: - Estudar o comportamento da variao do perfil de poro-presso de gua para taludes formados por mais de um solo, com caractersticas distintas; - Elaborar um algoritmo que realize a anlise de estabilidade em solos no saturados, considerando-se a variao do valor de b em funo do nvel de suco, ou que adote como parmetro de entrada a curva que representa a variao da coeso efetiva em funo do tempo, a partir de um dos mtodos de previso de resistncia para os solos no saturados, devidamente calibrados. Alguns aspectos, em geral, a serem considerados: - A importncia de se medir em campo a variao de poro-presso ao longo do tempo e comparar os resultados de campo com as anlises numricas; - Realizar um trabalho experimental, com a construo de um modelo fsico, instrumentado, com o intuito de analisar o comportamento da poro-presso de gua ao longo do tempo e verificar a ocorrncia de escorregamentos aps a precipitao ter cessado.

146

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRAMENTO, M. Resistncia ao cisalhamento de solos no saturados: consideraes tericas e estudo experimental sobre solo coluvionar das encostas da Serra do Mar. Tese (mestrado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 1988. AVILA, D.; ROJAS, J. C.; SALINAS, L. M. Effect of rainfall on the stability of a slope. In. 2nd Asian Conference on Unsaturated Soils - Geotechnical and Geoenvironmental Issues, 2003, Osaka, Japan, pp. 475 480, 2003. BEAR, J. Hydraulics of groundwater. McGraw-Hill, New York, 1979.

BISHOP, A. W. The principle of effective stress. Publish in Teknish Ukeblad, Vol. 106, n. 39, pp. 859 863, 1959. BRAND, E. W.; .Geotechnical Engineering in Tropical Residual Soils. First International Conference on Geomechanics in Tropical Lateritic and Saprolitic Soils, Braslia, Proceedings, Vol. 3, pp. 23-91, 1985. BROOKS, R. H.; COREY, A. T. Hydraulic properties of porous medium. Colorado State University (Fort Collins), Hidrology Paper 3, 1964. CARDOSO JR., C. R.; FUTAI, M. M. Simulao do efeito de um fluxo transiente na estabilidade dos taludes. IV Conferncia Brasileira sobre Estabilidades de Encostas IV COBRAE. Volume I, pp. 453-463, Salvador BA, 2005. CARVALHO, C. S. Estudo da infiltrao em encostas de solos insaturados na Serra do Mar. 1989. Tese (mestrado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 1989. CHILDS, E. C.; COLLIS-GEORGE, G. N. The permeability of porous materials. Proc. Royal Soc. of London, Series A, London, U.K., 201, pp. 381-390, 1950. CRONEY, D.; COLEMAN, J. D. Poro Pressure and Suction in Soil. Proceeding of the Conference on Pore Pressure and Suction in Soils, pp. 31-37, Butterworths, London, 1961.

147

DINEEN, K.; RIDLEY, A. M. The soil moisture characteristics curve the influence of hysteresis on its measurement and interpretation. XII Panamerican Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, Vol. 2, pp. 1013-1018, Foz do Iguau, Rio de Janeiro, 1999. DOURADO, K. A; Condutividade hidrulica de materiais de baixa permeabilidade: desenvolvimento, construo e teste de um sistema de medida. 2003. Tese (mestrado) Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo, So Carlos, 2003. ESCRIO, V.; SEZ, J. The shear strength of partly saturated. Geotechnique, Vol. 36, pp. 453-456, 1986. ESCRIO, V.; SEZ, J. Shear strength of partly saturated soils. 6 International Conference on Expansive Soils, ASCE, pp. 602-605, New Deli, ndia, 1980. FEUERHARMEL, C.; GEHLING, W. Y. Y.; BICA, A. V. D.; PEREIRA, A. Determinao das curvas caractersticas de solos coluvionares pelo uso combinado da placa de suco e mtodo do papel filtro. 5 Simpsio Brasileiro de Solos No Saturados. Volume I, pp. 243248, So Carlos SP, 2004. FREDLUND, D. G.; MORGENSTERN, N. R.; WIDGER, R. A. The shear strength oh unsaturated soil. Canadian Geotechinical Journal, Vol. 15, n. 3, pp. 313 321, 1978. FREDLUND, D. G. Appropriate concepts and technology for unsaturated soils. Canadian Geotechinical Journal, Vol. 16, pp. 121 139, 1979. FREDLUND, D. G.; RAHARDJO, H. Soil Mechanics for Unsatuated Soils. New York: John Wiley & Sons, 1993. 517 p. FREDLUND, D. G.; XING, A. Equation for the soil-water characteristic curve. Canadian Geotechnical Journal, Vol. 31, pp. 521-532, 1994. FREDLUND, D. G.; XING, A; HUANG, S. Predicting the permeability function for unsaturated soils using the soil-water characteristic curve. Canadian Geotechnical Journal, Vol. 31, pp. 533-546, 1994. FREDLUND, D. G.; XING, A.; FREDLUND, M. D.; BARBOUR, S. L. The relationship of the unsaturated soil shear strength to the soil-water characteristic curve. Canadian Geotechnical Journal, Vol. 33, pp. 440-448, 1996.

148

FUTAI, M. M. Estudo terico-experimental do comportamento de solos tropicais no saturados: Aplicao a um caso de voorocamento. 2002. 559 f. Tese (doutorado) COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. GEO-SLOPE International Ltd. SEEP/W for finite element seepage analysis. Users Guide. Version 4, Calgary, Alberta, Canad, 1998. GEO-SLOPE International Ltd. SLOPE/W for finite element seepage analysis. Users Guide. Version 4, Calgary, Alberta, Canad, 1998. GUIDICINI, G; IWASA, O. Y. Ensaio de correlao entre pluviosidade e escorregamento em meio tropical mido, So Paulo, IPT, 48 p. (IPT pub. 1080), 1976. GUIDICINI, G; NIEBLE, C. M. Estabilidade de taludes naturais e de escavao. Editora Edgard Blcher, So Paulo, 1983. HEAD, K. H. Manual of soil laboratory testing permeability, shear strength and compressibility tests. Volume 2, Second edition, pp. 208, London, 1986. INMET Instituto Nacional de Meteorologia. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Disponvel em: <http://www.inmet.gov.br>. Acesso em: 12 dez. 2005. JENNINGS, J. E. B.; BURLAND, J. B. Limitations to the use of effective stresses in partly saturated soils. Geotechnique, Vol. 12, pp. 125-144, 1962. KHALILI, N.; KHABBAZ, M. H.; A unique relationship for for the determination of the shear strength of unsaturated soils. Geotechnique, Vol. 48, pp. 681-687, 1998. KUWAJIMA, R. M. Determinao da suco in situ em solo residual compactado utilizando-se o parmetro B e a medio direta de suco. 2000. 198 f. Tese (mestrado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 2000. LAMBE, T. W. The Structure of compacted clay. Journal Soils Mechanics and Foundations Division, ASCE, Vol. 84. 1958. LEONG, E. C.; RAHARDJO, H. Review of soil-water characteristic curve equations. Journal of Geotechnical and Geoenvironmental Engineering, ASCE, Vol.123, n. 12 , pp. 1106-1117, 1997 (a).

149

LEONG, E. C.; RAHARDJO, H. Permeability functions for unsaturated soils. Journal of Geotechnical and Geoenvironmental Engineering, ASCE , Vol.123, n. 12 , pp. 1118-1126, 1997 (b). LIBARDI, P. L.; Dinmica da gua no solo. Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo, pp. 335, 2005. LUMB, P. Slope failures in Hong Kong. Quartely Journal of Engineering Geology, v.8, pp. 31-65, 1975. MARINHO, F. A. M; CHANDLER, R. J. Cavitation and the direct measurement of soil suction. First International Conference on Unsaturated Soils, pp. 623-630, 1995, Paris. MARINHO, F. A. M. A tcnica do papel filtro para medio de suco. In: ENCONTRO SOBRE SOLOS NO SATURADOS, 1995, Porto Alegre-RS. MARINHO, F. A. M. Medio de Suco em Solos. SAT97 Solos No Saturados. Vol. 2, pp. 373-397, 1997. MATOS, M. M. Stability of slopes in residual soils. 1974. 220 f. Master Thesis Department of Civil Engineering - University of Alberta, Canad, 1974. NG, C. W. W.; SHI, Q. A numerical investigation of the stability of unsaturated soil slopes subjected to transient seepage. Computers and Geotechinics, Vol. 22n n. 1, pp. 1 28, 1998. OBERG, A. L.; SALLFORS, G. A rational approach to the determination on the shear strength parameters of unsaturated soils. 1 International Conference on Unsaturated Soils, Vol. 1,pp. 151-158, Paris, 1995. OLIVEIRA, O. M; MARINHO, F. A. Unsaturated shear strength behaviour of a compacted residual soil. In. 2nd Asian Conference on Unsaturated Soils - Geotechnical and Geoenvironmental Issues, Osaka, Japan, 2003. OLIVEIRA, O. M. Estudo sobre a resistncia ao cisalhamento de um solo residual compactado no saturado. Tese (doutorado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 2004. PINTO, C. S. Curso Bsico de Mecnica dos Solos. Ed. Oficina de textos, So Paulo, 2000. 247 p.

150

RAHARDJO, H; LEONG, E. C. Laboratory tests for characterization of unsaturated soils. In. 2nd Asian Conference on Unsaturated Soils - Geotechnical and Geoenvironmental Issues, 2003, Osaka, Japan, 2003. SANTOS, C. R.; VILAR, O. M. Anlise paramtrica da infiltrao na estabilidade de taludes em solos no saturados: a influncia do tipo de solo. Anais 5 Simpsio de Solos No Saturados, Vol. 1, pp.189 194, 2004. SANTOS NETO, P. M.; CARVALHO, J. C. Mtodos para medir a suco em solos no saturados. In: ENCONTRO SOBRE SOLOS NO SATURADOS, 1995, Porto Alegre. SILVA, D. D.; VALVERDE, A. E. L.; PRUSKI, F. F.; GONALVES, R. A. B. (1999) Estimativa e espacializao dos parmetros da equao intensidade-durao-frequncia da precipitao para o estado de So Paulo. Revista Engenharia na Agricultura, Vol. 7, n. 2, 7087. SKEMPTON, A. W. Effective Stress in Soils, Concrete and Rocks. Conference Pore Pressure and Suction, pp. 277-313. Butterworths, London, 1960. (Selected papers on soil mechanics by A. W. Skempton, F. R.S.). STUERMER, M. M. Estudo da capacidade de reteno de gua em um solo residual compactado. 1998. 158 f. Tese (mestrado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 1998. TASLA, T. The effect of initial moisture content and infiltration quality on redistribution of soil water. Australian Journal Soil Research, Vol. 12, pp. 15 26, 1974. TATIZANA, C.; OGURA, A. T.; CERRI, L. E. S.; ROCHA, M. C. M. Anlise de correlao entre Chuvas e Escorregamentos Serra do Mar, Municpio de Cubato. 5 Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia CBGE, Vol. 2, pp. 225 236, 1987. TEIXEIRA, P. F. Estudo das propriedades geotcnicas para uma camada de atenuao de gs metano. Exame de Qualificao (doutorado) - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 2006. TERZAGHI, K. The shear resistance of saturated soils. Proceeding International Conference Soils Mechanics Foundation Engineering. Vol. 1, pp. 54 56, 1936.

151

TERZAGHI, K. Mechanism of Landslides. 1950. Traduo Mecanismos de Escorregamentos de Terra, de E. Pichler. Departamento de Livros e Publicaes do Grmio Politcnico, So Paulo, 1967. TSAPARAS, I.; RAHARDJO, H.; TOLL, D. G; LEONG, E. C. Controlling parameters for rainfall-induced landslides. Computers and Geotechnics, Vol. 29, pp. 1-27, 2002. VANAPALLI, S. K.; FREDLUND, D. G.; PUFAHL, D. E; CLIFTON, A. G. Model for the prediction of shear strength with respect to soil suction. Canadian Geotechnical Journal, Vol. 33, pp. 379-392, 1996. VANAPALLI, S. K.; FREDLUND, D. G.; PUFAHL, D. E. The influence of soil structure and stress history on the soil-water characteristics of a compacted till. Geotechnique, Vol. 49, N 2, pp. 143 159, 1999. VANAPALLI, S. K.; FREDLUND, D. G. Comparison of different procedures to predict unsaturated soil shear strength. Advances in Unsaturated Geotechnics, GEODENVER, pp. 143 159, Denver, Colorado, 2000. VAN GENUCHTEN, M. T. A closed form equation for predicting the water permeability of unsaturated soils. Soil Science Society of America Journal, Vol. 44, pp. 892 898, 1980. VARGAS Jr., E. A.; COSTA FILHO, L. M; CAMPOS, L. E. P.; A study of the relationship between the stability of slopes in residual soils and rain intensity. International Symposium On Environmental Geotechnology, Bethlehem, USA, Proceedings, pp.491-500, 1986. VAUGHAN, P. R. Pore pressures due to infiltration into partly saturated slopes. First International Conference on Geomechanics in Tropical Lateritic and Saprolitic Soils, Braslia, Proceedings, Vol. 2, pp. 61-71, 1985. WANG, Z.; JURY, W. A.; TULI, A.; KIM, D. Unstable Flow during Redistribution: Controlling Factors and Practical Implications. Vadose Zone Journal. Vol. 3, pp. 549 559, 2004. WHITE, N. F.; DUKE, H. R.; SUNADA, D. K.; COREY, A. T. Physics of desaturation in porous materials. Journal of the Irrigation and Drainage Division, Proceedings ASCE, Vol. 96, pp. 165-191, 1970. WOLLE, C. M. Anlise dos escorregamentos translacionais numa regio da Serra do Mar no contexto de uma classificao de mecanismos de instabilizao de encostas. 1988. Tese

152

(doutorado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, So Paulo, 1988. YOUNGS, E. G.; POULOVASSILIS, A. The different forms of moisture profile development during the redistribution of soil water after infiltration. Water Resources research, Vol. 2, n. 5, pp. 1007 1012, 1976. ZHANG, L. L.; FREDLUND, D. G.; ZHANG, L. M.; TANG, W. H. Numerical study of soil conditions under which matric suction can be maintained. . Canadian Geotechnical Journal, Vol. 41, pp. 569-582, 2004.

153

APNDICE

APNDICE A CARDOSO JR., C. R.; FUTAI, M. M. Simulao do efeito de um fluxo transiente na estabilidade dos taludes. IV Conferncia Brasileira sobre Estabilidade de Encostas IV COBRAE. Volume I. Salvador-BA, 2005.

154

Simulao do efeito de um fluxo transiente na estabilidade dos taludes

Cardoso Jr., C. R. Futai, M. M.

Escola Politcnica - USP, So-Paulo, SP, Brasil, carlos.rezende@poli.usp.br Escola Politcnica - USP, So-Paulo, SP, Brasil, futai@usp.br

Resumo:

Deslizamentos em solos tropicais so freqentemente resultados da infiltrao devido a precipitaes prolongadas. Esses deslizamentos so conseqncia do avano da frente de umedecimento, acompanhado pelo aumento da presso neutra ou da reduo da suco presente no solo e em alguns casos, da elevao do nvel fretico. No entanto, dependendo da capacidade de reteno do solo, da funo condutividade hidrulica, do perfil geotcnico do talude e das condies pluviomtricas do local (durao e intensidade das chuvas), tais deslizamentos podem ocorrer depois de horas e at mesmo dias do fim da precipitao. Neste trabalho, pretende-se simular casos de escorregamento ocorrido aps alguns dias ou horas do fim da precipitao e avaliar a influncia das caractersticas das chuvas como intensidade e durao em um escorregamento. Para esta simulao, ser necessrio adotar um modelo de fluxo transiente em solo no saturado. As funes de reteno e permeabilidade foram definidas para cada tipo de solo do talude homogneo apresentado. O mtodo de clculo do fator de segurana do talude que ser adotado o mtodo de Bishop Simplificado, com o critrio de Mohr-Coulomb modificado, com a resistncia ao cisalhamento variando com a suco, como proposto por Fredlund et al (1978).

Abstract: Landslides in tropical soils are often resulted of infiltration due rainfall prolonged. These landslides are results of the advance of the wetting front, resulting in an increase in pore water pessure or reduction in present soil matric suction and in some cases, for the rising in the main groundwater level. However, depending of the soil water retention curve, of the hydraulic conductivity function, of the geotechnical profile of the slope and of the hydrogeological conditions of the place (duration and intensity of rainfall events), such landslides can occur after hours or days of the rainfall end. In this paper, it is intended to simulate a case of slipping occurred after some days or hours of the end of the rainfall and to evaluate which the influence of the duration and intensity of rainfall events in a landslide. For this simulation, it will be necessary to adopt a model of transient flow in unsaturated soil. The water retencion curve and the hydraulic conductivity function were defined for each type of the soil of the homogeneous slope presented. The method of calculation of the factor of safety of the slope that will be adopted is of Bishops simplified method, with modified Mohr-Coulomb failure criterion to allow for shear strength variation due to the presence of matric suction, as considered for Fredlund et al (1978).

155

1. INTRODUO Os efeitos da suco so quase sempre ignorados nos projetos de engenharia geotcnica, particularmente nos estudos das anlises de estabilidade. Um dos principais motivos que levam a esse fato o desconhecimento da distribuio da suco durante a precipitao e a dificuldade de se medir a suco em campo. Sabe-se que durante uma precipitao a suco reduz de valor, no entanto, prematuro concluir que esta suco v se anular. Para que a suco seja eliminada totalmente, a chuva precisa se prolongar durante um longo tempo e a intensidade da precipitao precisa aproximar-se do coeficiente de permeabilidade saturada do solo na superfcie (Zhang et al, 2004). A anlise do comportamento da suco em um talude durante uma precipitao envolve uma srie de variveis: o estado inicial da suco ao longo do perfil do terreno, a curva de reteno do solo, o coeficiente de permeabilidade saturado, a durao e a intensidade da chuva, o perfil geotcnico do terreno e a geometria do talude. Foram realizadas simulaes de fluxos transientes em um talude para conhecer algumas formas do avano da frente de umedecimento e apresentar quais as suas conseqncias na estabilidade do talude proposto. Verificou-se, em algumas anlises, que o menor fator de segurana do talude no ocorre durante a precipitao, e sim aps a chuva ter cessado. Anlises foram feitas sobre o conceito de durao crtica de um evento chuvoso e seu papel na estabilidade dos taludes. 2 PERFIL DE INFILTRAO SUCO DURANTE A

Analisando a equao (1), pode-se concluir que, para a condio hidrosttica, q=0; quando q< k(), o gradiente situa-se entre 1 e 0; e quando q= k(), o gradiente de presso zero. O impacto da chuva sobre o regime hidrulico no perfil do solo pode ser considerado como um estado de transio entre o estado inicial (condio hidrosttica) e o estado final (condio de fluxo estacionrio). De acordo com McDougall e Pyrah (1998), partindo-se do regime inicial, ou seja, condio hidrosttica, um evento chuvoso inicia um processo de ajuste hidrulico para uma nova condio de contorno do fluxo e, se o evento chuvoso permanece durante um longo perodo, ocorrer um estado de infiltrao estacionrio prximo a superfcie. Sob condio hidrosttica no existe fluxo. Na condio estacionria, a quantidade de gua que entra no macio de terra est em equilbrio com a gua que sai. So poucos os casos em que o fluxo se torna estacionrio em um talude. O tempo que preciso para que isto ocorra funo da intensidade e durao da precipitao, do coeficiente de permeabilidade e da curva de reteno do solo. Quando o fluxo na superfcie menor que o coeficiente de permeabilidade saturado do solo, a suco ir diminuir, mas no se anular. Esta situao est mostrada na Figura 1. A suco se anular apenas quando o fluxo na superfcie for igual ou superior ao coeficiente de permeabilidade, como se pode ver na Figura 2.

Kisch (1959) derivou a equao de fluxo para solos no saturados e mostrou que, a variao da poro-presso ao longo de um perfil em uma seco transversal, durante um fluxo vertical estacionrio, dada por:
dp q = 1 dz k ( )

(1)

onde: p a carga de presso neutra; q a velocidade de percolao do fluido; z a carga altimtrica; k() denota o coeficiente de permeabilidade em funo da umidade volumtrica.

Figura 1 - Comportamento do perfil de suco durante uma infiltrao para a condio q<ksat (Modificado de Zhang et al, 2004).

156

modificada por Fredlund et al. (1978), que definida como:

= c+( n ua ) tan +(ua uw ) tan b


onde:

(3)

n a tenso normal; c a coeso efetiva do solo; o ngulo de atrito efetivo do solo; (ua uw ) a suco;

b o ngulo que define o aumento da resistncia cisalhante para um aumento da suco no solo. Sabe-se da no-linearidade do b, entretanto, como este trabalho no tem o objetivo de estudar resistncia ao cisalhamento e este no est associado a resultados experimentais, preferiu-se adotar um modelo mais simples. Figura 2 Comportamento do perfil de suco durante uma infiltrao para a condio q>ksat (Modificado de Zhang et al, 2004). 3 MODELO DE FLUXO E DE RESISTNCIA DO SOLO NO SATURADO USADO NAS ANLISES O fluxo de gua atravs de um solo no saturado governado pelas mesmas leis fsicas que regem o fluxo no solo saturado. A principal diferena est na condutividade hidrulica do solo no saturado que funo da suco. A equao diferencial que governa este fluxo no plano dada pela expresso: 4 DEFINIO DOS PARMETROS PARA AS SIMULAES DO FLUXO TRANSIENTE 4.1 Geometria do problema A geometria do talude para as anlises das simulaes do efeito das precipitaes na estabilidade dos taludes est representada na Figura 3. O talude de referncia foi considerado homogneo e isotrpico com altura de 12 metros e ngulo de inclinao de 45 graus. O nvel do lenol fretico est na cota 5 metros em relao ao nvel de referncia e este foi considerado fixo durante todas as simulaes.

h h uw k x + k y + Q = mw x x y y t (2)
onde: h a carga hidrulica total; kx e ky so os coeficientes de permeabilidade na direo x e y respectivamente; Q uma condio de contorno de fluxo do problema; mw a inclinao da curva de reteno do solo e representa a mudana da umidade volumtrica para uma determinada mudana na suco do solo. Para se levar em conta a suco na resistncia ao cisalhamento e, conseqentemente, no fator de segurana das anlises da estabilidade, ser utilizada a envoltria de Mohr-Coulomb

Figura 3 - Geometria do talude homogneo de referncia para as simulaes. 4.2 Propriedades dos solos Para as anlises foram definidos dois tipos de solos com propriedades bem distintas que sero designados por solo A e solo B. As curvas de

157

reteno de gua e funo permeabilidade esto apresentadas na Figura 4 e na Figura 5, respectivamente. Os parmetros de ajuste para estas curvas foram definidos conforme as equaes propostas por Van Genuchten (1980), cujos parmetros esto apresentados na Tabela 1. Os parmetros de resistncia de ambos os solos esto apresentados na Tabela 2.
0,45

Tabela 2 - Parmetros de resistncia dos solos analisados. (kN/m3) Solo A Solo B 18,0 18,0 c' (kPa) 2,0 5,0 ' (o ) 30,0 25,0 b (o ) 15,0 15,0

Solo A
0,40 0,35

Solo B

0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 1 10 100 1000

O solo A arenoso e, para as condies de compacidade adotadas para o talude, apresenta um baixo valor de entrada de ar, correspondente a 3 kPa. O solo B argiloso e, para as condies de compacidade adotadas para o talude, apresenta um valor de entrada de ar de aproximadamente 30 kPa, cerca de 10 vezes maior do que o solo A. 4.3 Caractersticas das precipitaes

(%)

Suco (kPa)

Figura 4 - Caractersticas hidrulicas dos solos: curva de reteno.


1,0E-04

A principal forma de caracterizao de chuvas intensas por meio da equao de intensidade, durao e freqncia da precipitao, representada por:

Solo A Solo B

i (mm / h) = K

Tr a (t + b)c

(4)

onde: i a intensidade da chuva em mm/h;


1,0E-06

k (m/s)

1,0E-08

Tr o tempo de recorrncia (adotado aqui como sendo igual a 10 anos); t a durao do evento em minutos; K, a, b e c so parmetros de ajuste.

1,0E-10

1,0E-12

10

100

1000

Para se determinar as caractersticas das precipitaes, adotou-se o critrio de Silva et al. (1999) para a cidade de So Paulo. As constantes K, a, b e c so parmetros de ajuste aos diversos dados de precipitaes medidos em campo. A Figura 6 apresenta o grfico para a relao proposta por Silva et al (1999) para a cidade de So Paulo.
220 200 180 160 Precipitao (mm/h) 140 120 100 80 60 40 20

Suco (kPa)

Figura 5 - Caractersticas hidrulicas dos solos: funo permeabilidade. Tabela 1 - Parmetros hidrulicos dos solos analisados. Solo A 0,080 Solo B 0,013 n 2,0 3,0 m 0,5 s r ksat (m/s) 1,0x10
-4

i(mm / h) = 1998

100,108 (t + 20,2)0,83

K=1998;a=0,108;b=20,2;c=0,835

0,35 0,10

0 0 2 4 6 Tempo (horas) 8 10

0,67 0,40 0,17

1,0x10-8 Figura 6 - Relao entre intensidade e durao da precipitao para a cidade de So Paulo (Silva et al, 1999).

158

4.4 Hipteses adotadas Para a realizao das simulaes, adotou-se uma condio inicial para o perfil de suco versus a elevao no talude. Este perfil foi considerado inicialmente em equilbrio hidrosttico com o nvel de gua, ou seja, para o talude de referncia, no topo do talude, que corresponde cota igual a 20 m (15 m acima do nvel de gua) a suco inicial era de 150 kPa; enquanto que, na cota 5m (nvel da gua), a suco tinha valor nulo. As precipitaes foram definidas de acordo com a Figura 6, como descrito anteriormente. Cada precipitao adotada foi considerada constante ao longo da sua respectiva durao, no levando em considerao precipitaes anteriores. Todo o volume de gua precipitado que no se infiltra no corpo do talude escoa instantaneamente, no criando dessa maneira lmina de gua ao longo da superfcie do talude. Uma outra hiptese adotada neste trabalho foi a desconsiderao da taxa de evaporao agindo sobre o talude. As simulaes de fluxo e as anlises de estabilidade foram realizadas utilizando-se os programas SEEP/W e SLOPE/W, respectivamente, ambos do pacote GEO-SLOPE. 5. RESULTADOS OBTIDOS Os resultados sero apresentados separadamente para cada tipo de solo e, no final, sero descritas as diferenas de comportamento entre estes solos e as respectivas concluses obtidas das simulaes. Sero apresentadas tambm as influncias do avano da frente de umedecimento nos valores dos fatores de segurana. Os dois perfis selecionados para a apresentao dos resultados esto demonstrados na Figura 3 e sero a partir daqui chamados de seco 1 e seco 2. A seco 1 possui elevao mxima de 20 metros enquanto a seco 2 apresenta elevao mxima de 15 metros. Os dois apresentam suco inicial mxima de 150 e 100 kPa, respectivamente. 5.1 Solo A O talude formado pelo solo A foi submetido a um intervalo de valores de intensidade de precipitao variando entre 1,83x10-5 e 2,50x10-8 m/s. Essas intensidades correspondem, de acordo

com a Equao (4), a valores de durao entre 1 hora e 150 dias, respectivamente. Ao longo de cada evento verificou-se a variao do fator de segurana desde o incio da precipitao, durante e depois da chuva ter cessado. Para este solo, o resultado obtido pode ser visto na Figura 7.
1,600

1,550

5 horas 10 dias

10 horas 15 dias

20 horas 20 dias

4 dias 30 dias

F.S. para o talude seco: 1,530


1,500

1,450

1,400 F.S. 1,350 1,300 1,250 1,200


0 5 10 15 20 25 30 35

Tempo (dias)

Figura 7 - Variao do fator de segurana ao longo do tempo para diversas precipitaes e suas respectivas duraes (Solo A). Na Figura 7, a curva que representa o tempo de 10 horas, por exemplo, corresponde a um valor de chuva de intensidade constante com durao de 10 horas e ilustra a variao do fator de segurana antes, durante e depois dessa chuva ter cessado. Nota-se, por exemplo, que para a precipitao com durao de 20 horas, que corresponde a uma intensidade de 1,88x10-6 m/s, o mnimo F.S. corresponde ao valor de 1,32 que ocorre para o tempo de aproximadamente 6 dias aps a chuva ter cessado. Este comportamento pode ser explicado atravs dos perfis de suco apresentados na Figura 8 e na Figura 9. Aps 10 horas do incio da precipitao, a suco na superfcie do talude diminui de 150 para aproximadamente 15 kPa (Figura 8). Durante a chuva (20 horas), a frente de umedecimento avanou aproximadamente 2 metros para a seco 1 (Figura 8) e 3 metros para a seco 2 (Figura 9). A menor suco atingida na superfcie foi de aproximadamente 5 kPa, no entanto, no final da chuva esse valor sobe para aproximadamente 15 kPa. Aps a chuva ter cessado, a suco na superfcie comea a aumentar enquanto a suco ao longo da profundidade continua diminuindo. Aps aproximadamente 3 dias da chuva ter cessado, a suco a 2 metros de profundidade na seco 1

159

(Figura 8) diminui de 130 kPa (valor inicial) para 40 kPa. Neste mesmo tempo, para a seco 2 (Figura 9) a suco diminui de 70 para 38 kPa, na profundidade de 3 metros. Essa perda de suco provoca a queda na resistncia do solo e conseqentemente a queda do F.S.
20

de chuva crtico, o qual corresponde ao menor F.S. do talude. A partir dessa relao, obtm-se como resultado para o solo A a Figura 10.
1,600 1,550 1,500 1,450

F.S. para o talude seco: 1,530

F.S.

18 16 14

1,400 1,350 1,300

12 Elevao (m)
1,250

F.S.min: 1,22

10
1,200

8
N.A.

10

15

20

25

30

Tempo (dias)

6 4 2 0 -150

Figura 10 - Fator de segurana x durao da chuva ao longo do tempo (Solo A).


-100 -50 Poro-presso de gua (kPa) 0 50

Inicial 4 dias

4 horas 10 dias

10 horas 15 dias

20 horas 20 dias

Figura 8- Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de 1,88x10-6 m/s com durao de 20 horas ao longo do tempo: seco 1.
16 14 12

Elevao (m)

10 8 6 4 2 0 -100
N.A. '

-80

-60

-40

-20

20

40

Poro-presso de gua (kPa)

Inicial 4 dias

4 horas 10 dias

10 horas 15 dias

20 horas 20 dias

Figura 9- Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de 1,88x10-6 m/s com durao de 20 horas ao longo do tempo: seco 2. Para a chuva correspondente a 10 dias, com uma intensidade de 2,38x10-7 m/s, o mnimo F. S. de 1,22 que ocorre poucas horas depois da chuva ter cessado. Relacionando-se o tempo de cada precipitao e o seu respectivo fator de segurana mnimo, pode-se determinar um valor

Observando-se a Figura 10, nota-se que a durao da chuva crtica de 15 dias e que para essa durao o F.S. de 1,22. Esse valor do fator de segurana crtico muito maior do que o F.S. para o talude saturado que 0,80. De acordo com Ng & Shi (1998) o conceito da existncia de uma durao crtica de chuva um fato consistente com dados medidos em campo. Estes autores relatam que a durao crtica de uma precipitao para um talude formado por solos residuais ao norte de Hong Kong de 3 a 7 dias. Ng & Shi (1998) explicam tal fenmeno como sendo provocado pela elevao gradual do lenol fretico atingindo uma altura crtica que coincide com a durao crtica da chuva. Como em mdia a intensidade da chuva diminui rapidamente com a sua durao, para chuvas com maiores duraes do que a crtica, o macio de terra passa a ser capaz de escoar a gua infiltrada sem provocar a elevao do nvel fretico. Entretanto, tal explicao pode ser complementada, pois uma das hipteses adotadas neste trabalho foi a fixao do nvel fretico em uma cota constante e mesmo assim observou-se para este tipo de solo uma chuva com durao crtica. Observando-se a Figura 11 e a Figura 12 nota-se que tal fenmeno pode ser explicado pelo valor da suco remanescente durante a passagem da frente de umedecimento. Para uma chuva de durao de 15 dias (Figura 11), observa-se que o fluxo praticamente atinge um comportamento similar ao demonstrado na Figura 1. O valor desta suco remanescente

160

atinge o valor mnimo de aproximadamente 30 kPa (Figura 11). Para chuvas com maiores duraes do que a durao crtica nota-se que o fluxo mantm uma suco remanescente maior do que 30 kPa (Figura 12), fazendo com que o F.S. comece a crescer a partir da durao crtica, como pode ser visto na Figura 10.
16 14 12

O talude formado pelo solo B foi submetido a um intervalo de valores de intensidade de precipitao variando entre 1,83x10-5 e 2,50x10-8 m/s. Essas intensidades correspondem a valores de durao entre 1 hora e 150 dias, respectivamente. Ao longo de cada evento verificou-se a variao do fator de segurana desde o incio da precipitao, durante e depois da chuva ter cessado. Para este solo, o resultado obtido pode ser visto na Figura 13.
1,500

Elevao (m)

10 8 6 4 2
F.S.

1,400

F.S. para o talude seco: 1,439

1,300

N.A.

1,200

1,100

1,000

0,900

0 -100

F.S. para o talude saturado: 0,823

-80

-60

Poro-presso de gua (kPa) 4 horas 10 dias 10 horas 15 dias

-40

-20

20

40

0,800 0 10 20 30 40 50 60 70 80

Tempo (dias)

90

100 110 120 130 140 150 160 170 180

Inicial 4 dias

20 horas 20 dias

5 horas 70 dias 150 dias

7 dias 90 dias Talude seco

30 dias 100 dias Talude saturado

50 dias 120 dias

Figura 11- Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de durao de 15 dias (intensidade de 1,70x10-7m/s) ao longo do tempo. Seco 2.

Figura 13- Variao do fator de segurana ao longo do tempo para diversas precipitaes e suas respectivas duraes (Solo B). Nota-se, por exemplo, que para a durao da precipitao de 30 dias, que corresponde a uma intensidade de 9,57x10-8 m/s, o mnimo F.S. corresponde ao valor de 1,35 que ocorre imediatamente aps a chuva ter cessado. Este solo se comporta de maneira distinta ao solo A para os intervalos das precipitaes analisadas. Para uma chuva com durao de 90 dias, que corresponde a uma intensidade de 3,83x10-8 m/s, o mnimo F. S. de 1,10 que tambm ocorre imediatamente aps a chuva ter cessado. Este comportamento diferenciado do solo B pode ser explicado pelo fato de os valores das intensidades das precipitaes serem todas maiores do que a sua condutividade hidrulica saturada (ks=1,0x10-8m/s). De acordo com a Figura 2, o desenvolvimento da frente de umedecimento anula o valor da suco no interior do talude. Relacionando-se o tempo de cada precipitao e o seu respectivo fator de segurana mnimo (Figura 14), verifica-se que no ocorre uma durao de chuva crtica para este talude. Provavelmente, o fator de segurana mnimo ser atingido para uma durao de chuva

16 14 12

Elevao (m)

10 8

N.A
6 4 2 0 -100

-80

-60

-40

-20

20

40

Poro-presso de gua (kPa) Inicial 4 dias 4 horas 10 dias 10 horas 15 dias 20 horas 30 dias

Figura 12 - Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de durao de 30 dias (intensidade de 9,57x10-8m/s) ao longo do tempo. Seco 2.

5.2 Solo B

161

na qual o volume de gua infiltrada capaz de saturar o interior do macio. As Figuras 15 (a) e (b) mostram a distribuio da poro-presso de gua no talude, para uma chuva com durao de 70 dias, para as seces 1 e 2 respectivamente. Para a seco 1 (Figura 15 (a)), ocorre um pequeno avano da frente de umedecimento, com a anulao da suco na superfcie do talude. Esse avano lento devido baixa permeabilidade inicial, enquanto que na seco 2 (Figura 15 (b)) o avano da frente de saturao mais rpida em relao a seco 1, devido menor suco inicial na seco 2. O comportamento da frente de umedecimento na seco 2 bastante similar ao comportamento ilustrado na Figura . Nesta seco, no final da chuva (70 dias), sua suco mxima de aproximadamente 35 kPa. Aps a chuva ter cessado, a suco na superfcie aumenta, fazendo com que o F.S. aumente imediatamente.
1,500 1,400

16 14 12 10 Elevao (m) 8

(b)

N.A.
6 4 2 0 -150

-100

-50 Poro-presso de gua (kPa)

50

Inicial 30 dias

7 dias 70 dias

20 dias 120 dias

Figura 15- Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de 4,72x10-8 m/s com durao de 70 dias ao longo do tempo: (a) seco 1; (b) seco 2.

F.S. para o talude seco: 1,439

1,300

5.3 Comparaes entre os solos A e B. Para uma melhor compreenso da distribuio da suco nestes dois solos, so apresentadas duas seces transversais, para um mesmo evento de chuva, em ambos os solos. Primeiramente, apresentada a Figura 16 que mostra os grficos das Figuras 10 e 14 justapostos. Nota-se claramente a diferena de comportamento dos fatores de segurana em funo da durao das precipitaes para ambos os solos. Nas Figuras 17 (a) e 18 (a), ambas do solo A, percebe-se um avano maior da frente de umedecimento e a no anulao da suco na superfcie. Nas Figuras 17 (b) e 18 (b), ambas do solo B, devido a baixa permeabilidade e ao valor de entrada de ar deste solo, ocorre um pequeno avano da frente de umedecimento e a anulao da suco na superfcie. Percebe-se tambm, para este solo, que h uma resposta mais lenta na distribuio da suco para as variaes das condies de contorno em que o talude fica submetido.
50

1,200

F.S.
1,100 1,000 0,900

F.S. para o talude saturado: 0,823


0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130

0,800

Tempo (dias)

Figura 14- Fator de segurana x durao da chuva ao longo do tempo (Solo B).
25

(a)
20

Elevao (m)

15

10

N.A.
5

0 -150

-100

-50

Poro-presso de gua (kPa)

Inicial 30 dias

7 dias 70 dias

20 dias 120 dias

162

1,500

16

Solo A
1,400 1,300 1,200 1,100 1,000 0,900

(a)
14 12 10 8 6 4
N.A.

Solo B

F.S.

0,800 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150

Elevao (m)
Tempo (dias)

2 0 -150

Figura 16 - Fator de segurana x durao da chuva ao longo do tempo (Solo A e Solo B).
20 18 16

-100

-50 Poro-presso de gua (kPa)

50

Inicial 4 dias

4 horas 15 dias

10 horas 20 dias

20 horas 30 dias

(a)

16

(b)
14 12 Elevao (m) 10 8 6 4 2
-100 -50 Poro-presso de gua (kPa) 0 50
N.A.

14 Elevao (m) 12 10 8 6 4 2 0 -150


N.A.

Inicial 4 dias

4 horas 15 dias

10 horas 20 dias

20 horas 30 dias

0 -150

-100

-50 Poro-presso de gua (kPa)

50

Inicial 4 dias
20 18 16 14 Elevao (m) 12 10 8 6 4 2 0 -150 N.A.

4 horas 15 dias

10 horas 20 dias

20 horas 30 dias

(b)

Figura 18 - Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de 5,75x10-6 m/s com durao de 5 horas ao longo do tempo para a seco 2: (a) solo A; (b) solo B. 6. CONCLUSES E PROPOSTAS Foram realizadas vrias simulaes para investigar a influncia dos eventos chuvosos e as iniciais condies de suco sobre fluxo transiente e avaliar a influncia destes parmetros na estabilidade dos taludes em solos no-saturados. Com os resultados obtidos neste trabalho podemos concluir: 1) Para o solo A (mais arenoso) que apresenta um coeficiente de permeabilidade saturado de 1,0 x 10-4 m/s e para os eventos chuvosos considerados em nenhum momento ocorreu a saturao no interior do talude. A suco mantida no interior do talude proporcional intensidade

-100

-50 0 Poro-presso de gua (kPa)

50

Inicial 4 dias

4 horas 15 dias

10 horas 20 dias

20 horas 30 dias

Figura 17 - Perfil de suco versus elevao para uma precipitao de 5,75x10-6 m/s com durao de 5 horas ao longo do tempo para a seco 1: (a) solo A; (b) solo B.

163

da chuva, ou seja, ocorre o avano da frente de umedecimento sem que ocorra a saturao do solo. 2) Para este mesmo solo, correlacionando as intensidades das chuvas com os F.S. ao longo do tempo, foi possvel estabelecer um valor de durao de uma precipitao crtico do qual pode-se determinar o menor F.S. que o talude de referncia pode atingir. 3) As condies iniciais de suco tm influncia direta na taxa de infiltrao de um talude, como pode ser visto nas diferenas de comportamento entre a seco 1 e a seco 2. Um fluxo estacionrio atingido muito mais rapidamente na seco 2 do que na seco 1. 4) Para o solo B, como as intensidades de chuva adotadas neste trabalho foram todas maiores do que o seu coeficiente de permeabilidade saturado (1,0 x 10-8 m/s) a suco na superfcie se anulava. Para o talude caracterizado por este solo, conclui-se que o menor coeficiente de segurana ser atingido para uma durao de chuva na qual o volume de gua infiltrada capaz de saturar o interior do macio. Pretende-se, como trabalho futuro, idealizar a construo, em laboratrio, de um talude instrumentado em uma caixa experimental, com o objetivo de analisar o comportamento da distribuio da suco durante uma precipitao artificial. 7. AGRADECIMENTOS Ao CNPq pelo apoio financeiro. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Fredlund, D. G., Morgenstern, N. R. e Widger, R. A. (1978). The shear strengh of unsaturated soils. Canadian Geotechnical Journal, Vol. 15, n. 3, 313-321. Geo-Slope International Ltd. (1998a). Seep/W for finite element seepage analyses (v.4). Users manual. Calgary, Alberta, Canada. Geo-Slope International Ltd. (1998b). Slope/W for slope stability analyses (v.4). Users manual. Calgary, Alberta, Canada.

Kisch, M. (1959). The theory of seepage from clay-blanketed reservoirs. Gotechnique, Vol. 9, 9-21. McDougall, J. R. E Pyrah, I. C. (1998). Simulating transient infiltration in unsaturated soils. Can. Geotech. J., Vol. 35, Notes, 10931100. Ng, C. W. W. e Shi, Q. (1998). A numerical investigation of the stability of unsaturated soil slopes subjected to transient seepage. Computers and Geotechinics, Vol.22, n. 1, 128. Silva, D. D., Valverde, A. E. L., Pruski, F. F. e Gonalves, R. A. B. (1999) Estimativa e espacializao dos parmetros da equao intensidade-durao-frequncia da precipitao para o estado de So Paulo. Revista Engenharia na Agricultura, Vol. 7, n. 2, 70-87. Van Genuchten, M. T. (1980). A closed form equation for predicting the water permeability of unsaturated soils. Soil Sci. Soc. Am. J., Vol. 44, 892-898. Zhang, L. L., Fredlund, D. G., Zhang, L. M. e Tang W. H. (2004). Numeriacal study of soil conditions under which matric suction can be mantained. Can. Geotech. J., Vol. 41, 569582.

164

APNDICE B Resultados dos ensaios de cisalhamento para os solos Gnaisse, AG3, AG2, AG1 e Areia. Deslocamento Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d)

165

0.05 0.00 -0.05 -0.10 -0.15 v (mm) -0.20 -0.25 -0.30 -0.35 -0.40 -0.45 -0.50 0 1 2 3 4 5
25 kPa 50 kPa 100 kPa 150 kPa

Deslocamento Horizontal (mm)


Figura B-1 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo Gnaisse: Deslocamento

Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d).

0.15 0.10 0.05 0.00 -0.05 -0.10 -0.15 -0.20 -0.25 -0.30 -0.35 -0.40 -0.45 -0.50

v (mm)

25 kPa 50 kPa 100 kPa 150 kPa

1 2 3 4 Deslocamento Horizontal (mm)

Figura B-2 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG3: Deslocamento

Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d).

166

0.05 0.00 -0.05 -0.10 v (mm) -0.15 -0.20 -0.25 -0.30 -0.35 -0.40 -0.45 0 1 2 3 4 5
25 kPa 50 kPa 100 kPa 150 kPa

Deslocamento Horizontal (mm)


Figura B-3 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG2: Deslocamento

Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d).

0.05 0.00 -0.05 -0.10 v (mm) -0.15 -0.20 -0.25 -0.30 -0.35 -0.40 0 1 2 3 4 5
25 kPa 50 kPa 100 kPa 150 kPa

Deslocamento Horizontal (mm)


Figura B-4 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo AG1: Deslocamento

Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d).

167

0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 -0.20

25 kPa 50 kPa 100 kPa 200 kPa

v (mm)

Deslocamento Horizontal (mm)


Figura B-5 Resultados do ensaio de cisalhamento direto para o solo Areia: Deslocamento

Vertical (v) versus Deslocamento Horizontal (d).

168

APNDICE C Resultados dos ensaios de compresso simples com medida de suco para os solos Gnaisse, AG3, AG2 e AG1.

Tabela C-1 - Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo Gnaisse.
Moldagem w C.P. (%)
Gnaisse-1 Gnaisse-2 Gnaisse-3 Gnaisse-4 Gnaisse-5 Gnaisse-6 Gnaisse-7 Gnaisse-8 Gnaisse-9 26.2 26.2 26.0 25.7 24.8 25.9 26.2 26.1 25.4 0.79 0.79 0.79 0.79 0.77 0.78 0.79 0.79 0.78

Preparao w (%)
39.6 39.6 39.6 39.2 37.9 39.3 39.8 39.7 38.9

Resultados w (%)
39.4 39.4 1.6 36.4 33.5 32.7 41.3 41.9 42.5

S e (%)
89.8 89.7 89.7 88.8 87.1 89.7 90.1 90.0 88.7

d Trajetria (kN/m)
15.1 15.1 15.2 15.2 15.3 15.2 15.2 15.2 15.3 S M seco ao ambiente S S S U U U

w e (%)
26.1 26.1 1.1 24.0 21.9 21.5 27.2 27.7 27.9 0.79 0.79 0.79 0.79 0.77 0.78 0.79 0.79 0.78

S (%)
89.3 89.1 3.7 82.8 77.0 74.6 93.6 95.2 97.3

d (kN/m)
15.1 15.1 15.2 15.2 15.3 15.2 15.2 15.2 15.3

w (%)
25.1 25.7 0.9 23.9 23.1 21.1 27.2 27.2 27.9

tr (kPa)
102.2 84.2 163.9 117.7 135.1 177.9 64.4 57.0 50.9

vf (%)
3.7 4.0 1.5 3.7 4.0 4.0 4.5 5.5 5.7

E25% (MPa)
6.8 6.1 14.6 9.3 10.7 12.7 4.3 2.8 2.6

E50% (MPa)
7.0 5.9 20.4 8.5 10.2 12.7 3.9 2.8 2.4

Suco inicial (kPa)


77 45 19300* 166 232 338 19 18 15

Suco final (kPa)


57 38 120 154 220 28 32 22

C (kPa)
56.9 46.9 91.2 65.5 75.2 99.0 35.9 31.7 28.3

LEGENDA: M (MOLDAGEM); S (SECANDO); U (UMEDECENDO) * = Medido pelo mtodo do Papl Filtro

Tabela C-2 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG3.
Moldagem w C.P. (%)
AG3-1

Preparao w (%)
31.2 31.2 31.1 31.6 32.1 30.5 30.6 30.8 31.2

Resultados w (%)
31.2 31.2 1.4 29.7 27.4 24.4 33 34.7 35.9

S e (%)
0.6 0.6 0.6 0.6 0.61 0.59 0.59 0.6 0.6 83.2 83.3 83.0 84.3 84.7 82.3 82.4 82.2 83.3

d Trajetria (kN/m)
16.9 16.9 17.0 16.9 16.9 17.0 17.0 17.0 17.0 M M seco ao ambiente S S S U U U

w e (%)
18.4 18.4 0.8 17.5 16.2 14.3 19.4 20.7 21.9 0.60 0.60 0.60 0.60 0.61 0.59 0.59 0.62 0.65

S (%)
82.9 83.1 3.7 78.9 72.6 65.4 88.5 90.8 90.9

d (kN/m)
16.9 16.9 17.0 16.9 16.9 17.0 17.0 16.7 16.4

w (%)
18.4 18.5 0.8 17.2 16.0 14.4 19.6 20.8 21.3

tr (kPa)
107.6 109.8 235.8 139.7 189.3 231.8 71.1 53.0 44.0

vf (%)
2.4 3.5 2.0 3.2 3.0 2.7 4.2 4.7 5.7

E25% (MPa)
8.8 8.7 17.6 12.7 16.0 22.0 3.8 2.9 2.0

E50% (MPa)
8.7 8.3 27.4 11.7 16.1 21.5 3.9 2.8 2.0

Suco inicial (kPa)


88 96 17300* 186 327 465 41 23 15

Suco final (kPa)


84 84 139 219 336 47 31 24

C (kPa)
57.1 58.3 125.1 74.1 100.5 123.0 37.0 28.1 23.5

18.5 18.5 18.3 18.7 18.9 18.0 18.0 18.1 18.4

AG3-2

AG3-3

AG3-4

AG3-5

AG3-6

AG3-7

AG3-8

AG3-9

LEGENDA: M (MOLDAGEM); S (SECANDO); U (UMEDECENDO) * = Medido pelo mtodo do Papl Filtro

Tabela C-3 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG2.
Moldagem w C.P. (%)
AG2-1

Preparao w (%)
22.0 22.1 21.1 21.2 21.7 21.1 21.1 21.6 22.6

Resultados w (%)
21.9 21.9 0.5 19.4 17.9 15.6 22.5 25.7 27.9

S e (%)
0.51 0.51 0.5 0.5 0.5 0.5 0.5 0.5 0.51 65.3 65.5 63.4 63.7 65.0 63.3 63.3 64.9 66.9

d Trajetria (kN/m)
17.8 17.9 18.0 18.0 17.9 18.0 18.0 17.9 17.9 M M seco ao ambiente S S S U U U

w e (%)
12.2 12.2 0.3 10.8 10.0 8.7 12.8 14.8 16.3 0.51 0.51 0.50 0.50 0.50 0.50 0.53 0.55 0.57

S (%)
64.9 65.2 1.6 58.5 53.3 47.0 65.0 72.3 76.4

d (kN/m)
17.8 17.9 18.0 18.0 17.9 18.0 17.6 17.4 17.1

w (%)
11.8 12.0 0.6 10.9 9.8 9.0 13.0 14.8 15.4

tr (kPa)
92.4 87.5 186.3 144.3 175.0 211.9 60.9 37.9 27.1

vf (%)
1.8 2.2 1.3 2.5 2.2 2.2 3.2 4.0 4.5

E25% (MPa)
9.6 9.6 38.4 13.2 15.3 17.6 4.5 2.2 1.7

E50% (MPa)
10.1 9.7 41.4 13.8 17.9 22.2 4.6 2.2 1.7

Suco inicial (kPa)


147 147 22100* 265 432 540 45 22 14

Suco final (kPa)


130 135 194 305 453 42 27 20

C (kPa)
44.4 42.1 89.7 69.4 84.2 102.0 29.3 18.2 13.1

12.3 12.3 11.7 11.7 12.2 11.7 11.7 12.1 12.6

AG2-2

AG2-3

AG2-4

AG2-5

AG2-6

AG2-7

AG2-8

AG2-9

LEGENDA: M (MOLDAGEM); S (SECANDO); U (UMEDECENDO) * = Medido pelo mtodo do Papl Filtro

Tabela C-4 Condies iniciais de moldagem, preparao dos corpos de prova e resultados dos ensaios de compresso simples para o solo AG1.
Moldagem w C.P. (%)
AG1-1

Preparao w (%)
15.6 14.1 14.5 14.2 14.3 14.6

Resultados w (%)
15.4 10.2 7.9 15.6 16.4 0.1

S e (%)
0.53 0.52 0.52 0.55 0.57 0.52 45.0 41.3 42.3 40.0 39.4 42.6

d Trajetria (kN/m)
17.3 17.4 17.5 17.1 16.9 17.5 M S S U U seco ao ambiente

w e (%)
8.9 2.9 4.5 9.1 9.7 0.1 0.53 0.52 0.52 0.55 0.57 0.52

S (%)
44.4 29.9 23.2 44.1 45.3 0.3

d (kN/m)
17.3 17.4 17.5 17.1 16.9 17.5

w (%)
8.3 6.3 5.2 9.3 9.9 0.1

tr (kPa)
21.3 56.3 73.5 13.8 11.1 49.2

vf (%)
1.6 1.5 1.0 2.2 2.7 1.5

E25% (MPa)
3.1 9.5 22.6 2.3 1.7 11.7

E50% (MPa)
3.0 9.6 21.8 1.9 1.4 8.3

Suco inicial (kPa)


45 225 410 10 9 15200*

Suco final (kPa)


48 190 373 12.5 10 -

C (kPa)
10.6 28.2 36.8 6.9 5.5 24.6

9.0 8.1 8.2 8.2 8.5 8.3

AG1-2

AG1-3

AG1-4

AG1-5

AG1-6

LEGENDA: M (MOLDAGEM); S (SECANDO); U (UMEDECENDO)


* = Medido pelo mtodo do Papl Filtro

You might also like