You are on page 1of 2

O TRIANGULO DE OGDEN E RICHARDS UMA TENTATICA DE explicar, esquematicamente, como um signo capaz de representar alguma coisa.

a. No vrtice inferior esquerdo se coloca o smbolo, ou significante no esquema de Saussure, no vrtice inferior direito est o referente, ou coisa/objeto em Sussure. Ligando estes dois vrtices uma linha pontilhada para explicar a relao meramente convencional ou arbitraria entre os dois. No vrtice superior, ligada por linhas fortes e continuas aos vrtices anteriores est a referencia, ou significado em Saussure. O que evidencia que a representao s ocorre da construo do significado expresso neste ultimo vrtice. PRAXIS E SEMIOSE (SENTIDO E SIGNIFICADO) PRAXIS (SEMIOSE) O PROCESSO NO EXCLUSIVAMENTE LOGICO, mas tambm uma forma de vivencia social.(referente as catedrais gticas) Na arquitetura esta verticalizao citada que aponta para o cu, que tambm significa superioridade, trs tambm para os olhos de quem os v a impotncia, a magnitude. Isto um tipo de representao, comunicao que se tornou um smbolo (riqueza), e tem uma verdadeira significao diante o panorama cultural. As culturas que so impostas em cada pais que tem toda uma significao e valor prprio. Signo: o signo permitiu a comunicao dos seres, toda comunicao tem funo mediadora com o signo, o homem no esta imerso a natureza sem a representao, esta capacidade de representao atravs do signo. O homem vai mediar atravs do signo e este sendo um meio de comunicao com a realidade se faz por meio da linguagem, da leitura, dos gestos e tambm o ser se orienta atravs de imagens, grficos smbolos e sinais. Indice: tem relao com continuidade.... ex: fumaa lembra fogo. cone: tem relao de similaridade com a coisa representada, representa o que concreto, universal, ex: casa Smbolo: no tem nenhuma relao com a coisa representada, representao arbitraria, convencional. Ex corao representa amor. Signo e o homem: o signo permitiu a comunicao dos seres. Toda comunicao tem funo mediadora com o signo, o homem no esta emerso na natureza sem representao, esta capacidade de representao atravs do signo. O homem vai mediar atravs do signo e este sendo um meio de comunicao com a realidade se faz por meio da linguagem , da leitura, dos gestos e tambm o ser se orienta atravs de imagens, grficos, smbolos e sinais. Semitica: surgiu no sec. XX e para Pierce uma cincia formal e abstrata, um nvel de generalidade mpar. a cincia mais importante, e em sua dimenso a mais ampla (sendo o signo por meio de comunicao).

Tipos correntes da semitica: *Semitica ou fenomenologia (Pierce) cincia mais ampla, trabalha com o signo em sua dimenso geral. *Semiologia (Saussure): signo lingustico verbal, mais utilizado na comunicao. *Semitica Russa (cultura): lingustica dos fenmenos culturais religiosos. Arquitetura: ? Signo primrio: algo criado pelo homem para serem signos. Ex: palavra automvel ( smbolo da empresa, sinais de transito) a palavra automvel uma criao para representar o carro e tem relao e semelhana. Signo secundrio: alguma coisa que j existe e transformado em signo. Ex: o automvel status. (o objeto automvel um signo que representa status quando se expressa automvel significado de grandeza status que um smbolo-convencional).

You might also like