You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAO

EXPERINCIA 06 SNTESE DO CIDO ACETILSALICLICO (ASPIRINA)

Felipe Santos Pimentel Henrique Nunes Lamas da Silva Hussani Adae Rocha Gomes Victor Rocon Covre

So Mateus 2013
0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAO

EXPERINCIA 06 SNTESE DO CIDO ACETILSALICLICO (ASPIRINA)

Felipe Santos Pimentel Henrique Nunes Lamas da Silva Hussani Adae Rocha Gomes Victor Rocon Covre

Trabalho apresentado disciplina de Qumica Orgnica Experimental, do Curso de Engenharia Qumica, da Universidade Federal do Esprito Santo, Centro Universitrio Norte do Esprito Santo, sob a superviso da professora Leila Aley Tavares.

So Mateus 2013
1

1. INTRODUO cidos Carboxlicos, como o cido saliclico, so compostos orgnicos caracterizados estruturalmente pela presena do grupo carboxila (figura 1). Em geral, so solveis (at 4 carbonos) por formarem ligaes de hidrognio entre si e com a gua. A maioria dos cidos orgnicos so fracos, ou seja, quase no se dissociam em soluo aquosa.

Figura 1. Grupo carboxila.

O cido saliclico (figura 2) um cido orgnico pertencente ao grupo dos hidroxicidos (possuem grupos hidroxila e carboxila). Apresenta-se a temperatura ambiente na forma slida e pura como cristal branco, inodoro, pouco solvel em gua, mas solvel em solventes polares. A massa molar 138,123 g/mol e ponto de fuso 159C. O nome do cido deriva do latim salix, designando a rvore do salgueiro, onde foi extrado pela primeira vez. A casca desta rvore possui propriedades antipirticas e redutoras de febre. O cido saliclico tambm um subproduto na decomposio da aspirina.

Figura 2. cido saliclico

Anidridos carboxlicos (figura 3) so derivados de cidos carboxlicos, onde dois grupos acila so interligados por um oxignio. Podem ser simtricos (radicais iguais) ou assimtricos (radicais diferentes). So produzidos normalmente pela desidratao de cidos carboxlicos.

Figura 3. Exemplo genrico de um anidrido carboxlico.

O anidrido actico um dos mais simples anidridos carboxlicos, sendo produzido atravs da desidratao do cido actico. temperatura ambiente, o
2

composto toma a forma de um lquido incolor, de densidade igual a 1,08g/cm e massa molar de 102,1 g/mol. Possui cheiro forte, semelhante a cido actico, que formado pela reao de hidratao com a umidade do ar. A reao de hidratao e desidratao (reao reversa) do cido actico est representada na figura 4. O anidrido actico utilizado como agente de acetilao e desidratao nas snteses orgnicas para a indstria qumica, farmacutica e txtil.

Figura 4. Reao de hidratao do anidrido actico.

steres so, assim como os anidridos, derivados de cido carboxlico. Podem ser lquidos ou slidos, dependendo da massa molar do composto, praticamente apolares e insolveis em gua, entretanto so solveis em lcool. Como no apresentam ligaes de hidrognio, possuem pontos de fuso e de ebulio baixos. steres so produzidos formalmente na reao de um cido carboxlico com um lcool, resultando em perda de gua. A figura 5 mostra uma reao de formao de ster (etanoato de etila).

Figura 5. Reao de formao do ster etanoato de etila.

A reao entre um anidrido e um lcool (ou hidroxicido) gera um cido carboxlico e um ster. A sntese do cido acetilsaliclico, mais conhecido como aspirina, realiza esta reao, um hidroxicido (cido saliclico) e um anidrido (anidrido actico). A equao de reao de sntese esta descrita na figura 6.

Figura 6. Reao de sntese do cido acetilsaliclico (aspirina) a partir da reao entre o cido saliclico e o anidrido actico com catlise cida.

O cido acetilsaliclico um composto com caractersticas de cido orgnico e de ster por possuir ambas as estruturas em sua frmula estrutural. Pode ser identificado como um slido, temperatura ambiente, branco ou incolor, pouco solvel em gua, devido massa molar elevada (180,14 g/mol), e facilmente solvel em lcool ou ter. A fuso do cristal acontece a aproximadamente 135C. Por ser derivado do cido saliclico, tambm possui propriedades medicinais como anti-inflamatrio, embora no seja um composto encontrado na natureza. O cido saliclico o principal componente do medicamento
3

Aspirina, embora o nome comercial tornou-se aos poucos uma denominao muito comum para o cido saliclico. Operaes fsicas de separao de mistura so aplicadas na fabricao do cido saliclico. Entre eles, destaca-se a cristalizao e a filtrao. A cristalizao o processo de formao de cristais slidos de uma soluo supersaturada, consistindo em dois principais eventos, a nucleao e o crescimento dos cristais. Durante a nucleao, as molculas de soluto dispersas no solvente comeam a se juntar em clusters. Os clusters s so estveis quando atingem determinado tamanho crtico, que depende das condies de operao. O crescimento dos cristais o subsequente crescimento do ncleo que atingiu o tamanho crtico. Ambas as etapas continuam a ocorrer simultaneamente enquanto houver supersaturao. Com a formao dos cristais, o slido formado pode ser separado da soluo por meio de filtrao comum ou a vcuo.

2. OBJETIVO Esse experimento tem por objetivo investigar o mtodo de sntese do cido acetilsaliclico (aspirina) a partir da reao do cido saliclico com o anidrido actico, assim como determinar o rendimento desta reao.

3. MATERIAIS E MTODOS 3.1. Materiais Balana analtica Banho-maria Basto de vidro Bquer de 250 e 100 mL Esptula Erlenmeyer Funil de Bucher Kitassato Medidor de ponto de fuso Papel filtro Pera Pipeta de Pasteur Pipeta Graduada Pisseta Proveta de 25 e 10 ml Termmetro

3.2. Reagente cido saliclico (99,0%) cido sulfrico (95%-98%) gua destilada Anidrido actico (95,0%)

3.3. Procedimento Experimental Em bquer de 100 mL, foram pesados 3,0086 g de cido saliclico em balana analtica. Em seguida, adicionou-se 6 mL de anidrido actico medidos em pipeta graduada e 6 gotas de cido sulfrico. O bquer foi ento aquecido
4

em banho-maria a 50C durante 20 minutos, agitando a mistura com basto de vidro. Assim a reao foi promovida. Ao remover o bquer, adicionou-se 30 mL de gua destilada soluo. O bquer foi esfriado em agua com gelo. Durante o resfriamento, observou-se cristalizao de produto de colorao branca. Aps completa cristalizao, a mistura foi filtrada a vcuo, separando-se assim o slido branco. Deixou-se o slido secar a temperatura ambiente e a massa seca foi pesada para a determinao do rendimento. Por fim, foi determinado o ponto de fuso do slido obtido. Colocou-se pequena quantidade de slido no capilar do medidor do medidor de ponto de fuso. Mediu-se a temperatura na qual se formou a primeira gota e a temperatura na qual todo o slido foi fundido.

4. RESULTADOS E DISCUSSO 4.1. Clculo Estequiomtrico A reao ocorreu entre 3,0086 g de cido saliclico e 6,00 mL de anidrido actico. O calculo para as quantidades de mols para cada realizado para determinar o reagente limitante e o reagente em excesso. Para o cido saliclico:

Para o anidrido actico: ( ) ( )

A reao acontece na proporo 1:1. Assim, a reao possui anidrido actico em excesso. Isso j era esperado, pois o anidrido actico mais barato do que o cido saliclico, logo deve estar em excesso para o aproveitamento mximo do componente mais caro da reao. Supondo rendimento de mximo, deve ser produzido 0,021782 mols de cido acetilsaliclico. Assim calcula-se a massa de produto para mxima eficincia.

4.2. Reao de Sntese O mecanismo de reao da sntese do cido acetilsaliclico est representado na figura 7. A reao entre o cido saliclico e o anidrido actico inicia-se com o ataque nucleoflico em meio cido da hidroxila do cido saliclico ao carbono do radical acila do anidrido actico, quebrando a estrutura do anidrido. importante observar que para o cido saliclico, a reao ocorre apenas com a hidroxila e no com a carboxila.

Figura 7. Mecanismo da reao de sntese do cido acetil saliclico a partir da reao do cido saliclico e o anidrido actico atravs de catlise cida.

Os produtos desta primeira etapa so o composto protonado e o cido etanoico, responsvel pelo odor de vinagre durante a reao. O composto protonado libera o hidrognio ligado ao oxignio tornando-se cido acetilsaliclico e regenerando o catalisador. A reao apresentada considerada como uma esterificao (formao de ster) de anidridos cidos. A reao de esterificao de anidridos mais rpida do que as reaes de esterificao de cidos carboxlicos, contudo anidridos so normalmente mais caros do que seus equivalentes cidos. A reao no necessita de catlise cida, contudo a adio de cido sulfrico aumenta consideravelmente a velocidade da reao ao facilitar o ataque ao anidrido. Reaes de esterificao so em geral processos endotrmicos, logo so favorecidas com o aumento da temperatura, assim, o experimento foi realizado em banho-maria com gua a 50C. Pelo fato de o cido acetilsaliclico ser insolvel em gua, a reao espontnea em meio aquoso.

4.3. Cristalizao e Filtragem Durante a reao foi constatado a formao do slido de colorao branca em suspenso. A soluo foi retirada da gua quente aps aproximadamente vinte minutos, tempo suficiente para que ocorra a reao, mas que evita ao mximo as reaes secundrias e a decomposio dos produtos. Em seguida, foi promovida a cristalizao do slido. A mistura foi resfriada em gua com gelo, pois temperaturas baixas favorecem a formao dos clusters, aumentando o rendimento da operao de cristalizao. A mistura cristalizada foi submetida ao processo de filtragem a vcuo, obtendo-se assim cristais de slido branco. O slido foi posto para secar a temperatura ambiente.

4.4. Determinao do Ponto de Fuso A primeira gota foi formada a temperatura de 118C, enquanto o slido foi fundido totalmente apenas a 125C. Quanto maior a variao de temperatura entre a formao da primeira gota e a total fuso do slido, menor ser o grau de pureza. Isso porque slidos puros possuem ponto de fuso constante, enquanto misturas possuem ponto de fuso variando de acordo com a composio. A variao de temperatura foi de 7C, logo a substncia no estava pura. Alm disso, o ponto de fuso mdio (121,5C) inferior ao valor do ponto de fuso terico do cido acetilsaliclico (135C). A falta de aproximao entre o ponto de fuso experimental e o terico pode ser explicado por dois motivos. Primeiro, houve decomposio do cido acetilsaliclico em componentes mais volteis, porm insolveis em gua, durante e aps a reao. Assim, o ponto de fuso seria reduzido consideravelmente. Outro explicao pode ser a falta de calibramento do medidor de ponto de fuso, no transmitindo a temperatura real para o termmetro. Tal hiptese no pode ser descartada, uma vez que no foi realizado testes com o medidor de ponto de fuso.

4.5. Clculo do Rendimento A massa seca de slido branco foi de 3,0300 g, ou seja, 77,2% do total esperado para mxima eficincia. Contudo, no se pode considerar que todo o slido pesado era cido acetilsaliclico, pois o teste do ponto de fuso constatou presena de impurezas e divergncia do valor determinado experimentalmente com o valor terico. Dessa forma, o rendimento inferior a 77,2%, contudo no se pode afirmar precisamente o valor.

5. CONCLUSO O experimento permite concluir que vivel a sntese de cido acetilsaliclico por meio da reao de esterificao do anidrido actico com o cido saliclico. A sntese do cido acetilsaliclico pde ser observada pela formao de precipitado branco, porem foi constatado impurezas no slido. No poder se afirmar precisamente o grau de pureza do produto formado e o valor do rendimento da reao. Sabe-se que o rendimento inferior a 77,2%.

6. REFERNCIAS [1] BROWN, T.L. et al. Qumica: a vincia central. 9 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. [2] BRUICE, P. Qumica orgnica. 4 ed. v. 2. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. [3] CR SCIENTIFIC LLC. Aspirin & salicylic acid: ester hydrolysis and preparation of an organic salt. Disponvel em: <www.crscientific.com/articleaspirin.html>. Acesso em: 5 de maro de 2013. [4] FIORUCCI, A.R.; SOARES, M.H.F.B; CAVALHEIRO, E.T.G. cidos orgnicos: dos primrdios da qumica experimental sua presence em nosso cotidiano. Qumica Nova Na Escola, n.15, p.6-10, mai., 2002. [5] SOLOMONS, T.W.G.; FRYHLE,C.B. Qumica orgnica. 10 ed. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

You might also like