You are on page 1of 3

PARTE 1 CERMICAS E ALVENARIAS As cermicas so materiais novos? Por qu?

No pois j eram utilizados na fabricao de utenslios a muito tempo.

Qual o principal constituinte dos materiais cermicos?


Os materiais cermicos so produzidos a partir da argila, mais conhecida como barro. .

Onde encontramos as argilas utilizadas na fabricao das cermicas?


A argila e um minrio extrado de uma jazida. um material sedimentar de gro muito fino, derivado de uma rocha constituda essencialmente por silicatos de alumnio hidratados

Cite outros materiais que podem ser constituintes dos materiais cermicos: Pratos, xcaras, vasos e materiais artesanais. Quais os tipos de materiais cermicos e onde cada um deles utilizado na construo civil? Pisos ladrilhos azulejos pastilhas entre outros basicamente todos usados como revestimento e acabamentos. Existe alguma norma de fabricao e tipologia dos materiais cermicos em geral, ou tudo realizado sem controle? Sim, norma nacional NBR 13.818/1997: Placas Cermicas para Revestimento Especificao e Mtodos de Ensaio (descrio dos parmetros dos ensaios). Quais as diferenas dos tijolos furados aos macios e aos estruturais? O tijolo tradicional fabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser macio ou furado, enquanto os estruturais como os blocos so feitos de cimento e brita 0 ou 1 dependendo do caso. Quais as caractersticas positivas e negativas dos materiais cermicos em geral?
Positiva: resistente a calor,matria prima encontrada na natureza, facilmente acessvel e de valor comercial razovel Negativa: Pouco resistncia a compresso e trao, impactos ambientais devido a retirada da matria para produo.

Quais as caractersticas fsicas - mecnicas das telhas cermicas?


ausncia de fissuras, esfoliaes, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeito acoplamento entre as telhas; ; peso reduzido; fraca absoro de gua e impermeabilidade; regularidade de forma, dimenses e colorao; superfcie sem rugosidade; arestas finas; baixa porosidade; resistncia a flexo.

Quais outros materiais podem-se fabricar telhas? Quais as diferenas destas para as cermicas? Basicamente a diferena esta no matria constitudo como telhas de cimento de zinco telhas ecologicas como a telha onduline e as telhas de amianto. Quais os tipos e as classificaes para os pisos e revestimentos cermicos? Ceramica para o cho e azulejo para paredes e fachadas. Quais cuidados devemos tomar ao assentar os pisos e revestimentos cermicos? Utilizar de uma boa argamassa retirar o cal preso ao fundo da pea alinhar nivelar e colocar as junta fcil para um espaamento correto. Onde se pode aplicar de concreto celular? Quais suas caractersticas fsicas - mecnicas?
Concreto celular um tipo de concreto produzido atravs da mistura de cimento, cal e areia (componentes comuns da argamassa) com p de alumnio que, atravs de cura, se expande formando poros. O resultado um material de construo leve que pode ser usado em vedaes verticais, como alternativa para reduzir a gerao de entulho e o desperdcio de material em geral e para um desempenho melhor com relao a conforto acstico e conforto trmico.

O que significa o encunhamento de uma parede?


Na elevao do fechamento das alvenarias de vedao, durante a cura da argamassa ocorre uma pequena reduo de dimenses. Por esse motivo, junto s lajes ou vigas superiores, aps um tempo mnimo de 10 dias, deve-se executar o encunhamento, que realizado com o assentamento na ltima fiada com tijolos cermicos macios (cozidos) um pouco inclinados com argamassa relativamente fraca.

MADEIRAS NATURAIS E TRANSFORMADAS Quais as caractersticas fsicas mecnicas das madeiras em geral? Caracteriza-se por absorver facilmente gua e por apresentar propriedades fsicas diferentes consoante a orientao espacial. As plantas que produzem madeira (rvores) so perenes e lenhosas, caracterizadas pela presena de caules de grandes dimenses, em geral denominados troncos, que crescem em dimetro ano aps ano Como se d a manufatura das madeiras para a construo civil? Madeiras serradas em pranchas, vigamentos e aparelhadas, chapas de compensados, esqudrias portas janelas tabas para formas de concreto armado tapume madeiras para teras caibos e tesouras de telhado etc... O que significa anisotropia da madeira? A madeira um exemplo de material anisotrpico com as suas propriedades mecnicas a dependerem da disposio das suas fibras. A madeira expande-se ou retrai-se de forma diferente s variaes de humidade no ambiente, consoante sejam considerados os sentidos relativos de suas fibras. O que significa madeira certificada? A certificao florestal deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto oriunda de um processo produtivo manejado de forma correta. A certificao uma garantia de origem que serve tambm para orientar o consumidor ou empresrio a escolher um produto diferenciado O que significa aparelhamento da madeira? Para a obra, a madeira deve estar em que estado para sua aplicao? Seja qual forma a utilizao a madeira tem de estar totalmente seca. Como evitar a retratibilidade da madeira? A retratibilidade da madeira o fenmeno relacionado variao dimensional da madeira, em funo da troca de umidade do material com o meio que o envolve, Onde podemos aplicar peas de madeira macias na construo civil? Vigas ou pilares mores, fabricao de moveis janelas e portas Quais as principais diferenas entre o compensado, o mdf e o osb? Como funciona a fabricao de cada um? Onde se pode aplicar cada material na construo civil? OSB: Painel composto por 3 a 5 cruzadas de tiras de madeira orientadas, produzido a partir de madeira reflorestada. Segue o princpio do compensado no qual as lminas torneadas so dispostas perpendicularmente de acordo com a direo das fibras. Se utilizam microlminas de madeira. As tiras so obtidas diretamente a partir de toras e so sempre formadas no sentido longitudinal da fibra. MDF: um painel de fibras de madeira sendo sua composio homognea em toda a sua superfcie como em seu interior. O que compensado? um tipo de madeira feita de finas placas de entalho de madeira, e tambm chamada de contraplacado. As camadas so coladas umas s outras cada uma com seu gro perpendicular s camadas adjacentes para maior fora. Cite algumas madeiras muito utilizadas na construo civil: Aroeira, angelim, cedro , pinos, sucupira, cerejeira jatob.

PARTE 2 MATERIAIS ALTERNATIVOS O que devemos observar ao escolher um material para aplicar em uma construo? Baixo custo maior durabilidade resistncia as aes do tempo e foras externas e sustentvel ecologicamente correto. O que so os materiais ditos ecolgicos ou sustentveis? Materiais alternativos que no agridem o meio ambiente seja com a extrao de matrias primas para fabric-lo ou a sobra de resduos do mesmo. Existe alguma tecnologia mais avanada de telhados verdes? Como funciona? Tambm chamado jardim suspenso uma tcnica de plantio em cima das casas, colocado uma serie de membranas ante infiltrao anti nutrientes e anti razes depois a terra e por fim grama e afins, auxilia como isolante trmico, e absorve gua da chuva. Quais as qualidades e os defeitos do telhado verde? O custo ainda no to baixo a sobre carga em cima na casa, reduo na velocidade da gua, aumento de reteno de gua da chuva, reduo de emisso de carbono e conforto trmico e acstico para ambientes internos.

You might also like