You are on page 1of 6

MODA: HISTRIA E SUSTENTABILIDADE

FASHION: HISTORY AND SUSTAINABILITY

Amanda Maki Tanaka Gabriela Gonalves Ruiz Joelma Mendes Juliana de Souza Bispo de Oliveira Marcello Leite Trindade

RESUMO

Desenvolvimento do resumo. Palavras Chave: Moda; Histria; Marca; Memria; Sustentabilidade

ABSTRACT

Desenvolvimento do resumo em ingls. Keywords: Fashion; History; Brand; Memory; Sustainability

INTRODUO

Para a execuo deste artigo, iniciou-se o processo de desenvolvimento terico, tomando como base levantamento bibliogrfico e iconogrfico com o objetivo de aprofundar os conhecimentos antes obtidos e desta forma abranger desde conceitos referentes moda na antiguidade at os dias atuais, passando pela poca em que a moda ainda no existia em sua essncia tendo com base os conceitos contemporneos at o processo de inicializao da sustentabilidade. Inicialmente, este artigo discorrer as premissas que diferentes autores apresentam sobre moda e suas vertentes. A razo do vestir sempre esteve ligada ao pudor, proteo e adorno, sendo esta, abundante em significados que vm sendo carregados ao longo do tempo. As diferentes interpretaes sobre o vestir so resultado da democratizao tanto da informao quanto da disponibilidade de produtos, considerando os aspectos de instaurao e manuteno da moda efemeridade, esteticismo, individualismo, padronizao. A partir dos conceitos expostos, ser tratado com maior nfase a sustentabilidade e a implantao de seus pilares em todo o processo produtivo e comercial.

Histria da Moda

Na sociedade primitiva, a necessidade do vestir j era notada; a proteo, o adorno e o pudor j eram vistos como fatores primordiais para o surgimento e manuteno dos primeiros sinais de moda. Com o passar de dcadas e at mesmo sculos, o aprimoramento das tcnicas possibilitou a origem da alta-costura. A partir do sculo XIX, pde-se notar o incio do reconhecimento dos costureiros como profissionais imprescindveis para a sociedade, principalmente a nobreza. Maria Antonieta, autntica fashionista, chamou ateno por conseguir atrair olhares de indivduos pertencentes tanto sua classe social quanto burguesia. O amor e dio da sociedade perante a rainha pode ser considerado um dos fatores propulsores da Revoluo Francesa, a qual possibilitou a democratizao da vestimenta que h muito tempo tinha sido desejada pelas demais classes sociais, com nfase na burguesia.

Nessa mesma poca, segundo Cristiane Mesquita, ocorreu o nascimento da altacostura com a premissa de que algum- os grandes costureiros- decida o que deve e o que no deve ser usado. Apesar do haute-couture levar em considerao as potencialidades criativas do costureiro e tambm os gostos pessoais dos clientes, pode-se considerar que os referenciais de moda habitavam terrenos localizados predominantemente fora do sujeito. Segundo, ainda, Lipovetsky, a alta-costura psicologizou a Moda, criando modelos que concretizam emoes, traos de personalidade e de carter. Com o aumento da demanda de produo na rea txtil, o sistema prt-a-porter ganhou espao, j que este possibilita maior produtividade. Em seu livro, Moda Contempornea: 4 ou 5 conexes possveis, Cristiane Mesquita destaca que os focos de referncia de estilo e moda se multiplicaram e diversificaram, tornando possvel o surgimento do estilista industrial, visto que este capacitado em conceder design e estilo s roupas produzidas em srie nas confeces. Nesta mesma obra, a autora destaca:
A partir de ento, e cada vez mais, os criadores ligados indstria do prt--porter e at mesmo da alta-costura, vo ter um olho nas ruas, no s como fonte de inspirao para a moda, mas tambm com o desejo de que a moda aparea de fato, nos corpos das pessoas comuns, no dia-a-dia. Esse s o comeo de inverso dos referenciais de Moda. Tudo isso vai significar o incio de um processo de democratizao da Moda. Vai levar uma linguagem fashion a um maior nmero de pessoas. Porque a moda, agora, pode custar menos e ser produzida e vendida em maior quantidade e variedade.

Marca e Criatividade

Todo o produto provm de vrios aspectos que tm objetivos, o principal deles COMUNICAR, porm o mais poderoso e expressivo produto, via-canal de comunicao indiscutvel: A Roupa. Isso precede muito antes do homem contemporneo, vem desde as primeiras sociedades, desde o comeo da evoluo humana, o adornar-se; que inclusive, entra no conceito das razes de vestir, parcialmente com o pudor, o adorno sempre foi algo impretervel para todas as sociedades, pois, em estudo, comprova-se como o produto ,

altamente ligado ao comportamento de consumo simblico, visto que antes de funcionalidade, os consumidores buscam um smbolo/marco, algo que as levem para outras fronteiras e lembranas com grandes significados prprios e at mesmo o seu sentir-se bem. Diante das mudanas no mundo atual, as pessoas buscam cada vez mais uma referncia do passado, algo que as levem a sentir um pouco daquilo que foi uma poca que elas no viveram, mas gostariam, talvez, de t-las conhecido e vivenciado. O simbolismo tem alto valor, como consequncia disso o alto custo empregado em qualquer produto vintage, seja ele vesturio, automvel ou mobilirio.
O consumo de moda conhecido como descartvel e efmero, sendo assim, altamente relacionado com o consumo de suprfluos e consequentemente pertencente ao universo da futilidade. Verificam-se aqui a idia de Marx (1867) que as relaes estabelecidas entre os bens e os sujeitos so verdadeiros indicadores de valor onde o carter mstico da mercadoria no provinha, portanto de seu valor de uso mas, da importncia simblica (STALLYBRASS, p.70). Esta a dimenso das necessidades simblicas e funcionais.

As marcas de moda so uma forma de expresso, que assina para o consumidor, por isso a importncia e responsabilidade so atribudas a marca, esta responsvel por todo o repertrio de vida de uma pessoa, e acaba tornando-se tambm um indivduo com opinies, no qual as pessoas se espelham.
O sentimento de pertencer ou estar com e para algum numa sociedade de consumo, implica no uso de smbolos e sinais de aparncia. A marca de moda carteira de identidade, no s desta era ps-moderna, como em todo o decorrer da histria da humanidade. O indivduo expressa sua essncia atravs de aspectos simblicos presentes na aparncia adornada.

Ou seja, quem consome uma determinada marca, espera dela uma voz a sociedade, mostrando quem esta consumidora , no que ela acredita. Pois como j dito, existe a importncia e necessidade que os indivduos sentem de realmente assumirem um papel na sociedade, independente de sua personalidade. A moda veste, mas a MARCA assina o significado dos smbolos que ns buscamos como referncia, para um marco em nossas vidas.
As roupas fazem barulho e quem lhes d voz mais afinada so as marcas. Ao usar uma roupa de marca, as consumidoras esperam que a marca grite para todos quem ela por onde quer que ela for. A vida o palco e a marca de moda oferece

figurinos, sendo assim, possvel participar de outros mundos e voltar para os anteriores sem ameaa de punio. Assim volta-se para a premissa de onde se partiu para o desenvolvimento deste estudo: a moda essencialmente simblica.

Memrias

Desenvolvimento.

Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentvel se baseia basicamente em trs pilares justia social, viabilidade econmica e preservao ambiental. Esses fatores passaram a ter relevncia a partir do momento que percebeu-se a importncia da indstria txtil como uma das mais poderosas, sendo a moda responsvel pelas engrenagens dessa indstria, que apresenta o produto e as tendncias como caractersticas da sociedade atual.
A roupa est to prxima ao nosso corpo que acabamos por no percebe-la enquanto produto. O que vestimos parte de ns, por isso mais frequente usarmos do sentimento e da moda para entendermos uma roupa que, comparativamente arquietetura e produo de alimentos, a indstria txtil e a rea de moda tenham demorado tanto a despertar o interesse de pesquisadores e empresrios quando se fala em sustentabilidade. (BERLIM, 2012)

Ainda, de acordo com Lipovetsky, os produtos de moda talvez sejam aqueles de menor e mais frgil vida til, pois so geridos dentro da lgica da moda, um sistema que dignifica o presente e a efemeridade. Analisando os ltimos seis anos de lanamentos de moda, observa-se uma crescente onda de produtos verdes, que apresentam algum aspecto ecolgico seja na cor, no uso de fibras naturais, na embalagem reciclvel ou em qualquer outro componente que associe as causas ambientais ou sociais. (Lilyan Berlim, 2012) A sustentabilidade tem uma presena atual na moda. Enquanto no forem amplamente implementadas novas fontes de energias renovveis e no poluentes, preciso aumentar ao

mximo a eficincia dos processos produtivos, reduzindo o uso de energia gerada por combustveis fsseis e o consumo de recursos naturais.

Consideraes Finais

Concluso.

Referncias Bibliogrficas

ERNER, Guillaume. Vtimas da moda? Como a criamos, por que a seguimos. 1 edio. So Paulo, SP: Editora Senac So Paulo, 2005 FLORIDA, Richard. A ascenso da classe criativa: e seu papel na transformao do trabalho, do lazer, da comunidade e do cotidiano. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011. LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. 2 reimpresso. So Paulo, SP: Companhia das Letras, 1989. MESQUITA, Cristiane. Moda contempornea: quatro ou cinco conexes possveis. 2 reimpresso. So Paulo, SP: Anhembi Morumbi, 2004. MIRANDA, Ana Paula Celso de. Por um sentido na Vida: marcas de moda e a relao pessoa objeto. Rio de Janeiro, RJ: XXI Encontro da ANPAD, 2007. PRECIOSA, Rosane. Produo Esttica: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. So Paulo, SP: Anhembi Morumbi, 2005. SEMPRINI, Andrea. A marca ps-moderna. poder e fragilidade da marca na sociedade contempornea. 2 edio. So Paulo, SP: Estao das Letras e Cores, 2010. STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memria, dor. Belo Horizonte, MG: Autntica, 2000.

You might also like