You are on page 1of 3

Resumo de Auditoria Prof. Santos Perito da P.

Civil Conceitos bsicos:


Conceito: A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre a sua adequao. Limite: os prprios objetivos da auditoria das demonstraes contbeis Auditor: O parecer de exclusiva responsabilidade de contador registrado no CRC. Auditor usado em referncia pessoa ou pessoas que conduzem a auditoria, geralmente o scio do trabalho ou outros integrantes da equipe do trabalho, ou, como aplicvel, firma. Fraude e Erro: Ato voluntrio e ato involuntrio Dolo e Culpa Programa de trabalho: o plano de ao detalhado, destinado a orientar adequadamente o trabalho do auditor, permitindo-lhe, ainda, complement-lo quando circunstncias imprevistas o recomendarem. Pode ser especfico ou padronizado. Risco de auditoria: o risco de que o auditor expresse uma opinio de auditoria inadequada quando as demonstraes contbeis contiverem distoro relevante. Risco de deteco: o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo no detectem uma distoro existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores. Risco de distoro relevante: o risco de que as demonstraes contbeis contenham distoro relevante antes da auditoria. Risco inerente a suscetibilidade de uma afirmao a respeito de uma transao, saldo contbil ou divulgao, a uma distoro que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, antes da considerao de quaisquer controles relacionados; Risco de controle o risco de que uma distoro que possa ocorrer em uma afirmao sobre uma classe de transao, saldo contbil ou divulgao e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, no seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. Evidncias de auditoria: so as informaes utilizadas pelo auditor para fundamentar suas concluses em que se baseia a sua opinio. Circularizao: Na ida: em branco (sem valor) , em preto (com valor). Na volta: Positiva (responde sempre), Negativa (s responde se no concordar). Exame de transaes subsequentes: Eventos subsequentes so eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data do seu relatrio. Continuidade: De acordo com o pressuposto de continuidade operacional, a entidade vista como continuando em operao em futuro previsvel. As demonstraes contbeis, para fins gerais, so elaboradas com base na continuidade operacional, a menos que a administrao pretenda liquidar a entidade ou interromper as operaes, ou no tenha nenhuma alternativa realista alm dessas. Carta de responsabilidade da Administrao (gerncia): Garantia do Auditor, Obteno um procedimento.

Controle interno:
Conceito: O sistema contbil e de controles internos compreende o plano de organizao e o conjunto integrado de mtodo e procedimentos adotados pela entidade na proteo do seu patrimnio, promoo da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstraes contbeis, e da sua eficcia operacional. Importncia para o Auditor: O auditor deve efetuar o estudo e a avaliao do sistema contbil e de controles internos da entidade, como base para determinar a natureza, oportunidade e extenso da aplicao dos procedimentos de auditoria, considerando: Responsabilidade da Administrao e do Auditor : O sistema contbil e de controles internos de responsabilidade da administrao da entidade; porm o auditor deve efetuar sugestes objetivas para seu aprimoramento, decorrentes de constataes feitas no decorrer do seu trabalho.

Normas e Procedimentos:
Normas: As normas de Auditoria abrangem instrues e procedimentos a serem observados pelo auditor quando da realizao do seu trabalho. Foram estabelecidas com a finalidade de orientar as atividades a serem desenvolvidas, bem como proporcionar a aplicao sistemtica e metodolgica de suas aes. Normas relativas pessoa do auditor Independncia, soberania, imparcialidade, objetividade, conhecimento tcnico, capacidade profissional, atualizao dos conhecimentos tcnicos, cautela, zelo, comportamento tico, sigilo, descrio Normas relativas execuo do trabalho

Planejamento dos trabalhos, avaliao dos controles internos, superviso dos trabalhos de auditoria, obteno de evidncias, impropriedades e irregularidades, Normas relativas opinio do auditor : A opinio do auditor com atribuio de auditoria dever ser expressa atravs de Relatrio e/ou Parecer de Auditoria. Procedimentos: Os procedimentos de auditoria so o conjunto de tcnicas que permitem ao auditor obter evidncias ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinio sobre as demonstraes contbeis auditadas e abrangem testes de observncia (teste dos controles) e testes substantivos (teste dos saldos). Observncia#controles Substantivos#saldos Na aplicao dos testes de observncia e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos tcnicos bsicos: a) inspeo exame de registros, documentos e de ativos tangveis; b) observao acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execuo; c) investigao e confirmao obteno de informaes junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transao, dentro ou fora da entidade; d) clculo conferncia da exatido aritmtica de documentos comprobatrios, registros e demonstraes contbeis e outras circunstncias; e e) reviso analtica verificao do comportamento de valores significativos, mediante ndices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas identificao de situao ou tendncias atpicas. Na aplicao dos testes de observncia, o auditor deve verificar a existncia, efetividade e continuidade dos controles internos. Na aplicao dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes concluses: a) existncia se o componente patrimonial existe em certa data; b) direitos e obrigaes se efetivamente existentes em certa data; c) ocorrncia se a transao de fato ocorreu; d) abrangncia se todas as transaes esto registradas; e e) mensurao, apresentao e divulgao se os itens esto avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Tcnicas de auditoria: Exame Fsico, entrevista, circularizao, conferncia de clculo, conferncia de requisitos formais, Exame de Documentos, Exame da escriturao, investigao, inqurito, exame de registros auxiliares, correlao de informaes, observao, etc.

Papis de Trabalho:
Os papis de trabalho so o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrnicos ou por outros meios, que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio.

Os papis de trabalho so de propriedade exclusiva do auditor, responsvel por sua guarda e sigilo.
Permanente (usado em vrias auditorias) e Corrente (usado apenas em uma auditoria).

Planejamento da Auditoria:
O planejamento da auditoria envolve a definio de estratgia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Um planejamento adequado benfico para a auditoria das demonstraes contbeis de vrias maneiras, inclusive para: a) auxiliar o auditor a dedicar ateno apropriada s reas importantes da auditoria; b) auxiliar o auditor a identificar e resolver tempestivamente problemas potenciais; c) auxiliar o auditor a organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente; d) auxiliar na seleo dos membros da equipe de trabalho com nveis apropriados de capacidade e competncia para responderem aos riscos esperados e na alocao apropriada de tarefas; e) facilitar a direo e a superviso dos membros da equipe de trabalho e a reviso do seu trabalho; f) auxiliar, se for o caso, na coordenao do trabalho realizado por outros auditores e especialistas.

Reviso Analtica:

Por meio do procedimento tcnico de reviso analtica, o auditor verifica o comportamento de valores significativos, mediante ndices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vista identificao de situao ou tendncias atpicas. No procedimento de reviso analtica, o auditor utiliza a tcnica de anlise contbil. Na aplicao dos procedimentos de reviso analtica, o auditor deve considerar: 1 - o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcanveis; 2 - a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; 3 - a disponibilidade de informaes, sua relevncia, confiabilidade e comparabilidade. Se o auditor, durante a reviso analtica, no obtiver informaes objetivas suficientes para dirimir as questes suscitadas, ele dever efetuar verificaes adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, at alcanar concluses satisfatrias.

Pareceres e Relatrios:
Conceito: O parecer dos auditores Independentes o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinio de forma clara e objetiva, sobre as demonstraes contbeis quanto ao adequado atendimento, ou no, a todos os aspectos relevantes. Endereamento: A direo/ Ao Conselho Data: ltimo dia de trabalho. Tipos: O parecer sem ressalva emitido quando o auditor est convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no mbito de auditoria, O parecer do auditor independente deve expressar essa convico de forma clara e objetiva. O parecer com ressalva emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordncia ou restrio na extenso de um trabalho no de tal magnitude que requeira parecer adverso ou absteno de opinio. O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar que as demonstraes contbeis esto incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emisso do parecer com ressalva. O parecer com absteno de opinio emitido quando houver limitao significativa na extenso de seus exames que impossibilitem o auditor expressar opinio sobre as demonstraes contbeis por no ter obtido comprovao suficiente para fundament-la.

You might also like