You are on page 1of 14

1 - CARACTERSTICAS DOS ESGOTOS DOMSTICOS

1. CONCEITO Esgoto o resultado dos despejos lquidos de uma comunidade, podendo ser de origem residencial, industrial, de guas de chuva ou at mesmo de guas do subsolo que se infiltram atravs das tubulaes que conduzem esses despejos at o ponto de tratamento. O esgoto domstico ou sanitrio constitudo de elevada percentagem de gua, 99,9% e apenas 0,1% de matria slida. O esgoto industrial tem composio varivel de acordo com o tipo de atividade industrial. O esgoto proveniente de guas pluviais tipicamente intermitente e sazonal e sua composio varia com a durao das chuvas. O esgoto proveniente de infiltraes tambm varivel, dependendo do tipo de solo, condies climticas e do tipo de material de que feita a rede coletora.

2. SISTEMAS DE COLETA Sistema Unitrio Este tipo de coleta emprega uma nica tubulao para realizar simultaneamente a coleta dos esgotos domsticos industriais e pluviais. Sistema Separador Absoluto Neste caso utilizam-se duas redes distintas, uma para realizao da coleta dos esgotos residenciais e industriais e outra para a coleta das guas pluviais.

O sistema separador absoluto o sistema empregado no Brasil por apresentar as seguintes vantagens em relao ao sistema unitrio: As canalizaes necessrias ao sistema separador so de menores dimetros, o que favorece o emprego de tubos pr-fabricados, reduzindo os prazos e custos das obras. A rede coletora de esgoto pode ser implantada em ruas no pavimentadas o que no possvel no caso da coleta de guas pluviais. Desse modo, as obras de infra-estrutura podem ser realizadas por etapas, sendo o sistema de coleta de esgotos priorizado em relao s obras de drenagem e pavimentao. O sistema unitrio apresenta problemas de deposies de material nos coletores por ocasio da estiagem.

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

Nem todas as ruas de uma cidade necessitam de rede de esgotamento pluvial. Em alguns casos a coleta e o transporte das guas pluviais podem ocorrer atravs da linha dgua. Essa economia com a implantao das galerias s possvel se for adotado o sistema separador. Os custos com tratamento do sistema unitrio so bem mais elevados, pois as ETEs devem ser projetadas para as ocasies de precipitaes mximas. Alm disso, a operao das estaes de tratamento fica prejudicada com as bruscas variaes de vazo em decorrncia das chuvas. As guas pluviais sendo coletadas em separado no necessitam de tratamento, o que reduz consideravelmente o custo do sistema de drenagem.

3. VARIAO DE VAZO No estudo dos sistemas de esgotamento sanitrios importante o conhecimento das variaes vazo dos valores mnimos aos mximos. O volume de esgotos produzido por uma comunidade pode ser estimado em funo da vazo de gua distribuda a essa populao. Por outro lado, nem toda gua consumida dirigida rede coletora em forma de esgoto domstico. A relao entre o volume de esgoto produzido e o volume de gua consumido definida pela NBR 96949 como sendo coeficiente de retorno C, que na impossibilidade de dados mais precisos, obtidos atravs de pesquisas, pode ser adotado um coeficiente C = 0,80. Vazo mxima diria e horria Os coeficientes empregados so os mesmos utilizados no sistema de abastecimento dgua e de acordo com a referida norma so: k1 = 1,2 e k2 =1,5. Vazo mnima Para avaliao da vazo mnima, e na falta de pesquisas, adota-se de acordo com a NBR 96949 um coeficiente de mnima vazo horria k 3 = 0,5, definido como sendo a relao entre a vazo mnima e a vazo mdia anual. Vazo de infiltrao Atravs das juntas das canalizaes e dos poos de visita infiltra-se na rede coletora uma parcela considervel de guas do subsolo e de chuvas. Essa quantidade depende dentre outros dos seguintes fatores: - Nvel dgua do lenol fretico; - Natureza do subsolo; - Qualidade de execuo da rede coletora; - Material da tubulao; - Tipo de junta utilizado. A ABNT recomenda que sejam adotados para a taxa de contribuio de infiltrao, valores compreendidos entre 0, 005 a 1,0 l/s/Km, justificando o valor empregado. Exerccio 1 - Determine as vazes de esgotos de uma comunidade de baixa renda contendo uma populao a ser atendida de 5.990 hab. A extenso de rede coletora est prevista em 4495m. Devido s caractersticas da regio, relevo plano e de difcil drenagem foi adotada uma taxa de contribuio de infiltrao de 1,0l/s/Km de rede coletora.
2

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

Soluo Vazo de infiltrao (I) I = 4.495x0, 001 I = 4,49 l/s. Vazo mdia - Qmed. 0,80 x120 x5.990 Qmed = + 4,49 86.400 Qmed = 6,66 + 4,49 11, 15 l/s Vazo mxima diria (Q1) Q1= 6,66x1, 2 + 4,49 Q1= 12,48 l/s Vazo mxima horria (Q2) Q2 = 6,66x1,2x1,5 + 4,49 Q2 = 16,48 l/s Vazo mnima (Qmin.) Qmin = 6,66x0,5 +4,49 Qmin = 7,82 l/s

4. SUBSTNCIAS PRESENTES NO ESGOTO O esgoto domstico constitudo de uma grande variedade de compostos inorgnicos e muita matria orgnica proveniente das atividades urbanas: gorduras, sabes, carboidratos, celulose, uria, protenas, aminas e aminocidos etc. As substncias encontradas em suspenso ou em estado coloidal, podem ser removidas atravs de processos fsicos ou qumicos, entretanto eliminao das substncias dissolvidas, aquelas encontradas na forma de soluo, est relacionada atividade biolgica dos microorganismos presentes no esgoto, notadamente as bactrias e as algas. Bactrias so vegetais unicelulares sem clorofila que so capazes de sobreviver sem a presena de luz solar. A matria orgnica, tambm conhecida como substrato, constitui o alimento necessrio vida das bactrias encontradas nos esgotos. O seu metabolismo, realizado a partir das enzimas produzidas pela clula, se faz por meio de troca de substncias atravs da membrana celular, a qual s permite a passagem de gua, gases e solues verdadeiras. As exoenzimas agem externamente, e so responsveis pela quebra das molculas complexas que compem os alimentos encontrados dissolvidos ou em estado coloidal, de forma a possibilitar a passagem atravs da membrana celular para o interior da clula. No interior da clula os alimentos so consumidos com auxilio das endoenzimas. Aps a metabolizao, no interior da clula, os resduos alimentares, so eliminados atravs da membrana celular sob a forma de lquido ou gases. Com relao presena de oxignio dissolvido presente no esgoto, as bactrias podem ser classificadas em: Aerbias metabolizam apenas o oxignio dissolvido proveniente do ar. Facultativas utilizam o oxignio livre ou, na ausncia deste, do oxignio em forma de nitritos NO 2 e nitratos NO 3 , isto , podem desempenhar o seu metabolismo sob condies aerbias ou anaerbias. Anaerbias sobrevivem na ausncia de oxignio.

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

Enquanto houver oxignio dissolvido, proveniente do ar, prevalecem as atividades das bactrias aerbias. Num ambiente anaerbio com presena de nitratos atuam as bactrias facultativas e esgotado os nitratos os organismos anaerbios presentes utilizam os sulfatos e o gs carbnico. Entende-se por estabilizao a atividade bacteriana que consiste na quebra das molculas orgnicas complexas em substncias mais simples que no mais se decompem. A estabilizao aerbia apresenta a vantagem sobre a anaerbia de no produzir odores desagradveis e ser realizada num menor tempo. No processo anaerbio, contudo, o volume residual de lodo cerca de 30% menor que no processo aerbio.

5. FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO DOS ESGOTOS O tratamento dos esgotos domsticos envolve processos fsicos, qumicos e biolgicos. Entre os processos fsicos destacamos: a) Gradeamento utilizado na remoo de slidos grosseiros. b) Decantao utilizada para remover areia e slidos finos em suspenso (lodo). c) Flutuao quando se deseja remover materiais com densidade inferior da gua (gorduras, leos, graxas etc.,). d) Filtrao empregada na secagem do lodo produzido nas estaes de tratamento. Todos os processos fsicos tm efeito apenas nas partculas que se encontram em suspenso no esgoto. As partculas existentes, em tamanho coloidal ou em forma de soluo, s podem ser removidas mediante processos qumicos ou biolgicos. Os processos qumicos empregam coagulantes qumicos como o sulfato frrico, cloreto frrico, cal etc., para formao de flocos na desidratao do lodo em filtros-prensa. 5.1 TRATAMENTO BIOLGICO No tratamento por processos biolgicos se distinguem dois ambientes distintos: Ambiente aerbio Neste caso, as bactrias aerbias promovem a oxidao da matria orgnica com o auxilio do oxignio dissolvido na gua resultando na produo de cidos, os quais so neutralizados devido o meio ser alcalino. A estabilizao pode ser resumida como se segue: a) Formao de gs carbnico e de cidos MAT. ORGNICA + O2 CO2 + cidos (HCO3, HNO3 H2SO4...) b) Neutralizao de cidos cido + Base H2O + sais (Carbonatos, Nitratos e Sulfatos). Os produtos finais das condies anaerbias so, portanto gs carbnico, gua e sais. Ambiente anaerbio A atividade anaerbia das bactrias de grande importncia na estabilizao do lodo nas ETEs. Essa atividade conhecida por digesto, e na prtica, nunca realizada at a estabilizao completa da matria orgnica. O tratamento anaerbio se processa basicamente em dois estgios: a) Primeiro estgio Ataque ao Carbono Essa fase caracterizada por uma produo intensa de cidos ( acidognese) e pode ser sintetizada como segue:
4

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

O carbono oxidado pelas bactrias, e o oxignio pode fornecido pela gua H 2O ou compostos existentes. Ao mesmo tempo, com a decomposio da gordura surgem cidos orgnicos como cido butrico e actico (CH3COOH). C + 2H2O CO2 + H2 C + O2 CO2 + H2 A decomposio do cido actico na presena de sulfatos origina o acido sulfdrico (H2S). CH3COOH + SO4= + 2H+ H2S +2H2O + 2CO2 Os cidos formados so cido sulfdrico (H 2S) e cidos orgnicos como o actico e butrico. b) Segundo estgio Ataque ao Nitrognio O segundo estgio da digesto anaerbia caracterizado pela produo de gases, notadamente pela produo de metano (metanognese). Primeiro ocorre a nitrificao que a converso da amnia em nitritos e estes a nitratos. seguindo-se a decomposio dos cidos orgnicos (bactrias anaerbias). 2NO3- - N + 2H+ N2 + H2O +2,5O2 A partir da, devido ao consumo de H+, o meio passa a ser alcalino. O metano formado basicamente a partir de duas fontes: Da decomposio de cido actico CH3COOH CH3COO- + H+ CH4 + CO2 Pela reao do gs carbnico com o hidrognio livre gerando metano e gua. 4H2 + CO2 CH4 + 2H2O.

6. CARACTERSTICAS FSICAS DOS ESGOTOS DOMSTICOS Temperatura geralmente superior das guas de abastecimento, variando de 20 25C. A influncia da temperatura nos processos de tratamento pode ser observada nos seguintes casos: - Nas atividades biolgicas que aumentam com a temperatura; - Nos processos de transferncia de oxignio, haja vista que a solubilidade do oxignio diminui com o aumento da temperatura; - Na sedimentao que beneficiada com o aumento da temperatura. Cor Esgoto sptico cor cinza escuro ou preta; Esgoto fresco cor cinza.

Odor - Esgoto fresco odor de mofo; - Esgoto sptico odor de ovo podre, devido formao de gs sulfdrico H 2S. Turbidez causada pela presena de slidos em suspenso. Sua determinao importante na avaliao da eficincia do tratamento secundrio. Concentrao de slidos
5

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

A percentagem de slidos nos esgotos domsticos apesar de pequena, cerca de 0,08%, a caracterstica fsica mais importante do ponto de vista operacional. De acordo com as caractersticas, podemos classificar os de vrios modos: - Slidos totais ST So obtidos aps a evaporao de uma amostra em estufa 105C. Neste caso, a amostra deve ser coletada antes do incio de qualquer tratamento. - Slidos fixos SF Se os slidos totais forem submetidos calcinao, aquecimento 600C, a matria orgnica se volatiliza enquanto que a parcela mineral permanece em forma de cinza constituindo os slidos fixos. - Slidos Volteis SV So obtidos por diferena: SV = ST - SF Slidos em Suspenso SS a parcela correspondente ao material grosseiro retido no processo de filtrao. Slidos Dissolvidos SD Corresponde s partculas coloidais e substncias dissolvidas e que no so retidas atravs da membrana do filtro.

Os slidos em suspenso podem ainda ser classificados em sedimentveis e no sedimentveis. Slidos sedimentveis so aqueles em que sua sedimentao ocorre num tempo aceitvel do ponto de vista operacional. Em laboratrio so considerados aqueles que decantam no Cone de Imhoff no intervalo de tempo de 1 hora. As concentraes desses slidos variam de cidade para cidade, podendo-se encontrar os seguintes valores mdios: TIPOS DE SLIDOS
TOTAIS VOLTEIS FIXOS EM SUSPENSO VOLTEIS FIXOS DISSOLVIDOS VOLATEIS FIXOS

CONCENTRAO mg/l
500 350 150 300 250 50 200 100 100

Segundo Imhoff cada habitante contribui em mdia com os seguintes valores em g/dia:
SLIDOS
EM SUSP. SEDIM. EM SUSP. NO SEDIM. DISSOLVIDOS TOTAIS

MINERAL
20 5 75 100

ORGNICO
30 10 50 90

TOTAL
50 15 125 190

Exerccio 2 - Uma ETE recebe os esgotos domsticos de uma cidade com 90.000 habitantes e os despejos de uma indstria local cuja vazo de 40l/s. Sabendo-se que a concentrao de slidos em suspenso SS = 200mg/l para o esgoto domstico e SS = 100mg/l para o esgoto industrial pede-se:
6

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

a) b) c)

A massa de SS (em Kg/dia), afluente ETE; Concentrao de SS afluente ETE; Qual a eficincia necessria remoo de SS para se obter um efluente da ETE com SS<20mg/l.

Soluo a) Vazo da cidade (m/dia) Adotando uma contribuio per capita de 200l/hab/dia vem: Q1 = 90.000x0,2 = 18.000 m/dia - Vazo da indstria (m/dia)

Q2 =

40 x86400 = 3.456 m 3 /dia 1000

- Vazo total que chega ETE QT = 21.456 m/dia Massa de Slidos em Suspenso devido ao esgoto domstico
SS 1= 200 mg/l 18.000.000 l/dia = 3.600 Kg/dia 10 6

- Massa de Slidos em Suspenso devido indstria


SS 2 = 100 g/m 3 3.456.m 3 /dia = 345,6 Kg/dia 10 3

- Massa total de Slidos em Suspenso que chega ETE SST = 3.600 + 345,6 SST = 3946 Kg/dia b) Concentrao de SS afluente ETE
SS = 3.946 = 0 ,184 Kg/m 3 = 184mg/l 21.456

c) Eficincia necessria para que no efluente a concentrao de SS<20mg/l 184mg/l


E =
ETE

20mg/l

184-20 = 89% 184

7. CARACTERSTICAS QUMICAS pH Quando fresco geralmente alcalino, mas medida que envelhece tende a ser acido.
7

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

Demanda Bioqumica de Oxignio DBO A matria orgnica presente no esgoto e que pode ser degradada pelas bactrias a principal responsvel pelo decaimento das concentraes de oxignio nos cursos dgua. Para avaliar o grau de poluio causado pela queda nas taxas de oxignio de um curso dgua utiliza-se como parmetro a Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), que a quantidade de oxignio necessria para estabilizar biologicamente a matria orgnica presente numa amostra de esgotos durante 5 dias a uma temperatura de 20C. Para se proceder ao ensaio de DBO determina-se a quantidade de oxignio dissolvido (OD), em uma amostra de esgoto e repete-se essa determinao aps 5 dias, mantendo-se neste perodo, a amostra em incubadora a uma temperatura de 20o C. A DBO ser obtida pela diferena entre as concentraes de oxignio no primeiro e quinto dia, Figura 01.

Temperatura = 20C

1 Dia OD=X1 mg/l DBO=(X1 - X2) mg/l

5 Dia OD=X2 mg/l

Figura 01

Os esgotos possuem elevada concentrao de matria orgnica e podem consumir todo oxignio dissolvido na amostra antes de completados os 5 dias. Para possibilitar um residual do oxignio no final desse perodo costuma-se diluir a amostra de esgoto em gua devidamente preparada para essa finalidade (gua de diluio). O valor da DBO ser obtido multiplicandose a diferena entre os valores de oxignio dissolvido pelo fator de diluio da amostra. Para esgotos domsticos normalmente utilizam-se diluies de 1% a 5%. Por exemplo, se uma amostra de 3,0 ml de esgoto for introduzida juntamente com gua de diluio em um frasco de 300 ml, com uma concentrao inicial de OD, na amostra assim diluda, de 8,0 mg/l, for reduzida aps 5 dias para 4,5 mg/l, o valor da DBO ser: DBO = (8,0 - 4,5)x100 = 350 mg/l. Os valores mdios das concentraes de DBO no esgoto domstico variam de 100 mg/l a 300mg/l Demanda Qumica de Oxignio DQO a quantidade de oxignio consumida atravs da oxidao qumica do esgoto em uma soluo cida. Como atravs desse ensaio so oxidados quase todos os compostos orgnicos e no apenas aqueles consumidos pelas bactrias os valores obtidos para a DQO so normalmente superiores aos obtidos com o teste de DBO. Para esgotos domsticos brutos, a DQO cerca de 1,7 a 2,4 o valor da DBO. As principais vantagens do teste da DQO em relao ao da DBO so: - O tempo para realizao do teste, cerca de 2 a 3 horas, bem inferior ao da DBO; - Como a DQO considera todos os compostos que demandam oxignio e no apenas o consumo de natureza biolgica o teste preferido para anlise de despejos industriais. Entre as desvantagens da DQO em relao DBO consideramos:
8

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

O teste no fornece nenhuma informao sobre a parcela de esgoto que pode ser oxidado pelas bactrias; O teste superestima o oxignio a ser demandado no decorrer do tratamento biolgico, visto que a relao DQO/DBO tende a aumentar com a diminuio da matria orgnica no transcurso do tratamento na ETE.

Convm ressaltar que a DBO o parmetro utilizado nas Resolues do CONAMA, nos Manuais da FUNASA e na NBR 12209 pertinente ao dimensionamento das unidades de uma ETE. Exerccio 3 - Estimar a DBO dos esgotos de uma populao de 20.000hab. sabendo-se que a contribuio de despejos dessa comunidade de 150l/hab/dia, e que a concentrao de DBO no esgoto de 200mg/l. Soluo - Volume dirio de esgotos (V) V = 20.000x150 = 3.000 m/dia - DBO diria da populao 200g ----------------1m x -----------------3.000 x = 200x3.000 x = 600 Kg/dia Exerccio 4 Qual a concentrao de DBO de um esgoto domstico cujas pesquisas indicaram que cada pessoa contribui com um valor mdio de 54g/dia e que o volume de contribuio desses despejos de 250l/hab/dia? Soluo - Concentrao de DBO (c) 54 g/hab/dia c= = 0,216 g/l = 216 mg/l 250 l/hab/dia Exerccio 5 Uma ETE recebe a contribuio residencial de 5.000 m/dia com uma DBO de 200 mg/l e os despejos de cerca de 500 m/dia de um matadouro cuja DBO de 1500 mg/l. Os efluentes ETE so lanados num rio cuja vazo de 2m/s e cuja DBO de 12 mg/l. Sabendo-se que o tratamento realizado na ETE produz uma reduo de 40% na DBO pergunta-se: a) Concentrao de DBO da mistura dos esgotos que chega ETE; b) Carga de DBO total que chega ETE; c) Concentrao de DBO dos efluentes da ETE; d) Concentrao de DBO no rio aps o ponto de lanamento dos efluentes da ETE Soluo a) Concentrao de DBO da mistura dos esgotos Como as vazes de esgotos so diferentes a concentrao resultante ser uma mdia ponderada das concentraes dadas.
9

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

c=

5.000 x 200 + 500 x1.500 1750 kg/dia = 5.500 5.500 m/dia c = 0,318 Kg/m c = 318 mg/l

b)

Carga total de DBO que chega ETE DBO do matadouro DBOm = 500x1.500 = 750 Kg/dia DBO residencial DBOr = 5.000x200 = 1.000 Kg/dia DBO total na ETE DBOt = 1.000+750 = 1.750 kg/dia

c) DBO dos efluentes da ETE DBOef = (1- 0,40) 318 DBOef = 190,8mg/l d) Concentrao de DBO no rio
DBOrio = 190 ,8 x5.500 +12 x172.800 178.300 DBOrio =17 ,5 mg/l

Exerccio 6 No problema anterior se for retirada a contribuio do matadouro que populao equivalente a atual poder ser acrescida ETE? Considere que cada habitante contribui com uma carga de DBO de 54 g/hab/dia. Soluo - Populao equivalente(P)
P= 750.000 gDBO/dia =13.889 hab 54 gDBO/hab.dia

Exerccio 7- As anlises efetuadas nos esgotos de uma comunidade demonstraram que a concentrao de DBO nesses esgotos de 180 mg/l. Sabendo-se que a populao total da comunidade de 4.500 hab e que a contribuio de despejos de 1.500 m/dia perguntase qual a contribuio de DBO por habitante dessa comunidade? Soluo - Contribuio total de DBO da comunidade DBO = 1500 m/dia x 180 g/m DBO = 270.000 g/dia Contribuio mdia por pessoa (C)
C= 270.000 = 60 g/hab/dia 4.500
10

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

Outra maneira: - Contribuio per capita de esgotos (c)


c= 1.500.000l/dia = 333,33 l/hab/dia 4.500hab

- Contribuio mdia de DBO por pessoa (C) 1 l ------------------------0,180 g DBO 333,33 l ----------------- c c = 0,180 x 333,33 c = 60 g/hab/dia Exerccio 8 PROVO NOV/96 - Pelo novo Plano Diretor de Esgotos de uma cidade, ser criado, no plo industrial, uma estao de tratamento para os efluentes industriais. Anteriormente, os esgotos industriais estavam ligados estao de tratamento existente. Que populao poder ser acrescida a esta cidade, sem que ocorra a necessidade de ampliao da estao de tratamento de esgotos, considerando que a contribuio das indstrias ser nula na nova situao? Os dados disponveis so: a) rea piloto (rea de amostragem - sem contribuio industrial) Populao urbana previamente ligada rede coletora: 3021 hab Volume mdio dirio de esgotos: 237,17 m DBO5,20 mdia diria: 461,5 mg/l Rede coletora de esgotos sanitrios tipo separador absoluto b) Estao de tratamento de esgotos existentes situao atual Populao atendida: 180.000 hab. Capacidade mxima: 25.000 m/dia de esgotos com uma DBO 5,20 de 350 mg/l (considerando as contribuies domsticas e industriais). Dados/Informaes Tcnicas: Considere que a carga orgnica dos esgotos domsticos da populao a ser acrescida ser igual carga orgnica atual dos esgotos industriais. Soluo - Contribuio per capita de esgotos domsticos
c= 237 , 17 = 0 ,0785 m 3 /hab/dia 3.021

- Carga de DBO residencial DBOres = 461,5 g/m x 180.000 x 0,0785 DBOres = 6.521 Kg/dia - Contribuio mdia de DBO por habitante
6.521 = 0,03623 Kg/hab/dia 180.000 237,17 0,4615 ou DBO hab = = 0,03623 kg/hab/dia 3.021 DBOhab =

11

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

- DBO total permissvel na ETE DBOETE = 25.000x350 = 8.750 Kg/dia - Contribuio de DBO das indstrias DBOInd = 8.750 6.521 DBOInd = 2.229 Kg/dia - Populao equivalente (P) Com o desligamento das indstrias, a carga diria de DBO de 2.229 kg ficar disponvel na ETE para tratamento dos esgotos domsticos.
P= 2.229 = 61.524 hab 0 ,03623

Exerccio 9 PROVO JUN/98 - Em uma pequena comunidade no existe estao de tratamento de esgotos. Para atender implantao de um restaurante em um parque municipal, a secretaria de meio ambiente do municpio encarregou voc de fazer os estudos da necessidade de tratamento dos efluentes deste restaurante considerando como parmetro de deciso a Demanda Bioqumica de Oxignio DBO (ndice de concentrao de matria orgnica presente num volume de gua e, por conseqncia, um indicativo dos efeitos na poluio). Como voc sabe, a DBO dada em mg/l, ou seja, o nmero de miligramas indica a quantidade necessria de oxignio para que bioquimicamente seja estabilizada a matria orgnica presente em um litro de esgoto. Ao analisar o projeto, voc estudou dados referentes ao restaurante e ao crrego onde se deseja depositar o efluente desse restaurante, como descrito no quadro abaixo. Dados/Informaes Tcnicas Quanto ao restaurante: - ir servir 500 refeies dirias; - ter uma contribuio diria de despejos de 25 l/refeio; - DBO do seu efluente de 300 mg/l. Quanto ao crrego onde se deseja depositar o efluente desse restaurante: - apresenta uma vazo crtica de 40 l/s; - apresenta uma DBO admissvel de 10 mg/l; - apresenta uma DBO real de 9,6 mg/l. Diante dos resultados dos estudos que voc apresentou ao secretrio do meio ambiente, ele lhe fez as seguintes solicitaes: a) Explique a necessidade de tratamento dos efluentes do restaurante considerando a DBO como parmetro de deciso; b) Indique qual ser a reduo de DBO, em mg/l, necessria para a adequao do efluente s condies do crrego. Soluo - Vazo de esgotos proveniente do restaurante Q = 500 x 25 = 12.500 l/dia = 12,5 m/dia = 0,145 l/s a) restaurante
12

Concentrao de DBO no crrego aps o lanamento dos esgotos do

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

DBOmist =

0, 145 300 + 40 9 ,6 = 10,65 mg/l 40 , 145

Como esse valor supera os 10 mg/l admissvel no crrego haver necessidade de tratamento. b) Seja x a concentrao de DBO desejvel para os efluentes do restaurante aps o tratamento, para atendimento DBO admissvel no crrego.
10 = 0, 145 x + 40 9 ,6 40 , 145 0, 145 x = 40 , 145 10 40 9 ,6

x =120 ,7 mg/l

Logo a reduo necessria ser de 300 -120,7 = 179,3 mg/l

13

SANEAMENTO II

Vazo e Caractersticas dos Esgotos

BIBLIOGRAFIA JORDO, Eduardo Pacheco e PESSOA Constantino Arruda Tratamento de Esgotos Domsticos Rio de Janeiro, ABES, 1995 IMHOFF, Karl e Klaus R., - Manual de Tratamento de guas Residurias So Paulo, Edgard Blcher, 1986. MENDONA, S. Rolim Lagoas de Estabilizao Aeradas Mecanicamente: Novos Conceitos Rio de Janeiro, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, 1990. FAIR, M. Gordon, GEYER, C. John e OKUN, A, Daniel Ingenieria Sanitaria y de Aguas Residuales Volumen II Mxico, Editorial Limusa, S. A. 1973. DACACH, Nelson Gandur Saneamento Bsico Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 1984. SILVA, Manoel O. Senra Alves Anlises Fisico-Qumicas para Controle das Estaes de Tratamento de Esgotos CETESB, So Paulo, 1977. VON SPERLING, Marcos Introduo Qualidade das guas e ao Tratamento de Esgotos Belo Horizonte, Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. STEEL, Ernest W.,- Abastecimento dgua / Sistema de Esgotos Rio de Janeiro, Ao Livro Tcnico S.A., 1966. HAMMER, Mark J. Sistemas de Abastecimento de gua e Esgotos Traduo de Srgio A. S. Almeida - Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 1979.

14

You might also like