You are on page 1of 7

TEORIA PRAGMTICA CURSO 2o SEMESTRE DE 2010

PROFA. MRCIA CANADO ROTEIRO DE LEITURA DE: LEVINSON, S. 2007. Pragmtica. Traduo: Lus Carlos Borges e Anbal Mari. So Paulo: Martins Fontes. (Livro texto)

CAPTULO 1 O MBITO DA PRAGMTICA 1. A Origem da Pragmtica - Raiz grega pragma que significa ao. - O estudo da pragmtica se desenvolve no sculo XX, primeiramente por Morris (1938) com o estudo da semitica; logo em seguida temos com o estudo da lgica o filsofo Carnap (1956, 1959) e na semntica formal temos Montague (1968). A pragmtica se estabelece nos estudos lingusticos com Grice (1978, 1979) e Searle (1979).

2. A Definio de Pragmtica 2.1 Aspectos da pragmtica - A pragmtica lingstica tem como objeto a ao verbalizada por meio da linguagem; o que fazemos quando falamos ou escutamos? - A pragmtica o estudo da lngua em uso, a interao entre o cdigo lingstico, a lngua e o mundo. - Distino entre competncia e desempenho (Chomsky): a competncia estuda a habilidade inata do homem para a linguagem e o desempenho estuda o uso situado dessa linguagem. Vamos estabelecer que o estudo da lngua est situado no mbito da competncia e o estudo da linguagem est situado no mbito do desempenho. Consequentemente, temos que a pragmtica estuda o desempenho e a linguagem. - Distino entre pragmtica e semntica: (ver captulo 1 Canado, 2008. Manual de Semntica). A semntica o estudo do significado da lngua e seus cdigos, extrados do contexto; a semntica est associada ao estudo o valor de verdade das sentenas. A pragmtica est associada ao estudo do significado da linguagem, inserida em contextos especficos.

- O exemplo A porta est aberta semanticamente quer dizer algo sobre o estado de um determinado objeto chamado porta. Entretanto, se usamos a sentena em diferentes contextos, ela pode adquirir diferentes significados. Vejamos os conceitos e seus significados: a) Primeiramente, no podemos descartar o prprio significado semntico sendo usado. Algum tenta abrir a porta e ela se abre. A pessoa diz: A porta est aberta! b) Professora dando aula e passa ex-aluno pela porta da sala: A professora diz: A porta est aberta! Essa sentena, nesse contexto, um convite para que o aluno entre. c) Professora dando aula e um aluno atrapalha sua aula. A professora diz: A porta est aberta. J nesse diferente contexto, a mesma sentena quer dizer que o aluno se retire da sala. d) Professora em um discurso de formatura de curso, diz: A porta est aberta! Nesse contexto, a sentena pode dizer que os alunos tem muitas possibilidades pela frente, etc. - Outros contextos que podem mudar o significado semntico, quando usado: - ironia: Voc est chique, hein? - mudana de perspectiva: passivas, ergativas: O vaso foi quebrado/O vaso quebrou - sinonmia: por exemplo, a diferena entre calvo e careca - contradio: Essa aluna inteligente? Ela e no . - prosdia: Hum, hum! - sentenas clivadas: No foi a Maria que tirou nota baixa. - Portanto, existe um significado do cdigo e um significado do falante. - Existem diversas relaes de inferncias nas enunciaes. Vejamos aqui um roteiro dessas relaes e em que campo elas so estudadas: a) Condies de verdade ou acarretamentos: Se uma sentena p verdadeira, a sentena q tambm o : a sentena p = Joo quebrou um vaso acarreta a sentena q = o vaso quebrou. O estudo dos acarretamentos se encontra no domnio de estudo da semntica. b) Implicaturas convencionais: diticos sociais: senhor, cara; diticos do discurso: mas, bem, oh!. Como as inferncias feitas pelo ouvinte sobre esses diticos so convencionalizadas, no muda com o contexto, o estudo dos mesmos se encontra no domnio da semntica.

c) Pressuposies: O Joo parou de fumar ou O Joo no parou de fumar pressupe que O Joo fumava. Como para inferirmos que o Joo fumava, temos que tomar algo como verdade, termos algum tipo de conhecimento anterior sentena, o estudo das pressuposies fica no mbito de estudo da pragmtica. Entretanto, no devemos deixar de notar que deve existir algum tipo de elemento semntico que desencadeia a inferncia. No exemplo em questo, seria a expresso lexical parou de. d) Condies de felicidade ou adequao ao contexto: A sentena Declaro vocs marido e mulher!, deve ser proferida ou enunciada por um representante da lei para que seja um enunciado adequado. O estudo das adequaes do contexto aos enunciados est no mbito da pragmtica. e) Implicaturas conversacionais: A: Voc vai festa? B: Estou com uma gripe! A resposta esperada por A no a adequada; ento, ele infere algum outro tipo de significado do que B respondeu; provavelmente, B est querendo dizer que no vai, pois est muito doente. O estudo dessas implicaturas decorrentes das conversaes esto no domnio da pragmtica, pois dependem exclusivamente do contexto para serem entendidas. f) Inferncias decorrentes da estrutura conversacional: A est contando um caso longo e durante seu pronunciamento B responde: hum, hum. Esse tipo de enunciado pode significar que B est atento ao que A est falando e que ele pode seguir com seu turno de conversao. Tambm o estudo de tomadas de turno, entre outras questes envolvidas nas conversaes, esto no mbito da pragmtica. - Levinson conclui que o sentido do termo pragmtica merece uma tentativa de definio. Entretanto, no fcil dar tal definio e o autor mostra em seu texto um certo nmero de possibilidades, cada uma das quais esboa um leque de possveis mbitos para o campo. 2.2 Definies possveis 2.2.1 Pragmtica o estudo de todos os aspectos do significado no capturados em uma teoria semntica (p. 14). - A pragmtica tem como tpico os aspectos do significado das enunciaes que no podem ser explicados por referncia direta s condies de verdade das sentenas enunciadas. Grosso modo: PRAGMTICA = SIGNIFICADO CONDIES DE VERDADE. - Sentena e enunciado: Sentena a combinao de palavras governada por regras, que tenham um verbo e argumentos. uma entidade abstrata, definida numa teoria gramatical (rvores arbreas so de senteas; meno de sentena). Enunciado a emisso de uma sentena ou um fragmento de sentea, num contexto efetivo. - Exemplo: Joo bonito./ Joo bonito./ Joo bonito. Trata-se de 1 sentena, enunciada 3 vezes.
3

- Outros conceitos relativos: Meno a expresso lingstica estudada fora de contexto. o objeto de estudo da semntica. Uso a sentena inserida em um contexto e adquirindo um significado. Proposio o objeto do pensamento nico, objetivo e acessvel a vrias pessoas. Pensamento um processo mental indiviadual. - Concluso: O significado de uma expresso a soma da semntica, sentena e sua complementaridade na pragmtica, o enunciado. A semntica trata do significado da sentena e a pragmtica trata do significado do enunciado. - Problemas com essa definio: - pressuposies apresentam desencadeadores do nvel da semntica, mas tomam um conhecimento de mundo como verdade e so inferncias anulveis; - implicatura convencionais: inferncias so semnticas, pois no mudam com o contexto, so convencionalizadas; - o significado semntico pode ser o mesmo do significado pragmtico; - dixis: so elementos semnticos, de sentido, mas que s adquirem significado no contexto. - existem enunciados que no so sentenas: Oh!, hum, hum, etc 2.2.2 O contexto - Como definir o contexto? Essa resposta muito ampla e complexa. Primeiro, devemos apenas selecionar aspectos que so relevantes cultural e linguisticamente para a produo e interpretao das enunciaes. O que no seria relevante? - Lyons (1977) A Descrio do contexto a) papel do falante ou receptor. Exemplos: hierarquia entre me e filho, aluno e professor, etc; b) status: noes de posio social relativa; c) o conhecimento da localizao espacial e temporal: adequao do lugar e tempo; d) o conhecimento do nvel de formalidade; e) o conhecimento do veculo (escrita ou fala); f) o conhecimento do tem adequado; g) o conhecimento do campo (registro de uma lngua).

- Ochs (1979) a) crenas e suposies dos usurios da lngua a respeito de cenrios temporais, espaciais e sociais; b) aes passadas, presente e futuras (verbais ou no-verbais); c) o estado do conhecimento e da ateno dos participantes da interao social. - Bar-Hillel (1970) - O contexto pragmtico uma impreciso quase que completa, pois parece que no temos teoria disponvel para prever a relevncia de tais traos. A lista dada pelos outora autores uma orientao, no meu entender. Entretanto, o que pode ser irrelevante em uma enunciao, pode no ser em outra. Por exemplo, a cor da roupa do falante em questo, a princpio parece irrelevante para o significado do enunciado. Entretanto, se algum chega torcida do Atltico com uma camisa azul e branca e diz: Cheguei!, pode ser que ele no saia ileso; contrariamente, se algum dissesse a mesma sentena com uma camisa preta e branca. - Concluso: A pragmtica o estudo do papel que o contexto desempenha no significado. - Problemas com essa definio: - A idia de contexto muito ampla e difcil de ser definida.

2.2.3 Condies de adequao ou felicidade - As sentenas ao serem proferidas devem ter certo nvel de adequao. Exemplo disso, se um gari chega a uma reunio da assemblia e diz: Est aberta a sesso! Esse proferimento no atinge as condies de adequao ou felicidade para que seja efetivo. - Condies de adequao/condies de verdade: uma teoria pragmtica deve prever o conjunto de contextos em que a sentena seria adequada; uma teoria semntica prev em que condies a sentena verdadeira. - Problema com a definio: - Seria um erro associar a pragmtica s condies de adequao de um enunciado, pois s vezes, por exemplo, ser inadequado exatamente a inteno do falante.

2.2.4 Lista de Tpicos - Podemos simplesmente listar os tpicos que devem ser estudados pela pragmtica: dixis, pressuposio, implicaturas conversacionais, atos de fala e aspectos da estrutura conversacional. - Outro problema para as definies de pragmtica que, s vezes, a pragmtica se esbarra com os limites da sociolingstica. Questes sociais podem ser estudadas tanto pelo scio como pela pragmtica. Onde estar o limite desses estudos? 2.2.5 Formalizaes das definies (pgs. 36 e 37) - Frmulas (16) e (17) = pragmtica menos semntica - Frmula (18) = pragmtica o estudo de aspectos gramaticalmente codificados no contexto. - Frmula (19) = pragmtica o estudo das limitaes adequao dos enunciados. - Frmula (20) = a pragmtica uma lista de tpicos. 2.2.6 Soluo prtica: - Se queremos realmente saber do que se ocupa um determinado campo, devemos observar o que fazem seus participantes. Levinson est interessado nas tarefas centrais com que lidam os pragmaticistas. 2.3 Pragmtica faz parte da competncia? - H uma tese de que a pragmtica anterior semntica, ou pelo menos, so mutuamente autnomas. - No exemplo: Casar e ter um filho melhor do que ter um filho e casar, o conector e semanticamente neutro em relao ao tempo: p e q = q e p. Mas pragmaticamente sabemos que o e em certas situaes, adquire um valor temporal que deve ser levado em conta, para o significado final. Portanto, uma concluso que a pragmtica tambm deve fazer parte uma teoria geral da lngua. 3. Interesse atual pela pragmtica: motivaes de estudo 3.1 Simplificao radical da semntica - Veja o exemplo: Algumas moedas de 10 centavos so rejeitadas pela mquina. O significado do quantificador alguns parece incluir o significado de alguns, mas no todas. Entretanto, imagine que estou usando a mquina e moeda aps moeda, a mquina as engole

todas. perfeitamente aceitvel eu dizer: Algumas e talvez todas as moedas de 10 centavos so rejeitadas por essa mquina. O contexto altera o significado do quantificador. - Outro exemplo: Toda mulher gosta de roupa nova. Em semntica, essa sentena quer dizer: para todo x, se x mulher, ento ela gosta de roupa nova (Vx (Mx -> Gx). Entretanto, o quantificador toda nesse contexto modalizado e quer dizer geralmente. 3.2 Descrio da comunicao lingstica As lacunas do significado no so preenchidas somente por uma teoria semntica, que no aborda a lngua como um instrumento de comunicao. 3.3 Explicaes funcionais - estabelecer os efeitos dos usos: reorganizao linear do material em sentenas, como passivas ou topicalizaes. - importante que haja princpios e estruturas pragmticas bem definidas. Procura de universais pragmticos: rotinas de saudaes e despedidas. Fenmenos especficos de cada cultura: dixis social. Exemplo: pronomes diferentes de acordo com o sexo do destinatrio. 4. Computando o contexto Levinson d um exemplo de anlise de implicaturas em um pequeno texto (p. 56)

5. Faa um pequeno texto, resumindo as definies de pragmtica dadas por Levinson e os aparentes problemas envolvendo essas definies.

You might also like