You are on page 1of 24

EXAME NACIONAL DE SELEO 2013

PROVA DE MACROECONOMIA

1o Dia: 26/09/2012 - QUARTA FEIRA HORRIO: 8h00m s 10h15m (horrio de Braslia)

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

EXAME NACIONAL DE SELEO 2013 PROVA DE MACROECONOMIA 1 Dia: 26/09 - QUARTA-FEIRA (Manh) HORRIO: 8h00m s 10h15m

Instrues
1. Este CADERNO constitudo de quinze questes objetivas. 2. Caso o CADERNO esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o(a) candidato(a) dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que o substitua. 3. Nas questes do tipo A, recomenda-se no marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial acarretar a perda de

1 ponto, n

em que n o nmero de itens da questo a que pertena o item, conforme consta no Manual do Candidato. 4. Durante as provas, o(a) candidato(a) no dever levantar-se ou comunicar-se com outros(as) candidatos(as). 5. A durao da prova de duas horas e quinze minutos, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer das provas e ao preenchimento da FOLHA DE RESPOSTAS. 6. Durante a realizao das provas no permitida a utilizao de calculadora ou qualquer material de consulta. 7. A desobedincia a qualquer uma das recomendaes constantes nas presentes Instrues e na FOLHA DE RESPOSTAS poder implicar a anulao das provas do(a) candidato(a). 8. Somente ser permitida sada de candidatos, levando o Caderno de Provas, a partir de 1 hora e 15 minutos aps o incio da prova e nenhuma folha pode ser destacada.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

EXAME NACIONAL DE SELEO 2013 PROVA DE MACROECONOMIA 1 Dia: 26/09 - QUARTA-FEIRA (Manh) HORRIO: 8h00m s 10h15m

AGENDA
01/10/2012 10 horas Divulgao dos gabaritos das provas objetivas, no endereo: http://www.anpec.org.br . 01 a 02/10/2012 Recursos identificados pelo autor sero aceitos a partir do dia 01 at s 12h do dia 02/10 do corrente ano. No sero aceitos recursos fora do padro apresentado no Manual do Candidato. 05/11/2012 14 horas Divulgao do resultado na Internet, no site acima citado.

OBSERVAES:
Em nenhuma hiptese a ANPEC informar resultado por telefone. proibida a reproduo total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo, sem autorizao expressa da ANPEC. Nas questes de 1 a 15 (no numricas) marque, de acordo com a instruo de cada uma delas: itens VERDADEIROS na coluna V; itens FALSOS na coluna F, ou deixe a resposta EM BRANCO. Caso a resposta seja numrica, marque o dgito DECIMAL na coluna D e o dgito da UNIDADE na coluna U, ou deixe a resposta EM BRANCO. Ateno: o algarismo das DEZENAS deve ser obrigatoriamente marcado, mesmo que seja igual a ZERO.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 01
Com base no modelo IS/LM em uma economia fechada, classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Se a demanda por moeda for positivamente relacionada com a renda disponvel, ento um aumento dos tributos provoca um aumento da taxa de juros real de equilbrio. Um pacote fiscal que envolva uma reduo dos gastos do governo e dos impostos no mesmo montante no afeta a renda de equilbrio. Redues de impostos para os mais pobres tm maior impacto expansionista sobre a renda do que redues de impostos para os mais ricos. Se a demanda por moeda for independente da renda, ento a poltica fiscal no tem efeito sobre a renda de equilbrio. Um aumento da propenso marginal a consumir tende a reduzir a taxa de juros e a renda.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 02
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Supondo que a poupana e o investimento no dependem da taxa de cmbio real, o aumento das despesas pblicas de uma pequena economia aberta provoca um aumento de suas exportaes lquidas e uma depreciao de sua taxa de cmbio real. Supondo que a poupana e o investimento no dependem da taxa de cmbio real, um aumento generalizado de despesas pblicas no resto do mundo provoca um aumento das exportaes lquidas e uma depreciao da taxa de cmbio real da pequena economia aberta. Em uma economia aberta, o governo capaz de controlar a taxa de cmbio real, mas no a taxa de cmbio nominal. Como as taxas de juros pagas pelos ttulos brasileiros so superiores s taxas de juros pagas pelos ttulos americanos, os investidores deveriam ter somente ttulos brasileiros em carteira para que a paridade descoberta da taxa de juros seja vlida. O overshooting da taxa de cmbio acontece em economias abertas que decidem fazer uma reduo da taxa de juros superior ao que a condio de paridade da taxa de juros permite.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 03
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Para um pas reduzir a sua dvida pblica necessrio obter superavits fiscais nominais. Quando um banco comercial compra dlares de um exportador, podemos afirmar que houve uma criao de moeda. Pelo princpio da Equivalncia Ricardiana, uma reduo de impostos financiada pela emisso de ttulos pblicos no implica aumento de poupana. Pelo princpio da Equivalncia Ricardiana, a poltica fiscal no tem qualquer impacto sobre o produto. Para um pas sem inflao estabilizar a razo dvida pblica/PIB necessrio que o governo obtenha superavit primrio equivalente taxa nominal de juros.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 04
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Considerando a curva de oferta agregada de Lucas, em um modelo de expectativas racionais com informao imperfeita, se as firmas se deparam com um aumento nos preos de seus produtos, elas interpretam isso como pleno aumento de seus preos relativos. De acordo com a teoria dos ciclos reais, choques de oferta so transitrios e choques de demanda so permanentes. Os modelos Novos Keynesianos incorporam as expectativas racionais, mas observam que a economia demora mais para retornar para o equilbrio por causa da rigidez de preos e salrios. O custo, em termos de queda do produto real, de uma poltica econmica crvel de reduo da taxa de inflao, maior quando os agentes econmicos formam expectativas racionais do que quando formam expectativas adaptativas. De acordo com a teoria dos ciclos reais, mudanas antecipadas de poltica monetria no tm efeitos reais sobre a economia.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 05
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): No Modelo de Solow, sem crescimento populacional e progresso tecnolgico, h apenas um nvel de estoque de capital por trabalhador no estado estacionrio no qual a quantidade de investimento iguala a depreciao do capital. No Modelo de Solow, sem crescimento populacional e progresso tecnolgico, o nvel de renda per capita dos pases no estado estacionrio depende do nvel inicial de capital por trabalhador da economia. No Modelo de Solow, sem crescimento populacional e progresso tecnolgico, um aumento permanente na taxa de poupana levar a um aumento permanente na taxa de crescimento da renda per capita. As modernas teorias do crescimento endgeno tentam explicar a taxa de progresso tecnolgico, que o Modelo de Solow considera exgeno. O resduo de Solow mede a proporo do crescimento que no pode ser explicada pelo crescimento no capital ou no trabalho.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 06
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Em uma economia aberta, podemos afirmar que o aumento do gasto
governamental implica reduo equivalente no saldo em transaes correntes.

Em uma economia aberta, se o investimento superior poupana domstica,


o saldo total do balano de pagamentos necessariamente negativo.

O deflator implcito de preos do PIB mede o preo da produo corrente


relativo ao preo desta mesma produo no ano-base.

O PIB o valor de mercado de todos os bens e servios produzidos dentro de


uma economia, em determinado perodo.

Os exportadores de um pas so beneficiados quando a moeda do seu pas


aprecia-se em termos reais, em relao s moedas estrangeiras.

10

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 07
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Segundo a Teoria da Renda Permanente, os consumidores gastam a renda transitria e poupam a maior parte da renda permanente. Segundo a funo consumo gerada por um modelo do ciclo de vida, o consumo depende tanto da renda quanto da riqueza do consumidor. A falta de sensibilidade do consumo em relao renda corrente pode ser causada por restries de liquidez que impedem que os indivduos peguem emprestado o suficiente para manter seu perfil regular de consumo. A teoria do investimento do Q de Tobin enfatiza que as decises de investimento dependem no apenas das polticas correntes, mas tambm das polticas que se espera que prevaleam no futuro. A vantagem do Q de Tobin como medida do incentivo ao investimento o fato de que ele reflete a lucratividade corrente e a lucratividade futura esperada do capital.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

11

QUESTO 08
Avalie as assertivas abaixo: No modelo de Baumol-Tobin, como choques de produtividade em geral e choques de velocidade da moeda alteram o custo de deslocamento ao banco, a funo de demanda por moeda que ele origina pode ser instvel. Tendo em vista as vrias explicaes para a demanda por moeda, podese afirmar que o modelo de Baumol-Tobin no faz parte do conjunto de teorias de carteira de ativos. A base da curva de oferta de Lucas o chamado problema de extrao do sinal: se o preo de um bem qualquer uma varivel aleatria que se decompe em duas parcelas, uma devida ao nvel geral de preos e outra ao preo relativo do bem, o produtor, a partir da observao do preo que ele recebe pelo seu prprio bem, tem que identificar qual parcela deve-se ao preo relativo. Uma vez que o ndice de preos ao consumidor um ndice de Paasche, ele superestima o aumento do custo de vida, j que no leva em conta a possibilidade de substituio entre bens. Para uma economia qualquer, so calculados os seguintes ndices:

0,t =

ptiq0i pq
i =1 i =1 n i i 0 0

e 0,t =

q p
i =1 n i t i =1 i 0

i 0 i 0

q p

. Ento o ndice de preos ao

consumidor e o deflator do PIB.

12

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 09
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A paridade do poder de compra absoluta implica que o cmbio real sempre igual a 1. A paridade relativa do poder de compra implica que a taxa de cmbio nominal igual diferena entre a inflao domstica e a externa. A taxa de cmbio nominal refere-se ao preo relativo entre duas moedas, enquanto que a taxa de cmbio real corresponde razo entre o preo do produto estrangeiro e o preo do produto nacional, ambos expressos na mesma moeda. O regime de taxa de cmbio real fixa pressupe que o Banco Central corrige a taxa de juros pela diferena entre as taxas interna e externa de inflao. A PPP relativa pode ser vlida mesmo quando a PPP absoluta no .

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

13

QUESTO 10
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A taxa de redesconto a taxa de juros sobre os emprstimos concedidos pelo Banco Central aos bancos comerciais. Se o Banco Central tiver uma meta de taxa de juros, um aumento na demanda por moeda levaria a uma diminuio da oferta monetria. Quanto menor for a reserva obrigatria que os bancos comerciais devem manter como proporo dos depsitos vista, maior ser o multiplicador monetrio. Os encaixes correntes dos bancos comerciais no entram no clculo dos meios de pagamento. As inovaes financeiras, como a introduo de cartes de crdito, tendem a aumentar a elasticidade renda da demanda por moeda.

14

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 11
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Nos modelos de expectativas racionais, a poltica monetria neutra no curto prazo. A teoria dos ciclos reais pressupe que o produto esteja sempre no seu nvel natural. Segundo os modelos Novos Keynesianos, quando h um aumento de preos na economia, as firmas s iro aumentar seus prprios preos se os benefcios forem maiores que os custos de reajustar os preos. Segundo os modelos Novos Keynesianos, a poltica monetria antecipada neutra no curto prazo. De acordo com o modelo de oferta e demanda agregada, o nico determinante da inflao no longo prazo a taxa de crescimento da moeda.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

15

QUESTO 12
Considere as seguintes transaes realizadas entre os residentes e no residentes de um determinado pas, em um determinado perodo (valores em milhes de dlares):
a) O pas importa, pagando vista, mercadorias no valor de 350; b) O pas importa equipamentos no valor de 50 financiados a prazo longo; c) Ingressam no pas, sob forma de investimento direto, sem cobertura cambial, 20 em equipamentos; d) O pas exporta, recebendo vista, 400 de mercadorias; e) O pas paga ao exterior, vista, 50 de fretes; f) Remete-se para o exterior, em dinheiro, 10 de lucros de companhias estrangeiras, 20 de juros e 30 de amortizaes; g) O pas recebe 10 de donativos sob a forma de mercadorias.

Com base nessas informaes, classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): As importaes foram de US$ 430 milhes. O pas teve um dficit em transaes correntes de US$ 100 milhes. O PIB deste pas foi menor que o PNB. Houve um aumento de US$ 60 milhes nas reservas internacionais do pas. Supondo que o governo manteve o oramento equilibrado, podemos afirmar que a poupana privada foi maior que o investimento agregado no perodo.

16

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

PGINA DE RASCUNHO

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

17

QUESTO 13
Considere um modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta, com livre mobilidade de capitais e preos internos e externos fixos. Sob a hiptese de que tudo o mais mantido constante, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Sob o regime de cmbio fixo, uma compra de ttulos no mercado aberto provoca uma reduo no estoque de moeda estrangeira em poder do Banco Central. Sob o regime de cmbio fixo, um aumento dos gastos pblicos eleva o saldo da balana comercial no novo equilbrio. Sob regime de cmbio flexvel, uma poltica monetria expansionista provoca uma depreciao cambial e, consequentemente, um aumento do produto no novo equilbrio. Sob regime de cmbio flexvel, uma poltica fiscal expansionista eleva a taxa de juros no novo equilbrio. Sob regime de cmbio flexvel, um aumento da renda do resto do mundo leva a um novo equilbrio em que a taxa de cmbio mais apreciada que o nvel anterior e a renda nacional no se altera.

18

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

PGINA DE RASCUNHO

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

19

QUESTO 14
Considere o modelo de crescimento de Solow, com funo de produo dada por Y = K1/2L1/2, sendo Y = produto, K = estoque de capital, L = nmero de trabalhadores. Nessa economia no h crescimento populacional nem progresso tecnolgico. A taxa de poupana de 40% e a taxa de depreciao do estoque de capital de 20%. Calcule o estoque de capital por trabalhador no estado estacionrio.

20

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

QUESTO 15
Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Em uma recesso, devido ao papel das expectativas sobre o consumo, os
consumidores geralmente reduzem seus nveis de consumo em menos do que a queda da renda corrente. Quanto maior o Q de Tobin, menor o valor de mercado do capital instalado em relao ao custo de substituio do mesmo. O aumento do preo dos produtos importados vendidos no pas eleva o deflator implcito de preos do PIB deste pas. A hiptese do ciclo de vida enfatiza que a renda varia de maneira um tanto previsvel ao longo da vida de uma pessoa, e que os consumidores usam a poupana e o emprstimo para manter o consumo estvel ao longo da vida. A hiptese da renda permanente enfatiza que os consumidores experimentam variaes transitrias e permanentes em suas rendas. Como os consumidores podem poupar e emprestar e querem manter seu consumo estvel, o consumo reage mais renda permanente do que renda transitria.

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

21

22

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

2013
LEGENDA
V - Verdadeiro F - Falso D - Dezena U - Unidade

ASSOCIAO NACIONAL DE CENTROS DE PS-GRADUAO EM ECONOMIA

ORIENTAES: 1) Questes do tipo V/F: assinale V, se verdadeiro; F, se falso; ou deixe em branco (sem marcas). 2) Questes numricas: marque o algarismo da dezena na coluna (D) - mesmo que seja 0 (zero), e o das unidades na coluna (U).Voc pode tambm deixar a questo em branco, sem resposta. CUIDADO: O candidato que deixar toda a prova sem resposta (em branco), ser desclassificado. INSTRUES PARA PREENCHIMENTO: - USE SOMENTE CANETA ESFEROGRFICA PRETA OU AZUL PARA MARCAR SUA RESPOSTA. - LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES NO CADERNO DE PROVA. - PREENCHA OS ALVOLOS CORRETAMENTE CONFORME EXEMPLO INDICADO A SEGUIR:

1 - MACROECONOMIA
- 01 V
0-

- 02 V
01234-

- 03 V
01234-

- 04 V
01234-

- 05 V
01234-

RASCUNHO

1234-

- 06 V
01234-

- 07 V
01234-

- 08 V
01234-

- 09 V
01234-

- 10 V
01234-

- 11 V
01234-

- 12 V
01234-

- 13 V
01234-

- 14 D
0123456789-

- 15 U
01234-

24

Exame Nacional ANPEC 2013: 1 Dia

You might also like