You are on page 1of 13

Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche 1 semestre 2008 Vol.1 n1 pp.

107-119

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral Tiago Mota da Silva Barros*

Resumo: O artigo apresenta a hiptese de que Assim falou Zaratustra intenta transvalorar os valores metafsicos atravs de pardias crticas a alguns de seus principais propagadores, como a filosofia socrtico-platnica e a doutrina judaico-crist. Atitude que tambm se refletiria na escolha do profeta persa Zoroastro como protagonista e ttulo da obra. Palavras-chave: Zaratustra; Transvalorao; Moral

The nietzschean transvaluation of Zarathustra: from manicheist prophet to antiChristian annihilator of morals Abstract: This article presents the hypothesis that Thus spoke Zarathustra aims to transvaluate metaphysical values through critical parodies of some of its main disseminators, such as the Socratic-platonic philosophy and the Judaic-Christian doctrine. This aim is also reflected in the choice of the Persian prophet Zoroaster as the protagonist and the title of this work. Key-words: Zarathustra; Transvaluation; Moral A partir das freqentes referncias ao cristianismo e ao zoroastrismo presentes em Assim falou Zaratustra, investigaremos as possveis intenes filosficas de Nietzsche com este inusitado dilogo. Para tanto, seguiremos o seguinte percurso: inicialmente ressaltaremos a importncia de Assim falou Zaratustra dentre as obras de Nietzsche, destacando algumas das principais aluses crticas feitas s doutrinas crist e zorostrica. Tambm explicitaremos que o zoroastrismo escolhido como objeto privilegiado de crtica por ser considerado como momento inaugural de uma interpretao moral da existncia, difundida atravs de uma teologia metafsica maniquesta. Alm disso, mencionaremos que as crticas ao cristianismo foram motivadas por razes semelhantes, sobretudo, pelo fato de ele ter sido identificado como um dos principais propagadores de uma avaliao moral que julga a vida e tenta
*

Doutorando em Filosofia do PPGFIL-UERJ / Bolsista CAPES

107 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros

corrigi-la a partir de parmetros transcendentes com pretenses universais. Posteriormente, apresentaremos a hiptese de que em Assim falou Zaratustra efetuada uma transvalorao dos valores professados pelo cristianismo e zoroastrismo, atravs de uma apropriao pardico-crtica de suas doutrinas. Finalmente, enfatizaremos que o Zaratustra de Nietzsche se distancia da perspectiva valorativa destas tradies por expressar uma avaliao genealgica do valor dos valores, pautada pela afirmao imanente da vida, entendida enquanto vontade de potncia. Nietzsche considerava Assim falou Zaratustra como um de seus principais livros, talvez o mais importante deles. Em Ecce homo, onde discorre sobre aspectos de sua vida e comenta todas as suas publicaes, o lugar de destaque atribudo obra perceptvel desde o Prlogo:
Entre minhas obras ocupa o meu Zaratustra um lugar parte. Com ele fiz humanidade o maior presente que at agora lhe foi feito. Esse livro, com uma voz de atravessar milnios, no apenas o livro mais elevado que existe, autntico livro do ar das alturas o inteiro fato homem acha-se a uma imensa distncia abaixo dele , tambm o mais profundo, o nascido da mais oculta riqueza da verdade, poo inesgotvel onde balde nenhum desce sem que volte repleto de ouro e bondade. (EH, Prlogo, 4).

O captulo que dedica ao elogio de Assim falou Zaratustra o mais longo dentre os destinados a comentar suas publicaes. E em todos os outros quatro captulos que integram Ecce homo1, o livro mencionado. Nietzsche chega a se identificar com seu protagonista ao sugerir que os nomes do msico Richard Wagner e do filsofo Arthur Schopenhauer, elogiados em algumas de suas obras de juventude, sejam substitudos pelo seu prprio nome ou pelo de Zaratustra. (EH, O nascimento da tragdia, 4 e As extemporneas, 3). No apenas em sua autobiografia intelectual (Ecce homo), mas em todos os escritos posteriores publicao das quatro partes que compem Assim falou Zaratustra, Nietzsche enaltece este livro como pice da expresso de seus mais elevados pensamentos.2 A ponto de se referir a suas obras subseqentes, Alm do bem e

Os demais captulos de Ecce homo, alm do Prlogo e dos dedicados especificamente a comentar as publicaes de Nietzsche, so: Por que sou to sbio, Por que sou to inteligente, Por que escrevo to bons livros e Por que sou um destino. 2 A primeira e a segunda parte de Assim falou Zaratustra- um livro para todos e para ningum (Also Sprach Zarathustra - Ein Buch fr Alle und Keinen) foram redigidas e publicadas em 1883, a terceira em 1884 e a quarta e ltima em 1885. Os livros de Nietzsche publicados aps Assim falou Zaratustra, alm de Ecce homo (1908), foram respectivamente: Alm do bem e do mal (1886), Genealogia da moral

108 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral

do mal e Genealogia da Moral, como glossrios explicativos para sua compreenso e afirmar que o livro dedicado apresentao de seu projeto de transvalorao de todos os valores, O Anticristo, se destina somente para os poucos extemporneos que, eventualmente, tenham compreendido Zaratustra:
Este livro para pouqussimos. E talvez eles ainda no vivam. Seriam aqueles que compreendem meu Zaratustra: como poderia eu me confundir com aqueles para os quais h ouvidos agora? Apenas o depois de amanh meu. Alguns nascem pstumos. (AC, Prlogo).

Diante da extrema importncia que Nietzsche atribui a Assim falou Zaratustra, surge a inevitvel indagao sobre as possveis razes que o teriam levado escolha de um protagonista to improvvel para figurar nas pginas deste livro, desde o ttulo, to extico e enigmtico. Afinal, quem teria sido Zaratustra e por que escolh-lo para protagonizar uma obra filosfica que se pretende transvaloradora dos valores? Zoroastro3 teria vivido por volta do sculo VII a.C. na Prsia (regio hoje correspondente ao territrio poltico do Ir) e sido o fundador do zoroastrismo (tambm conhecido como mazdesmo). De acordo com uma das principais verses difundidas pela tradio desta doutrina, aos 30 anos de idade ele teve uma revelao mstica atravs da viso do deus Ahura-Mazd (sbio senhor ou o senhor da sabedoria) onde lhe foi conferida a misso de pregar o valor mais alto da verdade, retido e ordem. Enquanto profeta desta divindade comps hinos msticos em seu louvor, intitulados Avesta, dos quais foram preservados apenas, aproximadamente, 1/4, dos textos litrgicos originais. A doutrina zorostrica historicamente tida como uma das primeiras a adotar o maniquesmo como pressuposto teolgico.4 Ciente da dvida que surgiria sobre as razes que o teriam levado a "resgatar" este mstico oriental, morto h quase trs milnios, para sua filosofia, em Ecce homo, Nietzsche explicita alguns de seus motivos:
O que precisamente em minha boca, na boca do primeiro imoralista, significa o nome Zaratustra: pois o que constitui a imensa singularidade deste persa na histria precisamente o contrrio disso.
(1887), O caso Wagner (1888), Crepsculo dos dolos (1889), Nietzsche contra Wagner (1889) e O anticristo (1895). 3 O nome Zarathustra , habitualmente, traduzido para portugus como Zoroastro ou Zaratustra. Convencionamos utilizar Zoroastro para nos referirmos ao mstico oriental e Zaratustra para designar o personagem de Nietzsche. 4 Para uma anlise mais detalhada do Zoroastrismo e da relao de Nietzsche com este pensamento, Cf. FERNANDES, E. As origens histrias do Zaratustra nietzschiano.

109 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros Zaratustra foi o primeiro a ver na luta entre o bem e o mal a verdadeira roda motriz na engrenagem das coisas a transposio da moral para o metafsico, como fora, causa, fim em si, obra sua. Mas essa questo j seria no fundo a resposta. Zaratustra criou este mais fatal dos erros, a moral: em conseqncia, deve ser tambm o primeiro a reconhec-lo. (EH, Por que sou um destino?, 3. Grifos nossos).

Nietzsche aponta Zoroastro como principal responsvel pela interpretao moral e maniquesta da existncia que veio a exercer profunda influncia no pensamento ocidental. Ele quem teria institudo pares valorativos metafsicos dicotmicos para ajuizar a vida. Ento, por que Nietzsche, auto-proclamado primeiro imoralista, nomeou o mpio protagonista de uma de suas principais obras aniquiladoras da moral precisamente com o nome daquele que considera como tendo sido o primeiro metafsico moralista maniquesta? Certamente que Nietzsche, com o seu Zaratustra, no deseja fazer algum tipo de apologia mstica ao dogmatismo e transcendncia. As inmeras referncias feitas s doutrinas e prticas de certas tradies religiosas no tm a inteno de enaltec-las, mas de parodi-las criticamente com o intuito de transvalorar os discursos msticos dogmticos de tom proftico. o prprio Nietzsche quem esclarece:
Aqui [em Assim falou Zaratustra] no fala nenhum profeta, nenhum daqueles horrendos hbridos de doena e vontade de poder chamados fundadores de religies. preciso antes de tudo ouvir corretamente o som que sai desta boca, este som alcinico, para no se fazer deplorvel injustia ao sentido de sua sabedoria (...) A no fala um fantico, a no se prega, a no se exige f: de uma infinita plenitude de luz e profundeza de felicidade que vm gota por gota, palavra por palavra uma delicada lentido a cadncia dessas falas. Tais coisas alcanam apenas os mais seletos; ser ouvinte aqui um privilgio sem igual; no dado a todos ter ouvidos para Zaratustra. (EH, Prlogo, 4).

Uma boa chave interpretativa para elucidar a questo da escolha do nome Zaratustra encontra-se no vigsimo primeiro discurso da primeira parte de Assim falou Zaratustra: Da morte voluntria, "Da morte livre" (Vom freien Tode). Discurso que contm a nica passagem ao longo de todo o livro onde se alude nominalmente a um personagem tido por histrico, Jesus:
Cedo demais morreu aquele hebreu venerado por todos os pregadores da morte lenta; e foi fatal, desde ento, para muitos, que morresse cedo demais. 110 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral Ainda no conhecia seno as lgrimas e a tristeza dos hebreus, justamente com o dio dos bons e dos justos, o hebreu Jesus; assaltou-o, ento, o anseio da morte. Tivesse permanecido no deserto e longe dos bons e dos justos! Talvez aprendesse a viver e aprendesse a amar a terra e a amar, tambm, o riso! Acreditai-me, meus irmos! Morreu cedo demais: abjuraria ele mesmo a sua doutrina se tivesse chegado minha idade! Nobre bastante, era ele, para faz-lo. (ZA, Da morte voluntria. Grifos nossos).

Esta passagem evidencia que o objetivo de Nietzsche o de reverter, transvalorar (Umwerten) o legado de Jesus e Zoroastro no que concerne s suas interpretaes morais da existncia. E deseja faz-lo atravs de uma autocrtica interna, auto-superao, auto-supresso (Selbstaufhebung). Revive Zoroastro como personagem e parodia diversas passagens da suposta vida e doutrina de Cristo para fazer com que os prprios criadores e mantenedores do mais fatal dos erros (a metafsica moral maniquesta) reavaliem seus posicionamentos. Atravs da escolha de Zaratustra como protagonista e do intenso dilogo pardico-crtico com a tradio crist, os criadores de algumas das mais influentes avaliaes niilistas da existncia so convocados para que eles prprios as corrijam e revertam seus efeitos nocivos. Aos 30 anos de idade, Zoroastro teve sua revelao mstica fundamental e tornouse profeta de Ahura-Mazd. Aos 30 anos Jesus foi batizado pelo profeta Joo Batista e iniciou sua pregao pblica (Lucas 3, 23). Aos 30 anos, idade em que os dois msticos enquanto batizados, renascidos, iniciam suas tentativas de doutrinao do povo com o intuito de angariar fiis, o Zaratustra nietzschiano opta pelo silncio e solido. Parte para a recluso em uma caverna no topo de uma montanha: deixou Zaratustra sua terra natal e o lago de sua terra natal e foi para a montanha. Gozou ali, durante dez anos, de seu prprio esprito e da solido, sem deles se cansar. (ZA, O prlogo de Zaratustra, 1). Ele prprio segue o conselho que destina a Jesus: durante 10 anos permaneceu no deserto longe dos bons e dos justos at que, aos 40 anos, finalmente aprendeu a viver, a amar a terra e o riso. Desde o comeo de Assim falou Zaratustra a subverso da mitologia crist clara: com a idade em que Jesus principiou seu ensino para a multido, Zaratustra iniciou seu aprendizado solitrio. No mesmo momento cronolgico em que Jesus e Zoroastro consideraram-se prontos e apresentaram-se como renascidos, o Zaratustra nietzschiano partiu para seu processo de aprimoramento, para sua morte metafrica:

111 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros

Tivesse [Jesus] chegado minha idade teria abjurado ele prprio sua doutrina. Jesus no poderia saber o que Zaratustra descobre ao fim de seu isolamento porque morreu cedo demais. Era ainda inexperiente para o duro aprendizado trgico que carece de maturao e coragem para ser devidamente vivenciado e compreendido. Atravs de seu Zaratustra, Nietzsche retoma filosoficamente a vida de Cristo. Faz com que ele efetivamente conhea algo alm das lgrimas e tristeza dos hebreus e do dio dos bons e dos justos. O Jesus parodiado em Assim falou Zaratustra tem sua vida continuada a partir do ponto em que foi abruptamente interrompida, de acordo com o cnone literrio cristo. Na apropriao nietzschiana, o messias, convertido em profeta de valores imanentes, deixa de ser venerado pelos pregadores da morte lenta, pois se livrou do anseio da morte, tendo se tornado um afirmador da existncia. Nietzsche dota o principal divulgador do mais fatal dos erros da maturidade necessria para perceber o intenso niilismo de seu legado. Apura sua percepo e o converte em aliado que toma a seu prprio encargo a incumbncia de desfazer aquilo que imprudentemente difundiu outrora. O hebreu se tornou venerado pelos pregadores da morte lenta por, supostamente, ter inventado um outro mundo para denegrir a este, um lado-de-l para difamar melhor o lado-de-c. (NT, "Tentativa de autocrtica", 5). O cristianismo atribuiu-lhe a responsabilidade de ter apresentado a negao da existncia como uma boa nova (significado da palavra evangelho). Em contrapartida, o Zaratustra nietzschiano se auto-intitula um mensageiro alegre como nunca houve (EH, Por que sou um destino?, 1) por restituir Terra, ao corpo e aos sentidos a inocncia que lhes prpria e havia sido maculada pela moralista e detratora interpretao crist da vida. Contudo, cabe ressaltar que as crticas de Nietzsche so mais direcionadas aos rumos tomados pelo cristianismo do que pessoa do Cristo propriamente dita, como se pode perceber, por exemplo, no aforismo 39 de O anticristo (cujo ttulo Der Antichrist pode ser igualmente traduzido por "O anticristo"):
J a palavra cristianismo um mal-entendido no fundo, houve apenas um cristo, e ele morreu na cruz. O evangelho morreu na cruz. O que desde ento se chamou evangelho j era o oposto daquilo que ele viveu: uma m nova, um disangelho. (AC, 39).

Apropriao semelhante ocorre com Zoroastro que teve sua vida reescrita por Nietzsche a partir de seu momento mais significativo, da suposta revelao mstica de

112 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral

sua doutrina. Em Assim falou Zaratustra so raros os momentos em que o passado do protagonista mencionado. O prlogo de Zaratustra apenas informa que ele deixou o lago de sua terra natal e foi para a montanha, porm, em outros textos de Nietzsche, h variaes deste trecho com importantes acrscimos: no ltimo aforismo do livro IV de A Gaia Cincia est escrito que Quando Zaratustra fez trinta anos de idade, abandonou sua terra e o lago de Urmi e foi para as montanhas. (GC, 342. Grifos nossos) e, em um fragmento pstumo da poca em que Nietzsche redigia a primeira parte do livro, lse: Zaratustra, nascido s margens do lago Urmi, deixa aos trinta anos a sua ptria, dirige-se para a provncia de Aria e, em dez anos de solido, compe o Zend-Avesta. (Apud HALEVY, p.197. Grifos nossos). Estas diferentes verses do incio da narrativa evidenciam quo significativa a presena de elementos diretamente vinculados mitologia zorostrica. Foi o profeta persa Zoroastro quem nasceu nas margens do lago Urmi, tendo posteriormente ido para Aria, local onde aps um perodo de meditao no interior de uma caverna, escreveu o Avesta. Passagens como estas nos levam a cogitar a possibilidade de que a vida de Zaratustra anterior ao perodo relatado no livro de Nietzsche consiste precisamente na vida de Zoroastro.5 Tendo em vista o intenso dilogo que Nietzsche estabelece com esta doutrina, no seria excessivo supor que o Zaratustra anterior subida na montanha rumo caverna, aos 30 anos de idade, Zoroastro. Aquele que, de acordo com a tradio do Zoroastrismo, teve sua revelao fundamental em estado de meditao justamente no interior de uma caverna. Da meditao solitria na escurido de sua caverna, Zoroastro trouxe o ouro reluzente de sua doutrina. Metfora que incorporou ao prprio nome que mudou para simbolizar este seu duplo nascimento. Dividiu sua vida em antes e depois do suposto encontro mstico com o deus Ahura-Mazd. Contudo, a urea doutrina de Zoroastro se converte em um pesado fardo de cinzas nas mos do Zaratustra de Nietzsche uma vez que o que liberta Zoroastro, aprisiona Zaratustra: Sofredor, superei a mim mesmo, levei a minha cinza para o monte e inventei para mim uma chama mais clara. (ZA, Dos trasmundanos). E igualmente no interior de uma

Apesar de Nietzsche alegar, de modo bastante suspeito, s ter descoberto o significado etimolgico do nome "Zaratustra" aps a escrita de seu livro e por mero acaso, como se pode ler na carta enviada para Johann Heinrich Kselitz (a quem alcunhou de Peter Gast), em 23 de Abril de 1883: pode-se pensar que toda a concepo de meu pequeno livro [Assim falou Zaratustra] tem sua raiz nessa etimologia [do nome Zaratustra], mas at hoje eu nada sabia sobre ela. (Nietzsche identifica estrela dourada, estrela de ouro como traduo adequada para Zarathustra).

113 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros

caverna que Zaratustra passa pela transvalorao que o transforma em profeta de valores imanentes que emancipam os homens de sua subservincia transcendncia. Assim, podemos compreender que o livro, desde o Prlogo, mostra justamente esta transvalorao de um profeta maniquesta em um anticristo aniquilador da moral. Mas por que a necessidade de transvalorar determinados valores? Quais os valores criticados e quais os enaltecidos a partir da avaliao nietzschiana? Por quais valores o Zaratustra de Nietzsche baliza seus comportamentos e em que eles se diferenciam dos valores morais cristos e dos propagados por Zoroastro? Possveis respostas a estas questes podem ser encontradas em Genealogia da moral uma polmica, livro composto por trs decisivos trabalhos de um psiclogo, preliminares a uma transvalorao de todos os valores (EH, Genealogia da moral um escrito polmico). O objetivo principal deste escrito polmico, redigido por Nietzsche como glossrio explicativo para a compreenso de Assim falou Zaratustra, no o de apresentar teorias historiogrficas sobre a possvel origem dos juzos de valor morais, mas identificar o valor destes valores. A principal questo que norteia a obra a de avaliar se os juzos de valor morais vigentes so manifestaes de vida ascendente que promove crescimento, fora, coragem e revela plenitude, ou de vida descendente, que obstrui o crescimento do homem. (Cf. GM, Prlogo, 3).
No fundo so duas as negaes que a minha palavra imoralista encerra. Eu nego, por um lado, um tipo de homem que at agora foi tido como o mais elevado, os bons, os benvolos, os benficos; nego, por outro lado uma espcie de moral que alcanou vigncia e domnio como moral em si a moral de dcadence, falando de modo mais tangvel, a moral crist. Seria legtimo ver a segunda contestao como a mais decisiva, pois a superestimao da bondade e da benevolncia j me parece, de modo geral, conseqncia da decadence, sintoma de fraqueza, incompatvel com uma vida ascendente e afirmadora: o negar e o destruir so condio para o afirmar. (EH, Por que sou um destino, 4).

Ao trmino de sua avaliao genealgica do valor dos valores, Nietzsche diagnostica que os juzos morais correntes na modernidade ocidental so indcios de misria, empobrecimento e degenerao de vida. Responsabiliza a decadncia dos valores morais pelo fato de o homem ainda no ter alcanado seu supremo brilho e potncia (Cf. GM, Prlogo, 6). Avalia que tais valores requerem uma intensa crtica e, ao apontar Zaratustra como contra-ideal ao sistema compacto de vontade, meta e interpretao vigente, d a entender ter realizado em Assim falou Zaratustra a

114 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral

crtica radical que reivindica como necessria em Genealogia da moral. (Cf. GM, II, 24 e 25). Um dos principais aspectos ressaltados por Nietzsche com relao aos valores que foram os homens a dar a si mesmos o seu bem e o seu mal [...] no o tomaram, no o acharam, no lhes caiu do cu em forma de voz. (ZA, De mil e um fitos). Ou seja, apesar de habitualmente o valor dos valores ser considerado como dado, como efetivo, como alm de qualquer questionamento (GM, Prlogo, 6), em realidade, ele foi criado e conferido pelos homens. Em Genealogia da moral Nietzsche recorda que a prpria palavra homem [Mensch, em alemo] designava-se como o ser que mede valores, valora e mede, como o animal avaliador. (GM, II, 8). Cabe ao homem, portanto, a irrevogvel tarefa de avaliar e atribuir sentido e valor. A postura humana diante da vida no neutra, mas sempre interessada, afetiva, apaixonada e se manifesta, fundamentalmente, a partir do corpo. No quarto discurso da primeira parte de Assim falou Zaratustra, Dos desprezadores do corpo (Von den Verchtern des Leibes), Nietzsche apresenta sua concepo de corpo:
"Eu sou todo corpo e nada alm disso; e alma somente uma palavra para alguma coisa no corpo. [...] Atrs de teus pensamentos e sentimentos, meu irmo, acha-se um soberano poderoso, um sbio desconhecido e chama-se o ser prprio. Mora no teu corpo, o teu corpo. H mais razo no teu corpo do que na tua melhor sabedoria. E por que o teu corpo, ento, precisaria logo da tua melhor sabedoria? O teu ser prprio ri-se do teu eu e de seus altivos pulos. Que so, para mim, esses pulos e vos do pensamento?, diz de si para si. Um simples rodeio para chegar aos meus fins. Eu sou as andadeiras do eu e o insuflador dos seus conceitos. (ZA, Dos desprezadores do corpo).

O corpo, entendido como ser prprio, si mesmo (das Selbst) aquele que efetivamente avalia e conduz o homem. Corpo e homem so indissociveis (uma s e a mesma coisa) e sinnimos daquilo que imanente e, inevitavelmente, interessado e atribuidor de valores. A anttese desta conduta, um comportamento supostamente desinteressado, diz-se, em alemo, selbstlos, o que, ao p da letra, significa sem si mesmo, isto , para Nietzsche, sem um eu, sem um ser prprio. (Nota n49 do tradutor de Assim falou Zaratustra). O desinteresse , portanto, o oposto de um corpo enquanto ser prprio, si mesmo, tal qual compreendido por Nietzsche.

115 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros

Esta concepo bastante distinta da noo moderna de subjetividade que pressupe a existncia de um sujeito uno, pr-determinado, distinto do corpo e soberano no comando de todas as funes, inclusive corporais. Isto porque Nietzsche no considera o sujeito como inato e passvel de ser descoberto pelo homem, mas como um constructo de unidade apenas aparente; apesar de nem sempre ser reconhecido como dotado deste carter poitico ("criador") que lhe prprio. Esta peculiar compreenso de corpo e subjetividade est diretamente relacionada noo de vida como vontade de potncia.
Onde encontrei vida, encontrei vontade de poder6 (...) a prpria vida me confiou [este segredo]: V, disse, eu sou aquilo que deve sempre superar a si mesmo. (ZA, Do superar a si mesmo).

Nietzsche no considera o corpo como dotado de uma vontade nica, mas composto por uma pluralidade de vontades divergentes entre si. Permanente campo de batalha entre distintos estmulos em constante embate. Mas apesar da guerra ininterrupta entre esta multiplicidade, a direo nica. A cada momento, uma determinada vontade alcana predomnio sobre as demais e submete as restantes, conferindo-lhes o sentido que deseja. E a configurao que enseja predominncia a certa vontade provisria, logo cede lugar a outro conflito do qual advir novo resultado igualmente transitrio. O corpo humano caracterizado como uma grande razo, uma multiplicidade com um nico sentido, uma guerra e uma paz, um rebanho e um pastor. (ZA, Dos desprezadores do corpo). Pois, a cada momento, o rebanho de vontades que constitui o corpo humano entra em conflito, do qual sai vitorioso determinado pastor a conduzir sua direo, mas que no prximo instante ser substitudo pelo novo vitorioso do conflito subseqente. O estado de permanente movimento e guerra entre as vontades que formam o corpo se justifica pelo fato de que a vontade tematizada por Nietzsche entendida como vontade de potncia (Wille zur Macht). Ou seja, ela no

Como se trata de uma citao preservamos a opo do tradutor mas, ao longo do texto, privilegiamos a expresso "vontade de potncia" como traduo de Wille zur Macht "por considerar que ela resgata, em certa medida, o dinamismo expresso pela partcula 'zur' (que contm a idia de 'em direo a'), transpondo-o para o substantivo 'potncia', como algo em devir, no mero 'objeto' de uma vontade que lhe seria, por assim dizer, exterior. Tal soluo apresenta ainda a vantagem de evitar leituras apressadas e equivocadas do conceito nietzschiano de 'Wille zur macht', que d inteligibilidade natureza, prpria vida, confundindo-se com a tendncia de todo elemento vital (mesmo no nvel das pulses, dos instintos) a aumentar e intensificar a prpria potncia." (FERRAZ, M. Nietzsche o bufo dos deuses, nota 39, p. 66).

116 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral

busca a comodidade e a inrcia atravs de conservao e repouso, mas o constante aumento de potncia atravs de expanso e auto-superao.7 Das posturas que mais se distanciam da afirmao da vida enquanto vontade de potncia, tal qual anunciada por Zaratustra, a daqueles que pautam suas condutas pela vontade de verdade:
"Vontade de conhecer a verdade chamais vs, os mais sbios dentre os sbios, quilo que vos impele e inflama? Vontade de que todo o existente possa ser pensado: assim chamo eu vossa vontade! Quereis, primeiro, tornar todo o existente possvel de ser pensado; pois, com justa desconfiana, duvidais que j o seja. Mas ele deve submeter-se e dobrar-se a vs! Assim quer a vossa vontade. Liso, deve tornar-se, e sdito do esprito, como seu espelho e reflexo. essa a vossa vontade, os mais sbios dentre os sbios, como vontade de poder, e tambm quando falais do bem e do mal e das apreciaes de valor. Quereis ainda criar o mundo diante do qual possais ajoelhar-vos: tal a vossa derradeira esperana e embriaguez. (ZA, Do superar a si mesmo).

Zaratustra questiona a existncia de alguma verdade absoluta, subjacente vida tal qual ela se apresenta, que possa vir a ser descoberta atravs de processos cognitivos: Nunca, at aqui, andou a verdade de brao dado com qualquer ser absoluto (ZA, Das moscas da feira). Ele critica a possibilidade de existir um imaculado conhecimento objetivo, capaz de descortinar alguma natureza pretensamente mais ntima e fundamental da vida. Para Zaratustra, conhecer criar8, pois o conhecimento produzido atravs de avaliao valorativa empreendida pelo ser prprio (si mesmo), ou seja, pelo corpo humano. uma manifestao imanente e perspectiva da vontade de potncia, j que os valores vitais no so da ordem da descoberta ou adequao, mas criados pelos prprios viventes. De modo que aquele que deseja encontrar, antes, deve criar, posto que sem a avaliao, seria vazia a noz da existncia (ZA, De mil e um fitos).9 A crtica de Nietzsche direcionada, principalmente, para aqueles que no acatam o carter criador, mltiplo e belicoso da vida e pautam suas condutas, no pela expanso
Para melhor compreenso do carter intrinsecamente expansivo e criador da vontade de potncia, Cf. DIAS, R. A vida como vontade criadora: uma viso trgica da existncia. 8 Avaliar criar: escutai-o, criadores! O prprio avaliar constitui o grande valor e a preciosidade das coisas avaliadas. (ZA, "De mil e um fitos"). 9 Para um estudo mais detido da questo do conhecimento em Nietzsche, particularmente em Assim falou Zaratustra, Cf. FOGEL, G. Conhecer criar um ensaio a partir de F. Nietzsche.
7

117 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

Tiago Mota da Silva Barros

e auto-superao da vontade de potncia, mas pela conservao e adequao da vontade de verdade. Comportamento que, em ltima anlise, consiste em uma f de que o pensar, pelo fio condutor da causalidade, atinge at os abismos mais profundos do ser e que o pensar est em condies, no s de conhec-lo, mas inclusive de corrigi-lo. (NT, 15). Tanto o cristianismo quanto o zoroastrismo so apontados, por Nietzsche, como exemplares desta vontade de verdade que julga e condena a vida a partir de parmetros transcendentes. So igualmente avaliados como representantes de posturas niilistas negadoras da existncia, pois tentam corrigir a vida a partir de valores heternomos a ela, que se arrogam o status de normas universais. J o Zaratustra de Nietzsche no se norteia por parmetros absolutos, por alguma tbua de valores criada pela vontade de verdade. Antes, afirma o carter perspectivo da vida enquanto vontade de potncia e toma como critrio avaliativo a intensidade de sua expanso e auto-superao. Zaratustra destri as velhas tbuas de valor que impem o que bom e mau sem, contudo, substitu-las por novas com outros valores absolutos. No se anuncia como a meta a ser atingida, mas como profeta. O que no significa que deseje ser encarado como novo pastor de rebanhos, antes, sua inteno o exato oposto: Atrair muitos para fora do rebanho foi para isso que vim (ZA, Prlogo, 9) e no angariar discpulos que o sigam irrefletidamente. Ao invs de censurar aqueles que o negam, como fez Jesus com relao ao apstolo Pedro (Mateus 26, 34), Zaratustra incentiva a divergncia em prol da autonomia, pois visa liberdade e emancipao daqueles que optam por acompanh-lo. O objetivo de seu ensino no o de conquistar meros seguidores ou discpulos, mas companheiros igualmente aptos para a tarefa de criar valores imanentes, intensificadores da vida, atravs da afirmao da vontade de potncia.
Compreendem-me?... A auto-superao da moral pela veracidade, a auto-superao do moralista em seu contrrio em mim isto significa em minha boca o nome Zaratustra. (NIETZSCHE, F. EH, Por que sou um destino?, II, 3).

118 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

A transvalorao nietzschiana de Zaratustra: de profeta maniquesta a anticristo aniquilador da moral

Referncias Bibliogrficas: DIAS, Rosa Maria. "A vida como vontade criadora: uma viso trgica da existncia", in: Ethica. Rio de Janeiro: Gama Filho, v.11, n1, pp. 27-43, 2004. FERNANDES, Edrisi. As origens histricas do Zaratustra nietzschiano: o espelho de Zaratustra, a correo do "mais fatal dos erros" e a superao da "morte de deus". [dissertao de mestrado]. Natal: UFRN, 2003. FERRAZ, Maria Cristina. Nietzsche o bufo dos Deuses. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. FOGEL, Gilvan. Conhecer criar um ensaio a partir de F. Nietzsche. So Paulo: Discurso Editorial e Ed. UNIJU, 2003. HLEVY. Nietzsche uma biografia. Traduo de Roberto Cortes de Lacerda e Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1989. NIETZSCHE. Smtliche Werke Kritische Studienausgabe. Edio organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari, 15 volumes. Berlim/Munique: Walter de Gruyter & Co./DTV, 1988. _____. Assim falou Zaratustra um livro para todos e para ningum. Traduo de Mrio da Silva. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. _____. O Anticristo maldio ao cristianismo. Traduo de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. _____. Ecce Homo como algum se torna o que . Traduo de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. _____. A Gaia Cincia. Traduo de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. _____. Genealogia da moral uma polmica. Traduo de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. _____. O nascimento da tragdia ou helenismo e pessimismo. Traduo de J. Guinsburg. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

119 Revista Trgica: Estudos sobre Nietzsche Vol.1 n1

You might also like