You are on page 1of 4

Cap tulo 5 Axioma da separa c ao Paradoxo de Russell

O axioma da separa c ao de certa forma resgata a concep c ao inicial de Frege de denir um conjunto atrav es de uma f ormula l ogica que descreve seus elementos. Mas, para evitar o paradoxo de Russell, na formula c ao do axioma da separa c ao e necess ario estabelecer um conjunto do qual iremos separar os elementos que satisfazem uma determinada propriedade. Assim, para cada f ormula P (x), temos que, para todo conjunto y , existe o conjunto formado por todos x y tais que P (x) e verdadeiro. Formalmente, o axioma da separa c ao e um esquema de axiomas, isto e, uma lista innita de axiomas, conforme abaixo: Axioma 6 (Esquema de axiomas da separa c ao) Para cada f ormula P tal que z em que z n ao ocorre livre a seguinte f ormula e um axioma: y z x((x z ) ((x y ) P )) O conjunto z , como no axioma, ser a denotado por {x y : P (x)} Notemos que a u nica restri c ao sobre a f ormula P e n ao conter z como vari avel livre. Essa restri c ao e necess aria porque utilizamos essa vari avel no axioma para denir o conjunto {x y : P (x)}. Se permitirmos que a mesma vari avel que dene o conjunto dado pelo axioma da separa c ao tamb em ocorra livre em P , poder amos tomar P como a f ormula x / z e ter amos a seguinte inst ancia do axioma da separa c ao: y z x((x z ) ((x y ) (x / z ))) Se tom assemos, por exemplo, y = {} e x = , ter amos x y verdadeiro e, portanto, ter amos (x z ) (x / z) o que e uma contradi c ao. 37

38

PARADOXO DE RUSSELL CAP ITULO 5. AXIOMA DA SEPARAC AO

N ao precisamos impor qualquer outra restri c ao sobre as vari aveis livres em P . Em todas as aplica c oes do axioma da separa c ao, a vari avel x ocorre livre em P (por isso utilizamos a nota c ao P (x) para a f ormula P ). Mas se x n ao ocorrer livre em P , isso n ao causar a inconsist encia no sistema. Apenas a aplica c ao do axioma da separa c ao seria trivial, pois o conjunto z seria vazio ou o pr oprio y (j a que a validade de P , nesse caso, n ao depende da vari avel x, que n ao ocorre livre em P ). Podemos ter outras vari aveis livres em P al em de x. Isso ocorre, por exemplo, na deni c ao de intersec c ao de conjuntos: a b = {x a : x b} A pr opria vari avel y (que reservamos para o digamos conjunto universo) pode ocorrer livre em P , como na seguinte deni c ao: {x y : x y } Com essa formula c ao do sistema de Zermelo-Fraenkel o Paradoxo de Russell ganha um novo signicado, conforme o teorema seguinte. Teorema 5.1 (Paradoxo de Russell) N ao existe conjunto de todos os conjuntos. xy (y / x) Demonstra c ao: Suponha que exista um conjunto y tal que, para todo x, x y . Pelo axioma da separa c ao para a f ormula x / x, existe z tal que, para todo x, (x z ) ((x y ) (x / x)) Como x y e verdadeiro para todo x temos que (x z ) (x / x)) Tomando z no lugar de x temos (z z ) (z / z) chegando numa contradi c ao. O axioma do vazio segue como consequ encia do axioma da separa c ao, pois, pelos axiomas l ogicos podemos provar a senten ca y (y = y ) (ou seja, a formula c ao l ogica aqui apresentada garante que existe algum conjunto). Usemos o axioma da separa c ao para esse y e para a f ormula x = x. Obtemos o conjunto {x y : x = x }, que e o conjunto vazio. A partir do axioma da separa c ao podemos denir as opera c oes conjunt sticas. Comecemos pela intersec c ao de uma fam lia de conjuntos. Teorema 5.2 (Intersec c ao de uma fam lia de conjuntos) Dado um conjunto n ao vazio x existe o conjunto formado por todos os conjuntos que pertencem simultaneamente a todos os elementos de x. x(y (y x) y (z ((z y ) w((w x) (z w))))) Denotaremos esse conjunto por x.

39 Demonstra c ao: Seja z um elemento de x. Dena o conjunto y como {v z : w((w x) (v w))} O axioma da separa c ao garante a exist encia do conjunto y . Agora veriquemos que y satisfaz as condi c oes do teorema. Seja v y . Pela deni c ao de y , para todo w x temos v w. Reciprocamente, se para todo w x temos v w, ent ao, em particular, v z e, portanto, v y . Isso prova que, para todo v , v y se, e somente se, v w, para todo w x. bom notar que, diferente da uni E ao de uma fam lia de conjuntos, na intersec c ao precisamos impor a restri c ao de que a fam lia e n ao-vazia. A uni ao de uma fam lia vazia e o conjunto vazio. Mas se z essemos a intesec c ao de uma fam lia vazia obter amos o conjunto de todos os conjuntos, j a que todo conjunto x satisfaz, por vacuidade, a condi c ao para todo y pertencente ao conjunto vazio x y . Agora aplicaremos o axioma da separa c ao para denir diversas opera c oes bin arias entre conjuntos. A saber, s ao elas: Intersec c ao: x y = {z x : z y } Subtra c ao: x y = {z x : z / y}

Diferen ca sim etrica: xy = {z x y : z / x y} Quando x y = , dizemos que x e y s ao disjuntos. A intersec c ao de conjuntos est a relacionado ao operador booleano e, pois pertencer a x y signica pertencer a x e a y . A uni ao signica ou, pois pertencer a x y seginica pertencer a x ou pertencer a x. A diferen ca sim etrica e ou ou exclusivo (pertencer a x ou a y , mas n ao a ambos). A uni ao de uma fam lia de conjuntos est a relacionada ao quanticador existencial, pois pertencer a x signica pertencer a algum elemento de x, enquanto a intersec c ao de uma fam lia de conjutos representa o quanticador universal, porque pertencer a x signica pertencer a todos os elementos de x.

Exerc cios
1. Prove que n ao existe o conjunto de todos os conjuntos unit arios. Dica: Assuma, por absurdo, a exist encia do conjunto de todos os conjuntos unit arios e prove a exist encia do conjunto de todos os conjuntos. 2. Prove que, para todo conjunto X existe o conjunto {{x} : x X } 3. Sendo x um conjunto n ao vazio, prove que y (y x ( x y ))

40

PARADOXO DE RUSSELL CAP ITULO 5. AXIOMA DA SEPARAC AO

4. Sendo x um conjunto n ao vazio, prove que xy y x

5. Escreva na linguagem da l ogica de primeira ordem, sem abreviaturas, a seguinte f ormula: x (y (w z ))

You might also like