You are on page 1of 11

Aspectos lingsticos e sociais na construo do ethos uma proposta de anlise

Carla Leila Oliveira Campos IPTAN Mestre em Letras UFSJ E-mail: carlacampos@mgconecta.com.br Fone: (32)3372-3420 Data de recepo: 30/08/2007 Data de aprovao: 05/06/08

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, atravs da adoo da noo de discurso enquanto troca entre os parceiros do ato comunicativo (CHARAUDEAU 1984; 1992), analisar a construo do ethos discursivo no discurso de posse do presidente Marechal Castelo Branco. Para tanto, alm da teoria do discurso acima proposta adotar uma concepo de ethos que o considera como presente em todas as manifestaes discursivas. Dentro desse quadro terico, nossas anlises apontaram para o ethos de um enunciador que, se enquanto sujeito social chegou presidncia aps um golpe de estado, enquanto sujeito do discurso procura legitimar seu dizer construindo para si uma imagem calcada em valores socialmente aceitos, como democracia e incluso social. Palavras-chave: - Ethos Discurso poltico Semiolingstica.

Introduo Adotando a noo de discurso enquanto troca entre os parceiros do ato comunicativo, desenvolvida pela Teoria Semiolingstica de Patrick Charaudeau (1984; 1992), este trabalho tem por objetivo apresentar uma anlise do ethos discursivo em um pronunciamento de posse do perodo militar no Brasil. Dessa forma, utilizaremos como corpus o discurso de posse do Marechal Castelo Branco (1964-1967) primeiro presidente ps-golpe de 64 procurando observar como construda a imagem do sujeito discursivo nesse texto. Para tanto, utilizaremos como categoria de anlise o modo enunciativo de organizao do discurso, mais especificamente em seu ato elocutivo, proposto por Charaudeau (1992). Ressaltamos que adotaremos uma viso de ethos enquanto construo discursiva, no nos interessando, pois, o sujeito emprico, mas sim o sujeito inscrito no discurso. Gostaramos de pontuar ainda que, ao afirmar que no nos interessa o sujeito emprico do Marechal Castelo Branco, no estamos colocando em segundo plano a inscrio scio-histrica do discurso, j que para Charaudeau (1992) no se pode falar em ato comunicativo desligado de sua situao de enunciao. Com o objetivo, pois, de observar como o sujeito discursivo se posiciona em relao ao seu dizer, ou como se d a constituio do ethos em nosso corpus, o presente trabalho ser dividido em quatro momentos. Na primeira parte do trabalho, procuraremos apresentar algumas consideraes acerca do termo ethos, destacando aquela qual nos filiaremos. Posteriormente, veremos algumas concepes fundamentais sobre a Teoria Semiolingstica e as relaes entre esta e a constituio do ethos. Em um terceiro momento, a partir das discusses tericas apresentadas nas duas partes precedentes, analisaremos a construo discursiva do ethos no discurso de posse em questo, inserindo-o em sua situao scio-histrica de acontecimento. E, finalmente, com base em tais anlises, apresentaremos alguns comentrios guisa de concluso.

1 Ethos

Abordado pela Retrica Clssica, o ethos se constitui em uma das temticas de anlise do texto. Assim, segundo Pauliukonis (2003, p. 40),
Ao propor as temticas para anlise, Aristteles alega que um discurso pode ser visto a partir do logos, que contempla a argumentao ou o discurso em si mesmo, a partir do pathos, que se refere ao enunciatrio, ou instncia de recepo, ou a partir do ethos, que constitui o carter do orador e as paixes que ele provoca no auditrio.

O ethos se constitui, portanto, na apresentao de si efetuada pelo locutor em seu discurso. Quando falamos em apresentao de si, no estamos dizendo que o locutor enumere suas qualidades, nem que fale explicitamente de si. A representao de si se d atravs de seu estilo, suas

crenas, suas competncias lingsticas e enciclopdicas e na relao que estabelece com seu dizer. nesses termos que Ducrot (1984), apud Ruth Amossy (2005, p. 15) afirma que:
Analisar o locutor L no discurso consiste no em ver o que ele diz de si mesmo, mas em conhecer a aparncia que lhe conferem as modalidades de sua fala. nesse ponto preciso que Ducrot recorra noo de ethos: O ethos est ligado a L, o locutor como tal: como origem da enunciao que ele se v investido de certos caracteres que, em contra-partida, tornam essa enunciao aceitvel ou recusvel.

, pois, de acordo com essa considerao de Ducrot, que Maingueneau (2005) desenvolve uma noo de ethos que, ao afast-lo da retrica clssica, o insere em uma concepo que o considera como presente em todas as manifestaes discursivas:
Minha primeira deformao (alguns diro traio) do ethos consistiu em reformul-lo em um quadro da anlise do discurso que, longe de reserv-lo eloqncia judiciria ou mesmo oralidade, prope que qualquer discurso escrito, mesmo que a negue, possui uma vocalidade especfica, que permite relacion-lo a uma fonte enunciativa, por meio de um tom que indica quem disse. (MAINGUENEAU, 2005, p. 72).

De acordo com tal citao, percebemos que, para Maingueneau, o ethos se constitui em uma dimenso discursiva que faz parte da identidade de um posicionamento discursivo. Outro postulado abordado nos estudos de Maingueneau sobre o ethos e que nos interessa aqui a relao que o autor estabelece entre o ethos e a cenografia textual. Segundo o autor, na constituio do seu dizer, o locutor adota uma certa cenografia mais ou menos livre de acordo com o gnero discursivo em questo e o ethos seria um dos elementos constituintes dessa cenografia. Assim, no discurso poltico, um candidato pode falar a seus eleitores atravs de uma multiplicidade de cenografias e, de acordo com cada uma delas, assumir um determinado ethos. Com isso, Maingueneau, no quer afirmar que a representao de si no discurso seja uma atitude tomada conscientemente por parte do locutor. Muito pelo contrrio, o que o autor quer questionar justamente essa primazia, dada pela Retrica, do sujeito sobre o seu dizer:
O enunciador no um ponto de origem estvel que se expressaria dessa ou daquela maneira, mas levado em conta em um quadro profundamente interativo, em uma instituio discursiva inscrita em uma certa configurao cultural e que implica papis, lugares e momentos de enunciao legtimos, um suporte material e um modo de circulao para o enunciado. Na perspectiva da anlise do discurso, no podemos, pois, contentar-nos, como a retrica tradicional, em fazer do ethos um meio de persuaso: ele parte constitutiva da cena de enunciao, com o mesmo estatuto que o vocabulrio ou os modos de difuso que o enunciado implica por seu modo de existncia. (MAINGUENEAU, 2005, p. 75) .

Como podemos perceber, ao tratar da questo do ethos, Maingueneau procura destacar a importncia de se abord-lo como uma construo discursiva, passvel de ser reconhecida a partir das marcas enunciativas do discurso. Para o autor, a noo de ethos pr-discursivo no teria importncia, j que a partir do seu dizer que o locutor ir construir a imagem de si.

Concordamos, pois, com o autor quando este afirma que via discurso que o locutor constri a imagem de si. Entretanto, gostaramos de destacar que no se pode negar a importncia do ethos pr-discursivo na constituio dessa imagem de si. No o ethos pr-discursivo de um sujeito emprico, mas de um sujeito social e historicamente inscrito, o qual pode atravs de seu discurso procurar reafirmar essa imagem pr-discursiva de si, ou neg-la. o caso, por exemplo, do corpus que pretendemos analisar: como apagar o ethos pr-discursivo de um sujeito histrico que, aps participar do Golpe Militar de 64, assume a presidncia do pas? Outra importante caracterstica do ethos que gostaramos de destacar brevemente est relacionada questo da legitimidade por ele instaurada:
O texto no para ser contemplado, ele enunciao voltada para um coenunciador que necessrio mobilizar para faz-lo aderir fisicamente a um certo universo de sentido. O poder de persuaso de um discurso decorre em boa medida do fato de que leva o leitor a identificar-se com a movimentao de um corpo investido de valores historicamente especificados. A qualidade do ethos remete, com efeito, figura desse fiador que, mediante sua fala, se d uma identidade compatvel com o mundo que se supe que ele faz surgir em seu enunciado. Paradoxo constitutivo: por seu prprio enunciado que o fiador deve legitimar sua maneira de dizer. (MAINGUENEAU, 2005, p. 73).

Nesse sentido, o ethos assume uma importncia fundamental ao discurso, pois atravs da construo da imagem de si que o enunciador legitima seu prprio dizer, construindo uma imagem calcada em valores historicamente aceitos, de acordo com uma situao dada. 2 Teoria Semiolingstica A proposta terica da Semiolingstica procura a compreenso do ato comunicativo ligado sua situao de comunicao. Assim, a construo do sentido vista como ato de um sujeito que se dirige a um outro sujeito, em uma situao de troca particular (MACHADO, 2000, p. 1). Poderamos afirmar, ento, que a abordagem lingstica aqui defendida seria scio-comunicativa, pois considera qualquer ato de linguagem um fenmeno interativo, procurando estabelecer uma relao entre linguagem e o meio social. Nesses termos, segundo Charaudeau (1992), cada ato de linguagem dotado de trs nveis: O situacional que vai tratar das circunstncias de comunicao. O comunicacional aborda as maneiras de dizer e os papis linguageiros dos sujeitos sociais envolvidos na situao de troca. O discursivo trata das normas e singularidades discursivas do ato de linguagem. Ao propor uma viso interacionista da linguagem, Charaudeau (1992) afirma que todo projeto de fala dotado de uma intencionalidade, na medida em que as trocas linguageiras so fundamentadas na execuo desse projeto. Para tanto, o locutor pe em prtica estratgias de comunicao na sua expedio para atingir o outro.

Tambm na busca de atingir o outro e cumprir seu projeto de fala, o locutor (ou EUe Eu enunciador) tem em suas mos modos de organizao do discurso. Esses modos seriam: o modo de organizao enunciativo, o modo de organizao descritivo, o modo de organizao narrativo e, finalmente, o modo de organizao argumentativo. Como o nosso objetivo neste trabalho consiste na anlise do ethos discursivo, nos deteremos apenas na explicitao do modo de organizao enunciativo, por ser ele justamente o que vai mostrar a presena do locutor no discurso:
[...] o modo enunciativo permite-nos, atravs da anlise dos elementos lingsticos da modalizao, por exemplo, captar a relao que o sujeito falante estabelece com os fatos a serem relatados, permitindo determinar as relaes enunciativas estabelecidas no texto. (ASSUNO, 1998, p. 124).

Assim, pelo modo enunciativo de organizao do discurso, o EUe pode: 1 enunciar a sua posio em relao ao seu interlocutor ato alocutivo; 2 enunciar a sua posio em relao ao seu dito ato elocutivo; 3 enunciar a sua relao com o outro, apagando-se, o que produz uma enunciao aparentemente objetiva ato delocutivo. Considerando o objetivo de nosso trabalho, utilizaremos como categoria de anlise o ato elocutivo, pois justamente ele que vai tratar da relao do locutor com o seu dito, da posio que tal locutor assume em relao ao mundo instaurado pelo seu dizer, determinando a imagem de si que o EUe constri em seu discurso. 3 Construo do ethos no discurso poltico: uma proposta de anlise Segundo Charaudeau (1992), as trocas linguageiras entre os parceiros do ato comunicativo so regidas por um conjunto de normas social e culturalmente estabelecidas, as quais devem ser observadas para que o discurso seja eficiente. Dessa forma, as trocas lingsticas estariam, de certa forma, delimitadas por esse contrato de comunicao. No caso especfico do nosso trabalho, o contrato a reger a troca linguageira seria o contrato do discurso poltico, mais especificamente do discurso poltico de posse, j que este possui suas regras especficas de ocorrncia. Assim, diferentemente do discurso poltico eleitoral, por exemplo, o homem poltico no mais necessita utilizar estratgias para captao de votos, j que agora ele se encontra na posio de eleito. O discurso poltico de posse seria, dessa forma, uma espcie de agradecimento, de celebrao e de confirmao de planos de governo genricos prometidos durante o perodo eleitoral (BOMFIM, 2004), sendo regido pelo seguinte conjunto de regras: o homem da poltica, agora ocupando uma posio de governncia, se dirige Nao, ou a uma audincia seleta, para realizar seu projeto de fala. Esse, como j dito, deve trazer seu agradecimento pela confiana nele

depositada, comemorar sua vitria e reafirmar seus planos de governo. audincia, por sua vez, ou ao TUd (Tu destinatrio), no cabe o direito de interferir em seu dizer, no havendo espao, portanto, para o debate. um discurso que se caracteriza pela formalidade, tanto na sua constituio quanto na sua situao de ocorrncia, na medida em que, alm de ser um discurso preparando cuidadosamente escrito para ser lido, deve obedecer a todas as regras do ritual de posse. No caso especfico que nos propusemos analisar, essa situao de comunicao apresenta outras particularidades. o discurso de um marechal que, aps um golpe militar, assume a presidncia do pas. No houve, portanto, processo eleitoral com a participao da populao como um todo, j que o presidente chegou ao poder nomeado por um colgio eleitoral restrito. Assim, podemos concluir que seu pronunciamento de posse nada mais do que o puro cumprimento do ritual. Considerando, pois, a situao histrico-social na qual o discurso do Marechal Castelo Branco se situa, procuraremos, a partir de agora, tecer algumas consideraes a respeito da construo de seu ethos no pronunciamento de posse. Como j dito neste trabalho, utilizaremos como categoria de anlise o ato elocutivo do modo enunciativo de organizao do discurso, proposto por Patrick Charaudeau (1992). A ele procuraremos relacionar a noo de ethos j apresentada neste estudo, principalmente vinculada teoria de Maingueneau (2005). A opo por tal abordagem do ethos deve-se ao fato de ser ela compatvel com a noo de discurso enquanto troca entre parceiros proposta por Charaudeau (op. cit.), j que, como vimos, para Maingueneau, a construo do ethos ocorre nesse processo de interao lingstica. De acordo com as discusses tericas at ento apresentadas, procuraremos, a partir de agora, atravs de trechos selecionados do pronunciamento de posse do Marechal Castelo Branco, observar como o seu discurso procura construir sua imagem. Desse modo, em um primeiro contato com seu pronunciamento, observamos que, apesar de ter sido eleito por um colgio eleitoral, o locutor procura a legitimao do processo eleitoral indireto, utilizando-se de elementos do discurso deliberativo, pois est calcado na apresentao de argumentos para convencer a audincia das medidas a serem tomadas. Tratando da questo do ato elocutivo, Ferreira (2001) afirma que atravs dele o EUe faz um enunciado sobre onde situa o seu lugar frente ao mundo (p. 63), ou seja, ele enuncia sua posio frente ao seu dizer. Essa posio, por sua vez, pode, segundo Assuno (1998), ser de saber, avaliao, motivao, engajamento, deciso por relatar o que diz sobre o mundo. Assim, considerando o nosso corpus de anlise, percebemos os seguintes posicionamentos por parte do EUe: 1 O locutor enuncia sua posio frente ao seu juramento:
Na singular significao desta solenidade cvica [...] desejo assegurar que o

juramento agora proferido [...] encerra muito mais do que a frmula ritual: contm a reiterao de sentimentos e ideais que nos acompanham e inspiram desde os dias da juventude.

Nesse trecho, percebemos que o locutor procura construir uma imagem de si calcada no desejo de assegurar que seu governo ser guiado por sentimentos e ideais que o acompanham desde a juventude, estabelecendo uma imagem de si como algum que acredita na realizao dos sonhos. Ele se apresenta como algum que tem segurana em relao ao seu dizer, que assegura que seu juramento contm muito mais do que o cumprimento do ritual. 2 O locutor enuncia sua posio frente s suas medidas governamentais, apresentando suas apreciaes em relao a essas: Defenderei e cumprirei com honra e lealdade a Constituio do Brasil. Cumprirei e defenderei com determinao, pois serei escravo das leis do pas. Ao enunciar sua posio frente a seus objetivos enquanto governante do Brasil, o discurso constri um ethos de um locutor honrado e leal, determinado e escravo das leis. Com isso, o locutor procura a legitimidade de seu dizer, na medida em que se apresenta enquanto portador de caractersticas pessoais valorizadas culturalmente. 3 O locutor enuncia sua posio frente ao seu governo e a si enquanto presidente:
Meu Governo [...] ser um Governo firmemente voltado para o futuro. Meu governo ser o das leis, das tradies e princpios morais que refletem a alma brasileira [...]. Caminharemos para frente com a segurana de que o remdio para os malefcios da extrema-esquerda no ser o nascimento de uma direita reacionria [...]. Serei o presidente de todos e no [serei] o chefe de uma faco.

Tambm na avaliao de seu governo e de sua figura enquanto presidente o locutor constri seu ethos baseado em valores legitimados pela sociedade, valores como o progresso, as leis, as tradies, princpios morais e a liberdade de opinio, representada na sua convico de que no se pretende a criao de uma direita reacionria. 4 O locutor enuncia sua posio frente ao seu dizer: Nem exagero ao dizer que nessa caminhada para o futuro, deveremos nos empenhar com paixo de uma cruzada para a qual preciso convocar todos os brasileiros. Nesse enunciado, o locutor destaca a sua imagem como a de um homem comedido, que no exagera em seu dizer, denotando, mais uma vez, segurana frente ao que pronuncia. 5 O locutor enuncia a sua posio frente a sua tarefa:

A mim, entretanto, proporciona ntida idia da grandeza da tarefa a que estarei obrigado para corresponder s esperanas da nacionalidade. Na construo da imagem de si, o locutor se coloca como aquele que avalia a sua tarefa como um grande empreendimento que corresponde s expectativas da nacionalidade, legitimando agora os deveres a serem cumpridos pelo seu governo, j que estes correspondem ao desejo da nao, e no apenas do grupo militar responsvel pelo golpe. 6 O locutor enuncia sua posio frente ao cumprimento de determinados valores:
Sustentarei, com todas as foras, a unio, a integridade e a independncia desta Ptria [...]. Farei o quanto em minhas mos estiver para que se consolidem os ideais do movimento cvico da Nao [...]. Promoverei, sem desnimo, sem fadiga, o bem estar geral do Brasil.

Nesses trechos de seu pronunciamento de posse, o locutor aposta na construo do ethos de um lder disposto a trabalhar sem desnimo, incansavelmente, para que valores legitimados como a unio, a integridade, a independncia e o bem-estar na Nao sejam respeitados e mantidos. Mais uma vez, ele se coloca como algum preocupado com a Nao como um todo, representada pelas seguintes escolhas lexicais: Ptria, Nao, Brasil. 7 O locutor enuncia sua posio frente ao desenvolvimento e inflao: Creio, firmemente, na compatibilidade do desenvolvimento com os processos democrticos, mas no creio em desenvolvimento sombra da orgia inflacionria, iluso e flagelo dos menos favorecidos pela fortuna. Nesse enunciado, o locutor se apresenta como algum que cr, que acredita no desenvolvimento do pas. Em tom quase de confisso, o locutor ressalta que a sua crena no admite, porm, que o desenvolvimento se faa sombra dos menos favorecidos economicamente. Com isso, ele procura alcanar a legitimao e o reconhecimento agora frente a um grupo determinado de brasileiros, a saber, aqueles desfavorecidos economicamente. 8 O locutor enuncia sua posio frente ao processo eleitoral: Os votos dos representantes da Nao, na escolha para governar em hora difcil, valem por certo pela maior honra que o cidado poderia receber. Nesse trecho, buscando o reconhecimento do processo eleitoral, o locutor busca confirmar mais uma vez a legitimidade de seu governo, avaliando o processo que o levou a ocupar o cargo, como uma atitude honrada dos representantes da Nao, como se esta prpria o tivesse eleito. Considerando as condies histrico-culturais nas quais o discurso se insere, percebemos,

portanto, que na construo do seu ethos o locutor procura apagar ou redimensionar o seu ethosprvio o de um militar que, aps um golpe de estado, assume a presidncia do pas em prol de um ethos de governante j legitimado: aquele que est comprometido com o bem-estar geral da populao, que no pretende excluir nenhum grupo social de seu governo, aquele que foi escolhido por representantes da Nao, que respeita as leis, a independncia, as tradies e que acredita no desenvolvimento sem excluso social. Esses valores constituiriam, desse modo, nos valores historicamente especificados que, segundo Maingueneau (2005), concorreriam para o poder de persuaso do discurso, de forma a levar o leitor a se identificar com o ethos do sujeito comunicante na partilha de tais valores. Consideraes finais Em trabalho intitulado Semiolingstica e Poltica, Menezes (2005) afirma, citando Weber, que h trs fontes de autoridade validadas no campo da poltica. A primeira seria de carter racional e estaria baseada na legitimidade da ordem e no direito de mando daqueles nomeados por essa ordem para exercer o comando. A segunda seria a de carter tradicional e se basearia na crena na legitimidade das tradies e daquele que, nomeado pelas tradies, representa uma autoridade. A terceira, por sua vez, se basearia na venerao extracotidiana da santidade, do poder e das ordens por esta reveladas ou criadas (MENEZES, 2005, p. 170). Dessa forma, segundo Menezes (op. cit.), o sujeito comunicante, para se dirigir ao sujeito interpretante, precisa validar alguma dessas imagens ou mais de uma no espao de seu dizer na medida em que pelo discurso que a legitimidade pode se manifestar. Dessa forma, considerando a anlise dos exemplos acima realizada, podemos afirmar que na busca pela legitimao de seu ethos o locutor em questo utiliza-se de duas dessas fontes de autoridade na construo da imagem de si: a de carter racional e a de carter tradicional. Como observado na anlise, ele se apresenta como o governante da ordem e do direito constitucional, mas tambm como aquele que acredita na legitimidade das tradies. Assim, como vimos, no processo de interao do espao do dizer que o sujeito comunicante, ao construir seu ethos calcado em imaginrios e valores socialmente partilhados, procura legitimar seu discurso e, conseqentemente, sua imagem enquanto governante, apagando ou redimensionando qualquer imagem de si pr-discursivamente estabelecida. Nesses termos, ao enunciar sua posio frente ao seu dizer, o locutor procura legitimar seu discurso, como vimos, atravs da filiao de seu ethos a valores historicamente aceitos. Referncias AMOSSY, Ruth. Da noo retrica de ethos Anlise do Discurso. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construo do ethos. So Paulo: Contexto, 2005. p. 9-28.

ASSUNO, Antnio Luiz. Caso Encerrado: anlise semiolingstica de uma reportagem poltico-policial impressa. In: MACHADO, I. L.; LYSARDO-DIAS, D. Teorias e Prticas Discursivas: estudos em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: Ncleo de Anlise do Discurso da FALE-UFMG. Carol Borges, 1998. p. 123-140. BONFIM, Joo Bosco Bezerra. Palavra de Presidente: discursos de posse de Deodoro a Lula. Braslia: LGE, 2004. CHARAUDEAU, Patrick. Langages et discours. Paris: Hachette, 1984. CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de lexpression. Paris: Hachette, 1992. FERREIRA, Jairo. A significao em listas de discusso. Colabora, Curitiba, v.1, n. 1, p. 57-71, ago. 2001. Disponvel em: www.gemini.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id04.php Acesso em: 17 jul. 2005. MACHADO, Ida Lcia. A Anlise Discursiva Semiolingstica e a Traduo. Coll: Consultoria de Lngua Portuguesa e Literatura, Rio de Janeiro, nov. 2000. Disponvel em: www.collconsultoria.com/artigo8.htm. Acesso em: 17 jul. 2005. MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporao. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construo do ethos. So Paulo: Contexto, 2005. p. 69-92. MENEZES, William Augusto. Semiolingstica e poltica. In: MACHADO, I. L. et al. Movimentos de um Percurso em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005. p. 149-175. PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Marcas discursivas do enunciador miditico: casos de modalizao autonmica. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (orgs.) Texto e Discurso: mdia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 38-50.

Linguistic and social aspects of construction of ethos a proposal of analysis


Abstract: The present paper aims at analysing the construction of discursive ethos in President Marechal Castelo Brancos inauguration speech through the adoption of the notion of discourse as an exchange between partners of the communicative act (CHARAUDEAU 1984; 1992). For that reason, in addition to the theory above mentioned, this work will adopt the concept of ethos existent in all discursive manifestations. Within this theoretical approach, our analysis pointed out to the enunciators ethos that as social subject reached the presidency after a putsch. However, as subject of discourse he aimed at legitimating himself by constructing an image based on socially accepted values such as democracy and social inclusion. Keywords: Ethos political speech - semiolinguistics

You might also like