You are on page 1of 4

ROL DE PENSADORES E PENSAMENTOS QUE INFLUENCIARAM NA FORMAO DO CONCEITO DE CULTURA E RELATIVISMO CULTURAL SEGUNDO LARAIA (1992)

1 PENSADORES DA PR-ANTROPOLOGIA (OU ANTROPOLOGIA EVOLUCIONISTA UNILINEAR); E SEUS RESPECTIVOS PENSAMENTOS:

a) MONTAIGNE (1533-1572): Na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra (pg. 13). b) JOHN LOCKE (1632-1704): A mente humana no mais do que caixa vazia por ocasio do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, atravs de um processo que hoje chamamos de Endoculturao. c) JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1778): Sem educao, todos os homens viveriam como selvagens - Discurs sur l origine et de linegalit parmi les hommes, 1734 (pg. 35) d) EDWARD TYLOR (1832-1917): Cultura, tomado em seu sentido amplo etnolgico todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade (pg. 25).

1.1

- Pontos tericos (em comum):

Esses pensadores compartilhavam a ideia que a habilidade de endoculturao na espcie humana ocorrera em razo de um inexplicvel salto evolutivo na histria. Para tanto, recorreram estes a inmeras hipteses, tais como: o aumento do crnio humano, a passagem humana de quadrpede para bpede, etc. Sendo assim, a evoluo da espcie humana a hiptesecausal do surgimento da cultura. Ressalte-se, em tempo, que o vis evolucionista dessa corrente antropolgica se deve e, muito ao darwinismo. O background intelectual, poca.

2 PENSADOR DA ANTROPOLOGIA MODERNA (OU ANTROPOLOGIA EVOLUCIONISTA MULTILINEAR); E, SEU RESPECTIVO PENSAMENTO:

a) ALFRED KROEBER (1876-1960): A cultura processo acumulativo, resultante de toda experincia histrica das geraes anteriores. Este processo limita ou estimula a ao criativa do indivduo. b) CLAUDE LVI-STRAUSS (1908-2009): A cultura surgiu no momento que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma.

2.2 Pontos tericos (em comum): Segundo esses pensadores o homem foi o nico animal na face da terra capaz de superar, racionalmente, as suas prprias limitaes: sejam elas no mbito orgnico, social e/ou geogrfico. Noutras palavras, quando o homem por suas habilidades conseguiu povoar o planeta (Kroeber); ou, quando lhe aprouve normatizar as suas relaes sociais (Lvi-Strauss); passou-se este vivente a ser cultural. Ressaltando-se que, aqui, a hiptese-causal do surgimento da cultura reside numa inexplicvel vontade de ordem e progresso.

2.3 Pontos tericos divergentes entre os antroplogos evolucionistas unilineares e multilineares: A divergncia entre essas duas vertentes antropolgicas reside na seguinte questo: enquanto os primeiros atribuem o surgimento da cultura a um sbito e inexplicvel salto quantitativo na filogenia dos primatas (evolucionistasnaturalistas); os segundo, diferentemente, acreditam que esta cultura nasceu no bojo do desenvolvimento sociotecnolgico humano (evolucionistas-racionais).

3.3 PENSADOR DA ANTROPOLOGIA PS-MODERNA (OU ANTROPOLOGIA CULTURAL/SOCIAL OU A CHAMADA ESCOLA CULTURAL AMERICANA); E, SEUS RESPECTIVOS PENSAMENTOS: a) FRANZ BOAS (1858-1942): So as investigaes histricas o que convm para descobrir a origem deste ou daquele trao cultural e para interpretar a maneira pela qual toma lugar num dado conjunto sociocultural (pg. 36). Obs: Franz Boaz o fundador da corrente terica chamada particularismo histrico, segundo a qual a cultura de uma sociedade dinmica e est sujeita a transformaes ao longo de sua histria. Constitui-se num expoente da Antropologia PsModerna. Introduziu o conceito de relativismo cultural, ao mesmo tempo, que desconstruiu a tese da ortognese. Criticou veementemente o determinismo biolgico e geogrfico; o evolucionismo cultural; o Difusionismo; o funcionalismo; etc. Seus estudos inspiraram um batalho de pensadores at hoje a

buscarem compreender esse ainda enigmtico ente social que se chama outro.

You might also like