You are on page 1of 4

Cime

Os ciumentos no precisam de causa para o cime: tm cime, nada mais. O cime monstro que se gera em si mesmo e de si nasce. William Shakespeare apresenta em sua obra Otelo, uma anlise profunda, incmoda e intensa desse grande gigante da alma, o cime. Na clssica pea Shakesperiana, o General mouro Otelo envenenado pela desconfiana, vinda do verbo afiado e sorrateiro de seu alferes, Iago. Iago, tambm por cime e inveja, procura uma forma de destruir seu amo e sua amada, Desdmona, e encontra nesse poderoso txico a maneira de promover sua vendeta. Procurando descobrir mais sobre esta fragilidade humana, vamos perceber o cime como a inquietao mental causada por suspeita ou receio de rivalidade nos relacionamentos humanos. uma espcie de distoro, um exagero, um desequilbrio do sentimento de zelo. Adentrando na intimidade deste sentimento, vamos descobrir que ele medo. Medo de algum dia sermos dispensveis pessoa com a qual nos relacionamos. Medo de sermos abandonados, rejeitados ou menosprezados. Medo de no mais sermos importantes. Medo de no sermos mais amados, enfim, , de certa forma, medo da solido. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos revela que tal sentimento totalmente voltado para si mesmo, egocentrado e, por esta afirmao, podemos entender o porqu da frase do personagem Iago, de Shakespeare, dizendo que o cime no precisa de causas exteriores, que se gera em si mesmo. Suas causas interiores, segundo o Esprito Joanna de ngelis, so encontradas principalmente na insegurana psicolgica, na baixa autoestima, no orgulho avassalador que no suporta rivalidades. E no egosmo, que ainda nos faz ver aqueles que esto nossa volta como posses. O ser inseguro transfere para o outro a causa desta insegurana, dizendo-se vtima, quando apenas escravo de ideias absurdas, fantasias, iluses, criadas em sua mente, que ateiamincndios em ocorrncias imaginrias. Agravado, este sentir leva a psicoses, a problemas neuropsiquitricos, como diversos tipos de disritmias cerebrais, sendo causador de agresses fsicas e crimes passionais. O cime um sinal de alerta, mostrando que algo no vai bem, que algo precisa ser reparado, repensado. A terapia para o cime passa pelo autoconhecimento, quando percebemos a fragilidade em ns, e tomamos atitudes prticas de autocontrole, autodisciplina, para erradic-lo gradualmente da vida. O tratamento tambm prescreve uma reconquista da autoestima, da confiana em si mesmo, tornando-nos menos sensveis s investidas cruis desse vcio moral. Finalmente, as aes no bem, que fazem com que a alma se doe e amplie seu leque de relaes, tambm colabora significativamente para educar o sentimento de posse exacerbado e inquieto. O amor no precisa do sal do cime para temperar as relaes. O sabor de todo relacionamento sadio vir da confiana irrestrita e do altrusmo, que pensa sempre no bem do outro.
Redao do Momento Esprita com base no cap. Cime, do livro O ser consciente, pelo Esprito Joanna de ngelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.Em 17.09.2010

TIPOS DE CIUMENTO
Gostaria de trazer para reflexo cinco comportamentos ciumentos destrutivos:

Primeiro: CIUMENTO QUEIXOSO - aquele que implora, falando ou em silncio, o amor que pensa no receber. Usa de agressividade com pitadas de covardia, pois se esmera em ofender dissimuladamente. Sente-se ofendido e frustrado e capaz de interpretar um papel, com cena e tudo, para demonstrar sua insatisfao.

Segundo: CIUMENTO TROMBUDO - introvertidos e desconfiados por natureza, demonstram grande imaturidade afetiva, ficando "de tromba" quando o companheiro no corresponde. Usa o silncio e a frieza para revidar a no correspondncia. Faz greves interminveis. Sua atitude de fuga o torna um ciumento crnico, pois no se confronta com o motivo que o faz ressentir-se.

Terceiro: CIUMENTO RECRIMINANTE - com o dedo em riste, este ciumento, meio manaco, meio paranico, explica minuciosamente os motivos de suas desconfianas. Se sente prejudicado por no ser amado como gostaria. Acusa e faz vexame em pblico. Usa frases insultantes, agressivas e so chamados de imperialistas do amor. No admitem que o seu par seja daquele jeito, que o ame daquela maneira, tem de ser como ele quer. Policia o comportamento e as atitudes do companheiro, e este "coitado" vive eternamente num salto alto. Intimida e usa o cime como uma arma para justificar sua agressividade.

Quarto: CIUMENTO AUTOPUNITIVO - o ciumento que se sente infeliz por amar. Inflige-se a prpria tortura da desconfiana e se pune se afastando de quem gosta. Dispe-se a desaparecer se for preciso. Deixa de comer e tenta o suicdio de maneira QUE NO MORRA. Cria todas as facilidades para que o outro o traia, para dizer que "a culpa sua", criando uma armadilha para o outro.

Quinto: CIUMENTO VINGATIVO - este da poca de Moiss: "- Olho por olho, dente por dente". Pensa: "Me traiu... me aguarde". Se se sente abandonado, restitui o sofrimento que se julga vtima, compete com o par e imagina represlias para punir a quem julga amar. A frase para este ciumento: "Aqui jaz o cadver do amor".

Terapia para o Cime


Todo e qualquer distrbio orgnico, psicolgico ou mental, necessita de tratamento especializado. Essas terapias no podem esquecer-se que o esprito, em si mesmo, o grande enfermo. Esse conhecimento pode minimizar os efeitos perturbadores atravs do reencontro com as causas da existncia presente, que tiveram origem no lar agressivo ou negligente, no grupo social perverso, nas condutas extravagantes ou em processos enfermios que atingiram a organizao fsica. Em todos os indivduos encontram-se os conflitos inconscientes e os mecanismos de defesa, diferenciando-se atravs de como so resolvidos. O paciente ciumento, em sua insegurana, no tem qualquer considerao por si prprio, necessitando de ser conduzido auto-estima, superao dos conflitos de inferioridade e de insegurana, tomando conhecimento lcido das infinitas possibilidades de equilbrio e de afetividade que lhe esto ao alcance. A libertao das idias masoquistas que nele permanecem, da culpa inconsciente que necessita de punio, bem direcionada pelo psicoterapeuta, ensejar-lhe- a compreenso de que todos erram, de que todos devem assumir a conscincia dos equvocos, mas a ningum concedido o direito de permanecer no muro das lamentaes em torno de reais ou imaginrias aflies. O amor faculta sade emocional e bem-estar a todos. Quando buscado com af, torna-se neurtico e perturbador. A ao fraternal da solidariedade enseja uma viso diferente daquela na qual o paciente encarcera-se, acreditando-se, apenas ele, como pessoa que vive um tipo de incompletude. A ao de benemerncia direcionada ao prximo conduz ao descobrimento de quanto saudvel ajudar, facultando o entendimento dos dramas alheios e encontrando soluo para os prprios conflitos. A teraputica da bondade ao lado da psicoterapia especializada constitui elemento constritivo para a superao do cime, porque, nesse servio, o afeto se amplia, os horizontes alargam-se, os interesses deixam de ser personalistas e a viso a respeito do mundo e da sociedade torna-se mais complacente e menos rigorosa. Comportamentos Doentios Na morbidez do cime o paciente estertora sempre na inquietao. Anela pelo amor e recusa-o pelo receio de ser trado. No se sentindo portador de sentimentos de abnegao e devotamento, desconsidera as belezas da afetividade, tidas como recurso de conquista de coisas, sem procurar entender a nobreza deste sentimento. A busca neurtica pelo amor prevalece nesses comportamentos ansiosos. E porque o indivduo pensa que a satisfao do instinto poder acalmar-lhe a ansiedade, frustra-se com facilidade, j que as suas exigncias de afeto so excessivas, totais. A mnima insatisfao f-lo pensar que foi recusado, sentindo-se rejeitado. Assim, aumenta-lhe a ansiedade, que o tornar mais afatigado na busca do afeto ainda no alcanado, ampliando as possibilidades de repulsa. Desvairado, permite-se a hostilidade que no consegue identificar, sempre receando a perda total do ser que diz amar. Desvaloriza-se a si mesmo, a fim de enaltecer o outro a quem se

afeioa ou passa a desconsiderar, imaginando que se equivocou, quando atribuiu excessivos valores e recursos que a pessoa no possui. Em face desta insegurana deixa-se dominar por idias perversas de autocdio ou homicdio. O cime est na raiz de muitos crimes. Sentindo-se recusado porque cansativo o apego do paciente e o outro parceiro exaure-se na sua convivncia, isso pe tido como rejeio, passa a pensar que outrem interfere no relacionamento. Desencadeada a idia suspeitosa, a maquinao doentia aumenta, pondo-se em observao alucinada, deformando os acontecimentos de uma ptica distorcida, confirmando o que deseja que esteja acontecendo. Quando a mente descontrola o comando do discernimento, o paciente introduz pessoas suspeitas no convvio do lar, para melhor poder confirmar as expectativas, culminando em loucura ou crime. O cime estimula a inveja o ambos trabalham em comum acordo para anular a ao daquele que lhes inspira o sentimento negativo. Se a criatura indiferente ou agressiva, ao encontrar outra equivalente forma o grupo social desinteressado pelo bem-estar comum. Os indivduos tmidos ou que sofreram agresses na infncia, sentem-se rejeitados e repelidos, expulsos sem considerao, em mecanismo evocativo inconsciente do que experimentaram durante a construo da personalidade. Iro formar bolses de adversrios inconscientes uns dos outros, todos eles insensveis aos sentimentos de humanidade, porque se sentem excludos da sociedade. A convivncia com o paciente ciumento martirizante, especialmente quando se recusa ao tratamento libertador.

You might also like