You are on page 1of 30

Sistema digestivo (I)

CINCIAS NATURAIS - 9 ANO

nutrientes
Os nutrientes podem ser classificados de acordo com a funo principal que desempenham no nosso organismo. Assim, temos nutrientes:

essencialmente plsticos; essencialmente energticos; essencialmente reguladores.

A maior parte dos nutrientes desempenha mais de uma funo; Ao dizer que um nutriente essencialmente regulador, estamos a indicar que essa funo predominante mas no exclusiva; Os nutrientes contidos numa alimentao equilibrada so essenciais para o crescimento e renovao dos tecidos, garantindo o bom funcionamento do organismo.

nutrientes
Os prtidos

Funo: Essencialmente plstica, mas tambm podem ter, entre outras, funo energtica, de defesa ou hormonal.

Onde

esto

presentes:

Na carne, no peixe, no leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), bem como nas leguminosas (feijo, soja, gro, lentilhas, entre outros).

Os prtidos so constituintes essenciais das membranas celulares e asseguram, isolados ou combinados com outras molculas, o transporte de substncias atravs dessas mesmas membranas.

O colagnio abundante nos tendes, na cartilagem e na pele um exemplo de um prtido.


Pg.155

1 grama de prtidos fornece 4 kcal

nutrientes

Os glcidos

Onde esto presentes: Funo: Essencialmente energtica (devem fornecer cerca de 60% da energia de que necessitamos), mas tambm podem ter, entre outras, funo plstica. Nos cereais (trigo, centeio, cevada) e seus derivados (po, bolos, massas), na batata, em legumes e em frutos.

Alguns glcidos, mais concretamente, as fibras, tm um papel regulador muito importante no funcionamento dos intestinos.
1 grama de glcidos fornece 4 kcal

Pg.155

A sacarose (que constitui o acar) e o amido (presente, por exemplo, no po e no arroz) so glcidos que, aps serem degradados durante a digesto, podem ser armazenados sob a forma de glicognio, formando uma pequena reserva energtica no fgado.

nutrientes

Os lpidos

Funo: Essencialmente energtica, mas tambm podem ter, entre outras, funo plstica, de reserva ou hormonal.

Onde esto presentes: No azeite, nos leos, na manteiga, na margarina, nos frutos oleaginosos (nozes, avels, amndoas) e nos queijos gordos, entre outros.

Os lpidos (ou gorduras) so classificados em gorduras saturadas (normalmente slidas temperatura ambiente) e gorduras insaturadas (normalmente lquidas temperatura ambiente). O colesterol, fornecido principalmente por alimentos de origem animal mas tambm produzido pelo fgado e outros rgos, um lpido com uma dupla funo: reguladora e plstica.

1 grama de lpidos fornece 9 kcal

Pg.155

nutrientes
As vitaminas

Onde esto presentes: Em todos os alimentos. As vitaminas lipossolveis so mais abundantes em alimentos ricos em lpidos, enquanto as hidrossolveis predominam nos frutos e legumes frescos.

Funo: Essencialmente reguladora.

As vitaminas so agrupadas de acordo com a sua solubilidade e dizem-se: - hidrossolveis (solveis em gua); - lipossolveis (solveis em lpidos/gorduras). As vitaminas apesar de serem necessrias em quantidades muito pequenas, so fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O consumo excessivo de vitaminas que resulta numa hipervitaminose to prejudicial como a sua carncia chamada avitaminose. Pg.155

nutrientes
Os sais minerais
Funo: Essencialmente plstica e reguladora. Onde esto presentes: Em todos os alimentos, variando conforme os minerais em questo. Destacam-se, no entanto, o leite e seus derivados, os legumes, os ovos ou o fgado.

Os sais minerais apesar de serem necessrios em quantidades muito pequenas, so fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A funo plstica dos sais minerais evidenciada, por exemplo, por elementos como o clcio (na constituio dos dentes e dos ossos) e o ferro (componente essencial dos glbulos vermelhos do sangue).

nutrientes

A gua

Funo: Essencialmente plstica e reguladora. Todas as clulas e fluidos internos (sangue e linfa), em menor ou maior percentagem, so constitudos por gua; logo, esta tem uma importantssima funo plstica. A gua um meio de transporte de substncias, estando envolvida na absoro de nutrientes e na eliminao de substncias txicas.

A gua tem ainda um papel fundamental na regulao da temperatura do corpo.

Macromolculas e micromolculas
A maioria dos alimentos so uma mistura de: Macromolculas Molculas de grandes dimenses, muitas vezes constitudas por grandes cadeias moleculares. Ex.:Glicognio Micromolculas Constituem normalmente as unidades estruturais das macromolculas. Ex.: Glicose

Sistema digestivo
Os alimentos no podem ser utilizados tal como se encontram; Tm que sofrer todo um conjunto de transformaes Digesto;

Aps a digesto ocorre a absoro;


O sistema digestivo especializado na transformao de alimentos em molculas simples; Estas podem ser utilizadas pelas clulas em diversos processos biolgicos.
Pg.156

Sistema digestivo - constituio


Tubo digestivo Boca Faringe Esfago Estmago Intestino Delgado Intestino Grosso Reto nus Glndulas anexas Glndulas salivares Fgado (vescula biliar) Pncreas

Pg.157

Mecanismos bsicos da digesto


A digesto inicia-se na boca e engloba um conjunto de processos: Mecnicos Controlados pelo sistema nervoso; Efectuados pela ao: - da lngua - dos dentes (mastigao) - dos movimentos peristlticos Qumicos Secrees do tubo digestivo - Enzimas Dependem de estmulos do sistema neuro-hormonal (ex: ao do nervo vago).

Mecanismos bsicos da digesto


So molculas de natureza proteica; Quebram as ligaes qumicas entre as molculas; Catalisam reaes de hidrlise; So produzidas ao longo do sistema digestivo; Cada enzima especfica para determinada substncia, por exemplo: Amilase amido Pepsina protenas Lipase lpidos Sacarase sacarose

Enzimas

O seu desempenho afectado por factores como a temperatura e o pH.

Mecanismos bsicos da digesto


Na boca os alimentos so triturados pelos dentes - mastigao; medida que isto acontece, e com o auxlio da lngua, os alimentos so envolvidos pela saliva Insalivao formando uma massa denominada de bolo alimentar; A saliva vai lubrificar o bolo alimentar e iniciar a degradao qumica dos alimentos;
A funo lubrificante efectuada por uma substncia denominada de mucina;

A degradao qumica levada a cabo por substncias como a ptialina (amilase salivar) que actuam ao nvel do amido (convertem amido em maltose.

Mecanismos bsicos da digesto


Passagem do bolo alimentar para a faringe:

O bolo alimentar deglutido para a faringe; A vula evita o contato com as fossas nasais;

A epiglote permite a passagem do bolo alimentar.

Pg.158

Sistema digestivo (II)

CINCIAS NATURAIS - 9 ANO

Mecanismos bsicos da digesto

Os movimentos peristlticos do esfago permitem a entrada do bolo alimentar no estmago;

O estmago um rgo muscular;


Ocorrem processos qumicos - atravs das enzimas e do HCl; Processos mecnicos - atravs dos movimentos peristlticos.

Pg.159

Mecanismos bsicos da digesto

NO ESTMAGO Processo Qumico - Degradao das protenas por ao da pepsina; - Degradao dos lpidos pela lpase gstrica; - O cido Clordrico (HCl) tambm degrada os alimentos. - Suco gstrico: ao anti-sptica e evita a putrefao
O estmago revestido por uma substncia mucosa, muco, que protege o rgo contra a aco corrosiva do cido gstrico.
Pg.159

Mecanismos bsicos da digesto


Processo Mecnico
Os movimentos peristlticos permitem a mistura do suco gstrico com o bolo alimentar; Quimo - mistura semilquida de alimento parcialmente digerido;
O quimo passa para o duodeno, onde se inicia a parte mais importante da digesto e a absoro.

Crdia e piloro

Pg.160

Mecanismos bsicos da digesto


ao nvel do intestino delgado ocorrem fenmenos de digesto qumica;
O quimo misturado com o suco pancretico, a blis (suco biliar), que so lanados no duodeno;
A blis elimina a acidez do suco gstrico, formando um ambiente alcalino que possibilita a aco das enzimas do suco intestinal, produzidas pela mucosa intestinal e pelo pncreas.
Formado pelo duodeno, segmento inicial que recebe os sucos do fgado e pncreas, e pelo jejuno-ileo, zona de absoro digestiva

Mecanismos bsicos da digesto

Ao nvel do duodeno ocorre a digesto: 1. De prtidos atravs das proteases pancreticas e intestinais. 2. De glcidos como o amido, maltose, sacarose e lactose atravs da amilase pancretica, maltase, sacarase e lactase. 3. De lpidos, sendo que a maior partes destes so digeridos pela lpase pancretica.
A aco das lipases auxiliada pelos sais minerais da blis, que emulsionam as gorduras em pequenas partculas, possibilitando a aco das lipases, dando origem a cidos gordos e glicerol.
Pg. 163

Mecanismos bsicos da digesto

No final da digesto o quimo transformando em quilo, que contm: Aminocidos, a partir da digesto de prtidos; Monossacardeos (ou oses) , obtidos a partir dos glcidos complexos; cidos gordos e algum glicerol, resultante dos lpidos; gua, sais minerais e vitaminas, sendo micromolculas, no se degradam.

Absoro intestinal

A maior parte da absoro ocorre ao nvel do intestino delgado; A absoro intestinal consiste na passagem dos produtos digeridos para a corrente sangunea/ linftica. A absoro eficaz possvel graas a estrutura do intestino.

Absoro intestinal

A superfcie interna do intestino delgado apresenta muitas pregas, as vlvulas coniventes; Estas possuem projees, as intestinais. milhares de vilosidades

Absoro intestinal
Cada vilosidade intestinal constituda por: Rede de capilares sanguneos Vaso linftico central ou quilfero
Nas vilosidades ocorre absoro selectiva de nutrientes, passando uns para os capilares sanguneos e outros para os linfticos; As vilosidades intestinais possuem inmeras microvilosidades, que aumentam a rea de absoro.

Absoro intestinal
No intestino grosso ocorre tambm absoro, essencialmente ao nvel do clon ascendente. - gua - Sais minerais no clon descendente que ocorre a formao das fezes, que so eliminadas pelo nus.
As fezes so essencialmente constitudas por: - Alimentos mal digeridos - gua - Bactrias (importante papel no fabrico de certas vitaminas que so depois absorvidas para o sangue)

Sistema digestivo (III)

CINCIAS NATURAIS - 9 ANO

Disfuno do Sistema Digestivo

Apendicite resulta da inflamao do apndice. quando o apndice obstrudo por um feclito (ndulo duro de fezes) ou por um simples caroo de fruta, inflama, fica inchado e cheio de pus provocando a apendicite. em casos extremos o apndice pode rebentar originando uma situao grave que requer interveno cirrgica urgente.

Disfuno do Sistema Digestivo

Cancro Doena grave principalmente porque em geral diagnosticada tardiamente, pode afectar vrias regies do tubo digestivo.
Cancro do esfago surge em maior % nos homens e, apesar de no se conhecer a sua origem, sabe-se no entanto que o tabaco, o lcool e a ingesto regular de bebidas quentes favorecem o seu aparecimento.

Disfuno do Sistema Digestivo


Cancro do intestino grosso parece estar relacionado com a formao de plipos (formaes carnosas que aparecem na parede do intestino). Cancro do estmago h quem relacione o seu aparecimento com alguns conservantes alimentares, bem como com a ingesto de alimentos fumados e salgados. lcera aplica-se a qualquer ferida que se forma na pele ou nas membranas mucosas internas do corpo. Embora no existam muitas certezas so apontadas como factores de risco o tabaco, o stress, ingesto em excesso de lcool, de medicamentos antiinflamatrios (incluindo a aspirina) e a histria familiar.

You might also like