You are on page 1of 14

MANUAL TCNICO

DIESEL S-10

Manuseio Armazenagem Abastecimento

DIESEL S-10

novo leo Diesel S-10 da Petrobras, disponvel a partir de janeiro de 2013, com teor mximo de enxofre de 10mg/kg (ppm = partes por milho) foi desenvolvido para atender aos requisitos da mais nova gerao de motores diesel que foram projetados para emitirem menores teores de material particulado e NOx do que os produzidos at dezembro de 2011. Alm do baixo teor de enxofre, esse combustvel tem alto nmero de cetano (48 no mnimo), uma faixa estreita de variao da massa especfica (820 a 850 kg/m) e uma curva de destilao com a temperatura dos 95% evaporados de no mximo 370C.

BENEFCIOS DO DIESEL S-10 PETROBRAS


Adequado aos veculos com modernas tecnologias de tratamento de emisses, com reduo de at 80% das emisses de material particulado. Melhora a ignio e reduz a emisso de fumaa branca na partida a frio. Diminui a formao de depsitos no motor e contaminantes no lubrificante.

Produto com tecnologia e a qualidade da Petrobras

Veja aqui as orientaes para o manuseio do Diesel S-10. Abastecendo o veculo

DIESEL S-10

Motores P7 / L6

->
->

Sistema SCR Sistema EGR

Motores P7= Veculos Pesados Motores L6= Veculos Leves SCR = Selective Catalytic Reduction EGR = Exhaust Gas Recirculation

Soluo integrada no controle de emisses

Abastecer sempre com Diesel S-10 os novos veculos com motores com as tecnologias SCR ou EGR para controle de emisses de gases no escapamento e usar Flua Petrobras (Agente Redutor Lquido Automotivo Arla 32), no caso dos motores com sistema SCR, que dever ser abastecido em reservatrio especfico ligado ao sistema de exausto do veculo.
Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

Cuidados ao abastecer veculos a diesel fabricados a partir de 2012*


No abastecer com leo Diesel S-500 e/ou S-1800, sob pena de causar danos ao motor*; Abastecer com leo Diesel Baixo Teor de Enxofre (leo Diesel S-10); O fluido Flua Petrobras (Arla 32) no pode ser adicionado ao tanque de leo diesel, sob pena de causar danos ao motor. O leo diesel no pode ser adicionado ao reservatrio destinado ao Flua Petrobras (Arla 32), sob pena de causar danos ao sistema anti-poluio do veculo; O Flua Petrobras um produto de alta pureza, sensvel a contaminao, necessitando de cuidados no seu manuseio e tem validade de 12 meses quando estocado em temperaturas mdias menores que 30C, sem incidncia solar. O Flua Petrobras uma soluo no inflamvel, no txica, no perigosa, no explosiva; sendo inofensivo ao meio ambiente e est classificado na categoria dos fluidos transportveis de baixo risco; Os novos veculos a diesel possuem sensores especiais que reduzem drasticamente a potncia dos motores, caso sejam detectados emisses do escapamento acima dos limites permitidos. Para melhores resultados, utilize Lubrax Advento, o novo lubrificante da Petrobras desenvolvido especialmente para os novos veculos a diesel.

Proteja seu veculo Utilize sempre


Diesel S-10, Flua Petrobras e Lubrax Advento

Experimente o novo Diesel Podium Alta performance com teor de enxofre de at 10 mg/kg (ou ppm)

* Em caso de dvidas, consulte o manual do veculo.

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

Sistema de Garantia de Qualidade


A Petrobras aplica rigorosos procedimentos de controle de qualidade em todas as etapas de seu processo produtivo. Ela tambm exige de seus fornecedores e parceiros comerciais o mesmo rigor. Tudo isso para que seus produtos cheguem ao consumidor final com absoluto respeito a todos os requisitos de qualidade intrnseca, adequao ao uso e exigncias ambientais. Para garantir o teor de enxofre de no mximo de 10mg/ kg do Diesel S-10, das refinarias at os polos de suprimento das distribuidoras de combustvel, foram realizados grandes investimentos na modernizao do sistema de dutos da Transpetro tais como o uso de vlvulas de bloqueio de alta eficincia, eliminao de pontos mortos nos dutos e modernos sistemas de controle de interfaces, dentre outros. A Petrobras Distribuidora adequou suas operaes logsticas para assegurar a qualidade do Diesel S-10 at os postos de Servio e pontos de abastecimento de frotas.

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

Recebimento por caminho-tanque


Os requisitos considerados necessrios para um caminho-tanque transportar leo diesel esto contidos no decreto n 96.044 de 15/05/1998 e na Portaria 59/93 do INMETRO. Os caminhes-tanque destinados ao transporte de leo diesel devem atender aos seguintes requisitos: Terem ponto baixo para acumulao de gua e impurezas e serem dotados de dreno; Serem estanques em relao penetrao de gua e outros contaminantes; Terem sido selecionados e programados, tendo passado por inspeo e limpeza interna prvia ao carregamento; Terem comprovada a qualidade do leo diesel antes do carregamento; Disporem de procedimentos para garantir a inviolabilidade da carga; Disporem de documentao relativa qualidade do produto; Estarem limpos e isentos de resduos de detergentes e gua.

leo Diesel S-10 e a sujeira nos tanques


Esse leo diesel tem caractersticas qumicas e fsicas ligeiramente diferentes do leo Diesel Metropolitano S-500 e do Interior de 1800 mg/kg (ppm) de enxofre. O S-10 um combustvel mais refinado que os seus antecessores e, graas a isso, contm to baixo teor de enxofre. Nas refinarias, o leo diesel bruto contendo substncias carregadas de tomos de enxofre (S) e nitrognio (N) passado em um reator atravs de um leito de catalisador juntamente com hidrognio sob alta presso. O hidrognio desloca os tomos de S e N daquelas substncias, tomando seu lugar. Esse leo diesel, agora mais rico em hidrognio, exibe um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras que o leo Diesel S-100. Mal comparando, como se ele fosse mais prximo de um querosene e, sabidamente, o querosene mais capaz de limpar uma superfcie que o leo diesel tradicional. A caracterstica mais refinada do S-10 um aspecto evolucionrio do combustvel. Por isso, imprescindvel que se realize uma limpeza criteriosa antes da troca do inventrio e que se mantenha esse mesmo rigor na rotina de limpezas peridicas empreendida da em diante. Essa caracterstica do S-10 sugere que a cadeia de distribuio de leo diesel tenha tambm um passo evolucionrio pela frente, pois o combustvel est mudando.

Sedimentao de contaminantes, amostragem & certificao da qualidade


Depois da homogeneizao do estoque, o combustvel deve ficar em repouso por tempo suficiente para que os contaminantes sedimentem. A durao do tempo de repouso tem relao com a altura da coluna de leo diesel dentro do tanque o nvel (metros) do combustvel no tanque. Quanto maior for essa altura tanto maior ser o tempo de repouso necessrio para que os contaminantes gotas de gua, partculas de xidos de corroso, fibras, partculas do revestimento da pintura do tanque, borras, etc. sedimentem no fundo do tanque. A fora da gravidade atua sobre as partculas puxando-as para baixo. Partculas de tamanho menor que 10 m tm, no entanto, pequena probabilidade de sedimentar, pois tendem a permanecer em movimento aleatrio dentro do lquido. O tempo de repouso pode exigir de 12 a 36 horas, dependendo da altura da coluna de leo diesel. Tipica-

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

mente essas alturas variam de 4 a 14m, tomando-se o costado do tanque como referncia. H casos, no entanto, em que a turvao persiste mesmo depois de um alto tempo de repouso. Novamente, a contaminao do leo diesel com traos de detergente poder ser a causa desse problema. Mas h casos em que o tamanho das gotculas de gua que formam a nvoa que responde pela maior dificuldade de desaparecimento da turvao. Durante o perodo de repouso para sedimentao dos contaminantes, o estoque de leo diesel precisa permanecer sem qualquer movimentao do combustvel no tanque, pois a movimentao poderia criar fluxo de combustvel ascendente dentro do tanque, em sentido contrrio ao da gravidade.

peratura e presses parciais entre o meio ambiente externo ao tanque e esses mesmos parmetros no interior do tanque. Mesmo o grau de secagem que o leo diesel tenha alcanado na refinaria poder mascarar parcialmente o efeito da condensao da umidade do ar, isto , se o leo diesel estiver muito seco ele absorver total ou parcialmente a gua originada da umidade do ar.

Prejuzo causado pela gua


gua no fundo do tanque de leo diesel tem o potencial de criar atividade microbiana, que degrada o combustvel, gera borras e satura elementos filtrantes mais rapidamente, alm de prejudicar o funcionamento da bomba injetora ou bico injetor do motor diesel. A gua contribui ainda para causar corroso em equipamentos da cadeia de distribuio de combustveis.

Como gua surge no leo diesel


gua pode aparecer no tanque a partir do recebimento de um novo estoque de leo diesel, seja na forma de gua livre, dispersa, em emulso e/ou solvel. Quando o leo diesel se apresenta turvo porque contm gotas de gua muito pequenas. Elas no sedimentam e do aspecto turvo ao combustvel. At uma muito pequena contaminao do leo diesel com substncia surfactante (sabes ou detergentes) tem o poder de fazer com que gotas de gua muito pequenas fiquem dispersas no leo, causando turvao no combustvel. gua surge continuamente nos estoques de leo diesel, noite e dia, a partir da condensao da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de respirao. Desde uma refinaria at o cliente consumidor, o leo diesel passa por 4 a 8 tanques e todos esses tanques tm a possibilidade de conter alguma gua. Considerando, no entanto, que a quantidade de umidade contida no ar pequena e que a gua que ficar capturada no tanque a partir da condensao ser somente uma parcela da umidade do ar, no seria razovel esperar uma grande quantidade de gua depositada no fundo do tanque resultante da umidade do ar. Outros fatores envolvidos na condensao de gua do ar so as diferenas de tem-

Figura 3 : Corroso em componente de bomba de combustvel causada por gua. Cortesia da Bosch do Brasil

Interface gua-leo diesel com crescimento microbiano


gua presente no tanque provoca uma srie de transtornos, como o crescimento de micro-organismos que se alimentam do leo diesel. Esses micro-organismos (fungos e bactrias) s so visveis ao microscpio e se desenvolvem entre a gua e o combustvel. medida que se multiplicam, comea a surgir uma massa marrom ou preta, conhecida como borra. Localizada na divisa entre o diesel e a gua, ou depositada no fundo do tanque, a borra causa entupimento de telas, filtros e corroso.

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

A Fig. 4 traz um bquer de laboratrio contendo borras de leo diesel sobrenadando em camada de gua. Esta uma amostra de combustvel retirado do fundo de um tanque sujo.

d) Limpar os tanques periodicamente;

Quando drenar gua (no mnimo)


a) A drenagem no tanque de leo diesel deve ser feita: Diariamente, pela manh; Antes do recebimento de novo estoque; Algumas horas depois de receber um novo estoque. OBS: Para os devidos fins, o nvel de gua deve ser medido antes de iniciar uma drenagem. b) Aps chuvas fortes ou inundaes, sempre deve ser feita drenagem; c) Semestralmente, caso esteja estabelecido no contrato de manuteno preventiva e corretiva, a equipe de manuteno deve drenar os tanques pelo extrator da vlvula de p.

Figura 4: Bquer com borra de leo diesel e gua

Cuidados na armazenagem de combustveis


Aps o recebimento do combustvel, de qualidade comprovada e certificada, necessrio a adoo de alguns cuidados durante a armazenagem para evitar a degradao ou a contaminao do combustvel, tornando-o imprprio para uso: a) No possvel determinar prazo de validade para produto vendido a granel. No caso do diesel desaconselhvel armazenar o combustvel por perodos acima de 3 meses sem giro do estoque. Entretanto, o produto deve ser submetido a uma anlise tcnica para recertificao antes de qualquer providncia; b) Evitar a contaminao por gua, verificando a perfeita vedao dos bocais de enchimento em tanques subterrneos, dos bocais, tampas e conexes de tetos em tanques areos e de tubulaes subterrneas; c) Drenar os tanques (inclusive os subterrneos, atravs de bomba) periodicamente para retirar gua de contaminao e, principalmente, a gua oriunda da condensao da umidade do ar;

Drenando tanques de veculos


Os fabricantes de veculos e equipamentos com motor a diesel (caminhes, nibus, maquinas de construo civil, agrcola, florestal etc), orientam no manual a periodicidade de drenagem recomendada.

Procedimento de drenagem de tanques


a) Nos tanques enterrados, introduzir a bomba de drenagem pela boca de medio do tanque at o fundo e bombear, coletando o produto em um balde limpo, de capacidade conhecida; b) Nos pontos de abastecimento que possuem a trava eletrnica de acesso a tanques (Loctron), a drenagem deve ser efetuada com uma tubulao de dimetro externo entre 3/8 (9,56 mm) e 1/2 (12,70 mm), atravs do orifcio de passagem da rgua medidora de nvel; c) Nos tanques areos, abrir lentamente a vlvula de dreno, coletando o produto em um balde limpo, de capacidade conhecida;

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

d) Coletar parte desse produto em uma proveta de 1.000 ml para teste de limpidez, transparncia, cor e odor (odor diferente pode constatar presena de microorganismos); e) Verificada a presena de contaminantes como gua, borra ou slidos, esses contaminantes devem ser eliminados; f ) Os contaminantes (gua, borra ou slidos) devem ser colocados no SAO (Separador de gua e leo) ou devem ser segregados em tambor para futura venda ou descarte apropriado; g) O produto resultante da separao dos contaminantes pode retornar ao tanque de origem; h) Os resultados das drenagens realizadas devem ser registrados, pois o acompanhamento das quantidades de gua encontradas permite a identificao de eventuais necessidades de manuteno nos tanques

Limpeza de filtros das instalaes


Critrios: a) Os filtros devem ser verificados rotineiramente; b) A troca dos elementos filtrantes deve ser feita conforme a especificao do fabricante, ou sempre que o manmetro de controle indicar presso acima da recomendada. c) Somente devem ser utilizados elementos filtrantes indicados para o modelo do equipamento, no sendo admitido o reaproveitamento dos elementos usados; Deve ser verificado sempre se os filtros esto em condies adequadas ao uso, drenando o reservatrio do filtro prensa e aumentando, se for necessrio, a frequncia da troca dos elementos filtrantes. Recomenda-se que a cada troca dos elementos filtrantes se faa a limpeza de todas as placas e reservatrio de filtrao. d) As datas das trocas devem ser registradas, para acompanhamento. Procedimentos: a) Nos filtros do tipo prensa, todas as placas de filtrao, bem como o interior da caixa que as contm, devem ser lavadas a cada troca de folhas de papel filtro; b) Qualquer que seja o tipo de filtro utilizado, o reservatrio de diesel filtrado tambm deve ser limpo, de modo a no acumular impurezas ou borra nas paredes e no fundo, conforme recomendao do fabricante; c) Caso o modelo de filtro utilizado possua um prfiltro (copo vazado, semelhante a uma peneira), este compartimento tambm deve ser verificado;

Drenando gua do tanque de superfcie cilndrico-vertical.


Influncia da geometria do fundo do tanque: declividade para a periferia -> bom para drenagem! declividade para o centro -> excelente para drenagem!! Bacias de drenagem e dreno sifonado Fig. 5 e 6

Figura 5: Bacia de drenagem de tanque com o fundo inclinado para a periferia.

Figura 6: Bacia de drenagem de tanque com o fundo inclinado para o centro.

Obs: O interior de todos os filtros, especialmente aqueles com reservatrio, contm uma atmosfera potencialmente explosiva. Sendo assim, antes de abrir qualquer compartimento do filtro, certifique-se de que o mesmo se encontra desligado. d) Constatada a presena de contaminantes (gua, borra e/ou slidos), esses devem ser removidos para o SAO (Separador de gua e leo), ou segregados em tambor para futura venda ou descarte apropriado;

Manual Tcnico Diesel S-10

DIESEL S-10

Limpeza do tanque
A abertura de um tanque recomendada a cada dois anos, idealmente, para remoo de borras e sedimentos. Essa operao requer que o tanque fique fora de servio por 3 a 15 dias, a depender do tamanho do tanque e dos meios utilizados na limpeza. Depois de feito o esvaziamento do tanque necessrio manter os seus bocais abertos e fazer uma ventilao forada ou tiragem forada dos vapores do combustvel remanescentes dentro do tanque. Somente depois de concluda essa etapa e assegurado que a atmosfera no interior do tanque tenha deixado de acusar explosividade, que a limpeza propriamente dita poder ser iniciada. A boa prtica recomenda a entrada de pessoal no tanque utilizando uma mscara de ar mandado, com suprimento de ar adequadamente pressurizado e devidamente filtrado, vindo por mangueira de fora do tanque. Para tanques de pequeno dimetro h casos de limpeza feita atravs da boca de visita do costado do tanque. Um operador portando uma mangueira com gua pressurizada dirige o jato de gua contra a chapa de fundo do tanque, arrastando a sujeira para a bacia de drenagem. A sujeira ento acumulada na bacia de drenagem exigir, no entanto, a entrada de pessoal para sua remoo. No recomendado o uso de detergente na operao de limpeza. Alguns especialistas propem o uso de gua levemente adicionada de hipoclorito de sdio (gua sanitria), devido a sua ao bactericida. No final da limpeza, o fundo do tanque dever ficar seco antes de receber o leo diesel. A pintura interna do tanque precisa ser mantida em bom estado. O procedimento de limpeza de tanque tanto de base primria de uma distribuidora, posto de servio ou ponto de abastecimento juntamente com a destinao dos resduos resultantes, deve seguir as determinaes especficas de cada rgo estadual.

Lubricidade
A lubricidade do leo diesel definida como a habilidade do combustvel de evitar a frico e o desgaste entre superfcies metlicas em movimento relativo sob carga e est relacionada com sua composio qumica. Os compostos polares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados) proporcionam boas caractersticas lubrificantes ao produto. Alm das caractersticas necessrias para apresentar um bom desempenho como combustvel, o leo diesel deve tambm apresentar caractersticas que lhe confiram um bom desempenho como lubrificante, porque em determinadas partes dos sistemas de injeo, como por exemplo, componentes internos de bombas rotativas e injetores, ele atua tambm como lubrificante. O hidrorrefino (hidrotratamento profundo/hidrocraqueamento) consiste numa rota bastante utilizada para a produo de combustveis com baixo enxofre e tende a reduzir tambm a maioria dos compostos polares que conferem lubricidade natural ao leo diesel, podendo resultar em combustvel com baixa lubricidade. Esse fato indesejvel porque pode causar desgaste prematuro das bombas e componentes dos sistemas de injeo de combustvel, reduzindo o tempo normal de vida das bombas e injetores devido ao insuficiente poder de lubrificao do combustvel. O leo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende a apresentar baixa lubricidade, em funo do hidrotratamento severo que remove tambm compostos polares, promotores naturais dessa propriedade. Na produo de leo diesel com baixo enxofre, o esquema de refino no a nica varivel determinante das caractersticas lubrificantes do produto final. O tipo de petrleo usado tambm influencia a lubricidade do produto obtido, o que pode exigir alteraes no esquema de produo para que problemas com relao lubricidade do leo diesel sejam contornados. Os aditivos melhoradores de lubricidade consistem em misturas de cidos graxos ou de steres e tm atuao comprovada na restituio do poder lubrificante do leo diesel.

Tcnico Diesel S-10 10 Manual

DIESEL S-10

Outra forma de correo dessa caracterstica consiste na incorporao de biodiesel ao leo diesel. Destaca-se que a adio de 2% vol. de biodiesel ao leo diesel com baixo enxofre suficiente para correo da sua lubricidade (desgaste a 60 C <<< 460 m, medido pelo ensaio HFRR a 60 C figura 7) e que, no caso brasileiro, mandatria a adio de 5% vol. de biodiesel ao leo diesel automotivo. Portanto, no necessria a correo da lubricidade do leo diesel automotivo na refinaria produtora, a partir do uso de aditivos promotores de lubricidade.

Aes em caso de emergncia Medidas de primeiros socorros


a) Inalao Remover a vtima para local arejado. Se a vtima no estiver respirando, aplicar respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros / minuto. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando a Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ), sempre que possvel. b) Contato com a pele Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ), sempre que possvel.

Cicatriz A: Lubricidade boa Desgaste < 460 m

Cicatriz B: Lubricidade ruim Desgaste > 460 m

Figura 7: Mtodo HFRR a 60oC (ISO 12156) - Exemplos de Cicatriz de Desgaste

Biodiesel
O leo diesel automotivo atualmente consiste em uma mistura de 5% de biodiesel e 95% de leo mineral. O manuseio do biodiesel e de suas misturas exige cuidados ainda mais rigorosos do que os dispensados ao diesel mineral, uma vez que o biodiesel apresenta maiores higroscopicidade (propenso a absorver gua) e biodegradabilidade (degradao por ao de microorganismos), bem como menor estabilidade oxidao. Portanto, importante que se preste ateno redobrada aos cuidados com a transferncia e armazenagem do combustvel citadas anteriormente, especialmente no que se refere limpeza e drenagem de gua dos tanques.

c) Contato com os olhos Lavar os olhos com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando a Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ), sempre que possvel. d) Ingesto No provocar vmito. Se a vtima estiver consciente, lavar a sua boca com gua limpa em abundncia e faz-la ingerir gua. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando a Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ), sempre que possvel. e) Notas para o mdico Em caso de contato com a pele e/ou com os olhos no friccione as partes atingidas.

Manual Tcnico Diesel S-10

11

DIESEL S-10

Medidas de combate a incndio


a) Meios de extino apropriados Espuma para hidrocarbonetos, p qumico e dixido de carbono (CO2). b) Mtodos especiais Resfriar tanques e containers expostos ao fogo com gua, assegurando que a gua no espalhe o diesel para reas maiores. Remover os recipientes da rea de fogo, se isto puder ser feito sem risco. Assegurar que h sempre um caminho para escape do fogo. c) Proteo dos bombeiros Em ambientes fechados, usar equipamento de resgate com suprimento de ar.

Disposio: No dispor em lixo comum. No descartar no sistema de esgoto ou em cursos dgua. Confinar, se possvel, para posterior recuperao ou descarte. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente. Nota: Contatar o rgo ambiental local, no caso de vazamento ou contaminao de guas superficiais, mananciais ou solos.

Informaes toxicolgicas
a) Toxicidade aguda Contato com a pele > Nvoa de leo > DL50 (coelho) > 5 g/kg. Ingesto > Nvoa de leo > DL50 (rato) > 5 g/kg. Sintomas: Por inalao pode causar irritao das vias areas superiores, dor de cabea, nuseas e tonteiras. b) Efeitos locais Inalao: Irritao das vias areas superiores. Podem ocorrer dor de cabea, nuseas e tonteiras. Contato com a pele: Contatos ocasionais podem causar leses irritantes. Contato com os olhos: Irritao com vermelhido das conjuntivas. Ingesto: Pode causar pneumonia qumica por aspirao durante o vmito. c) Toxicidade crnica Contato com a pele: Contatos repetidos e prolongados podem causar dermatite.

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


a) Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Eliminar todas as fontes de ignio, impedir centelhas, fagulhas, chamas e no fumar na rea de risco. Isolar o vazamento de todas as fontes de ignio. Controle de poeira: No se aplica (produto lquido). b) Precaues ao meio ambiente Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. No direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pblica. Evitar a possibilidade de contaminao de guas superficiais ou mananciais. Restringir o vazamento menor rea possvel. O arraste com gua deve levar em conta o tratamento posterior da gua contaminada. Evitar fazer esse arraste. c) Mtodos para limpeza Recuperao: Recolher o produto em recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto recuperado para posterior eliminao. Neutralizao: Absorver com terra ou outro material absorvente.

Tcnico Diesel S-10 12 Manual

DIESEL S-10

Caracterstica (1) Aspecto Cor Cor ASTM, mx. Teor de biodiesel (8) Enxofre total, mx. Massa especfica a 20C Ponto de fulgor, mn. Viscosidade a 40C Destilao 10% vol., recuperados 50% vol., recuperados 85% vol., recuperados, mx. 90% vol., recuperados 95% vol., recuperados, mx. Ponto de entupimento de filtro a frio, mx.

Unidade S10 % volume mg/kg kg/m3 C mm2/s 10

Limite Tipo A e B S50 (2) S500 S1800 (3) Lmpido e isento de impurezas (4) (5) (6) 3,0 (7) (9) 50 820 a 865 38 2,0 a 5,0 Anotar 245,0 a 310,0 360,0 (mx.) (12) 360 Anotar 370 Anotar 820 a 880

Mtodo ABNT NBR 14954 14483 15568 7148 e 14065 7974, 14598 10441 ASTM/EN D4716 D1500 e D6045 EN 14078 D2622 , D5453 D7039 , D7212 (10) D7220 (10) D1298 e D4052 D56, D93, D3828 D445

820 a 850 (11) 2,0 a 4,5 180,0 (min.) 245,0 a 295,0 370

9619

D86

D6371 D613 D6890 e D7170 Resduo de carbono Ramsbottom no resduo dos 10% finais da destilao, mx. % massa 0,25 14318 D524 Cinzas, mx. % massa 0,01 9842 D482 Corrosividade ao cobre, 3h a 50C, mx 1 14359 D130 D6304 gua (14) mg/kg 200 (mx.) Anotar EN ISO 12937 Contaminao total (14) mg/kg 24 (mx.) Anotar EN 12662 gua e sedimentos, mx. (15) % volume 0,05 D2709 D5186 e D6591 Hidrocarbonetos policclicos aromticos (16) % massa 11 (mx.) Anotar (17) EN 12916 (17) D2274 (18) e Estabilidade oxidao (16) mg/100mL 2,5 (mx.) Anotar D5304 ndice de neutralizao mg KOH/g Anotar 14248 D974 D 6079 Lubricidade, mx. m (19) ISO 12156 Condutividade eltrica, mn (20) pS/m 25 D2624 e D4308 (1) Podero ser includas nesta especificao outras caractersticas, com seus respectivos limites, para o leo diesel obtido de processos diversos de refino de petrleo e centrais de matrias-primas petroqumicas ou nos termos a que se refere o 1 do art. 1 desta Resoluo. (2) A partir de 1 de janeiro de 2013, os leos diesel A S50 e B S50 deixaro de ser comercializados e sero substitudos integralmente pelos leos diesel A S10 e B S10, respectivamente. (3) A partir de 1 de janeiro de 2014, os leos diesel A S1800 e B S1800 deixaro de ser comercializados como leos diesel de uso rodovirio. (4) Colorao entre o incolor e o amarelado, podendo o tipo B apresentar-se ligeiramente alterado para as tonalidades marrom e alaranjada. (5) Conforme disposto no art. 11, da presente Resoluo, devero ser observados os seguintes limites: a) at 30 de junho de 2012, os indicados na nota (4) para o leo diesel S500 e vermelho para o leo diesel S1800; b) a partir de 1 de julho de 2012, vermelho para o leo diesel S500 e, de amarelo a alaranjado, podendo o tipo B apresentarse ligeiramente alterado para a tonalidade marrom, para o leo diesel S1800. (Nota) (6) O corante vermelho deve ser adicionado de forma tal que seu teor na mistura seja de 20 mg/L. (7) Limite requerido antes da adio do corante. (8) Aplicvel apenas para o leo diesel B. (9) No percentual estabelecido pela legislao vigente. Ser admitida variao de 0,5 % volume. (10) Aplicveis apenas para leo diesel A. (11) Ser admitida a faixa de 820 a 853 kg/m3 para o leo diesel B. (12) Limites conforme Tabela II. (13) Alternativamente, fica permitida a determinao do ndice de cetano calculado pelo mtodo NBR 14759 (ASTM D4737), para os leos diesel A S500 e A S1800, quando o produto no contiver aditivo melhorador de cetano, com limite mnimo de 45. No caso de no-conformidade, o ensaio de nmero de cetano dever ser realizado. O produtor e o importador devero informar no Certificado da Qualidade a presena de aditivo melhorador de cetano, nos casos em que tal aditivo for utilizado. Ressalta-se que o ndice de cetano no traduz a qualidade de ignio do leo diesel contendo biodiesel e/ou aditivo melhorador de cetano. (14) Aplicvel na produo e na importao. (15) Aplicvel na importao, antes da liberao do produto para comercializao. (16) Os resultados da estabilidade oxidao e dos hidrocarbonetos policclicos aromticos podero ser encaminhados ao distribuidor at 48 h aps a comercializao do produto de modo a garantir o fluxo adequado do abastecimento. (17) O mtodo EN 12916 aplicvel ao leo diesel B contendo at 5% de biodiesel. Os mtodos ASTM D5186 e D6591 no se aplicam ao leo diesel B. (18) O mtodo ASTM D2274 se aplica apenas ao leo diesel A. (19) Poder ser determinada pelos mtodos ISO 12156 ou ASTM D6079, sendo aplicveis os limites de 460 m e 520 m, respectivamente. A medio da lubricidade poder ser realizada aps a adio do biodiesel, no teor estabelecido na legislao vigente. (20) Limite requerido no momento e na temperatura do carregamento/bombeio do combustvel pelo produtor e distribuidor. Nmero de cetano ou nmero de cetano derivado (NCD), mn. 48 46 42 (13) Tabela II - Ponto de Entupimento de Filtro a Frio Unidades da Federao SP - MG - MS GO/DF - MT - ES - RJ PR - SC - RS
Fonte: Resoluo ANP N 65, de 9.12.2011 - DOU 12.12.2011

14747

jan 12 12 10

fev 12 12 10

mar 12 12 7

abr 7 10 7

mai 3 5 0

Limite Mximo, C jun jul 3 3 5 5 0 0

ago 3 8 0

set 7 8 0

out 9 10 7

nov 9 12 7

dez 12 12 10

Manual Tcnico Diesel S-10

13

DIESEL S-10

Para contatar o SAC Petrobras, o cliente pode utilizar o telefone 0800 728 9001 ou enviar um e-mail para sac@petrobras.com.br

Elaborado por: Gerncia de Solues Comerciais Marketing Abastecimento Gerncia de Combustveis P&D de Abastecimento - Cenpes Gerencia de Marketing de Transportes Petrobras Distribuidora

Tcnico Diesel S-10 14 Manual

agosto 2012

www.br.com.br

A Petrobras tem a maior rede de postos de servio com Diesel S-10

You might also like