You are on page 1of 4

NOME: _________________________________________________ DATA: ______________ PROFESSORA: ____________________

Objetivos: explorar a interpretao textual, desenvolver habilidades de inferncia e perceber caractersticas prprias do gnero conto, de modo a ser capaz de escrever seus prprios contos.

O sol e a lua O sol e a lua viviam em uma caverna. Nem a luz do sol e nem da lua podiam sair daquele lugar. Somente as estrelas brilhavam no cu nesta poca. Certo dia, o sol e a lua se cansaram de viver em uma caverna juntos. Era muito apertado para os dois e o sol disse lua: - Eu sou o pai da vida. No certo que eu viva em uma caverna junto com voc. V embora e deixe a caverna apenas para eu viver. - Para onde irei? perguntou a lua No tenho outro lar. - V para o cu. H bastante espao para voc l, no grande cu azul. Muito triste, a lua saiu da caverna. Ela ficou um pouco assustada com o grande cu azul, afinal de contas, ela era apenas uma lua prateada e magra. A princpio, ela se escondeu atrs das nuvens. Quando havia se acostumado, resolveu mostrar-se aos poucos e logo todos puderam ver como ela era bela. O sol viu a lua no lindo cu azul e ficou furioso. A pequena lua estava em um lugar melhor que o dele. Ele saiu ento de sua caverna e pulou para o cu. Quando a lua viu o sol se aproximando, ficou com medo e fugiu. Ningum mais conseguia encontrar a lua. O sol comeou a ter o cu inteiro para viver. Ele mandava seus raios maravilhosos em todas as direes. Ele aquecia o planeta at ento frio. Plantas verdes e lindas flores comearam a nascer e crescer. As pessoas danavam e rezavam para o sol. Apesar de tudo isso, o sol vivia solitrio. Ningum conseguia chegar perto dele. Ele no tinha com quem

conversar. Ele queria muito encontrar a sua amiga lua e decidiu procurar por ela. A lua havia se escondido dentro da velha caverna. Quando o sol foi procur-la l, ela comeou a fugir. - Ei, lua! gritou o sol onde voc vai? Por que voc foge quando me aproximo? No fuja de mim! A lua no queria esperar o sol. Ela correu para o cu. Quando o sol a alcanou, a lua partiu. Desde este dia, o sol no consegue mais ficar no mesmo lugar que a lua. s vezes, a lua mostra seu rosto frio para o sol por um curto perodo de tempo. s vezes ela lhe d suas costas e passa silenciosamente em sua frente. Agora, o sol e a lua fazem turnos de sono em sua velha caverna e a cada novo dia, eles viajam separadamente pelo lindo cu azul. (Conto Cubano traduzido por Janana Spolidorio) Entendendo a Histria 1. Coloque as oraes abaixo na ordem correta. Escreva 1 para o que aconteceu primeiro e assim por diante: _____ A lua brilhou no cu. _____ A lua se escondeu atrs das nuvens. _____ O sol disse lua para deixar a caverna. _____ O sol e a lua viviam em uma caverna. _____ O sol e a lua se cansaram de viver juntos em uma caverna. _____ O sol se sentiu solitrio. _____ O sol subiu ao cu. 2. Responda as perguntas: a. Por que a lua deixou a caverna? Resposta: ___________________________________________ ___________________________________________________ b. Por que a lua no queria sair da caverna? Resposta: __________________________________________ ___________________________________________________

c. O que aconteceu quando o sol decidiu subir ao cu? Resposta: ___________________________________________ ___________________________________________________ d. Por que o sol ficou furioso aps a lua ter deixado a caverna? Resposta: _____________________________________________ ____________________________________________________ 3. Complete a tabela de acordo com o que pedido: Acontece no cu Como a histria explica O sol e a lua aparecem no O sol e a lua esto bravos cu em horas diferentes. um com o outro. No podemos ver sempre o sol e a lua no cu s vezes a lua parece fina. Ela fica com vergonha e se esconde. s vezes a lua est cheia. O sol e a lua parecem se mover pelo cu. 4. Termine as informaes de acordo com o texto: a. O sol e a lua viviam infelizes na caverna porque ______________ ___________________________________________________ b. O sol pediu lua que ___________________________________ ____________________________________________________ c. O sol se sentiu sozinho e queria ___________________________ _____________________________________________________ d. Esta histria explica _____________________________________ ____________________________________________________ 5. Como os cientistas explicam o modo como o sol e a lua parecem se mover no cu?

Resposta: ____________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _____________________________________________________ 6. Invente uma histria em seu caderno que explique outro fenmeno da natureza, como por exemplo a mudana das estaes. Use sua imaginao.

You might also like