You are on page 1of 15

DELEUZE: "como criar um corpo sem rgos"?

Brbara Lucchesi Ramacciotti *

RESUMO: O texto "como criar para si um corpo sem rgos" faz parte do programa Mil Plats e compe o projeto deleuziano de criao de uma filosofia prtica. No livro Espinosa e a filosofia prtica (1970), Deleuze defende que a tica de Espinosa inaugura uma nova concepo de filosofia prtica. A chave desse novo projeto encontra-se em dois elementos centrais: na teoria da substncia nica e imanente e na concepo dinmica e cintica de corpo. Pretendemos examinar como Deleuze desdobra seus conceitos de plano de imanncia e de corpo sem rgos, a partir dois elementos centrais da tica .

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia prtica. Plano de imanncia. Corpo cintico e dinmico. Corpo sem rgos.

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Grupo de Estudos Espinosanos (GEE-USP). Membro do GT-ANPOF- Deleuze. Doutora em Filosofia (USP-2002). Mestre em Filosofia (UFRJ - 1995). 1 DELEUZE. G. Espinosa e a filosofia prtica. Traduo de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. So Paulo: Escuta, 2002.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

Brbara Lucchesi Ramacciotti

Introduo

O projeto de criao de um corpo sem rgos integra o programa da filosofia prtica de Deleuze e Guattari, sendo um dos temas centrais de alguns captulos dos livros nascidos desta parceria, como por exemplo: em Anti-dipo (1972): Cap. I As mquinas desejantes e em Mil plats (1980), o captulo I do vol. 3: "Como criar para si um corpo sem rgos" (CsO). Neste ltimo, os autores observam que o CsO "no uma noo, um conceito, mas antes uma prtica, um conjunto de prticas" (1980, p.9). O que esta prtica que cria para si um CsO? Com o objetivo de responder a esta questo, adotamos o seguinte percurso: 1) examinaremos o livro Spinoza et la philosophie pratique (1970/2002), sobretudo o captulo VI "Espinosa e ns", pois nele encontramos vrias pistas para compreender como Deleuze deriva das concepes espinosanas de substncia nica e de corpo cintico e dinmico seus conceitos de plano de imanncia e de corpo sem rgos (CsO); 2) teceremos algumas consideraes sobre a frmula: como criar para si um CsO exposta em Mil plats.

1. Filosofia prtica e plano de imanncia

No livro Espinosa e a filosofia prtica (1970/2002)2, Deleuze defende que a tica apresenta um novo modelo de filosofia prtica, sendo seus elementos nucleares: 1) a teoria da unicidade e da expressividade da substncia imanente; 2) a concepo cintica e dinmica do corpo. O conceito espinosano da substncia nica ou da nica Natureza compreendido por Deleuze como um plano de imanncia comum a todos os seres singulares ou aos modos de vida dos corpos e indivduos:

[...] uma nica Natureza para todos os corpos, uma nica Natureza para todos os indivduos, uma Natureza que ela prpria um indivduo variando de uma infinidade de maneiras. No mais a afirmao de uma substncia nica, a exposio de um plano comum de imanncia em que esto todos os corpos, todas as almas, todos os indivduos. Esse plano de imanncia ou de consistncia no um plano no sentido de desgnio no esprito, projeto, programa, um plano no sentido geomtrico, seo, interseo, diagrama. Ento, estar no meio de Espinosa estar

DELEUZE. G. Espinosa e a filosofia prtica. Traduo de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. So Paulo: Escuta, 2002.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

113

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

nesse plano modal, ou melhor, instalar-se nesse plano; o que implica um modo de vida, uma maneira de viver. Em que consiste esse plano e como constru-lo? (DELEUZE, 2002, p.126).

O que significa definir a substncia nica como um plano de imanncia e um plano modal? Sabemos que na Parte I da tica, Espinosa demonstra que s existe uma substncia que causa de si e em si (P 1-7) e que todas as coisas existentes so produto desta causa eficiente (EI, P25). A substncia nica e imanente tambm denominada Deus. (ESPINOSA, 2012). Contudo, o Deus de Espinosa este que "age exclusivamente pelas leis de sua natureza" (EI, P17), sendo estas as leis da prpria Natureza. S h uma substncia, porque no pode existir "na natureza das coisas, duas ou mais substncias de mesma natureza" (EI, P5) e porque "uma substncia no pode ser produzida por outra substncia" (EI, P6). J que a substncia infinita (EI, P13) e eterna (P19) a nica causa de si e em si, logo ela opera como causa livre (EI, P17), imanente (EI, P18), eficiente (EI, P25) e necessria (EI, P29) de todas as coisas, sendo expressa em infinitos atributos infinitos (EI, P11) e em infinitos modos: "Ora, nada dado afora substncias e modos" afirma Espinosa (Cf. EI, P15 dem.). Deleuze em Spinoza et le problme de l' expression (1968) j havia desenvolvido uma rigorosa leitura da teoria da substncia nica. No texto de 1970, porm ele parte da teoria da substncia imanente ou da "nica Natureza" para desdobrar seu conceito de "plano de imanncia". A distino estabelecida por Espinosa entre substncia transcendente e substncia imanente transposta para a distino deleuziana entre o plano de imanncia e o plano de transcendncia. O plano de imanncia designado como um "plano de consistncia" ou um "plano modal", pois todas as coisas e indivduos existem como coisas singulares em ato e expressam a "nica Natureza". J o plano de transcendncia remete para uma instncia teleolgica, posta acima ou para alm das coisas e dos seres efetivos, que opera como um poder incondicionado que determina ou condiciona a finalidade de toda existncia:
Chamamos plano teolgico toda organizao que vem de cima e diz respeito a uma transcendncia, mesmo oculta: desgnio no esprito de um deus, mas tambm evoluo nas profundezas supostas da Natureza, ou ainda organizao de poder de uma sociedade. Tal plano pode ser estrutural ou gentico, e os dois ao mesmo tempo; ele se refere sempre a formas e a seus desenvolvimentos, a sujeitos e a suas formaes. (DELEUZE, 2002a, p.133).

O plano de imanncia , portanto, aquele que "no dispe de uma dimenso suplementar: o processo de composio deve ser captado por si mesmo, mediante aquilo que ele d, naquilo que ele d. um plano de composio, e no de organizao nem de Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012 114

Brbara Lucchesi Ramacciotti

desenvolvimento" (2002a, p. 133).

Esta leitura deleuziana da teoria da unicidade e da

expressividade da substncia imanente sustenta a tese da filosofia espinosana como um novo modelo de "filosofia prtica". J que a causalidade imanente no existe separada dos modos que a expressam, a formulao de tal conceito implica na compreenso dos modos de existncia singular, ou seja, implica em uma filosofia prtica. Em outras palavras: a "nica Natureza" no pode operar como uma instncia para alm das coisas singulares existentes em ato, pois a substncia nica necessariamente manifesta-se como modo, ou seja, como as afeces de uma substncia (pela def. 5, EI), ou como "um modo de vida" e "uma maneira de viver". Nestes termos, a substncia nica espinosana ou o plano de imanncia deleuziano s podem ser concebidos como um processo contnuo de manifestao das velocidades, das intensidades, dos movimentos das partculas e das cargas afetivas constitutivas de todas as coisas:
No h mais formas, mas apenas relaes de velocidade entre partculas nfimas de uma matria no formada. No h mais sujeito, mas apenas estados afetivos individuantes da fora annima. Aqui, o plano s retm movimentos e repousos, cargas dinmicas afetivas: o plano ser percebido como aquilo que ele nos faz perceber, passo a passo. (DELEUZE, 2002, p.133).

O texto Espinosa e a filosofia prtica pe a seguinte questo: "Em que consiste esse plano e como constru-lo? Pois ao mesmo tempo completamente plano de imanncia, e, todavia deve ser construdo, para que se viva de maneira espinosista" (2002a, p.128). Esta mesma questo retomada nos Mil plats, s que agora nos seguintes termos: "Como criar para si um corpo sem rgo?" (2008, p.9). A definio da filosofia de Espinosa como uma filosofia prtica implica, portanto, na anlise do que e de como se constri um plano de imanncia ou um corpo de intensidades em um plano de imanncia. Desta leitura, surge a questo: como criar para si um "corpo sem rgos"? Deleuze e Guattari (D&G) advertem que o CsO "no uma noo, um conceito, mas antes uma prtica", como vimos acima. Isto porque a criao de CsO exige uma prtica ou um modo de vida, assim como a tica espinosana exige a atividade simultnea entre o corpo e a mente para transformar a impotncia e a tristeza em potncia de agir e pensar e alegria de viver. A relao entre a concepo espinosana do corpo cintico e dinmico e a questo: como criar um CsO? enfatizada por D&G quando observam:
Finalmente, o grande livro sobre o CsO no seria a tica? Os atributos so os tipos ou gneros de CsO, substncias, potncias, intensidades Zero como matrizes produtivas. Os modos so tudo o que se passa: as ondas e as vibraes, as

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

115

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

migraes, limiares e gradientes, as intensidades produzidas sob tal ou qual tipo substancial a partir de tal matriz. (D&G, 2008, p.14).

2. O que pode o corpo e o corpo sem rgos?

Deleuze, em Nietzsche et la philosophie (1962/1988), j havia destacado a posio original e revolucionria de Espinosa, o primeiro filsofo a propor a questo "o que pode um corpo": "Espinosa abriu para s cincias e para filosofia uma nova via: no sabemos o que pode um corpo, afirma ele, falamos da conscincia, do esprito, (..), mas no sabemos do que um corpo capaz" (DELEUZE, 1988, p.44). O texto referido o seguinte: O fato que ningum determinou, at agora, o que pode o corpo. E continua: a experincia a ningum ensinou, at agora, o que o corpo exclusivamente pelas leis da natureza enquanto consideradas apenas corporalmente, sem que seja determinado pela mente pode ou no pode fazer (ESPINOSA, EIII, P2, esclio). Espinosa alm de desenvolver uma fsica do corpo, para responder a questo o que pode um corpo, estabelece "o corpo" como um "novo modelo" para a filosofia, observa Deleuze:

Espinosa prope aos filsofos um novo modelo: o corpo. Prope instituir o corpo como modelo: 'No sabemos o que pode o corpo...'. Esta declarao de ignorncia uma provocao: falamos da conscincia e de seus decretos, da vontade e de seus efeitos, dos mil meios de mover o corpo, de dominar o corpo e as paixes. (DELEUZE, 2002a, p.23).

A Parte II da tica demonstra que entre os infinitos atributos infinitos da substncia nica conhecemos apenas dois: o pensamento (EII, P1) e a extenso (EII, P2). Mas o que e o que pode o corpo? O corpo um modo finito do atributo extenso (def.1), uma coisa singular (dem. lema 3, EII P13), composta por vrios indivduos, que tambm so compostos por outros indivduos (lemas 4,5,6,7, PII,13). Isto significa que os corpos no se distinguem entre si pela substncia, mas pela unio dos corpos ou indivduos que o compe (EII, P13, def. axm.2, lema 3). O que caracteriza a unio constitutiva de um corpo a proporo definida "pelo movimento, pelo repouso, pela velocidade e pela lentido" desses indivduos que o compem "e no pela substncia" (lema 1, PII,13). Deleuze identifica no texto sobre a filosofia prtica duas definies simultneas do corpo na tica: uma cintica e outra dinmica. A proposio cintica esta que "define um corpo por relaes de movimento e repouso". O conceito espinosano de corpo no se define, Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012 116

Brbara Lucchesi Ramacciotti

portanto, pela forma ou pela funo, por exemplo, pela forma e funo orgnicas. Ao contrrio, as funes que so definidas em termos do movimento e do repouso, ou seja, pela propriedade cintica. A proposio dinmica concebe o corpo como um poder de afetar e de ser afetado: "um corpo afeta outros corpos, ou afetado por outros corpos: este poder de afetar e de ser afetado que define um corpo na sua individualidade" (DELEUZE, 2002a, p.128 Cf. E II, lema 3, axm 1). Em resumo, o corpo no se define pela forma dos rgos nem pela funo orgnica, nem como uma substncia ou um sujeito, mas pelo movimento e repouso de suas partculas e pelo poder de afetar, ou "pelos afetos de que capaz" (idem, 2002a, p.129). Espinosa inova quando define o corpo humano ou de um animal por esse poder de afetar e de ser afetado, sem ser determinado a agir pela mente, tal como amplamente difundido pelas definies clssicas do dualismo psicofsico, que estabelece a hierarquia de comando da mente sobre o corpo. Para compreender porque o conceito-prtico do corpo sem rgos tributrio da tica, ou mais especificamente das proposies cintica e dinmica do corpo, preciso o conceito espinosano do conatus. O conatus definido na Parte III da tica como: "o esforo pelo qual cada coisa se esfora por perseverar no seu ser" (EIII, P7, P8). A mente uma coisa que pensa, por isso persevera em seu ser quando produz ideias, sejam as claras e distintas (adequadas) sejam as confusas e parciais (inadequadas). Sendo a mente uma ideia do corpo, logo "o que primeiro e primordial para nossa mente o esforo por afirmar a existncia de nosso corpo" (EIII, P10 dem.). Continua Espinosa na EIII, P11: "Se uma coisa aumenta ou diminui, estimula ou refreia a potncia de agir de nosso corpo, a ideia dessa coisa aumenta ou diminui, estimula ou refreia a potncia de pensar de nossa mente". Disso aferimos que, tanto as afeces do corpo quanto as ideias da mente so definidas em termos do aumento ou da diminuio da potncia interna ou do conatus. A definio espinosana do corpo humano como conatus circunscreve-se ao mbito da fsica dos corpos e no a uma concepo do corpo como organismo, pois a biologia e a qumica enquanto cincias nem haviam surgido. Por isso, Deleuze delimita a proposio cintica ao mbito da energia cintica dos corpos fsicos, pois esta trata da variao do movimento e do repouso dos corpos ou das partculas, enquanto a cintica qumica, em contrapartida, analisa a variao da velocidade das reaes qumicas entre as substncias. Seria um anacronismo pensar em um corpo orgnico no mbito da Pequena Fsica dos corpos de Espinosa, exposta entre as proposies 13 e 14 da Parte II da tica. Entretanto, Deleuze quando afirma que a cintica do corpo em Espinosa no remete ao organismo, no quer dizer

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

117

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

com isto que a concepo espinosana de corpo seja limitada em funo do contexto cientfico do sculo XVII. Deleuze pretende exatamente o contrrio, mostrar que o modelo cintico e dinmico do corpo enquanto conatus mais amplo, pois a funo orgnica apenas uma das dimenses do corpo humano e no sua totalidade:
Com efeito, a proposio cintica nos diz que um corpo se define por relaes de movimento e de repouso, de lentido e de velocidade entre partculas. Isto : ele no se define por uma forma ou por funes. A forma global, a forma especfica, as funes orgnicas dependero das relaes de velocidade e de lentido. (...) O importante conceber a vida, cada individualidade de vida, no como uma forma, ou um desenvolvimento de forma, mas como uma relao complexa entre velocidades diferenciais, entre abrandamento e acelerao de partculas. Uma composio de velocidades e de lentides num plano de imanncia. (DELEUZE, 2002a, p.128).

O privilgio do registro fsico em relao ao orgnico no significa o desconhecimento da qumica ou da biologia enquanto cincias nem o desprezo do corpo orgnico como sugere o conceito "corpo sem rgos", empregado por D&G. Essa expresso, tomada de emprstimo de um texto de Artaud, visa designar a concepo mais ampla do corpo, que no se limita ao organismo, nem ao corpo humano. O que se pretende por em evidncia com o conceito de CsO a ideia de corpo enquanto corpo complexo e dinmico, constitudo por uma multiplicidade de outros corpos, como afirma Espinosa: alguns dos corpos que compem um corpo(EIII, P13, lema 4). O CsO pe em relevo a variao das intensidades ou das energias internas: "O CsO est a caminho desde que o corpo se cansou dos rgos" (D&G, 2008, p.10); " Um CsO feito de tal maneira que ele s pode ser ocupado, povoado por intensidades. (...) Ele matria intensa e no formada, no estratificada (...) Matria igual a energia" (DELEUZE, 2002a, p.13). O exame da composio cintica e dinmica do corpo exposta no texto de 1970 j prepara o terreno para a formulao do conceito de CsO, posto que o CsO preenchido por intensidades ou pela energia cintica dos corpos em movimento: "Somente as intensidades passam e circulam" (G&G, 2008, p.13). Por isso D&G concebem o CsO como um "ovo pleno anterior extenso do organismo e a organizao dos rgos", isto , como o "ovo intenso que se define por eixos e vetores, gradientes e liminares, tendncias dinmicas com mutao de energia, movimentos cinemticos" (D&G, 2008, p.14). O conceito de energia formulado pela Fsica apenas no sculo XIX, designa a grandeza que surge da relao entre dois corpos ou sistemas fsicos, , portanto, um conceito relacional. Em linhas gerais, energia (enrgeia, em grego) significa a capacidade de um corpo

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

118

Brbara Lucchesi Ramacciotti

para realizar uma ao, literalmente significa que algo est em trabalho ou em ergo (em grego). Quando um corpo afeta outro corpo ou por ele afetado, nesta relao h troca de energia entre os corpos. A proposio dinmica refere-se justamente a esse poder dos corpos de afetar e de ser afetado. Deleuze observa que a tica espinosana na medida em que funda uma cincia dos afetos para analisar os tipos de afetos humanos pode ser considerada como uma Etologia, isto , como uma cincia dos modos de vida ou do comportamento humano. Enquanto a Etologia, cincia que foi criada apenas em 1930, analisa o comportamento humano e animal a partir das aes que podem ser observadas por serem constantes e caractersticas de uma espcie, sexo ou faixa etria; Espinosa, no sculo XVII, estabelece a base de sua cincia tica sobre bases menos empiristas e mais dinmicas, pois investiga os tipos de comportamento humano tendo por objeto a variao da potncia dos afetos, ou seja, a variao do conatus ou da energia cintica e dinmica do corpo e da mente relao de afetar e ser afetado: "A tica de Espinosa no tem nada a ver com uma moral, ele a concebe como uma etologia, isto , como uma composio das velocidades e das lentides, dos poderes de afetar e de ser afetado nesse plano de imanncia" (DELEUZE, 2002a, p.130). Sabemos que para Espinosa, a variao da potncia de um corpo quando afeta ou afetado se expressa como aumento ou diminuio do conatus, ou seja, como aumento ou diminuio da existncia ou da essncia do homem, j que ambas (existncia e essncia) expressam a realidade em ato de uma coisa. Na proposio 18, da Parte IV, Espinosa define o conatus como o prprio desejo: o desejo a prpria essncia do homem, isto , o esforo pelo qual o homem se esfora por perseverar no seu ser. Porm, o aumento e a diminuio da potncia do conatus se expressa respectivamente por meio dos afetos de alegria e de tristeza (Cf. EIII, P11 esc.). Para Deleuze (2002), a etologia ou cincia espinosana do comportamento permite compreender que cada corpo humano ou animal seleciona no mundo ou na Natureza aquilo que o afeta ou afetado por ele, pois reage positiva ou negativamente diante das coisas, seleciona seus alimentos, seus venenos. No obstante, a definio dos corpos a partir do poder de afetar e ser afetado no implica apenas no exame terico das relaes de composio e de decomposio dos corpos, mas tambm no experimento ou na prtica dessas relaes: "trata-se de saber se relaes (e quais?) podem se compor diretamente para formar uma nova relao mais "extensa", ou se poderes podem se compor diretamente para constituir um poder, uma potncia mais "intensa" (2002, p.131). Nestes termos, o problema posto em Espinosa e a filosofia prtica: como criar de um plano de imanncia a partir da concepo cintica e dinmica do corpo enquanto

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

119

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

conatus (desejo) reformulado por Deleuze e Guattari com a questo: "Como criar para si um CsO?" Neste texto, o CsO definido como "o campo de imanncia do desejo" e como "o plano de consistncia prpria do desejo (ali onde o desejo se define como processo de produo, sem referncia a qualquer instncia exterior, falta que viria torn-lo oco, prazer que viria preench-lo)" (D&G, 2008, p.15). Mas o que o desejo? O desejo em termos espinosanos o conatus, o esforo de perseverar na existncia (EIII, P7). O que significa este esforo de perseverar? No significa a simples conservao do corpo-mente como algo esttico, pois o corpo no uma substncia extensa, mas um modo de expresso do atributo extenso. O modo da extenso no se limita matria extensa, orgnica e inorgnica, pois o corpo composto por uma infinidade de corpos menores, de partculas em movimento, de energia cintica e dinmica. O que importa na considerao fsica do corpo mais sua composio enquanto afeto e intensidades em movimento do que sua composio como uma unidade orgnica ou mecnica e uma identidade centrada no sujeito. Dentro desse referencial terico, D&G defendem uma concepo afirmativa do desejo como circulao das intensidades, como variao das potncias, expressas pelos afetos alegres e tristes, em contraposto concepo psicanaltica tradicional do desejo como falta (D&G, 2008, p.15-16). Recusam tambm a reduo da prtica teraputica ao trabalho de sntese do Eu enquanto unidade e identidade. Para D&G, o campo de imanncia no interior ao Eu, mas tambm no vem de um Eu-exterior ou de um no-eu. Ele antes como o Fora absoluto que no conhece mais o Eu, porque o interior e o exterior fazem igualmente parte da imanncia na qual eles se fundiram (idem, 2008, p.18). Para a filosofia-prtica, experimental e teraputica de D&G, "tudo permitido", pois "o que conta somente que o prazer seja o fluxo do prprio desejo", para tanto preciso que a Imanncia ou o plano de imanncia composto na experincia com as mltiplas intensidades no seja interrompido por uma medida estabelecida pela "sombra dos trs fantasmas postos pela cultura": "a falta interior, o transcendente superior, o exterior aparente". D&G desfilam ao longo do texto uma srie de tentativas de criao do CsO, as quais experimentam o corpo como intensidade e no como um organismo determinado pelas leis da evoluo natural. O corpo do Hipocondraco, do paranoico, do esquizo, do drogado, do masoquista e do taoista: "Mas porque este desfile lgubre de corpos costurados, vitrificados, catatonizados, aspirados, posto que o CsO tambm pleno de alegria, de xtase, de dana?" (D&G, 2008, p.11). Essas experincias de corpos-intensos experimentam o desejo no como a

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

120

Brbara Lucchesi Ramacciotti

falta de algo, pois o desejo vivido como a presena de uma intensidade que pode at se expressar como desprazer: a busca pela doena (hipocondria), pela dor (masoquista), pela loucura ou desrazo (drogado), pelo medo (paranoico), pelo no-ejaculao (taoista). Sobre este ltimo exemplo, observam que a no-ejaculao a condio para que haja a circulao entre a energia feminina (Yin) e a energia masculina (Yang):
No se trata de sentir o desejo como falta interior, nem retardar o prazer para produzir um tipo de mais-valia exteriorizvel, mas, ao contrrio, de construir um CsO intensivo, Tao, um campo de imanncia onde nada falta ao desejo e que, assim, no mais se relaciona com critrio algum exterior ou transcendente. (D&G, 2008, p. 19).

Consideraes Finais

A questo de como criar para si um CsO implica em mltiplas problemticas presentes no projeto de filosofia prtica elaborado por D&G. Nossa pesquisa teve por objetivo apontar alguns elementos implicados na criao de um CsO, tendo por referencial terico a leitura de Deleuze sobre Espinosa e o projeto comum da filosofia prtica de D&G. Entre tais elementos destacamos: 1) A teoria espinosana da expressividade da substncia nica como modos singulares, segundo Deleuze, implica no somente na recusa da concepo tradicional de substncia como causa transcende e separada das coisas e criaturas criadas, mas na formulao de uma concepo original de substncia imanente, que opera como um plano de imanncia. A causa eficiente, natural e necessria, para Espinosa, opera como causalidade eficiente e imanente nas prprias coisas singulares, isto que Deleuze denomina: plano de consistncia dos modos ou plano modal, pois a potncia infinita da nica Natureza no existe para alm das coisas e corpo singulares, existentes em ato. A leitura deleuziana sugere substituir a concepo mecnica dos corpos e a biologia dos corpos orgnicos pela concepo cintica e dinmica do corpo enquanto um corpo-complexo-plural de intensidades. O paradigma da fsica das partculas subatmicas mais adequado para pensar o modelo espinosano de corpo enquanto conatus, isto , enquanto fora, esforo, potncia ou intensidade produzida na relao de afetar e ser afetado. Compreendemos a concepo de corpo sem rgos a partir desse modelo dinmico do corpo de intensidades ou de energias em relao em contraponto concepo mecanicista do corpo slido, extenso e material. Este modelo da fsica clssica serve de suporte para a concepo do corpo como um organismo j

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

121

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

dado, fechado e determinado pela causalidade natural reduzida lei da evoluo natural e s funes orgnicas e ao funcionamento dos rgos. 2) A concepo do CsO como campo de imanncia do desejo implica na recusa da concepo psicanaltica do desejo como falta, pois o desejo no se efetiva como negao de algo que falta, mas como afirmao de algo que se quer. Entretanto, esse quer pode conduzir tanto ao aumento como diminuio da potncia, tudo depende do modo como o desejo determinado: se h autodeterminao ou se determinado por uma causa externa. Em Espinosa, a autonomia ou liberdade do desejo ou do conatus significa ser causa total ou adequada de seus pensamentos, sentimentos e aes. Contudo, para Espinosa ser causa de si ou agir e pensar com liberdade no tem nada a ver com a noo tradicional de livre arbtrio ou vontade livre, pois esta considerada pelo filsofo como uma fico 3: Por conseguinte, qualquer que seja a maneira pela qual [a vontade] concebida, seja finita seja infinita, requer uma causa pela qual seja determinada a existir e a operar; e por isso (pela def. 7) no pode ser dita causa livre, mas somente necessria ou coagida (EIII, P 32, demonstrao). Tudo que ocorre na mente ou no corpo determinado pela causalidade imanente e natural, isto significa que naturalmente somos seres afetivos e que somos afetados por outros corpos, ideais, afetos, ou seja, no podemos escolher quando tais coisas produzem em ns um afeto alegre ou uma paixo triste, mas podemos escolher e decidir reverter o sentido de nossa relao com o que nos afeta, como observa Kehl (2009, p.127). Para alcanar a liberdade e a felicidade preciso experimentar modos ou maneiras de viver que intensifiquem nossa potncia interna ou nosso conatus, ou seja, substituir a passividade ou a servido s paixes tristes pelos modos de vida regidos pelos afetos alegres, pela autoderminao e liberdade de ao e pensamento. 3) No obstante, o programa de criao de um CsO como um plano de imanncia do desejo proposto por D&G implica na desconstruo da figura do Sujeito como unidade, identidade e sntese e do corpo como organismo. No lugar do Ego-autocentrado e do corpomquina, ou seja, do organismo estruturado por rgos e suas funes, surge a "mquina desejante" descentrada e o CsO. Nestes termos, a realizao do desejo como forma de intensificao da potncia no significa preencher uma falta ou um fantasma postos pelo Eu como meio para reencontrar a si-mesmo: "Onde a psicanlise diz: Pare, reencontre o seu eu,
3

os homens equivocam-se ao se reputarem livres, opinio que consiste apenas em serem cnscios de suas aes e ignorantes das causas pelas quais so determinados. Logo, sua ideia de liberdade esta: no conhecem nenhuma causa de suas aes. Com efeito, isso que dizem, que as aes humanas dependem da vontade, so palavras das quais no tm nenhuma ideia. Pois todos ignoram o que seja a vontade e como move o Corpo; aqueles que se jactam do contrrio e forjam uma sede e habitculos da alma costumam provocar ou o riso ou a nusea. (tica, EIII, P35 esc.).

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

122

Brbara Lucchesi Ramacciotti

seria preciso dizer: vamos mais longe, no encontramos ainda nosso CsO, no desfizemos ainda suficientemente nosso eu. Substituir a anamnese pelo esquecimento, a interpretao pela experimentao" (D&G, 2008, p.11). A experimentao para criar para si um CsO, segundo D&G implica em uma prtica antipsicanaltica.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

123

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

Referncias

ESPINOSA. B. tica. Traduo do GEE-USP. So Paulo: Edusp, 2012 (no prelo). ___________. tica. Traduo Tomaz Tadeu. 2. Ed. Bilingue. Belo Horizonte: Autntica, 2008.

DELEUZE. G. Spinoza: Philosophie Pratique. Paris: Minuit, 1981.

___________. Nietzsche et la Philosophie. Paris: PUF, 1988.

__________. Espinosa e a Filosofia Prtica. Traduo de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. So Paulo: Escuta, 2002a.

__________. Spinoza et le problme de lexpression. Paris: Minuit, 2002b.

DELEUZE & GUATTARI. "Como criar para si um corpo sem rgos". In Mil Plats. Vol. 3. Traduo de Aurlio Guerra Neto et alli. So Paulo: Ed. 34, 2008.

KEHL, M.R. Sobre tica e Psicanlise. 4. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

124

Brbara Lucchesi Ramacciotti

DELEUZE: "how to create a body without organs?

ABSTRACT: The text "how to create for himself a body without organs" is part of the Thousand Plateaus and composes the Deleuzian project of creating a practical philosophy. In the book Spinoza and Practical Philosophy (1970), Deleuze argues that Spinoza's Ethics inaugurates a new conception of practical philosophy. The key to this new project is in two central elements: 1) a theory of one substance immanent; 2) the conception of kinetic and dynamic body. We intend to examine how Deleuze deploys these two central elements of Spinozistic Ethics his concepts of "plane of immanence" and "body without organs". Keywords: Philosophy practice. Single substance. Plane of immanence. Body kinetic and dynamic. Body without organs.

DELEUZE: "comment crer un corps sans organes?


RSUM: Le texte comment se crer un corps sans organes fait partie de la Mille Plateaux et compose le projet deleuzienne de crer une philosophie pratique. Dans le livre Espinosa et philosophie pratique (1970), Deleuze avait dj soutenu que l'thique de Spinoza inaugure une nouvelle conception de la philosophie pratique. La cl de ce nouveau projet est en deux lments centraux: 1) une thorie de la substance immanent et unique; 2) la conception de corps dynamique et cintique. Nous avons l'intention d'examiner comment Deleuze dploie ces deux lments centraux de l'thique spinoziste ses concepts de plan d'immanence et corps sans organes.

Mots-cls: Philosophie pratique. Substance unique. Plan d'immanence. Corps cintique et dynamique. Corps sans organes.

Recebido em: 20.08.2012 Aprovado em: 01.09.2012

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

125

Deleuze: "como criar um corpo sem orgos"?

2012 Psicanlise & Barroco em revista www.psicanaliseebarroco.pro.br Ncleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura UFJF/CNPq Programa de Ps-Graduao em Memria Social UNIRIO. Memria, Subjetividade e Criao. www.memoriasocial.pro.br/proposta-area.php revista@psicanaliseebarroco.pro.br www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 112-126, dez.2012

126

You might also like