You are on page 1of 3

2

HISTRIA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS

A ideia de coleo de livros, tal como hoje conhecemos, tem sua origem no mundo clssico. Quanto biblioteca, esta se perde na antiguidade, pois a biblioteca j existia em grandes civilizaes como no Egito, na Mesopotmia, na Grcia e em Roma. Embora a Biblioteca de Alexandria fosse a mais famosa da antiguidade, tendo suas colees j organizadas por assunto, foi com os romanos que as bibliotecas passaram a assumir um papel de disseminadoras de ideias. 2. 1 IDADE MEDIA (entre os sculos V e XV)

Na Idade Mdia, existiram trs tipos de bibliotecas: as monacais, as das universidades e as particulares (incluindo nesta categoria as bibliotecas reais). O acesso s bibliotecas era restrito elite, quer fosse o clero, a realeza ou a nobreza. Nesta fase, a biblioteca passa a ter um carter sagrado, mais pela natureza das instituies mantenedoras dos livros do que por seus contedos. Basicamente, somente o clero tinha acesso s informaes durante este perodo. A partir do sculo XV, as bibliotecas universitrias da idade media, se desenvolvem notadamente, deixando de ser apenas depsitos de livros, comeam a ganhar espao e deixam tambm de ser privilegio de poucos. 2.2 RENASCENCA Na renascena, ainda na idade mdia, apareceram as primeiras universidades sobre o domnio das ordens religiosas porem caminhando para o afastamento desse mbito. A Renascena, uma verdadeira revoluo cultural, marcou a transio do mundo medieval para o mundo moderno e expressou os ideais e a viso de mundo de uma nova sociedade emergente que se originou da crise do feudalismo e do desenvolvimento da economia mercantil. tambm nessa poca que surge junto ao livro a figura do bibliotecrio 2.3 SCULO XVI O sculo XVI marcou o incio da imprensa e a consequente multiplicao dos livros. As bibliotecas de utilidade pblica proporcionaram um maior acesso informao, que deixou de ser privilgio de poucos. Foi tambm desta poca o movimento que surge em prol de uma biblioteca universal que armazenasse todas as obras j escritas

2.4 IDADE MODERNA A partir da Idade Moderna, a biblioteca passou a gozar do estatuto de instituio leiga, civil, pblica e aberta, tendo seu fim em si mesma e comeando a responder s novas necessidades, o que implicou em uma maior democratizao do saber. O sculo XVII marca o incio de uma revoluo do conhecimentos a partir das novas descobertas cientficas, principalmente as da fsica newtoniana, que foi responsvel por uma nova estrutura do conhecimento, baseada no mecanicismo determinista. 2.5 SCULOS XVIII E XIX As bibliotecas sofreram transformaes resultantes das mudanas sociais ocorridas com a Revoluo Industrial. O carter educacional da biblioteca j era, nesta poca, reconhecido como primordial. A proliferao de bibliotecas pblicas para atender a esses objetivos foi clara, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. Essas condies facilitaram o surgimento de vrias bibliotecas pblicas e especializadas e tambm o surgimento de uma nova universidade, com um eixo de formao diferente, privilegiando as reas tcnicas necessrias ao desenvolvimento das sociedades e dedicando-se pesquisa. Essas novas formas e tcnicas de ensino so implementadas na Educao, principalmente a universitria. Pode-se citar, como exemplo, a multiplicao de seminrios, a criao de novas disciplinas como a Filologia, a Histria, a Matemtica e a Fsica, e, principalmente, o uso de novos recursos educacionais, como laboratrios e bibliotecas. No sc. XVIII, a Revoluo Industrial fez surgir uma nova ordem social com novos valores, princpios e objetivos. A estrutura universitria corporativista, herdeira dos ensinamentos ultrapassados da Idade Mdia, era um obstculo para as pretenses dessa nova ordem social. 2.6 SCULOS XX E XXI No mundo contemporneo, as bibliotecas passaram a utilizar tcnicas e processos automatizados e, amparadas pelo conhecimento cientfico, comearam a dar um tratamento diferente em relao ao armazenamento, registro, disseminao e recuperao da informao.

You might also like