You are on page 1of 13

Ex.

mo Juiz de Direito da __ Vara Cvel da Comarca de Viosa-MG

Fulano de Tal, brasileiro, casado, desempregado, C.I. MG 00.000.001, CPF 000.000.001, filho de Irineu Beltrano de Tal e de Cicrana de Tal, residente e domiciliado na Travessa Campos Sales, 01, Bairro So Francisco, Viosa-MG, CEP 36.570-000, por intermdio de seus procuradores, com escritrio na Vila Gianetti, Casa 48, Campus universitrio, Viosa-MG, CEP 36.570-000 (DOC. 01 instrumento de mandato), ajuza a presente ao pelo procedimento sumrio, formulando pedido de antecipao de tutela, em face do Estado de Minas Gerais, pessoa jurdica de direito pblico, com sede na Cidade Administrativa de Minas Gerais, localizada na Rodovia Prefeito Amrico Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte MG, CEP 31.630-901, apresentando sua pretenso com arrimo nos fatos e fundamentos jurdicos que passa a expor.

1- Dos fatos

1.1- O autor pleiteou seu credenciamento como instrutor de trnsito, por intermdio de requerimento administrativo dirigido Seo de Superviso e Controle de Aprendizagem do Departamento de Trnsito de Minas Gerais (SSCA/DETRANMG). O requerimento foi denegado, sendo a deciso comunicada ao autor pela autoridade competente, por meio do ofcio de 12-09-2011, documento que instrui esta petio inicial (DOC. 02).
1/13

Ao ajuizar a presente ao, o autor pretende obter a invalidao do ato administrativo que indeferiu o requerimento, haja vista que o pleito administrativo observou todos os requisitos estabelecidos pela ordem jurdica para a obteno do credenciamento como instrutor de trnsito.

1.2- A denegao fundamentou-se no art. 19, inciso II, alnea c, da Resoluo 358/2010 do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN). Essa resoluo regulamenta a Lei 12.302/2010, que disciplina a profisso de instrutor de trnsito. O dispositivo invocado para fundamentar a denegao estabelece, como exigncia para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito, que o interessado deve possuir habilitao para conduzir veculos, enquadrando-se, h no mnimo um ano, na categoria D. Assim, de acordo com o ato administrativo expedido pelo rgo estatal, o nico motivo que fundamenta o indeferimento a inexistncia de comprovao pelo autor de que possua habilitao na categoria D.

1.3- Eis a sntese dos fatos que do ensejo ao ajuizamento da presente demanda.

2- Do instrutor de trnsito: disciplina jurdica da profisso

2.1- Para exercer a profisso de instrutor de trnsito, o interessado deve obter credenciamento junto ao rgo executivo de trnsito do Estado em que resida. O credenciamento dos instrutores de trnsito possui a natureza jurdica de licena, decorrendo, portanto, do exerccio de competncia vinculada.

2/13

2.2- Para obter essa licena, o interessado deveria preencher os requisitos estabelecidos pela Resoluo CONTRAN 74/1998 (com as alteraes promovidas pela Resoluo 198/2006, igualmente expedida pelo CONTRAN). falta de lei especial que disciplinasse a profisso de instrutor de trnsito, a Resoluo 74/1998 estabeleceu, em seu art. 10, os requisitos que deveriam ser preenchidos pelo interessado em obter a licena para o exerccio dessa profisso. Eis o teor de mencionado dispositivo:
Art. 10. Os instrutores vinculados e no vinculados ao CFC-Centro de Formao de Condutores para ensino terico-tcnico e de prtica de direo devero comprovar: I - certificado de curso especfico aprovado pela Controladoria Regional de Trnsito - CRT; II - no ter cometido nenhuma infrao de trnsito de natureza grave ou gravssima nos ltimos 12 (doze) meses; III - ter, no mnimo, 21 (vinte e um) anos de idade; IV - ter, no mnimo 2 (dois) anos de efetiva habilitao legal para a conduo de veculo na categoria que pretende ministrar a aula prtica; V - escolaridade mnima dos instrutores do ensino: terico/tcnico - 2 grau completo; de prtica de direo - 1 grau completo; VI - no ter sofrido penalidade de cassao da Carteira Nacional de Habilitao-CNH; VII - participao em curso de direo defensiva e primeiros socorros; VIII - capacidade material necessria a instruo terica-tcnica.

Observe-se que esse diploma normativo no exigia que a habilitao do interessado se enquadrasse na categoria D. O inciso IV do art. 10 determinava apenas que o interessado deveria [...] ter, no mnimo 2 (dois) anos de efetiva habilitao legal para a conduo de veculo na categoria que pretende ministrar a aula prtica.

2.3- Mais recentemente, foi editada a Lei 12.302/2010, que estabeleceu novos critrios para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito, antes regulamentada apenas pela resoluo sobredita. Essa lei foi posteriormente regulamentada pela Resoluo CONTRAN 358/2010. A Lei 12.302/2010 enumerou, em seu art. 4., os requisitos para a obteno da licena. Observe-se o teor do novo dispositivo:
Art. 4 So requisitos para o exerccio da atividade de instrutor de trnsito: I - ter, no mnimo, 21 (vinte e um) anos de idade; II - ter, pelo menos, 2 (dois) anos de efetiva habilitao legal para a conduo de veculo e, no mnimo, 1 (um) ano na categoria D; 3/13

III - no ter cometido nenhuma infrao de trnsito de natureza gravssima nos ltimos 60 (sessenta) dias; IV - ter concludo o ensino mdio; V - possuir certificado de curso especfico realizado pelo rgo executivo de trnsito; VI - no ter sofrido penalidade de cassao da Carteira Nacional de Habilitao - CNH; VII - ter participado de curso de direo defensiva e primeiros socorros.

Se comparado ao art. 10 da Resoluo CONTRAN 74/1998, o art. 4. da Lei 12.302/2010 trouxe poucas inovaes. Apenas em dois pontos o novo diploma estabeleceu uma regulamentao mais restritiva que a anterior, a saber: (a) quando estabeleceu que o interessado deveria ter CNH na categoria D (inciso II) e (b) ao exigir que o interessado tenha concludo o ensino mdio (inciso IV). No mais, o novo diploma repetiu as exigncias anteriores. Alis, o novo diploma chegou a diminuir, em alguns casos, o rigor antes existente.

2.4- Se o requerimento administrativo formulado pelo autor fosse examinado sob as luzes da Resoluo CONTRAN 78/1998, ele preencheria todos os requisitos para a obteno da licena pretendida. Entretanto a deciso denegatria entendeu que essa resoluo no mais deveria ser aplicada hiptese examinada, a qual estaria sujeita incidncia da Lei 12.302/2010 e da Resoluo CONTRAN 358/2010. Foi por isso que a deciso administrativa denegou o requerimento, ao constatar que, embora o autor possusse habilitao para conduzir veculos, sua Carteira Nacional de Habilitao (CNH) no se enquadrava na categoria D.

2.5- Eis o equvoco cometido pela autoridade administrativa: ao requerimento formulado pelo autor deveriam ser aplicadas as normas contidas na Resoluo CONTRAN 74/1998, e no as normas da Lei 12.302/2010, tampouco as normas da Resoluo CONTRAN 358/2010.

4/13

O prximo item desta petio dedica-se justamente a demonstrar o equvoco da deciso administrativa impugnada.

3- Do direito adquirido e do direito a uma transio razovel

3.1- O autor satisfez todos os requisitos para adquirir o direito licena antes de iniciada a vigncia da Lei 12.302/2010. De fato, quando essa lei entrou em vigor, o autor j havia adquirido o direito de obter a licena para trabalhar como instrutor de trnsito. Afinal, ele j havia satisfeito todos os requisitos estabelecidos pelo art. 10 da Resoluo CONTRAN 74/1998. Em outras palavras: os fatos constitutivos do direito j se encontravam completos; o efeito previsto pela ordem jurdica que ainda no se havia produzido antes da alterao legislativa. Por isso, o ato administrativo ora impugnado, ao decidir o pleito do autor com escora na Lei 12.302/2010 e na Resoluo CONTRAN 358/2010, conferiu aplicao retroativa a esses diplomas legais, transgredindo frontalmente a norma prevista na CF/88, art. 5., inciso XXXVI.

3.2- Destaque-se, em especial, que o autor, agindo de boa-f, freqentou curso especfico de formao de instrutores de trnsito, obtendo o respectivo certificado antes de iniciada a vigncia da Lei 12.302/2010. Esse curso, que contava com a aprovao do rgo competente, foi realizado na cidade de Manhuau e estendeu-se de 27-03 a 09-05-2010, totalizando 120 h.a. Trata-se de curso ministrado por empresa privada, que cobra elevados valores para sua realizao. Portanto, o autor investiu muito de seu tempo e de seus recursos financeiros, a fim de preencher os requisitos necessrios obteno da licena para trabalhar como instrutor de trnsito.
5/13

O ato administrativo impugnado, ao determinar a aplicao retroativa da Lei 12.302/2010 e da Resoluo CONTRAN 358/2010, violou, portanto, os princpios da boa-f e da segurana jurdica.

3.3- A existncia de direito adquirido resulta claramente do disposto no 2., do art. 46, da Resoluo CONTRAN 358/2010, dispositivo que determina:
Art. 46. assegurado o direito ao exerccio da profisso aos instrutores de trnsito que j estejam credenciados nos rgos ou entidades executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal at a data da entrada em vigor da Lei n 12.302, de 2 de agosto de 2010. [...] 2. Para fins de credenciamento junto ao rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado e do Distrito Federal, sero aceitos os certificados de cursos concludos at a data da entrada em vigor desta Resoluo (sem grifos no original).

necessrio dispensar especial ateno a este dispositivo. Ele claramente prev a possibilidade de se utilizar certificado de curso concludo at a data da entrada em vigor da Resoluo 358/2010, para requerer, obviamente aps o incio de sua vigncia, o credenciamento junto ao rgo ou entidade de trnsito competente. Ora, o autor concluiu seu curso em 10-05-2010; a Resoluo 358/2010 entrou em vigor em 19-08-2010 (data em que foi publicada no Dirio Oficial da Unio, considerando que seu art. 49 determinou que sua vigncia teria incio na data de sua publicao); e o requerimento do autor foi protocolizado em 31-08-2011. Diante dessas datas e considerando o 2., do art. 46, da Resoluo CONTRAN 358/2010, no h como deixar de reconhecer que assiste razo ao autor, que titular do direito de obter licena para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito.

3.4- Como afirmado, o autor possua direito adquirido antes de iniciada a vigncia da Lei 12.302/2010, bem como antes de iniciada a vigncia da Resoluo CONTRAN 358/2010.
6/13

Entretanto, ainda que se adotasse entendimento diverso e se considerasse que o autor possua mera expectativa de direito, mesmo assim no seria possvel ignorar a tendncia doutrinria e jurisprudencial de assegurar, em situaes como a dos autos, o direito a uma transio razovel. Sintetizando essa tendncia, eis a precisa lio de Lus Roberto Barroso:
O Estado, por certo, deve respeitar direitos adquiridos onde eles existam. Porm, mais que isso, no deve ser indiferente nem prepotente em relao s expectativas legtimas das pessoas. Como consequncia, em nome da segurana jurdica e da boa-f, deve promover um modelo de transio racional e razovel (BARROSO, Lus Roberto. Temas de Direito Constitucional: Tomo III. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 169).

Assim, existe um direito transio razovel, que constitui corolrio do princpio da segurana jurdica, do princpio da boa-f e, acrescente-se, tambm do princpio da proteo confiana legtima. No seria razovel que, aps investir tempo e dinheiro na realizao de curso de formao, obtendo o respectivo certificado, alm de preencher todos os demais requisitos estabelecidos pelo art. 10 da Resoluo CONTRAN 74/1998 (e tendo feito tudo isso antes de iniciada a vigncia da Lei 12.302/2010), o autor se visse privado do acesso licena para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito.

3.5- Ainda que se ignorasse o 2., do art. 46, da Resoluo CONTRAN 358/2010, os argumentos desenvolvidos no item anterior (item 3.4) deveriam ser considerados na interpretao do caput de referido artigo, dispositivo que determina:
Art. 46. assegurado o direito ao exerccio da profisso aos instrutores de trnsito que j estejam credenciados nos rgos ou entidades executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal at a data da entrada em vigor da Lei n 12.302, de 2 de agosto de 2010.

O dispositivo comporta interpretao extensiva. O direito ao exerccio da profisso deve ser assegurado no apenas quele que, tendo preenchido os requisitos estabelecidos pelas normas anteriores, tenham pleiteado e obtido a licena. Igual direito deve ser concedido tambm queles que, como o autor, preencheram os requisitos determinados pelas normas anteriores, mas somente

7/13

pleitearam a licena aps iniciada a vigncia da Lei 12.302/2010 e da Resoluo CONTRAN 358/2010.

3.6- Registre-se que as alegaes formuladas at este ponto so corroboradas pelos documentos que instruem a presente petio inicial. Destaquemse, especialmente, os seguintes documentos, que, em conjunto, comprovam a satisfao de todas as exigncias da Resoluo CONTRAN 74/1998, art. 10: (a) DOC. 02 (j citado ofcio comunicando o indeferimento do requerimento administrativo formulado pelo autor); (b) DOC. 03 (requerimento administrativo formulado pelo autor); (c) DOC. 04 (certificado, demonstrando a participao em curso especfico de formao de instrutores, promovido por entidade autorizada pelo rgo competente, bem como a realizao de curso de direo defensiva e primeiros socorros); (d) DOC. 05 (certido negativa, demonstrando que o autor no cometeu qualquer infrao de trnsito de natureza grave ou gravssima nos ltimos doze meses, bem como que o autor jamais sofreu a penalidade de cassao de sua habilitao); (e) DOC. 06 (Carteira Nacional de Habilitao, documento que demonstra que o autor possui mais de vinte e um anos de idade, bem como mais de dois anos de habilitao); (f) DOC. 07 (histrico escolar, demonstrando que o autor possui o segundo grau completo).

3.7- Por derradeiro, vale destacar que a pretenso do autor encontra amparo na jurisprudncia. Para ilustrar, cite-se o acrdo proferido pelo TJMG, ao julgar o agravo de instrumento n. 1.0024.10.244880-0/001
EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. MANDADO DE SEGURANA. CREDENCIAMENTO DE INSTRUTOR DE TRNSITO. REQUISITOS. LEI 12.302/2010. RESOLUO 358 CONTRAN. I - A Lei 12.302/10, em vigor a partir de 03 de agosto de 2010 exige como requisito para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito a apresentao de certificado de curso especfico realizado pelo rgo executivo de trnsito, resguardando, contudo, o direito de cadastramento dos instrutores que concluram o curso de formao antes da sua entrada em vigor, nos termos do pargrafo nico do art. 4 da referida lei. II Por sua vez, a RESOLUO do CONTRAN n 358/10, em vigor a partir de 19/08/2010, 8/13

preconiza que o instrutor deve comprovar vnculo empregatcio com algum centro de formao de condutores para o respectivo credenciamento, mantendo a ressalva legal no "caput" de seu art. 46. III - Na espcie, o Agravado concluiu o curso de formao de instrutor de trnsito em 10 de agosto de 2010 - aps a entrada em vigor da Lei 12.302/2010 e antes da publicao da RESOLUO do CONTRAN 358/2010 - de modo que no lhe so aplicveis as novas exigncias impostas pela RESOLUO, eis que beneficiado pela garantia prevista no pargrafo nico do art. 4 da Lei 12.302/10 e art.46 da RESOLUO (TJMG. AGRAVO DE INSTRUMENTO CVEL N 1.0024.10.244880-0/001. RELATOR: Des.(a) FERNANDO BOTELHO. DATA DO JULGAMENTO: 02/06/2011. SEM GRIFOS NO ORIGINAL).

Registre-se, por oportuno, que o direito do autor se mostra ainda mais evidente do que o do agravante, no julgado que se acaba de transcrever. Com efeito, o agravante, no acrdo invocado como paradigma, havia concludo o curso antes de iniciada a vigncia da Resoluo CONTRAN 358/2010, mas aps o incio de vigncia da Lei 12.302/2010. O autor do presente processo, por sua vez, concluiu seu curso em 10-05-2010; portanto, antes de iniciada a vigncia tanto da resoluo, quanto da lei h pouco mencionadas. por isso que se reitera: o direito do autor do presente processo se mostra ainda mais evidente do que o direito invocado pelo agravante no acrdo paradigma.

3.8- Diante de todo o exposto, conclui-se que a deciso administrativa revelase equivocada, razo por que deve ser anulada, reconhecendo-se o direito do autor de obter a licena para o exerccio da profisso de instrutor de trnsito. A essa concluso possvel chegar, independente da via eleita, ou seja, quer se considere que o autor possua direito adquirido, quer se considere que ele, embora no possusse direito adquirido, possua pelo menos o direito a uma transio razovel.

9/13

4- Da antecipao de tutela

4.1- A hiptese dos autos recomenda a concesso de tutela de urgncia, com fundamento no CPC, arts. 273 e 461, 3., para o fim de ordenar ao ru que conceda ao autor, provisoriamente, a licena para atuar como instrutor de trnsito.

4.2- Destaque-se, em primeiro plano, a relevncia dos fundamentos invocados pelo autor e a robustez da prova documental em que ela se baseia. O autor alegou e demonstrou sua boa-f, evidenciando que cumpriu todos os requisitos exigidos pela Resoluo CONTRAN 74/1998, para obter a licena pretendida. A este propsito, pede-se a Vossa Excelncia que examine novamente os DOCs. 03 a 07. A relevncia dos fundamentos emerge ainda dos argumentos utilizados ao longo do item 3 da presente petio, merecendo especial destaque o teor do 2., do art. 46, da Resoluo CONTRAN 358/2010. Enfim, so relevantes os fundamentos invocados pelo autor e mostram-se verossmeis as respectivas alegaes, bem como inequvocas as provas que instruem a presente pea. Dessa forma, possvel a concesso da tutela antecipada pretendida, quer se invoque como fundamento o CPC, art. 461, 3., quer se invoque o art. 273 do mesmo diploma legal.

4.3- Registre-se ainda que a controvrsia exige uma soluo imediata, diante da urgncia que envolve a lide. Tal urgncia deriva do inegvel carter alimentar da remunerao que o autor poder auferir aps a concesso da licena. Destaque-se que, no momento, o autor encontra-se desempregado, e sua famlia tem sobrevivido graas ao auxlio de familiares, assertiva que se comprova pela cpia da carteira de trabalho anexa (DOC. 08).
10/13

Observe-se que, caso no concedida a antecipao de tutela, mesmo que a sentena seja favorvel ao autor (o que certamente ocorrer), ela no ser capaz de eliminar os momentos aflitivos a serem enfrentados pela entidade familiar. Destarte, est caracterizada a urgncia necessria concesso da tutela antecipada, seja com fundamento no CPC, art. 461, 3., seja com fundamento no art. 273, inciso I, do mesmo cdigo.

4.4- Destaque-se ainda que os reflexos da antecipao da tutela pretendida so perfeitamente reversveis, uma vez que, na improvvel hiptese de derrota do autor, sua licena ser simplesmente cassada. Portanto, tambm se encontra satisfeito o requisito negativo do CPC, art. 273, 2.. Entretanto, ainda que Vossa Excelncia considerasse irreversveis os reflexos da antecipao de tutela, a hiptese recomendaria a aplicao do princpio da proporcionalidade, a partir do qual possvel indagar: qual conduta mais repugna ao ordenamento: (a) permitir que um profissional treinado realize seu trabalho, ensinando outras pessoas a conduzir veculos automotores ou (b) permitir que uma pessoa e sua famlia fiquem privados dos recursos necessrios a sua sobrevivncia? Ora, com certeza, deve-se preferir a primeira alternativa. A favor dela, devese lembrar ainda que os futuros alunos do autor sero testados por examinadores competentes, o que elimina qualquer prejuzo que pudesse decorrer da antecipao da tutela.

4.5- Tudo recomenda, portanto, que seja concedida liminarmente a antecipao de tutela, para o fim de impor ao ru o credenciamento do autor como instrutor de trnsito.

11/13

5- Dos requerimentos e pedidos

Com fundamento nas razes expendidas, o requerente pleiteia:

(a) a observncia do procedimento comum sumrio, por fora do disposto no CPC, art. 275, inciso I; (b) a concesso ao autor do benefcio da assistncia judiciria gratuita (DOC. 09 declarao de hipossuficincia); (c) a concesso de tutela antecipada, para o fim de determinar ao ru que proceda ao imediato credenciamento do autor como instrutor de trnsito junto ao DETRAN-MG; (d) a designao de audincia de conciliao, nos termos do CPC, art. 277; (e) a citao do ru por mandado, por intermdio de seu rgo de representao judicial, para comparecer audincia de conciliao, apresentando sua contestao nesta oportunidade, nos termos do CPC, arts. 12, inciso I, 222, alnea c, 277 e 278; (f) o acolhimento da pretenso ora deduzida, para o fim de: (f.1) anular o ato administrativo que indeferiu o pleito de credenciamento formulado pelo autor; (f.2) determinar ao ru que proceda ao credenciamento do autor como instrutor de trnsito junto ao DETRAN-MG, ratificando a tutela antecipada acaso concedida; (g) a condenao do ru ao pagamento das despesas processuais eventualmente adiantadas pelo autor, caso no lhe seja concedido o benefcio da assistncia judiciria gratuita, bem como ao pagamento dos honorrios da sucumbncia aos advogados do autor.

6- Das provas

As alegaes de fato formuladas acima sero demonstradas por intermdio de prova documental.
12/13

7- Do valor da causa

Atribui-se causa o valor de R$540,00 (quinhentos e quarenta reais).

Pede deferimento.

Viosa, 10 de janeiro de 2012.

Glucio Incio da Silveira OAB/MG 73.858

Tlio Enes de Carvalho Estagirio

13/13

You might also like