You are on page 1of 6

FAQ Funttel (atualizado em 14/06/2012)

1. O que o Funttel? Resposta: Conforme artigo 1 da Lei n 10.052/2000, o Fundo para o Desenvolvimento Tecnolgico das Telecomunicaes - FUNTTEL um fundo de natureza contbil, com o objetivo de estimular o processo de inovao tecnolgica, incentivar a capacitao de recursos humanos, fomentar a gerao de empregos e promover o acesso de pequenas e mdias empresas a recursos de capital, de modo a ampliar a competitividade da indstria brasileira de telecomunicaes, nos termos do art. 77 da Lei n 9.472, de 16 de julho da 1997. 2. Como saber se minha empresa obrigada a pagar o Funttel? Resposta: a empresa obrigada a pagar o Funttel quando se encaixar nos incisos III e IV do art. 4 da Lei 10.052/2000, conforme demonstrado a seguir: Quando houver receita proveniente da prestao de servios de telecomunicaes; Quando houver arrecadao em eventos participativos realizados por meio de ligaes telefnicas, no caso de uma instituio autorizada para tal. 3. Qual a data de vencimento das contribuies ao Fundo? As contribuies devidas ao Funttel devem ser pagas at o ltimo dia til do ms subseqente ao perodo de apurao. Por exemplo, a empresa prestadora que obtiver suas receitas no ms de janeiro (perodo de apurao) dever pagar a Guia de Recolhimento da Unio at o ltimo dia til de fevereiro.

4.

Como preencher a Guia de Recolhimento da Unio - GRU? Resposta: os recolhimentos dos tributos devidos ao Funttel devem ser efetuados mediante preenchimento de Guia de Recolhimento da Unio,

disponvel em

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp,

em favor

da unidade gestora 410007, gesto 00001, cdigo de recolhimento 142000-FUNTTEL-CONTRIB.S/REC.BRT.EMPR.PREST.SERV.TEL, preencher os campos: Competncia; Vencimento. Para as contribuies j vencidas, permanece perodo de apurao (competncia) e o vencimento o ltimo dia til do ms em que se efetuar o pagamento. CNPJ; Nome do Contribuinte/Recolhedor; Valor Principal; Mora/multa e juros/encargos, em caso de atraso. Gerar a GRU no formato desejado, imprimi-la e proceder ao pagamento no Banco do Brasil. e

5.

Como calcular o Valor Principal? Resposta: para as empresas prestadoras de servios de telecomunicaes, o valor principal calculado aplicando-se a alquota de 0,5% sobre a base de clculo, que composta pela a receita bruta de servios de telecomunicaes, descontadas as vendas canceladas, descontos concedidos, ICMS, Pis e Cofins; Para as empresas autorizadas que arrecadaram valores em eventos participativos realizados por meio de ligaes telefnicas, aplica-se a alquota de 1% sobre o total arrecadado.

6.

Como calcular os valores de multa e juros?

Resposta: Em caso de atraso no pagamento das contribuies, tambm sero devidos ao Fundo, valores de multa e juros.

Para clculo dos juros ser o percentual aplicado ao valor principal utilizando-se o valor da taxa Selic acumulada, disponvel em:

http://www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/jrselic.htm , na tabela Taxa de Juros Selic Acumulados, referente ao ms em que o pagamento deveria ter sido efetuado. Multa: a multa de 20% sobre o valor principal se o pagamento for efetuado no ms subsequente ao ms do vencimento, e 30% se o pagamento for efetuado a partir do segundo ms ao do vencimento.

7. Posso parcelar os valores devidos ao Funttel? Resposta: No h dispositivo legal que regulamente o parcelamento das contribuies administradas no mbito do Funttel. Dessa forma os valores no podem ser parcelados.

8. O no pagamento das contribuies est sujeito a alguma penalidade? Qual? Resposta: Sim. Na inscrio do dbito em Dvida Ativa; na incluso do devedor no Cadastro Informativo de crditos no quitados do setor pblico federal - CADIN, alm das demais providncias judiciais cabveis.

9.

Ao tentar pagar uma guia gerada com valores de multa e juros, o

caixa do Banco do Brasil me diz que a leitura de cdigo de barras s informa o valor principal, o que fazer? Resposta: Os valores de multa e juros tm que ser preenchidos manualmente pelo operador de caixa.

10.

Sempre paguei o Funttel por DARF no cdigo 8807, mas o banco no

aceita mais, o que fazer?

Resposta: de acordo com a Resoluo n 79 de 30/09/2011 do Conselho Gestor do Funttel, as arrecadaes relativas ao Funttel passaram a ser efetuadas, exclusivamente, mediante Guia de Recolhimento da Unio GRU a partir de 01/01/2012.

11.

Recebi uma notificao de lanamento e no concordo com os valores

apurados, como devo proceder? Resposta: Apresentar pedido de impugnao ao Conselho Gestor do Funttel, fundamentado, dentro do prazo legal, devendo ser dirigido Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Funttel, localizada no Ministrio das Comunicaes, no seguinte endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco R, Sala 716- Cep. 70044-900, Braslia-DF.

12.

Qual o prazo legal para apresentar o pedido de impugnao?

Resposta: O prazo para apresentar impugnao de 30 (trinta) dias, a partir da data aposta no Aviso de Recebimento (AR), consoante o art. 15 do Decreto n 70.235/72.

13.

Para solicitar a impugnao, quem competente para apresent-la e

quais os documentos necessrios? Resposta: O titular da empresa ou seu representante legal, devendo apresentar cpia dos atos constitutivos e suas alteraes, documento de identificao, e, na hiptese de procurador, deve ainda apresentar a procurao que lhe confira poderes para tanto, bem como demais documentos que entenda necessrios para apreciao da impugnao.

14. Como devo fazer para solicitar dados relativos s contribuies, processos administrativos, notificaes, pedidos de impugnaes, entre outros?

Resposta: Os detalhes mais especficos so protegidos por sigilo e no podem ser divulgados ao pblico em geral, exceto aos titulares ou representantes legais dos interessados, dessa forma, os requerimentos devero ser acompanhados dos seguintes documentos: cpia dos atos constitutivos e suas alteraes, documento de identificao, e, na hiptese de procurador, deve ainda apresentar a procurao que lhe confira poderes para tanto. Base legal: art. 198 da Lei n 5. 172, de 25 de Outubro de 1966 Cdigo Tributrio Nacional.

15.

Na fatura da minha conta telefnica constam valores relativos ao

Funttel. Por qu? Resposta: uma exigncia do pargrafo 6 do art. 6 da Lei 10.052/2000. Contudo um item meramente informativo, visto que a obrigao de recolhimento da empresa prestadora de servios de telecomunicaes.

16.

Minha empresa optante pelo Simples Nacional (Lei Complementar

n 123/2006). Isso me desobriga do pagamento junto ao Funttel? Resposta: Sim, as empresas optantes esto desobrigadas a partir do momento da sua adeso ao Simples Nacional.

17.

Qual a composio do Conselho Gestor do Funttel? ser

Resposta: Conforme artigo 2 da Lei n 10.052/2000, o FUNTTEL

administrado por um Conselho Gestor e ter como agentes financeiros o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES e a Empresa Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. O 1 prev que o Conselho Gestor ser constitudo pelos seguintes membros: I - um representante do Ministrio das Comunicaes; II - um representante do Ministrio da Cincia e Tecnologia; III- um representante do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; IV - um representante da Agncia Nacional de

Telecomunicaes - ANATEL; V - um representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES; VI - um representante da Empresa Financiadora de Estudos e Projetos FINEP.

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10052.htm)

18.

Quais as competncias do Conselho Gestor do Funttel? Conforme

artigo 3 da Lei n 10.052/2000, compete ao Conselho Gestor: I - aprovar as normas de aplicao de recursos do Fundo em programas, projetos e atividades prioritrias na rea de telecomunicaes, em consonncia com o disposto no art. 1 desta Lei; II - aprovar, acompanhar e fiscalizar a execuo do Plano de Aplicao de Recursos submetido pelos agentes financeiros e pela Fundao CPqD; III - submeter, anualmente, ao Ministrio das Comunicaes a proposta oramentria do FUNTTEL, para incluso no projeto de lei oramentria anual a que se refere o 5 do art. 165 da Constituio Federal, observados os objetivos definidos no art. 1 desta Lei, as polticas de desenvolvimento tecnolgico fixadas pelos Poderes Executivo e Legislativo e a existncia de linhas de crdito; IV - prestar conta da execuo oramentria e financeira do FUNTTEL; V propor a regulamentao dos dispositivos desta Lei, no mbito de sua competncia; VI - aprovar seu regimento interno; VII - decidir sobre outros assuntos de interesse do FUNTTEL.

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10052.htm)

You might also like