You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO SUPERVISIONADO I EDUCAO INFANTIL PROF.

.: ALEINE DANTAS ALUNA: ANNE HEIDE VIEIRA BTO

Relatrio de Estgio Supervisionado I EMEIF Catulo da Paixo Cearense

Fortaleza CE 2013

INTRODUO O presente trabalho consta do relatrio feito a partir do Estgio Supervisionado, disciplina ofertada no stimo semestre do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Cear. O Estgio Supervisionado visa fortalecer a relao teoria e prtica baseado no princpio metodolgico de que o desenvolvimento de competncias profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estgio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integrao do aluno na realidade social, econmica e do trabalho em sua rea profissional. A escola em que o estgio foi realizado denomina-se EMEIF Catulo da Paixo Cearense, situada no bairro Vila Peri, Rua Leo do Norte, 300. A instituio recebe alunos da Educao Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental nos turnos da manh e da tarde e jovens e adultos (EJA) no turno da noite. O estgio deu-se em trs etapas: observao, regncia compartilhada e regncia individual. Alm disso, o ultimo dia foi destinado s entrevistas com a professora, corpo docente, grupo gestor, funcionrios em geral e pais.

I. Entorno, Estrutura Fsica e Hierrquica

A escola escolhida para realizar o Estgio Supervisionado I foi a EMEIF Catulo da paixo cearense, situada na Leo do Norte, 300 Vila Peri. A instituio, pblica, funciona h 39 anos e atende alunos da educao infantil (IV E V) ao 5 ano do ensino fundamental nos turnos manh e tarde e Jovens e adultos (EJA) no turno da noite, totalizando 417 alunos. A clientela em maior parte de classe baixa. Com relao ao entorno, apesar de ser um bairro onde a maior parte dos moradores de classe baixa, no aparente ser to perigoso. A escola bastante respeitada por j ser um pouco antiga. de fcil acesso, pois fica prximo Avenida Osrio de Paiva. Porm, a calada da escola, na parte que fica o porto principal de entrada, bastante estreita, o que dificulta um pouco a movimentao dos alunos na entrada e sada, o que faz necessrio uma ateno maior. Com relao segurana, no h muitos casos de problemas que girem em torno da escola. Como a atual gesto de Fortaleza retirou os porteiros das escolas, o controle de quem entra e sai fica sobre responsabilidade da coordenao que conta com a ajuda dos funcionrios dos servios gerais. Os portes s so abertos nos horrios de entrada e sada de alunos e h um cuidado com quem entra e sai na escola, para maior segurana das crianas. O quadro de professores totaliza 12 docentes, sendo que dois so para a Educao Infantil, 7 para o Ensino Fundamental I, uma professora para o Atendimento Educacional Especializado e duas para substituir os professores em dia de planejamento. A escola tambm conta com trs funcionrios responsveis pelos servios gerais, uma diretora, uma coordenadora (que responsvel tanto pela Educao Infantil como pelo Ensino Fundamental), trs funcionrios de apoio gesto, cinco funcionrios da secretaria e trs merendeiras. Atualmente, o laboratrio de informtica e a biblioteca encontram-se sem funcionrios fixos por eles responsveis, pois a nova gesto de Fortaleza fez uma mudana na locao de professores, fazendo com que todos ficam em sala de aula. Os porteiros tambm no esto mais na escola devido s mudanas da nova gesto.

No que diz respeito escola, nota-se que a infraestrutura deixa um pouco a desejar. A instituio conta com uma estrutura no adaptada para deficientes fsicos, um porto de entrada baixo e estreito e o ptio no coberto por total, impedindo que os alunos tenham intervalo em dias de chuva, pois o ambiente fica molhado. As salas de aula formam um total de nove. H seis banheiros: um para a educao infantil, um para os funcionrios em geral, dois para os professores e dois para os alunos do ensino fundamental I e alunos do EJA. H tambm uma sala da direo, uma sala dos professores, um laboratrio de informtica, uma sala para secretaria, uma para a biblioteca, uma para a coordenao, coordenao, a dispensa dos alimentos, um refeitrio, uma sala pra guardar as fardas, dois almoxarifados, a cozinha, dois ptios cobertos. Vale lembrar que a escola no possui parquinho, as crianas tem apenas o ptio para brincar. O ptio da Educao Infantil grande, porm no tem muitos brinquedos e uma parte descoberta (a parte que leva at a sada) e o corredor que d acesso ao refeitrio bastante estreito e descoberto. Embora haja atendimento educacional especializado, no h uma sala especfica para esse acompanhamento e a escola no possui material apropriado para isso. Observa-se que a escola, mesmo depois de reformas, ainda se ver com muitos obstculos a serem superados. O laboratrio de informtica possui 16 computadores. A biblioteca comporta 1. 370 exemplares de livros, esqueleto humano, toso assexuado masculino e feminino, livros, 1.370 exemplares, teatro de fantoche, jogos matemticos e de letramento, xadrez, material pedaggico, tabuada mvel, material dourado, dicionrios e quites geomtricos. O acervo de multimdia composto por dois data show, trs televises LCD, cinco DVDs, 10 aparelhos de som, duas caixas acstica, dezesseis computadores, treze fones de ouvido, uma impressora, um notebook, duas mquinas de xerox A escola encontra uma grande dificuldade para a adaptao da escola s necessidades especiais de alunos, pois, segundo a coordenadora, os recursos que chegam para a infraestrutura no so suficientes para as reformas necessrias. Ressaltou ainda que as salas de aula de Educao Infantil tem ar-condicionado por serem localizados em uma parte muito quente da escola. importante ressaltar que as salas da Educao Infantil so pequenas e abafadas. A diretora fez algumas modificaes na estrutura, visando uma melhoria na estrutura da escola, trocou o piso do ptio da

Educao Infantil para evitar quedas, colocou chuveiros prximos as salas da Educao Infantil e reformou a sala de informtica. A Escola recebe recurso de dois programas: o Programa de Manuteno e Desenvolvimento da Escola (PMDE), oriundo de verbas municipais e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que um recurso Federal. A avaliao dos do Ensino Fundamental I feita de forma trimestral e o aluno que no obtiver a mdia 6 dessas trs notas vai para a recuperao, que anual. J para a Educao Infantil e para os dois primeiros anos do Ensino Fundamental no h prova avaliativa. O processo de desenvolvimento dos alunos se d atravs de relatrios tambm feitos semestralmente pelas professoras. A Educao Infantil e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental no possuem grade curricular, desse modo, a organizao da rotina se d pelo planejamento feito pela professora, com mediao da gesto. As aulas do primeiro e do segundo ano so baseadas no Programa de Alfabetizao na Idade Certa (PAIC), que um programa de cooperao entre Governo do Estado e municpios cearenses com a finalidade de apoiar os municpios para alfabetizar os alunos da rede pblica de ensino at o final do segundo ano do ensino fundamental. A escola possui um grande conjunto de projetos e aes nela desenvolvidos, so eles: o Projeto Primeiras Letras atravs do Jornal Catulo da Minha Paixo o Projeto A Cor da Cultura o Liderana de Classe o Programa de Educao e Preveno de acidentes- Rede Sarah o Acompanhamento aos Alunos do 1 e 2 anos de acordo com os objetivos do PAIC (Programa de Alfabetizao na Idade Certa). o Laboratrio de Informtica Educativa o Incluso (Acompanhamento individual dos alunos na sala de Atendimento Educacional Especializado) o Meu Nome Faz Histria

o Hbitos de Higiene o Copa do Mundo/ Festa Junina o Amigos do Mar o 4 Prmio Sefin - Cidadania o 4 Prmio CGU Como Ser o Futuro do Brasil com o Dinheiro Pblico Bem Aplicado? o Educacidadania Cidadania e Educao Fiscal. o O uso correto da internet o Projeto e Prmio PETECA Programa de Educao contra a Exploraao do Trabalho da Criana e do Adolescente o Orientao para o Trabalho O planejamento anual, acompanhado pela gesto da escola. O planejamento mensal feito pelas professoras, tambm acompanhado pela gesto. O Projeto Poltico Pedaggico da escola revisado anualmente, com a colaborao do grupo gestor e do corpo docente.

II. Rotina 3.1) Observaes das aulas Iniciarei esse tpico abordando no s as observaes feitas em sala de aula, como tambm o que percebi durante as acolhidas, que davam-se no ptio da escola, onde reuniam-se todos os alunos, da educao infantil ao ensino fundamental, no horrio das 07:00 as 07:15. A coordenadora pedaggica costumava ficar no porto de entrada recepcionado os pais e alunos. Percebi assim o quanto ela valorizava a relao famlia-escola, pois conhecia quase todos os pais, sabia o nome de quase todos os alunos e sempre tentava manter uma boa relao com os pais. J a diretora, pouco aparecia nesse perodo de chegada dos alunos.

As acolhidas, em sua maioria dirigida pela coordenadora (porm, quando ela saiu da escola a responsvel ficou sendo a orientadora, que no assumiu apenas essa responsabilidade, mas todas as outras da coordenadora). Normalmente as acolhidas envolviam cnticos e em dias especficos e nas quartas-feiras os alunos cantavam o Hino Nacional. Alm tambm de frequentemente rezarem o pai-nosso, mesmo aps a sada da coordenadora. As turmas eram dispostas em filas, em ordem crescente das sries. Havia certa dificuldade em manter todos os alunos atentos s msicas, pois os maiores no eram to participativos e, ou ficam tmidos para participar, ou ficavam conversando com ou outros. No Hino Nacional tambm havia dificuldades, pois nem todos os alunos queriam se posicionar para ouvir o Hino. Quando isso acontecia, tanto algumas professoras como a coordenadora ou a orientadora tentavam conscientizar os alunos da importncia do respeito ao Hino. Ao terminar a acolhida, os pais que ainda esto na escola vo embora, alguns acompanham as crianas at as salas, junto professora ou a funcionria dos servios gerais que ajuda a educadora. A aula sempre tem incio com o recolhimento do lanche dos alunos que trouxeram e das agendas. Nesse momento percebi o quanto a professora valoriza o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Ela pede a cada um que eles peguem os lanches e as agendas (junto das tarefas nas segundas-feiras) e coloquem na mesa. Observa a turma enquanto eles fazem isso. Percebe-se a importncia de se desenvolver essas capacidades na formao do aluno. Importncia essa ressaltada pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil em:
Nos atos cotidianos e em atividades sistematizadas, o que se recomenda a ateno permanente questo da independncia e autonomia. O exerccio da cidadania um processo que se inicia desde a infncia, quando se oferecem s crianas oportunidades de escolha e de autogoverno.

Em seguida, costuma-se reunir a turma em rodinha para a acolhida feita pela professora. Os alunos sempre sentem no cho e a professora fica na cadeirinha. Percebi a facilidade que a professora tem de reter a ateno da turma, pois mesmo em momentos mais descontrados, como na hora das cantigas, a turma no se distrai muito. Esse

momento destinado a cantigas e a introduo dos assuntos que sero tratados no dia, seja atravs de historinhas, das prprias msicas ou apenas da explicao do assunto. Vale ressaltar que a turma possui uma aluna com N.E.E diagnosticada, porm na turma possui mais uma aluno com deficincia (epilepsia). Necessidades essas que fazem com que a professora precise de uma ateno maior. Percebi que, embora a professora se empenhe em da ateno para essas duas alunas, e estude a respeito das suas necessidades, ela encontra uma grande dificuldade, pois por no ter auxiliar em sala, as vezes no consegue acompanhar as duas alunas. Logo no meu primeiro dia de observao percebi isso, quando a aluna que possui paralisia infantil (leve), se dispersou da turma na hora na rodinha e foi mexer nos brinquedos. Vrias vezes a professora precisou parar a aula para trazer de volta a aluna. Observei tambm que ela tentar deixar a discente vontade, mas sempre acompanhando com o olhar o que a mesma faz (embora algumas vezes seja difcil). Notei que quando os alunos falavam alguma palavra errada a professora sempre buscava corrigi-los, porm algumas vezes ela exagerava um pouco: assim que se fala, e no assim. Acredito que corrigir vrias vezes deixando claro que a criana est errada pode deix-la um pouco constrangia e com receio de participar da aula. Vale ressaltar a importncia que a professora d ao trabalho dos conhecimentos prvios. Sempre ao iniciar os contedos ela trazia perguntas que serviam de base para iniciar o contedo, sempre buscando fazer uma correlao com o cotidiano do aluno. Observei que no incio do dia sempre tinham duas alunas que no queriam participar das rodinhas. A professora no as forava a participar, s chamava uma vez, mas ficava de longe observando o que as alunas estavam fazendo. Falava um pouco mais alto e se esforava para chamar a ateno, para que elas sentissem vontade de participar sem serem obrigadas. Um dia mudou at o planejamento, pois percebeu que se aps a acolhida fosse para a atividade com o livro, teria mais dificuldade para atrair a ateno da aluna. Desse modo antecipou a atividade com os instrumentos musicais ( que seriam aps o recreio). Sem precisar gritar nem forar as alunas, a professora quase sempre conseguia fazer com que elas participassem. Ao decorrer da aula, quando os alunos queriam se dispersar em fazer alguma outra atividade, a professora explicava que o momento no era pra essa atividade, mas

que os alunos terio oportunidade de fazer o que queriam quando fosse o momento para aquilo. Durante minhas observaes a professora no precisou d nenhum grito para chamar a ateno dos alunos. At os mais ativos respeitavam-na muito. No era autoritria com a turma, mas tambm no era liberal de mais. Sempre buscava explicar o porque do aluno no poder fazer aquilo. Em seguida a professora pede ajuda para recolher o material na rodinha (quando usa) para lavarem as mos e depois irem para o refeitrio. Cada criana incentivada a Levar sua prpria toalha, porm quando no levam a professora d uma toalha grande que fica na escola. feito uma fila para ir de um por um lavar suas mos. Nesse momento os alunos costumam no obedecer muito e, mesmo depois de terem lavado as mos, continuam correndo e pegando no cho. Mais um momento em que percebi carncia de um auxiliar em sala. Embora haja essa dificuldade, a professora sempre explica a importncia de lavar as mos e as consequncias para quem no tem cuidado com a higiene. A professora sempre procura contar msicas relacionadas a lavar as mos e estimula bastante os alunos a cantarem tambm ( tanto que em minha regncia individual eles cantaram a msica sem eu precisar pedir, o que tambm aconteceu no caminho para o refeitrio). Esse cuidado com a higiene tambm destacado nos Referenciais Curriculares para a Educao Infantil:
As crianas precisam ser lembradas para lavarem as mos antes das refeies, aps o uso do banheiro, aps a manipulao de terra, areia e tintas, assim como antes do preparo de atividades de culinria. fundamental o acesso gua, ao sabonete e toalha. Embora j consigam lavar as mos sozinhas, ainda precisam de um acompanhamento do professor.

Voltam para a sala, guardam as toalhas e vo para o refeitrio que fica do outro lado da escola. Sempre se organizam em fila e costumam respeitar isso. A hora do lanche sempre acompanhada e a professora busca sempre uma ateno redobrada queles que tm dificuldade para lanchar s, buscando ai tambm desenvolver a autonomia, auxiliando-os, mas sem fazer por eles. Espera todos terminarem, pois mostra respeitar bem o momento de cada um. Ao terminar os alunos vo para a sala e, os que trouxeram lanche de casa vo comer no ptio e os que no trouxeram ficam na sala brincando, com a professora. Nesse momento a professora tem um auxlio da funcionria dos servios gerais, que fica com os alunos no ptio auxiliando-os no lanche. Ao perceber que todos os alunos terminaram o lanche, a professora os libera e

sai para seu intervalo, enquanto os alunos ficam no ptio, junto aos alunos do Infantil V, sendo observados pela funcionria dos servios gerais. Pouco havia o que se fazer durante o intervalo, pois no ptio havia apenas um escorregador, um dinossauro que servia como gangorra e um carrinho grande em mal estado de conservao, ento a coordenadora as vezes disponibilizava uma bola e quebra-cabeas para as crianas. No que se refere funcionria dos servios gerais, h muito a se destacar. Percebi que, mesmo que ela tenha dito que participou de muitas formaes da prefeitura, pouco domina sobre Educao Infantil. A funcionria possuiu apenas o Ensino Mdio completo e no tem muito conhecimento a cerca da educao. Tem pouca pacincia com as crianas, onde muitas vezes puxava-as pela blusa, pelo brao, muitas vezes derrubando-as. Usava de um vocabulrio inadequado para se tratar com crianas de apenas quatro anos. Por mais que sua funo ali na escola fosse auxiliar as professoras quando os alunos esto fora de sala, ela reclamava bastante e, contradizendo com o que afirmava, parecia no gostar muito de trabalhar com crianas. Ao voltar do intervalo a professora costumava pegar os colchonetes (normalmente um para cada dois alunos devido falta de colchonetes e de espao na sala), ligar um som baixo com msicas relaxantes, muitas vezes msicas que fazem referncia natureza e pedia para os alunos deitarem. Esse momento era o tempo do relaxamento. Esse momento de suma importncia, como dito nos Referenciais Curriculares:
Em um espao coletivo, prever momentos para descanso entre perodos de atividades o que nem sempre significa dormir pode ser importante para crianas que necessitam descansar ou de maior privacidade.

Aps o relaxamento, a professora dedicava um momento para a brincadeira livre. Sempre separava algum recurso para os alunos brincarem. Embora tenha chamado o momento de livre, vale ressaltar que, por mais que a professora esteja ocupada durante esse momento, sempre acompanhava com o olhar os alunos e estava sempre atenta aos momentos de conflito. Momentos esses de suma importncia tambm para o desenvolvimento da criana, quando trabalhado de forma correta. Percebi que em quase todas as vezes que as crianas iam at a professora reclamar de algum coleguinha, ela chamava os dois e incentivava ao dilogo, sempre estimulando que os dois

chegassem a um acordo. Tentava fazer com que os dois aprendessem a resolver seus conflitos s, mostrando sempre o cuidado em trabalhar os valores e prepar-los para a vida. Esse momento de resoluo de conflitos citado nos referenciais curriculares em:
A ao do professor de educao infantil, como mediador das relaes entre as crianas e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criao de condies para que elas possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas tomada de decises, construo de regras, cooperao, solidariedade, ao dilogo, ao respeito a si mesmas e ao outro {...}.

Como falei, nesse momento a professora costuma ficar ocupada, pois aproveita para fazer as anotaes nas agendas dos alunos sobre as atividades realizadas no dia e tambm para fazer os registros do dirio de classe. Logo em seguida a professora pedia para que os prprios alunos guardassem tudo que usaram e s d incio prxima atividade quando tudo est em seu devido lugar. Vale destacar aqui a facilidade que ela encontra para que todos, coletivamente, guardem tudo, sem precisar impor de maneira autoritria. O momento seguinte era destinado ao trabalho com os contedos, ou em forma de contao de histria, ou atravs de atividades no livro, ou por meio de pinturas e outras formas. Percebi que a professora costuma usar o livro duas vezes por semana e nos outros dias tenta mesclar atividades de modo a no se tornar repetitiva. O planejamento pareceu ser seguido e bem organizado. Percebi que, por mais que a professora tomasse cuidado em seguir seu planejamento, quando necessrio ela mudava-o um pouco buscando ser flexvel de acordo com a situao. Trago como exemplo um dia em que estava chovendo. No momento da rodinha (logo no incio da aula) os alunos contavam como foi seu final de semana e quase todos falaram sobre a chuva. Ento, percebendo a necessidade de falar sobre a chuva com a turma, a professora aproveitou a situao para perguntar o que eles acham da chuva e explicar um pouco sobre esse fenmeno. Voltando a rotina dos alunos, percebi no momento das atividades onde a professora trabalhava os contedos que ela no se preocupava que os alunos escrevessem e desenhassem de maneira perfeita, mas sim destacava que a escrita e o desenho deviam ser espontneos nessa faixa etria e o foco era mais no desenvolvimento da oralidade e da autonomia.

Ao encerrar esse momento a professora entregava as agendas aos alunos, pedindo para que eles pegassem sua agenda buscando seu nome na capa, afim de reconhecer as letras e seu nome. Vale ressaltar que muitas vezes ela buscava fazer isso, seja colocando os nomes nas atividades e pedindo para que as crianas pegassem as suas, seja no momento da chamadinha, em que ela ia organizando os nomes dos alunos em um painel, e em muitas outras atividades. Por fim, a professora preparava os alunos para a chegada dos pais e pedia para que todos se organizassem e pegassem suas mochilas e guardassem as agendas. Esse momento de observao da escola e da rotina dos alunos de suma importncia. Observa-se para conhecermos os alunos, a escola, a sala de aula. Para poder fazer uma possvel anlise da realidade do outro. Portanto, a observao envolve a reflexo, a avaliao e o planejamento. a partir das observaes que vamos ter subsdios para elaborar a construo do planejamento, refletir sobre o que vimos e planejarmos aquilo que consideramos uma necessidade da realidade dos alunos. Segundo Madalena Freire (1999, p.11), a observao avalia, diagnostica a zona r eal do conhecimento para poder, significativamente, lanar (casando contedos da matria com os contedos do sujeito, da realidade) os desafios da zona proximal do conhecimento a ser explorado. Ento, observar significa olhar. Estar e permanecer desperto no entendimento da construo de sujeitos crticos e pensantes.

Dias das observaes: 29/04; 06/05; 13/05; 15/05; 20/05.

3.2) Regncia compartilhada A partir desse momento a professora j buscou me mostrar como feito seu planejamento e me disse que o faz uma vez por semana, em horrio de expediente, na sala dos professores. Quando havia coordenadora, a mesma acompanhava a professora durante esse momento. O planejamento da professora se dava em momentos: tempo da chegada, tempo do conhecimento, tempo da higiene e alimentao, tempo do relaxamento, tempo do brinquedo, tempo do conhecimento (contao de histrias entre outros), tempo da sada. Fui orientada de que cada atividade deveria ter um tempo

mximo de trinta minutos, pois passando disso os alunos comeariam a se dispensar, o que realmente confirmei na prtica. Fui percebendo alguns erros meus, observando a professora, e a mesma muita vezes me incentivou, me deu dicas e me deu espao para participar. Pude j ir comeando com a contao de histrias, onde notei a dificuldade que os alunos tinham de me ver como professora deles, muitas vezes no querendo me respeitar e me vendo como uma colega de sala. Nesse momento a professora tambm me deu auxlio, dizendo qual a postura que eu deveria tomar. Durante o desenvolvimento das atividades no percebi um equvoco que estava cometendo. Por conta do medo das crianas se machucarem, ou at mesmo pelo fato de me preocupar com o cuidar muitas vezes eu me meti em situaes onde no precisava ,o que acabei interferindo um pouco no momento que elas poderiam usar para desenvolver sua autonomia. Outro equvoco que tive foi durante uma atividade no livro, em que tentei ensinar aos alunos a maneira correta de escrever, onde s depois percebi que estava limitando-os e acabei atrapalhando um pouco no desenvolvimento da criatividade deles. Nesses dois exemplos anteriormente citados tive o acompanhamento e orientaes da professora onde a mesma me disse como ela faria em meu lugar e explicou cada habilidade que ela tentou trabalhar com os alunos e sua importncia. Junto professora pude aproveitar bastante desse momento para ir corrigindo meus erros e tambm para ir me acostumando com a rotina da educao infantil. Pude perceber durante minha regncia compartilhada o quanto as crianas gostam dos livros que ficam expostos no painel. As vezes, at nos momentos das brincadeiras livres muitos deles pegavam livros e iam ler as histrias atravs das imagens. Dias da regncia compartilhada: 22/05; 29/05; 03/06.

3.3) Regncia individual Minha regncia individual teve incio sem planejamento, pois fui pegue de surpresa ao saber que a professora ficou de licena por motivos de sade (laringite). No primeiro dia, por no saber que a professora ia faltar, fiz tudo de improviso, porm tentando seguir a rotina das aulas. Percebi o impacto que os alunos tiveram ao ver que a professora deles iria ser eu. Tive um pouco de dificuldade nesse primeiro momento, pois tiveram dificuldades em me ver como professora. Aos poucos os alunos foram me percebendo como professora. Vale ressaltar a dificuldade que tive durante minhas regncias, pois no tive acompanhamento da gesto e nem da auxiliar de servios gerais. O mximo que ela me ajudou foi no momento de lavar as mos. Percebi que durante esse perodo os alunos iam pouco para a escola nos dias em que eu no estava l. Foi nesse momento que percebi o quanto a escola depositou em mim a responsabilidade por regir a turma. No meu segundo dia de regncia individual j fui preparada e planejada, porm com um planejamento feito por mim, e no pela professora, j que a mesma se ausentou da escola devido a sua licena. Tive dificuldades em planejar, pois no tinha ideia do contedo a ser trabalhado e para isso tomei por base o livro adotado pela prefeitura e os PCNs e RCNs. Trabalhei nas trs regncias em que me planejei os seguintes contedos respectivamente: Instrumentos musicais, rotina (onde usei o livro adotado pela prefeitura) e higiene pessoal. J na primeira regncia, como no me planejei e estava em dia de chuva, abordei a questo da chuva e contei histrias sobre dias chuvosos. Sempre busquei trabalhar com materiais diversos, tentando no me tornar repetitiva. Fui lembrando das dicas que a professora me deu durante a regncia compartilhada e tentei incorpor-las a minha prtica. Destacarei aqui alguns momentos da minha regncia, como por exemplo os momentos que deitei e sentei no cho junto aos alunos. Percebendo que ainda estava um pouco distante deles, logo no primeiro dia de regncia individual sentem no cho com a turma para contar uma histria sobra a chuva. Nesse momento percebi o quanto eles sentiam falta de que a professora tambm fizesse isso. Ficaram espantados com minha atitude e prestaram muita ateno em mim por ver que eu estava mais prxima deles.

Outro momento que destaco foi um dos dias que voltamos do refeitrio e percebi que ao falar de fio dental, para limpar os dentes aps as refeies, os alunos tinham pouco conhecimento a respeito, desse modo preparei minha aula seguinte, que seria a ultima, para trabalhar os cuidados com a higiene pessoal. Nesse dia todas as minhas atividades foram voltadas para trabalhar esse contedo. Da contao de histrias, explicao e demonstrao e contato dos materiais utilizados para tal fim, at figuras que levei para eles reconhecerem e pintarem. Foi com os alunos que fui aprendendo a resignificar minha prtica. Com meus erros fui aprendendo. Cito como exemplo para isso quando uma aluna, j na ultima atividade, me chamou e perguntou: tia, tu vai falar sobre isso de novo?. Nesse momento fui percebendo a importncia de se ouvir os alunos e de reconstruir nossa prtica atravs de suas consideraes. Tive dificuldades em um dia, quando a aluna com paralisia cerebral foi aula. Das minhas quatro regncias, ela foi para apenas uma. Encontrei dificuldades pois acredito que quinze alunos sejam muitos para uma s professora, onde dois tem N.E.E. Percebi que professor tem quem estar sempre atento, pois me descuidei por apenas alguns segundos e essa aluna pegou alguns materiais e os danificou. A partir dai passei a ter um cuidado redobrado. Quanto a explicao dos contedos e desenvolvimento das atividades, no tive tanta dificuldade, pois os prprios alunos me ajudavam quando pedia para eles acompanharem essa aluna, Nas brincadeiras percebi que aas duas alunas com N.E.E sentiam dificuldade para participar e, atravs das observaes que fiz da professora, percebi que podia engaj-las atravs da ajuda dos prprios alunos. Como observei que a professora as vezes deixava essas duas alunas s durante a aula, tentei ao mximo acompanh-las nas atividades, de forma a tentar engaj-las mais. Por fim, destaco a grande importncia desse momento para a minha formao, onde pude levar para a prtica tudo que aprendi durante esses sete semestres. Fui aprendendo com meus erros e com os alunos. Encontrei algumas dificuldades, mas tentei fazer delas minhas aliadas. Vale ressaltar que logo no meu primeiro dia de estgio fiquei doente. No dia piorei e descobri quem, assim como a professora, estava com laringite. Mesmo tendo uma semana de atestado dado pela mdica, decidi que ia fazer o que pudesse para concluir meu estgio e tambm para no deixar as crianas sem professor logo no fim do semestre.

Regncia individual: 05/06; 10/06; 12/06; 17/06.

III. Entrevistas Dados Nome: Lucivania Gomes Portcio de Souza Cargo: Orientadora Educacional Formao: Habilitao em orientao educacional e especializao em gesto educacional. H quanto tempo trabalha na rea: 18 anos como orientadora educacional na Rede Municipal de Ensino. Atravs da entrevista obtive algumas concluses e com base nas respostas farei um breve resumo a respeito da orientadora educacional. A orientadora se mostra bastante preocupada com a questo social. Pareceu ter amor pelo que faz e se sente bastante importante e contribuinte para a formao dos alunos da escola. Afirmou que sempre se preocupou com a transformao e formao das pessoas. Tem uma boa relao com os funcionrios, pais e alunos. Pelo que percebi, aps a sada da coordenadora pedaggica, Lucivania acabou tendo que ficar com as responsabilidades dela e da ex-coordenadora. bem ativa na escola, segundo ela mesma e tambm pelo que pude perceber. a mediadora na relao entre a diretora e os demais, pois pelo que pude perceber, pela ausncia da diretora, Lucivania acaba sendo a mais presente do ncleo gestor. Como ponto negativo da escola destacou a pouca estrutura e a ausncia de uma sala prpria para o atendimento de orientao educacional. Como ponto positivo destacou a boa relao entre os integrantes da escola. Quanto a organizao e estrutura da escola, destacou que ela quem faz o acompanhamento do planejamento, na ausncia da coordenadora. Falou ainda que a escola sempre busca ter uma relao com a famlia, ligando para os pais quando necessrio. Destacou as reunies que fazem com ao pais para d e eles um retorno. Acredita que a escola esteja preparada pra atender crianas com N.E.E e destacou a importncia da professora Zuleida para a escola. Segundo ela, quando a professora percebe que alguma criana pode ser portadora de N.E.E, encaminha para a direo e posteiormente encaminha para a professora de A.E.E (Zuleida).

Notei tambm o quanto a orientadora organizada e aplicada. Tem tudo anotado em um caderno. Busca sempre estar presente no cotidiano dos alunos, fazendo papel at mesmo de diretora, muitas vezes (com exceo da parte administrativa).

Dados Nome: Sylvnia Cristina Santos Vasconcelos Cargo: Diretora Formao: Bacharel em Economia, licenciada em Matemtica, especializada em Gesto Escolar H quanto tempo trabalha na rea: sete anos de gesto escolar A diretora nos disse que sempre gostou da educao, afirmando se identificar mais com a gesto do que com a sala de aula. Explicitou vrias vezes que a gesto uma sala de aula ampliada. Afirmou que tem uma boa relao com os alunos, professores, funcionrios e com as famlias, diferente do que os outros entrevistados afirmaram. Porm, pude perceber que ela conhece pouco os alunos e pouco anda da parte destinada para a Educao Infantil. Pelo que vi, deixa a educao Infantil mais como responsabilidade da coordenadora, como tambm tudo que se direciona aos assuntos pedaggicos, focandose mais nos administrativos. Destacou como pontos negativos a estrutura da escola, pois h pouco espao; e como ponto positivo destacou os profissionais da escola, afirmando que todos esto preocupados com uma educao de qualidade que forme para a vida. A gestora destacou ainda que a escola est preparada para receber todos os alunos independentes de suas necessidades, salientando que a escola s no estava preparada para receber alunos surdos e cegos. Assim como a orientadora, destacou que os alunos com N.E.E so encaminhados para a professora responsvel pelo atendimento educacional especializado. Quanto ao planejamento, a gestora diz que quando pode auxilia os professores nesse momento, pois o considera tudo para uma boa aula, pois no tem coisa pior do que entrar numa sala de aula sem ter se planejado. Contrastando com a resposta da

diretora, a professora afirmou que nunca teve acompanhamento da diretora e que pouco ela se preocupa com a Educao Infantil. Declarou que sempre incentiva a formao continuada dos professores e ajuda no que pode para que isso acontea. O que pude confirmar na entrevista com a professora e com a orientadora. Quanto ao processo de admisso, admitiu que foi admitida por indicao, mas que fez o concurso recente e passou, tendo que deixar a escola.

Dados Nome: Nelda Moreira Martins Cargo: Servios gerais Formao: Ensino Mdio H quanto tempo trabalha na rea: 26 anos Quando perguntado o porque da funcionria trabalhar na rea, respondeu que ama crianas e a profisso. Para essa profissional, Educao Infantil consiste em ensinar coisas que as crianas no sabem por que elas no sabem de muita coisa; e acredita que a criana deve se deixar ela vontade para brincar, pois, s vezes, a mesma no tem espao em casa para a brincadeira. Percebe-se o quanto sua fala contrasta com a prtica Com relao s relaes que mantem com os envolvidos no processo educativo (professores, diretores, alunos, funcionrio e pais), a funcionria afirmou que os alunos a amam, que gosta muito dos professores como, tambm, da diretora afirmando, sobre esta ltima, que se sente a vontade para esclarecer suas dvidas. Como ponto positivo a funcionria trouxe que a qualidade de ensino da escola um destaque. J como negativo traz a falta de cuidado com a escola pelos funcionrios da limpeza e falta de cuidados com o patrimnio, como exemplo o nico banheiro da educao infantil que passou mais de uma semana com o vaso sanitrio quebrado. A funcionria afirmou que nunca participou de formao de funcionrios organizada pela EMEIF em que trabalha atualmente, apenas uma vez, mas na antiga gesto, dizendo que no recebe os convites da direo para participar desses eventos. Destacou ainda que a diretora poderia ser mais ativa e presente na escola.

Dados Nome: Maria Zuleida de Oliveira Coutinho Cargo: Professora do Atendimento Educacional Especializado Formao: Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, especializao (andamento) em Atendimento Educacional Especializado (AEE), tcnica em Tecnologias Assistidas, fez curso sobre o Dosvox e cursa libras no Instituto de Educao do Cear. Quando perguntado o que a professora acha da importncia do A.E.E. a mesma respondeu que essencial no apenas pelo atendimento, mas por estimular outros a efetivarem a incluso, pois procura no limitar seu trabalho apenas sala de AEE e aos alunos atendidos. Acrescentou tambm que o preconceito procede muitas vezes da falta de conhecimento. Desta forma, procura atravs do seu trabalho desenvolver a conscincia nos envolvidos na escola (alunos, professores, funcionrios e diretor) como forma de ajudar o aluno no seu processo de desenvolvimento e incluso na sala de aula. A professora entrevistada abordou as limitaes que enfrenta para desenvolver o seu trabalho, destacando a escassez de material, o falta de preparao dos professores para trabalharem com alunos com necessidades educacionais especiais (n.n.e.) e a falta de estrutura da escola para receber estudantes com n.n.e. Acrescentou que atende dezessete alunos, a maioria com deficincia intelectual, e os atendimentos acontecem no contra turno. Quando os alunos so pouco assduos, a professora atende-os em horrio de aula. A professora disse que a maioria dos estudantes com n.n.e. chegaram na escola diagnosticados e alguns que tiveram suas deficincias descobertas atravs da EMEIF Catulo da Paixo, a educadora disse no ter problemas em conversar com os pais e estes aceitarem a deficincia do filho. Acrescentou que o problema est em os pais terem disposio para levar seus filhos ao mdico e comprar remdios. Para resolver essa questo, a educadora se disponibiliza em acompanhar seus alunos nas consultas e, muitas vezes, compra os remdios. A professora de AEE afirmou ter uma boa relao com a gesto, pois a equipe gestora no pe obstculos para a realizao do seu trabalho. Porm, declarou que sente falta de apoio na intermediao no dilogo com os pais dos alunos. Com relao ao envolvimento com os professores, a educadora disse que embora os professores no sejam preparados para estimular o desenvolvimento dos estudantes com n.n.e. em sala

de aula, os educadores tm boa vontade para colaborar. E por fim, disse ter uma excelente relao com os alunos, acrescentando que todos tm muito carinho por ela.

Dados Nome: Viviane Maia Viana Cargo: Professora Formao: Licenciatura em Pedagogia e especializao em psicopedagogia H quanto tempo trabalha na rea: 14 A professora inicia suas respostas afirmando que Pedagogia no foi sua primeira opo, mas se apaixonou pelo curso. Quanto a seu relacionamento com os alunos, disse que tem uma relao meio afetiva, mas segundo Wallon, afetividade no s o cuidar e o abraar, mas sim o olhar a ateno e a escuta. Quanto a relao com os funcionrios da escola, ncleo gestor e famlia, disse que bastante saudvel, embora destaque a ausncia da diretora na Educao Infantil No que tange aos pontos negativos da escola destacou que a estrutura no boa e h poucos funcionrios, em sntese, destacou a carncia dos recursos humanos e materiais. Quanto a receber alunos com N.E.E, disse que a escola no tem muitos recursos, e por causa disse, mesmo tendo especializao na aera, encontra dificuldades. Afirma que quando percebe que a criana pode ter N.E.E, encaminha pra a Zuleida. Afirma que entre o alunos no h preconceito, pelo contrrio, eles mesmo ajudam na incluso. Quanto ao que busca desenvolver nos alunos, destacou a autonomia, a linguagem verbal, a independncia, a capacidade de interagir, a resoluo de conflitos e sempre os observa e os acompanha. Com relao ao planejamento, destaca que tem um tempo destinado para faz-lo e sempre compartilha com a professora do Infantil V, porm tem pouco acompanhamento da gesto.

CONSIDERAES FINAIS Ser professor oportunizar aos educandos momentos agradveis para que assim possam adquirir uma aprendizagem significativa, e no se tornarem meros receptores de informaes. preciso que o aluno ocupe um lugar de um agente de transformaes. O estgio realizado na Escola Municipal Catulo da Paixo cearense foi gratificante, fui muito bem recepcionada pela instituio e tambm pelo corpo que faz parte da mesma, que so seus funcionrios, alunos e responsveis. Nesta instituio pude sentir-me uma professora, por eles considerada e reconhecida por todos. Na minha vida tanto profissional como pessoal, levarei muitas lies e aprendizados que alcancei nesta instituio. Muitas das experincias vivenciadas sero sempre lembradas comigo e levarei para minha vida. Acima de tudo aprendi que nem sempre o que programamos sai como realmente espervamos, e atravs de erros e acertos que vamos nos constituindo profissionais dedicados pelo que fazem e sempre buscando aprimorar e aperfeioar no que no foi to contemplado. Pude perceber de perto as dificuldades encontradas no ensino pblico, entender como se d as relaes na escola, e acompanhar mais de perto o processo de construo da aprendizagem na criana. Verificou-se que para ser um bom profissional necessrio se pensar no apenas no contedo, mas tambm na formao do indivduo crtico consciente da sua prpria realidade. Um bom professor deve construir coletivamente o conhecimento e no ver nos alunos apenas depsitos. Para concluir, destaco que atravs do estgio supervisionado pude refletir a importncia da formao do professor para sua prtica. Todo o contedo visto ao decorrer da minha formao me serviu de base para realizar o presente trabalho. Por fim, saliento que percebi o quanto importante a prxis (relao entre teoria e prtica) na formao do professor.

ANEXO

Ptio da Educao Infantil

Durante a aula

ANEXO

Roteiro de Entrevista (Professor)


1) Dados do professor Nome Formao Tempo que leciona Filhos Estado civil Por que se formou em pedagogia 2) Qual o horrio que os alunos chegam e saem? 3) Como voc analisa sua relao com os alunos? 4) Como voc analisa sua relao com os professores da escola? 5) Como voc analisa sua relao com o diretor da escola? 6) Quais os pontos negativos e positivos da escola? 7) Como voc analisa a relao da escola com os pais dos alunos? E com a comunidade? 8) Voc se acha preparado para receber um aluno com NEE? 9) Voc consegue identificar se um aluno tem NEE? 10) Se chegar um aluno com NEE no identificada. Voc sabe perceber? O que voc faz diante dessa situao? 11) (caso haja um aluno com NEE) Suas atividades pedaggicas so adaptadas para os alunos com NEE ou uma mesma atividade para todos? 12) Que capacidades voc procura desenvolver nos seus alunos? 13) O que voc entende por Educao Infantil? 14) Defina o termo criana. 15) Suas atitudes em sala de aula so de cuidadora ou de educadora? 16) O que voc acha do PPP da escola? Faz quanto tempo que esse PPP vigora? 17) Como ocorre a construo do planejamento? H um acompanhamento da gesto? Voc tem algum dia livre para isso? 18) Voc faz algum curso de formao continuada?

Roteiro de Entrevista (Diretor)

1) Dados do diretor Nome Formao

Tempo que leciona Filhos Estado civil Por que se formou em pedagogia 2) Qual o horrio que os alunos chegam e saem? 3) Como voc analisa sua relao com os alunos? 4) Como voc analisa sua relao com os professores da escola? 5) Quais os pontos negativos e positivos da escola? 6) Como voc analisa a relao da escola com os pais dos alunos? E com a comunidade? 7) A escola est preparada para receber um aluno com NEE? 8) Quando chega algum aluno com NEE sem diagnstico, com a gesto se porta diante desta situao? 9) O que voc entende por Educao Infantil? 10) Defina o termo criana. 11) Quem preparou o P.P.P. da escola? Com que frequncia vocs renovam? 12) Qual a importncia do planejamento para voc? Vocs (gesto) participam desta atividade? H algum tempo destinado para a organizao? 13) Voc faz algum curso de formao continuada? A gesto incentiva os professores a terem uma formao continuada? 14) Na escola, h salas de AEE? Quantos alunos so atendidos em mdia? 15) Que formao os professore de AEE devem ter? 16) Para voc, o que uma escola inclusiva? Essa escola se adequa? 17) Como voc passou para o cargo de diretora? 18) Qual voc acha que funciona melhor: indicao, eleio ou concurso? 19) Quem so os participantes do Conselho Escolar?

Roteiro de Entrevista (Coordenador)

1) Dados do coordenador Nome Formao Tempo que leciona Filhos Estado civil Por que se formou em pedagogia 2) Qual o horrio que os alunos chegam e saem? 3) Como voc analisa sua relao com os alunos? 4) Como voc analisa sua relao com os professores da escola? 5) Como voc analisa sua relao com o diretor da escola? 6) Quais os pontos negativos e positivos da escola?

7) Como voc analisa a relao da escola com os pais dos alunos? E com a comunidade? 8) A escola est preparada para receber um aluno com NEE? 9) Quando chega algum aluno com NEE sem diagnstico, com a gesto se porta diante desta situao? 10) O que voc entende por Educao Infantil? 11) Defina o termo criana. 12) Quem preparou o P.P.P. da escola? Com que frequncia vocs renovam? 13) Qual a importncia do planejamento para voc? Vocs (gesto) participam desta atividade? H algum tempo destinado para a organizao? 14) Voc faz algum curso de formao continuada? A gesto incentiva os professores a terem uma formao continuada? 15) Na escola, h salas de AEE? Quantos alunos so atendidos em mdia? 16) Que formao os professore de AEE devem ter? 17) Para voc, o que uma escola inclusiva? Essa escola se adequa?

Roteiro de Entrevista (Professor do AEE)


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Qual a sua formao? Que limitaes voc enfrenta? Os pais esto cientes da situao do filho? O que voc entende sobre o AEE? Quais capacidades voc procura desenvolver em seus alunos? Como voc analisa sua relao com o diretor da escola? Como voc analisa sua relao com os professores da escola? Como voc analisa sua relao com os alunos? Os computadores da escola possuem programas adaptados para os alunos com NEE? 10) Voc recebe assistncia da gesto em seu trabalho? 11) A escola (gesto) ajuda na interao com as famlias dos alunos com NEE?

Roteiro de Entrevista (Pais ou responsveis)

1) 2) 3) 4) 5)

O que voc pensava ou esperava da escola antes de matricular seu filho? Por que voc matriculou seu filho nesta escola? A escola superou suas expectativas? Qual sua relao com o Grupo Gestor? Qual sua relao com os professores?

REFERNCIAS

BRASIL, LDB. Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional FREIRE, Madalena W. A Paixo de Conhecer o mundo. So Paulo: Paz e Terra, 1999. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Pesquisado em 25/05/2013, s 19h25min.

A educao o nico meio realmente efetivo para a construo de uma sociedade mais justa e democrtica, que respeite as caractersticas individuais de cada pessoa, inserindo-o em seu grupo social com respeito sua unicidade,mas, como parte integrante e participativa de um todo. John Dewey

You might also like