You are on page 1of 3

NetProf

Page 1 of 3

NetProf.pt

Reflexo e Refraco da Luz (8. ano) - Actividade de sala de aula

Actividade de sala de aula Disciplina: Cincias Fsico-Qumicas Tema Sustentabilidade na Terra: Som e Luz Ano/turma: Professor: Data: Reflexo e Refraco da Luz 1. No fenmeno de reflexo da luz, esta: A Muda de meio de propagao, mas no muda de direco; B Muda de direco ou de sentido, mas continua a propagar-se no mesmo meio; C Muda de meio de propagao e de direco; D Muda de meio de propagao e difunde-se. Seleccione a opo CORRECTA.

2. As superfcies que reflectem a luz formam imagens. Essas superfcies, como sabe, so designadas por espelhos. o caso dos espelhos comuns, do vidro (liso), das superfcies metlicas polidas e da superfcie da gua em repouso. Com as palavras que se encontram mais abaixo, complete as seguintes frases de forma a torn-las cientificamente correctas.

plano menores

diferentes simtricas convexo

reflecte direitas polida

cncavo distncia espelho

A Um espelho uma superfcie ____________ que ____________ regularmente a luz. B As caractersticas das imagens so ____________ conforme se trate de um espelho ____________, ou de um espelho esfrico ____________ ou ____________. C Nos espelhos planos, as imagens so ____________ e ____________ do objecto em relao ao ____________. D Nos espelhos esfricos convexos, as imagens so sempre virtuais, ____________ e ____________ do que o objecto. E Nos espelhos esfricos cncavos, as imagens tem caractersticas ___________ conforme a ____________ do objecto ao ____________.

3. Na figura apresenta-se um esquema que ilustra a reflexo de um raio luminoso que incide num espelho plano.

http://www.netprof.pt/ImprimirTXT.jsp?id_versao=18388

27-11-2008

NetProf

Page 2 of 3

3.1. Faa a legenda da figura. 3.2. Que relao existe entre os ngulos a e b? 3.3. Se o ngulo formado pelo raio incidente e pelo espelho for de 30, qual o valor do ngulo de incidncia? E do ngulo de reflexo?

4. Observe atentamente as seguintes figuras:

4.1. Em que caso(s), ocorre reflexo da luz? E refraco da luz?

http://www.netprof.pt/ImprimirTXT.jsp?id_versao=18388

27-11-2008

NetProf

Page 3 of 3

4.2. Atendendo ao fenmeno ptico que ocorre, como se designa a superfcie 4.3. Nos casos 2 e 3, a superfcie lisa

no esquema 1?

transparente ou opaca? Justifique a sua resposta.

4.4. Como explica o comportamento diferente da luz, ao mudar de meio, nos casos 2 e 3?

5. Na tabela seguinte, encontram-se os valores das velocidades de propagao da luz em trs meios diferentes. Verifica-se que, quanto maior for a alterao de velocidade, maior ser o desvio sofrido pela luz na superfcie de separao dos meios.

MEIO

VELOCIDADE DE PROPAGAO (km/s)

Ar gua Vidro

300 000 225 000 197 000

5.1. Com base nesta informao, identifique os meios em cada um dos esquemas. Justifique a sua resposta.

http://www.netprof.pt/ImprimirTXT.jsp?id_versao=18388

27-11-2008

You might also like