You are on page 1of 3

CEAD Coordenadoria de Educao Distncia

RELATRIO DE ACOMPANHAMENTO
ATIVIDADES ACADEMICAS, CIENTFICAS E CULTURAIS Curso:LICENCIATURA EM HISTRIA Aluno: JANMIEL NUNES MILLER RA: 1091151

Resumo e Resenha do contedo da atividade

Resumo e Resenha do Filme Augustus: o primeiro imperador No filme, Augusto Otvio um imperador carismtico e pacfico, j em idade avanada. Vivendo os seus ltimos anos, narra vrios momentos de sua histria, na maioria das vezes, para sua filha Jlia a fim de convenc-la a casar-se com Tibrio e este tornar-se herdeiro de Csar, apesar do prprio Augusto demorar a se convencer desta ideia. A histria relatada no filme passa-se no momento final da vida de Otaviano, quando este recebe a notcia da morte de Agripa, seu general e melhor amigo, casado com sua filha Jlia. Sua filha havia dado Agripa dois filhos, Caio e Lcio, os quais Otaviano fez seus herdeiros. No entanto, Lvia, esposa de Augusto, empenha-se por convencer de que os filhos de Jlia eram muito novos e poderiam ser assassinados aps a morte de Otaviano e convence-o de que Jlia deveria casar-se com Tibrio, filho do casamento anterior de Lvia. Certo disto, Otvio tem uma conversa com sua filha em que relata a histria quando Jlio Csar fez dele seu herdeiro e quando ele, Agripa e Mecenas viajam para um treinamento de guerra, em que Otvio tambm seria instrudo por Mecenas em retrica. Neste perodo, eles recebem a notcia da morte de Jlio Csar. Ento, o trio prossegue a Roma com um plano que na prtica desenrolou-se na afirmao por parte de Otaviano de sua herana perante Marco Antonio e o povo. O senado demonstra interesse por sua presena, por temerem Marco Antonio, mas Otvio consegue, com a legio de Csar, tomar o senado e declarar-se Cnsul. Em acordo com Marco Antonio e Lpido, resolvem assassinar todos os nobres e senadores inimigos. O velho Augusto, aps relatar isto Jlia, afirma que recebeu este destino para esperana da civilizao e se Roma casse, a civilizao cairia. A filha de Otaviano deixa-o e, logo aps, ele passa mal e desmaia.

Em sua recuperao e tratamento, tocando no assunto novamente e recebendo a declarao de sua filha estar apaixonada por Jlio, filho de Marco Antonio e Otvia, relata Jlia e Lvia mais um episdio. Contou a respeito da proclamao do triunvirato, a diviso de terras e as consequncias que esse acordo resultou. Roma passou fome por seus campos estarem devastados da guerra civil e por no receberem cereais de Lpido, do norte africano. Marco Antonio, que havia ficado com as terras do Oriente, envolveu-se com Clepatra, algo apontado por Otaviano entre os nobres, ganhando a confiana destes. Por fim, Jlia acaba casando-se com Tibrio. Em outra ocasio, Otaviano tambm relembra de um novo acordo em que ele oferece sua irm em casamento a Marco Antonio, porm mesmo com este matrimnio, Antonio ainda resolve casar-se com Clepatra. Otvio revela o testamento de Marco Antonio ao senado, em que este declara fazer da rainha egpcia sua herdeira, ento a guerra torna-se declarada. Aps Agripa vencer a guerra e ocorrer o suicdio de Marco Antonio e Clepatra, Otaviano inicia uma nova era como imperador. Mesmo aps estes relatos, Jlia continua suas relaes com Jlio, filho de Marco Antonio, e este planeja matar Otvio. Augusto havia declarado que o adultrio seria um crime, entre outras decises tomadas naquele tempo. Com a tentativa de Jlio em assassinar o imperador, o adultrio de Jlia foi revelado e ela foi banida de Roma. Na morte de Otaviano, ela retorna para v-lo. Excetuando a trama criada para contar a histria de Otaviano, as cenas das lembranas do personagem que intercalavam a este enredo principal so bem fiis, tratando-se de um timo material que reflete as anlises histricas que se tem a respeito. Porm, o enredo principal justifica-se na ideia de que Augusto contava Jlia os acontecimentos que levaram a Roma ser o que era no tempo de sua velhice, algo sutilmente idealizado da produo cinematogrfica, ainda mais por justificar a hesitao de Jlia em casar-se com Tibrio por estar apaixonada por Jlio, filho de Marco Antonio e Otvia que queria vingar a queda poltica do pai. Porm, apesar da intrigante histria gerada, Marco Antonio e Otvia tiveram apenas duas filhas, e Jlia era uma mulher de festas e paixes noturnas. Mais ao final, a trama mostra a devida preocupao de Otvio em instituir uma moral ao penalizar o adultrio, apesar do tema da sexualidade romana quase no ser tratado, e esta ao resulta particularmente no devido exlio de Jlia. Durante a trama, as lembranas relatadas por Otvio renem alguns fatos importantes como o assassinato dos inimigos de Otaviano e Marco Antonio, a proclamao do segundo triunvirato, a imposio de Otvio sobre o senado, a entrega de sua irm para Marco Antonio, o envolvimento deste com Clepatra, o suicdio de Antonio e a rainha egpcia, no entanto, no

ousaram em mostrar cenas como a batalha de ccio, muito importante para compreender a confiana que Otaviano obteve do senado e de Roma. Os personagens foram bem retratados. Tanto o Otaviano em velhice, como o personagem jovem, retrataram um homem que tinha ideais de igualdade de uma Roma civilizada que traria paz ao mundo. O filme ousa em uma especulada amizade do trio Otaviano, Agripa e Mecenas, que formaram o eixo para o alcance dos objetivos do futuro imperador. Como o filme uma tentativa de contar a histria sob a perspectiva de Otaviano, ele se faz num discurso da historiografia moderna, que faz dele o heri e de seus inimigos os maus. Contudo, trata-se de uma obra bem envolvente e excelente para o aprendizado histrico e crtico, assim como, para o entretenimento.

Justificativa
Excelente filme para o aprendizado histrico e tambm para ser realizada uma leitura mais crtica a respeito, pois tambm contm vrios episdios ou situaes no campo especulativo ou que foram romantizados. um timo material para auxiliar nos estudos acerca do imperador Augusto e suas conquistas e tambm como material didtico para trabalhar o tema. Tratando-se de uma obra cinematogrfica, evidente que um material que serve para o exerccio do pensamento crtico.

Quantidades de horas solicitadas para equivalncia: 4 horas

Campinas, 06 de dezembro de 2012.

You might also like