You are on page 1of 4

http://sebentadigital.com/wp-content/uploads/2011/10/Ficha-Informativa-SobrePUBLICIDADE.

pdf Agrupamento de Escolas do Bzio | Escola Bsica 2,3/S de Vale de Cambra Portugus 11ano | Ficha Informativa sobre PUBLICIDADE A. PUBLICIDADE A publicidade o ato de divulgar um produto ou uma ideia com o objetivo de persuadir, atravs da argumentao o destinatrio a adquiri-las publicidade comercial ou com o intuito de modificar um comportamento de que resultem benefcios para o indivduo e/ou sociedade publicidade institucional. ,A publicidade um dos domnios da atividade humana que mais recorre argumentao para persuadir. Esta a comunicao feita atravs dos media que pretende informar e persuadir. A publicidade utiliza vrios meios: imprensa, televiso, cinema, rdio, cartazes, etc. B. PSICOLOGIA da PUBLICIDADE inegvel que o indivduo possui impulsos latentes as tendncias que o orientam para direes e objetivos, cujo alcance ele v como fonte de prazer. Por isso, a publicidade tenta atuar sobre algumas dessas tendncias, estimulando-as para provocar necessidades ou desejo de agir: . O gosto e hbito pela informao (produto novo, novidade); . O desejo aquisitivo (facilidade em adquirir, por mais caro que seja); . A aspirao felicidade e ao bem-estar (exibio de pessoas felizes, jovens e saudveis, em atitudes e locais confortveis); . A vaidade (anncios de roupas, acessrios, automveis); . A sexualidade (ambientes mais ou menos erotizados a envolver o produto anunciado); www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | A professora: Dina Baptista 2 . O princpio do menor esforo (utenslios e produtos que fazem o trabalho por ns, alimentos congelados prontos a servir); . O gosto pela economia (promoes com preos reduzidos, nos saldos, ofertas de brindes); . A ambio ou a inveja (comparao de produtos/marcas); . A necessidade de certeza (garantia das vantagens do produto adquirido, atravs, por exemplo, de testemunhos de personalidades conhecidas); . A necessidade de segurana (campanhas do tipo encomende e se no gostar devolva sem pagar nada ou utilizao do argumento apoio ao cliente); . A sensibilidade (campanhas de carter humanitrio ou anncios com fins comerciais que recorrem a imagens de ternura que procuram transmitir uma sensao de confiana e doura). . Desejo de domnio (desejo de adquirir e necessidade de originalidade, prestgio, autoridade C. A MENSAGEM PUBLICITRIA

A publicidade a arte de seduzir, de convencer e, por isso, nada num anncio acontece por acaso. A mensagem publicitria combina elementos diversos que, ao harmonizarem-se, cativam o receptor. Para que tal acontea o anncio dever:

despertar Ateno criar Interesse estimular Desejo permitir Memorizao provocar Ao, aquisio
A natureza do discurso publicitrio de ndole argumentativa e toda a sua construo e formulao visa expor uma tese personificada pela sugesto de um servio ou produto sustentada pelos mais diversos argumentos realizados, quer atravs da exposio de imagens que seduzem e induzem o leitor a consumir o servio ou produto, quer atravs de um discurso apelativo, sugestivo e sedutor.
Andr Carvalhosa, A Publicidade em aulas de PLE proposta de um modelo operativo, Dissertao de Mestrado em Portugus Lngua Segunda/Lngua Estrangeira, FLUP

www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | A professora: Dina Baptista 3 A linguagem na publicidade deve ser suficientemente apelativa de forma a atingir os seus objetivos. Para isso, poder recorrer a diversos recursos: . para implicar o receptor: - diferentes tipos de frases (imperativas Descubra a diferena / interrogativas Foi voc que pediu? / exclamativas Pelos vistos no bastou dizer no!) / - marcas de 2 ou 1 pessoa do plural faa uma pausa; O automvel com que todos sonhamos . para elogiar a qualidade dos produtos: gradao; superlativo; repetio . para garantir a memorizao da mensagem: - jogos de som, aliteraes e rimas sagres, a sede que se deseja; Maria, lembra-te disto: quero e casa BOM PETISCO - expresses idiomticas e pronomes transformados No melhor sangue cai o VIH; mais molhos que barriga - antteses v para fora c dentro - anforas e repeties os melhores produtos pelos melhores preos - hiprboles Temos mil e uma solues - D. ELEMENTOS/COMPONENTES de um Anncio Publicitrio (cartaz) . Ttulo (componente varivel): contm o essencial da mensagem, procurando obter a ateno para o produto e texto que a acompanha. . A imagem: complementa ou substitui o prprio texto. Elemento mais eficaz na divulgao da mensagem pretendida. . O Slogan: contm o essencial da mensagem. . A marca: Identifica o produto e/ou anunciante . O texto argumentativo: contem a informao completa do produto e os argumentos capazes de convencer o destinatrio.

E. LEITURA/ANLISE de um Anncio Publicitrio: 1. Para se fazer a anlise de um Cartaz Publicitrio importante ter em conta os seguintes aspetos: . Entidade/produto; objetivo; pblico-alvo. www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | A professora: Dina Baptista 4 . Elementos que o constituem e a sua distribuio no suporte utilizado. . A imagem: funo representativa, expressiva e argumentativa; composio e cores. . A cor de fundo (caso haja): funo /representao. . A narrativa construda pelos elementos no seu conjunto. . O slogan: expressividade dos recursos expressivos e do grafismo, ligao imagem. . A variedade dos atos de fala presentes: o carter informativo, compromissivo ou apelativo do texto. . O texto de argumentao: argumentos utilizados para persuadir // Valores a que o anncio apela e a fora persuasiva do anncio. . Marcas lingusticas a destacar (palavras-chave, tipos de frases, funes do(s) textos(s), 2. Para se fazer a Leitura /anlise de um ANNCIO de TELEVISO h outros aspetos que tambm devero ser tidos em conta: . Sequncia de imagens: conta uma histria; recorre a situaes do quotidiano, usa imagens estticas ou dinmicas?... . Ambiente sugerido: Alegre? Deprimente? Confortvel? Clssico? Familiar?... . Texto: longo? Breve? Apelativo? Metafrico? Potico?... . Slogan: Aparece em destaque? original? fcil de memorizar? . Equilbrio/Adequao: Os diferentes elementos esto bem conjugados? O anuncio adequado ao produto e ao pblico-alvo? . Elementos psicolgicos: que tendncias psicolgicas so exploradas no anncio? www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | A professora: Dina Baptista 5 Exemplo de leitura/anlise de um Anncio Publicitrio:
Este um anncio de grande formato, destinado a afixar em painis de exterior (outdoors). O anunciante a marca de guas Serra da Estrela. O objetivo do anncio comercial o consumo de gua engarrafada pela marca do anunciante no entanto, est ligado a um objetivo ecolgico a reflorestao. O pblico-alvo so todos os consumidores. O formato do anncio, condicionado pela sua utilizao exterior e pela leitura rpida a que obriga, da esquerda para a direita, uma vez que este tipo de anncios habitualmente colocada em zonas nas quais passam os automveis. Assim, o que predomina a imagem, numa lgica de leitura de esquerda para a direita. IMAGEM: Atendendo colocao do anncio, o fundo inexistente, branco, e a imagem muito simples. Trs

rvores desenhadas a verde sucedem-se, equidistantes. So diferentes, numa notao ecolgica de biodiversidade, e os seus troncos nascem de um cdigo de barras, numa feliz associao de consumo e ecologia, ou seja, a defesa da ideia contempornea de desenvolvimento sustentvel. No lado oposto, direita, est a garrafa Serra da Estrela, em escala muito superior das rvores, para lhes equivaler em tamanho, com o rtulo bem visvel. SLOGAN / TEXTO ARMENTAO: Em letras muito grandes, a frase De cada garrafa nasce uma rvore poderia ser enigmtica, mas no aqui. De facto, a metfora justificada pelo brevssimo texto que nos d a informao de que se trata de uma campanha de reflorestao que ter plantado 600 000 rvores, seguindo se o compromisso vamos continuar e o apelo colabore. Em suma, pode-se afirmar que os valores de defesa do desenvolvimento sustentvel e de participao dos cidados so claramente veiculados por este anncio que, implicitamente, associa uma marca que remete para um elemento natural muito importante no pas a serra da Estrela ao dever de preservar a natureza.
Fontes bibliogrficas usadas: PINTO, E.C.; FONSECA, P.; BAPTISTA, V.S.(2011) Plural 11 Portugus. Lisboa Editora. Pp. 40-42. PINTO, E.C.; FONSECA, P.; BAPTISTA, V.S.(2011) Plural 11 Portugus Livro do Professor. Lisboa Editora. P. 59. COSTA, F. MAGALHES, O. (2011) Entre Margens Portugus 11. Porto Editora. P.251.

You might also like