You are on page 1of 6

SIMULADO TRE-2009

1) A respeito de segurana da Informao, marque a resposta correta a) Devemos instalar firewall em computadores, para evitar que vrus se propaguem nos mesmos. b) A instalao de Anti-Spyware defender a mquina contra Spams. c) A tcnica de Pharming consiste em enganar um usurio que supe estar visualizando uma pgina verdadeira, quando no est, pois o computador est com envenenamento de cache. d) No Phishing Scan, um usurio obrigado a ver propagandas, geralmente pornogrficas e) A atualizao do Windows desobriga o usurio a atualizar Malwares pois, normalmente, j est tudo includo no pacote Windows. 2) Marque a assertiva correta, a respeito de protocolos. a) O http um protocolo utilizado para o envio de mensagens de coreio eletrnico

b) O ftp o protocolo mais utilizado para Uploads e Downloads, embora o http tambm possa ser utilizado para downloads. c) No servio denominado Webmail, sempre utilizamos os protocolos SMTP para recebimento de mensagens, enquanto utilizamos o POP3 para enviar as mensagens do computador. d) O TCP/IP formado por duas partes: TCP para transporte e IP para criptograr a informao. e) IMAP o protocolo mais utilizado em salas de bate-papo. 3) A respeito de Navegadores e correio eletrnico, marque a assertiva verdadeira. a) Ao enviarmos uma mensagem assinada digitalmente, estamos garantindo o princpio da disponibilidade. b) Quando recebemos uma mensagem contendo anexos, prova suficiente de que a mesma foi enviada por algum cadastrado em nosso catlogo de endereos. c) Os novos navegadores como o IE7 e Mozilla Firefox j vm com uma ferramenta denominada RSS ou Feeds que so ferramentas que garantem o princpio da autenticidade. d) Devemos enviar mensagens para destinatrios inseridos no campo CCo pois isso garantir que os mesmos no constaro na lista de destinatrios que tambm receberam a mensagem. e) Pop-UPs ou POPUPs so vrus anexos a mensagens que podem mascarar o protocolo POP, fazendo com que os programas de correio no consigam mais enviar as mensagens. 4) Marque as alternativas a respeito de Tecnologias associadas a Navegao, correio e transferncia de informaes. a) A criptografia um recurso muito til para o envio de mensagens, podendo ser criptografia simtrica que utiliza um par de chaves simtricas ou criptografia assimtrica que utiliza apenas uma chave.

b) Cookies so pequenos arquivos, gravados no computador do usurio e que podem ser perigosos, segundo alguns autores pois podem expor a privacidade do usurio. c) Hackers e Crackers so personagens muito comuns nas reportagens que falam sobre invaso de computadores, so sinnimos e significam invasores do mal d) Quando respondemos uma mensagem de correio eletrnico, clicando no campo Responder para todos, imediatamente so enviadas mensagens para todos os contatos inseridos no catlogo de endereos. e) No podemos confundir html com a linguagem de pginas rtf pois html um protocolo de visualizao de pginas de Internet. 5) A respeito dos botes do Excel mais conhecidos, bem como seus atalhos, marque a opo correta a) b) Abre o corretor ortogrfico Indica que um arquivo est sendo exibido em PDF

c) d) e)

Classifica em ordem crescente Quando acionado, o mesmo que Ctrl+C Faz a converso do contedo de uma clula para Euro.

6) Um usurio mocorongo, estava estudando teclas de atalhos do Excel XP mas, ao argirse ficou em dvida se havia acertado todos os itens. Marque qual item ele errou: a) Ctrl+B - Salvar b) Ctrl+P Imprimir c) Ctrl+T Selecionar tudo d) Ctrl+F Localizar e) F7 Corretor Ortogrfico 7) Um internauta fazia uma busca em um site de buscas e obteve a janela ilustrada abaixo. Acerca de ferramentas de busca e de servios de Internet, Intranet e Extranet, julgue o item Correto.

a) O resultado do termo buscado TRE apareceu pois j fazia parte do banco de dados do GOOGLE, no sendo necessrio varrer todo o globo terrestre para fazer a busca no momento da pesquisa. b) O domnio Google.com.br, trata-se de um domnio registrado como de utilidade pblica. c) O servio mostrado, diz respeito a um servio e-gov, um dos muitos servios prestados pelo Governo Federal do Brasil. d) Devido grande ajuda que presta, por conter muito contedo educacional, poderamos incluir esse servio como um e-Learning. e) Se esse site fosse acessado de dentro de uma instituio, poderamos chamar essa seo de Seo de Intranet. 8) A respeito do Sistema Operacional Windows Xp, assinale a opo correta. a) Ao arrastarmos com o mouse um arquivo ou pasta, de uma unidade para outra, o arquivo ser MOVIDO. b) Podemos pesquisar arquivos no Windows somente pelo nome e data de criao. c) O utilitrio Restaurador de Sistemas permite recuperar arquivos excludos, bem como mensagens de emails excludas acidentalmente. d) Podemos utilizar o aplicativo WordPad para criar um documento com textos e figuras. O mesmo pode ser feito com o Bloco de Notas. e) A pasta Meus documentos no necessita de senha pois, cada usurio tem sua prpria pasta, cujo contedo no fica normalmente disponvel para os outros usurios. 9) A frmula =SOMA(2*MDIA(6;4)^2+5;4-1)/2 apresentar como resultado:

a) 29 b) 17 c) 22 d) 126 e) ERRO 10) O Microsoft PowerPoint um aplicativo que permite criar apresentaes, folhetos para distribuio para a platia, que possui muitos recursos. Assinale o item que apresenta um recurso que no faz parte desse aplicativo ou que esteja incorretamente associado. a) Permite inserir figuras, tabelas, sons, textos, vdeos e diagramas atravs do menu inserir. b) Atravs de botes de ao possvel que, quando clicados, estes chamem outros programas ou outros links. Podem ser inseridos atravs do menu apresentaes. c) O recurso encontrado no menu Ferramentas, denominado esquemas de animao, permite o ajuste da transio entre slides. d) Podemos criar um ou vrios slides mestres e podemos, individualmente nos slides, definir a qual mestre seguir. e) As opes Configurar apresentao e Personalizar apresentaes se diferem porque a primeira permite definir se ser utilizado algum recurso do tipo narrao, por exemplo, enquanto a segunda utilizada para se criar vrias apresentaes a partir de uma apresentao principal. 11) Observe atentamente a figura abaixo e marque a alternativa incorreta.

a) Possui recurso de Abas ou Guias(separadores), possibilitando migrar rapidamente de um stio para outro atravs das mesmas. Este navegador, inclusive permite a definio de vrias pginas como pginas iniciais. b) Ao clicarmos nos botes podemos acessar o Histrico, Os Feeds, os Favoritos e ainda adicionarmos um site e tambm um conjunto da abas como Favoritos. c) O recurso Feeds permite que tenhamos informaes atualizadas de algum assunto, diretamente do nosso navegador ou outro programa que possua esse recurso, sem a necessidade de visitas peridicas ao site gerador dos Feeds. d) O site acima possui dois links que possuem feeds que so: Globo online Planto e Globo Online Blog. e) Trata-se do navegador Internet Explorer verso abaixo da 7.0, permitindo que se coloque pginas disponveis offline nos favoritos. 12) Marque a alternativa incorreta, a respeito do programa Microsoft Word XP a) Ao inserirmos um ndice analtico, devemos primeiramente batizarmos os ttulos com estilos de nomes Ttulo1, Ttulo2, etc. b) Modelos de documentos so importantes pois so como matrizes. No MsWord esses modelos so arquivos com a extenso dot. c) Podemos configurar cabealhos e rodaps atravs do Menu Inserir, opo cabealho e rodap. d) A opo Shift+Enter permite a insero de uma quebra de linha manual. e) O seguinte procedimento far que seja copiado o estilo de um trecho de um documento para outros trechos: Clicar no trecho a fornecer o estilo, clicar duas vezes na ferramenta e em seguida selecionar vrios trechos que recebero o estilo. 13) Marque a alternativa correta a respeito de manipulao de arquivos e pastas no Windows XP, considerando a configurao padro. a) Ao excluirmos um arquivo de um dispositivo USB do tipo Pendrive, os arquivos iro para a lixeira mas no podero ser mais restaurados. b) Ao se arrastar um arquivo com o boto esquerdo do mouse, ao chegarmos ao destino ser apresentado um menu de opes. c) No menu arquivo do Windows Explorer temos opo que permite a criao de um arquivo mas no permite a criao de uma nova pasta. d) Ao arrastarmos arquivos com o boto esquerdo do mouse e as teclas Ctrl+Shift pressionadas, os arquivos sero copiados para o local de destino. e) A cpia atravs da combinao de teclas Ctrl+C e Ctrl+V ou atravs do ato de arrastar arquivos pode gerar resultados diferentes se j existirem arquivos com o mesmo nome no local de destino. *****************
Professor Fenelon Portilho Maro de 2009

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like