You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE QUMICA E BIOTECNOLOGIA CURSO DE QUMICA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leylanne Katharine Arajo de Souza

RELATRIO DE QUMICA INORGNICA GRUPO 1: LTIO, DDIO, POTSSIO, RUBDIO, CSIO E FRNCIO

MACEI- AL 2012

Leyllane Katharine Arajo de Souza

Relatrio solicitado como requisito avaliativo na disciplina de Qumica Inorgnica pela Universidade Federal de AlagoasUFAL, pela professora Andrea.

MACEI- AL 2012

INDIE

OBJETIVOS....................................................................................................... 4

INTRODUO...............................................................................................5 e 6

DESCRIO EXPERIMENTAL..........................................................................7 Materiais, equipamentos e reagentes...................................................7 Procedimento experimental............................................................7 e 8

RESULTADOS E DISCUSSO .................................................................9 e 10

CONCLUSES..................................................................................................11

REFERNCIAS.................................................................................................12

OBJETIVOS

Determinar, observar e comparar as propriedades e definies do grupo 1: Ltio, Sdio, Potssio, Rubdio, Csio e Frncio, e observar o pH de cada soluo.

INTRODUO Os Metais Alcalinos:

Designam-se por metais alcalinos os seis elementos (Ltio, Sdio, Potssio, Frncio, Csio, Rubdio) pertencentes tabela peridica que se situam no grupo 1A, junto ao grupo dos metais alcalino-terrosos. Eles formam um grupo bastante homogneo e, provavelmente, tenha a qumica mais simples que qualquer outro grupo da Tabela Peridica. Estes metais apresentam um conjunto de propriedades caractersticas que podem ser interpretadas em funo do modo como os seus tomos se ligam. So metais brandos, com baixa densidade, que fundem a temperaturas relativamente baixas. Apresentam uma primeira energia de ionizao extremamente baixa, pelo que chama produzem coloraes caractersticas. So bons condutores do calor e de corrente eltrica e so maleveis e dcteis. Todos tm um eltron de valncia na camada externa e oito eltron na segunda camada, exceto o ltio que apresenta apenas dois eltrons na segunda camada. Estes metais tm alta reatividade qumica. No seu estado puro, eles reagem com a gua formando o correspondente hidrxido, mas esta reao extremamente perigosa, pois, ocorre de forma violenta e at explosiva. temperatura ambiente, todos os metais alcalinos adotam a estrutura cbica de corpo centrado.

OCORRNCIA E ABUNDNCIA:

Apesar de sua grande semelhana qumica, os elementos alcalinos no ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos de seus ons. O ltio o 35 elemento mais abundante, em peso, e obtido principalmente a partir de minerais do grupo dos silicatos. O sdio e o potssio so o 7 e 8 elementos mais abundantes da crosta terrestre, em peso. O NaCl e o KCl ocorrem em grandes quantidades na gua do mar.

No h nenhuma fonte conveniente para a obteno do rubdio e somente uma para o csio. Assim esses elementos so obtidos como subprodutos do processamento do ltio. Quanto ao frncio, este um elemento muito radioativo e tem um perodo de meia-vida de apenas 21 minutos, logo no ocorre em quantidades significativas na natureza. Ele pode ser produzido a partir do actnio.

ESTRUTURA ELETRNICA:

Todos os elementos do grupo 1A tm um eltron de valncia no orbital mais externo. Ignorando-se as camadas eletrnicas internas preenchidas, suas configuraes eletrnicas podem ser escritas como: 2s, 3s, 4s, 5s, 6s e 7s. O eltron de valncia encontra-se bastante afastado do ncleo. Logo fracamente ligado ao ncleo e pode ser removido com facilidade. Em contraste, os demais eltrons esto mais prximos ao ncleo, so mais firmemente ligados e removidos com dificuldade. Por serem as configuraes eletrnicas desses elementos semelhantes, espera-se que seus comportamentos qumicos tambm o sejam.

Elemento Ltio (Li) Sdio (Na) Potssio (K) Rubdio (Rb) Csio (Cs) Frncio (Fr)

Configurao Eletrnica 1s2 2s1 1s2 2s2 2p6 3s1 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s1 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 5s2 5p6 6s1 ou [He] 2s1 ou [Ne] 3s1 ou [Ar] 4s1 ou [Kr] 5s1 ou [Xe] 6s1 [Rn] 7s1

Tabela 1: Configurao eletrnica dos elementos do grupo 1.

DESCRIO EXPERIMENTAL

1. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E REAGENTES:

1.1 Materiais e equipamentos Bqueres, tubos de ensaio, vidro de relgio, esptula, bico de busen.

1.2 Reagentes Agua destilada, sdio, potssio, fenolftalena, nitrato de sdio, cloreto de potssio, cido clordrico (HCl), LiCl, cloreto de potssio (NaCl), KCl.

2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

A) REATIVIDADE

Coloca-se em um vidro de relgio um pequeno pedao de sdio e um pequeno pedao de potssio. Coloca-se em dois bqueres, 50 mL de gua destilada. No primeiro bquer coloca-se um pequeno pedao de sdio, no outro, um pequeno pedao de potssio. Aps o encerramento de cada reao, coloca-se algumas gotas de fenolftalena em cada bquer.

B) Hidrolise dos sais dos metais alcalinos

Coloca-se em dois tubos de ensaio, os cristais de acordo com a tabela 2: Tubo 1 Tubo 2 Tabela 2 Adiciona-se 3 mL de gua destilada. Ao trmino da reao coloca-se algumas gotas de fenolftalena a cada tubo. Nitrato de sdio Cloreto de potssio

C) Teste da chama

Colocou-se em trs tubos de ensaio a soluo de cloreto de ltio (LiCl), cloreto de sdio(NaCl) e cloreto de potssio(KCl). Coloca-se uma ala de platina, limpa com cido clordrico (HCl), na soluo de ltio (LiCl), e levou-o parte mais quente do bico de bunsen. A seguir limpa-se a ala de platina mergulhando-se em cido clordrico. e colocou-o na chama at obter a colorao exclusiva do sdio. Repete-se o procedimento para o cloreto de cobre e de potssio.

RESULTADOS E DISCUSSO

A) REATIVIDADE

Percebe-se que ao colocar o sdio na gua destilada, a reao foi lenta, com aspecto oleoso. Ao colocar gotas de fenolftalena a cor da soluo ficou violeta, assim, a soluo era bsica. Na + H2O NaOH + H+

Ao colocar-se no outro bquer o potssio percebe-se que foi diludo rapidamente e que ao colocar gua destilada. Ao colocar gotas de fenolftalena a cor da soluo ficou violeta, indicando-se assim a formao de uma base, a soluo era bsica. KCl + H2O KOH + H2 Percebe-se que em relao ao sdio, a reao do potssio foi mais rpida. Tendo o sdio maior reatividade qumica.

B) HIDRLISE DOS SAIS DOS METAIS ALCALINOS

Verifica-se ao colocar a gua destilada, e testando-se o carter cido bsico com fenolftalena nos dois tubos de ensaio as cores: CORES Tubo 1 Tubo 2 Nitrato de sdio + gua Cloreto de potssio + gua Branco turvo Branco turvo

No tubo 1, observa-se que o pH neutro, como o nitrato de sdio um sal neutro, proveniente de um acido e uma base forte seu pH no se alteraria na gua. NaNO3 + H2O NaOH + H3O No tubo 2, verifica-se que o pH neutro. Percebe-se que foram formados um cido forte (HCl) e uma base (KOH). HCl + H2O KOH + HCl

Nos dois tubos constata-se que houve uma dissoluo, porque os cidos e bases se dissociaram completamente.

C) Teste da Chama Observa-se ao colocar as solues de LiCL, NaCl, e KCl ao bico de busen sugiram cores diferentes para cada soluo. Para o LiCL verifica-se que que a cor da chama foi vermelho, para a soluo de NaCl que a cor da chama foi amarela, e para a soluo de KCl a cor era levemente lils. A cor surgiu porque o eltron externo excitado para um nvel de energia mais alto pelo calor da chama. Quando esse eltron retorna ao nvel energtico inicial, ele libera a energia absorvida em forma de radiao visvel do espectro eletromagntico que o olho humano capaz de detectar. Compostos de metais do grupo I-A so brancos, exceto aqueles em que o nion colorido. Nesses casos a cor devida aos nions e no aos metais alcalinos. Ento, como cada elemento emite uma radiao (cor) caracterstica, temos para cada composto, cores diferentes em contato com a chama, como vermelha para o cloreto de ltio, amarela para a o cloreto de sdio e lils para o cloreto de potssio.

10

CONCLUSO

Deste trabalho experimental pode-se concluir que, quanto reatividade, vimos que os metais alcalinos so elementos muito reativos, portanto, necessitam de cuidados especiais ao manuse-los. Percebemos que o sdio reage mais rapidamente em contato com a gua do que o ltio apesar deste tambm obter um alto poder oxidante. O calor da chama excita um eltron externo a um nvel energtico mais alto. Quando o eltron retorna ao seu nvel energtico original, a energia absorvida liberada em determinado comprimento de onda. Para os metais alcalinos essa energia aparece como luz visvel, provocando a cor caracterstica da chama. Muitos dos sais dos metais alcalinos provem de cidos e bases fortes, o que os classificam como sais neutros, ou seja, em contato com a gua esses sais no hidrolisam, mantendo o pH da soluo inalterado. Os hidrxidos desses elementos so as bases mais fortes conhecidas em soluo aquosa. As bases reagem com cidos para formarem sais e gua e so utilizadas em muitas reaes de neutralizao.

11

REFERNCIAS 1. Atkins, P.W. e Beran, J. A.- General chemistry, second, USA:Scientific American Books, 1992, pag. 697-703. 2. Lee J. D. - Qumica Inorgnica no to concisa,5th, So Paulo: Edgard Blucher Ltda., 1999,pg.122-137.

12

You might also like