You are on page 1of 5

Andr SantAnna Sexo.

Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.

Pascoal Farinaccio

Sexo, romance de Andr SantAnna publicado em 1999, constitui uma faanha na tradio do realismo nas palavras de Rubens Figueiredo1. A inovao literria, no caso, est numa forma de escrever que suprime at a raiz todos os sinais de esmero artstico com o preciso objetivo de lograr a expresso mais direta possvel das vozes de sua poca. Rubens Figueiredo da opinio de que SantAnna simula um no-fazer literrio de modo que a representao da realidade emprica se mostre ao leitor como se no fosse afinal mediada. E no apenas Figueiredo, note-se bem, defende essa entrada interpretativa; tambm Ademir Assuno diz do falso realismo de Sexo2. Achamos que vale a pena aprofundar a questo do realismo no romance, muito argutamente levantada pelos intrpretes citados. Alis, so ainda eles que nos indicam o procedimento narrativo adotado pelo autor, a partir do qual podemos pensar a questo com maior apoio crticoterico: a explorao literria do clich. O que faz Andr SantAnna deixar que os clichs urbanos falem por conta prpria: apresenta-os em estado bruto, sem maior reelaborao esttica ao menos primeira vista. Isso posto, declaramos nossa convico de que temos em Sexo um recurso de mediao literria to inaparente quanto sofisticado: SantAnna, como o notou com excelncia Rubens Figueiredo, to-somente simula uma iseno completa da arte literria, quando, na verdade, aproxima-se, e muito, daquela arte para lhe testar quer suas possibilidades de representao da matria contempornea, quer seu potencial crtico.

Rubens Figueiredo, Sexo e clich. Jornal de Resenhas, Folha de So Paulo. So Paulo, 12 de fevereiro de 2000, p. 4. 2 Cf. Ademir Assuno, Andr SantAnna satiriza clichs urbanos. Caderno 2, O Estado de So Paulo. So Paulo, 6 de agosto de 2000. Ademir Assuno, a exemplo de Rubens Figueiredo, chama a ateno para o estilo realista de SantAnna: ...um realismo levado s ltimas conseqncias. Tanto que, a olho nu, parece que as aes ocorrem sem a interferncia do narrador, embora, bvio, como em qualquer obra literria, seja ele o condutor.
1

238

Pascoal Farinaccio

A matria de SantAnna so as representaes sociais cotidianas absolutamente estereotipadas e vigentes na sociedade brasileira de nossos dias. Representaes sociais que, por assim dizer, engaiolam os sujeitosautores nas barras finas dos interesses do capital. Atributos de ordem socioeconmica colam-se s personagens definindo-as de uma vez por todas: O Japons Da IBM gostou do currculo de um jovem executivo que havia feito ps-graduao em economia na universidade de Munique. O Japons Da IBM apertou a tecla de seu lap-top onde estava o sinal grfico que significava asterisco. O asterisco ao lado do nome do Jovem Executivo Que Havia Feito Ps-Graduao Em Economia Na Universidade de Munique significava que o Jovem Executivo Que Havia Feito Ps-Graduao Em Economia Na Universidade De Munique seria o assessor direto do Japons Da IBM, e teria um futuro brilhante pela frente3. O autor coloca em letras maisculas os apndices adjetivos que transitam, destacados, para um nvel gramatical substantivo e do, assim, nomes s suas personagens: o Executivo De culos Ray-Ban, o Executivo De Gravata Vinho Com Listras Diagonais Alaranjadas, a Secretria Loura, Bronzeada Pelo Sol, a Vendedora De Roupas Jovens Da Boutique De Roupas Jovens... A paisagem mental das personagens est a priori conformada nos padres socioculturais estandardizados da sociedade de consumo. Da a previsibilidade absoluta de tudo o que dizem e fazem. Quando pertencentes mesma classe social as personagens s se diferenciam entre si por algum detalhe insignificante. Nada de novo nisso, est claro, no fosse a forma com que Andr SantAnna representa sua referncia extraliterria:
O Jovem Executivo De Gravata Vinho Com Listras Diagonais Alaranjadas pegou sua Noiva Loura, Bronzeada Pelo Sol, em casa e a levou para o restaurante the best no seu carro negro, importado do Japo. O Jovem Executivo De Gravata Azul Com Detalhes Vermelhos pegou sua Noiva Loura, Bronzeada Pelo Sol, em casa e a levou para o restaurante the best no seu carro negro, importado do Japo4.

3 4

Andr SantAnna, Sexo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001, p. 96. Idem, p. 47.

Andr SantAnna - Sexo

239

O autor, como se v, no se furta redundncia j que intenciona justamente mostr-la corporificando-a na linguagem. Da o carter inesttico desta prosa saturadssima de lugares-comuns. Mas tambm, cremos, o seu extraordinrio poder de revelao: o Jovem Executivo De Gravata Vinho Com Listras Diagonais Alaranjadas e o Jovem Executivo De Gravata Azul Com Detalhes Vermelhos terminaro trocando de noivas entre si, sem maior constrangimento, o que estabelece uma equivalncia de troca entre coisas muito distintas: substitui-se uma gravata tal como se substitui uma mulher. Gravatas e noivas tm o mesmo estatuto de mercadoria no contexto do romance. O Jovem Executivo De Gravata Vinho Com Listras Diagonais Alaranjadas e o Jovem Executivo De Gravata Azul Com Detalhes Vermelhos so, igualmente, vencedores, como diz o narrador, pois possuem dinheiro e nada, portanto, lhes pode ser negado no universo de valores padronizados no qual circulam. Se pensarmos numa esttica das condutas, na linha proposta por Jean Galard,5 saltar vista o porqu da ausncia de beleza nos gestos das personagens de SantAnna: falta a elas a capacidade de se afastarem de si mesmas e, assim, alcanarem espao hbil para jogar mais livremente com os gestos cotidianos: ora ressalt-los, ora cit-los ou relacion-los com outros gestos passados maneira (a comparao proposta por Galard) de um jogo com a linguagem. No seria cabvel, alis, definir o clich em literatura como um engessamento da linguagem, o qual suprime a possibilidade de engendrar, a partir da explorao da linguagem, mltiplas e diversas representaes de um mesmo fenmeno? O texto-clich de SantAnna carece de multiplicidade de representaes, o que no falha, mas marca de seu realismo contundente. Seria enganoso, entretanto, supor que estamos diante de uma cpia que se pretenderia fiel realidade social preexistente. O efeito provocado pelo romance de expresso mais direta possvel das vozes de sua poca exatamente um efeito literrio. O realismo de Sexo no se restringe reproduo dos clichs urbanos; mas antes cola-os pgina de modo enviesado, distanciando-se criticamente deles.

Cf. Jean Galard, A beleza do gesto: uma esttica das condutas. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. So Paulo: Edusp, 1997.
5

240

Pascoal Farinaccio

SantAnna, com muita ironia, cita o clich ao tempo em que introduz pequeno deslizamento semntico que visa a implodi-lo. Assim, por exemplo, no que toca ao fedor da pessoa negra. Em Sexo h duas personagens de cor negra: O Negro, Que Fedia e o Negro, Que No Fedia. O primeiro um homem pobre e o segundo um cantor de renome internacional... Contrariamente ao preconceito popularizado no pas, o cheiro do negro no aqui mero atributo da natureza, mas variar de acordo com a posio social ocupada pelo sujeito na comunidade: O Negro, Que No Fedia, j fora um negro que fedia. Isso foi antes de o Negro, Que No Fedia, se tornar um astro internacional do reggae. Na poca em que o Negro, Que No Fedia, fedia, ele, Negro, Que No Fedia, morava em Kingston e era borracheiro. Outro clich, segundo o qual todo japons idntico a outro, corrodo pela desconstruo do referencial nacionalista: O Japons Da IBM era um japons culto. O Japons Da IBM era um japons moderno. O Japons Da IBM no era japons, nem brasileiro. O Japons Da IBM era californiano6. So momentos narrativos esses em que o cido da stira corri o preconceito desde h muito institudo. O ponto forte da crtica, entretanto, parece-nos ir muito alm do desmascaramento do carter construdo de todo preconceito, localizando-se preferencialmente na denncia da estandardizao dos papis sociais. E aqui nada escapa, inclusive ou, talvez, principalmente? o sexo. Em romance que leva seu nome no ttulo, o sexo aparece como ao destituda de todo potencial de transgresso, de originalidade e de fonte de conhecimento mtuo entre seus praticantes. Romancistas como George Orwell e Aldous Huxley imaginaram em suas obras sociedades repressivas em que o sexo era subtrado s pessoas e encaminhado domesticao laboratorial. SantAnna no precisou criar ficcionalmente nenhum totalitarismo poltico para dar conta da represso contempornea ao sexo. Bastou-lhe remeter incorporao da intimidade sexual pelos meios de comunicao de massa. Observe-se que o Jovem Executivo De Gravata Vinho Com Listras Diagonais Alaranjadas e o Jovem Executivo De Gravata Azul Com Detalhes Vermelhos resolvem tratar sexualmente suas Noivas Louras, Bronzeadas Pelo Sol de modo idntico (isto

Andr SantAnna, Sexo, ed. cit., respectivamente pp. 49, 23-24.

Andr SantAnna - Sexo

241

, brutal), pois ambos leram na revista Ele & Ela o artigo dos Fortes que Elas Gostam Mais, onde se dizia que boa parte das mulheres gostava de se sentir dominada por um homem viril durante a relao sexual7. Bem pesadas as coisas, o que se relata em Sexo a morte da aventura na sociedade contempornea. Veja-se, enfim, o Adolescente Meio Hippie. Ele um menino muito bacana, segundo o narrador. Como ainda muito jovem guarda em si sonhos de uma vida futura que escape monotonia pequeno-burguesa: quer ser msico e tocar reggae na Jamaica, entre outras delcias. No obstante, o futuro que o aguarda ser bastante diferente: onisciente, o narrador nos informa que o Adolescente Meio Hippie desistir um dia da msica e ir trabalhar como sub-gerente na firma do pai, usando uma gravata amarela com listras horizontais negras8.

Idem, p. 119. Na mesma perspectiva, leia-se p. 72: A Esposa Com Mais De Quarenta Do Executivo De culos Ray-Ban, tentando sempre parecer espontnea e natural, fazia caras e bocas aprendidas em alguns filmes pornogrficos... 8 Idem, p. 95.
7

You might also like