You are on page 1of 10

Deus Responde Alm Do Que Pedimos Nas Oraes !

Por David Wilkerson 15 de novembro de 1993 __________ Uma das frases mais ouvidas na igreja : Deus responde as oraes!. Mas isto s metade da verdade. A verdade inteira : Deus responde alm do que pedimos nas oraes! Vou agora agir como se fosse um advogado. Produzirei um caso que vai lhe provar que em todas as geraes - em toda a Bblia e at os dias atuais - Deus sempre responde em excesso orao de Seus filhos. Continuamente Ele d muito mais do que pedimos - e muitas vezes d coisas que nem pensamos em Lhe pedir! Vou diretamente aos registros bblicos para desenvolver esta minha produo. Ser feita em cima de caso aps caso na histria - todos provando que Deus responde alm do que pedimos nas oraes!

1. Deus Respondeu Alm do Que Foi Pedido por Israel em Osias 14! Eis um quadro muito claro de como Deus no s respondeu as oraes - mas respondeu alm do que foi pedido! Osias profetizou a Israel: Vocs se desviaram - mas ainda so o povo de Deus. Agora voltem para o Senhor e orem. Tomai convosco palavras, e...dizei-lhe: Expulsa toda a iniquidade, e recebe o bem... (Osias 14:2). A orao deles era simples. Israel s pediu que Deus levasse o seu pecado e que o recebesse com graa. Senhor, tenha misericrdia. Limpe-nos; nos receba de volta em Sua graa. Contudo Deus no apenas perdoou as suas iniquidades - Ele no apenas os limpou e os recebeu graciosamente de volta: Ele tambm acrescentou bnos alm do que se podia imaginar! Eu sararei a sua perverso, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou dele. Eu serei para Israel como orvalho; ele florescer como o lrio, e espalhar as suas razes como o Lbano. Estender-se-o as suas vergnteas, e a sua glria ser como a da oliveira, o seu odor como o do Lbano. Voltaro os que se assentarem sua sombra; sero vivificados como o trigo, e florescero como a vide; a sua memria ser como o vinho do Lbano (Osias 14: 4-7).

Agora o orvalho do cu a presena do Senhor. At este ponto havia sequido tudo estava morrendo pois o favor de Deus havia sido removido. Mas agora, devido a um arrependimento genuno e uma orao vinda do fundo do corao, Deus disse que Ele faria com que a vida florescesse por todos os lados. Israel no s seria perdoado, mas tambm reavivado! Ele iria crescer, ficar bem enraizado, expandido, florescente! Eles s haviam pedido misericrdia, perdo e aceitao. Mas em vez disto, Deus abriu as janelas do cu e derramou sobre eles bnos que no ousavam sequer imaginar! Deus respondeu suas oraes amplamente alm do que foi pedido! Amado, Deus fez o mesmo por voc! Ao se arrepender, tudo que voc pediu a Deus era um corao limpo, perdo e paz. Porm veja como Ele respondeu alm do que voc havia pedido: Ele lhe deu um corao faminto, sede para mais e mais de Jesus! Deu lhe olhos para ver e ouvidos para ouvir. Ele lhe deu amor pelo Seu corpo. Ele colocou em voc dio pelo pecado. Ele lhe protegeu de um diabo raivoso e feroz. Ele inundou a sua alma com esperana, alegria e satisfao! Jesus tornou-se como o seu orvalho da manh! Ele agua diariamente a sua alma com a Sua palavra. E voc est crescendo - voc no morreu e no est morrendo, mas est muito vivo nEle! Voc s pediu para ser salvo e ser limpo. Mas Deus derramou bnos e mais bnos sobre voc! Ele respondeu alm do que voc havia pedido!

2. Deus Respondeu Alm do Que Salomo Pediu Em Sua Orao ! D, pois, ao teu servo corao compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? (I Reis 3: 9). Salomo orou Senhor, tudo o que quero sabedoria para saber como conduzir o Teu povo. S desejo ser um rei e um senhor justo para com eles. Era um pedido simples e direto. Mas Deus respondeu orao de Salomo de uma maneira incrvel: Disse-lhe Deus: J que pediste esta cousa e no pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que justo; eis que fao segundo as tuas palavras: dou-te corao sbio e inteligente, de maneira que antes de ti no houve teu igual, nem depois de ti o haver (I Reis 3: 11-12). Aqui vemos como Deus fica ansioso para responder em excesso s preces no egostas! Salomo apenas pediu um corao compreensivo para ter discernimento.

Mas Deus no apenas lhe deu o corao que pedira - mas tambm prometeu tornlo mais sbio do que qualquer outro na histria da humanidade! Mas Deus no parou por aqui. Ele disse a Salomo: Tambm at o que me no pediste eu te dou, tanto riquezas como glria; que no haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias (I Reis 3: 13-14). Que resposta incrvel! Deus acrescentou honra e riqueza s bnos de sabedoria para Salomo, tais como nenhum outro homem havia recebido. E ainda por cima, deu a ele uma vida longa: Prolongarei os teus dias. Mais uma orao com resposta alm do que foi pedido!

3. Deus Respondeu Alm do Que Foi Pedido por Israel em Relao aos Amonitas ! Os filhos de Amom passaram o Jordo para pelejar...de maneira que Israel se viu muito angustiado (Juizes 10: 9). Amom havia sido usado por Deus para corrigir os pecados de Israel. E agora seu exrcito marchava contra Israel! O povo de Deus se encontrava perplexo e abatido - e comearam a confessar os seus pecados. Mas os filhos de Israel disseram ao Senhor: Temos pecado; faze-nos tudo quanto te parecer bem; porm livra-nos ainda esta vez, te rogamos (versculo 15). Eles estavam to assombrados pelo pecado que no cogitavam de pedir a Deus nada alm da salvao de suas vidas. A orao deles foi das mais simples: Senhor, livre-nos s esta vez! No deixe que sejamos derrotados ou vencidos pelo inimigo! Oraram s por uma vitria. Mas Deus tinha algo mais em mente, e poderosamente respondeu em excesso s suas oraes! No s Israel recebeu proteo - como deram a palavra final! Eles aniquilaram totalmente os amonitas! Assim, Jeft foi de encontro aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os entregou nas mos de Jeft. Este os derrotou desde Aroer at as proximidades de Minite (vinte cidades ao todo)...Assim, foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel (Juizes 11:32-33). Deus no apenas livrou Israel, como tambm lhe deu a coragem e a orientao para derrotar os amonitas! Eles os subjugaram a partir da - e nunca mais foram por eles importunados! Tiveram uma vitria absoluta!

exatamente assim que Deus deseja responder em excesso ao que pedido pelo Seu povo hoje! A maioria dos cristos ora assim: Senhor, me d a vitria s nesta batalha. Mas o Senhor responde: Eu vou lhe dar o que pediu - contudo tenho muito mais aguardando por voc! Quero aniquilar o seu inimigo de modo que voc no precise ter uma vitria de cada vez. Desejo que voc tenha uma vitria absoluta! Amado, Ele deseja lhe dar poder no apenas para vencer - mas para aniquilar qualquer inimigo! Ele deseja que voc no apenas vena o pecado - mas que seja mais do que vencedor! Que tenha no apenas vida mas vida em abundncia! Que tenha no apenas alegria - mas tenha alegria indizvel e plena de glria! Que esteja livre do medo no s por um dia, uma semana ou um ms, mas por todos os dias de sua vida!

4. Deus Respondeu em Excesso a Orao de Davi Para Que Lhe Salvasse a Vida ! Ele te pediu vida... (Salmo 21: 4). O pedido de Davi era simples: ele pediu que Deus o salvasse da morte. E Deus respondeu sua orao: ...e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre (verso 4). Mas Deus foi muito alm ao responder a orao de Davi. Ele no s lhe deu vida mas tambm colocou uma coroa sobre sua cabea, tornando-o rei de Israel! E derramou sobre ele honra e majestade: ...pes-lhe na cabea uma coroa de ouro puro...de esplendor e majestade o sobrevestiste (vs. 3, 5). Davi exclamou: Senhor, Tu realmente cobristes-me de bnos! E ainda para culminar, Deus ...(enche) de gozo com a tua presena: Pois o puseste por bno para sempre e o encheste de gozo com a tua presena (verso 6). No de se admirar que Davi tenha escrito: ...nele h abundante redeno (Salmo 130: 7). Ele estava dizendo: Senhor, Tu no apenas me salvastes, mas derramastes a Tua redeno sobre mim! Os patriarcas e os profetas do Velho Testamento conheciam bem esta inclinao to amorosa da parte de Deus. Sabiam que Ele se deleita em ser prdigo, abundante, transbordante de bnos para conosco. Isaas diz: Deixe o perverso o seu caminho, o inquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecer dele, e volte-se para o nosso Deus, porque rico em perdoar (Isaas 55: 7). Deus no apenas perdoa os pecados - mas responde em excesso nossa splica por aceitao com misericrdia abundante e com perdo!

No Deveramos Nos Surpreender Com o Prazer que Deus tem em Responder e em Dar em Excesso Porque Homens e Mulheres Tambm Fazem Isto com Freqncia ! As pessoas tm respondido alm do que pedido em suas doaes - quo muito mais o nosso Deus! Um casal piedoso em Sunm preparou um quarto em seu lar para o profeta Eliseu usar. Eliseu ficou to agradecido que mandou seu servo Geazi perguntar: Vocs tm se preocupado tanto conosco - o que poderamos fazer por vocs? Mas a esposa respondeu: Nada. O servo voltou e disse a Eliseu que ela no desejava nada. Mas algo no corao do profeta no estava em paz. Ele disse: Ela fez tanto por mim! De repente o servo se lembrou: ela no tinha filhos e desejava ter um. Era isto! Ento Eliseu a chamou: Disse Eliseu: Chama-a. Chamando-a ele, ela se ps porta. Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraars um filho... (2 Reis 4: 15-16). Eliseu se prendeu a Deus, o Senhor ouviu sua orao - e a mulher deu luz um filho! Apesar de nunca haver pedido nada, teve satisfeito o desejo de seu corao! Talvez voc se lembre de Naam, que foi curado da lepra. Eliseu lhe disse: No quero nada de voc. Isto foi uma ddiva gratuita da parte de Deus. Porm mais tarde Geazi, ambicioso, parou Naam e lhe disse: O meu mestre mudou de opinio. Ele gostaria de receber: um talento de prata e duas vestes festivais (2 Reis 5:22). Ora, um talento era muito dinheiro naquele tempo. Possivelmente daria para comprar uma fazenda. Mas Naam imediatamente respondeu: ...s servido tomar dois talentos (v. 23). O Senhor havia tocado Naam de tal maneira - ele estava to feliz e abenoado, que desejou responder em excesso ao pedido! Algo em seu corao desejava abenoar Eliseu! Eu lhe pergunto: como podemos ns creditar a homens como Eliseu e Naam a qualidade de dar em excesso, e ainda assim achar que Deus possa ser menos bom e amoroso conosco? Agimos muitas vezes como se Ele fosse avarento! Achamos que temos de arrancar as coisas dEle, que temos de agonizar para conseguir o que queremos. No - o nosso Pai ama nos dar coisas! Ele ama nos dar alm do que Lhe suplicamos! Ora, se vs, que sois maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos cus, dar boas cousas aos que lhe pedirem?

(Mateus 7:11).

Agora Vamos Para o Novo Testamento e Reflitamos Sobre Uma Viso Ainda Mais Gloriosa a Respeito da Natureza Que Deus Tem de Responder Alm do Pedido ! Veja estes exemplos: 1. e o homem paraltico, que foi trazido a Jesus sobre uma cama? E eis que lhe trouxeram um paraltico deitado num leito... (Mateus 9:2). Este paraltico procurou a Jesus em busca de cura - mas Jesus respondeu alm do que lhe fora pedido em orao! Tem bom nimo, filho; esto perdoados os teus pecados...disse ento ao paraltico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa (versculo 6). Este enfermo pediu cura - mas Jesus lhe deu muito mais do que isto. Ele acrescentou a maior ddiva que poderia dar! O homem se curou - mas melhor do que isto, recebeu perdo, vida eterna, e bom nimo para susbstituir seus anos de tristeza! Jesus sabia o tempo todo o que iria fazer; sabia que o homem iria andar outra vez. Mas disse: Primeiro, quero lhe abenoar, quero lhe responder em excesso. Sim, curarei o seu corpo - mas tambm vou curar a sua alma e a sua mente. Agora pegue a sua cama e v para casa! 2. e o ladro na cruz? O ladro que estava pendurado ao lado de Cristo s Lhe pediu uma coisa: ...lembra-te de mim quando vieres no teu reino (Lucas 23: 42). Seu pedido era simples: pense em mim Jesus verdadeiramente respondeu alm do pedido feito por este homem: Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso (v. 43). Ele disse: Vou me lembrar de voc - porque voc vir comigo! Eis uma orao respondida alm do que foi pedido! Este ladro malvolo no podia nem conceber a idia de ser salvo. Mas foi lhe dito que em poucas horas estaria caminhando pelo paraso - ao lado de Jesus! 3. e o mendigo coxo que pediu esmolas para Pedro e para Joo quando entravam no templo? ...um homem, coxo de nascena...vendo ele a Pedro e Joo, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola (Atos 3: 2-3). Mais uma vez, um pedido simples - s um pouco de dinheiro. Contudo, que resposta gloriosa o mendigo recebeu! As escrituras dizem: Pedro, fitando-o (v. 4). O mendigo provavelmente pensou: Agora eu ganho uns 25 centavos - talvez um dlar. Hoje o meu dia de sorte.

Em vez disto, recebeu algo que todo o dinheiro no mundo no compraria: um corpo novo! Pedro, porm, lhe disse: No possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!...imediatamente, os seus ps e tornozelos se firmaram; de um salto se ps em p, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus (Atos 3: 6-8). Este pedinte no apenas foi curado - mas tambm recebeu um derramamento do Esprito Santo! O esprito de louvor veio sobre ele, e ele danava e adorava. Esta com certeza uma orao que foi respondida alm do que foi pedido! 4. Cornlio orou diligentemente por uma revelao da palavra de Deus, e Deus maravilhosamente respondeu alm do que pedira em orao! O Senhor havia falado com Cornlio a respeito de Pedro em uma viso. Ento o centurio enviou trs servos Jope para buscar a Pedro, para ouvir as tuas palavras (Atos 10: 22). Eis o seu nico pedido - ouvir o evangelho: Queremos ouvir a palavra de Deus Contudo, veja como Deus respondeu sua orao alm do que foi pedido: Ainda Pedro falava estas cousas quando caiu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E...tambm sobre os gentios foi derramado o dom do Esprito Santo; pois os ouviam falando em lnguas e engrandecendo a Deus (Atos 10: 44-46). Foi como se Deus estivesse to satisfeito, que no pudesse esperar Pedro parar de pregar - e Ele interveio com uma resposta acima do pedido! As pessoas que estavam l no s receberam a palavra - como tambm receberam o Esprito Santo! E no s o Esprito Santo mas tambm o dom de lnguas. E no s as lnguas mas tambm o batismo em gua! E (Pedro) ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo (v. 48). Cornlio queria s o evangelho - mas Deus derramou o cu sobre ele!

O Novo Testamento Est Cheio de Promessas Provando Que Deus Ama Responder em Excesso s Oraes do Seu Povo ! A mais conhecida de todas as promessas Efsios 3: 20. Todos a conhecem - mas s poucos de ns vivemos como se crssemos nela: Ora, quele que poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em ns.... Deus no s poderoso para responder s nossas oraes. Ele quer fazer por ns infinitamente mais do que tudo que possamos imaginar! Ele no deseja nos responder segundo os nossos insignificantes desejos, mas de acordo com as Suas riquezas e o Seu poder. Ele deseja nos dar em excesso!

Em outro lugar a Bblia diz que Ele inclinado a nos responder mais do que em abundncia: Dai, e dar-se-vos-; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante... (Lucas 6: 38). mas, como est escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em corao humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Esprito... (I Corint. 2: 9-10). Pelas quais nos tm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupo das paixes que h no mundo (2 Pedro 1: 4). ...em Deus, que abundantemente nos d todas as coisas para delas gozarmos (I Timteo 6: 17). Deus est praticamente suplicando que peamos coisas grandes! Gostamos de chamar o Senhor de nosso Rei. Mas voc ora com pedidos segundo a extenso da grandeza do nosso Rei? Um rei tem a obrigao de cuidar dos seus sditos. E o seu povo o honra com pedidos em grande escala, crendo que ele tem tudo que eles necessitam e lhes prover com abundncia. Prezado santo, voc no pode chamar Deus de rei e depois acus-lO de deixar que um dos Seus sditos continue tendo necessidades! Um filsofo muito conhecido aproximou-se de Alexandre o Grande para lhe fazer um pedido, em troca de lhe ter feito uma boa ao. Ele pediu ao rei um presente no valor de cem talentos - uma fortuna em prata - para as suas filhas. Todos os presentes ficaram horrorizados. Mas Alexandre mostrou um enorme sorriso. Disse: Dem-lhe o presente! um pedido digno do rei Alexandre. digno da minha riqueza e da minha capacidade de dar! Eu lhe pergunto: ser que voc tem constrangido a Deus com os seus pedidos insignificantes? ...provai-me nisto, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu e no derramar sobre vs bno sem medida (Malaquias 3: 10).

Podemos Entristecer a Deus - e At Mesmo Encoleriz-lO - Por No Pedirmos ! Achamos que espiritual dizer: Apenas adoro a Deus - no Lhe peo nada. Tudo que Ele quiser para mim est bom. Isto pode soar muito santificado - mas no , de acordo com a palavra de Deus! Vez aps vez Jesus nos implora: Pea! Pea em Meu nome! Pea e receber. Pea qualquer coisa - seja o que for. Pea o que quiser. Voc no tem porque no

pede. Deus d coisas boas queles que pedem. Ele sabe do que voc necessita antes de pedir. Pea ao Pai em Meu nome, e Ele dar a voc... as no temos f para pedirmos! E ser que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei (Isaas 65:24). Deus est dizendo: Vocs no tm a f ou a coragem para pedir aquilo que Eu realmente desejo lhes dar. Ento vou chegar primeiro! Vou lhes responder antes mesmo que peam, porque os seus pensamentos so muito pequenos. Sei que os seus pedidos no chegam nem perto do que desejo realizar! E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo: Pede ao Senhor, teu Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas. Acaz, porm, disse: No o pedirei, nem tentarei ao Senhor (Isaas 7: 10-12). A resposta de Acaz pode ter soado santificada - No tentarei a Deus. Mas ela irritou o Senhor! Era hipcrita - porque Deus sabia que Acaz havia perdido a f muito antes disto! Acaz representa a igreja desviada - os cristos que perderam a f em Deus, que no crem em Seus grandes recursos; eles dizem assim: No pea cura para Deus. Voc est tentando a Deus. Soa bem - mas hipocrisia! Acaz no queria que testassem a sua f - porque no a possua! E muitos cristos hoje em dia no pedem nada a Deus porque isto vai testar uma f que eles no tm! Veja, Israel estava precisando de libertao. Ento Deus convidou Acaz para que pedisse confirmao da fidelidade dEle atravs de qualquer sinal que o rei quisesse - dos cus ao inferno. Mas Acaz j havia planejado chamar o rei TigathPilneser e a Samaria para ajud-lo. Deus disse: No! Eu lutarei em sua batalha. Quero que voc confie em Mim! ...Ouvi, agora, casa de Davi: acaso, no vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais tambm ao meu Deus (Isaas 7:13). Em hebraico a palavra fatigar significa desgostar. Deus estava dizendo: At quando vocs vo me deixar desgostoso por temerem se firmar na minha palavra? Quando ser que aprendero que possuo tudo aquilo que necessitam - e que cuidarei de vocs porque sou Rei e Senhor? Isaas disse a Israel: Vocs no pediram um sinal - mas Deus mesmo assim vai lhes dar um. Portanto, o Senhor mesmo vos dar um sinal: eis que a virgem conceber e dar luz um filho e lhe chamar Emanuel (v. 14). Amado, eis a maior resposta alm do que foi pedido de todas as oraes na histria! O povo ficava pedindo: Envie-nos um libertador - na expectativa de algum homem, mas Deus respondeu: Eu lhes darei um homem. E sim, Ele ser um libertador - para toda a humanidade! Deus respondeu alm do que foi pedido trazendo a promessa do Emanuel! Em Jesus Cristo - Emanuel - temos a mais gloriosa de todas as respostas acima das expectativas. Ele a plenitude de Deus. Nele abundam todas as riquezas e as

bnos. Ele a maior de todas as nossas fontes. E nEle h infinitamente mais do que possamos pedir ou pensar! As escrituras dizem: Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de suas palavras deixou cair em terra (I Samuel 3: 19). Este versculo significa que as oraes de Samuel, bem como as suas profecias nenhuma caiu inutilmente sobre a terra! Nem uma orao deixou de ser respondida. Todas as palavras das promessas de Deus que Samuel repetia em orao eram uma semente que trazia infinitamente mais frutos! Prezado santo, ao se dirigir para o seu lugar secreto de orao, lembre-se: ... necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hebreus 11: 6). Cite sempre este versculo; introjete-o em seu interior, orando: Venho a Ti, Jesus, porque sei que s Deus Todo-Poderoso. Tu tens todas as fontes que necessito. Ests alm da minha compreenso em grandeza - mas creio que recompensas aqueles que Te buscam! Traga todos os seus pedidos ao Pai. Ore, crendo que Ele se deleita em lhe responder acima do que foi pedido, Sua maneira, em Seu tempo. Comece pedindo hoje pela cura daqueles que voc achava estarem desenganados. Confie nEle em relao sua desesperada situao financeira, pelos seus queridos que no so salvos. Ele ir lhe dar - respondendo alm do que foi pedido em sua orao infinitamente mais do que tudo que voc possa pensar ou imaginar!

You might also like