You are on page 1of 5

Colgio Municipal de Adustina

Prof: Edlamar Santana Disciplina: EDUCAO FSICA Srie: 2 ANO Data: Turno: VESPERTINO Turma: B / 06 /13

ALUNO: _________________________________________________________ Aluno:____________________________________________________ ___________________________ VER_________ ______MMMMMMMM_____________________________________ AVALIAO DA II UNIDADE _____________________________________________ As questes devem ser respondidas no espao preparado, visto que suficiente e adequado. Valem (0,4 ponto) Sendo 05 questes dissertativas e 10 subjetivas com igual valor.

A toxoplasmose uma doena infecciosa causada pelo Toxoplasma, protozorio que pode se manifestar de forma assintomtica na maioria dos casos, at mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro no esteja com seu sistema imunitrio comprometido. Este micro-organismo parasita intracelular, principalmente de clulas do sistema nervoso e muscular de animais endotrmicos - inclusive ces, gatos, coelhos, lebres, aves, sunos, gados, ratos e cobaias. Sua reproduo pode ser assexuada, dando origem a zotos que, aps sucessivas divises, se tornam merozotos, infectando novas clulas, inclusive as de defesa; ou sexuada (gametognica), no intestino do hospedeiro, dando origem aos oocistos. Oocistos podem ser eliminados no ambiente pelas fezes, podendo infectar outros animais inclusive os humanos. Esta ltima forma de reproduo ocorre, predominantemente, em felinos. A ingesto da carne crua ou malcozida de animais infectados outra forma de se adquirir a toxoplasmose, j que estes possuem em seus msculos formas residuais infectantes do parasita. Apenas 10% das pessoas imunologicamente preservadas apresentam sintomas, sendo o principal a presena de nguas, geralmente no pescoo. Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da viso, dor de cabea e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo podem ser outros sinais da toxoplasmose. Inflamao da retina (coriorretinite), apresentando conjuntivite, hemorragias oculares, embaamento da viso, dentre outros sintomas, pode ocorrer, principalmente, em crianas - nos seus primeiros dez anos de vida. A doena pode ser transmitida pela me no perodo fetal (toxoplasmose congnita). Esta doena permanece latente aps certo tempo de infeco podendo, mesmo que raramente, ressurgir em situaes de baixa imunidade. Para diagnosticar a doena, exames de sangue so necessrios. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem faz-los, a fim de evitar outras complicaes, como aborto, crescimento retardado do feto, nascimento prematuro e malformaes. Cuidados relacionados ingesto de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, so necessrios para evitar estes protozorios. Lavar com gua corrente os vegetais antes de com-los , tambm, uma medida necessria. Fonte da Imagem: http://riosul2012. blogspot.com.br/2012/03/toxoplasmose.html

01-

(PUC-SP) O filo Protozoa subdividido em quatro classes: Sarcodnea, Mastigforo, Sporozoa e Ciliophora. A caracterstica considerada para tal classificao : a) o modo de reproduo b) a presena ou ausncia de carioteca c) a composio qumica do pigmento fotossintetizante d) a estrutura de locomoo e) a composio qumica do citoplasma

02-

O reino Protista atualmente conhecido como Protoctista, englobando uma diversidade de seres vivos que no apresentam ancestralidade em comum (polifilticos). Os organismos presentes neste reino so eucariontes, uni ou pluricelulares e podem ou no realizar fotossntese. Os principais grupos presentes neste reino so: a) Moneras e Protozorios b) Protozorios e Fungos c) Algas e Moneras d) Fungos e Algas e) Protozorios e Algas

03-

Os protozorios so organismos que em sua maioria habitam o ambiente aqutico, entretanto, no apresentam parede celular. Eles apresentam como mecanismo para eliminar o excesso de gua absorvido, em ambiente dulccola, uma estrutura que permite a osmorregulao. Essa estrutura conhecida como: a) Vacolos contrteis b) Pseudpodes c) Membrana Plasmtica d) Flagelos e) Clios

04-(PUC RS) Analise as trs frases abaixo:


I. As algas verdes podem ser unicelulares, filamentosas ou membranosas, mas todas podem realizar fotossntese. II. As algas verdes possuem, alm de clorofila a e b, pigmentos outros, tais como carotenos e xantofilas. III. As algas podem-se reproduzir tanto sexuadamente como assexuadamente. Esto corretas: a) apenas I e II b) apenas II e III c) apenas I e III d) todas as alternativas esto corretas

05- (PUC-SP) O barbeiro o transmissor de um parasita que causa uma doena no homem.
Assinale a alternativa que indica respectivamente o parasita e a doena: a) Tripanossoma doena de Chagas b) Leishmania lcera de Bauru c) Tripanossoma doena do sono d) Bactria furnculo e) Ameba disenteria

06-

Cesgranrio 90) Um aqurio do laboratrio apresentava, nas paredes internas, um tom esverdeado com pequeninas bolhas junto s manchas verdes. noite, as bolhinhas desapareciam. A explicao do fenmeno que as manchas verdes so: A. B. C. D. E. algas e, atravs de fotossntese, eliminam O2 musgos primitivos, produzindo CO2 fotossinttico algas e, atravs da respirao, eliminam CO2 bactrias fotossintetizantes, produzindo CO2 liquens aquticos, produzindo monxido de carbono

07-

Pseudpode(s) (so): A. invlucros resistentes que envolvem as clulas dos protistas marinhos; B. bastonete rgido que percorre longitudinalmente o corpo celular; C. expanses protoplasmticas transitrias que permitem locomoo e apreenso do alimento; D. estruturas em forma de bastonetes que aparecem nos ciliados, situando-se entre as pores basais dos clios; E. espcie de taa quitinosa.

08-

(Ufc 99) A grande importncia ecolgica das algas planctnicas devida ao fato de elas proporcionarem: A. B. C. D. E. a produo de oxignio na Terra. o equilbrio da temperatura dos oceanos. o equilbrio da salinidade dos oceanos. o equilbrio da temperatura na Terra. a ciclagem do nitrognio nos oceanos.

09- Assinale a alternativa incorreta, com relao aos protistas:


A. B. C. D. E. todos os protistas so unicelulares eucariontes. a reproduo dos protistas pode ser assexuada ou sexuada; nem todos os protistas so microscpicos; todos os protistas possuem uma membrana, mais ou menos delgada, que os envolve; nem todos os protistas tm um s ncleo. (Ufpi 2003) Atualmente, bilogos da rea de sistemtica e evoluo dos seres vivos incluem as algas como pertencentes ao reino Protoctista, e no ao reino Vegetal, como tradicionalmente se conhece devido sua aparncia com as plantas. A explicao para se classificar as algas como Protoctista e no como Vegetal est no fato da: A. B. C. D. E. ausncia de organelas celulares. presena de clorofila como pigmento fotossintetizante. presena de clulas com parede celulsica. ausncia de tecidos e rgos bem diferenciados. ausncia de envoltrio nuclear em suas clulas.

10-

11-

Descreva a relao que existe entre protozorios do gnero trichonympha com os cupins. Que vantagens cada espcie obtm com essa relao? Eles podem viver separadamente? So simbiontes, o que significa que no podem viver separadamente. Ambos so beneficiados, o Trichonympha sobrevive no trato digestrio (intestino) de cupins, auxiliando na digesto da celulose.

12-

Uma hiptese bastante aceita afirma que, entre todas as algas, as clorofceas devem ter dado origem aos vegetais. Quais so as caractersticas desse filo que pode sustentar essa hiptese? Apresentam as clorofilas A e B (pigmentos predominantes), reservas de amido e parede celulsica.

13-

Tanto protozorios como as algas podem produzir clulas de resistncias respectivamente cistos e esporos. Explique como se formam essas clulas e a importncia delas. Cistos: a forma de resistncia ou inativa. O protozorio secreta uma parede resistente (parede cstica) que o proteger quando estiver em meio imprprio ou em fase de latncia (baixa atividade metablica). Frequentemente h diviso nuclear interna durante a formao do cisto. Esporos:So clulas resistentes ao calor e a dessecao. Ento, protege o material gentico da espcie.

14-

Suponha que uma pessoa tenha construdo um pequeno tanque no jardim de sua casa para colocar peixes. O ambiente est despovoado. Que tipo de reproduo pode favorecer algas e protozorios para colonizar e ocupar rapidamente essa rea? Explique. Assexuada, pois dessa forma a populao aumenta exponencialmente.

15-

Os gatos so considerados grandes transmissores da toxoplasmose, doena que passa geralmente despercebida pela maioria das pessoas. Porm, ela perigosa para mulheres grvidas, pois pode causar m-deformao no feto. Algumas famlias chegam at a se desfazer desses animais quando a mulher engravida, temendo a contaminao. Entretanto, cuidados bsicos de higiene, como lavar as mos aps tocar o animal, so suficientes para evitar o problema. Descreva de maneira breve a forma de transmisso mais comum dessa doena.

Toxoplasmose uma doena infecciosa, congnita ou adquirida, causada por um protozorio chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais tambm podem hospedar o parasita. A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingesto de alimentos contaminados em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas. A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da me para o feto, mas no se transmite de uma pessoa para outra. Seu diagnstico feito levando em conta exames clnicos e exames laboratoriais de sangue. (Drauzio Varela) (fonte: http://drauziovarella.com.br/doencase-sintomas/toxoplasmose)

A avaliao no dever medir a quantidade de acertos, e sim o repensar sobre os acertos e possveis enganos cometidos com o entendimento do momento em relao atividade proposta. Esse entendimento poder amadurecer e alcanar um nvel superior a partir das reflexes em anlise. Acredito na avaliao como forma de reflexo confirmao do conhecimento e aprendizagem. DESEJO UMA BOA REFLEXO PARA TODOS. PROF EDLAMAR SANTANA

You might also like